ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quinta-feira 25 03 2021

-GOVERNO PRORROGA, POR TRÊS MESES, PRAZOS DE PAGAMENTO DO SIMPLES NACIONAL

-GOVERNADOR PEDE AJUDA AO NOVO MINISTRO DA SAÚDE PARA ENFRENTAR A COVID

-MUNICÍPIO LEVA ÁGUA PARA AGRICULTORES COM PROBLEMAS DE ABASTECIMENTO

-SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DE SC E PREFEITO DISCUTEM CENTRO DE INOVAÇÃO

-PRESIDENTE DA ACATS DIZ QUE MERCADOS SEGUEM NORMAS E SÃO LOCAIS SEGUROS

-MORADOR PERDE CERCA DE 20 MIL REIAS EM GOLPE APLICADO NA INTERNET

-POLÍCIA RODOVIÁRIA APREENDE MAIS DE 200 QUILOS DE MACONHA NA SC 157

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 67 centavos. O euro está valendo seis reais e 69 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

A líder da Alemanha, ANGELA MERKEL, desistiu, nesta quarta-feira, de um adotar um plano para impor medidas mais restritivas para combater a Covid-19 no feriado da Páscoa no país. Ela pediu desculpas aos alemães depois que a proposta de tornar o confinamento mais severo foi criticada. MERKEL e os governantes dos 16 estados da Alemanha pediram, na terça-feira, para que as pessoas ficassem em casa durante cinco dias. Pela medida, as lojas seriam fechadas, inclusive as de bens essenciais. Ela disse que a ideia de uma paralisação na Páscoa foi traçada com a melhor das intenções, mas que não foi possível implementar as medidas com tão pouco prazo.

A Argentina se retirou nesta quarta-feira do Grupo de Lima, criado em 2017 para buscar uma saída para a crise na Venezuela, ao argumentar que tem sido inútil para ajudar a resolver o conflito interno no país vizinho. O governo de ALBERTO FERNÁNDEZ afirmou que, em um contexto em que a pandemia devasta a região, as sanções e bloqueios impostos à Venezuela e suas autoridades só agravam a situação de sua população e, em particular, dos seus setores mais vulneráveis. O objetivo d0 grupo é promover uma solução pacífica para a crise na Venezuela e condenar a ruptura da ordem democrática.

O governador da Virgínia, nos Estados Unidos, assinou nesta quarta-feira a lei que põe fim à aplicação da pena de morte em presídios estaduais. A decisão já havia sido aprovada no início do ano pelo Legislativo local e aguardava a sanção do governador, o democrata RALPH NORTHAM. Com isso, o estado que já foi o segundo com mais execuções na história dos Estados Unidos se tornou o vigésimo terceiro no país a abolir a pena capital. O governador afirmou que a pena de morte afetou, de maneira desproporcional, a população negra do país por conta de um "sistema judicial falho".

A Petrobras anunciou nesta quarta-feira cortes em torno de quatro por cento nos preços da gasolina e do diesel em suas refinarias. É a segunda redução no preço da gasolina e a primeira no diesel após a escalada que levou ao anúncio de demissão do presidente da estatal, ROBERTO CASTELLO BRANCO, em fevereiro. Segundo a companhia, a partir desta quinta, a gasolina passará a ser vendida nas refinarias por um preço médio de dois reais e 59 centavos. A redução é de 11 centavos por litro. O diesel também terá corte de 11 centavos e será vendido na refinaria por dois e 27. As variações acompanham o recuo na taxa de câmbio: o dólar chegou a superar os cinco reais e 80 centavos no início do mês e hoje é negociado em torno dos cinco e 50.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira um projeto de lei que busca incentivar pessoas físicas e jurídicas a contratar, com recursos próprios, leitos clínicos e de UTIs da rede privada para utilização pelo Sistema Único de Saúde. O texto segue para o Senado. A carência por leitos clínicos e de unidades de terapia intensiva tem aumentado a mortalidade no país durante a pandemia. O texto cria um programa chamado Pró-Leitos, que terá validade enquanto durar a pandemia do novo coronavírus. Segundo a proposta, os leitos contratados serão destinados exclusivamente aos doentes de Covid-19. Ontem, o Brasil superou a marca de 300 mil mortes provocadas pelo coronavírus.

