ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sábado 20 01 2024

-CONCURSO PÚBLICO UNIFICADO RECEBEU 100 MIL INSCRIÇÕES NAS PRIMEIRAS 8 HORAS

-SC TEM QUEDA EM ROUBOS, FURTOS E HOMICÍDIOS, MAS VIOLÊNCIA DOMÉSTICA SOBE

-TRIBUNAL VISTORIA OBRAS DE REFORMA E AMPLIAÇÃO NOS FÓRUNS DO EXTREMO-OESTE

-AGÊNCIA REFORÇA ALERTA PARA PRAZO DE ADEQUAÇÃO DO ESGOTO NOS MUNICÍPIOS

-NOVA ÁREA DE ESTACIONAMENTO DA FAISMO TERÁ CAPACIDADE PARA MAIS DE MIL VEÍCULOS

-POLÍCIA RODOVIÁRIA APREENDE CARRRO COM MERCADORIAS DO PARAGUAI NA SC 157

-DUAS PESSOAS FICAM FERIDAS EM COLISÃO ENTRE VEÍCULOS NA BR 158

O tempo está nublado. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável com possibilidade de chuva.

Um incêndio em um dormitório escolar deixou 13 pessoas mortas e uma outra ferida na China, neste sábado. As informações são da agência de notícias estatal. A imprensa chinesa afirmou que as vítimas são estudantes do terceiro ano do ensino primário. Geralmente, crianças que estão nesta etapa têm cerca de 9 anos de idade. O incêndio começou no final da noite desta sexta-feira em uma escola que fica na província de Henan, na região central da China. Segundo a imprensa local, a escola funciona como um internato privado, atendendo ao jardim de infância e ensino primário. A maioria dos alunos são crianças que moram em áreas rurais.

O atual conflito entre Israel e Hamas deixou quase três vezes mais pessoas mortas na Faixa de Gaza do que nos últimos 15 anos, de acordo com um relatório da ONU Mulheres, a entidade para a igualdade de gênero da organização. Os dados divulgados nesta sexta-feira dizem que mais de 24 mil 620 palestinos foram mortos em Gaza desde o início desta guerra, com os ataques do Hamas a Israel em 7 de outubro de 2023. O relatório analisou também o impacto da guerra sobre as mulheres. De acordo com os dados cerca de 70 por cento dos mortos em Gaza desde 7 de outubro eram mulheres ou crianças.

Em uma missão histórica, o Japão conseguiu pousar uma sonda não-tripulada na Lua nesta sexta-feira, tornando-se a quinta nação do mundo a conseguir esse feito. A informação é da Jaxa, a Agência Espacial Japonesa. Apesar disso, a sonda teve um problema na descida, e está usando suas baterias. Segundo a agencia, o módulo lunar não está gerando eletricidade através de seus painéis solares, mas está se comunicando com a Terra. Mesmo com esse contratempo, esse é um feito histórico para o Japão. Até então, somente os Estados Unidos, a antiga União Soviética, a China e a Índia tinham alcançado esse marco.

O Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, vinculado ao Ministério da Justiça, aprovou nesta sexta-feira a resolução que estabelece normas para o uso de câmeras em fardas de policiais. O órgão é o conselho da sociedade civil, formado por juristas e especialistas na área, subordinado ao ministro. Com a aprovação, a recomendação será submetida ao ministro DINO, que deve validar o documento e enviá-lo para publicação no Diário Oficial da União. O texto aprovado traz recomendações gerais, como gravação, armazenamento das imagens e acesso a elas. Após publicada no Diário Oficial da União, a resolução poderá ser seguida pelas secretarias de segurança estaduais.

