-QUEIROGA DIZ QUE PRIORIDADE É AMPLIAR VACINAÇÃO CONTRA COVID-19
-SEGUNDO PERÍODO DE MATRÍCULAS NA REDE ESTADUAL COMEÇA AMANHÃ
-SAÚDE REGISTRA BAIXA PROCURA POR VACINA DA COVID EM CRIANÇAS
-PAGAMENTOS DE MELHORIAS GERAM DÚVIDAS EM MORADORES
-PREFEITURA INICIA ESTUDOS PARA IMPLANTAR NOVAS LEIS AMBIENTAIS
-MUNICÍPIO REGISTRA QUEDA DE 10% DE PRODUTORES DE GADO LEITEIRO
-IGREJA MATRIZ REALIZA ORDENAÇÃO PRESBITERIAL NO MÊS QUE VEM
-SECRETÁRIO DE AGRICULTURA DESTACA AÇÕES DO GOVERNO ESTADUAL
-VEÍCULO DE SÃO JOSÉ DO CEDRO É FURTADO EM FRENTE DE RESIDÊNCIA
-MORADOR DENÚNCIA CONSUMO DE DROGAS EM PROPRIEDADE PARTICULAR
O tempo na região Extremo-Oeste é de sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é que ocorram chuvas isoladas em alguns municípios. A mínima das últimas horas foi de 20 graus e a máxima para hoje deve ser de 35 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro,... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e 51 centavos. O euro está valendo seis reais e 21 centavos. Já o peso argentino está cotado em cinco centavos.
Parlamentares italianos não conseguiram eleger um novo presidente em uma votação secreta inicial nesta segunda-feira. Diante do impasse, líderes partidários se reuniram nos bastidores para tentar chegar a um consenso sobre um candidato e evitar a instabilidade política. O primeiro-ministro MARIO DRAGHI continua sendo o candidato favorito, mas as preocupações de que sua promoção a chefe de Estado possa desorganizar seu governo de coalizão e desencadear eleições nacionais antecipadas complicaram suas chances. Uma segunda rodada de votação será realizada nesta terça-feira.
Viajantes totalmente vacinados que chegam ao Reino Unido não precisarão mais fazer o teste de Covid-19. Atualmente, pessoas vacinadas que chegam ao país são obrigadas a fazer um teste dentro de dois dias após o desembarque. Em algumas situações, o governo também exigia que todos os passageiros fizessem testes antes de partir para o Reino Unido. A nova determinação vai passar a valer em 11 de fevereiro e os passageiros que estiverem chegando ao país totalmente vacinados só passarão por verificação de seu status em um formulário de passageiros. Por enquanto, a vacinação completa não inclui o requisito de ter recebido uma dose de reforço. Já menores de 18 anos são tratados como passageiros totalmente vacinados.
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde previu que a Covid-19 não vai desaparecer tão cedo e que o mundo continuará a viver com ela. O comentário foi feito na abertura do Comitê Executivo da OMS. Em pronunciamento, o diretor disse que o mundo vai conviver com a Covid-19 em um futuro próximo, porém, é preciso aprender a administrá-la com sistemas sustentáveis e integrados para o controle de doenças respiratórias agudas. Entretanto, de acordo com ele, aprender a conviver com a Covid não significa lhe dar liberdade total e muito menos aceitar as atuais 50 mil mortes por semana por uma doença que é previsível e tratável.
As aposentadorias e pensões do INSS começaram a ser pagas hoje com os valores reajustados de 2022. São 36 vírgula quatro milhões de segurados que vão receber até o dia sete de fevereiro. Segundo o INSS, os depósitos seguirão a mesma sequência de anos anteriores. Para aqueles que recebem um salário mínimo, o valor será atualizado com o novo piso, de um mil, 112 reais. Este é o valor mínimo para aposentadorias, pensões por morte e auxílios-doença em 2022.. Já aposentados e pensionistas que ganham mais que o piso vão receber reajuste de 10 vírgula 16 por cento em 2022, que corresponde à inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor fechado em 2021. O teto dos benefícios pagos pelo INSS também passou a ser de sete mil, 87 reais com 22 centavos.
