-JULGAMENTO DE BOLSONARO POR SUPOSTO GOLPE DE ESTADO É INICIADO NO STF
-BAIXO ESTOQUE DE SANGUE FAZ HEMOSC REFORÇAR PEDIDO PARA DOAÇÕES
-JORNALISTA DA PEPERI CONQUISTA PRÊMIO ACIO OCESC DE JORNALISMO
-FALTA DE CHUVA FAZ PREFEITO DECRETAR SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM ROMELÂNDIA
-PROJETO QUE ALTERA VALORES REPASSADOS AOS MUNICÍPIOS SERÁ VOTADO HOJE
-DUPLA É PRESA APÓS TENTAR FURTAR BOVINO EM MUNICÍPIO DA REGIÃO
-ACIDENTE ENTRE CARRO E CAMINHÃO DEIXA DUAS PESSOAS GRAVEMENTE FERIDAS
O tempo na região Extremo-Oeste é de... A previsão para as próximas horas é que ocorram pancadas de chuva na região. A mínima das últimas horas foi de 19 graus e a máxima para hoje deve ser de 29 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou a terça-feira cotado em cinco reais e 72 centavos. O euro está valendo seis reais e 19 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0053 centavos.
O governo da Argentina anunciou nesta segunda-feira que vai tirar o sigilo de todos os documentos relacionados às atividades militares e de guerrilha entre 1976 e 1983, época que ocorreu o período da ditadura militar no país. Segundo a presidência, o atual governo defende que o passado deve permanecer nos arquivos de história e não na secretaria de Inteligência. Ainda segundo a Administração federal, o reconhecimento do passado e a liberdade de discuti-lo são essenciais para construir um futuro onde a história seja história e não uma narrativa política partidária.
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP afirmou na sua rede social nesta segunda-feira que vai taxar em 25 por cento todos os países que realizarem a compra de petróleo ou gás da Venezuela. Segundo o comunicado, a tarifa terá validade a partir do dia dois de abril e será para qualquer produto comercializado com os Estados Unidos por parte dos países compradores de petróleo ou gás. TRUMP afirmou que a medida será imposta por inúmeras razões, incluindo o fato da Venezuela ter enviado propositalmente e enganosamente aos Estados Unidos dezenas de milhares de criminosos do alto escalão e outros, muitos dos quais são assassinos e pessoas de natureza muito violenta.
Além das tarifas anunciadas contra países que comprarem petróleo e gás da Venezuela, o presidente americano DONALD TRUMP afirmou ontem que pode conceder várias pausas em tarifas para diversos países. Ele no entanto, adiantou que anunciará sobretaxas adicionais nos próximos dias. As novas taxas devem atingir setores como automóveis, madeira e chips. TRUMP também explicou que as tarifas para quem comercializar com a Venezuela serão somadas às tarifas em vigor.
A equipe econômica do governo LULA vai avaliar a possibilidade de antecipar o pagamento do décimo terceiro salário dos aposentados e pensionistas neste ano. Segundo interlocutores do governo, o Ministério da Previdência Social já fez um pedido para que os recursos sejam depositados antecipadamente, assim como vem ocorrendo nos últimos anos. A decisão final, no entanto, ainda não foi tomada pela área econômica, que deve se debruçar sobre o tema nos próximos dias. Há possibilidade de que, se antecipados, os valores sejam depositados em abril e maio. Pelo cronograma tradicional, os valores são depositados somente no segundo semestre.
Os ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal começaram na manhã de hoje o julgamento da denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o ex-presidente JAIR BOLSONARO e de outras sete pessoas por envolvimento em um suposto plano de golpe de Estado. Nesta fase, os ministros não julgam culpa e sim se há indícios suficientes para que a ação penal seja levada adiante. Ao todo, serão três sessões para julgar o caso, sendo que, uma ocorreu na manhã de hoje e outra será a partir das duas horas da tarde. Já o terceiro julgamento vai ocorrer amanhã às nove e meia da manhã. Caso a denúncia seja aceita os denunciados viram réus e passam a responder a um processo criminal.
Além de JAIR BOLSONARO, o STF também está julgando pessoas próximas ao ex-presidente que foram ministros em seu governo. Entre eles estão WALTER BRAGA NETTO que foi seu vice nas eleições de 2022; General AUGUSTO HELENO que foi ministro do Gabinete de Segurança Institucional; ALEXANDRE RAMAGEM que foi diretor da Agência Brasileira de Inteligência; ANDERSON TORRES que foi ministro da Justiça e secretário de Segurança Pública do Distrito Federal; ALMIR GARNIEL, ex-comandante da Marinha; PAULO SÉRGIO NOGUEIRA, ex-ministro da Defesa e MAURO CID, delator e ex-ajudante de ordens de BOLSONARO. O grupo é acusado de vários crimes e ao todo, 34 pessoas foram denunciadas pela Procuradoria-Geral da República.
