ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quarta-feira 24 01 2024

-ANTES DE TOMAR NO STF, DINO SUGERE CRIAÇÃO DE CONSELHO NACIONAL DAS POLÍCIAS

-ALCKMIN VAI SE REUNIR COM INDUSTRIAIS NESTA SEXTA-FEIRA NA SEDE DA FIESC

-CHUVA PROVOCA ALAGAMENTOS EM RUAS E INVADE CASAS NO MUNICÍPIO

-SINTE COBRA REALIZAÇÃO DE CONCURSO DO MAGISTÉRIO ANUNCIADO PELO GOVERNO

-CLEONOR RENUNCIA E JUARES PERMANECE NA PRESIDENCIA DO CONSELHO DAS ENTIDADES

-POLÍCIA MILITAR LOCALIZA HOMEM COM MANDADO DE PRISÃO POR TRÁFICO DE DROGAS

-HOMEM SOFRE FRATURAS AO CAIR DE TELHADO DE GALPÃO

O tempo está parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável com possibilidade de chuva.

Um avião militar de transporte russo que levava 74 passageiros, entre eles 65 prisioneiros ucranianos, caiu em Belgorod, perto da fronteira com a Ucrânia, nesta quarta-feira. A informação é da agencia de notícias Reuters. Ao cair, o avião explodiu e todos a bordo morreram. Segundo um deputado russo, o avião foi abatido por três mísseis. De acordo com o Ministério da Defesa russo, o avião transportava prisioneiros de guerra ucranianos para serem trocados em uma operação de resgate. Além dos 65 ucranianos, a aeronave levava também seis membros da tripulação e outras três pessoas, que não foram identificadas até o momento.

O parlamento da Turquia aprovou a entrada da Suécia na Organização do Tratado do Atlântico Norte nesta terça-feira, encerrando meses de negociações entre o país e a aliança militar. Foram 287 votos a favor e 55 contra. O presidente turco, RECEP TAYYIP ERDOGAN, ainda precisa assinar a decisão para que os suecos se tornem o trigésimo segundo o país a integrar a aliança, o que deve acontecer nos próximos dias. Agora, resta apenas a aprovação da Hungria para que a Suécia entre na organização. É necessária a aprovação de todos os integrantes da Otan para a entrada de um novo país.

O novo presidente da Argentina, JAVIER MILEI, enfrenta nesta quarta-feira a primeira paralisação geral desde que assumiu o governo, em dezembro. Com o lema "o país não está à venda", a paralisação geral foi convocada pela Confederação Geral do Trabalho, a maior central sindical do país, a partir do meio-dia, por um período de 12 horas. Trabalhadores do transporte aéreo anunciaram adesão ao movimento, o que causou o cancelamento de voos programados para hoje. O objetivo é protestar contra o "decretaço", uma Medida Provisória que faz diversas modificações na economia e nas leis trabalhistas, além da lei que prevê a privatização de empresas estatais.

O Tribunal Superior Eleitoral abriu nesta terça-feira um ciclo de audiências públicas para discutir sugestões aos textos das regras que vão guiar as eleições municipais neste ano. Ao todo, a Corte Eleitoral recebeu quase mil propostas de aperfeiçoamento das 10 minutas de resoluções que tratam do pleito eleitoral deste ano. Os textos são relatados pela vice-presidente do TSE, ministra CÁRMEN LÚCIA, que vai presidir o tribunal durante as eleições. Além de regras já conhecidas, entre outros pontos, as propostas em discussão trazem avanços no combate a conteúdos falsos e manipulados. Também preveem que o poder público oferte transporte coletivo gratuito nos dias de votação, além da proibição de Caçadores Atiradores e Colecionadores circularem com armas e munições no dia da eleição e nas 24 horas que antecedem e sucedem o pleito.

