ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo Em Foco - Itapiranga - 25/02/2021

GLOBO EM FOCO – 25/02/21

-SENADO APROVA PROJETO PARA FACILITAR COMPRA DE VACINAS POR ESTADOS E MUNICÍPIOS

-SC COMEÇA HOJE REPASSE DE MAIS 107 MIL DOSES DE VACINA AOS MUNICÍPIOS

-MÉDICO ALERTA PARA RISCO DE AGRAVAMENTO DA PANDEMIA

-EPAGRI ORIENTA PARA A FORMAÇÃO DE HORTAS FAMILIARES

-PREFEITO DE SÃO JOÃO DO OESTE DEFENDE SISTEMA COM AULAS A DISTÂNCIA

-PREFEITO DE TUNÁPOLIS APROVA VIAGEM A BRASÍLIA

-TRABALHADOR SOFRE FERIMENTOS EM QUEDA DE ALTURA

-COLISÃO FRONTAL ENTRE MOTO E CARRO MATA TRÊS PESSOAS NA BR 163

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 34 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 43 centavos. O euro está valendo seis reais e 64 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.


Acabar com a corrupção e recuperar o dinheiro perdido pode levar governos do mundo todo a financiarem mais ações contra a pobreza extrema, o coronavírus e a crise climática. A recomendação está no relatório do Painel de Alto Nível sobre Responsabilidade, Transparência e Integridade Financeiras Internacionais para Alcançar a Agenda 2030 da ONU, lançado nesta quinta-feira. Até dois vírgula sete por cento do PIB mundial está em operações de lavagem de dinheiro, o que faz com que os governos deixem de arrecadar até 600 bilhões de dólares por ano, de acordo com o painel. Segundo o relatório, é preciso leis e instituições mais sólidas para prevenir esses problemas.


Políticos chavistas e militares passaram à frente de idosos e grupos vulneráveis no programa de vacinação contra a Covid-19 determinado pelo regime de NICOLÁS MADURO. O primeiro lote oriundo da Rússia, com 100 mil doses da vacina Sputnik V, foi aplicado nos 277 deputados do Parlamento oficialista que foi eleito em dezembro passado, em prefeitos, governadores e outras autoridades. Nesta primeira fase, ainda incipiente para a população de 30 milhões, são também imunizados policiais e militares que integram o aparato de segurança nas ruas e representam um dos pilares de sustentação do governo.


O governo do presidente JOE BIDEN planeja distribuir 25 milhões de máscaras contra a Covid-19 a partir do próximo mês como parte dos esforços para derrotar a pandemia. As máscaras serão de tecido lavável de alta qualidade e serão distribuídas gratuitamente, informou a Casa Branca em um comunicado. O EPI será entregue para bancos de alimentos e centros comunitários de saúde de todo o país. Os centros são clínicas para pacientes ambulatoriais que prestam serviços em áreas de recursos escassos. Dois terços das pessoas atendidas por esses centros vivem na pobreza.

O Senado aprovou nesta quarta-feira, com 71 votos favoráveis e nenhum contrário, um projeto de lei com regras e mecanismos de incentivo às startups, empresas recém criadas, de baixo custo e com perfil inovador. As startups podem ser de diversos ramos, como do de tecnologia, por exemplo. A proposta teve origem na Câmara, onde foi aprovada no ano passado. O Senado alterou o conteúdo do projeto e, por isso, o texto volta à Câmara para nova análise dos deputados. Batizado de "Marco Legal das Startups", o projeto define o conjunto de regras para o funcionamento do setor. Entre outros pontos, o texto fixa regras de aporte de capitais por pessoas físicas e jurídicas e permite a participação destas empresas em licitações públicas.

A Câmara dos Deputados deu aval nesta quarta-feira, por 304 votos a 154, à tramitação de uma proposta de emenda à Constituição que cria novas regras para a imunidade parlamentar e a prisão de deputados e senadores. Os deputados não analisaram o conteúdo do texto, somente os aspectos formais. Ou seja, se a redação está de acordo com a técnica legislativa e não fere princípios jurídicos ou constitucionais. Com a aprovação da admissibilidade a proposta pode ser apreciada pelo plenário. Por se tratar de uma alteração na Constituição, a PEC tem que ser votada em dois turnos. Para ser aprovada, precisa dos votos de pelo menos 308 dos 513 deputados. Depois, vai ao Senado.


O Senado aprovou nesta quarta-feira o projeto que tem o objetivo de facilitar a aquisição de vacinas contra a Covid-19 pelos governos federal, estaduais e municipais. O texto, de autoria do presidente do Senado, RODRIGO PACHECO, segue para a análise da Câmara. Segundo a proposta, enquanto durar a Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional decorrente da Covid-19, a União, os estados e os municípios estarão autorizados a comprar vacinas e a assumir riscos relacionados a eventuais efeitos adversos pós-vacinação, desde que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária tenha concedido registro ou autorização temporária de uso emergencial das vacinas adquiridas. O texto diz ainda que a União, estados e municípios poderão constituir garantias ou contratar seguros para a cobertura dos eventuais efeitos adversos.