A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina vai lançar nesta terça-feira o Mapa do Agronegócio Catarinense. O estudo é inédito e vai detalhar os números do agronegócio no estado catarinense. Segundo os dados, o setor empregou em 2023, 553 mil pessoas. A soma chega a mais de um milhão de trabalhadores com os informais, o que representa 20 por cento da mão de obra em Santa Catarina. Ao todo, são 38 mil estabelecimentos. O levantamento reúne dados do IBGE, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e do Ministério do Trabalho e Emprego.
Santa Catarina registrou entre os dias 16 e 22 de março o maior valor do litro de etanol entre os locais pesquisados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil. No período, o preço médio do combustível no país foi de quatro reais e 36 centavos, dois reais abaixo dos seis reais e 36 centavos que chegaram a ser registrados no Estado. Em Santa Catarina, o preço médio do etanol no mesmo período foi de quatro reais e 84 centavos. No estado, o preço mais baixo encontrado foi de quatro reais e 37 centavos. Em Chapecó, o preço médio do etanol foi de quatro reais e 96 centavos, sendo o quinto mais caro das 11 cidades catarinenses pesquisadas.
Os baixos níveis de sangue nos estoques de Santa Catarina fez com que o Hemosc acendesse o alerta e reforçasse a importância da doação. Conforme o órgão, houve um aumento de quase 10 por cento nas solicitações neste ano na comparação com o ano passado. Já no mesmo período, as doações cresceram seis por cento, porém, mesmo assim, a maioria dos tipos sanguíneos estão com estoques reduzidos. Os piores casos são das tipagens “O negativo” e “O positivo”. A única tipagem que está com o estoque adequado é o “AB positivo”. Já o “B positivo” está estável. De acordo com o Hemosc, é necessário pelo menos 600 bolsas de sangue diariamente para atender a demanda no estado.
O Cine Peperi vai estar fechado durante toda esta semana para uma ampla reforma em sua estrutura. Os trabalhos começaram na manhã de ontem e serão concluídos até a próxima sexta-feira. Entre as ações que estão sendo executadas estão a troca de todas as poltronas, iluminação e piso. Por conta dessas questões, as sessões marcadas para amanhã, quinta e sexta estão suspensas. As exibições voltam ao normal no próximo sábado. A programação completa pode ser conferida no Portal Peperi na internet, no endereço eletrônico www.peperi.com.brcinema e nas redes sociais do Cine Peperi.
O município de Guaraciaba confirmou mais um caso de dengue. A confirmação ocorreu na última semana e foi divulgada ontem pela assessoria de imprensa. Esse é o segundo caso em 2025 e para evitar que a situação piore, o município já realizou um fumacê. No ano passado, foram 60 casos da doença confirmados. Segundo a secretaria de Saúde, o caso confirmado é de uma pessoa que contraiu a doença fora do município. De acordo com a assessora de Saúde, MAIANE GASPERIN, até o momento, Guaraciaba já registrou 24 casos suspeitos da doença neste ano, sendo 22 negativos, dois positivos e dois que estão aguardando o resultado. Ele frisou os cuidados básicos e em caso de sintomas, os moradores devem procurar atendimento médico.
O governo do Estado está finalizando o projeto de ampliação do Hospital Regional de São Miguel do Oeste e já tem recurso para a obra, porém, não fará todo o trabalho de uma só vez. A declaração é do prefeito de São Miguel do Oeste, EDENILSON ZANARDI. Ele comentou que a ideia do governo estadual é executar em partes até a conclusão total da obra. Ele também abordou no último sábado no Peperi Rádio Repórter sobre a Avenida Willy Barth e a necessidade da abertura de marginais tanto na BR-282, quanto BR-163. ZANARDI defendeu a participação popular na audiência pública que será realizada em breve e a urgência de uma conversa com o DNIT sobre vários pontos.
A Rua Waldemar Ramgrab é de responsabilidade do DNIT e de forma informal o órgão sinalizou que gostaria de repassar o trecho para o município. A informação é do prefeito de São Miguel do Oeste, EDENILSON ZANARDI. Ele salientou que caso isso ocorra vai exigir uma série de questões, como por exemplo, melhorias na Avenida Willy Barth e o acesso aos quatro bairros ao longo da rodovia, sendo o Progresso, São Gotardo, Andreatta e São Sebastião. Ele antecipou ainda que no mês que vem fará a apresentação dos 100 dias de governo e as projeções para o restante do mandato, com anúncios importantes, como por exemplo, o programa “Fale com o Prefeito”.
