ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sexta-feira 24 12 2021

-GOVERNO VAI AUTORIZAR VACINAÇÃO EM CRIANÇAS COM PRESCRIÇÃO MÉDICA

-LIBERAÇÃO DE EVENTOS PASSA A SER RESPONSABILIDADES DAS PREFEITURAS EM SC

-TRÊS CÂMARAS DE VEREADORES ELEGEM NOVOS PRESIDENTES PARA 2022

-DIAGNÓSTICO SOBRE ABASTECIMENTO DA CIDADE SERÁ ENTREGUE DIA 20 DE JANEIRO

-CASAN DISTRIBUI MAIS DE 60 MIL LITROS DE ÁGUA POR DIA EM CAMINHÕES-PIPA

-MULHER É ASSALTADA POR DOIS HOMENS E UM DOS SUSPEITOS FOI DETIDO PELA PM

-BRIGA GENERALIZADA DEIXA QUATRO PESSOAS FERIDAS EM CIDADE DA REGIÃO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 71 centavos. O euro está valendo seis reais e 46 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.

A França anunciou que 182 mil passaportes sanitários falsos já foram identificados pelas autoridades desde que o documento passou a ser exigido para o acesso em locais fechados, em junho. O ministro do Interior da França, GÉRALD DARMANIN, destacou que o uso, fabricação ou venda de passaportes médicos falsificados pode resultar em até cinco anos de prisão e multa de até 75 mil euros, o equivalente a cerca de 485 mil reais. Para entrar em lugares como cinemas, restaurantes, museus e transportes públicos na França, é obrigatório desde o verão europeu apresentar um comprovante de vacinação contra a Covid-19, de recuperação da doença ou um teste negativo recente.

Mais de 100 milhões de casos de Covid-19 foram registrados nas Américas desde o início da pandemia, com um aumento de 36 por cento nas infecções na América do Norte na semana passada impulsionado pelos Estados Unidos. A informação é da Organização Pan-Americana da Saúde nesta quarta-feira. A Opas observou que a variante ômicron, que representou 73 por cento dos casos de Covid-19 nos Estados Unidos na semana passada, já foi relatada em 18 outros países e territórios americanos: Argentina, Bermuda, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Guadalupe, Guiana Francesa, Ilhas Cayman, México, Panamá, Peru, Porto Rico, Saint Martin e Trinidad e Tobago.

O Equador, sétimo país da América Latina com mais mortes pela pandemia do coronavírus, declarou obrigatória a vacinação contra a Covid-19, devido à presença da variante ômicron. A informação foi divulgada nesta quinta-feira pelo Ministério da Saúde. A imunização anticovid não será obrigatória, porém, para pessoas que tenham alguma contraindicação médica, que devem apresentar comprovação, esclareceram as autoridades. O Ministério da Saúde argumentou que a decisão tem base na Constituição, que estabelece que a saúde é um direito que deve ser garantido pelo Estado e por isso tomou a decisão.

Após 13 dias fora do ar, o Ministério da Saúde afirmou que o sistema ConecteSUS voltou a funcionar na noite desta quinta-feira. Porém, de acordo com a pasta, ele pode sofrer instabilidade. A ferramenta emite o comprovante da vacinação contra a Covid-19. O ConecteSUS estava fora do ar desde o dia 10 deste mês, quando um ataque hacker atingiu outros sistemas do ministério, entre eles, o site oficial. Com o sistema fora do ar, muitos brasileiros não conseguiriam baixar o comprovante de vacinação do aplicativo. A Polícia Federal investiga o caso, mas uma análise preliminar constatou que não houve sequestro de dados do governo federal. A hipótese principal, segundo a PF, é que a ação criminosa foi motivada por ativismo político na internet, o chamado hacktivismo.

O ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, afirmou, nesta quinta-feira, que o governo federal vai liberar a vacinação contra a Covid-19 para crianças entre cinco e 11 anos de idade, mas que vai condicionar a imunização desse público à apresentação de uma prescrição médica. QUEIROGA ainda destacou que a vacinação em crianças não deve ser obrigatória e afirmou que deve caber aos pais a decisão de autorizar que os filhos sejam imunizados contra a Covid-19. Na quinta-feira da semana passada, a Anvisa autorizou o uso da vacina da Pfizer em crianças de cinco a 11 anos. A imunização será feita em duas doses com um intervalo de três semanas entre elas.

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta quinta-feira que vai sancionar “o mais rápido possível” o projeto para prorrogação até 2023 da desoneração da folha de pagamentos de empresas dos 17 setores da economia que mais empregam. Para assegurar a desoneração, o governo federal terá de remanejar recursos do Orçamento da União do ano que vem. No orçamento aprovado para 2022, o Congresso não incluiu os cerca de seis bilhões de reais necessários para prorrogar o programa. O mecanismo tributário permite que as empresas substituam a contribuição previdenciária de 20 por cento sobre o salário dos empregados por uma alíquota de um a quatro e meio por cento sobre a receita bruta.

Santa Catarina criou 17 mil 869 empregos formais em novembro, e apresenta o quinto melhor resultado no ranking nacional. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério da Economia, divulgados nesta quinta-feira. O número de empregos formais, com carteira assinada, representa a diferença entre contratações e demissões em novembro de 2021. A última vez que Santa Catarina teve um saldo negativo foi em dezembro de 2020, quando o Estado perdeu 12 mil 452 vagas de trabalho. A maior parte das vagas abertas no estado foi nos setores de serviços, com saldo de nove mil 283 e comércio, com oito mil 185. O único segmento com desempenho negativo foi a indústria: foram fechadas 67 vagas.

O deputado estadual SARGENTO LIMA do PL, que integra o grupo de oposição ao governador CARLOS MOISÉS, protocolou nesta quarta-feira uma representação no Ministério Público de Santa Catarina para questionar a legalidade de projetos do governo que integraram o pacotaço de fim de ano. O deputado faz referência à concessão de auxílio combustível e ao projeto que transforma contadores em auditores fiscais da Fazenda, sem concurso público, propostas que foram aprovadas nesta semana. SARGENTO LIMA sugere os projetos aprovados são inconstitucionais. O pacotaço de fim de ano incluiu concessões de reajustes e benefícios a diversas categorias, inclusive aos poderes.

O governo de Santa Catarina publicou um novo decreto em que transfere a responsabilidade pela liberação de eventos aos municípios do Estado. O documento, publicado na noite de quarta-feira, também modifica a forma de fiscalização em eventos corporativos, feiras de negócios, eventos sociais, shows e entretenimento, inclusive torneios esportivos. Anteriormente, órgãos estaduais também eram responsáveis pelo monitoramento. Com a mudança, a fiscalização e autorização deve ser feita pelas vigilâncias sanitárias municipais. A mudança, segundo o executivo, é motivada pela melhora no cenário da pandemia e o avanço da vacinação contra a Covid-19. Santa Catarina ultrapassou 70 por cento da população totalmente imunizada com as duas doses ou a dose única.

Um grupo de moradores está organizando para janeiro de 2022 a realização da Folia dos Reis Magos. A informação é de uma das responsáveis do evento, GENOVEVA KOJOROSKI. Ela participou do RPN Segunda Edição da última quarta-feira e destacou que o objetivo principal com essa ação é resgatar os valores vividos no passado. Conforme ela, essa prática era recorrente no município antigamente, porém, com o passar do tempo, essa tradição foi esquecida, sendo lembrada atualmente apenas pelos idosos. Segundo GENOVEVA, a Folia dos Reis ainda é mantida em outras regiões do estado e do Brasil e o objetivo é que São Miguel do Oeste também faça esse resgate histórico.