Um novo lote com 48 mil e 200 doses da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, chegou a Florianópolis às sete horas e 10 minutos da noite desta quarta-feira. Essa foi a segunda remessa de doses que o estado recebeu em apenas um dia. Pela manhã, Santa Catarina havia recebido um lote com 59 mil e 500 doses da vacina Oxford/AstraZeneca. As duas remessas somam um total de 107 mil e 700 doses recebidas em apenas um dia. A distribuição dessas doses para as gerencias regionais de Saúde será feita a partir de hoje. As doses da Oxford/AstraZeneca serão distribuídas de forma integral, sem reserva da Dose Dois, tendo em vista que o intervalo entre as duas doses desta vacina é de 12 semanas. No caso da vacina Coronavac/Butantan, será distribuída apenas metade das doses recebidas, ou seja, 24 mil e cem, para a aplicação da primeira dose.

O Laboratório Santa Luzia comunicou à Diretoria Estadual de Vigilância Epidemiológica que identificou 16 casos suspeitos da variante B.11.7 do novo coronavírus, a variante do Reino Unido. Os exames foram encaminhados à Fiocruz, no Rio de Janeiro, para confirmação por meio de sequenciamento genético. A Secretaria de Estado da Saúde acompanha o caso. Os testes são de Florianópolis, Palhoça e São José. Entre os exames suspeitos há três crianças e adolescentes de zero a 19 anos, 10 adultos entre 20 e 59 anos, e três idosos com mais de 60 anos. De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde, EDUARDO MACARIO, os municípios dos casos suspeitos já foram alertados.


O governo de Santa Catarina publicou nesta quarta-feira mais um decreto para tentar diminuir o contágio da Covid-19 no estado. As medidas valem a partir desta quinta por 15 dias. O documento estendeu o estado de calamidade pública em Santa Catarina até 30 de junho deste ano. Em dezembro, outro documento havia prorrogado a situação de calamidade até 28 de fevereiro. Entre as restrições estão as seguintes: proibição de funcionamento de casas noturnas e casas de espetáculos em todos os níveis de risco; proibição da venda e consumo de bebidas alcoólicas em postos de combustíveis e lojas de conveniência entre meia-noite e seis da manhã e redução do limite de funcionamento para 50 por cento de passageiros sentados dentro do veículo para o transporte coletivo urbano municipal, intermunicipal e interestadual.

Na segunda quinzena de março inicia o período mais adequado para o plantio de hortaliças e os preparativos já devem ser realizados. O recomendado é reservar um terreno de fácil acesso e fazer um planejamento dos canteiros e adubação. A extensionista social da Epagri, ALÉSIA LAUSCHNER, recomenda manter vegetação próximo para servir de quebra vento e de alimentação para os insetos visando reduzir o ataque na horta. A preparação inclui análise se solo que pode ser encaminhada para a Epagri e com isso ser feita adubação correta e ter melhor aproveitamento do solo. O indicado para a adubação é utilizar esterco de gado e de aves além de composto orgânico. É importante que não seja material fresco.

A extensionista da Epagri observa que algumas hortaliças demandam plantio semanal para escalonamento da produção e ter sempre produto fresco. Neste sentido o planejamento é fundamental incluindo o controle da formiga Saúva, a cortadeira, além de acompanhamento constante para garantir quantidade e qualidade. ALÉSIA LAUSCHNER relata que nos meses de março e abril, é ideal para o plantio de alface, cebolinha, cenoura, couve-flor e repolho, que também são culturas que permitem plantio o ano todo. A Couve Chinesa é considera fundamental na horta por ser de grande atrativo para os insetos que assim reduzem ataque nas hortaliças que estão próximas.

Escolas seguem na preparação para atender os alunos em diferentes modelos de ensino. O diretor da escola municipal Funei, MÁRCIO PAULI avalia que as indefinições precisam ser rapidamente assimiladas. O educandário possui 375 alunos matriculados e está trabalhando com aulas a distância por meio de apostilas que foram entregues na escola e também para famílias no interior. O diretor observa que os professores estabeleceram prioridades de assuntos visando melhor aproveitamento. Segundo MÁRCIO PAULI, a alfabetização terá um cuidado especial para garantir aprendizado das crianças.

