ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 25/03/2020

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... . Umidade relativa do ar é ... por cento.

O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.

A pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, uniu governantes e autoridades de saúde do mundo inteiro em um objetivo principal: reduzir a velocidade da transmissão e evitar assim que os sistemas de saúde fiquem sobrecarregados. Praticamente todos os países que registraram casos da doença adotaram medidas de isolamento social. Mais de 100 países fecharam todas as escolas e praticamente todo o calendário esportivo mundial parou – incluindo as Olimpíadas de Tóquio. Neste momento, dois bilhões e 600 milhões de pessoas estão em isolamento, um terço da população mundial.

A Espanha superou o número de mortes registradas na China em decorrência do novo coronavírus, segundo dados fornecidos nesta quarta-feira pelo ministério da Saúde. O país já registou três mil 434 mortes desde o início do surto, sendo que 738 delas nas últimas 24 horas. O número total de casos registrados subiu 20 por ceneto nesta terça-feira em relação ao dia anterior, atingindo 39 mil 673 infectados, segundo o último balanço do Ministério da Saúde. A expectativa é a de que a extensão do estado de emergência acordado pelo governo seja ratificada nesta quarta no Congresso.

Nos Estados Unidos, senadores dos partidos Republicano e Democrata e a Casa Branca chegaram na madrugada desta quarta-feira a um acordo sobre um plano federal de estímulos de dois trilhões de dólares para aliviar as consequências da pandemia do coronavírus sobre a economia do país. O pacote deverá auxiliar trabalhadores, empresas e o sistema de saúde. O valor equivale a aproximadamente 10 trilhões e 200 bilhões de reais, o que representa um montante maior do que o PIB do Brasil em valores correntes, que em 2019 totalizou sete trilhões e 300 bilhões de reais. A Organização Mundial da Saúde informou ontem que que está vendo "aceleração muito grande" em número de casos de coronavírus nos Estados Unidos, o que representa potencial para o país se tornar o novo epicentro da epidemia.

A Prefeitura de Porto Alegre confirmou a primeira morte por coronavírus na Capital e no Rio Grande do Sul. O prefeito NELSON MARCHEZAN JR. divulgou a informação na madrugada desta quarta-feira. O caso ainda não foi oficializado pela Secretaria Estadual da Saúde. A vítima é uma mulher de 91 anos que estava internada na UTI do Hospital Moinhos de Vento. As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as dez e meia da noite de terça-feira, dois mil 271 casos confirmados do novo coronavírus no Brasil com 47 mortos. O Rio de Janeiro registra seis mortos e São Paulo, 40. O Amazonas registrou a primeira morte causada pela Covid-19. Com a morte de uma mulher em Porto Alegre, são 48 óbitos no país.

Em seu terceiro pronunciamento em rádio e televisão sobre a crise do novo coronavírus, o presidente JAIR BOLSONARO voltou a minimizar na noite desta terça a gravidade da doença. O presidente pediu para prefeitos e governadores "abandonarem o conceito de terra arrasada", que, para ele, inclui o fechamento do comércio "e o confinamento em massa". Ele afirmou que raros são os casos fatais em pessoas com menos de 40 anos.BOLSONARO também fez um apelo pela "volta à normalidade" e culpou a imprensa por "espalhar pavor". Hoje pela manhã, o presidente se justificou dizendo que o isolamento vai criar uma crise econômica e gerar desemprego, o que, segundo ele, pode levar a conflitos sociais e abalo na democracia. BOLSONARO afirmou que o que alguns governadores estão fazendo é um crime.

Entidades de saúde condenaram o pronunciamento, na noite desta terça-feira, do presidente JAIR BOLSONARO sobre a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A Associação Brasileira de Saúde Coletiva considerou "intolerável e irresponsável" o que chamou de "discurso da morte” do presidente JAIR BOLSONARO. A entidade afirmou que, em sua fala, que classificou como "incoerente e criminosa", o presidente "nega o conjunto de evidências científicas que vem pautando o combate à pandemia da COVID-19 em todo o mundo. O presidente da Câmara dos Deputados, RODRIGO MAIA, afirmou que o pronunciamento do presidente BOLSONARO foi "equivocado" e que os brasileiros precisam seguir as normas da Organização Mundial de Saúde em meio à pandemia do novo coronavírus. Já o presidente do Senado, DAVID ALCOLUMBRE, declarou que a fala de BOLSONARO foi grave e que o país precisa de uma liderança séria.

