ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 25-03-2020 Quarta-Feira

-BOLSONARO CRITICA FECHAMENTO DE ESCOLAS, ATACA GOVERNADORES E CULPA MÍDIA

-SC TEM 109 CASOS CONFIRMADOS E ESTADO PROJETA VOLTA DAS ATIVIDADES

-SECRETÁRIO AFIRMA QUE AGRONEGÓCIO NÃO ESTÁ SOFRENDO INFLUÊNCIA DA PANDEMIA

-HÁBITOS SAUDÁVEIS DE ALIMENTAÇÃO CONTRIBUEM PARA MANTER IMUNIDADE DO ORGANISMO

-TRABALHO DE PROFISSIONAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL DEVE SER SUSPENSO NO PERÍODO DE QUARENTENA

-EXAME DÁ NEGATIVO PARA CORONAVÍRUS E MUNICÍPIO POSSUI AINDA DOIS CASOS SUSPEITOS

-DESCANSO DEFINE MEDIDAS DE PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS E IRÁ INSTALAR CENTRO DE TRIAGEM

-PM PRENDE SUSPEITOS DE FURTO EM FARMÁCIA

-OCORRÊNCIAS REDUZEM DEVIDO À PANDEMIA, MAS PMR REFORÇA ORIENTAÇÕES PARA UM TRÂNSITO SEGURO


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.


A pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, uniu governantes e autoridades de saúde do mundo inteiro em um objetivo principal: reduzir a velocidade da transmissão e evitar assim que os sistemas de saúde fiquem sobrecarregados. Praticamente todos os países que registraram casos da doença adotaram medidas de isolamento social. Mais de 100 países fecharam todas as escolas e praticamente todo o calendário esportivo mundial parou – incluindo as Olimpíadas de Tóquio. Neste momento, dois bilhões e 600 milhões de pessoas estão em isolamento, um terço da população mundial.


A Espanha superou o número de mortes registradas na China em decorrência do novo coronavírus, segundo dados fornecidos nesta quarta-feira pelo ministério da Saúde. O país já registrou três mil 434 mortes desde o início do surto, sendo que 738 delas nas últimas 24 horas. O número total de casos registrados subiu 20 por cento nesta terça-feira em relação ao dia anterior, atingindo 39 mil 673 infectados, segundo o último balanço do Ministério da Saúde. A expectativa é a de que a extensão do estado de emergência acordado pelo governo seja ratificada nesta quarta no Congresso.


Nos Estados Unidos, senadores dos partidos Republicano e Democrata e a Casa Branca chegaram na madrugada desta quarta-feira a um acordo sobre um plano federal de estímulos de dois trilhões de dólares para aliviar as consequências da pandemia do coronavírus sobre a economia do país. O pacote deverá auxiliar trabalhadores, empresas e o sistema de saúde. O valor equivale a aproximadamente 10trilhões e 200 bilhões de reais, o que representa um montante maior do que o PIB do Brasil em valores correntes, que em 2019 totalizou sete trilhões e 300 bilhões de reais. A Organização Mundial da Saúde informou ontem que que está vendo "aceleração muito grande" em número de casos de coronavírus nos Estados Unidos, o que representa potencial para o país se tornar o novo epicentro da epidemia.


A Prefeitura de Porto Alegre confirmou a primeira morte por coronavírus na Capital e no Rio Grande do Sul. O prefeito NELSON MARCHEZAN JR. divulgou a informação na madrugada desta quarta-feira. O caso ainda não foi oficializado pela Secretaria Estadual da Saúde. A vítima é uma mulher de 91 anos que estava internada na UTI do Hospital Moinhos de Vento. As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as dez e meia da noite de terça-feira, dois mil 271 casos confirmados do novo coronavírus no Brasil com 47 mortos. O Rio de Janeiro registra seis mortos e São Paulo, 40. O Amazonas registrou a primeira morte causada pela Covid-19. Com a morte de uma mulher em Porto Alegre, são 48 óbitos no país.