A Folia de Reis é realizada em alusão aos três reis magos que foram visitar Jesus logo após seu nascimento. O lembrete é de uma das organizadoras do evento em São Miguel do Oeste, GENOVEVA KOJOROSKI. De acordo com ela, a explicação é importante pois as novas gerações não sabem do significado dessa data festiva. Ela destacou que o evento será realizado no bairro São Jorge e vai contar com a presença de cantores, gaiteiros, violeiros e palhaços, além de moradores no geral. GENOVEVA salientou que qualquer pessoa pode participar da programação que será realizada em São Miguel do Oeste.

A Folia de Reis está marcada para o dia dois de janeiro de 2022 com saída às sete horas da noite em frente ao antigo mercado economia, no bairro São Jorge em São Miguel do Oeste. O comentário é de uma das organizadoras, GENOVEVA KOJOROSKI. Ela disse que o grupo vai percorrer uma quadra, chegando até a praça do bairro. Ela ressaltou que haverá momentos de oração, canto e distribuição de doces para as crianças presentes. A organizadora ressaltou que este será o primeiro evento relacionado a Folia de Reis no município. GENOVEVA reforçou que os moradores de outros bairros também podem participar da programação e pontuou que os ensaios vão ocorrer na quarta-feira da semana que vem.

O Núcleo de Cooperativas da Acismo está desenvolvendo uma ação de conscientização sobre educação financeira para atender às necessidades dos associados. De acordo com uma das coordenadoras do núcleo, ELIZANDRA SELERI, o objetivo é divulgar, de forma simples e clara, informações sobre declaração de Imposto de Renda com foco nos agricultores, MEIs e pessoas físicas associados das cooperativas membras do núcleo e comunidade em geral. As informações sobre o tema foram compiladas em vídeos explicando e orientando principalmente os agricultores, empresários,MEIs e pessoas físicas. ELIZANDRA disse que o objetivo é fazer a informação chegar a comunidade para orientar as pessoas neste tema que é tão importante.

O vereador LENOIR ALMEIDA do PSD é o novo presidente da câmara de Paraíso. Ele foi eleito na quarta-feira na última sessão de 2021. ALMEIDA vai substituir o presidente do legislativo neste ano, JOEL GHELEN, do mesmo partido. Em entrevista para o programa Boa Tarde Peperi, ALMEIDA comentou que vai conduzir os trabalhos na câmara com foco no diálogo e mantendo um bom relacionamento com o executivo. Ele disse que os vereadores vão fiscalizar o governo municipal, buscando aproximar os projetos visando o desenvolvimento do município. ALMEIDA também pretende manter uma política de redução de gastos no poder legislativo.

Em Bandeirante, o presidente da câmara de vereadores em 2022 será o petista CHICO SALLES. Ele foi eleito nesta semana com sete dos nove votos do plenário da casa. Ele afirmou que pretende conduzir a câmara de modo transparente e buscando um ponto de equilíbrio na casa para ajudar o município a se desenvolver. SALLES também destacou que pretende promover reuniões e sessões descentralizadas nas comunidades do interior. Outro objetivo do novo presidente é iniciar uma mobilização com outras câmaras da região para reivindicar o asfalto da estrada da fronteira. SALLES comentou que a obra é muito importante para os pequenos municípios do extremo-oeste.

Em Barra Bonita, o MDB vai continuar na presidência da câmara de vereadores no ano que vem. JOACIR RALDI venceu a eleição desta semana por cinco votos a quatro. Essa será a terceira vez que RALDI assume a presidência. De acordo com ele, o objetivo é conduzir os trabalhos ouvindo todos os vereadores e dando espaço para todos os partidos. RALDI comentou que os vereadores tem um papel importante para o desenvolvimento do município ao discutir e a aprovar os projetos, especialmente, aqueles que estimulam a vinda de novos empreendimentos em Barra Bonita. Ele disse que é fundamental ampliar as ações nesse sentido já que muitos jovens estão deixando a cidade em busca de trabalho em outras regiões.