Santa Catarina tem 109 casos confirmados do novo coronavírus. Seis deles estão em leitos de UTI. Ao todo, o estado ainda tem 336 pacientes com suspeita da doença, segundo atualização do governo do Estado no final da tarde desta terça-feira. Em apenas um dias, foram positivados 23 novos testes. O número elevado também coloca Santa Catarina como o segundo estado do Sul do país, em número de pacientes contaminados. No Rio Grande do Sul, são 112 casos.Florianópolis é o município com mais casos: 20 no total. Os dados divulgados ontem pelo estado também indicam que Chapecó, cidade mais próxima do extremo-oeste, já tem três casos confirmados da doença.

O governador do estado, CARLOS MOISÉS DA SILVA, anunciou, nesta terça-feira, que o governo pretende implantar cerca de 700 novos leitos de UTI em Santa Catarina nos próximos dias. De acordo com ele, existem 800 leitos de Unidade de Terapia Intensiva disponíveis nos hospitais credenciados e registrados da rede pública e privada para atender os pacientes mais graves. Ele disse que o estado tem condições de abrir mais 713 leitos de UTI para daqui 30 dias, número que será necessário para atender todas as pessoas que podem apresentar sinais mais agravados da doença e que, consequentemente, precisarão de terapia intensiva. MOISÉS voltou a pedir que as pessoas fiquem em casa e que o isolamento social é a melhor forma de evitar a transmissão do coronavírus.

O governador CARLOS MOISÉS também falou ontem sobre a retomada da economia e anunciou que uma nova portaria vai avaliar o que é serviço essencial e o que não pode funcionar no estado. Ele também disse que o Estado pretende liberar as obras que envolvem o serviço público. Segundo governador, existe uma conversa com diversos estabelecimentos, como restaurantes e hotéis e outros segmentos para criar um modelo seguro de atuar nas modalidades sem aumento do contágio, com controle sanitário, de modo que o Estado volte a funcionar "a plena carga". Em disse que o esforço dos catarinenses vai evitar a disseminação da doença e que o estado vai começar agora a reativar a economia que estagnou em razão do coronavirus. Ele afirmou que é preciso evitar a doença, mas também organizar a volta das atividades econômicas para que esse não se torne um problema ainda maior do que o próprio coronavírus.

As medidas adotadas para conter o coronavírus. Departamento de Jornalismo da Rádio Atalaia contatou com os proprietários e responsáveis pelas principais farmácias da comarca para saber se alterou a rotina de cada uma;.

A busca por medicamentos triplicou. A informação é de IVÁNIA VICHROSKI, responsável pela farmácia Santa Maria. Isso se deve a preocupação com a doença. A procura por medicamentos como Paracetamol e Dipirona ficaram maiores. Outra área onde as vendas tiveram um expressivo aumento, foi nas vitaminas para imunidade, como a C. Frisa que tem tomado medidas de prevenção, disponibilizando álcool em gel aos clientes e instalando uma faixa de distanciamento a um metro do balcão.

Distribuidoras não estavam preparadas para a demanda. Assim explica MARIANA DANELUZ da farmácia Brasil Poupa Lar, sobre a falta de alguns produtos. Álcool em gel, luvas, máscaras e vitamina C são alguns desses itens, mas ela acredita que logo a distribuição deverá ser normalizada. Salienta que vem tomando precauções contra a doença, como uso do álcool em gel, limitar o atendimento para no máximo três clientes por vez e higienizar balcões e produtos após a entrada de cada pessoa.

