Acabar com a corrupção e recuperar o dinheiro perdido pode levar governos do mundo todo a financiarem mais ações contra a pobreza extrema, o coronavírus e a crise climática. A recomendação está no relatório do Painel de Alto Nível sobre Responsabilidade, Transparência e Integridade Financeiras Internacionais para Alcançar a Agenda 2030 da ONU, lançado nesta quinta-feira. Até dois vírgula sete por cento do PIB mundial está em operações de lavagem de dinheiro, o que faz com que os governos deixem de arrecadar até 600 bilhões de dólares por ano, de acordo com o painel. Segundo o relatório, é preciso leis e instituições mais sólidas para prevenir esses problemas.
Políticos chavistas e militares passaram à frente de idosos e grupos vulneráveis no programa de vacinação contra a Covid-19 determinado pelo regime de NICOLÁS MADURO. O primeiro lote oriundo da Rússia, com 100 mil doses da vacina Sputnik V, foi aplicado nos 277 deputados do Parlamento oficialista que foi eleito em dezembro passado, em prefeitos, governadores e outras autoridades. Nesta primeira fase, ainda incipiente para a população de 30 milhões, são também imunizados policiais e militares que integram o aparato de segurança nas ruas e representam um dos pilares de sustentação do governo.
O governo do presidente JOE BIDEN planeja distribuir 25 milhões de máscaras contra a Covid-19 a partir do próximo mês como parte dos esforços para derrotar a pandemia. As máscaras serão de tecido lavável de alta qualidade e serão distribuídas gratuitamente, informou a Casa Branca em um comunicado. O EPI será entregue para bancos de alimentos e centros comunitários de saúde de todo o país. Os centros são clínicas para pacientes ambulatoriais que prestam serviços em áreas de recursos escassos. Dois terços das pessoas atendidas por esses centros vivem na pobreza.
O Senado aprovou nesta quarta-feira, com 71 votos favoráveis e nenhum contrário, um projeto de lei com regras e mecanismos de incentivo às startups, empresas recém criadas, de baixo custo e com perfil inovador. As startups podem ser de diversos ramos, como do de tecnologia, por exemplo. A proposta teve origem na Câmara, onde foi aprovada no ano passado. O Senado alterou o conteúdo do projeto e, por isso, o texto volta à Câmara para nova análise dos deputados. Batizado de "Marco Legal das Startups", o projeto define o conjunto de regras para o funcionamento do setor. Entre outros pontos, o texto fixa regras de aporte de capitais por pessoas físicas e jurídicas e permite a participação destas empresas em licitações públicas.
A Câmara dos Deputados deu aval nesta quarta-feira, por 304 votos a 154, à tramitação de uma proposta de emenda à Constituição que cria novas regras para a imunidade parlamentar e a prisão de deputados e senadores. Os deputados não analisaram o conteúdo do texto, somente os aspectos formais. Ou seja, se a redação está de acordo com a técnica legislativa e não fere princípios jurídicos ou constitucionais. Com a aprovação da admissibilidade a proposta pode ser apreciada pelo plenário. Por se tratar de uma alteração na Constituição, a PEC tem que ser votada em dois turnos. Para ser aprovada, precisa dos votos de pelo menos 308 dos 513 deputados. Depois, vai ao Senado.
O Senado aprovou nesta quarta-feira o projeto que tem o objetivo de facilitar a aquisição de vacinas contra a Covid-19 pelos governos federal, estaduais e municipais. O texto, de autoria do presidente do Senado, RODRIGO PACHECO, segue para a análise da Câmara. Segundo a proposta, enquanto durar a Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional decorrente da Covid-19, a União, os estados e os municípios estarão autorizados a comprar vacinas e a assumir riscos relacionados a eventuais efeitos adversos pós-vacinação, desde que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária tenha concedido registro ou autorização temporária de uso emergencial das vacinas adquiridas. O texto diz ainda que a União, estados e municípios poderão constituir garantias ou contratar seguros para a cobertura dos eventuais efeitos adversos.
Um novo lote com 48 mil e 200 doses da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, chegou a Florianópolis às sete horas e 10 minutos da noite desta quarta-feira. Essa foi a segunda remessa de doses que o estado recebeu em apenas um dia. Pela manhã, Santa Catarina havia recebido um lote com 59 mil e 500 doses da vacina OxfordAstraZeneca. As duas remessas somam um total de 107 mil e 700 doses recebidas em apenas um dia. A distribuição dessas doses para as gerencias regionais de Saúde será feita a partir de hoje. As doses da OxfordAstraZeneca serão distribuídas de forma integral, sem reserva da Dose Dois, tendo em vista que o intervalo entre as duas doses desta vacina é de 12 semanas. No caso da vacina CoronavacButantan, será distribuída apenas metade das doses recebidas, ou seja, 24 mil e cem, para a aplicação da primeira dose.