Em seu terceiro pronunciamento em rádio e televisão sobre a crise do novo coronavírus, o presidente JAIR BOLSONARO voltou a minimizar na noite desta terça a gravidade da doença. O presidente pediu para prefeitos e governadores "abandonarem o conceito de terra arrasada", que, para ele, inclui o fechamento do comércio "e o confinamento em massa". Ele afirmou que raros são os casos fatais em pessoas com menos de 40 anos. BOLSONARO também fez um apelo pela "volta à normalidade" e culpou a imprensa por "espalhar pavor". Hoje pela manhã, o presidente se justificou dizendo que o isolamento vai criar uma crise econômica e gerar desemprego, o que, segundo ele, pode levar a conflitos sociais e abalo na democracia. BOLSONARO afirmou que o que alguns governadores estão fazendo é um crime.


Entidades de saúde condenaram o pronunciamento, na noite desta terça-feira, do presidente JAIR BOLSONARO sobre a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A Associação Brasileira de Saúde Coletiva considerou "intolerável e irresponsável" o que chamou de "discurso da morte” do presidente JAIR BOLSONARO. A entidade afirmou que, em sua fala, que classificou como "incoerente e criminosa", o presidente "nega o conjunto de evidências científicas que vem pautando o combate à pandemia da COVID-19 em todo o mundo.O presidente da Câmara dos Deputados, RODRIGO MAIA, afirmou que o pronunciamento do presidente BOLSONARO foi "equivocado" e que os brasileiros precisam seguir as normas da Organização Mundial de Saúde em meio à pandemia do novo coronavírus. Já o presidente do Senado, DAVID ALCOLUMBRE, declarou que a fala de BOLSONARO foi grave e que o país precisa de uma liderança séria.


Santa Catarina tem 109 casos confirmados do novo coronavírus. Seis deles estão em leitos de UTI. Ao todo, o estado ainda tem 336 pacientes com suspeita da doença, segundo atualização do governo do Estado no final da tarde desta terça-feira. Em apenas um dias, foram positivados 23 novos testes. O número elevado também coloca Santa Catarina como o segundo estado do Sul do país, em número de pacientes contaminados. No Rio Grande do Sul, são 112 casos.Florianópolis é o município com mais casos: 20 no total. Os dados divulgados ontem pelo estado também indicam que Chapecó, cidade mais próxima do extremo-oeste, já tem três casos confirmados da doença.


O governador do estado, CARLOS MOISÉS DA SILVA, anunciou, nesta terça-feira, que o governo pretende implantar cerca de 700 novos leitos de UTI em Santa Catarina nos próximos dias. De acordo com ele, existem 800 leitos de Unidade de Terapia Intensiva disponíveis nos hospitais credenciados e registrados da rede pública e privada para atender os pacientes mais graves. Ele disse que o estado tem condições de abrir mais 713 leitos de UTI para daqui 30 dias, número que será necessário para atender todas as pessoas que podem apresentar sinais mais agravados da doença e que, consequentemente, precisarão de terapia intensiva. MOISÉS voltou a pedir que as pessoas fiquem em casa e que o isolamento social é a melhor forma de evitar a transmissão do coronavírus.


O governador CARLOS MOISÉS também falou ontem sobre a retomada da economia e anunciou que uma nova portaria vai avaliar o que é serviço essencial e o que não pode funcionar no estado. Ele também disse que o Estado pretende liberar as obras que envolvem o serviço público. Segundo governador, existe uma conversa com diversos estabelecimentos, como restaurantes e hotéis e outros segmentos para criar um modelo seguro de atuar nas modalidades sem aumento do contágio, com controle sanitário, de modo que o Estado volte a funcionar "a plena carga". Em disse que o esforço dos catarinenses vai evitar a disseminação da doença e que o estado vai começar agora a reativar a economia que estagnou em razão do coronavirus. Ele afirmou que é preciso evitar a doença, mas também organizar a volta das atividades econômicas para que esse não se torne um problema ainda maior do que o próprio coronavírus.