Farmácia FarmaVip pede que clientes se dirijam ao estabelecimento em caso de necessidade. FRANCIELI PALUDO diz que essa medida diminui o movimento mas aumenta muito a segurança no estabelecimento. Mesmo assim tem tomado medidas de segurança, como uso de álcool em gel e fita de isolamento a um metro do balcão. Segundo ela, os produtos que tem mais saída agora são para imunidade, como própolis, vitamina C, bálsamo alemão e capsulas de alho, além do paracetamol e da dipirona.

Farmácia Santo Antônio considera necessárias as medidas de prevenção. A farmacêutica DANIELA ALMEIDA informa que a demanda no estabelecimento é um pouco diferente. Por ser junto ao hospital, recebe mais pedidos por receita, o que também torna mais difícil a falta de alguns itens. Outra atitude tomada pelo estabelecimento é a mudança de local de atendimento, agora somente feito por um balcão que impede a proximidade entre atendente e cliente, além de higienizar constantemente o estabelecimento.

Colaboração dos clientes é fundamental para combater o Covid-19. A responsável técnica pela farmácia São Miguel de Campo Erê, CASSIELI PEREIRA, pede a todas as pessoas que ajudem. Reforça para que mantenham a distância mínima de um metro e meio das atendentes e umas das outras, além de limparem as mãos com álcool em gel sempre que possível. Ela conta que o pico de movimento no local aconteceu nos primeiros dias do decreto, mas que agora se estabilizou.

Farmácia Santa Cecília tem tomado medidas de prevenção ao covid-19. A proprietária, SIMONE GIACOMETTI, frisa que as atendentes usam máscaras o tempo todo e limpam as mãos e balcões a cada atendimento. Comunica que o movimento diminuiu desde a publicação do decreto, mas que ainda assim tem falta de alguns produtos como a vitamina C e a Hidroxicloroquina, utilizado no tratamento da malária, mas com estudos sendo feitos em pacientes com coronavírus.

Farmácia São Rafael se preocupa com desabastecimento. PEDRO SEGER JÚNIOR, dono do estabelecimento, continua atendendo normalmente, mas toma medidas de prevenção como uso de máscaras, álcool em gel disponível para todos os clientes e cartazes orientando que as pessoas mantenham distância de um metro umas das outras e também das atendentes. Conta que o movimento aumentou nos últimos dias, mas que existe o risco de faltar itens como vitaminas para melhorar a imunidade.

Fluxo aumentou na farmácia Droga Med de São Bernardino. O proprietário, ROBERTO DE OLIVEIRA, salienta que a maior saída é nas vitaminas, mas também tem vendido bastante antigripal e paracetamol. Informa que, buscando evitar que a população de risco saia de casa, tem aceitado retirada de produtos do programa farmácia popular por parentes que levem receita. Ele vê um risco de desabastecimento grande, e por isso busca comprar das distribuidoras medicamentos em maiores quantidades.

Em meio pandemia do coronavírus, Campo Erê segue com onda de boas ações. Em meio a situação de medo, preocupação e alerta com o coronavírus, ondas de boas ações movimentam o mundo. Em Campo Erê, não é diferente. Várias empresas, farmácias, e pessoas em geral, estão sendo solidárias umas com as outras. Como é o caso da costureira IVONETE LOPES, que confeccionou máscaras e doou para saúde pública do município de Campo Erê. Ela, prefere não aparecer em vídeo nem gravar áudio, mas diz o seguinte: A iniciativa, partiu após a grande preocupação, devido a propagação do Covid-19 e o desabastecimento do produto no município.

O que pode produzir é insuficiente diante da necessidade do momento, mas o pouco que consegue fazer, faz de bom coração. IVONETE, frisa que sua atitude, também é uma forma de agradecimento a saúde pública de Campo Erê. Lembra que passou por tempos difíceis com sua saúde, passou por inúmeras cirurgias e sempre contou com amparo dos profissionais, e a doação das máscaras é uma maneira de retribuir o cuidado que tiveram com ela. Sua atitude é uma forma de ajudar nesse momento, pois entende que é um período em que as pessoas devem ser solidarias umas com às outras, ter fé em Deus e muita oração.