O PL, do ex-presidente JAIR BOLSONARO, e o PT, do presidente LULA, terão as maiores fatias do fundo eleitoral para as campanhas a prefeito e a vereador nas eleições deste ano. Com as maiores bancadas no Congresso Nacional, as siglas contarão, juntas, com quase um bilhão e meio de reais. O montante é equivalente a 30 por cento dos quatro bilhões e 900 milhões do Fundo Eleitoral, valor sancionado no Orçamento de 2024. O valor do fundo eleitoral quase dobrou em comparação com a última eleição municipal, realizada em 2020. A sigla do ex-presidente receberá 863 milhões de reais para financiar as campanhas eleitorais, enquanto o Partido dos Trabalhadores terá à disposição 604 milhões.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, FLÁVIO DINO, disse nesta terça-feira que sugeriu ao governo federal a criação de um Conselho Nacional das Polícias. Segundo Dino, a proposta foi enviada à Casa Civil da Presidência da República. DINO concedeu a última coletiva de impressa antes de deixar o comando da pasta. No dia primeiro de fevereiro, ele será sucedido pelo ministro RICARDO LEWANDOWSKI. No dia 22 de fevereiro, o atual ministro será empossado no cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal. Ao fazer um balanço de sua gestão na segurança pública, FLÁVIO DINO afirmou que enviou à Casa Civil uma proposta para implementação da Política Nacional de Segurança Pública.

Desde o início desta temporada de verão, duas mil 153 pessoas foram salvas de arrastamentos ou afogamentos nas praias de Santa Catarina, de acordo com o último balanço do Corpo de Bombeiros, divulgado nesta terça. O valor equivale a cerca de 60 pessoas por dia, ou uma pessoa a cada 12 minutos, considerando o expediente nos postos guarda-vidas. Os dados se referem ao período entre 16 de dezembro de 2023 e 21 de janeiro de 2024. No total, a temporada registrou 36 mortes por afogamento, sendo nove em áreas privativas, como piscinas; 14 em água salgada e 13 em água doce. Desse número, três mortes ocorreram em regiões com serviço de guarda-vidas, uma redução de 40 por cento em relação à temporada anterior, quando houve cinco óbitos.

O vice-presidente da república e ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, GERALDO ALCKMIN, estará em Florianópolis na próxima sexta-feira e falará sobre a agenda do governo federal para desenvolvimento da indústria. O evento, promovido pela na Federação das Indústrias de Santa Catarina é aberto ao público mediante inscrição prévia e está marcado para 10 horas na sede da entidade.

Durante o encontro, o presidente da FIESC, MARIO CEZAR DE AGUIAR, entregará a ALCKMIN um documento com as demandas da indústria catarinense, com destaque às necessidades de investimentos em infraestrutura. A pauta, defendida pela FIESC, é considerada prioritária para a competitividade do setor no estado.

O governador JORGINHO MELLO assinou na manhã desta quarta-feira um novo decreto que dispõe sobre as normas e os requisitos mínimos para a prevenção e segurança contra incêndios. O objetivo é melhorar o atendimento à sociedade catarinense. A medida busca a padronização dos itens de fiscalização e a diminuição dos prazos nessa atuação realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. O ato aconteceu na FIESC, às 11 horas, no Auditório Milton Fett. A medida busca uma redução na burocracia, com uma redução que pode chegar a até 70 por cento nos prazos para análise de projetos e vistorias.

A CNBB,Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, optou por um tema sem abordagem direta a um problema atual ou ligado a natureza para a Campanha da Fraternidade deste ano. De acordo com o bispo da Diocese de Chapecó, Dom ODELIR JOSÉ MAGRI, Campanha da Fraternidade de 2024 terá como Tema: Fraternidade e Amizade Social e com o Lema: Vós sois todos irmãos e irmãs. Dom ODELIR diz que este é um tema bonito, pertinente e que procura os verdadeiros valores, além do bem comum, de viver juntos. Conforme o Bispo, há mais de 50 anos são estabelecidos temas da Campanha da Fraternidade. Historicamente a escolha tem foco em realidade temática social, de algum problema de injustiça ou ligado a natureza.

