-SENADO APROVA PROJETO PARA FACILITAR COMPRA DE VACINAS POR ESTADOS E MUNICÍPIOS
-SC COMEÇA HOJE REPASSE DE MAIS 107 MIL DOSES DE VACINA AOS MUNICÍPIOS
-PREFEITOS DA AMEOSC TERÃO AUTONOMIA PARA DECIDIR RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS
-CÂMARA CONVOCA COORDENADOR DO COMITÊ DE CRISE PARA SESSÃO DE HOJE
-CASOS DE COVID-19 AUMENTAM 26 POR CENTO EM FEVEREIRO NO MUNICÍPIO
-HOMEM FICA FERIDO AO CAIR DE GALPÃO EM PROPRIEDADE RURAL
-COLISÃO ENTRE CARRO E MOTO PROVOCA TRÊS MORTES NA BR 163
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 43 centavos. O euro está valendo seis reais e 64 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
Acabar com a corrupção e recuperar o dinheiro perdido pode levar governos do mundo todo a financiarem mais ações contra a pobreza extrema, o coronavírus e a crise climática. A recomendação está no relatório do Painel de Alto Nível sobre Responsabilidade, Transparência e Integridade Financeiras Internacionais para Alcançar a Agenda 2030 da ONU, lançado nesta quinta-feira. Até dois vírgula sete por cento do PIB mundial está em operações de lavagem de dinheiro, o que faz com que os governos deixem de arrecadar até 600 bilhões de dólares por ano, de acordo com o painel. Segundo o relatório, é preciso leis e instituições mais sólidas para prevenir esses problemas.
Políticos chavistas e militares passaram à frente de idosos e grupos vulneráveis no programa de vacinação contra a Covid-19 determinado pelo regime de NICOLÁS MADURO. O primeiro lote oriundo da Rússia, com 100 mil doses da vacina Sputnik V, foi aplicado nos 277 deputados do Parlamento oficialista que foi eleito em dezembro passado, em prefeitos, governadores e outras autoridades. Nesta primeira fase, ainda incipiente para a população de 30 milhões, são também imunizados policiais e militares que integram o aparato de segurança nas ruas e representam um dos pilares de sustentação do governo.
O governo do presidente JOE BIDEN planeja distribuir 25 milhões de máscaras contra a Covid-19 a partir do próximo mês como parte dos esforços para derrotar a pandemia. As máscaras serão de tecido lavável de alta qualidade e serão distribuídas gratuitamente, informou a Casa Branca em um comunicado. O EPI será entregue para bancos de alimentos e centros comunitários de saúde de todo o país. Os centros são clínicas para pacientes ambulatoriais que prestam serviços em áreas de recursos escassos. Dois terços das pessoas atendidas por esses centros vivem na pobreza.
O Senado aprovou nesta quarta-feira, com 71 votos favoráveis e nenhum contrário, um projeto de lei com regras e mecanismos de incentivo às startups, empresas recém criadas, de baixo custo e com perfil inovador. As startups podem ser de diversos ramos, como do de tecnologia, por exemplo. A proposta teve origem na Câmara, onde foi aprovada no ano passado. O Senado alterou o conteúdo do projeto e, por isso, o texto volta à Câmara para nova análise dos deputados. Batizado de "Marco Legal das Startups", o projeto define o conjunto de regras para o funcionamento do setor. Entre outros pontos, o texto fixa regras de aporte de capitais por pessoas físicas e jurídicas e permite a participação destas empresas em licitações públicas.
A Câmara dos Deputados deu aval nesta quarta-feira, por 304 votos a 154, à tramitação de uma proposta de emenda à Constituição que cria novas regras para a imunidade parlamentar e a prisão de deputados e senadores. Os deputados não analisaram o conteúdo do texto, somente os aspectos formais. Ou seja, se a redação está de acordo com a técnica legislativa e não fere princípios jurídicos ou constitucionais. Com a aprovação da admissibilidade a proposta pode ser apreciada pelo plenário. Por se tratar de uma alteração na Constituição, a PEC tem que ser votada em dois turnos. Para ser aprovada, precisa dos votos de pelo menos 308 dos 513 deputados. Depois, vai ao Senado.
