ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 25-02-2023 Sábado

-GOVERNO FEDERAL AVALIA REONERAÇÃO PARCIAL DA GASOLINA E DO ÁLCOOL

-RENDA DOMICILIAR PER CAPITA DE SC SOBE PARA DOIS MIL E É A QUARTA MAIOR DO PAÍS

-CONFERÊNCIA DE SAÚDE SERÁ REALIZADA NA PRÓXIMA SEMANA EM IPORÃ DO OESTE

-SANTA HELENA FECHA 2022 COM MAIS DE 4 MILHÕES DE SUPERÁVIT ORÇAMENTÁRIO

-PROJETO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL É REALIZADO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

-TUNÁPOLIS AMPLIA PARCERIAS PARA PROMOVER O CURSO DE JUVENTUDE RURAL

-MULHER É PRESA APÓS FURTAR CELULAR E TROCAR POR DROGAS

-MOTOCICLISTA MORRE AO COLIDIR CONTRA MÁQUINA AGRÍCOLA NA BR 282


O tempo é de sol com algumas nuvens. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável com chuva a partir da tarde. A mínima das últimas horas foi de 17 graus e a máxima para hoje deve ser de 29 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 18 centavos. O euro está valendo cinco reais e 46 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois vírgula seis centavos.


O número de mortos pelos terremotos na Turquia e na Síria, ocorridos em 6 de fevereiro, ultrapassou 50 mil nesta sexta-feira. A Autoridade de Gerenciamento de Emergências e Desastres da Turquia informou que o número de mortes no país chegou a 44 mil 218. O último dado anunciado na Síria dá conta de cinco mil 914 óbitos. Na Turquia, mais de 160 mil edifícios contendo 520 mil apartamentos desabaram ou foram severamente danificados. O plano inicial do governo turco agora é construir 200 mil apartamentos e 70 mil casas de vilas, a um custo de pelo menos 15 bilhões de dólares.

Mais de 250 ataques durante a invasão da Rússia no ano passado deixaram quase um em cada dez hospitais ucranianos danificados, alguns mais de uma vez. A informação é de uma análise revisada pela CNN e por investigadores dos Estados Unidos, Reino Unido, Suíça e Ucrânia. O documento é um esforço conjunto de cinco organizações não-governamentais. Quase 200 trabalhadores médicos, que em época da guerra são protegidos pelas leis internacionais de direitos humanos, foram mortos, feridos, sequestrados ou presos, revelou a colaboração entre as ONGs. Os pesquisadores documentaram 707 ataques a serviços de saúde entre fevereiro e dezembro de 2022, incluindo danos a instalações, como ataques com explosivos lançados do solo.

O ex-presidente da Rússia DMITRY MEDVEDEV disse nesta sexta-feira que a única maneira de Moscou garantir uma paz duradoura com a Ucrânia é reduzir as fronteiras com Estados hostis o máximo possível, mesmo que isso signifique avançar sobre a fronteira com a Polônia, membro da Otan. MEDVEDEV, que agora é vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, fez os comentários em uma mensagem em sua conta no Telegram exatamente no aniversário de um ano da invassão russa à Ucrânia, no que Moscou chamou de “operação militar especial” para proteger falantes de russo e garantir a sua própria segurança. A Polônia compartilha longas fronteiras orientais com a Ucrânia e com a Bielorrússia, aliada da Rússia.

A deputada federal CARLA ZAMBELLI do PL de São Paulo anunciou nesta sexta-feira, que conseguiu o número mínimo necessário de assinaturas para que a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que visa investigar os atos de oito de janeiro seja instaurada. De acordo com a congressista, já há a adesão de 171 deputados federais e de 27 senadores para investigar os acontecimentos no segundo domingo do ano, em que manifestantes invadiram a sede dos Três Poderes – Senado Federal e Câmara dos Deputados, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal. Segundo a Advocacia-Geral da União, os prejuízos causados pelos atos chegaram a 20 milhões e 700 mil reais.

O Ministério do Desenvolvimento Social anunciou que ao menos um milhão 550 mil beneficiários do Bolsa Família deixarão o programa em março porque o governo LULA já comprovou que eles recebiam o auxílio de forma irregular. Segundo a estimativa do ministro WELLINGTON DIAS, que comanda a pasta responsável pelo programa de transferência de renda, até o mês de maio cerca de dois milhões e meio de pessoas serão excluídas, conforme a revisão do Cadastro Único. Até a manhã desta sexta-feira, segundo a pasta, dois mil 265 pessoas pediram, voluntariamente, para sair do programa através do aplicativo Cadastro. No total, o pente-fino feito pelo governo federal já havia identificado cinco milhões de beneficiários com alta probabilidade de irregularidades cadastrais.

