ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 25-03-2024 Segunda-Feira

-STF TEM MAIORIA PARA MANTER PRISÃO DE SUSPEITOS DA MORTE DE MARIELLE

-SANTA CATARINA TEM A MENOR TAXA DE ANALFABETISMO DA REGIÃO SUL

-EXECUTIVO PROPÕE REAJUSTE DE 5% AO FUNCIONALISMO PÚBLICO DE IPORÃ DO OESTE

-SEGUNDA EDIÇÃO DO “DE FRENTE COM QUEM SABE” SERÁ REALIZADA EM ABRIL

-DEPUTADO PEDE RETIRADA DE INCENTIVOS DE EMPRESAS IMPORTADORAS DE LEITE

-GRUPO DE ALCOÓLICOS ANÔNIMOS FAMÍLIA FELIZ É REFERÊNCIA NA REGIÃO

-REPRESENTANTES DO CARTORIO ELEITORAL ESTÃO HOJE NO MUNICIPIO .

-MOTO É FURTADA DE ESTABELECIMENTO NA REGIÃO

-CORPO DE PESCADOR É ENCONTRADO NO RIO URUGUAI


O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol com poucas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 16 graus e a máxima pode chegar a 28 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 99 centavos. O euro está valendo quatro cinco reais e 41 centavos. O peso está cotado em 0,058 centavos.


Subiu para 182 o número de mortos no atentado terrorista a uma casa de shows em Moscou, na Rússia, na sexta-feira. A informação foi divulgada nesta segunda-feira pelo comitê de investigação do caso do governo russo. O ataque, o pior dos últimos 20 anos na Rússia, foi reivindicado pelo Estado Islâmico, grupo terrorista que é inimigo da Rússia. O comitê afirmou também que há ainda dezenas de pessoas feridas internadas em hospitais na capital russa. Já os suspeitos de terem cometido o atentado, que havia sido presos no sábado, foram transferidos neste domingo para o quartel-general do comitê e para ser interrogados.

O presidente JOE BIDEN sancionou no sábado a legislação de um trilhão e 200 bilhões de dólares que completa o financiamento das agências federais durante o ano fiscal, que termina em 30 de setembro. A Câmara aprovou o pacote na sexta-feira e o Senado o aprovou na manhã de sábado. O projeto de lei aborda uma série de operações governamentais críticas, incluindo os departamentos de Defesa, Segurança Interna, Trabalho, Saúde e Serviços Humanos, Educação, Estado e o Poder Legislativo. A assinatura da legislação marca um momento importante no Capitólio, pois encerra um processo anual de dotações que se arrastou por muito mais tempo do que o normal.

A Plataforma Unitária Democrática, que reúne 10 partidos da oposição da Venezuela, denunciou que não consegue registrar a candidatura de CORINA YORIS no Conselho Nacional Eleitoral. O prazo de inscrições de candidatos se encerra nesta segunda-feira, e a coalizão opositora diz que o acesso às inscrições está bloqueado à substituta de MARÍA CORINA MACHADO. Impedida pelo regime venezuelano de concorrer, MARÍA CORINA MACHADO desistiu da candidatura e anunciou a historiadora e doutora em filosofia CORINA YORIS para substitui-la, mas a inscrição ainda não foi efetivada.

A inscrição para o concurso da Caixa, com mais de quatro mil vagas em todo o Brasil, termina nesta segunda-feira. Mais de um milhão e 300 mil candidatos já se inscreveram. O valor da taxa é de 50 reais para cargos de nível técnico, e de 65, para cargos de nível superior. A inscrição pode ser feita pelo site da Fundação Cesgranrio. São duas mil vagas de nível médio para técnico bancário novo, de carreira geral do banco e outras duas mil também de Técnico bancário novo, mas na área de tecnologia da informação. Os cargos de nível superior são de Médico do trabalho, com 28 vagas, e de Engenheiros de segurança do trabalho com 22 vagas. As provas serão aplicadas em 26 de maio e contarão com questões objetivas de conhecimentos gerais e específicos, além de redação e prova discursiva para nível superior.

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal formou maioria de votos nesta segunda-feira para confirmar a decisão do ministro ALEXANDRE DE MORAES que levou à prisão de três suspeitos de arquitetar e ordenar o assassinato da vereadora MARIELLE FRANCO no Rio de Janeiro em 2018. Além de MORAES, os ministros CÁRMEN LÚCIA e CRISTIANO ZANIN também votaram pelas prisões e demais medidas cautelares determinadas na operação deflagrada neste domingo contra os investigados. DOMINGOS BRAZÃO, CHIQUINHO BRAZÃO e RIVALDO BARBOSA foram presos no Rio de Janeiro, neste domingo, e tiveram as prisões mantidas após audiência de custódia. Ainda no domingo, eles foram transferidos para Brasília e encaminhados para a penitenciária federal no Distrito Federal.