-SECRETÁRIO AFIRMA QUE AGRONEGÓCIO NÃO ESTÁ SOFRENDO INFLUÊNCIA DA PANDEMIA

-HÁBITOS SAUDÁVEIS DE ALIMENTAÇÃO CONTRIBUEM PARA MANTER IMUNIDADE DO ORGANISMO

-TRABALHO DE PROFISSIONAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL DEVE SER SUSPENSO NO PERÍODO DE QUARENTENA

-EXAME DÁ NEGATIVO PARA CORONAVÍRUS E MUNICÍPIO POSSUI AINDA DOIS CASOS SUSPEITOS

-DESCANSO DEFINE MEDIDAS DE PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS E IRÁ INSTALAR CENTRO DE TRIAGEM


Procon notifica três indústrias por aumento no preço do leite. O Procon de Santa Catarina notificou nesta terça-feira três empresas de laticínios pelo reajuste no preço do leite longa vida distribuído aos supermercados. Denúncias recebidas pelo órgão de defesa do consumidor dão conta de que o valor chegou a subir 50% nos últimos sete dias. Foram notificadas as empresas Aurora, Terra Viva e Tirol, que terão 24 horas para responder ao Procon e ao Ministério Público de Santa Catarina qual a justificativa para o reajuste de preços. Também terão que apresentar as notas fiscais emitidas na última semana. Levantamento divulgado pelo Procon SC indica que os preços de embalagens de leite longa vida das três marcas dispararam nas prateleiras dos supermercados. Segundo o Procon, há registro de que um litro de leite, que custava dois reais e 12 centavos há uma semana, está sendo vendido a três reais e 23 centavos, um reajuste de 52%.


TIAGO SILVA, diretor do Procon SC, diz que a Associação Catarinense de Supermercados, Acats, já vinha indicando o reajuste do leite, por parte dos fornecedores. Caso o aumento do leite não seja justificado, pode configurar prática abusiva, de acordo com o Procon. A Aurora informou, por meio da assessoria de imprensa, que aguarda receber a notificação para se manifestar. A indústria Terra Viva informou que recebeu a notificação, mas não havia nenhum responsável disponível para comentar o caso. Em nota, a Tirol informou que ainda não foi notificada e "não enxerga motivos para isso". Diz, ainda, que o leite longa vida está sujeito a diversas variáveis que interferem no preço, entre eles a entre safra, a seca, a subida dos preços dos insumos, o custo adicional para distribuição pulverizada do Leite Longa Vida decorrente da emergência do atendimento ao consumidor.


O Sindicato das Indústrias de Laticínios de SC, Sindileite, também se manifestou. Em nota assinada pelo presidente, VALTER ANTÔNIO BRANDALISE, a entidade informa que a produção de leite foi impactada por altos custos nos últimos meses, o que levou a uma redução no volume de produção. Com menos quantidade de produto disponível, o preço sobe naturalmente. Aliado a isso, segundo o comunicado, a fase é de entressafra, agravada pela estiagem. O presidente do sindicato ressalta que nos últimos meses a produção no Sul recuou mais de 20%, e com isso os preços do leite UHT naturalmente iriam subir, como sobem todos os anos neste período. A nota reforça ainda o posicionamento da indústria, dizendo que o leite é um produto com oscilação semanal de preços. O sindicato diz que os preços se mantiveram estáveis entre novembro do ano passado e fevereiro deste ano, enquanto os custos de produção subiram 10%.


O Sindileite também cita o aumento no preço do frete, em razão da paralisação de atividades, como um dos fatores que eleva o custo do leite, além da alta em insumos, como milho e soja. O presidente, do Sindicato das Indústrias de Laticínios, VALTER ANTÔNIO BRANDALISE, afirma que a infeliz coincidência está levando a conclusões precipitadas sobre o assunto. Ele justifica que o fato é que a oferta é menor de matéria prima em função da entressafra, custos de produção maiores nas indústrias, pressão de custos pela escalada do dólar, margens negativas do produto de mais de ano, pressão de custos de produção no campo e finalmente, é normal em todos os anos nesta época o aumento do preço do leite.