Os dados do consórcio de veículos de imprensa desta segunda-feira mostram que mais de 148 milhões de brasileiros estão totalmente imunizados. Este número representa 69 vírgula zero nove por cento da população. Já a dose de reforço foi aplicada em quase 40 milhões de brasileiros, o que corresponde a 19 vírgula zero três por cento da população. Nesta segunda-feira também começaram a ser divulgados os dados relacionados a vacinação infantil. Apenas nove estados e o Distrito Federal divulgaram os números. Com base nas informações, mais de 456 mil doses já foram aplicadas nesse público, o que representa dois vírgula 22 por cento da população entre cinco e 11 anos vacinada. Já o índice de vacinação completa em maiores de cinco anos é de 74 vírgula dois por cento.
O ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, disse nesta segunda-feira que a prioridade da pasta é ampliar a vacinação contra a Covid-19 com a segunda dose e a dose de reforço diante do aumento de casos de contaminação pela variante Ômicron. Segundo o ministro, o país deve registrar aumento de casos nas próximas semanas e chegar ao pico de contaminações. Na avaliação de QUEIROGA, após esse período, poderá ser registrada uma queda rápida, conforme ocorreu em outros países. Ele lembrou que o Brasil já tem uma campanha de vacinação bem sucedida, mas pontuou que em alguns estados brasileiros o índice de imunizados é baixo até o momento.
Os vetos do presidente JAIR BOLSONARO ao orçamento da União que havia sido aprovado pelo Congresso em dezembro tirou 43 vírgula dois milhões de reais previstos para as rodovias federais em Santa Catarina neste ano. O valor corresponde a pouco mais de 14 por cento dos 302 milhões de reais que contemplavam o Estado. Dos nove projetos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes que sofreram cortes em todo o país, quatro envolvem estradas catarinenses. Publicados no Diário Oficial da União desta segunda-feira os vetos de BOLSONARO tiraram da previsão de investimentos 20 milhões da BR-101, 18 milhões da BR-470, 4 vírgula três milhões da BR-280 e 859 mil reais da BR-163. Apenas as BRs 285 e 282 não sofreram cortes.
A curva de casos ativos da Covid-19 atingiu picos enormes nas últimas semanas. Segundo dados do Painel do Coronavírus em apenas um mês, o número saltou de um mil, 949 para 61 mil, 526 pacientes em tratamento para a doença. O número representa um crescimento superior à três mil por cento. O cenário já causa sobrecarga nos sistemas de saúde e segundo especialistas, pode piorar nas próximas semanas. Santa Catarina também registrou na última semana o maior número de casos confirmados da doença em um único dia, sendo 12 mil, 219 novos infectados em 19 de janeiro. Nesta segunda-feira, a média móvel é superior à seis mil novos casos, um aumento superior a seis mil por cento na comparação com a mesma data do mês passado.
Os pais e responsáveis terão mais um período para fazer a matrícula dos estudantes na rede estadual para o ano letivo de 2022. Começa amanhã o segundo período de pré-matrículas on-line de novos estudantes ou de alunos que estão mudando de unidade de ensino. O processo é feito de forma virtual pela plataforma Matrícula on-line. O sistema vai abrir às oito horas da manhã desta quarta-feira e segue disponível até 11 horas e 59 minutos da próxima sexta-feira. As vagas disponíveis são remanescentes do primeiro período de matrículas, realizado em dezembro de 2021. Para efetivar a matrícula do estudante, é necessário entregar a documentação exigida na escola. Todas as unidades escolares terão um posto de atendimento com computador durante o período de matrícula para auxiliar os responsáveis no cadastro dos estudantes. Nesse caso, a inscrição será realizada no horário de atendimento da respectiva escola durante quarta e sexta-feira desta semana.
O secretário de Estado de Agricultura ALTAIR SILVA, também deputado licenciado, esteve na tarde de ontem na Câmara de Vereadores do município de Guarujá do Sul. Em entrevista para a Rádio Cedro, o secretário afirmou que o objetivo do encontro de ontem foi dialogar e apresentar programas do governo estadual no combate à estiagem. Como reservação de água, programa de recuperação de fontes, plantio de árvores nativas, entre outros. O secretário informou que os agricultores podem solicitar até 30 mil reais junto a Epagri, com prazo de cinco anos para pagar sem juros e se quitar as parcelas em dias o produtor pode ter um abate de até 75 por cento no total da dívida. SILVA disse ainda que o agricultor pode acessar recursos para reservação de água com financiamentos de até 100 mil reais com prazo de cinco anos para pagar e com abatimento de 50 por cento caso pagar as parcelas em dia. Para ele isso vai possibilitar o agricultor investir e criar novas formas de combate à estiagem. ALTAIR afirmou também estão sendo distribuídos aos municípios 126 tanques-pipas para transporte de água.