O Comitê Gestor do Simples Nacional aprovou nesta quarta-feira o adiamento, por três meses, do prazo para pagamento dos tributos federais no âmbito do Simples Nacional. A informação é do secretário da Receita Federal, JOSÉ ROBERTO TOSTES. Segundo o secretário, os impostos que não forem pagos em abril, maio e junho ainda poderão ser quitados em até seis parcelas, a partir de julho. Segundo Tostes, a medida adiará o pagamento de 27 bilhões e 800 milhões de reais e pode alcançar 17 milhões de contribuintes. No início da pandemia de Covid, em março de 2020, o Comitê Gestor do Simples adotou medida similar. Na época, os prazos foram adiados em seis meses.

Produtores rurais e pescadores de Santa Catarina terão novos programas de apoio à investimentos. A Secretaria de Estado da Agricultura investirá 27 milhões de reais em seis novas linhas de crédito e subvenção aos juros para melhoria da competitividade e da renda da agricultura familiar e da pesca. Nesta quarta-feira, 24, o secretário ALTAIR SILVA apresentou os programas recém-lançados aos deputados estaduais durante sessão da Assembleia Legislativa. Com os novos programas, a Secretaria da Agricultura atuará em cinco frentes: financiamentos sem juros; subvenção de juros de financiamentos contraídos junto aos agentes bancários; políticas públicas para jovens e mulheres; apoio para cuidar do solo e conservar água e apoios emergenciais.

O deputado estadual afastado JÚLIO GARCIA pediu licença por 60 dias para possibilitar a convocação de um suplente. Os primeiros nomes na fila do PSD são o ex-deputado estadual JEAN KUHLMANN, de Blumenau, e ULISSES GABRIEL, de Orleans. JULIO GARCIA foi preso preventivamente em 19 de janeiro por decisão da juíza federal JANAÍNA CASSOL no âmbito da Operação Alcatraz. A prisão foi revogada em plenário duas vezes, mas a volta do deputado ao parlamento tornou-se um impasse ainda à espera de posição do Supremo Tribunal Federal. Com o pedido de licença, a Alesc volta a contar com 40 deputados ativos. A assembleia aguardava que o afastamento do mandato de JÚLIO GARCIA completasse dois meses antes de tomar alguma providência sobre convocação de suplente.

O governador CARLOS MOISÉS se reuniu com o novo ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, em Brasília no fim da tarde desta quarta-feira, e reforçou as demandas de Santa Catarina para o enfrentamento da pandemia da Covid-19. Os principais pleitos foram o envio de equipamentos, como respiradores e monitores multiparâmetros, para a ativação de novos leitos de UTI, a disponibilização de medicamentos para o chamado kit intubação e um reforço de 61 mil e 900 doses extras de vacinas para finalizar a imunização dos trabalhadores de saúde. Sobre o pedido de respiradores e monitores, o governador ressaltou que a entrega dos equipamentos garantirá a abertura de mais 150 leitos de UTI de maneira praticamente imediata.

A ONG Tribo Oficial está promovendo uma campanha de arrecadação de agasalhos e cobertores para comunidades carentes do município. De acordo com um dos cofundadores da Tribo, ANTONIO DALTOÉ, a iniciativa foi lançada na última segunda-feira e vai até o dia 22 de abril. Os pontos de coleta estão espalhados pela cidade e qualquer doação é importante. DALTOÉ explicou que a Tribo Oficial foi criada em 2020 para auxiliar a comunidade a enfrentar a pandemia do coronavírus. Ele comentou que a Tribo pretende desenvolver ações sociais para ajudar, principalmente, entidades e comunidades carentes. A campanha do agasalho está recebendo roupas, calçados e cobertores.

