ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em foco Itapiranga - 25/01/2023

GLOBO EM FOCO – 25/01/23

-ARRECADAÇÃO FEDERAL SOMA DOIS VÍRGULA DOIS TRILHÕES EM 2022 E BATE RECORDE

-GOVERNO JORGINHO VÊ DÉFICIT DE QUASE 3 BILHÕES E FALA EM AJUSTE FISCAL

-MORRE VETERINÁRIO HÉLIO BORTOLUZZI

-CEJA PROJETA NOVAS TURMAS NO INTERIOR

-TUNÁPOLIS TEM GRANDE DEMANDA EM PROGRAMAS AGRÍCOLAS

-ASSEMIT ADMITE PERDAS PARA EMPRESÁRIOS COM A TRANSFERÊNCIA DA EFRAIT

-MINISTÉRIO PÚBLICO DENUNCIA IDOSO POR ESTUPRO DE VULNERÁVEL

-MÃE DAS VÍTIMAS COLABOROU COM O CRIME

O Tempo em Itapiranga apresenta-se com sol. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 38 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 11 centavos. O euro está valendo cinco reais e 56 centavos. Já o peso argentino está cotado em menos de três centavos.

As doações de tanques dos Estados Unidos e da Europa à Ucrânia vão trazer “mais sofrimento” ao país e “mais tensão ao continente”. A afirmação é do porta-voz do Kremlin, DMITRY PESKOV. Ele afirmou que qualquer aprovação de Berlim para entregas de tanques à Ucrânia afetaria inevitavelmente as relações entre a Rússia e a Alemanha, que já estão em um “ponto bastante baixo”. A Alemanha anunciou na terça-feira que deve enviar tanques Leopard Dois para ajudar a reforçar o esforço de guerra da Ucrânia. Enquanto isso, autoridades americanas familiarizadas com as negociações disseram que o governo BIDEN está finalizando os planos para enviar aproximadamente 30 tanques Abrams fabricados nos Estados Unidos para a Ucrânia.

Vários altos funcionários ucranianos renunciaram nesta terça-feira na maior mudança que o governo de VOLODYMYR ZELENSKY passou desde o início da guerra contra a Rússia. Algumas das renúncias estavam ligadas a alegações de corrupção. Entre os que deixaram o cargo ou foram demitidos na manhã de terça-feira estavam um vice-procurador-geral, um vice-ministro da Defesa e o vice-chefe de gabinete do próprio gabinete de ZELENSKY. As mudanças ocorrem dois dias depois que um vice-ministro da infraestrutura foi preso e acusado de desviar 400 mil dólares de contratos para comprar geradores, um dos primeiros grandes escândalos de corrupção a se tornarem públicos desde o início da guerra, 11 meses atrás.

O encontro dos líderes dos países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos terminou nesta terça-feira com a divulgação de um documento de 28 páginas chamado de Declaração de Buenos Aires. No texto final da Celac, os representantes dos países defendem a democracia, que é descrita como uma conquista da região que não admite interrupções. O texto faz uma crítica velada aos governos da Nicarágua, Venezuela e Cuba, mesmo sem citar esses países, ao afirmar que a execução de eleições livres, periódicas e transparentes é uma expressão da soberania do povo. A declaração cita diversos outros assuntos, entre eles, a recuperação econômica após a pandemia; a segurança alimentar e energética e processo de integração regional.

O procedimento essencial que garante o pagamento de aposentadorias e pensões, a prova de vida deixará de ser feita pelo segurado. De agora em diante, caberá ao Instituto Nacional do Seguro Social fazer a comprovação por meio de cruzamento de dados. A determinação consta de portaria assinada nesta terça-feira pelo ministro da Previdência, CARLOS LUPI, durante evento que comemorou os 100 anos da Previdência Social. Com a medida, o INSS terá dez meses, a partir da data de aniversário do beneficiário, para comprovar que o titular está vivo. Se o órgão não conseguir fazer a comprovação nesse período, o segurado ganhará mais dois meses para provar. Nesse caso, o beneficiário será notificado pelo aplicativo Meu INSS, por telefone pela Central 135 e pelos bancos para se identificar e informar o governo.

A arrecadação de impostos e contribuições federais bateu recorde em 2022 e somou dois trilhões 218 bilhões no acumulado do ano, segundo a Receita Federal. O resultado representa um aumento real, descontada a inflação, de oito vírgula 18 por cento na comparação com 2021, quando o recolhimento total de tributos somou um trilhão 878 bilhões, em valores nominais. Os cofres do governo nunca receberam tantos recursos em um só ano, superando o recorde anterior. A série histórica da Receita Federal começa em 1995. A arrecadação de impostos e contribuições federais somou R$ 210 bilhões em dezembro, de acordo com dados divulgados pela Receita Federal. O resultado representa um aumento real de dois vírgula 47 por cento na comparação com dezembro de 2021.