Gerente de cooperativa orienta sobre prorrogação no pagamento de boletos e financiamentos. O gerente da agência do Sicredi de Iporã do Oeste, JULIO ZAMBIASI, explica que no caso de boletos emitidos por empresas, o pagador deve entrar em contato com os responsáveis pela emissão para solicitar a prorrogação na data do vencimento. ZAMBIASI ressalta que os caixas eletrônicos continuam disponíveis para depósito, transferências e saques, e como a agência não pode disponibilizar de funcionário para prestar auxílio, quem precisar de ajuda deve fazer estes encaminhamentos com a ajuda de um familiar ou pessoa de confiança. O gerente do Sicredi de Iporã do Oeste enfatiza que a instituição financeira pode prorrogar as parcelas, conforme o interesse dos clientes. Ele lembra que a agência continua somente com os trabalhos internos, mas os funcionários estão disponíveis pelas redes sociais para o esclarecimento de dúvidas.


Hotel e Restaurante Riqueza doa lanches para caminhoneiros que passam pela região. Os gestos de solidariedade vêm se multiplicando no momento difícil pelo qual passa o país e o mundo. O sócio proprietário do estabelecimento, VALCIR HIRSCH, popular CAIXINHA, explica que a iniciativa surgiu a partir da visível dificuldade pela qual estão passando os caminhoneiros, que apesar da pandemia, não podem paralisar a sua atividade no transporte dos diversos produtos por todo o país. Ele afirma que o restaurante está fechado, atuando somente com o serviço de tele entrega a noite, respeitando os cuidados de higiene e saúde. CAIXINHA ressalta que no horário das 19 ás 21 horas, caminhoneiros que passarem pela região e pararem no estabelecimento, irão receber um lanche, uma torrada com pão de X, acompanhada de suco ou água.


Para ser atendido, basta que o motorista pare nas proximidades do restaurante, na avenida José Bressan, em frente aos dois postos de combustíveis do município de Riqueza. Um funcionário irá fazer a entrega do lanche e do suco ou da água. O sócio proprietário do Hotel e Restaurante Riqueza lembra que o caminhoneiro também pode entrar em contato com o estabelecimento, pelo número (49) 999370905, para deixar o lanche reservado e pronto para retirada quando passar pelo local. Da mesma forma, o restaurante está comercializando lanches a toda população seguindo as normas estabelecidas pelo decreto estadual.


Ministério Público orienta gestores públicos sobre medidas de prevenção a Covid 19. A promotora de justiça da Comarca de Itapiranga, ANA CAROLINA CERIOTTI destaca que a informatização permite sequencia dos trabalhos com processos eletrônicos e o trabalho realizado de casa. Salienta que não ocorre o atendimento presencial e sim por telefone e por e-mail da promotoria de justiça. Segundo ANA CAROLINA, os processos continuam normalmente, porém o Poder Judiciário suspendeu audiência para evitar contato entre as pessoas. A demanda de trabalho segue normal, incluindo nova demanda em virtude da pandemia do Coronavírus. A comarca de Itapiranga que incluí ainda Tunápolis e São João do Oeste não registrou até o momento abuso de preços e desrespeito no atendimento irregular no comércio. De acordo com ANA CAROLINA, a atuação é de forma preventiva com dialogo próximo com prefeitos e secretários da saúde nos municípios de abrangência.


Área da saúde exige atenção especial do Ministério Público. Promotora atua com orientação aos três prefeitos da comarca para compras que dispensam licitação e outras ações urgentes. Segundo ANA CAROLINA CERIOTTI, foram adotadas medidas de contingência como a criação do Comitê Gestor da Crise, aliados a determinações do governo do estado. A promotora afirma que tem atuado com orientações conjuntas das secretarias municipais e Secretaria de Estado da Saúde. Sem denúncias, o trabalho é preventivo para que os municípios façam a preparação adequada para enfrentar o surgimento de pacientes da Covid 19. ANA CAROLINA destaca que ocorrendo aumento abusivo de preço a população deve efetuar denúncia ao Ministério Público, pois os municípios da comarca não possuem Procon.A promotora elogia o comprometimento das pessoas envolvidas nas ações preventivas e a população que está seguindo as normas estabelecidas.