O ataque de uma praga conhecida como “cigarrinhas” está provocando prejuízos nas lavouras de milho do município. A informação é do extensionista da Epagri, MARCIO BENDER. De acordo com ele, praticamente todas as propriedades foram atingidas pelo problema. BENDER citou que as perdas nas lavouras podem chegar a 70 por cento, tanto para produção de milho semente quanto para o milho silagem. Ele disse que o problema é bastante sério, mas ainda novo no município. O extensionista explicou que a incidência da “cigarrinha” aumentou nos últimos dois anos. A doença provocada pela praga atinge a planta afetando a formação das espigas e afetando a produtividade. Em muitos casos, a cigarrinha provoca a morte da planta.

A gerência Regional da Epagri de São Miguel do Oeste fez um alerta nesta semana para os moradores do interior. Conforme o gerente do órgão, SIDINEI SIMON, existem informações que alguns estelionatários estão se deslocando até as propriedades e praticando crimes nos agricultores. Ele explicou que, na prática, os criminosos solicitam aos moradores um pagamento no valor de dois mil reais para auxiliar nos trabalhos de perfuração de poços. Ele destacou que essa ação trata-se de um ato ilícito e por isso os agricultores devem ficar atentos.

Nenhum órgão do Estado catarinense realiza cobranças em espécie dos produtores. O alerta é do gerente regional da Epagri de São Miguel do Oeste, SIDINEI SIMON. Conforme ele, nenhuma pessoa ligada ao governo está autorizada a se deslocar até o interior e solicitar recursos para a abertura de poços artesianos ou outros serviços. De acordo com ele, todo recurso oriundo de taxas, projetos e demais situações são cobradas através de boletos bancários emitidos pelos órgãos, como Cidasc, Epagri, Secretaria de Estado de Agricultura e demais. Segundo SIMON, é de extrema importância que as famílias tenham cuidado e não entreguem nenhuma quantia em espécie aos estelionatários.

Todos os programas de apoio ao setor produtivo, incluindo o incentivo para perfuração de poços são realizados de forma institucional e os contatos são sempre feitos pelos técnicos responsáveis. O comentário é do gerente regional da Epagri de São Miguel do Oeste, SIDINEI SIMON. Ele disse que é fundamental que qualquer dúvida seja sanada diretamente com os extensionistas e demais profissionais dos escritórios municipais. Ele ressaltou que até o momento nenhum golpe foi aplicado na região Extremo Oeste, porém, em outras regiões do Estado já existem vítimas dessa ação. SIMON reforçou a importância dos agricultores terem atenção e não realizarem a entrega de qualquer valor em dinheiro aos golpistas.

As pancadas de chuva nos últimos dias não foram suficientes para garantir o abastecimento das propriedades rurais que ainda sofrem com a falta de água. A avaliação é do secretário de Obras, VILMAR BONORA. De acordo com ele, a secretaria distribui, todos os dias, entre sete e 10 cargas de água para os agricultores do município. Ele citou que as comunidades mais afetadas pela falta de chuva são as linhas Oito de Março, Vista Alta, Campos Sales e Nereu Ramos. BONORA comentou que a tendência é que a quantidade de famílias atendidas aumente nos próximos dias se não voltar a chover regularmente.

A câmara de vereadores de Paraíso devolveu recursos para a prefeitura neste mês. De acordo com o presidente do legislativo, JOEL GHELEN, foram devolvidos 50 mil reais. Ele explicou que o valor cai no caixa geral da prefeitura e é de livre movimentação, mas a sugestão da câmara é que o dinheiro seja destinado para a compra de doses da vacina contra o coronavírus. GHELEN comentou que essa é a forma da câmara contribuir para o município enfrentar a pandemia do coronavirus. O vereador destacou que o valor devolvido neste mês é suficiente para a compra de cerca de 900 doses do imunizante.