A Advocacia-Geral da União protocolou nesta terça-feira na Justiça Federal em Brasília nova ação para bloquear bens de investigados pelos atos de oito de janeiro. Na ação, a AGU quer a indisponibilidade do patrimônio de 40 pessoas físicas que foram presas em flagrante no dia dos atos. A AGU sustenta que a medida é necessária para reparar os prejuízos causados pelos acusados que participaram ativamente da depredação das instalações do Congresso, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal. Na semana passada, a AGU pediu havia pedido o bloqueio de 18 milhões e meio e reais de bens de 52 pessoas e sete empresas acusadas de financiar os atos por estarem ligadas ao fretamento de ônibus que levaram pessoas de outros estados até Brasília.

Os 40 deputados estaduais eleitos durante o pleito de outubro de 2022 serão empossados na Assembleia Legislativa de Santa Catarina em primeiro de fevereiro. A cerimônia, que iniciará às nove horas da manhã, também marcará a escolha do novo presidente da casa legislativa e o início dos trabalhos em 2023. Conforme a Alesc, o evento terá início com a posse e a proclamação do nome dos eleitos. A cerimônia será conduzida pelo deputado mais velho entre os com maior número de legislaturas, conforme prevê o regimento da assembleia. O escolhido é o deputado PADRE PEDRO BALDISSERA do PT, de 65 anos, e que irá para o seu quarto mandato. Depois da posse, ocorre a eleição da mesa diretora e dois nomes ainda estão em disputa: MAURO DE NADAL do MDB e ZÉ MILTON SCHEFFER do PP.

O governo do Estado anunciou nesta terça-feira a revisão de todos os contratos para avaliar os gastos da administração pública estadual. O trabalho será feito por dois grupos de trabalho que vão analisar as despesas e também as receitas estaduais. O objetivo da revisão, de acordo com o secretário, é ter informações seguras para qualificar cada vez mais os gastos de custeio e também de investimentos. Um dos contratos que passa por revisão é o da iluminação cênica da ponte Hercílio Luz, assinado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura. JORGINHO MELLO também informou que vai analisar cada caso envolvendo o Plano Mil que previa repasses especiais de recursos para os municípios. Algumas cidades, inclusive, licitaram obras e assinaram contratos com empresas contando com o dinheiro que não foi repassado pelo Estado.

O governo JORGINHO MELLO apresentou, em coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira, um diagnóstico em que indicou aperto das contas estaduais, sinalizou a necessidade de ajuste fiscal e de "se virar nos 30" para pôr em prática algumas de suas promessas de campanha, como a garantia de universidade gratuita. A gestão apontou um déficit de dois bilhões 850 milhões de reais com o caixa atual e disse que o governador anterior, CARLOS MOISÉS, pôde contar com receitas atípicas. Sobre a arrecadação, o diagnóstico mostrou que o Estado teve um número recorde nos últimos dois anos. Até 2020, o valor girava em torno de um bilhão e 400 milhões. Já em 2021, ele saltou para seis bilhões e 600 milhões, puxado principalmente pelo esforço fiscal e a inflação. No ano passado, ela foi de sete bilhões. A perspectiva para a gestão JORGINHO é de que o panorama de receitas volte a se aproximar da média anterior ao cenário atípico com o qual MOISÉS teria contado.

Morre veterinário de Itapiranga HELIO BORTOLUZZI. Ele lutava contra problemas pulmonares e estava internado na UTI há dois meses. HELIO VALDIR VIERO BORTOLUZZI, 73 anos de idade, faleceu as quatro horas e 45 minutos desta quarta-feira, no Hospital da Unimed, em Chapecó. Esposo da gerente da Rádio Itapiranga, NOELI HEBERLE BORTOLUZZI, ele teve atuação profissional marcante na região. Médio Veterinário, HÉLIO desempenhou a função por 37 anos. Começou na CAFASC, que passou a ser CODESA e depois CIDASC. Foi uma grande referência na Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina. Ele atuou no período de 1974 a outubro de 2011 quando se aposentou. HELIO BORTOLUZZI foi presidente por vários anos do Esporte Clube América, de linha Laranjeira, interior de Itapiranga e patrão do CTG Portão do Oeste nos anos de 1992 e 1993.

Colega de profissão relata importância do Médico Veterinário HELIO BORTOLUZZI para Itapiranga e região. DOMICILIO STEFANELLO afirma que é uma grande perda. Ele menciona o trabalho de BORTOLUZZI na antiga CAFASC, atual CIDASC e cita que HÉLIO foi um profissional marcante para tornar Santa Catarina referência na sanidade animal, no combate a zoonoses, doenças que podem ser contraídas por animais e humanos. Atuou ainda de forma direta no controle absoluto da febre aftosa sem vacinação. Segundo STEFANELLO, o trabalho de HÉLIO BORTOLUZZI foi fundamental para a economia de Itapiranga, da região e de Santa Catarina por contribuir de forma direta na comercialização de proteína animal de qualidade. DOMICÍLIO STEFANELLO diz que a homenagem póstuma a BORTOLUZZI é um momento de tristeza para os colegas veterinários.