A Casan está distribuindo quatro cargas de água por dia para a população de São Miguel do Oeste por dia. Os transporte está sendo feito por dois caminhões-pipa. De acordo com o chefe da agencia local da empresa, VITOR DE GOUVEIA, duas cargas são levadas para o Hospital Regional e duas para os moradores do centro e dos bairros. A entrega de água por caminhões-pipa foi adotada diante da dificuldade no fornecimento de água. Ao todo, a Casan distribui 64 mil litros de água via caminhão-pipa por dia. Os moradores podem solicitar o serviço de entrega de água pelo telefone de plantão da Casan: 98402-9382.

A falta de água está gerando transtornos para moradores e comerciantes. Alguns postos de lavação de carros, por exemplo, reduziram os serviços. Há cerca de duas semanas, a Casan está abastecendo a cidade no sistema de rodízio de 24 por 24 horas. Nesta sexta-feira, estão recebendo água os moradores da parte baixa formada pelo centro e pelos bairros Agostini, Salete, São Luiz, Sagrado Coração, Jardim Peperi, Linha Santa Catarina e Cohab. Amanhã, dia 25, a água será fornecida para a parte alta formada pelos bairros Estrela, Andreatta, São Gotardo, Progresso, Santa Rita, Cruzinhas, São Jorge e São Sebastião. No domingo, dia 26, a água volta para a cidade baixa.

A seca reduziu sensivelmente a vasão do rio Cambuim, principal manancial de água para abastecer a cidade de São Miguel do Oeste. De acordo com o chefe da agencia local da empresa, VITOR DE GOUVEIA, a captação normal de agua no rio é de 40 litros por segundo. Com a estiagem, esse número caiu para oito litros por segundo. O Cambuim garante, em períodos normais, 40 por cento da agua distribuída pela Casan, mas esse percentual caiu para 15 por cento com a seca. GOUVEIA disse que a empresa está captando agua no rio das Flores e no poço profundo da Linha Gramadinho para abastecer a cidade. Ele comentou que essa é uma das piores estiagem dos últimos anos.

A Casan contratou três carretas para transportar água do Rio das Flores para o posto de captação da companhia no rio Cambuim. Os veículos devem começar o trabalho na próxima segunda-feira. De acordo com o chefe da agencia local da empresa, VITOR DE GOUVEIA, serão 25 cargas por dia e um total de 750 mil litros de água a mais. A agua será captada no dia das Flores e despejada no rio Cambuim, o que vai aumentar a vasão. Do rio Cambuim, a água é canalizada para a estação de tratamento do bairro Estrela e, de lá, para as residências e prédios comerciais. Ele acredita que a medida vai amenizar os problemas que a empresa está enfrentando para o abastecimento da cidade.

A estiagem vem se agravando nos últimos três anos e o município não teve outra alternativa, neste momento, a não ser decretar situação de emergência. A afirmação é do prefeito WILSON TREVISAN. Ele disse que a falta de chuvas provoca muitos prejuízos para os agricultores e moradores da cidade, além de transtornos para a administração que sai da rotina normal e foca as ações outra vez no problema da água. O prefeito destacou que todas as obras em andamento foram suspensas para o atendimento específico das demandas geradas pela falta de água. Ele comentou que as férias coletivas na secretaria de Obras podem ser suspensas em janeiro se a situação das chuvas não se normalizar.

O orçamento da prefeitura em 2022 destinado as ações para aumentar a capacidade hídrica das comunidades rurais. De acordo com o prefeito WILSON TREVISAN, o município pretende investir mais um milhão de reais em redes de abastecimento de água no ano que vem. Ele comentou que já no começo do ano serão atendidas seis comunidades, onde os moradores perfuram os poços e a administração faz as valas e fornece os materiais para a instalação das redes. TREVISAN destacou que o objetivo do governo é levar água encanada para todas as propriedades rurais até o final deste mandato.