O Senado aprovou nesta quarta-feira o projeto que tem o objetivo de facilitar a aquisição de vacinas contra a Covid-19 pelos governos federal, estaduais e municipais. O texto, de autoria do presidente do Senado, RODRIGO PACHECO, segue para a análise da Câmara. Segundo a proposta, enquanto durar a Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional decorrente da Covid-19, a União, os estados e os municípios estarão autorizados a comprar vacinas e a assumir riscos relacionados a eventuais efeitos adversos pós-vacinação, desde que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária tenha concedido registro ou autorização temporária de uso emergencial das vacinas adquiridas. O texto diz ainda que a União, estados e municípios poderão constituir garantias ou contratar seguros para a cobertura dos eventuais efeitos adversos.
Um novo lote com 48 mil e 200 doses da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, chegou a Florianópolis às sete horas e 10 minutos da noite desta quarta-feira. Essa foi a segunda remessa de doses que o estado recebeu em apenas um dia. Pela manhã, Santa Catarina havia recebido um lote com 59 mil e 500 doses da vacina OxfordAstraZeneca. As duas remessas somam um total de 107 mil e 700 doses recebidas em apenas um dia. A distribuição dessas doses para as gerencias regionais de Saúde será feita a partir de hoje. As doses da OxfordAstraZeneca serão distribuídas de forma integral, sem reserva da Dose Dois, tendo em vista que o intervalo entre as duas doses desta vacina é de 12 semanas. No caso da vacina CoronavacButantan, será distribuída apenas metade das doses recebidas, ou seja, 24 mil e cem, para a aplicação da primeira dose.
O Laboratório Santa Luzia comunicou à Diretoria Estadual de Vigilância Epidemiológica que identificou 16 casos suspeitos da variante B.11.7 do novo coronavírus, a variante do Reino Unido. Os exames foram encaminhados à Fiocruz, no Rio de Janeiro, para confirmação por meio de sequenciamento genético. A Secretaria de Estado da Saúde acompanha o caso. Os testes são de Florianópolis, Palhoça e São José. Entre os exames suspeitos há três crianças e adolescentes de zero a 19 anos, 10 adultos entre 20 e 59 anos, e três idosos com mais de 60 anos. De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde, EDUARDO MACARIO, os municípios dos casos suspeitos já foram alertados.
O governo de Santa Catarina publicou nesta quarta-feira mais um decreto para tentar diminuir o contágio da Covid-19 no estado. As medidas valem a partir desta quinta por 15 dias. O documento estendeu o estado de calamidade pública em Santa Catarina até 30 de junho deste ano. Em dezembro, outro documento havia prorrogado a situação de calamidade até 28 de fevereiro. Entre as restrições estão as seguintes: proibição de funcionamento de casas noturnas e casas de espetáculos em todos os níveis de risco; proibição da venda e consumo de bebidas alcoólicas em postos de combustíveis e lojas de conveniência entre meia-noite e seis da manhã e redução do limite de funcionamento para 50 por cento de passageiros sentados dentro do veículo para o transporte coletivo urbano municipal, intermunicipal e interestadual.
O município de São Miguel do Oeste registrou mais 28 novos focos do mosquito da dengue na cidade. Na semana passada, foram 39 locais com larvas do mosquito. A informação é do coordenador das equipes da dengue, CELIO SILVA. Desde o começo do ano já são 232 focos do mosquito e dois casos confirmados da doença. Um dos casos é autóctone, ou seja, foi contraído no município. CELIO também confirmou que a equipe da dengue vai realizar uma reunião com os responsáveis pela floriculturas da cidade. Ele explicou que o objetivo é discutir as ações e medidas para eliminar os focos e evitar a proliferação do inseto. O servidor destacou que os três primeiros meses do ano são os mais difíceis e de maior número de focos do mosquito.