Vice-prefeito de Tunápolis, LOIVO ZOZ tem por meta uma atuação presente na rotina diária dos trabalhos do município. Nesta semana com viagem do prefeito MARINO FREY, ele está acompanhando de perto todos os encaminhamentos que são feitos. Aponta como prioridades as estradas em boas condições e atendimento de qualidade na saúde, principalmente neste período de pandemia. LOIVO ZOZ diz que está satisfeito com início dos trabalhos da administração, em especial nas secretarias de Transportes e Obras e Agricultura que o vice-prefeito acompanha diariamente.

O aumento de casos de Covid-19 deixa profissionais da saúde em alerta com o risco de contágio. Segundo o médico TIAGO SODER, que atua na secretaria de Saúde de Itapiranga, o aumento diário dos números de casos de Covid-19, comprova que estamos no pior momento em quase um ano de pandemia. Observa que a doença atinge pessoas de todas as idades e exige o máximo de cuidado de cada um. Sem vaga em UTI nos hospitais de referência em São Miguel do Oeste, Chapecó e Xanxerê, está ocorrendo a transferência para hospitais mais distante. O médico destaca ainda que o problema maior está em conseguir uma equipe disponível para o transporte de pacientes, pois as secretarias municipais de saúde e Samu possuem grande demanda para o transporte de pacientes.

Médico afirma que a tendência é piorar a situação no período de inverno. Com os sintomas gripais mais comuns nos meses de frio, a preocupação aumenta com o novo Coronavírus. O município de Itapiranga já possui atendimento prioritário para pessoas com sintomas gripais. Estes pacientes são encaminhamentos para espaços específicos e visam reduzir a transmissão do vírus. O médico TIAGO SODER ressalta que as unidades de saúde são locais de alto risco de contágio, por realizarem atendimento de pessoas com a doença. É preciso avaliar a real necessidade de buscar atendimento médico.

Ameosc orienta pelo retorno das aulas presenciais, mas prefeitos terão autonomia de decisão. A grave situação vivida pelo Extremo Oeste em meio à crescente quantidade dos casos de infectados e óbitos pelo Coronavírus vem exigindo frequentes discussões entre os prefeitos da região. Na manhã de quarta-feira, os chefes dos executivos dos municípios da Ameosc se reuniram em assembleia virtual para discutir os encaminhamentos frente ao quadro preocupante. A reunião teve também a participação da Secretária de Saúde de Palma Sola e coordenadora do Colegiado Regional de Saúde da Ameosc, DÉBORA PREVEDELLO e do secretário de Educação de Descanso e coordenador do Colegiado de Educação, MAICON ROSIN.

Durante a reunião, os gestores discutiram a possibilidade de retorno das aulas presenciais, previstas na assembleia da última semana para o dia primeiro de março. Os prefeitos ressaltaram a importância da retomada das atividades presenciais, levando em consideração a interação social dos alunos e a melhoria do aprendizado. Cada prefeito apresentou a realidade de seu município, destacando um aumento de casos da Covid-19 nos últimos dias. Em seguida, cada um manifestou seu voto com relação ao tema. O presidente da Ameosc, prefeito de Princesa, EDILSON VOLKWEIS, explicou que nove prefeitos votaram pelo retorno das aulas presenciais e oito votaram pelo não retorno. Dessa forma, ficou definido que cada município teria sua autonomia de decisão.

O retorno as aulas presencias segue gerando grande divergência na região e não há unanimidade para qual sistema é melhor neste período de pandemia. Durante a reunião da Ameosc, realizada ontem, o prefeito de São João do Oeste, GENÉSIO ANTON, manifestou voto contrário a presença dos alunos em sala de aula. Ele destaca que por vídeo conferência ocorreu avaliação positiva das medidas adotadas nos municípios de Princesa e São Miguel do Oeste, porém sem proporcionar segurança para que todos os município adotem o retorno a sala de aula. ANTON chama atenção para o aumento significativo nos casos de Covid nos últimos dias tornando a necessidade ainda maior de medidas de prevenção. Cita o colapso na saúde com lotação dos hospitais e a dificuldade de projeções e na tomada de decisões.

O prefeito reitera que é contra a volta as aulas presenciais por não ter segurança aos alunos e profissionais da educação. Além dele mais sete prefeitos são contrários o retorno dos alunos em aglomeração. Cada município está liberado para tomar a decisão que achar melhor, porém com amparo da Ameosc. O prefeito diz que a situação é preocupante e não permite erros neste momento. São João do Oeste decidiu suspender exames de rotina por não ter condições de dar sequência no atendimento. O prefeito GENÉSIO ANTON diz que o momento é de priorizar os cuidados de pacientes com Covid e intensificar ações preventivas. Até 15 de março já está definido que o município não vai adotar aulas presencias. Novas avaliações dependem da situação da saúde em relação a pandemia.

