ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 24/12/21

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 71 centavos. O euro está valendo seis reais e 46 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.

A França anunciou que 182 mil passaportes sanitários falsos já foram identificados pelas autoridades desde que o documento passou a ser exigido para o acesso em locais fechados, em junho. O ministro do Interior da França, GÉRALD DARMANIN, destacou que o uso, fabricação ou venda de passaportes médicos falsificados pode resultar em até cinco anos de prisão e multa de até 75 mil euros, o equivalente a cerca de 485 mil reais. Para entrar em lugares como cinemas, restaurantes, museus e transportes públicos na França, é obrigatório desde o verão europeu apresentar um comprovante de vacinação contra a Covid-19, de recuperação da doença ou um teste negativo recente.

Mais de 100 milhões de casos de Covid-19 foram registrados nas Américas desde o início da pandemia, com um aumento de 36 por cento nas infecções na América do Norte na semana passada impulsionado pelos Estados Unidos. A informação é da Organização Pan-Americana da Saúde nesta quarta-feira. A Opas observou que a variante ômicron, que representou 73 por cento dos casos de Covid-19 nos Estados Unidos na semana passada, já foi relatada em 18 outros países e territórios americanos: Argentina, Bermuda, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Guadalupe, Guiana Francesa, Ilhas Cayman, México, Panamá, Peru, Porto Rico, Saint Martin e Trinidad e Tobago.

O Equador, sétimo país da América Latina com mais mortes pela pandemia do coronavírus, declarou obrigatória a vacinação contra a Covid-19, devido à presença da variante ômicron. A informação foi divulgada nesta quinta-feira pelo Ministério da Saúde. A imunização anticovid não será obrigatória, porém, para pessoas que tenham alguma contraindicação médica, que devem apresentar comprovação, esclareceram as autoridades. O Ministério da Saúde argumentou que a decisão tem base na Constituição, que estabelece que a saúde é um direito que deve ser garantido pelo Estado e por isso tomou a decisão.

Após 13 dias fora do ar, o Ministério da Saúde afirmou que o sistema ConecteSUS voltou a funcionar na noite desta quinta-feira. Porém, de acordo com a pasta, ele pode sofrer instabilidade. A ferramenta emite o comprovante da vacinação contra a Covid-19. O ConecteSUS estava fora do ar desde o dia 10 deste mês, quando um ataque hacker atingiu outros sistemas do ministério, entre eles, o site oficial. Com o sistema fora do ar, muitos brasileiros não conseguiriam baixar o comprovante de vacinação do aplicativo. APolícia Federal investiga o caso, mas uma análise preliminar constatou que não houve sequestro de dados do governo federal. A hipótese principal, segundo a PF, é que a ação criminosa foi motivada por ativismo político na internet, o chamado hacktivismo.

O ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, afirmou, nesta quinta-feira, que o governo federal vai liberar a vacinação contra a Covid-19 para crianças entre cinco e 11 anos de idade, mas que vai condicionar a imunização desse público à apresentação de uma prescrição médica. QUEIROGA ainda destacou que a vacinação em crianças não deve ser obrigatória e afirmou que deve caber aos pais a decisão de autorizar que os filhos sejam imunizados contra a Covid-19. Na quinta-feira da semana passada, a Anvisa autorizou o uso da vacina da Pfizer em crianças de cinco a 11 anos. A imunização será feita em duas doses com um intervalo de três semanas entre elas.

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta quinta-feira que vai sancionar “o mais rápido possível” o projeto para prorrogação até 2023 da desoneração da folha de pagamentos de empresas dos 17 setores da economia que mais empregam. Para assegurar a desoneração, o governo federal terá de remanejar recursos do Orçamento da União do ano que vem. No orçamento aprovado para 2022, o Congresso não incluiu os cerca de seis bilhões de reais necessários para prorrogar o programa. O mecanismo tributário permite que as empresas substituam a contribuição previdenciária de 20 por cento sobre o salário dos empregados por uma alíquota de um a quatro e meio por cento sobre a receita bruta.

Santa Catarina criou 17 mil 869 empregos formais em novembro, e apresenta o quinto melhor resultado no ranking nacional. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério da Economia, divulgados nesta quinta-feira. O número de empregos formais, com carteira assinada, representa a diferença entre contratações e demissões em novembro de 2021. A última vez que Santa Catarina teve um saldo negativo foi em dezembro de 2020, quando o Estado perdeu 12 mil 452 vagas de trabalho. A maior parte das vagas abertas no estado foi nos setores de serviços, com saldo de nove mil 283 e comércio, com oito mil 185. O único segmento com desempenho negativo foi a indústria: foram fechadas 67 vagas.

O deputado estadual SARGENTO LIMA do PL, que integra o grupo de oposição ao governador CARLOS MOISÉS, protocolou nesta quarta-feira uma representação no Ministério Público de Santa Catarina para questionar a legalidade de projetos do governo que integraram o pacotaço de fim de ano. O deputado faz referência à concessão de auxílio combustível e ao projeto que transforma contadores em auditores fiscais da Fazenda, sem concurso público, propostas que foram aprovadas nesta semana. SARGENTO LIMA sugere os projetos aprovados são inconstitucionais. O pacotaço de fim de ano incluiu concessões de reajustes e benefícios a diversas categorias, inclusive aos poderes.