O jornalista MARCOS MELLER da Rádio Peperi foi o vencedor na noite de ontem em Florianópolis da quarta edição do prêmio ACI OCESC de Jornalismo. A cerimônia foi realizada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. MELLER venceu na categoria áudio e também ficou com o terceiro lugar na categoria especial Cooperativismo. Nesta edição, foram inscritos mais de 200 trabalhos em sete categorias. A reportagem vencedora produzida pelo jornalista MARCOS MELLER foi “Bora ajudar: projetos que pulam os muros da academia”, e visou mostrar como os projetos de extensão desenvolvidos pelas universidades catarinenses impactam e mudam a vida das pessoas e das comunidades.
Já a reportagem que ficou em terceiro lugar na categoria especial Cooperativismo mostrou sobre o aumento dos cooperados e a importância das cooperativas para Santa Catarina. O título escolhido pelo jornalista MARCOS MELLER foi “Mais de quatro milhões em cooperação: histórias que os números não mostram. O prêmio ACI OCESC de Jornalismo está na quarta edição e a Rádio Peperi já emplacou sete reportagens premiadas, sendo três delas com a primeira colocação.
A estiagem que vem castigando a região Extremo Oeste catarinense fez com que o município de Romelândia decretasse situação de emergência. O decreto foi assinado na última quarta-feira pelo prefeito JUAREZ FURTADO e permite que o município faça o transporte de água para o consumo animal de forma gratuita. O texto prevê ainda a abertura de poços e bebedouros sem custo aos agricultores. Segundo o governo, mesmo o decreto sendo assinado na última semana, a validade será retroativa desde o começo desse mês, seguindo até o dia primeiro de agosto deste ano.
O decreto de emergência assinado pelo prefeito de Romelândia, JUAREZ FURTADO prevê ainda que os agricultores que fizeram o pagamento das taxas de transporte antes da assinatura do decreto sejam compensados. Conforme o texto, a compensação vai ocorrer por meio de recebimento de horas máquinas e horas transporte de água. O documento cita ainda que essa compensação será realizada por meio da secretaria de Agricultura de Romelândia. De acordo com o governo, os trabalhos de transporte de água com tratores e caminhões pipa seguem sendo realizados e os interessados devem procurar a secretaria de Agricultura.
A edição desta segunda-feira do Peperi Entrevista contou com a participação do deputado estadual e presidente da comissão de finanças da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, MARCOS VIEIRA. Na oportunidade, ele explicou sobre o projeto que foi aprovado recentemente na comissão de finanças que altera os limites de repasses dos recursos do governo estadual para os municípios. Conforme ele, o novo texto também altera a contrapartida das prefeituras para receber os recursos para investimentos em obras diversas. Ele lembrou que essas transferências já ocorriam por meio do Pix no governo de CARLOS MOISÉS e precisaram ser alteradas no governo JORGINHO MELLO, após questões judiciais impedirem o formato que vinha sendo desenvolvido.
O chamado Pix do governo estadual desde a sua reformulação passou a se chamar “convênio simplificado” e na prática exige uma documentação menor que em convênios tradicionais. A informação é do deputado estadual, MARCOS VIEIRA. Conforme ele, no projeto inicial o limite máximo de repasse do estado incluindo a contrapartida do próprio município era de cinco milhões de reais. Segundo ele, essa limitação fez com que muitos prefeitos, vices e vereadores pedissem alteração para excluir a contrapartida dos municípios nesse cálculo. VIEIRA pontuou que os deputados e o governo entenderam isso e modificaram essa questão, sendo que, agora o valor total de repasses aos municípios permanece em cinco milhões, mas permitindo que a contrapartida do município seja de qualquer valor.
O texto que altera as regras do “convênio simplificado” foi aprovado por unanimidade na comissão de Finanças e deve ser levado ao plenário nesta terça-feira. A afirmação é do deputado MARCOS VIEIRA. De acordo com ele, após a aprovação, o projeto segue para sanção do governador JORGINHO MELLO e já terá validade imediata, beneficiando dessa forma os projetos que já estão em andamento. Questionado se o governo estadual está encaminhando recursos como deveria aos municípios, MARCOS VIEIRA pontuou que quem conhece a realidade são os gestores locais e dessa forma, o governo poderia mandar mais recursos além dos obrigatórios previstos em lei.