A Lopes Costureira produziu 100 máscaras para a Secretaria Municipal de Saúde que já foram entregues e está encerrando a confecção de mais 100 para o hospital Santo Antônio. Preocupada, ela também distribuiu o material para os funcionários da Rádio Atalaia, filiada à Rede Peperi de Comunicação, que tem o papel de informar, em especial em momentos críticos e de calamidade pública.

Secretaria de Saúde realiza teste em mulher com suspeita de Covid-19 em São Lourenço do Oeste. A pasta emitiu um novo ontem, informando sobre um novo caso suspeito de coronavírus - Covid-19 no município. Segundo a nota, trata-se de uma mulher de 59 anos que teve material coletado para verificar se tem ou não a doença. A paciente está isolada e sendo atendida no Hospital da Fundação. O resultado do teste deverá sair no fim de semana.

Prefeito de Campo Erê tem importantes recomendações para população sobre coronavírus. ODILSON LIMA, começa agradecendo a todos os profissionais da saúde pública do município que estão desempenhando um excelente trabalho, para garantir o bem estar do maior tesouro de Campo Erê, que é a vida das mais de nove mil pessoas. Reforça que as pessoas fiquem em casa e torçam para que esse momento seja superado em breve. Observa e parabeniza a população que estão seguindo as orientações.

A situação com o corona vírus; Como a Polícia Militar está agindo na região; e quais são as orientações. TENENTE LUCA FIGUEIRA, sub comandante da Companhia que atende a região, informa que a principal preocupação da instituição é aglomeração de pessoas e coibir o funcionamento dos comércios que não são considerados essenciais. Isso tudo, Salienta ele, é para evitar a propagação do vírus. Reforça o conselho: pessoa só deve sair de casa numa necessidade como ir ao mercado e a farmácia.

Quando alguém precisa sair de casa deve fazer isso sozinho, sem a família e muito menos com criança. TENENTE LUCA destaca que quanto menos contato, menos chance existe de ficar doente. Ele acrescenta que Santa Catarina tem sido destaque nacional por ser um dos primeiros estados da federação a promover o isolamento social tomar os demais cuidados necessários.

Polícia Militar já teve que intervir e notificar muitos estabelecimentos da região por abrir suas portas. Tenente FIGUEIRA explica que num primeiro momento é feito um termo de notificação, mas a situação pode chegar a interdição do estabelecimento. Como qualquer cidadão, se um policial apresentar sintomas do corona vírus, é imediatamente afastado da atividade, LUCA FIGUEIRA frisa que a instituição está trabalhando normalmente e preparada para agir como for necessário para garantir a saúde da população.

Promotora confirma: Ministério Público é contra restrição da passagem de pessoas entre municípios e estados. DAIANNY PEREIRA é a favor da criação de barreiras sanitárias entre limites e divisas, para trabalhos epidemiológicos. Sanitaristas podem fazer verificação a respeito da condição da saúde das pessoas, para detectar possível caso de corona vírus. Ela reforça que ninguém pode ser proibido de ter livre acesso nas estradas, mas lembra da recomendação que vale para todos que é de ficar em casa, em tempos de corona vírus.

Motorista fica ferido em saída de pista. Um caminhão de leite, placas de Tigrinhos saiu da pista e tombou ontem, por volta das 21 horas e 45 minutos, na comunidade Lageado Antunes, em São Lourenço do Oeste. O motorista de 40 anos foi socorrido e levado para o hospital. A Polícia Militar Rodoviária também registrou o acidente.

Homem é encontrado morto ás margens da rodovia. A Polícia Militar de Francisco Beltrão encontrou um homem morto no fim da tarde de ontem. Por volta das 17 horas e 30 minutos, foi informada de que tinha uma pessoa as margens da rodovia deitada no chão sem movimentos. No local foi encontrado um homem de cor branca, com aproximadamente 45 anos. Ele não portava documentos, e usava uma calça jeans escura e camisa listrada. A vítima apresentava uma perfuração aparentemente causada por arma de fogo no peito e uma lesão no pescoço e orelha. Segundo o perito da Policia Cientifica, pelo estado em que estava, a vítima já estava morta a várias horas. O corpo foi recolhido pelo IML para identificação e demais procedimentos.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.