O governo de Santa Catarina publicou um novo decreto em que transfere a responsabilidade pela liberação de eventos aos municípios do Estado. O documento, publicado na noite de quarta-feira, também modifica a forma de fiscalização em eventos corporativos, feiras de negócios, eventos sociais, shows e entretenimento, inclusive torneios esportivos. Anteriormente, órgãos estaduais também eram responsáveis pelo monitoramento. Com a mudança, a fiscalização e autorização deve ser feita pelas vigilâncias sanitárias municipais. A mudança, segundo o executivo, é motivada pela melhora no cenário da pandemia e o avanço da vacinação contra a Covid-19. Santa Catarina ultrapassou 70 por cento da população totalmente imunizada com as duas doses ou a dose única.

2021 foi um ano difícil para a Igreja Católica. DOM EDGAR ERTHL – Bispo Diocesano de PalmasFrancisco Beltrão, avalia o ano com muitas dificuldades e grandes emoções. A pandemia veio e trouxe muitas mudanças, incertezas e levou muitas vidas. Mesmo atualmente, ela estando controlada, ainda se sente os impactos. Várias ações da igreja foram canceladas. O maior desejo para 2022 do DOM EDGAR, é que pelo menos 75 por cento da população esteja vacinada contra a Covid-19, para que todos os segmentos não só o da igreja, possam voltar a normalidade com suas atividades.

Para esse natal, bispo quer que as pessoas lembrem o real sentido natalino. O nascimento de jesus que foi o salvador do mundo. É isso que ele quer que a população tenha em mente e exerça nessa data. Alguns questionamentos podem ser feitos. Quais são os motivos para celebrar o natal? O que esperar desse dia? Todos os anos somos convidados a viver essa magia e sermos como jesus nos ensinou, disse DOM EGDAR ERTHL. Amar mais as pessoas, viver o amor e fortalecer a fé todos os dias. Deseja a todos um santo e abençoado natal.

Equipe da Fundação Hospitalar de São Lourenço do Oeste segue completa no fim do ano. O presidente do hospital filantrópico do município - ÉRICO ECKER, garante que a aproximação das festas não influencia nos atendimentos feitos na instituição. De acordo com ele, o regime de plantão funciona 24 horas por dia, através de um convênio com os municípios vizinhos: Coronel Martins, Jupiá, Galvão e Novo Horizonte, para sempre estar preparado caso alguém necessite de atendimento. Segundo, ÉRICO, se uma pessoa precisar de serviços médicos, pode procurar a fundação, já que a maior parte dos atendimentos é ocorre via SUS.

Fundação Hospitalar de São Lourenço do Oeste está sem máquina de Raio X. O presidente - ERICO ECKER, esclarece que o equipamento queimou, e por ser final do ano, não há muitas empresas do ramo trabalhando para concertar. Técnicos da área já estiveram na Fundação fazendo uma avaliação, mas só vão poder mexer no equipamento a partir de janeiro. Conforme ÉRICO, os pacientes que precisarem de raio X estão sendo encaminhados para a UPA 24 horas. O presidente da Fundação Hospitalar acrescenta que alguns funcionários entraram em férias, mas no setor médico estão todos trabalhando normalmente.

Conseleite realiza última reunião do ano de 2021. No encontro foram debatidos pontos relevantes sobre a produção leiteira como valores e posicionamento dos laticínios. Para o presidente VALTER BRANDALISE algumas questões apresentadas pelas empresas são contraditórias à real necessidade dos produtores. Contudo, ele disse que o debate foi produtivo e relevante para traçar novos trabalhos para 2022. Mas o presidente ainda lembrou que os números apresentados pelo Conseleite não tem agradado os proprietários de gado leiteiro devido a não aprovação da resolução apresentada em reuniões por dois meses seguidos.

Não está havendo um acordo entre ambas as partes, sendo que o consumo de lácteos diminuiu significativamente neste encerramento de ano. Além do alto preço da caixinha de leite nas glândulas dos supermercados provocado pela inflação. Para o presidente o momento vivenciado no ramo leiteiro é bastante delicado. A resolução apresentada pelas empresas é baseada na realidade do atual mercado. A afirmação é do presidente do Conseleite VALTER BRANDALISE. Ele disse que os preços definidos são baseados em matemática e que refletem a atual situação.

Produtores de gado leiteiro não tem concordado comos valores apresentados. Ele disse entender a situação dos produtores que estão passando por elevação de preços para produção. Mas também comentou que os laticínios têm segurado os aumentos e não repassado aos produtores devido ao momento atravessado pelo setor. Por isso, o encontro da última sexta-feira foi fortemente debatido um novo formato de trabalho e nos primeiros meses de 2022 o Conseleite volta a se reunir e definir o planejamento para os próximos meses.