O prefeito de Itapiranga ALEXANDRE RIBAS lamentou a morte do veterinário HELIO VALDIR VIERO BORTOLUZZI, marido da gerente da Rádio Itapiranga, NOELI HEBERLE BORTOLUZZI. Segundo o prefeito, Itapiranga perde uma pessoa importante, um profissional exemplar e manifesta condolência a equipe da Rádio Itapiranga, amigos e familiares. O Velório será realizado a partir das 14 horas, na Casa Mortuária da Funerária Bom Jesus. Missa de corpo presente será às oito horas desta quinta-feira, na Igreja Matriz, com posterior sepultamento no cemitério da cidade.

CEJA projeta novas turmas no interior. O Centro de Educação de Jovens e Adultos de Itapiranga projeta formação de novas turmas no ano letivo de 2023. Desafio está em mobilizar pessoas do interior para fazer parte das aulas. Conforme a Diretora do CEJA, LAERTE STÜLP, atualmente ocorre aula nas unidades descentralizadas em Santa Helena com ensino médio, Iporã do Oeste, ensino fundamental e médio, Cristo Rei, interior de São João do Oeste com ensino médio. A diretora comenta que a meta é contemplar comunidades do interior. O CEJA lançou projeto em parceria com a escola de Santo Antônio para abertura de turma com alunos de várias comunidades na região da fronteira. Matrículas podem ser efetuadas no CEJA ou diretamente na escola de Santo Antônio.

LAERTE STÜLP comenta que os interessados recebem orientações e esclarecimento de dúvidas para frequentar as aulas a partir deste ano. O projeto iniciou no ano passado para atender as demandas. A Diretora também chama atenção para ampliação de aulas destinadas aos alunos estrangeiros, na grande maioria venezuelanos. Segundo LARTE STÜLP, a primeira meta é o curso básico de língua portuguesa para estrangeiros. Também será ofertado o curso avançado de língua portuguesa para estrangeiros, destinado a pessoas que já realizaram a primeira etapa. Na sede do CEJA são formadas turmas do ensino fundamental e médio.

Museu do Itaipu Rural Show terá novas atrações. Assim como em todos os outros setores da exposição que acontece nos dias 15, 16, 17 e 18 do próximo mês em Pinhalzinho, o objetivo é levar novidades para os visitantes. DAIVANE WERLANG tem diversas funções, e uma delas é coordenar o espaço do museu dentro do parque de exposições. Objetos antigos, que contam um pouco da história dos colonizadores e associados, terão um destaque dentro do museu. Nesse ano, uma das novidades, é a preparação de comidas típicas italianas e alemãs, bem como amostras de vinho, dentro do espaço do museu.

Doação de artigos e mobílias antigas é importante para exposição no museu. Com peças diferentes é possível mudar o ambiente, para que em cada edição, os visitantes do Itaipu Rural Show, tenham uma nova experiência. Conforme DAIVANE WERLANG, no espaço terá diversas fotografias de pessoas que foram importantes para o desenvolvimento da Cooper Itaipu, e também equipamentos que eram utilizados há muitos anos. Destaca que a ideia surgiu, com os associados que guardam os artefatos antigos, como relíquia nos tempos atuais.

Durante todo o ano Museu do Itaipu Rural Show recebe visitantes. A coordenadora DAIVANE WERLANG, conta que escolas, associações e outras entidades, podem agendar a visita ao museu fora dos dias da grande exposição. Fala que a visita ao espaço acontece de forma guiada, para que os grupos conheçam toda a história. Afirma que a programação é totalmente gratuita para todos não só nos dias de feira. Porém, ela diz que é muito importante agendar a visitação, para que tudo seja organizado.

Município registra grande procura em programas de incentivo à produção agrícola. Produtores rurais possuem várias opções e com maior disponibilidade de recursos. O Programa de Melhoramento Genético de Tunápolis possui grande adesão dos produtores rurais. Município organiza o benefício com entrega de fichas de acordo com o inventário apresentado pelo agricultor. A relação de animais em idade de reprodução é emitida pela Cidasc. Conforme a Secretária da Agricultura de Tunápolis, DIRCELEI ARENHARDT, 50 por cento das fichas já foram entregues. Ela relata alguns transtornos em dezembro, devido a férias do profissional responsável pelo inventário de animais. Janeiro também é um mês de bastante trabalho nas propriedades com a confecção de silagem.