No início de mandato os prefeitos depositam esperança em obterem recursos do governo federal para diferentes investimentos nos municípios. Diante da morosidade do sistema político a ideia é pressionar na fonte com visitas a gabinetes de senadores e deputados federais. Vários ministérios também estão no roteiro. A comitiva de prefeitos do Partido Progressista continua na peregrinação em Brasília. O prefeito de Tunápolis, MARINO FREY, diz que foram diversos encaminhamentos feitos desde segunda-feira. Ele comemora ainda encontro com o presidente JAIR BOLSONARO que marcou presença em uma agenda coletiva com prefeitos de todas as regiões do Brasil. Para o prefeito é importante encaminhar projetos no ministérios em busca de maior volume de recursos para saúde, agricultura e infraestrutura.

MARINO FREY considera que o volume de verba disponível permite cobranças aos deputados e senadores para liberação de emendas. Hoje ele fará novo encaminhamentos em Brasília e amanhã retorna para Tunápolis. A peregrinação nos gabinetes é válida pelo contato direto com quem possui o maior volume de dinheiro para investimento nos municípios. O prefeito aponta como fator positivo o encontro com o coordenador de desenvolvimento regional e urbano que explicou sobre diversos projetos que podem ser encaminhados. FREY cita ainda encontros produtivos com o senador ESPERIDIÃO AMIN e a deputada federal ÂNGELA AMIN. Devido a determinação de número limitado de pessoas nos ministérios e gabinetes, é preciso trabalhar com reuniões agendas e também encaminhamentos online. Segundo o prefeito, é preciso insistir na liberação de recursos dos parlamentares e também de verbas diretas dos ministérios.

O prefeito de Itapiranga, ALEXANDRE RIBAS também está na capital federal. Ele já protocolou diversos ofícios com solicitação de recursos em diferentes áreas. As prioridades incluem obras e ações que necessitam de recursos do governo federal. RIBAS também possui na pauta questões da educação, em especial a continuidade das obras do Centro Educacional de Santa Fé Alta. A construção de creche, escola e ginásio de esportes sofre atraso de vários anos e não tem previsão para conclusão. Sobre o retorno as aulas presenciais, a decisão passa pelo Comitê de Crise que terá reunião amanhã às sete horas e 30 minutos para a definição das próximas ações devido o agravamento da pandemia.

Trabalhador sofre ferimentos em queda de quatro metros de altura. Foi por volta das 17 horas de ontem, na localidade de Linha Maria Goretti, interior de Itapiranga. A guarnição do Corpo de Bombeiros socorreu um homem de 35 anos, vitima de queda de nível. Ele estava realizado manutenção no telhado do galpão quando sofreu a queda de aproximadamente quatro metros de altura. A guarnição encontrou a vítima sentada, consciente e orientada, aos cuidados de familiares. Foi verificado um corte na cabeça de aproximadamente 15 centímetros. A vítima ainda relatava intensa dor no ombro direito. O homem foi conduzido ao Hospital Sagrada Família de Itapiranga.

Colisão frontal entre moto e carro mata três pessoas na BR 163. O acidente envolveu uma motocicleta CG Titan, emplacada no município de Dionísio Cerqueira, com dois ocupantes, e um Gol com placas de Balneário Rincão, SC. O Corpo de Bombeiros atendeu o acidente com colisão frontal, próximo a um posto de combustíveis na BR 163, em Dionísio Cerqueira, por volta das 22 horas de ontem. Quatro homens se envolveram no acidente, sendo que três já haviam sido encontrados mortos. A guarnição prestou atendimento ao passageiro do Gol, o qual se encontrava em pé, consciente, orientado, com sinais vitais normais, apresentando apenas ferimentos leves. Já o condutor do veículo encontrava-se no interior do carro, já sem vida. Os ocupantes da motocicleta estavam caídos à margem da rodovia, sem vida e com sinais de politraumatismo. As vítimas foram identificadas, sendo dois moradores do interior de Dionísio Cerqueira e a outro de Barracão.

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas, GAECO e as forças de segurança de seis estados deflagraram nesta quinta-feira, megaoperação contra facção criminosa. Estão sendo cumpridos 284 mandados, 142 de prisões e 142 de busca e apreensão. Estão na rua mais de 400 policiais civis, militares e rodoviários federais, servidores do Instituto Geral de Perícias e agentes do departamento de administração prisional. O GAECO identificou que a facção criminosa tinha como objetivo primordial a expansão da atuação em Santa Catarina, com foco na região de fronteira entre as cidades de São Miguel do Oeste, Chapecó e Dionísio Cerqueira. Assim como na região de Joinville em razão da proximidade dos Portos de Santa Catarina e Paraná. Em São Miguel do Oeste pelo menos um suspeito foi preso pelas equipes da Polícia Civil e encaminhado à delegacia da comarca.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.