Santa Catarina precisa urgente de um grande programa de pavimentação rural. A observação é do deputado estadual, MARCOS VIEIRA. Ele citou ainda no Peperi Entrevista de ontem outras demandas importantes e que estão sendo deixadas de lado pelo governo catarinense.
A internet no interior é uma prioridade da bancada do Oeste, porém, não existe um consenso dentro do próprio governo estadual. O comentário é do deputado MARCOS VIEIRA. Ele disse que quase um milhão de pessoas vivem ainda sem acesso à internet no estado e pontuou que Santa Catarina deixa de avançar em vários quesitos. Ele citou que além de internet de qualidade nas propriedades, a bancada do Oeste também quer acesso 100 por cento em todas as rodovias, sejam elas, municipais, estaduais ou federais que passam pelo estado catarinense.
Os entraves que existem atualmente principalmente com a Celesc inviabilizam a chegada da internet no interior do estado. A declaração é do deputado estadual, MARCOS VIEIRA. Ele detalhou como exemplo, o aluguel cobrado pela estatal para que as empresas possam instalar os fios nos postes de energia elétrica.
Um princípio de incêndio mobilizou o Corpo de Bombeiros de Campo Erê no começo da noite de ontem. O fato foi registrado no bairro Cohab e no local, as chamas estavam concentradas no interior de uma residência em uma pilha de roupas que estava sobre uma cama. Ao todo, foram usados 300 litros de água para a extinção e rescaldo do imóvel de 40 metros quadrados. Conforme os bombeiros, o morador do imóvel estava no local no momento do sinistro. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
A Polícia Militar de Dionísio Cerqueira e São José do Cedro efetuou duas prisões nas últimas 24 horas. A primeira delas foi no final da manhã de ontem em Dionísio Cerqueira em um bairro da cidade. No loca, os policiais realizavam rondas quando abordaram um homem de 28 anos que possuía mandado de prisão pelo crime de homicídio. Já a segunda prisão foi no começo da tarde de ontem em São José do Cedro na área central. No local, a polícia realizava rondas quando abordou um homem de 50 anos que também estava com mandado de prisão ativo pelo crime de ameaça. Em ambos os casos, os homens realizaram exame de corpo de delito e foram encaminhados para a Unidade Prisional Avançada de São José do Cedro para cumprimento das penas.
Mais duas pessoas foram presas na região Extremo Oeste nesta segunda-feira. Uma delas foi em Barra Bonita, na comunidade da Linha 13 de Maio. No local, foi encontrado um homem que possuía mandado de prisão pelo crime de lesão corporal e resistência. Já a segunda prisão foi na noite de ontem em Bandeirante, onde um homem acabou detido por tráfico de drogas, crimes de trânsito e lesão corporal e ameaça. A prisão ocorreu na sua própria residência na Linha Novo Encantado. Ambos foram presos e conduzidos até a Unidade Prisional de São Miguel do Oeste para cumprimento das penas.
A Polícia Militar de Maravilha prendeu na madrugada de ontem ainda dois homens em flagrante em um bairro da cidade. A prisão ocorreu após a dupla tentar furtar um bovino na localidade. Conforme os policiais, os homens estavam em uma caminhonete Strada branca e chegaram a esfaquear o animal, porém, o proprietário dos animais percebeu a movimentação e a dupla acabou fugindo em direção ao município de São Miguel da Boa Vista. Diante dos fatos, a polícia foi acionada e localizou o veículo pouco tempo depois do fato. Os PMs encontraram com a dupla uma faca com marcas de sangue. Eles possuem 18 e 30 anos e segundo divulgado pela Polícia Militar foram presos pelo crime de furto. Além disso, o condutor do veículo apresentava sinais de embriaguez, porém, se recusou a fazer o teste do bafômetro. Conforme os PMs, o veículo foi apreendido e a faca recolhida.
Um grave acidente acabou deixando duas pessoas gravemente feridas na manhã de ontem na BR-282. O acidente envolveu um veículo de passeio e um caminhão no trecho entre Maravilha e Pinhalzinho. A Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar atenderam a ocorrência e por conta da gravidade da colisão, a rodovia precisou ser interditada. Conforme os profissionais, no veículo de passeio estava um casal que acabou ficando preso às ferragens e precisou ser desencarcerado pelo Corpo de Bombeiros. Segundo os bombeiros, a mulher foi encaminhada ao hospital de Pinhalzinho com suspeita de politraumatismo e o homem foi transportado pelo helicóptero do SAER até o Hospital Regional de Chapecó. Já o condutor do caminhão saiu ileso.