As pessoas devem colaborar e se envolver ativamente no trabalho de combate ao mosquito da dengue. O pedido é do coordenador das equipes da dengue, CELIO SILVA. Ele citou que essa questão é abordada toda vez que se fala sobre a dengue e isso mostra que muitos moradores não estão dando a devida atenção ao problema. Nesta semana, o trabalho de recolhimento de pneus, móveis e entulhos eletrônicos está no bairro São Luiz. O contêiner está em frente ao salão comunitário e os moradores devem ser os entulhos até esse local. Depois, a prefeitura vai dar o destino correto a esses materiais. SILVA destacou que pessoas de outros bairros também podem deixar os entulhos nesse contêiner e que o importante e evitar que os objetivos fiquem jogados nos terrenos e quintas, acumulando agua e favorecendo a proliferação do mosquito.
Os prefeitos da Ameosc realizaram uma nova assembleia virtual na manhã desta quarta-feira para analisar o aumento dos casos, óbitos e internações pelo Coronavírus no extremo-oeste. A reunião teve a participação de 17 prefeitos, da secretária de Saúde de Palma Sola e coordenadora do Colegiado Regional de Saúde da Ameosc, DÉBORA PREVEDELLO e do secretário de Educação de Descanso e Coordenador do Colegiado de Educação, MAICON ROSIN. Durante a reunião, os gestores discutiram a possibilidade de retorno das aulas presenciais para o dia primeiro de março. Não houve consenso entre os prefeitos. Nove deles votaram pelo retorno das aulas presenciais e oito votaram pelo não retorno. Dessa forma, ficou definido que cada município terá sua autonomia de decisão. A orientação da Ameosc é pelo retorno as aulas no dia primeiro, mas ficou em aberto para que cada município estude a sua realidade e adote a postura que julgar conveniente.
Os prefeitos da Ameosc estão preocupados com que eles classificam de “situação dramática” que atinge o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. Durante a assembleia de ontem, eles avaliaram que o quadro é ainda mais grave na medida em que um aumento de pacientes sem vagas nas UTIs e que ficam internados de modo provisório até conseguir um espaço em outros hospitais do estado. Na assembleia de ontem, os prefeitos também fizeram um alerta para o aumento dos números da Covid no extremo-oeste acima da média estadual. Nos últimos seis dias, o número de casos de Covid-19 cresceu 10 por cento na região da Ameosc. Já os óbitos cresceram 11 por cento no mesmo período. A média de Santa Catarian é de crescimento de três virgula nove por cento de casos registrados e de três e meio por cento de óbitos.
Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram, nas sessão da última terça-feira, uma moção para permitir a reabertura total de restaurantes e bares, desde que sejam cumpridas as normas e protocolos de segurança sanitária. O pedido é dos vereadores NINI SCHARNOSKI, CARLOS AGOSTINI, CRIS ZANATTA, GILMAR BALDISSERA, MARIA TEREZA CAPRA e VANIRTO CONRADT. Os autores afirmam que não é fechando o comércio e parando tudo que o problema será resolvido. Ele alegam que neste momento de dificuldade é preciso encontrar meios para que a sociedade possa enfrentar esta crise trabalhando dignamente. Eles pediram que as autoridades revejam as decisões tomadas. A moção foi aprovada por maioria, com votos contrários de VAGNER PASSOS e MARLI DA ROSA, e abstenção de PAULO DRUMM.
O decreto com restrições que está em vigor há uma semana atingiu em cheio um setor que vem sofrendo desde o início da pandemia em 2020. A afirmação é do empresário do setor, RAFAEL DOS SANTOS. Ele citou que muitos bares, como o dele, não tem serviço de delivery. Além disso, ele citou que não é viável adotar esse modelo neste momento. O decreto, que vai até o dia primeiro de março, restringe atividades de restaurantes, bares, casas noturnas, academias de ginásticas e Igrejas. Na visão de RAFAEL, o que já era complicado ficou ainda pior para o setor. Ele defendeu a revisão do decreto e a liberação dos bares. O empresário disse que o segmento não poder ser considerado o vilão dessa história.
As medidas preventivas adotadas pelo município são um reflexo da situação da pandemia do coronavírus. A afirmação é do médico coordenador do comitê de crise do coronavírus, MAURICIO PIACENTINI. Ele disse que o decreto publicado na semana passada, e que vai vigorar até o início de março, tem o objetivo de frear a circulação de pessoas e reduzir o risco de contágio por coronavírus. PIACENTINI citou que as medidas restritivas foram anunciadas diante do aumento de casos e do crescimento dos registros de descumprimento das regras principais, como aglomeração e o não uso de máscaras e álcool em gel. Ele ressaltou que se não houver a colaboração da sociedade, o hospital vai continuar lotado, independentemente do número de leitos.