Começa amanhã o pagamento do programa de incentivo financeiro-educacional Pé-de-Meia. O depósito será referente à parcela única de 200 reais que corresponde à matrícula do aluno na instituição de ensino. Segundo o governo, o pagamento será feito conforme o mês de nascimento dos estudantes, em contas digitais que serão abertas automaticamente pela Caixa Econômica Federal. O primeiro depósito será realizado na terça-feira aos estudantes nascidos em janeiro e fevereiro. As parcelas seguiram de forma escalonada até abril. Caso o aluno contemplado seja menor de 18 anos, para sacar o dinheiro ou utilizar o aplicativo Caixa Tem, será necessário a autorização dos pais ou responsáveis. Ao todo, o depósito será feito duas vezes ao ano, correspondendo aos inícios dos semestres.

Com Jurerê, Florianópolis chegou à terceira praia alargada em quatro anos. Uma cerimônia neste sábado, aniversário da cidade, marcou a inauguração oficial da obra, que foi concluída em 9 de março. As outras duas praias alargadas no período foram Canasvieiras e Ingleses, também no Norte da Ilha de Santa Catarina. A obra foi feita em conjunto entre o governo do estado e a prefeitura, cujos representantes estarão no evento de inauguração deste sábado. Os trabalhos foram feitos em 44 dias. O alargamento de Jurerê, iniciado em 26 de fevereiro ocorreu em três vírgula 38 quilômetros.

As receitas do estado de Santa Catarina alcançaram 45 bilhões e 800 milhões de reais em 2023, com alta de cinco vírgula 72 por cento na comparação com 2022, enquanto as despesas registraram queda de dois virgula sete. Os dados foram apresentados pelo secretário de estado da Fazenda, CLEVERSON SIEWERT, em reunião da diretoria da FIESC nesta sexta-feira. O aumento da arrecadação é uma das estratégias do Plano de Ajuste Fiscal. De acordo com SIEWERT, as despesas do executivo no ano passado foram de 36 bilhões e 700 milhões de reais. Ele falou sobre o investimento de um bilhão e 300 milhões de reais em saúde, educação, ciência e tecnologia, além do ensino superior, e citou desafios a serem superados pela atual gestão.

A taxa de analfabetismo de Santa Catarina é a menor entre os estados do Sul, segundo informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada na sexta-feira pelo IBGE. O Estado, que tem dois por cento da população com 15 anos ou mais sem saber ler ou escrever, é também o terceiro com a menor taxa do Brasil, atrás apenas do Distrito Federal e do Rio de Janeiro. No Brasil, são nove milhões e 300 mil pessoas com 15 anos ou mais analfabetas, o equivalente a uma taxa de analfabetismo de cinco virgula quatro por cento. O Estado ainda teve uma redução na taxa de pessoas analfabetas de zero vírgula dois por cento de 2022 para 2023, número que vinha caindo desde 2017.

São João do Oeste deu mais um importante passo na concretização do projeto de recalque de água do Rio Uruguai, com investimento superior a 12 milhões de reais. O município recebeu na última semana, a primeira parcela do governo estadual no valor de um milhão de reais, em um total de cinco milhões de reais que serão repassados em convênio com o município. Conforme o Prefeito de São João do Oeste, GENÉSIO ANTON, o recalque de água do Rio Uruguai é a solução definitiva para a falta de abastecimento na cidade e interior. O sistema vai permitir uma folga no volume de água para atender futuras demandas em uma estimativa de até próximo 50 anos. Com o valor em conta será possível a emissão da ordem de serviço para início das obras.

GENÉSIO ANTON lembra que são mais sete milhões de reais que o município financiou com a Caixa Econômica Federal. Este recurso também já está disponível para sequência das obras. Duas empresas foram contratadas para realização dos serviços, desde a elaboração do projeto técnico e obras para construção das estações de tratamento e reservatórios para recalque. O Prefeito reconhece que faltam alguns detalhes como a rede elétrica trifásica até o local de recalque no Rio Uruguai, na comunidade de linha Chapéu, no interior de Itapiranga e ainda a indenização de produtores rurais para passar a canalização. GENÉSIO ANTON salienta que são empresa grandes com obras em todo o Brasil e até no exterior. Para o município é uma obra gigantesca, porém considerada pequena para o porte das empresas.