Isentas após uma mudança na tabela do Imposto de Renda em 2023, as pessoas que recebem até dois salários mínimos voltarão ser tributadas este ano. É o que afirma a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil, Unafisco, que monitora os impactos da tabela do IR ao contribuinte. A explicação, segundo os auditores da Receita, é o aumento do salário mínimo nacional, que em 2024 passou a ser de mil 412. Com a renda chegando a dois mil 824, quem recebe dois mínimos passou a superar, portanto, a faixa de isenção da tabela atual, de dois mil 640. De acordo com a Unafisco, os contribuintes que tiveram aumento salarial agora terão que desembolsar 13 reais e 80 centavos de imposto todo mês, o equivalente a 165 reais no ano.

Nas primeiras oito horas de inscrições, o Concurso Público Nacional Unificado recebeu mais de 100 mil candidaturas, segundo a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, ESTHER DWECK. O número foi atingido mesmo com instabilidade no portal do exame que, como confirmou a própria pasta, foi provocada pela quantidade de acessos. As inscrições, abertas às 10 horas desta sexta-feira, vão até 9 de fevereiro. As taxas variam entre 60 e 90 reais, e o candidato precisa ter uma conta no Gov.br para se cadastrar. O maior salário inicial é de 22 mil 921 reais para o cargo de auditor-fiscal do trabalho. As provas serão aplicadas no dia cinco de maio.

Santa Catarina vai reativar a Escola de Conselhos, órgão responsável pela formação de conselheiros tutelares e profissionais que integram o Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes no estado.A reativação será feita por meio da Universidade Federal de Santa Catarina e contará também com recursos do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. A escola tem o intuito de assegurar uma formação teórica, pedagógica e prática, pautada na proteção integral, além consolidar uma área de pesquisa e produção de dados que vai fornecer, por exemplo, diagnósticos na área da infância que serão usados para o aprimoramento das políticas públicas. A reativação deve ocorrer já nos próximos meses e a previsão é que o primeiro curso seja oferecido no primeiro semestre deste ano.A primeira etapa vai contemplar 92 municípios, com mais de 700 alunos divididos em 15 turmas.

A pauta do governador JORGINHO MELLO e comitiva durante a missão aos Emirados Árabes está em fase preparatória. Entre os dias 17 e 25 de fevereiro, as agendas, se confirmadas, serão realizadas em Dubai e Abu Dhabi, onde empresários e potenciais investidores serão apresentados aos principais atrativos de Santa Catarina. De acordo com o secretário de Articulação Internacional, JULIANO FROEHNER, as agendas solicitadas pelo Governo de Santa Catarina visam a prospecção de investimentos estrangeiros no estado, atraindo mais empresas, negócios, parcerias e cooperação nas mais diversas áreas, como turismo, infraestrutura, portos e aeroportos, eventos esportivos. Desse modo, o objetivo é fortalecer os laços e fomentar as relações comerciais do estado.

Santa Catarina teve diminuição em nove dos 11 índices de criminalidade em 2023. As mortes violentas passaram de 686 casos em 2022 para 679 no ano passado - queda de um por cento. Em relação aos roubos, a redução chegou a 14 e meio por cento na comparação com o ano anterior. Nos casos de furtos, o número diminuiu dois vírgula quatro por cento. Segundo o balanço apresentado na quinta-feira pelas forças de segurança do estado, o índice de mortes por confronto com a polícia cresceu 79 e meio por cento. Já o registro de violência doméstica subiu seis vírgula oito por cento. Dos 295 municípios catarinenses, 146 não registraram ocorrência de homicídio em 2023. O número representa 49 e meio por cento das cidades. Sobre a alta de mortes em confrontos policiais, os casos aumentaram de 44 para 79 no período de um ano.

O Peperi Debates deste sábado reapresentou o programa que discutiu o contexto da violência contra a mulher em São Miguel do Oeste. A edição de hoje debate porque, apesar do avanço da lei e da conscientização, os casos ainda acontecem em quantidade preocupante. O debate deste sábado reuniu a coordenadora do Creas, ARLEI NAVA, o delegado da Dpcami, CLEVERSON MULLER e a presidente do Condim, LUCILENE BINSFELD. Neste mês, o Peperi Debates está reapresentando algumas edições de 2023. A temporada de debates ao vivo começa no primeiro sábado de fevereiro.