Prefeita de Campo Erê assinou decreto de Situação de Emergência. A falta de chuva é tanta que ROZANE MOREIRA não viu outra saída senão editar novamente o documento. A partir disso o agricultor pode ter acesso ao Proagro. Na tentativa de diminuir os problemas com a falta de chuva o DMER utiliza caminhão para abastecer o interior. A prefeitura consertou toda rede de distribuição de água do poço artesiano da Linha São Jorge e assim as famílias daquela região não tem mais problema de falta de água. Conforme a prefeita, há um recurso na conta da prefeitura para abrir um poço artesiano na comunidade de Belo Horizonte. A fase agora é de licenças ambientais. No local já foi instalado reservatório com capacidade para 20 mil litros.

Comunidade de Belo Horizonte e arredores sofrem com falta de água pelo menos a 30 anos. Quem informa é a prefeita de Campo Erê. Linha Bicudo é outra que enfrenta sérios problemas com falta de água de beber. Os moradores tem o costume de utilizar água do rio, mas aí vem problemas de saúde como verminose. Para resolver essa situação ROZANE MOREIRA determinou que fosse escavada uma vala para instalação de canos num percurso de 7 quilômetros para levar água potável para as famílias. O reservatório já foi comprado e está instalado na comunidade. No total, o município tem 22 reservatórios com capacidades de 5 mil, 10 mil e 15 mil litros. A prefeitura vê na abertura de poços artesianos no interior como uma solução de abastecimento.

Veículos colidem em cruzamento com semáforo. A batida aconteceu ontem, no sinaleiro no bairro Industrial em Francisco Beltrão. Se envolveram no acidente um Gol e um Honda City. O SAMU chegou a ser chamado mas não houve registro de vítimas.

Busca e apreensão em casa de adolescente investiga crimes cibernéticos. A Polícia Civil de Santa Catarina, através da Delegacia de Polícia de Comarca de Fronteira de Campo Erê, apreenderam aparelhos eletrônicos na casa de um adolescente de 15 anos. Ele é investigado por infrações previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente. De acordo com os policiais, há registro de que, através de uma rede social, ele pedia fotos e vídeos das partes intimas de meninas menores de 18 anos. Foi feita a busca domiciliar e apreendidos aparelhos eletrônicos para dar sequencia na investigação.



Curto-circuito em ventilador provoca princípio de incêndio. O caso foi registrado por volta das 22 horas e 35 minutos da noite de ontem, numa casa às margens da SC-161, no Bairro Cantu, em Anchieta. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas já haviam sido controladas pelo proprietário da residência utilizando baldes de água. O morador relatou que o incêndio começou depois que um ventilador entrou em curto-circuito. O fogo acabou atingindo o forro de PVC e deixou grande parte do quarto danificado. Outros objetos como uma cadeira também acabaram queimados.

Briga de casal termina na delegacia. Um homem de 32 anos foi levado à delegacia acusado de agredir a companheira de 23 anos. O caso aconteceu na linha Mezari, em Novo Horizonte. A Polícia Militar foi chapada pois estava ocorrendo uma briga de casal com disparos de arma de fogo. No local foi contado aos policiais que o casal está se separando e iniciou uma discussão. A mulher teria disparado um tiro de espingarda contra a casa onde o casal mora. O homem revidou agredindo a companheira, e a amarrando. Foram encontradas duas armas de fogo, um rifle calibre 22, que teria sido usado pela mulher, e um revólver calibre 38, também usado durante a briga. O casal foi encaminhado para a delegacia para os procedimentos cabíveis.

Jovem é preso por tentativa de estupro em São Lourenço do Oeste. A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, identificou um jovem de 19 anos como autor de uma tentativa de estupro ocorrida na manhã do dia 17 de dezembro. Conforme e polícia, no início da manhã da última sexta-feira, uma mulher de 40 anos estava caminhando quando foi abordada pelo jovem. Ele lhe perguntou as horas, porém, ao se aproximar, pegou no braço dela e, usando uma faca, a ameaçou para que ficasse quieta porque queria estuprá-la. A mulher caiu ao chão e chegou a ser arrastada pelo rapaz, mas gritou por socorro e o jovem fugiu. O autor foi rapidamente identificado e interrogado. A faca e as roupas utilizadas no crime foram localizadas.

Briga termina com quatro feridos no centro de Campo Erê. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta da uma hora e 40 minutos da madrugada de hoje, para atender quatro pessoas que haviam sido agredidas durante uma briga generalizada, na Avenida Getúlio Vargas, na Praça da Igreja Matriz de Campo Erê. Uma das vítimas estava deitada na calçada, apresentando ferimento cortante na cabeça e num braço. Outra foi encontrada sentada, também com um corte na região da cabeça. A terceira vítima, de 18 anos, apresentava ferimento na cabeça. E a quarta vítima, de 15 anos, tinha ferimento no queixo.

Após a limpeza de ferimentos e primeiros atendimentos, todos foram levados ao hospital Santo Antônio. A Polícia Militar de Campo Erê esteve no local e contou com apoio das guarnições de Dionísio Cerqueira e São Bernardino. De acordo com as vítimas, eles foram agredidos por garrafas quebradas e ripas de madeira. Disseram também que não conhecem os agressores, mas estavam em três e chegaram agredindo. Foram feitas buscas, mas ninguém foi localizado.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.