Este ano a CNBB decidiu mudar e traz uma novidade com foco na chamada tensão social. ODELIR JOSÉ MAGRI considera que ocorreu uma polarização que iniciou na política e transcendeu para as comunidades e famílias. Segundo ele, isso tem prejudicado a vivencia social, familiar, em local de trabalho e a vida comunitária. O Bispo chama atenção que mesmo sabendo que cada pessoa é diferente, que cada um tem uma visão de mundo diferente, mas nem por isso somos inimigos. Conforme ele esta é uma dificuldade enfrentada ultimamente. A Campanha da Fraternidade visa justamente discutir a necessidade de um convívio mais harmonioso nos diferentes meios da sociedade, com a preocupação em ter paz e harmonia coletiva.

O bispo da Diocese de Chapecó, lembrou que a região conta com 46 paróquias e mil 488 comunidades atendidas. São 82 padres de diversas congregações. De acordo com ODELIR JOSÉ MAGRI atuam 52 padres Diocesanos, além de 30 paróquias administradas pelos padres Jesuítas, Sagrada Família, Franciscanos, Capuchinhos, Missionários de São Francisco de Sales e a Paróquia de Romelândia que é administrada pelas irmãs religiosas. Dom ODELIR reconhece a carência de novos vocacionados. Conforme o Bispo, o ideal seria um jovem com vocações pelo ministério sacerdotal para cada paróquia, um total de 46. No momento a Diocese de Chapecó possui apenas 10 jovens nesta caminhada para a vida religiosa.

O município de Descanso finalizou na última semana mais uma capacitação sobre a emissão das notas fiscais eletrônicas de produtor rural. A informação é do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, ROBSON ZAPANI. De acordo com ele, o setor está realizando, desde o ano passado, um cronograma de capacitações visando preparar os agricultores para a utilização do sistema da Secretaria da Fazenda para emissão das Notas. Ele lembrou que a obrigatoriedade de emissão estava prevista para julho do ano passado, porém, em razão da dificuldade dos agricultores, o prazo foi adiado para março deste ano. Segundo ZAPANI, dessa forma, a partir do mês de março, não será mais permitida a emissão das Notas em papel.

É extremamente importante que os agricultores tenham consciência dos prazos para emissão da nota eletrônica e saibam fazer uso dessa nova ferramenta de trabalho, evitando possíveis complicações futuras. A afirmação é do secretário de Agricultura de Descanso, ROBSON ZAPANI. Ele destacou que as capacitações oferecidas pela Secretaria são destinadas para todos os produtores rurais do município, independentemente das atividades que eles exercem em suas propriedades. ZAPANI frisou que o objetivo é tirar todas as dúvidas dos agricultores, proporcionando conhecimentos necessários para a utilização do novo sistema eletrônico. O secretário orientou que em caso de dúvidas, os moradores devem procurar a secretaria seja pessoalmente ou via telefone para possíveis auxílios e suporte técnico.

A chuva que atingiu São Miguel do Oeste na noite desta terça-feira provocou pontos de alagamento na cidade. Os locais onde a água ficou acumulada foram o cruzamento da XV de Novembro com a Barão do Rio Branco, proximidades do Colégio CVE, centro da cidade e a Rua Oiapoc em frente a praça La Salle, bairro Agostini. Moradores da comunidade São Francisco de Assis também tiveram alagamentos em suas residências. No interior, a água se acumulou na estrada geral da Linha Gramadinho. As fotos e vídeos dos alagamentos estão no portal da Peperi na internet.

A comunidade São Francisco de Assis foi uma das mais afetadas pelas fortes chuvas da noite de ontem em São Miguel do Oeste. Uma das moradoras da comunidade, JOICE DA SILVA, disse que chegou em casa do trabalho e encontrou a casa dela inundada pela chuva. Em entrevista para a Peperi, ela citou que a água invadiu a residência e se acumulou, especialmente, no banheiro e na cozinha. Essa é a terceira vez que a casa dela fica alagada em razão do excesso de chuva. A moradora disse que o problema é a falta de estrutura pública para escoamento do esgoto e da água da chuva. JOICE disse que outros moradores enfrentaram o mesmo problema. De acordo com ela, pelo menos outras três casas ficaram alagadas e um morador sofreu um choque elétrico.