Em meio ao impasse entre as alas política e econômica sobre manter ou encerrar a desoneração do PIS e da Cofins que incidem sobre a gasolina e o álcool, o governo federal avalia uma solução de meio termo: a reoneração parcial. A alternativa foi discutida numa reunião, na sexta-feira, entre Casa Civil, Petrobras e ministérios da Fazenda, e de Minas e Energia. A Medida provisória editada pelo governo no início do ano estipulou que a desoneração duraria até a terça-feira. Nesta segunda-feira, o presidente LULA tem reunião com os ministros RUI COSTA da Casa Civil e FERNANDO HADDAD da Fazenda e com o presidente da Petrobras, JEAN PAUL PRATES. Se a proposta da volta gradual do PIS e Confins for aprovada, uma nova medida provisória com as mudanças na cobrança dos impostos deve ser assinada pelo governo.

A vacina bivalente contra Covid-19 começará a ser aplicada em todas as regiões de Santa Catarina na segunda-feira. Nesta primeira fase da nova campanha de imunização, o público-alvo, em primeiro momento, são as pessoas em vulnerabilidade abrigadas pelo Estado, trabalhadores, pessoas com 70 anos ou mais, pacientes imunossuprimidos e população indígena. Cerca de 130 mil doses chegaram no Estado nesta semana e foram distribuídas às centrais regionais. Conforme a Diretoria de Vigilância Epidemiológica, cerca de um milhão e 600 mil pessoas devem receber o imunizante nesta primeira fase. Para tomar a vacina bivalente, é necessário ter completado o esquema primário e doses de reforço monovalente.

O salário mínimo dos trabalhadores de Santa Catarina deve receber reajuste médio de sete virgula 43 por cento em 2023, a partir do acordo firmado nesta quinta-feira entre as lideranças sindicais e empregadores. Com o novo percentual, os pisos salariais serão de mil 521, mil 576, mil 669 e mil 740 para as faixas salariais estipuladas. A proposta de aumento será encaminhada ao governo do Estado, que deve formular um projeto de lei e encaminhá-lo para análise e votação na Assembleia Legislativa. Depois de aprovado, o texto pode ser sancionado e os trabalhadores passam a receber o aumento. De acordo com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, o piso regional recebe aumento pelo décimo terceiro ano consecutivo através de conciliação das duas partes.

A renda domiciliar per capita em Santa Catarina aumentou para dois mil e 18 reais por mês no último, a quarta maior do país, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada pelo IBGE nesta sexta-feira. A média nacional foi de mil 625 em 2022. O aumento percentual em Santa Catarina foi de 17 virgula 46 por cento. Em 2021, o rendimento per capita era de mil 718 por mês, ou seja, o crescimento foi acima da inflação acumulada no ano de cinco virgula 79 por cento. No país, o aumento percentual foi ainda maior: 18 vírgula 87 por cento, depois da queda de renda registrada em 2021. O rendimento domiciliar per capita é calculado pelo IBGE como a razão entre o total dos rendimentos domiciliares e o total de moradores da casa.

A Escola Everardo Backheuser de Descanso está realizando um projeto de orientação profissional com os alunos do terceiro ano do Ensino Médio. De acordo com a diretora do educandário, JACINTA ORO, trata-se do projeto intitulado “Conhecendo Profissões”. Ela explica que o objetivo é de aproximar os estudantes do mercado de trabalho e auxiliar na decisão sobre qual profissão eles pretendem exercer no futuro. Através do projeto, cada aluno aponta uma profissão que possui maior apreço e a escola faz o agendamento para que ele passe um dia com um profissional da área, vendo as atividades na prática e tirando suas próprias conclusões se realmente deseja trabalhar com aquilo. JACINTA salienta que isso também proporciona um norte para os alunos decidirem se querem seguir os estudos em algum curso superior ou apenas focarem no mercado de trabalho, a partir da conclusão do Ensino Médio.

Os alunos do Ensino Médio contam com orientações especiais desde o primeiro ano. De acordo com a diretora da Escola Everardo Backheuser de Descanso, JACINTA ORO, tudo começa com o Projeto de Vida, no qual os alunos já começam a projetar algumas profissões para o futuro. Ela observa que no decorrer do projeto, alguns alunos optaram por trocar de profissão, pois não identificaram afinidades com a área escolhida. Com isso, a escola possibilitou que eles realizassem a visita a um profissional de outra área. JACINTA salienta que a visita é feita de forma individual, onde o aluno pode tirar todas as dúvidas que surgirem. Depois é feito um debate com a turma, onde cada aluno relata a sua experiência aos demais colegas. A diretora avalia que o Projeto “Conhecendo Profissões” possibilita a ampliação da visão de mundo dos alunos, para que eles saiam da Escola preparados para assumirem uma profissão com muita responsabilidade.