O agronegócio não está sofrendo influência da pandemia do Coronavírus. Classe é privilegiada diante do cenário atual que tem várias atividades econômicas paralisadas. De acordo com o vice-prefeito e secretário da Agricultura de São João do Oeste, GENÉSIO ANTON, o trabalho no setor agropecuário normalmente já é feito de forma isolada e tem sequência normal no período de quarentena. O secretário cita algumas dificuldades em obter insumos, mas nada que afete a produtividade até o momento. De acordo com ANTON, a produção de leite e criação de aves e suínos seguem na normalidade, com alojamento e carregamento na suinocultura e avicultura e recolha de leite. O vice-prefeito avalia que muitas vezes os produtores rurais enfrentam grandes dificuldades, porém não podem reclamar da situação atual em que conseguem manter os rendimentos sem restrição que ocorre em setores da indústria, comércio e prestação de serviços.


A economia de São João do Oeste e municípios vizinhos que possuem movimento econômico baseado no setor agropecuário não terá grande impacto. GENÉSIO ANTON projeta que logo após a pandemia será possível restabelecer a normalidade, pois a produção agrícola está mantida e serviços essenciais não foram interrompidos. O secretário da Agricultura de São João do Oeste é otimista com projeção de preços dos produtos agrícolas. GENÉSIO ANTON observa que outras regiões do Brasil e países produtores de alimentos enfrentam problemas e isso deve aumentar a demanda na produção regional. O vice-prefeito diz que é preciso valorizar esta situação e manter seriedade com o isolamento social e foco na produção agrícola. ANTON lamenta apenas perdas provocadas pela estiagem em pastagens e lavouras de soja e milho safrinha.


Secretário da agricultura de São João do Oeste destaca que o problema para o agronegócio é a estiagem e não o Coronavírus. GENÉSIO ANTON sustenta que a falta de chuva causa preocupação bem maior em comparação a pandemia da Covid 19. A estiagem está causando desabastecimento de água em propriedades agrícolas e exigiu medidas contundentes do governo municipal como a declaração de Situação de Emergência. A prefeitura credenciou empresas para o transporte de água visando garantir abastecimento em granjas de suínos e aves além do gado leiteiro. Máquinas do município foram disponibilizadas para aberturas de fontes de água. ANTON também chama atenção que a agroindústria JBS disponibiliza água para integrados de aves e suínos. Segundo o vice-prefeito, esta mobilização possibilita a sequência das atividades agrícolas.


Hábitos saudáveis de alimentação contribuem para manter imunidade do organismo. Conforme a nutricionista da secretaria de Saúde de Iporã do Oeste, MÁRCIA SCHNEIDERS WELTER, todos os atendimentos presenciais estão suspensos, mas para auxiliar a população neste período,estão sendo repassadas informações por outros canais, como o rádio e as redes sociais do NASF e da própria profissional. A nutricionista chama atenção que é importante cuidar da alimentação durante a quarentena, evitando o consumo de alimentos processados e industrializados. Além disso, é fundamental manter o corpo hidratado, com o consumo diário de ao menos um litro e meio de água. Aprofissional recomenda que a opção sejam os alimentos caseiros e de frutas e verduras que vão auxiliar na imunidade do organismo e na proteção contra o vírus, bem como, outras doenças. MÁRCIA esclarece que não há um alimento específico para combater o coronavírus, mas sim, vários alimentos que vão contribuir para fortalecer o organismo.


Entre os principais alimentos que auxiliam a aumentar a imunidade, a nutricionista da secretaria de Saúde de Iporã do Oeste cita o ômega três, que pode ser encontrado nas sementes de chia e linhaça e nozes; o selênio encontrado no arroz, na gema do ovo, frango, repolho e farinha de trigo. Já o zinco, também importante para a imunidade, está presente nas carnes de gado, frango, peixe, fígado, grãos integrais, como castanha e amendoim. MÁRCIA SCHNEIDERS WELTER cita também a vitamina C, presente em frutas como laranja, abacaxi, limão, morango, mamão, kiwi e melancia, além do tomate e brócolis. A vitamina E é fornecida ao organismo quando consumidos alimentos como azeite de oliva e de girassol, amendoim, nozes e mamão. Cenoura, batata doce, manga, espinafre, melão, acelga, pimentão vermelho, brócolis, alface e ovo fornecem a vitamina A. A nutricionista lembra que são hábitos saudáveis de alimentação que devem ser mantidos sempre para fortalecer o corpo contra doenças.