Regional de Educação de Itapiranga vai investir quatro milhões de reais em manutenção de estruturas escolares. São 15 escolas da rede estadual de ensino nos cinco municípios de abrangência da Regional de Educação de Itapiranga. A infraestrutura dos educandários está entre as prioridades para investimentos e o governo estadual já liberou os recursos. Conforme o Supervisor Regional de Educação, INÁCIO RODHEN, o orçamento deste ano para manutenções é de quatro milhões de reais. Valor considerado suficiente para as principais demandas que existem no momento. Estão inclusos diversos serviços de reformas e melhorias salas de aula, ginásio de esportes e outros ambientes nas unidades escolares de Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis, Santa Helena e Iporã do Oeste.

O Supervisor Regional de Educação menciona que no momento as principais ações ocorrem na escola Vendelino Seidel de Iporã do Oeste, com adequações em espaços internos e também ajustes na cobertura do ginásio de esportes que apresenta infiltrações. INÁCIO RODHEN informa ainda que na sequência as obras mais significativas vão ocorrer na escola Madre Benvenuta de São João do Oeste. Outra atenção especial será necessária na Escola Porto Novo de Itapiranga, no Ginásio de Esportes e toda a estrutura no entorno da piscina, com adequações, renovação do sistema de aquecimento. RODHEN chama atenção para investimento na Escola Padre Balduíno Rambo de Tunápolis, que está há mais tempo necessitando de uma intervenção maior. Também serão contemplados os educandários Humberto Machado, de linha Popi e Santo Antônio, ambas no interior de Itapiranga.

As obras também ocorrem em novos espaços físicos e ambientes de convivência. O Supervisor Regional afirma que a equipe técnica identificou que a solução para acabar com goteiras está na colocação de manta térmica e este tem sido o principal investimento nos ginásios e outras estruturas das escolas. o Supervisor cita ainda que é preciso ter professor qualificado e uma gestão e qualidade para o sucesso no processo ensino aprendizado. Ele afirma que a regional de Itapiranga possui uma infraestrutura invejável em comparação a outras regiões. INÁCIO RODHEN manifesta tranquilidade em atender as demandas de melhorias. Cita ainda que além do orçamento de quatro milhões de reais, são liberados recursos extras, nas solicitações de urgência para atender as necessidades das escolas. Os serviços de infraestrutura são coordenados por uma empresa com sede em Lages. O investimento da Secretaria de Estado da Educação ocorre em vários segmentos.

O Grupo de Alcoólicos Anônimos Família Feliz fundando em 1994 no município de Iporã do Oeste, é referência na realização de tratamentos para a reabilitação da saúde de quem enfrenta problemas com o alcoolismo. De acordo com o coordenador, CARLOS SCHAEFFER, as reuniões ocorrem todas as quintas-feiras, às 19h na rua coberta ao lado da praça central. Atualmente está sendo feito um trabalho conjunto com o Grupo de Alcoólicos Anônimos de Mondaí, visto que ambos possuem baixa procura por tratamentos. Destaca que são realizados intercâmbios, nos quais o grupo de Alcoólicos anônimos de Mondaí participa dos encontros em Iporã do Oeste nas quintas feiras, e o grupo de Iporã se Desloca até o município de Mondaí para participar das reuniões, nos domingos, à partir das 18h.

O coordenador do Grupo de Alcoólicos Anônimos Família Feliz, que parou de beber há cerca de 30 anos, explicou que largar o vício não é uma tarefa fácil e que é preciso muita força de vontade, além de acompanhamento adequado. CARLOS SCHAEFFER chamou atenção das pessoas que tem necessidade de ingerir bebidas alcoólicas todos os dias, pois isso é um sinal de alerta de que precisam buscar ajuda. O uso constante, descontrolado e progressivo de bebidas alcoólicas é considerado uma doença pela Organização Mundial da Saúde. O grande empecilho é a dificuldade dos alcoolistas admitirem o vício e buscarem ajuda, o que na maioria das vezes ocorre por iniciativa dos seus familiares. O coordenador do Grupo de Alcoólicos Anônimos Família Feliz pontuou que os interessados em participar das reuniões semanais, e receber orientações sobre como largar o vício pelo álcool, podem se inscrever durante os encontros que são realizados todas as quintas feiras, ou entrar em contato pelo WhatsApp 49-99149-3909.

O coordenador do Grupo de Alcoólicos Anônimos Família Feliz de Iporã do Oeste CARLOS SCHAEFFER enaltece que o álcool causa inúmeros problemas não só para o corpo, mas principalmente para as relações sociais e familiares da pessoa doente e por isso, atualmente existe acesso facilitado à tratamentos especializados.