Os reflexos das medidas de restrição previstas em decreto municipal terão reflexos na taxa de transmissão e no número de novos casos de Covid entre 10 e 14 dias. A projeção é do médico coordenador do comitê de crise do coronavírus, MAURICIO PIACENTINI. Mesmo assim, ele disse que as medidas que restringiram setores como bares, restaurantes, academias e igrejas já tiveram efeitos positivos no enfrentamento a pandemia do coronavírus.
O presidente do comitê de crise do coronavírus vai participar da sessão da câmara de vereadores desta quinta-feira. MAURICIO PIACENTINI foi convocado pelo vereador CARLOS AGOSTINI. O vereador do MDB fez um requerimento solicitando que o coordenador do Comitê de Crise compareça ao plenário da Câmara para prestar esclarecimentos sobre as ações referentes à pandemia do coronavírus. O requerimento foi aprovado por unanimidade. A sessão de hoje, com a presença do médico MAURICIO PIACENTINI, está marcada para as sete horas da noite e será transmitida ao vivo pela rádio Peperi.
O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso registrou três altas hospitalares de pacientes de Chapecó e Dionísio Cerqueira e um alta de paciente que estava na UTI para a enfermaria, mas a lotação ainda está em cem por cento. Todos os 23 leitos de UTI para os casos de Covid permanecem ocupados. Nesta quarta-feira, também foi transferido um paciente de Itapiranga que aguardava leito de UTI. Ele foi levado para Tubarão. Na enfermaria são 12 confirmados com taxa de ocupação de 75 por cento. Em São, Miguel do Oeste, 49 pessoas foram diagnosticadas com covid-19 no dia de ontem. Outros 39 pacientes entraram para a lista de recuperados. Hoje, a cidade tem 287 moradores com o vírus ativo.
Nos últimos 30 dias foram notificados 843 casos novos de Covid- 19 em São Miguel do Oeste. A informação está no boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira pela secretaria municipal de saúde. Em fevereiro, houve um aumento de 26 e meio por cento no acumulado de casos em relação aos primeiros 25 dias no mês de janeiro. Ao todo, foram 149 casos a mais até agora do que no mesmo período do mês anterior. De acordo com o enfermeiro coordenador da Vigilância Epidemiológica, MARCOS BORTOLANZA, proporcionalmente, fevereiro é o mês com maior incidência da doença desde o início da pandemia no município. A média neste ano é de 31 novos casos da doença por dia.
A maior incidência da Covid-19 está em pessoas com idades entre 20 e 49 anos. Segundo o boletim epidemiológico divulgado ontem, 61 por cento dos casos confirmados estão nessa faixa etária da população que também é a mais ativa economicamente. São quase de duas mil pessoas com essa idade que contraíram a doença desde o início da pandemia. O relatório também informa que a pessoa mais jovem a ter o exame positivo foi de 13 dias de vida e a mais idosa com 100 anos. A maioria dos pacientes é do sexo feminino. 54 por cento dos casos confirmados são mulheres e 46 por cento, homens. No total, mil 727 mulheres e mil 475 homens já tiveram Covid na cidade.
Desde o primeiro registro de Covid-19 na cidade, em maio do ano passado, o município teve 23 mortes decorrentes de complicações da doença. De acordo com boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira pela secretaria municipal de saúde, o mês de janeiro apresenta o maior número de óbitos com seis registros. A primeira morte foi notificada no mês de julho. A faixa etária com maior número de óbitos é de 70 a 79 anos com sete morte. 30 por cento dos casos foram em pessoas com idade entre 80 e 89 anos. O enfermeiro coordenador da Vigilância Epidemiológica, MARCOS BORTOLANZA, ressaltou que esses dados mostram a gravidade do caso e a importância das pessoas se cuidarem.