A Secretaria de Assistência Social abriu o prazo para as matrículas e inclusão das crianças e adolescentes no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em 2024 em Romelandia. Os responsáveis deverão ir até o CRAS para realizar a inclusão. Neste ano, os encontros com as crianças em janeiro ocorrem toda quarta-feira em um único turno. No mês de fevereiro, volta o calendário normal de atividades. A secretaria também confirmou novos grupos do PAIF – Programa deAtenção Integral à Família no mês de fevereiro nas seguintes localidades: um grupo em Linha Rosário, um grupo na Cidade e um grupo no Bairro Floresta. A secretaria vai fazer contato com os participantes para explicar os detalhes dos encontros.

Os municípios tem até 2033 para adequação dos sistema de saneamento básico as normas previstas em lei e cobradas pelos órgãos de fiscalização. A informação é do Engenheiro Sanitarista e Ambiental da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento - ARIS, WILLIAM ARENHARDT. Ele disse que a agencia realiza trabalho que visa ajustar os sistemas ao Marco Legal do Saneamento. O Engenheiro lembrou que seguindo uma obrigação legal, muitos municípios possuem um Termo de Ajuste de Conduta com o Ministério Público para promover as adequações. Segundo ARENHARDT, devido ao alto custo da rede coletora e estação para tratamento de esgoto, 68 municípios da região buscam sistemas alternativos, mais baratos, simples e eficientes. O Engenheiro Sanitarista e Ambiental destacou que os modelos de tratamento de esgoto com fossas foram a escolha da maioria dos municípios da região da Ameosc.

O tratamento com uso de fossas exige manutenção dos sistemas de esgoto para ter a eficiência conforme o previsto pelos órgãos de fiscalização. A afirmação é do Engenheiro Sanitarista e Ambiental da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento - ARIS, WILLIAM ARENHARDT. Ele disse que o primeiro foco da Aris, neste momento, está nas áreas urbanas. Depois que a questão for resolvida nas cidades, a agencia vai passar buscar soluções para a área rural. ARENHARDT explicou que os projetos serão realizados a partir deste ano, tendo como solução alternativa o uso de fossas. Ele destacou que as cidades estão em contato com a agencia com encaminhamentos via secretarias da agricultura e vigilância sanitária dos municípios.

Tomou posse ontem a noite o novo presidente da Acasmo, Associação dos Artesãos de São Miguel do Oeste. O então vice-presidente, ANDERSON RASCH, assumiu o comando da entidade no lugar de GISELE GAUSMANN durante assembleia geral. Na primeira parte do encontro, ocorreu prestação de contas das atividades realizadas pela Acasmo em 2023. GISELE alegou motivos pessoais e jurídicos para a decisão de sair do cargo. Em seguida, ANDERSON RASCH foi empossado como novo presidente da Acasmo. A entidade reúne os artesãos do município e trabalha para fortalecer o setor com a promoção de eventos, como por exemplo, a feirinha do artesanato. A primeira edição deste ano vai acontecer no primeiro domingo de março.

A Diretoria de Engenharia e Arquitetura do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, acompanha neste início de ano três obras em andamento na região do extremo oeste de Santa Catarina. As obras estão sendo realizadas nas cidades de São Lourenço do Oeste, Campo Erê e São Miguel do Oeste. Em São Lourenço do Oeste, a obra de construção do novo prédio do fórum local alcança 30 por cento neste momento. A dificuldade na contratação de mão de obra e as frequentes chuvas prejudicaram o cumprimento do cronograma inicial. A perspectiva, de qualquer forma, é que a obra seja concluída no primeiro semestre de 2025. Em Campo Ere, foram investidos um milhão 627 mil reais para ampliar o fórum da cidade.