A Inspetoria do Crea de São Miguel do Oeste conta com uma novo diretor. CLEITON FURLANETTO foi empossado no cargo na última sexta-feira em evento realizado em Florianópolis. FURLANETTO assume no lugar de DOUGLAS PATEL. Na semana passada o engenheiro CARLOS ALBERTO KITA XAVIER também foi empossado para mais um mandato na presidência do Conselho Regional de Agronomia e Engenharia de Santa Catarina. Ainda na semana passada, os novos diretores regionais participaram do primeiro encontro do colegiado do Crea. Entre os temas do dia, estiveram o planejamento estratégico Conselho para a gestão 20242026.

O objetivo da inspetoria do Crea de São Miguel do Oeste será buscar a proximidade do conselho junto aos profissionais. A afirmação é do novo diretor regional do Conselho de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina, CLEITON FURLANETTO. Ele explicou que a intenção é que foco da atuação do órgão seja no desenvolvimento das atividades do ramo da engenharia. Ele mencionou ainda que, por se tratar de um conselho regional, a busca deverá seguir pela aproximação junto aos profissionais através da criação de ações e da disponibilização de benefícios, a fim de atender as necessidades daqueles que são ligados ao sistema. FURLANETTO atuou como inspeto do Crea nos últimos cinco anos.

O Crea é uma entidade autárquica de fiscalização do exercício das atividades profissionais vinculadas ao Conselho Federal. A informação é do novo diretor CLEITON FURLANETTO. Segundo ele, a fiscalização não compreende apenas a forma estrita da palavra, mas, além disso, controlar e orientar os profissionais pertencentes ao conselho. Ele destacou que o principal objetivo dos inspetores é o aprimoramento do exercício nas áreas da Engenharia, de Agronomia, de Geologia, de Geografia e de Meteorologia, além das atividades desenvolvidas pelos Tecnólogos. FURLANETTO informou que esse trabalho é regulamentado por lei e se faz necessário para que os acidentes de trabalho e os problemas envolvendo as obras de engenharia possam ser evitados.

O sindicato dos trabalhadores em educação protocolou, ontem a tarde, um pedido de audiência com o governador do estado JORGINHO MELLO. O Sinte quer se reunir com o governo nesta ou na próxima semana para discutir a pauta de reivindicações do magistério. De acordo com o coordenador estadual do Sindicato, EVANDRO ACADROLLI, a categoria tem pelo menos quatro pontos para conversar com o governo:o concurso público anunciado, mas ainda sem data para lançamento do edital, o reajuste anual do piso que deve ser feito em janeiro, a indicação dos diretores eleitos nas escolas independente do quórum alcançado nos segmentos dos pais e os recursos aplicados na educação. O pedido para adueincia foi entregue hoje a tarde pela coordenação do Sinte ao governador.

O ano começa com algumas preocupações para a educação pública de Santa Catarina. A afirmação é do coordenador do sinte, EVANDRO ACADROLLI. Uma delas éredução aproximada de 520 milhões de reais em investimentos na educação básica em 2023 na comparação com 2022. O professor disse que os dados estão na Portal da Transparência do Poder Executivo Estadual. Ele citou que o estado arrecadou 3 bilhões a mais no ano passado, mas reduziu o valor aplicado na educação básica. O sindicato sustenta que o governo retirou dinheiro desse segmento da educação para investir na educação superior por meio do programa de bolsas de estudo, o universidade gratuita. ACADROLLI explicou que o magistério quer conversar com o governo e entender o que aconteceu.