O presidente da câmara de vereadores de Paraíso, JOEL GHELEN disse que a devolução de recursos do orçamento do legislativo para o poder executivo é fruto de uma política de economia adotada pela mesa diretora e seguida pelos vereadores. De acordo com ele, foram cortados gastos desnecessários e reduzidos os valores com viagens e diárias. Em entrevista para a Peperi, GHELEN destacou a importância dessas medidas para economizar os recursos públicos. GHELEN destacou ainda que existe um bom relacionamento entre a prefeitura e a câmara e que os vereadores procuram trabalhar para o desenvolvimento do município.

A Polícia Civil e a Ordem dos Advogados do Brasil vão formalizar, hoje à tarde, uma parceria para o atendimento jurídico das mulheres vítimas de violência doméstica. A assinatura do termo de cooperação entre as duas instituições vai acontecer as quatro horas da tarde na sede da Delegacia de Proteção a Criança, Adolescente, Mulher e Idoso. A iniciativa prevê o atendimento das mulheres por um advogado indicado pela OAB. O serviço será prestado gratuitamente na sede da Dpcami. A delegada LISIANE JUNGES esteve agora à pouco no Peperi Entrevista e os detalhes da iniciativa estarão na edição do Globo em Foco desta sexta-feira.

O Núcleo dos Jovens Empreendedores da Acismo realizou, nesta semana, uma reunião online para apresentação das novas empresas nucleadas.Ao todos, 16 novos jovens empreendedores ingressaram no núcleo. A reunião também contou com a presença do Diretor na Facisc e Presidente Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina, BRUNO SALDIVIA. Ele explicou o funcionamento do conselho e do núcleo estadual e as ações que devem ser desenvolvidas pela entidade neste ano. O Jesmo foi criado para a troca de experiência e conhecimento entre os jovens empreendedores do município.

O secretário estadual do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, LUCIANO BULIGON, esteve em São Miguel do Oeste na tarde de ontem e participou de um encontro com o prefeito WILSON TREVISAN. A implantação de um centro de inovação no município foi um dos temas do encontro. Atualmente, Santa Catarina tem nove Centros em funcionamento, outros quatro em fase final de conclusão e mais dois em planejamento. Ao todo, são 15 estruturas no Estado. Em entrevista recente para a rádio Peperi, BULIGON disse que vai se empenhar para que São Miguel do Oeste receba um dos centro de inovação. Ele explicou que e estrutura integra, no mesmo espaço, os três principais atores do chamado ecossistema de inovação: empresas, universidades e o governo. Na entrevista feita em fevereiro, BULIGON disse que viria a São Miguel do Oeste para discutir o tema com o prefeito, o que aconteceu no dia de ontem.

O município já conta com empresas e universidades consolidadas em termos de inovação e tecnologia, e a Administração Municipal possui total interesse em atuar como indutora, criando um ambiente propício para maior desenvolvimento dessas iniciativas. A afirmação é do prefeito WILSON TREVISAN. De acordo com ele, é importante organizar esse setor e criar condições para os empreendedores possam desenvolver seus projetos. No encontro de ontem, o secretário estadual do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, LUCIANO BULIGON reforçou que o Governo do Estado está disponível para atuar como parceiro neste projeto do centro de inovação. Durante a conversa, as lideranças salientaram que o mundo vive um momento semelhante à guerra em virtude da pandemi, e o objetivo é se preparar para o pós-guerra no setor econômico, com estruturas e estratégias que impulsionem o desenvolvimento.

As restrições impostas pelo decreto estadual da última sexta-feira ao setor de supermercados foram publicadas de forma equivocada. A afirmação é do presidente da Associação Catarinense de Supermercados, FRANCISCO CRESTANI. Ele disse que o Coes havia sugerido a autorização para o ingresso de apenas uma pessoa por família nas lojas. Segundo CRESTANI, houve um erro de interpretação e a redação do decreto também incluiu a redução para ocupação de 25 por cento da lotação máxima dos mercados. O presidente explicou que a Acats se mobilizou entre sábado e segunda-feira e conseguiu reverter a situação. O decreto de terça-feira corrigiu a redação e a regra que vale é a seguinte: os mercados podem receber até duas pessoas da mesma família com limite máximo de 50 por cento da capacidade de ocupação da loja.