Trabalho de profissionais da construção civil deve ser suspenso no período de quarentena. Esta foi uma das dúvidas apresentada por ouvintes durante a programação da Rádio Oeste, e que foi esclarecida pela Polícia Militar, que atua na fiscalização, mas também na orientação da população. De acordo com o comandante da Polícia Militar de Iporã do Oeste, sargento MILTON WOLF, a prorrogação do decreto estadual, que restringe o trabalho de profissionais e foca no isolamento social, estabelece as mesmas regras que já vinham sendo aplicadas nestes primeiros sete dias de quarentena.O sargento lembra que o critério adotado pelo governo do Estado para a definição do decreto e a prorrogação para mais sete dias, valendo a partir de hoje, não leva em conta tanto o trabalho coletivo ou individual, mas sim, as atividades consideradas essenciais, ou as não essenciais, na qual se enquadra a construção civil. Quem desrespeitar as normas é notificado e responde ao crime de desobediência, fiscalização que será intensificada.


As indústrias se enquadram nas atividades essenciais, no entanto, com o novo decreto, podem operar com somente metade de sua capacidade. O comandante da Polícia Militar de Iporã do Oeste ressalta que o decreto orienta a redução no numero de trabalhadores, com exceção de indústrias nos setores de alimentação ou agroindústria, em que nestes casos ainda é permitido o trabalho com todo o quadro de funcionários.Segundo o sargento MILTON WOLF, as mudanças no novo decreto que vigora a partir de hoje ainda dizem respeito às borracharias, oficinas de veículos pesados e restaurantes localizados as margens de rodovias. Nestes três casos é permitido o atendimento aos caminhoneiros que fazem o transporte de cargas, atividade também considerada essencial. Em relação aos restaurantes, o sargento chama atenção que as refeição não podem ser servidas no local, sendo permitida a entrega no balcão ou o delivery. O estabelecimento deve manter cuidados com higiene dos funcionários e clientes.


Exame descarta coronavírus em idosa de Iporã do Oeste que morreu no Hospital Regional. Uma idosa de 70 anos, moradora de Iporã do Oeste, faleceu neste domingo no hospital regional do Extremo-Oeste, vítima de parada cardiorrespiratória. A idosa tinha um quadro crônico de asma e problemas cardíacos. Na semana passada, ela foi internada no hospital de Iporã do Oeste. No domingo o quadro piorou e ela foi transferida em estado grave para o Hospital Regional. A mulher não chegou a ser internada e faleceu. Por uma questão de cautela e prudência, em razão do quadro epidemiológico do coronavírus, foi coletado material para exame em laboratório. A família da idosa também foi colocada em isolamento por uma questão preventiva. Inicialmente, os médicos descartaram coronavírus, mas, mesmo assim, o material foi encaminhado para o Laboratório Central, que por se tratar de óbito, examinou o material com prioridade. O resultado foi liberado na manhã desta terça-feira e a análise laboratorial descartou coronavírus.


Iporã do Oeste possui ainda dois pacientes com suspeita de coronavírus. O secretário de Saúde, MAURO BARELLA, esclarece que o resultado negativo de uma das três pessoas que estava com suspeita de coronavírus no município é recebido com alívio. Ele comenta que com este resultado divulgado pelo laboratório ontem, o município possui ainda dois casos suspeitos de coronavírus, mas nenhum caso confirmado. BARELLA enfatiza que uma pessoa está em isolamento hospitalar, em situação estável, da qual foi feita a coleta nesta quarta-feira para envio do material ao laboratório. Outro paciente com suspeita está em isolamento domiciliar. O município está no total com 32 pessoas que apresentam sintomas do víruse permanecem isoladas e mais 40 pessoas que não apresentam sintomas, mas estiveram em viagem recente. Todas estão sendo monitoradas e acompanhadas. O secretário orienta que continuem sendo adotadas as medidas de isolamento social, sendo esta a única forma no momento de prevenção ao vírus.O município irá anunciar em breve um novo decreto sobre a atuação durante a quarentena.