O Cartório eleitoral de Itapiranga está fazendo hoje um atendimento presencial no município de Iporã do Oeste para a realização da biometria e novos títulos eleitorais. O objetivo é facilitar o acesso das pessoas, e evitar transtornos na eleição de outubro. Conforme o secretário de administração de Iporã do Oeste, ERVINO HENKEL, o atendimento itinerante ocorre no prédio da prefeitura municipal até às 17h, sem fechar ao meio dia. HENKEL destaca que devem fazer o recadastramento, pessoas que ainda não possuem biometria, que necessitam realizar a emissão do título de eleitor ou que desejam realizar a transferência de título para outro município ou zona eleitoral. O prazo para as alterações seguem até o dia 08 de abril. Os demais serviços podem ser realizados através do site Tribunal Regional Eleitoral de SC, ou pelo aplicativo e-Título.

Os vereadores de Iporã do Oeste vão realizar a oitava Sessão Ordinária de 2024 na noite desta segunda-feira. O encontro terá entrada de uma moção de apelo para leitura. O documento é de autoria conjunta dos vereadores MICHEL NEDEL BARTH, ADRIANO KLEIN e OSNI SIMON, os quais solicitam providências urgentes em relação à criação de uma Legislação Estadual para excluir as Lacticínios e todas as empresas que utilizam leite e seus derivados, assim como subprodutos de leite, do regime especial de tributação e compensação de ICMS, no caso de comprovação de importação desses produtos ou derivados de leite por tais empresas. Na justificativa, os Edis mencionam a atual crise enfrentada pelo setor produtivo de leite, onde diversas propriedades estão sendo forçadas a encerrar suas atividades, devido à incapacidade de competir com os preços baixos dos produtos importados dos países vizinhos.

A Sessão Ordinária da Câmara de Iporã do Oeste desta segunda-feira também terá a entrada de um Projeto de Lei do Executivo em regime de urgência, o qual passará por votação única na casa. O documento autoriza o chefe do Poder Executivo Municipal a conceder a revisão geral anual aos vencimentos dos servidores públicos municipais e aos subsídios dos agentes políticos. O percentual de reposição é de 3,86% para os servidores públicos municipais do Executivo e Legislativo, aos servidores públicos municipais membros do Magistério e para os subsídios dos Agentes Políticos, a título de revisão geral anual, correspondente às perdas inflacionárias medidas pelo INPC no período de 01 de março de 2023 a 29 de fevereiro de 2024. Sobre essa reposição, também haverá um aumento salarial de 1,14%, o que eleva o reajuste anual do funcionalismo para 5% em Iporã do Oeste.

Outro projeto que será votado em primeiro turno nesta segunda-feira dispõe sobre a atualização do cargo de Secretário Parlamentar e de Comissões no quadro de pessoal do Poder Legislativo de Iporã do Oeste. A proposta é de autoria da mesa diretora, que busca repor a vaga em aberto desde janeiro. Na justificativa, afirma que o Poder Legislativo tem a necessidade de um servidor que auxilie diretamente os vereadores no exercício da função, auxiliando-os na elaboração de expedientes, no andamento dos trabalhos legislativos, na alimentação do sistema informatizado e do site da Câmara, bem como na realização de trabalhos de secretaria parlamentar e de comissões. Agora será exigida formação em curso superior para ocupar a vaga, cujo salário também foi reajustado, tendo como base o valor de três mil 890 reais. A Sessão de hoje inicia às 19h, no plenário vereador Pedro Arthur Ammon.

O Núcleo do Jovem Empreendedor da ACIIO-CDL de Iporã do Oeste vai promover no dia 04 de abril, a segunda edição do evento “ De frente com quem sabe”. A programação terá início às 19h e será realizada no auditório da Associação Comercial e Industrial. Conforme o coordenador do núcleo EDERSON TERNUS para essa edição foram convidados os empresários ANDERSON e CAMILA EIDT da empresa San German Móveis e RAFAEL LAMB e DAIANE DOMINGOS, da D’Lamb Sports. A ideia do evento é colocar os associados de frente com empresários da região que possuam referência nacional no mercado. O coordenador do núcleo frisa que será um momento de conversas, trocas de saberes e conhecimentos, referentes às estratégias e inovações na busca pelo empreendedorismo.

EDERSON TERNUS enfatiza que foram disponibilizados 60 ingressos ao valor de 40 reais para o evento do dia 04 de abril. Os interessados em participar, devem entrar em contato com os associados do Núcleo Jovem Empreendedor, ou diretamente na Associação Comercial e Industrial de Iporã do Oeste, para garantir a sua reserva. Após o evento, será servido um coffee break aos participantes.