O município de São Miguel do Oeste tem recursos para adquirir 40 mil doses de vacinas contra a Covid. A informação foi divulgada em vídeo publicado nas redes sociais oficiais do município. WILSON TREVISAN comentou que o Supremo Tribunal Federal e a Câmara autorizaram estados e municípios a comprarem a vacina contra covid-19 caso o Governo Federal deixe de cumprir o Plano Nacional de Imunização. Falta apenas a aprovação do Senado e TREVISAN garantiu que o município já dispõe dos recursos financeiros necessários e está preparado para adquirir até 40 mil doses da vacina caso esta situação ocorra. Ele reforçou o pedido para que as pessoas usem máscara, álcool em gel, não se aglomere e cumpra todas as medidas sanitárias definidas.
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e as forças de segurança de seis estados deflagraram, nesta quinta-feira, uma megaoperação contra facção criminosa. Estão sendo cumpridos neste momento 284 mandados, sendo 142 de prisões e 142 de busca e apreensão. O GAECO identificou que a facção criminosa tinha como objetivo primordial a expansão da atuação no Estado de Santa Catarina, com foco na região de fronteira entre as cidades de São Miguel do Oeste, Chapecó e Dionísio Cerqueira. Em São Miguel do Oeste pelo menos um suspeito foi preso pelas equipes da Polícia Civil e encaminhado à delegacia da comarca. O resultado da operação será divulgado em coletiva de imprensa as três e meia da tarde no canal do Ministério do Público no youtube.
Um homem ficou ferido ao cair de um galpão na tarde de ontem no interior de Itapiranga. O acidente de trabalho aconteceu por volta das cinco horas na Linha Maria Goretti. Um homem de 35 anos estava realizando manutenção no telhado do galpão quando sofreu a queda de aproximadamente quatro metros de altura. Ele teve um corte na cabeça de aproximadamente 15 centímetros. Quando os bombeiros chegaram no local, ele relatou uma intensa dor no ombro direito. Após os primeiros socorros, a vítima foi conduzida ao Hospital de Itapiranga.
Um motociclista ficou ferido em um acidente de transito nesta quarta-feira no bairro São Jorge. A colisão aconteceu por volta das duas e meia da tarde na rua Tiradentes e envolveu uma motocicleta CG placa de São Miguel do Oeste e um automóvel Logan placas de Santa Maria. O condutor da moto sofreu ferimentos na coluna vertebral e escoriações no braço. Ele foi atendido pelos bombeiros com suspeita de fratura no braço e conduzido para atendimento médico no Hospital Regional Teresinha Gaio Basso.
Outro acidente na noite de ontem deixou um homem ferido no bairro Jardim Peperi. A colisão aconteceu por volta das nove e meia da noite na rua Marcilio Dias, proximidades da Apae, e envolveu uma motocicleta e uma camionete L200. Segundo a Polícia Militar, o condutor da caminhonete saiu do local sem prestar socorro ao motociclista. Durante a confecção do Boletim de ocorrência, moradores que vieram o acidente repassaram informações para a PM que tentou encontrar o veículo, mas o condutor não foi localizado. A guarnição informou que as câmeras de videomonitoramento de uma empesa que fica nas proximidades do local do acidente podem auxiliar na identificação do veículo e do condutor. O condutor da moto sofreu ferimentos leves e foi encaminhado ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.
Três pessoas morreram em um acidente na noite de ontem na BR 163 em Dionísio Cerqueira. A colisão, por volta das dez da noite, envolveu uma motocicleta Titan, emplacada no município, com dois ocupantes, e um Gol com placas de Balneário Rincão. Os veículos colidiram em uma reta. O local havia sido revitalizado recentemente, porém não havia sinalização e o trecho possui baixa luminosidade. O condutor do Gol sofreu politraumatismo e fratura no crânio. Ele morreu na hora. Já os dois ocupantes da motocicleta sofreram múltiplas fraturas e também tiveram morte instantânea. O passageiro do Gol sofreu ferimentos e foi levado ao Hospital pelo Corpo de Bombeiros. As vítimas foram identificadas como MARCELO DOS SANTOS FORTES, de 18 anos, MARCOS ANTONIO HEBERT, de 21 anos e CLEUVAN MEIRELES, de 31 anos. As causas do acidente serão apuradas pela polícia civil.