O Laboratório Santa Luzia comunicou à Diretoria Estadual de Vigilância Epidemiológica que identificou 16 casos suspeitos da variante B.11.7 do novo coronavírus, a variante do Reino Unido. Os exames foram encaminhados à Fiocruz, no Rio de Janeiro, para confirmação por meio de sequenciamento genético. A Secretaria de Estado da Saúde acompanha o caso. Os testes são de Florianópolis, Palhoça e São José. Entre os exames suspeitos há três crianças e adolescentes de zero a 19 anos, 10 adultos entre 20 e 59 anos, e três idosos com mais de 60 anos. De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde, EDUARDO MACARIO, os municípios dos casos suspeitos já foram alertados.
O governo de Santa Catarina publicou nesta quarta-feira mais um decreto para tentar diminuir o contágio da Covid-19 no estado. As medidas valem a partir desta quinta por 15 dias. O documento estendeu o estado de calamidade pública em Santa Catarina até 30 de junho deste ano. Em dezembro, outro documento havia prorrogado a situação de calamidade até 28 de fevereiro. Entre as restrições estão as seguintes: proibição de funcionamento de casas noturnas e casas de espetáculos em todos os níveis de risco; proibição da venda e consumo de bebidas alcoólicas em postos de combustíveis e lojas de conveniência entre meia-noite e seis da manhã e redução do limite de funcionamento para 50 por cento de passageiros sentados dentro do veículo para o transporte coletivo urbano municipal, intermunicipal e interestadual.
Esse é o momento mais crítico da pandemia. Quem avalia é a médica ALANA MACAGNAN, de Saltinho. Por isso ela sente a necessidade de reforçar o alerta a população para se proteger e evitar a propagação ainda maior do vírus. Os hospitais estão cada vez mais lotados e com falta de leito para atender aos pacientes. Ultimamente estão sendo diagnosticadas muitas pessoas. ALANA entende que o povo está cansado com tudo isso, mas é preciso continuar se cuidando. Salienta que profissionais de saúde também estão cansados, mas não tem outro jeito. As vacinas estão chegando, mas muito lentamente.
Mesmo quem já recebeu vacina precisa manter os cuidados. Esse é o conselho da médica de Saltinho, ALANA MACAGNAN. A pandemia já dura um ano, mas o coronavírus ainda é uma doença muito nova. Ela destaca que novos estudos apontam que o vírus pode afetar pulmões, a longo prazo, de pessoas jovens que não apresentam nenhum problema de saúde. ALANA diz que tem gente que contraiu Covid-19 a mais de 3 meses e ainda não recuperou o olfato.
Prefeito de Xanxerê chora e apela por ajuda: "estamos dando um grito de socorro". OSCAR MARTARELLO chorou e pediu ajuda aos governos do estado e federal. “Xanxerê está dando um grito de socorro para o Brasil. Em sua fala durante uma coletiva de imprensa, o prefeito disse: “hoje não se pede mais respirador. Precisamos do governo federal, do governo estadual. Das Forças Armadas. Precisamos remover esses pacientes para outros lugares. Não dá mais para falar em montar leitos de UTI aqui. Não temos tempo. Estamos desesperados, unidos, trabalhando virando a noite”. Xanxerê está com todos os leitos de UTI para Covid-19 lotados.
Não existem vagas no Hospital Regional em Xanxerê. O prefeito conta que um centro de triagem montado pela secretaria de Saúde acabou se tornando, de forma improvisada, um hospital. “Estamos com 15 pacientes adultos internados no centro de triagem. Tinha 18, mas três crianças foram transferidas para Chapecó. Dos 15, temos 10 pacientes aguardando leito de UTI. Dez pessoas em situação extremamente grave, detalhou MARTARELLO.