O governo do Estado de Santa Catarina, por meio da secretaria de Estado de Agricultura, está empenhando aos municípios cerca de 300 mil reais para aquisição de uma máquina. O secretário estadual de Agricultura ALTAIR SILVA, explicou que as prefeituras da região poderão adquirir uma retroescavadeira para uso na construção das fontes de água. O secretário afirmou que estas máquinas serão utilizadas especificamente no uso destes serviços em cada município. ALTAIR afirmou que o governo do Estado vai atender todas as prefeituras da região extremo-oeste com estes recursos. Ao todo serão 30 milhões de reais para 100 municípios de Santa Catarina.
O município de Guarujá do Sul teve uma diminuição no número de produtores de gado leiteiro nos últimos dois anos. Os dados foram apresentados na tarde de ontem em encontro com o secretário de Estado de Agricultura. A informação é do presidente do legislativo CLEBER WESCHENFELDER. Ele afirmou que neste período de 24 meses foram registrados cerca de dez por cento de desistência da atividade leiteira em Guarujá. Para o presidente este dado é preocupante para a administração, como também para o desenvolvimento econômico do município e entorno. Ele acredita que esta desistência da produção se deve ao alto custo de insumos, baixo volume de chuvas que chegam a um déficit de dois mil milímetros. Como também a falta de sucessão familiar que levam os agricultores mais experientes a abandonarem a produção. CLEBER salientou que é necessário uma ajuda efetiva do poder público para evitar esta desistência do produtor, que sai da propriedade para buscar uma vaga de trabalho na cidade.
Com a publicação da Lei 14.285, que trata das Áreas de Preservação Permanente no entorno de cursos d'água em áreas urbanas consolidadas, a prefeitura do município de São José do Cedro inicia o processo de planejamento de como devem funcionar as futuras construções no município. A secretária de Planejamento KELLY FIGUEIRÓ, disse que este será um estudo regionalizado em nível de Ameosc, por meio do Conder, para que os municípios evitem divergências aos escritórios de engenharia. Contudo, ela citou que os municípios de São Miguel do Oeste e Guarujá do Sul, por exemplo, já flexibilizaram as regras para construções ao longo das margens de rios. São José do Cedro ainda manteve a regra federal que prevê 30 metros. A lei sancionada pelo presidente teve seu efeito imediato. A secretária lembrou ainda que para definir novas medidas, a prefeitura necessita elaborar um projeto de lei que prevê as novas regras e submetê-las a análise da Câmara de Vereadores e possível aprovação. No levantamento estará constando pontos da cidade suscetíveis a alagamentos e lugares mais urbanizados.
Dentro de uma cidade poderá haver várias metragens, tudo dependendo de como o levantamento vai limitar e definir as medidas para as construções. A secretária KELLY FIGUEIRÓ, explicou que a prefeitura vai reunir com profissionais da construção civil, técnicos ambientais e o conselho municipal do meio-ambiente para debater esta e demais situações. A secretária afirmou que as novas medidas serão elaboradas levando em consideração a preservação ambiental e o desenvolvimento econômico do município. KELLY informou também que este levantamento vai abranger as edificações atualmente existentes próximas aos rios, como é o caso da antiga sede dos bombeiros em São José do Cedro. Esta e demais edificações serão mapeadas para possível regularização futura.
A Igreja Matriz de São José do Cedro voltou às atividades com encontros grupais e visitas às comunidades do interior do município. Os detalhes são do padre SERGIO MELZ. Segundo o vigário, os encontros contarão com a presença do grupo pastoral da criança, associação, zeladores da capelinha e os catequizando. As visitas vão envolver cerca de doze padres para visitar as comunidades. Já no dia dez, os vigários vão visitar as famílias de pessoas doentes. O padre informou também que a paróquia organizou a programação de entrega de materiais de reflexão que servirá para um estudo. O tema para este ano foi definido como: Fraternidade e Educação com o lema Fala com Sabedoria e Ensina com Amor. Na programação, o pároco destacou a ordenação do diácono DIEGO ISOTTON. Além dos 60 anos da paróquia São José. MELZ informou ainda que antes mesmo da ordenação presbiteral, a matriz vai realizar em todas as comunidades uma missa, à tarde e à noite. SERGIO informou ainda que no próximo dia dez ocorre abertura do perpétuo Socorro na Igreja Matriz e na sexta-feira serão realizados dois eventos, sendo no Bairro Jardim e no Promorar.