DIRCELEI ARENHARDT conclama para o produtores rurais dedicarem um tempo para fazerem a solicitação e permitir a renovação do estoque de serem e também a prestação de contas por parte do inseminador. A Secretária da Agricultura de Tunápolis, lembra ainda da necessidade da renovação do bloco de produtor rural até o fim do mês. DIRCELEI ARENHARDT informa que outros programas de incentivo a produção já estão recebendo grande procura, com destaque para o Programa Mais Serviços em que o produtor realiza a contratação de máquinas de empresas credenciadas e o município auxilia com parte do pagamento.

Assemit admite perdas para empresários com a transferência da Efrait. A Comissão Central Organizadora da décima primeira Efrait transferiu o evento para março de 2024. A Exposição Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Itapiranga, estava marcada para os dias 28, 29 e 30 de abril deste ano. A nova data estipulada é para oito, nove e 10 de março do próximo ano. O motivo está na recomendação do Ministério Público de Santa Catarina, no mês de setembro de 2022, que advertiu sobre a mudança da forma de realização da feira e outros eventos. A parceria publico-privado sofre restrições. O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo e presidente da CCO, ALEXANDRE SIQUEIRA, alegou que não seria possível realizar os processos licitatórios que são exigidos. Em anos anteriores a Associação Empresarial fazia a contratação de empresas, sem a necessidade de licitação.

Para o representante na Associação Empresarial na realização da Efrait, ELTON MALDANER, a indústria e o comércio perdem com o adiamento da Feira. Ele argumenta que vários empresários já realizaram investimentos específicos pensando na Exposição. Ele menciona ainda que a Efrait seria uma oportunidade para alavancar as vendas após o período de perdas com a pandemia. ELTON MALDANER ressalta que a Assemit segue como parceira da prefeitura e vai apoiar a realização da Exposição Feira em 2024. Sem a possibilita do evento ser promovido de forma conjunta, o município assume a realização da Efrait com todas as contratações por meio de licitação.

Ministério Público denuncia idoso por estupro de vulnerável praticado contra as enteadas. O homem, que é servidor da CASAN, teria estuprado as vítimas entre 2020 e 2021. Os crimes teriam sido praticados no ambiente de trabalho do acusado e na casa da família. A mãe das vítimas também foi denunciada por estupro de vulnerável e favorecimento à exploração sexual. O Ministério Público de Santa Catarina, por meio da Promotoria de Justiça de Palmitos, denunciou um idoso, de 66 anos, por estupro de vulnerável praticado em Caibi contra as enteadas, que na época dos crimes tinham 11 e 13 anos de idade. A mãe das vítimas também foi denunciada por estupro de vulnerável e favorecimento à exploração sexual de vulnerável, pois seria conivente com os crimes. A denúncia foi recebida pela Justiça na última segunda-feira.

Conforme a denúncia, entre 2020 e 2021, o réu teria praticado diversos atos libidinosos contra as vítimas. As agressões teriam ocorrido na residência da família e no local de trabalho do réu, nas dependências da agência da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento, CASAN em Caibi. Em uma das ocasiões em que ele praticou o crime de estupro de vulnerável, o denunciado levou para a sede da empresa presentes, doces e roupas íntimas para a vítima vestir, além travesseiros e cobertas. O homem teria pedido uma das meninas em namoro e lhe ofertado um celular. Em outra oportunidade, diante da recusa de uma das vítimas em ceder às investidas, o réu retirou os presentes já entregues e os alimentos da família, ameaçando que todos passariam fome se ela não cedesse.

A mãe das vítimas, que é companheira do acusado, também foi denunciada por estupro de vulnerável, pois permitia os abusos sexuais do réu contra as meninas, inclusive dentro da casa da família. Ela também teria autorizado o namoro de uma das filhas com o denunciado. O Ministério Público ainda denunciou a ré por favorecimento à exploração sexual de vulnerável. Por não trabalhar e não ter renda, ela teria dito às filhas que o padrasto somente continuaria arcando com o pagamento das despesas familiares básicas, inclusive de alimentação, se elas satisfizessem os desejos sexuais do acusado. A denunciada argumentava que as filhas estariam ajudando a mãe e, ainda, seriam presenteadas.

Na denúncia, a Promotora de Justiça SILVANA DO PRADO BROUWERS requereu a prisão preventiva do acusado, mas o pedido foi negado pela Vara Única da Comarca de Palmitos. Foram aplicadas ao réu medidas cautelares, como proibição de manter contato com as vítimas e de se ausentar da comarca, além do recolhimento domiciliar a noite. Quanto ao pedido de que a Casan seja notificada, o juízo determinou que a a responsabilidade funcional do réu também seja apurada, já que ele teria utilizado as dependências da agência, por diversas vezes, para consumar os crimes de estupro de vulnerável.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.