Mais restrições na cidade devem ser anunciadas. O desrespeito às regras sanitárias existentes no momento, preocupam e muito o governo municipal. MARTARELLO disse: “Prefiro fechar as portas de um estabelecimento que não respeita regras, do que não ter vaga para um paciente no hospital”. A coordenadoria do Hospital Regional de Xanxerê afirma que a cidade terá "mortes em grande escala" se permanecer na atual situação. O prefeito relata que escolher quem vai ser internado não é uma realidade da Itália. É uma realidade nossa. Dados oficiais da Secretaria de Estado da Saúde, dizem que a região de Xanxerê tem atualmente mais de 1400 casos ativos de covid-19.
Pato Branco contará com mais uma linha aérea. Em no máximo 40 dias, o município vai passar a contar com mais uma companhia aérea operando no Aeroporto Municipal Juvenal Cardoso. Já com autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para realizar voos, a Aerosul, empresa de Arapongas, oferta linhas de Londrina a Pato Branco, com passagem por Curitiba, e de Pato Branco a Londrina, também com parada na capital. Nessa semana, secretários e prefeito devem participar de uma reunião online com a companhia aérea para definir questões de infraestrutura necessárias para a operação da empresa em Pato Branco.
OS voos no município devem ocorrer de segunda a sexta-feira. Segundo ele o diretor de operações da companhia, JAMISSON BARRETO, ainda não existe um horário definido para o transporte, porém a expectativa é de que o avião saia pela manhã de Londrina, passe por Curitiba e chegue em Pato Branco antes do meio dia e no fim da tarde retorne pelo mesmo percurso. Até o momento, conforme BARRETO, não há previsão de quanto custarão as passagens aéreas. Como ele explica, uma análise está sendo realizada pela empresa e, nos próximos dias, já serão divulgados valores. Para operar no município, a Aerosul precisa apenas de um guichê para realizar check-in e desembarque. Para essas tarefas, serão contratadas duas pessoas.
Até o momento, apenas a Azul Linhas Aéreas tinha autorização da Anac para operar no aeroporto em Pato Branco. Com a aeronave ATR – 72, a empresa tem capacidade para transporte de 70 pessoas. Porém, desde o início da pandemia, os voos da companhia, que sempre eram lotados na linha Pato BrancoCuritiba e CuritibaPato Branco, estão suspensos e sem uma previsão para retorno. O avião que realizará as linhas em Pato Branco é o Cessna Grand Caravan — mesmo modelo utilizado até ano passado no Aeroporto Municipal Dr. Paulo Abdala em Francisco Beltrão. A aeronave, segundo a própria companhia, tem capacidade para levar até nove passageiros por voo e possui grande capacidade para transporte de cargas.
PM intensifica fiscalização para coronavírus. Sargento ALEXANDRO FREITAS, de Saltinho, informa que a corporação faz seu trabalho, mas não dispensa o diálogo com o povo para conscientizar sobre os cuidados que devem continuar mais do que nunca. O militar lamenta o relaxamento aos cuidados da população e nota que no início da pandemia as pessoas estavam mais preocupadas com a saúde do que agora. Se percebeu um relaxamento ainda maior as regras de segurança na campanha eleitoral, festas de fim de ano, e agora no período de carnaval.
Tem momento em que é preciso fazer cumprir a lei. A manifestação é do sargento ALEXANDRO FREITAS, se referindo a fiscalização ao Covid 19, em Saltinho. Ele diz que todo aquele que tem determinação médica para ficar em casa, em isolamento, e acaba descumprindo, está cometendo um crime. Mesmo que a pessoa esteja com suspeita, sem confirmação do vírus, precisa se isolar até ter certeza de sua condição. Polícia Militar já teve que enquadrar 4 pessoas em saltinho, por descumprimento das normas de saúde. Foram feitos termos circunstanciados e encaminhados ao fórum. Os indiciados, então, responderam a processos.
Dois furtos atendidos pela PM de São Bernardino. A Polícia Militar recebeu informação na tarde de ontem sobre o furto de uma televisão 32 polegadas, na Rua Francisco Xavier, Centro da cidade. Foi realizado buscas e encontrado o autor e o objeto de furto. O jovem de 19 anos, confirmou a autoria do crime. Diante dos fatos, ele foi encaminhados até a Delegacia de Polícia Civil de Campo Erê. O segundo caso ocorreu na Rua Veronica Scheid. A PM foi informada de um furto de uma Kombi,emplacada em Campo Erê, e estava abandonada. Ao verificar as imagens das câmeras do local, verificou que os autores eram dois homens um de 19 e outro de 16 anos, que estavam num Monza. Em conversa com eles, confessaram o crime.
Também foram levados para delegacia.