O problema atual de abastecimento de água na cidade não deve ter consequências, nem positivas e nem negativas, na análise que o município vai fazer sobre a renovação ou não do contrato que tem a Casan. O prefeito WILSON TREVISAN explicou que o levantamento com informações técnicas sobre o fornecimento de água na parte urbana de São Miguel deve ser finalizado em janeiro. É a partir desse estudo que o município vai decidir o assunto. O contrato com a Casan termina na metade do ano que vem e TREVISAN disse que as dificuldades em razão da estiagem que resultaram na adoção do rodízio no abastecimento não terão impacto expressivo nessa análise.

São Miguel do Oeste abriu 28 postos de trabalho com carteira assinada no mês de novembro. O número é a diferença entre as 555 admissões e 527 demissões no mês passado. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregos do Ministério do Trabalho. Esse foi o segundo pior resultado mensal de 2021, melhor apenas do que o saldo de 22 vagas registrado em setembro. Na comparação com o novembro do ano passado, a queda no saldo de empregos formais foi muito grande. Nesse mês de 2020, a cidade contratou 187 trabalhadores a mais do que o total de demitidos.

Dos cinco setores pesquisados pelo Caged, dois tiveram mais demissões do que admissões no mês de novembro. O comércio teve o pior resultado com o fechamento de 14 vagas de trabalho. A indústria, que é o setor que teve o melhor resultado ao longo do ano, registrou duas demissões a mais do que as contratações em novembro. O destaque do mês foi a construção civil com saldo de 33 postos de trabalho. O setor de serviços fechou o mês com oito postos abertos e a agropecuária teve saldo positivo de três vagas.

Mesmo com o desempenho abaixo do esperado em novembro, o saldo de empregos formais no acumulado do ano se aproxima de mil no município. De acordo com dados do Caged, São Miguel do Oeste abriu 998 postos de trabalho entra janeiro e novembro. O melhor resultado ocorreu em fevereiro, quando foram abertas 165 vagas pelas empresas da cidade. A indústria foi a que mais contribui para o saldo anual com 454 postos de trabalho abertos. O setor de serviços tem saldo acumulado de 274 vagas e o comércio teve 137 admissões a mais do que demissões. A construção civil teve saldo de 156 nos 11 primeiros meses do ano. Somente a agropecuária demitiu mais do contratou: 23 vagas foram fechadas no setor.

Uma mulher foi assaltada no centro de Itapiranga nesta quinta-feira. O crime aconteceu por volta das nove e meia da manhã na Avenida Uruguai. De acordo com a Policia Militar, dois homens roubaram a carteira da vítima e levaram, além dos documentos, cerca de 170 reais em dinheiro. A PM fez buscas e conseguiu prender um dos envolvidos, um rapaz de 19 anos. O outro assaltante fugiu de barquinho e atravessou o Rio Uruguai na direção do Distrito de Basílio da Gama, município de Pinheirinho do Vale, Rio Grande do Sul. O rapaz preso disse que o outro homem cometeu o roubo. O segundo suspeito não foi localizado.

Uma briga generalizada deixou quatro pessoas feridas na madrugada de hoje em Campo Ere. O Corpo de Bombeiros da cidade foi acionado por volta da uma e 40 para atendimento de quatro vítimas que haviam sido agredidas durante briga na Avenida Getúlio Vargas, na Praça da Igreja Matriz. Uma das vítimas estava deitada na calçada, com um ferimento cortante na cabeça e no braço. Outra foi encontrada sentada, também com ferimento na região frontal da cabeça. A terceira vítima de 18 anos, apresentava uma lesão na cabeça e outra, de 15 anos, tinha ferimentos no queixo. Todos foram conduzidos ao hospital Santo Antônio de Campo Erê. As vítimas relataram que foram agredidas por garrafas quebradas e ripas de madeira. Os agressores não foram localizados.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.