A obras de reforma do fórum de São Miguel do Oeste devem ser concluídasno final do mês que vem. A previsão é da Diretoria de Engenharia e Arquitetura do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. A equipe técnica do TJ vistoriou as obras nesta semana. O trabalho consiste na reforma da área de circulação nos três andares do fórum da comarca. Ao todo, serão 401 metros quadrados de piso porcelanato instalado e outros mil 840 metros quadrados de pintura, além de melhorias nos banheiros correspondentes. Ao todo, serão investidos 410 mil reais. De acordo com a DEA, a troca do piso deve estar concluída no final de fevereiro e a reforma nos banheiros estará pronta em abril.

A maioria dos municípios da região está prestando apoio para a produção de silagem nas propriedades que trabalham com a produção de leite. A bovinocultura de leite ainda é uma das principais atividades econômicas do extremo-oeste. Em algumas cidades, a produção de leite é a principal fonte de renda no campo. A produção no estado é superior a três bilhões de litros de leite, respondendo por cerca de nove por cento da produção nacional. Atualmente, dos 15 municípios brasileiros com maior densidade de produção de leite, 10 estão em Santa Catarina, seis no extremo-oeste: São João do Oeste, Tunápolis, Princesa, Iporã do Oeste, Santa Helena e Itapiranga. Nesta semana, o Boa Tarde Peperi mostrou quais são as ações e programas desenvolvidos pelos municípios para estimular o setor.

O município de São Miguel do Oeste não tem mais o programa de horas máquina para auxiliar a produção de silagem nas propriedades. A informação é do secretário NILO BEDIN. Ele disse que os bônus do programa de Bonus Agricola podem ser usados para o pagamento dos serviços de horas maquinas. BEDIN disse que a produção de leite é importante para o município. Atualmente, a produção é de 60 mil litros de leite por dia. Entre as ações que o município desenvolve estão o fornecimento de nitrogênio para investimentos na genética animal e na limpeza dos silos. Ele admitiu que o município precisa criar novos programas para ampliar o apoio aos produtores de leite.

Em Bandeirante, o município tem várias ações para auxiliar os produtores de leite. A afirmação é do secretário de agricultura, CLAUDINEI ZIMERMANN. De acordo com ele, o município oferece o frete para o calcário usado na melhoria das pastagens, fornece equipamentos e máquinas para serviços na propriedade, além do bônus agrícola de acordo com o movimento econômico. CLAUDINEI disse que Bandeirante tem cerca de 600 agricultores e, desse total, mais da metade trabalha com produção de leite. O secretário comentou que o apoio do município é fundamental para fortalecer a produção de leite e, dessa forma, aumentar o movimento econômico.

O município de Barra Bonita oferecer auxilio na confecção de silagem, preparação de solo e compra de sementes como forma de estimular a produção de leite. O comentário é do secretário de Agricultura, FABRICIO FRIEDERICH. De acordo com ele, o momento é de dificuldade para os produtores de leite e, por isso, as políticas públicas municipais são ainda mais importantes. Ele citou que o bônus agrícola é a principal ação já que permite usar o recurso em serviços na propriedade, como por exemplo, a contratação de horas maquinas. O secretário lembrou que o programa de semente prevê um subsidio de até 200 reais por saca, de acordo com o movimento econômico do produtor. Ele disse que o leite, que já foi o maior movimento econômico do município, agora ocupa a terceira posição, atrás da suinocultura e da pecuária de corte.

O parque de exposições Rineu Gransotto, a cada dia que passa, vai ganhando os contornos da Faismo. Faltam 25 dias para a abertura da feira e a estruturação do espaço para o evento entra na reta final. De acordo com a coordenadora da comissão de infraestrutura do Faismo, INDIANARA HERBERT, desde o ano passado, a prefeitura vem investindo em melhorias no parque. Ela explicou que foram feitos investimentos na manutenção e ampliação das redes elétrica e hidráulica com o objetivo de aumentar a qualidade da energia e da agua no parque. Além disso, o município fez reformas nos banheiros e melhorou a parte externa, especialmente as passarelas usadas pelos visitantes. Uma das preocupaçpes é com a estrutura de conexão entre os pavilhões principalmente os dias de chuva.