Outro ponto da pauta do sindicato dos trabalhadores em educação é o concurso público para o magistério. Em setembro do ano passado, o governador JORGINHO MELLO anunciou um pacote de ações para valorizar os servidores da Educação. A primeira medida é um concurso para a contratação de 10 mil servidores efetivos. Serão oito mil novos professores contratados e dois2 mil profissionais para as áreas administrativas e pedagógicas das escolas. De acordo com o prfeossor EVANDRO ACADROLLI, quatro meses depois do anúncio ainda não há informação sobre quando o concurso será realizado.

O presidente do Conselho das Entidades Empresariais abriu mão do cargo nesta terça-feira. CLEONOR MAHL, eleito para presidir o conselho em 2024, comunicou a decisão durante a primeira reunião do ano realizada ontem. Na última reunião de 2023, ele foi indicado para presidir a entidade neste ano e aceitou a missão de substituir JUARES DOS SANTOS JUNIOR. No entanto, nesta semana, CLEONOR anunciou a renúncia para que o ex-presidente continue no cargo até o final do ano. O presidente do Sinduscon disse que JUARES fez um bom trabalho no conselho das entidades empresariais e que deve continuar por mais um ano na presidência.

A renúncia do então presidente CLEONOR MAHL foi aceita pelas entidades que fazem parte do Conselho da Entidades Empresarias nesta terça-feira. Ficou definido que o presidente da CDL, JUARES DOS SANTOS JUNIOR vai ficar mais um ano no comando do conselho. CLEONOR citou que o Conselho tem pautas não concluídas e por isso é importante a manutenção de JUARES no cargo. Também ficou acertado que CLEONOR MAHL, que representa o Sinduscon, será o presidente do Conselho em 2025.

O Conselho das entidades tem projetos importantes que iniciaram em 2023 e precisam ser concluídos neste ano. A afirmação é do presidente da entidade, JUARES DOS SANTOS JUNIOR. Ele citou, como exemplo, a instalação do Centro de Inovação na Unoesc, a implantação do ponto de coleta de sangue na cidade e a ampliação do Hospital Regional. JUARES disse que essas são as prioridades para 2024 e que o bom trabalho que a entidade vem realizado é fruto do envolvimento de todas as entidades. Ele comentou que o presidente do Sinduscon, CLEONOR MAHL tem todas as condições para presidir o Conselho das Entidades, mas aceitou o desafio de continuar mais um ano no cargo de presidente.

Um aviário foi parcialmente atingido por um incêndio no fim da madrugada desta quarta-feira no interior de Descanso. O Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste foi acionado por volta das cinco horas e se deslocou até a Linha Vorá para combater o fogo, com apoio de uma guarnição de São Miguel do Oeste. O fogo estava concentrado na área do forno de aquecimento do aviário e começava a se alastrar para dentro da edificação que aloja cerca de 40 mil pintainhos. Os bombeiros montaram duas frentes e conseguiram conter as chamas. O aviário com estrutura de madeira, lona e aluzinco possui área total de dois mil 970 metros quadrados, mas apenas 150 metros foram atingidos pelo fogo. Os Bombeiros utilizaram cerca de oito mil litros de água para controlar as chamas e realizar o rescaldo.

A Polícia Militar prendeu, nesta terça-feira, um homem com mandado de prisão aberto expedido pela comarca de São Miguel do Oeste. A prisão ocorreu por volta das 10 horas da manhã na rua Marcílio Dias, centro da cidade. Uma guarnição de serviço abordou um homem de 26 anos que estava sendo procurado pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. Ele foi detido e levado para a unidade prisional avançada de São Miguel do Oeste.

Um homem sofreu ferimentos graves ao cair de uma altura de cerca de oito metros no final da tarde de ontem no município de Descanso. O acidente aconteceu por volta das cinco horas da tarde. Segundo o Corpo de Bombeiros, um homem de 29 anos estava trabalhando em um galpão quando o telhado acabou quebrando e ele caiu. Ele foi encontrado pelos bombeiros com suspeita de traumatismo craniano e múltiplas fraturas pelo corpo. A vítima foi mobilizada no local e conduzida ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.