Descanso define medidas de prevenção e a instalação de um centro de triagem para dar suporte à população no combate ao coronavírus.O comitê de crise instalado no município para tratar sobre a pandemia do coronavírus esteve reunido nesta terça-feira. O secretário de Saúde, CLEBER RECH ressalta que o município não possui casos suspeitos ou confirmados de coronavírus, somente pacientes em isolamento social com sintomas de gripe leve e que estão sendo monitorados pela equipe de profissionais da saúde. Conforme o secretário, o comitê definiu que o centro de triagem será instalado em anexo ao hospital, com o objetivo principal de orientar a população sobre a prevenção ao coronavírus, e evitar a grande circulação dos munícipes nas unidades de saúde. O centro deve ser instalado já na próxima semana, e no momento está sendo providenciada a estrutura e os profissionais que irão atuar neste espaço.


A prefeitura de Descanso também fará a contratação emergencial de um médico para atuar e auxiliar no acompanhamento da triagem e demais situações. O comitê de crise fará também o cadastramento de profissionais voluntários da área da saúde, além de estudantes da área, que estejam dispostos em auxiliar em caso de necessidade. Cidadãos que quiserem ajudar, por exemplo, na fabricação de jalecos, macacões, mascaras, no preparo de alimentos, também podem se cadastrar. Outra medida será uma reunião com entidades do município para a prestação de serviço voluntário. Além disso, será feito o contato com os laboratórios do município para que mantenham plantão 24h para possível realização de exames laboratoriais. O comitê fará ainda a divulgação de um telefone para que a população possa entrar em contato e receber todas as informações e orientações necessárias em relação ao coronavírus e a dengue. Este número será informado em breve a população.


Em relação a dengue, o secretário de Saúde de Descanso enfatiza que os agentes de endemias continuam desempenhando o seu trabalho, considerando que o município possui um caso confirmado da doença. Ele pede à população que aproveite o período de quarentena para vistoriar as suas casas, pátios e quintais e eliminar qualquer criadouro do mosquito transmissor de doenças.CLEBER RECH enfatiza que a secretaria de Saúde também se dedica a vacinação do público alvo da campanha contra a influenza. Descanso recebeu inicialmente 550 doses de vacinas, destas, no primeiro dia de vacinação na segunda-feira, 530 doses foram aplicadas. A equipe seguiu um cronograma de vacinação no interior e na cidade, e até o recebimento de mais doses, este cronograma está suspenso. No momento os agentes de saúde não estão realizando as visitas às famílias, mas auxiliam na orientação a população.


-PM PRENDE SUSPEITOS DE FURTO EM FARMÁCIA

-OCORRÊNCIAS REDUZEM DEVIDO À PANDEMIA, MAS PMR REFORÇA ORIENTAÇÕES PARA UM TRÂNSITO SEGURO


Caminhão sai da pista na SC 305. A guarnição da Polícia Militar Rodoviária de São Lourenço do Oeste atendeu na noite desta terça-feira um acidente de trânsito na SC 305. Foi uma saída de pista envolvendo um caminhão tanque do município de Tigrinhos, que era conduzido por um homem de 40 anos. O motorista teve ferimentos leves, e no veículo os danos foram de grande monta.


Motociclista fica ferido em grave acidente. Um jovem de 19 anos ficou ferido em um acidente de trânsito na BR 163 entre o posto da Cidasc e o Trevo da Idamar. De acordo com informações o condutor da motocicleta Honda Hornet 600 seguia em direção a Dionísio Cerqueira quando perdeu o controle da direção bateu em um monte de terra ao lado da rodovia, momento em que a moto saltou e caiu em uma pequena ribanceira ao lado da via. Um caminheiro que viu o acidente avisou a Polícia Militar Rodoviária, que acionou uma equipe dos Bombeiros de Dionísio Cerqueira. O jovem conseguiu sair da ribanceira por um potreiro ao lado. Ele se encontrava bastante confuso no momento em que foi atendido pelos socorristas. O rapaz recebeu os primeiros atendimentos no local e foi encaminhado para o hospital. Familiares da vítima foram acionados para a remoção da moto do local.