Polícia Civil prende quarto investigado por triplo homicídio. Na tarde de ontem, a Polícia Civil de Santa Catarina - PCSC, através da Divisão de Investigação Criminal de Fronteira (DIC-Fron) de Concórdia deu cumprimento a mais um mandado de prisão temporária. Ele foi expedido pelo Poder Judiciário devido as investigações da Divisão de Investigação Criminal de Fronteira (DIC-Fron) de São Lourenço do Oeste, que apura o triplo homicídio ocorrido em Quilombo no início da madrugada do dia 30 de janeiro. Por volta das 16 horas e 30 minutos, um homem de 36 anos, foi preso no distrito de Santo Antônio, na cidade de Concórdia.
Essa é a quarta prisão do caso. Assim como as três prisões anteriores, o pedido foi justificado pela Polícia Civil como medida imprescindível para as investigações, no sentido de esclarecer os fatos, bem como garantir um trabalho correto de provas no curso dos trabalhos. As investigações prosseguem em sigilo.
Operação “Maserati” cumpre mandados de busca e apreensão em Campo Erê. A megaoperação deflagrada na manhã de hoje,chegou até o município de Campo Erê. Em contato com Polícia Civil, Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e demais forças de segurança envolvidas na Operação, mas não se pode ter muitos detalhes da ação. O que se sabe até o momento é que a Operação está sendo desenvolvida em seis estados contra facção criminosa. Ao todo, 284 mandados estão sendo cumpridos. Destes, 142 de prisões e 142 de busca e apreensão.
Em Campo Erê uma pessoa foi presa. Ação comandada pelo Gaeco, teve apoio da Polícia Civil, Militar e DICFron de São Lourenço do Oeste. No município, nessa manhã foi cumprido um mandado de prisão e de busca e apreensão. O trabalho resultou ainda na apreensão de celulares e pequenas porções de droga. O detido, que segundo investigação intensa do Gaeco tem envolvimento com facção criminosa, foi encaminhado para o presídio de São José do Cedro. Mais informações durante entrevista coletiva, logo mais à tarde às 15 horas e 30 minutos, pelo canal do Youtube do MPSC.
Idoso encontrado ferido agrediu a namorada com faca. O Corpo de Bombeiros atendeuum homem de 60 anos ferido por golpe de faca. O caso aconteceu no bairro Santa Inês, em Quilombo. Devido à gravidade dos ferimentos, ele foi levado a Chapecó. Porém, ontem, a Polícia Militar informou que o caso trata-se de uma tentativa de feminicídio seguida de tentativa de suicídio. Um homem de 39 anos, genro de uma mulher de 50 anos, e que mora ao lado de onde o fato aconteceu, conta que, por volta de 14 horas, ouviu gritos de socorro. Quando chegou na casa da sogra, viu ela toda ensanguentada.
A vítima contou que o idoso de 60 anos, seu namorado, havia desferido uma facada em seu pescoço. Ela foi levada pelo genro ao Hospital São Bernardo, em Quilombo. Ao ser acionada, a PM foi até o local do crime e encontrou o idoso na sala, deitado, e com um golpe na região da barriga causado também por uma facada. A faca utilizada no crime foi encontrada em cima da pia, suja de sangue. A Polícia Civil foi acionada e investigará o caso. O Instituto Geral de Perícias (IGP) também foi chamado. Segundo a PM, o idoso teria se ferido com a faca propositalmente depois de agredir a mulher.
Homem morre afogado ao atravessar rio no interior. A vítima de 48 anos foi encontrado já sem vida pelo Corpo de Bombeiros, no Rio Sargento, no interior de Flor do Sertão. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Maravilha, a Polícia Militar de Flor do Sertão informou de um possível desaparecimento nas águas. Após conversas com familiares e colegas, foi informado que o homem possuía histórico de convulsões, mas que após tratamento não apresentava crises há anos. Ele trabalhava com a construção de cerca de arame e estava trabalhando às margens do Rio Sargento na segunda-feira, quando no fim da tarde informou outros dois funcionários que iria para casa.
Na terça-feira, como ele não apareceu para trabalhar, os colegas foram até sua casa, e a esposa informou que ele não havia aparecido para dormir. Se deslocaram até a casa da mãe da vítima e de outros familiares, mas ninguém o havia visto. Foi então acionado a equipe de mergulho. Chegando no local, os mergulhadores iniciaram as buscas, encontrando o corpo próximo ao local indicado a uma profundidade de aproximadamente quatro metros.
O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.