A Secretaria de Agricultura Tunápolis possui diversas parcerias para promover o curso de Juventude Rural. Meta é a sucessão familiar, além de promover maior desenvolvimento nas atividades agrícolas. 85 por cento do movimento econômico do município é proveniente do setor agropecuário e por isso vários programas visam o incentivo à produção agrícola. De acordo com a Secretária de Agricultura, DIRCELEI ARENHARDT, o lema do curso é: Um novo olhar para o desenvolvimento familiar em Tunápolis. As aulas teóricas serão no auditório municipal e auditório do Sicoob, com um encontro mensal. As atividades práticas vão ocorrer em propriedades rurais e também em visitas técnicas possibilitando maior aprendizagem para os alunos do curso.

A Secretária de Agricultura informa que o inicio será em 16 de março com sequência das aulas teóricas e práticas até novembro. DIRCELEI ARENHARDT conta com a mobilização de parceiros para atrair os jovens e também mantém contato com os alunos da Escola Padre Balduino Rambo para fazerem parte do projeto. Ela reconhece a dificuldade em ter uma participação mais expressiva em razão dos compromissos que os jovens possuem nas propriedades. Segundo DIRCELEI, a missão é árdua para fechar turmas e viabilizar o curso. Ainda restam vagas para o Juventude Rural. A Secretária de Agricultura de Tunápolis, DIRCELEI ARENHARDT reforça que o jovem aprende na teoria e aperfeiçoa a prática, podendo ampliar suas atividades e até implantar inovações. Também terá certificação aos concluintes do curso.

A Secretaria de Agricultura de Tunápolis conta com parceria da Epagri, Banco do Brasil, Cooper A1, Lac Tunas, Sicoob, Sicredi e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. De acordo com DIRCELEI ARENHARDT, além das aprendizagens específicas e técnicas, o curso visa trabalhar a sucessão familiar, sendo este um importante tema para atualidade. Nesta oportunidade os jovens poderão obter mais conhecimento e formas de impulsionar o desenvolvimento das propriedades. Conforme DIRCELEI, os jovens terão a oportunidade compartilhar, aprender sobre diferentes atividade, bem com planejar as práticas e implantar novas formas de produção.

Tunápolis terá ampla disponibilidade de cursos profissionalizantes em parceria com o Senar. A capacitação no meio rural é um dos focos da Secretaria de Agricultura. Segundo DIRCELEI ARENHARDT, a parceria com o Senar possibilita a realização de vários cursos que serão oferecidos a partir de oito horas de duração até cursos de 30 horas. Todos serão totalmente gratuito. A Secretária diz que a estratégia será de primeiro garantir a formação de turmas para na sequência contratar o professor. DIRCELEI avalia que atividades do agronegócio estão em constante transformação com uso de tecnologias e por isso é necessário ter aperfeiçoamentos. Ela reconhece que nem sempre é possível atender as demandas, porém as parcerias contribuem bastante.

São João do Oeste altera a Lei de Melhoramento Genético. De acordo com o Secretário de Agricultura do município, ROGÉRIO RECH, no final do ano passado foi definido que o limite de doses de sêmen a serem doadas passaria a ser de 2,3 doses para cada fêmea com mais de dez meses, registrada no plantel da propriedade. RECH observa que com isso criou-se um parâmetro para registro dos dados no sistema de controle interno, com definição do limite máximo de doses disponíveis para cada propriedade. Cita que os próprios inseminadores registram de forma online a raça e a quantidade de doses usadas, alterando automaticamente o estoque disponível para cada produtor rural. ROGÉRIO RECH salienta que com isso o setor está totalmente informatizado e dispõe de informações em tempo real sobre tudo o que está sendo realizado através da Lei de Incentivo ao melhoramento genético em São João do Oeste.

A novidade neste ano é que o produtor pode comprar sêmen sexado e convencional diretamente do fornecedor. O Secretário de Agricultura de São João do Oeste, ROGÉRIO RECH, chama atenção que nesse caso deve ser observado o limite máximo de 30 por cento da quantidade de doses que o produtor teria direito de usar na propriedade ou no máximo 50 doses por ano. Outra precaução apontada pelo Secretário é a necessidade de observar a consanguinidade dos animais, para que possa ser feito o reembolso do valor do sêmen, mediante apresentação da Nota Fiscal, ficha do touro e programa de acasalamento. Os valores do reembolso variam conforme a dose adquirida, sendo de até 20 reais para gado de corte e até 25 reais para gado leiteiro. As propriedades que possuem pessoal qualificado para realizar as inseminações por conta própria também estão recebendo materiais como luvas e bainhas de forma gratuita.