O presidente da Acats, FRANCISCO CRESTANI, participou do Peperi Entrevista de ontem e disse que os mercados são muito seguros. Ele afirmou que o setor oferece um risco muito pequeno de transmissão do coronavírus. Segundo CRESTANI, as empresas seguem à risca as normas sanitárias, como uso de álcool em gel, distanciamento e outras medidas para proteger as pessoas. Ele destacou que os mercados são essenciais e seguros para consumidores e trabalhadores.

No Peperi Entrevista desta quarta-feira, o presidente da Acats também falou sobre a alta dos preços dos produtos vendidos pelos supermercados desde o início da pandemia. FRANCISCO CRESTANI admitiu que algumas mercadorias tiveram reajustes muito altos e que não há como negar que ficou mais caro fazer as compras do mês. O empresário destacou que os consumidores precisam adotar algumas práticas para enfrentar esse momento e fugir dos produtos mais caros. Segundo CRESTANI, as pessoas devem evitar mercadorias que tiveram os preços reajustados ou reduzi o consumo desses produtos. Com isso, o estoque do mercado vai durar mais tempo e o fornecedor terá que baixar os preços para continuar vendendo. Apesar do aumento de preços, as vendas dos mercados catarinenses tiveram alta no mês de fevereiro na comparação com 2020.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste registrou, nas últimas 24 horas, dois óbitos relacionados a Covid-19. Os casos são de duas mulheres, uma de 75 anos de União do Oeste e outra de 66 anos de Anchieta. Desde o começo da pandemia, a unidade já registrou 205 óbitos provocados pela doença. A ocupação segue em cem por cento dos leitos com 25 pacientes confirmados na UTI. Na enfermaria, são nove confirmados. Oito pacientes aguardam transferência para leito de UTI. Seis estão no Pronto Socorro e dois estão na enfermaria. Em São Miguel do Oeste, 16 pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta quarta-feira. Outros 23 pacientes entraram para a lista de recuperados. Ao todo, a cidade tem 104 pessoas com o vírus ativo.

Um homem com mandado judicial de prisão foi detido nesta quarta-feira em São Miguel do Oeste. O suspeito foi localizado na casa dele que fica na rua Mato Grosso, por volta das cinco e meia da tarde. Segundo a Polícia Militar, o homem tem um mandado de prisão ativo pelo crime de furto. A ordem de prisão foi expedida pela comarca de Descanso. Uma guarnição da PM foi até a casa do homem, fez a prisão e o encaminhou para a unidade prisional avançada de São Miguel do Oeste.

Mais um morador de São Miguel do Oeste caiu em um golpe e perdeu 22 mil e 300 reais nesta semana. De acordo com a Polícia Militar, a vítima informou que que fez contato via internet com uma empresa de Chapecó para participar de um leilão on-line. Ele estava interessado na compra de uma Saveiro com valor de venda de 20 mil e 300 reais. Com o frete, o custo seria de 22 mil 230 reais. A empresa entrou em contato informando que havia arrematado o bem e repassou os procedimentos quanto a forma de pagamento e retirada do veículo. O homem, então, fez o depósito do valor via PIX e recebeu a informação de que receberia o carro em dois dias. Como isso não aconteceu e a suposta empresa não atendeu mais as ligações da vítima, ele procurou a polícia e registrou um boletim de ocorrência por estelionato.

Uma operação conjunta da Polícia Rodoviária Estadual e da Polícia Rodoviária Federal resultou na apreensão de 230 quilos de maconha nesta quarta-feira. A droga estava em um veículo abordado na SC 157 em São Lourenço o Oeste. Durante a revista do carro, os policiais encontraram uma grande quantidade de tabletes da droga. Mais tarde outro veículo, que pode ter relação com o primeiro, também foi abordado pelos policiais. Duas pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.