Adolescente denuncia assedio através da internet. Por volta das 21 horas de ontem a guarnição da PM de Dionísio Cerqueira lavrou boletim de ocorrência após ser informada que um adulto estava assediando uma adolescente, de 12 anos de idade, através de aplicativo de trocas de mensagens pelo telefone celular. De acordo com o pai da menina, o homem é desconhecido da família. A cópia das mensagens, nas quais foi possível identificar o número do telefone do autor, foi anexada ao Boletim de Ocorrência. Depois de orientados, pai e filha foram liberados. O boletim será encaminhado para a polícia civil que irá investigar o caso e identificar a autoria.


Exército é mobilizado para atuar na Fronteira. Nesta manhã de quarta-feira os militares do Exército Brasileiro do Regimento de Cavalaria Mecanizada passaram a atuar na segurança da faixa de fronteira em Dionísio Cerqueira e auxiliar na fiscalização de prevenção ao coronavírus. De acordo com informações divulgadas pelo prefeito, THYAGO GNOATTO, um efetivo com cerca de 80 homens montou acampamento para fiscalizar a movimentação e fazer a barreira sanitária para tentar frear o avanço do COVID-19. Eles atuam no controle da faixa de fronteira, principalmente na área da aduana. Além de Dionísio Cerqueira, Paraíso também recebe a operação.


PM prende suspeitos de furto em farmácia. A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar na noite desta terça-feira, na Farmácia Agostini, em SMOeste. Segundo informações obtidas pela reportagem da Peperi, três pessoas entraram no estabelecimento. Uma mulher distraiu a funcionária enquanto outros dois homens furtaram três frascos de perfumes importados e um creme. Câmeras de vídeomonitoramento flagraram a ação dos criminosos. Por volta das 23 horas e 30 minutos a PM recebeu uma denúncia e localizou um casal. Com a mulher os policiais encontraram um creme, objeto do furto. O terceiro envolvido ainda não foi localizado. A funcionária da farmácia confirmou através das imagens se tratar dos envolvidos no furto. Os suspeitos foram encaminhados a delegacia. A PM alerta para a possibilidade dos perfumes serem comercializados na internet por um preço inferior, lembrando que a receptação por objeto de furto também é crime.


Número de ocorrências policiais devido à pandemia reduz, mas PMR reforça orientações para um trânsito seguro. De acordo com o capitão da terceira companhia de Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste, capitão DEIBER HAEFLIGER, em função da pandemia o número de acidentes reduziu, reflexo da diminuição no número de veículos circulando nas rodovias. Ele considera que isso mostra que as pessoas estão respeitando ao decreto que prioriza o isolamento social. O capitão lembra que a circulação de veículos não está proibida, e informações divulgadas a respeito do trancamento de rodovias são fake news. A única restrição no estado é a circulação de ônibus que fazem o transporte coletivo ou que vem de outros estados. Caso uma empresa de Santa Catarina tenha funcionários em outro estado, a exemplo do Paraná, poderá contratar um ônibus para transportar estes trabalhadores, respeitando a capacidade de no máximo 50% de lotação do veículo.


A PMR continua nas ruas, atuando na orientação e na fiscalização. Com movimento menor nas rodovias aumenta preocupação com excesso de velocidade. Conforme o capitão DEIBER HAEFLIGER, as empresas de transporte coletivo e de turismo foram informadas sobre a restrição, e acataram as ordens. Veículos que ainda estavam em trânsito antes da publicação do decreto estadual receberam escolta a partir da divisa do estado para que os passageiros chegassem ao seu destino.O comandante da PMR enfatiza que o novo decreto, em vigor a partir de hoje, define que estabelecimentos as margens das rodovias, estaduais ou federais, como borracharias, mecânicas e restaurantes, podem voltar a funcionar atendendo aos serviços essenciais de veículos de transporte, como caminhões, veículos da saúde ou de segurança pública e de outros serviços essenciais. O capitão ressalta que o foco é continuar evitando acidentes e vítimas, para reduzir a demanda nos atendimentos de saúde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.