No próximo mês acontece na Igreja Matriz a Ordenação Presbiteral do diácono DIEGO ISOTTON. A missa está marcada para ocorrer no dia 12 de fevereiro a partir das 19 horas em São José do Cedro. Já no dia 13 acontece a primeira missa dirigida pelo então diácono na comunidade Nossa Senhora Aparecida, na Linha São Domingos, a partir das nove horas e 30 minutos. Em entrevista para a Rádio Cedro o diácono DIEGO ISOTTON, disse que o bispo DOM ODELIR MAGRI, da diocese de Chapecó, estará presente na ordenação que ocorre no sábado a ontem. O diácono salientou que o evento contará com a presença de várias pessoas e também de padres. Após ser ordenado padre, DIEGO vai assumir a paróquia Santa Inês, no município de Quilombo. O diácono explicou ainda que durante oito dias esteve participando de um retiro em São Leopoldo para a preparação da ordenação. ISOTTON informou que depois da primeira missa, na manhã de domingo, ao meio dia vai ocorrer um almoço de celebração com fichas disponíveis para serem adquiridas na Igreja Matriz. Cada ficha tem um custo de 25 reais.
O posto de Saúde teve redução de atendimentos por causa da Covid-19 no município de Palma Sola. Segundo o secretário de Administração RODRIGO CALEGARI, dos três médicos que a saúde do município possui, dois positivaram para a doença e tiveram que ser afastados do trabalho. Diante disso, toda equipe está se desdobrando para fazer o atendimento da população. Por decreto, toda população de Palma Sola deve usar máscara em via pública e até mesmo em estabelecimentos particulares. Tudo para amenizar o impacto da nova onda do vírus. Palma Sola tem cerca de 130 casos positivos da doença, contudo sem nenhuma internação.
Outros municípios da região de São José do Cedro também atualizaram o informativo da Covid-19. No caso de Guarujá do Sul, segundo o boletim, são 52 infectados e 130 pessoas monitoradas por causa do vírus. Em Princesa são 22 pessoas confirmadas para o coronavírus e 50 em isolamento por apresentarem sintomas similares. No município de Anchieta são 67 casos ativos, 46 monitorados e 36 casos suspeitos. Em Guaraciaba são 75 pessoas infectadas e 15 suspeitos, além de 126 pessoas monitoradas. O município registra uma internação na ala Covid. Já São José do Cedro registra 130 casos ativos do vírus e 303 pessoas em monitoramento. Em apenas 24 horas foram confirmados 23 testes. Uma pessoa está internada na enfermaria por causa do coronavírus.
No final da tarde de ontem foi realizado o primeiro dia da campanha para aplicação de doses pediátricas em São José do Cedro. Para o primeiro dia, a secretária de Saúde JUCELI SOLDÁ, afirmou que houve baixa procura de pais com seus filhos para a vacinação dos menores. Para a secretária, muitos pais devem ter receio em vacinar seus filhos contra a Covid-19. Ela destacou que a secretaria mobilizou os profissionais da saúde para aplicar as doses para o grupo de crianças entre cinco e 11 anos de idades enquadrados em algum grupo de comorbidade. São José do Cedro recebeu 70 doses pediátricas para contemplar o grupo prioritário. Durante esta semana a saúde vai realizar mais uma chamada para vacinação deste grupo. As doses desenvolvidas para as crianças já está sendo aplicado em vários países do mundo como Estados Unidos, Israel e França, além de ser autorizada pela Anvisa brasileira a aplicação em pessoas desta faixa etária. JUCELI destacou ainda que a população deve ter calma ao buscar pelo atendimento no posto de saúde, sendo que os profissionais estão exaustos com a alta demanda por serviços.