A Prefeitura de Santa Helena realizou na manhã de ontem, uma Audiência Pública com prestação de contas e avaliação das metas fiscais relativas ao terceiro quadrimestre de 2022. De acordo com o Secretário de Administração do município, MARCELO CAMPAGNARO, o encontro foi realizado na Câmara de Vereadores, com foco nas principais metas, despesas e receitas do município no ano passado. Ele destaca que o principal ponto positivo apontado na reunião foi a superação da previsão inicial de arrecadação do município, que fechou 2022 com mais de quatro milhões de reais de superávit orçamentário.

Em 2022, a Prefeitura de Santa Helena superou as metas de investimentos estipuladas para todas as Secretarias, inclusive com cumprimento das metas do FUNDEB – o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica. O Secretário de Administração do município, MARCELO CAMPAGNARO, salienta que a Prefeitura de Santa Helena também possui despesas mínimos com o quadro de pessoal, o que possibilita investimentos em outras áreas. Ele avalia que as Audiências Públicas são de extrema importância para garantir transparência à situação financeira e fiscal do Município.

A etapa municipal da Conferência de Saúde será realizada na próxima quinta-feira, dois de março, em Iporã do Oeste. De acordo com a responsável pela Secretaria de Saúde do município, ELISE WALKER, o credenciamento vai iniciar às 13h no Centro Público de Convivência. Ela explica que a Conferência é uma exigência do Conselho Nacional de Saúde, que deve ser cumprida por todos os municípios. O objetivo é de escolher os delegados que vão representar cada cidade na etapa estadual, onde serão escolhidos os representantes do Estado para a Conferência Nacional. ELISE salienta que será realizada uma palestra sobre o tema proposto pelo Conselho Nacional de Saúde e também acontecerão trabalhos em grupo, com discussão das propostas do município a serem levadas para as próximas etapas.

A Conferência é aberta para a participação de todos os munícipes e servirá como um momento de reflexão sobre o que precisa melhorar nas políticas públicas relacionadas ao Sistema Único de Saúde. Outra atividade importante agendada para o mês de março em Iporã do Oeste é o encontro de mulheres agricultoras na comunidade de São Vendelino, no dia sete. A responsável pela Secretaria de Saúde do município, ELISE WALKER, salienta que a atividade será realizada através de uma parceria entre a Epagri, Cooperativas e Secretaria Municipal de Saúde. Na oportunidade, uma equipe de enfermagem da Unidade Básica vai repassar orientações para as participantes com realização de testes rápidos de hepatites B e C, sífilis, aferição de pressão arterial, peso, altura e outras ações relacionadas à saúde da mulher.

Um idoso, de 74 anos, morreu afogado após um carro sair da pista e cair dentro de um açude na Linha Aparecida, no interior de Bandeirante. De acordo com a Policia Militar, os moradores das proximidades localizaram o carro Gol dentro do açude na manhã desta sexta-feira e acionaram a guarnição. A suspeita é que o acidente tenha acontecido entre a noite de quinta-feira e a madrugada de ontem. O Corpo de Bombeiros foi acionado e quando os socorristas chegaram no local, constataram a morte do idoso. A Polícia Civil e a Polícia Cientifica também foram acionadas e estiveram no local. A vítima foi identificada como EUGÊNIO MELZ, de 74 anos.

Uma mulher foi presa após furtar um aparelho celular na tarde desta sexta-feira, em São Miguel do Oeste. Segundo apurado pelo jornalismo da Rede Peperi, a mulher furtou o celular da marca Samsung de um homem na Avenida Willy Barth e negociou o aparelho com outra pessoa na comunidade Vila Nova, em troca de duas pedras de crack. Após a ação da Polícia Militar, a mulher foi encontrada e confessou o furto. Ela foi presa e conduzida até a Delegacia de Polícia Civil para o registro e demais procedimentos.

Uma motociclista, de 30 anos, morreu após colidir uma Honda Bis contra uma máquina agrícola na BR-282, entre Pinhalzinho e Saudades, no final da tarde desta sexta-feira. O acidente foi registrado por volta das 18h no Distrito de Juvêncio. Segundo o Corpo de Bombeiros, quando o resgate chegou no local, já encontrou a jovem com traumatismo craniano e sem sinais vitais. A vítima fatal foi identificada como ANA PAULA PETRY, que trabalhava em uma empresa de confecções de Saudades. A Polícia Rodoviária Federal realizou os levantamentos e registrou um Boletim de Ocorrência. O motorista da máquina agrícola foi identificado e a Polícia Civil investiga as causas do acidente.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.