A coordenadora da comissão de infraestrutura da Faismo, INDINARA HERBERT comentou que o maior investimento no parque para a feira deste ano será no pavilhão da Mercoindustrial. O município está construindo duas paredes, uma lateral e outra nos fundos do pavilhão, atendendo uma reivindicação dos expositores. As obras estão em andamento e devem ser concluídas nos próximos dias. Ela adiantou que o município analisa ainda novos investimentos nesse espaço para depois da Faismo. Uma das possibilidades, de acordo com INDIANARA, é a construção de uma parede frontal em vidro permitindo a visualização dos estandes por quem passeia pelo parque.

Outro investimento expressivo no parque de exposições Rineu Gransotto é na área de estacionamento. A afirmação é da secretária de Desenvolvimento Sustentável, INDIANARA HERBERT. De acordo com ela, o município adquiriu um novo terreno e está trabalhando no local para ampliar o espaço destinado aos veículos de visitantes e expositores. A nova área terá condições de receber cerca de mil e 100 veículos.

Uma comitiva liderada pelo prefeito WILSON TREVISAN fez uma vistoria das obras no parque de exposições Rineu Gransotto. O grupo foi formado por secretários municipais e integrantes da Administração que estão diretamente envolvidos nas obras do Parque. No momento, estão em execução algumas melhorias nos pavilhões da Mercoindustrial e da Mercoleite, estacionamento, iluminação e infraestrutura geral. TREVISAN disse que nos últimos sete anos, foram investidos cerca de oito milhões de reais no parque de exposições, sendo quase dois milhões somente no último ano. A Faismo será realizada entre os dias 14 e 18 de fevereiro, com a realização da Acismo e CDL, e apoio da Prefeitura.

O motogrupo Cães de Afalto está intensificando os preparativos para a edição do Motocão deste ano. O evento está confirmado para o final de semana dos dias oito, nove e 10 de março na praça Walnir Botaro Daniel. De acordo com o presidente do motogrupo, EVANDRO PIAIA, o objetivo é realizar um eventocom mais estrutura e atrações musicais, com a presença de bandas regionais e de nível nacional. Ele disse que o Motocão também deve contar com um show de manobras de motocicletas. O Motocão vai receber motociclistas da região, de diversas parte do estado e de outras cidades do país. A previsão é de cerca de 25 mil pessoas no Motocão deste ano.

A Polícia Militar Rodoviária apreendeu, na quinta-feira, um veículo carregado com produtos do Paraguai. A apreensão ocorreu durante uma operação de transito na SC 157. Os policiais abordaram um Fusion placas Mercosul com quatro ocupantes. Durante busca veicular foi verificado que havia do interior do veículo diversos produtos eletrônicos oriundos do Paraguai com um valor aproximado de 20 mil de reais. As mercadorias não tinham notas e o fato configura, de acordo com a Polícia Rodoviária, o crime de descaminho. O veículo e a mercadoria foram apreendidos e levados para a Receita Federal.

Duas pessoas ficaram feridas em um acidente no começo da manhã deste sábado na BR 158. O acidente aconteceu por volta das seis e 50 próximo ao trevo de Cunha Porã e envolveu um Fox e um Prisma, ambos emplacados em Cunha Porã. Uma gestante de 24 anos que estava no Fox relatou dores no tórax e na pelve. Um homem de 28 anos que estava no Prisma relatou fortes dores na região da coluna cervical. Ele também ferimentos cortantes em diversos locais da face. Os dois foram atendidos pelo Corpo de Bombeiros e conduzidos ao pronto-socorro do hospital de Cunha Porã.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.