Custos com as obras de infraestrutura em loteamentos regularizados em São José do Cedro estão gerando dúvidas nos moradores. Segundo a diretora de Habitação JÂNIA NILSON, alguns acreditam que a prefeitura iria bancar com os investimentos, o que não é. Ela explicou que os moradores que não se enquadram no grupo de famílias de baixa renda, necessitam fazer sua contribuição de melhorias. O valor total destes investimentos serão parcelados pela prefeitura após as obras serem efetivamente concluídas e entregues aos moradores. A diretora informou que ao todo são 109 lotes contemplados e pelos menos 60 são sociais, que não necessitam pagar pela contribuição de melhorias. Três loteamentos já regularizados necessitam passar pelos trabalhos de infraestrutura, portanto não sendo um investimento tão baixo. Porém, a diretora afirmou que será realizada uma reunião entre o setor e os moradores para definir valores e quantidade de parcelas visando a melhor forma de pagamento. JÂNIA destacou também que este é um processo moroso e com prazos para serem obedecidos pela administração.
O município de São José do Cedro possui nove chácaras clandestinas e entre estas seis já regularizadas e três em processo de regularização. A diretora JÂNIA NILSON, afirmou que um deles está no cartório de imóveis, outro foi contestado pela prefeitura por não ter sido aprovado e o terceiro que está em processo judicial. Os seis loteamentos já regularizados possuem prazo para terem a infraestrutura iniciada até setembro deste ano. Este trabalho inclui a colocação de lixeiras, abertura de ruas, instalação da rede de energia elétrica e pluvial. Sobre a extensão de rede de energia elétrica cabe a Celesc fazer os trabalhos. JÂNIA lembrou ainda que os valores cobrados dos moradores vão variar conforme a infraestrutura, sendo que em algumas localidades já contém boa a parte da infraestrutura. A diretora informou também que nas próximas semanas a comissão responsável pela regularização vai se reunir para debater demais assuntos.
Veículo pega fogo dentro de auto elétrica. Segundo informações divulgadas pelo Corpo de Bombeiros de Dionísio Cerqueira, por volta das 19 horas e 40 minutos de ontem, na Avenida Arnaldo Busato, ocorreu um incêndio em um veículo. A equipe foi acionado para atender suspeita de incêndio em galpão de auto elétrica. Chegando ao local foi constatado que se tratava de um incêndio em veículo no interior do galpão, não havendo vítimas. Imediatamente foi montada uma linha de ataque, e foi necessário arrombar a porta para acessar o interior da edificação. O trabalho durou cerca de 20 minutos e foi utilizado aproximadamente dois mil litros de água para combater o incêndio.
Carro foi furtado nesta madrugada. O proprietário do veículo, LEONIR ANTONIO RODRIGUES DE FREITAS, relatou que notou a falta do carro no começo desta manhã. Segundo a vítima, assim que saiu da residência, o carro, um Fiat Uno, não estava mais na frente de sua casa. O fato foi registrado no Bairro São Cristóvão, na Rua Airton Senna. Segundo informações, é um Fiat Uno de Cor Bordo, placas de São José do Cedro. Segundo LEONIR, se alguém visualizar o veículo, a PM pode ser acionada e um boletim de ocorrência deve ser registrado na tarde de hoje.
Um morador, que escolheu não se identificar para sua segurança, buscou a Rádio Cedro para denunciar o consumo de drogas em sua propriedade privada. A propriedade fica localizada no interior, entre Guarujá do Sul e Dionísio Cerqueira. Conforme o morador, a sua propriedade tem sido invadida por alguns moradores com carros emplacados em São José do Cedro e fazendo o consumo de drogas no local. Na propriedade a uma cachoeira onde muitos vão para passar o dia, mas entre o final da tarde e noite os seis homens e uma mulher, segundo o morador, continuam no local e consomem os entorpecentes. O mesmo já buscou as autoridades policiais para denunciar o caso. O morador relatou que colocou câmeras de seguranças e placas de alerta proibindo a entrada no local sem a autorização do dono. Ele explicou ainda que esta situação é bastante preocupante devido a possíveis problemas que possam gerar no local, como um incêndio da mata, sendo que as pessoas acabam fazendo fogo. Além disso, os mesmos acabam danificando a cerca da propriedade. Por isso, ele está proibindo a entrada de pessoas no local.