O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado MAURO DE NADAL, protocolou um requerimento na semana passada solicitando ao Governo, uma proteção maior aos produtores de leite do estado. De acordo com o parlamentar, ainda há muito a evoluir na cadeia produtiva do leite, visto que os produtores vem sendo penalizados pela entrada do produto vindo de outros países. DE NADAL menciona que isso ocorre há vários anos devido às relações comerciais de mercado entre os países e por isso, existe uma grande dificuldade para frear a importação de leite. O deputado explica que o requerimento protocolado junto ao Governo do Estado sugere a adoção de medidas para proteger os agricultores de forma que eles possam continuar produzindo leite e garantindo a subsistência de suas famílias.

A ideia é que o Governo retire os subsídios fiscais das empresas importadoras de leite em pó, atualmente incluídas num regime especial de tributação. MAURO DE NADAL salienta que essas empresas precisam ser parceiras do Estado de Santa Catarina, pois estão recebendo um benefício fiscal do Governo e por isso, precisam priorizar a compra da matéria prima produzida aqui e não vinda de outros países. O presidente da Alesc considera que a medida proposta no requerimento possui plenas condições de ser adotada pelo Governo do Estado para aquecer o mercado interno de leite com o produto catarinense.

Indústria de laticínios é atingida por incêndio no interior de São João do Oeste. O Corpo de Bombeiros de Itapiranga e de Iporã do Oeste foram acionados por volta das 11h50 de sábado para combater um incêndio em uma indústria de laticínios na SC 496, em Linha Beato Roque, interior do município de São João do Oeste. Quando as guarnições chegaram ao local, as chamas já haviam sido controladas pelos funcionários da indústria com o uso de extintores e sistema hidráulico preventivo. As guarnições realizaram corte do restante da energia, dimensionamento e isolamento do local. Conforme as informações, o sinistro ocorreu durante manutenção elétrica no local. Aproximadamente 950 metros quadrados da edificação foram atingidos pelas chamas.

Na tarde de sábado, a Polícia Civil localizou e prendeu um homem, de 34 anos, investigado pela prática de diversos crimes de furto nos municípios de Maravilha e região. As investigações realizadas pela Polícia Civil apontam que o indivíduo preso pode ter o envolvimento em até 10 crimes contra o patrimônio, trazendo considerável prejuízo às vítimas. Com base nas investigações, um mandado de prisão foi expedido pelo Poder Judiciário. Durante o decorrer da última semana, policiais civis tentaram realizar a prisão do investigado que acabou fugindo do cerco policial e se escondendo em uma região de mata. A partir de então as buscas se intensificaram e, no sábado, foi confirmado que o foragido estava escondido em uma casa no município de Santa Terezinha do Progresso. Foi deflagrada nova operação que culminou com a prisão do foragido, o qual foi encaminhado ao sistema prisional, ficando à disposição da Justiça.

Uma ocorrência de furto foi registrada na noite deste domingo, no centro de São Miguel do Oeste. O fato foi na Rua Duque de Caxias por volta das 21h30 em um estabelecimento comercial. Segundo informações dos proprietários, a motocicleta é de um funcionário do estabelecimento e trata-se de um Honda 150 de cor preta. As câmeras de videomonitoramento flagraram a ação que durou menos de quatro minutos e nas imagens é possível ver dois homens de casaco escuro e bonés se aproximando do local e entrando onde a motocicleta estava guardada. Após três minutos um dos homens saiu do local caminhando e segundos depois o outro saiu com a motocicleta. Um Boletim de Ocorrência já foi registrado e qualquer informação deve ser repassada para a Polícia Militar através do número 190.

O corpo do pescador de Mondaí que estava desaparecido nas águas do Rio Uruguai foi encontrado na manhã desta segunda-feira, nas imediações da cidade de Pinheirinho do Vale-RS. FERNANDO BALMER, de 23 anos, estava em um barco de pesca e não havia sido mais visto. A embarcação em que ele estava foi encontrada navegando em círculos no Rio Uruguai, nas imediações da comunidade de Linha Mondaizinho, no interior de Mondaí, na tarde de sexta-feira. De acordo com os bombeiros, a suspeita é que o barco tenha enroscado em redes de pesca, causando um solavanco que desequilibrou o pescador. O corpo será retirado da água no lado catarinense e ficará sob responsabilidade do Instituto Geral de Perícias. Depois, será liberado para a família. FERNANDO BALMER era técnico agrícola e desde criança, sempre teve apreço por pescaria. Nas redes sociais, familiares e amigos lamentam a morte.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.