-STF CRITICA SENADO SOBRE PEC QUE LIMITA PODERES DE MINSITROS E PACHECO REAGE
-ESTADO TEM VACINAS COM ESTOQUE ZERADO E OUTRAS ABAIXO DA MÉDIA
-VEREADORES REJEITAM VETO DE TREVISAN SOBRE RECUO FRONTAL DE RESIDÊNCIAS
-ABERTURA DO NATAL DA GENTE SERÁ NESTE SÁBADO NA PRAÇA CENTRAL
-PROCON ALERTA PARA CUIDADOS COM PROMOÇÕES DE BLACK FRIDAY
-POLÍCIA ENCONTRA 60 GARRAFAS DE VINHO DENTRO DE HILUX EM PARAÍSO
-APREENDIDAS CARGAS CONTRABANDEADAS AVALIADAS EM MAIS DE 350 MIL REAIS
O tempo na região Extremo-Oeste é de céu com algumas nuvens A previsão para as próximas horas é que o tempo permaneça dessa forma. A mínima das últimas horas foi de 16 graus e a máxima para hoje deve ser de 26 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou a sexta-feira cotado em quatro reais e 88 centavos. O euro está valendo cinco reais e 33 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula três centavos.
A terceira candidata mais votada da Argentina nas eleições deste ano será a nova ministra de Segurança no governo de JAVIER MILEI. PATRICIA BULLRICH vai retornar ao cargo que já exerceu durante o governo do ex-presidente MAURICIO MACRI. Ela foi candidata da direita tradicional nas eleições presidenciais deste ano e antes de ser ministra de MACRI, chefiou a pasta do Trabalho e da Segurança Social do governo de FERNANDO DE LA RUA em 2001. Durante a campanha eleitoral na Argentina, ela ficou conhecida como "candidata da lei e da ordem", por defender ideias como aumentar penas para menores de idade que cometem crimes e alterar a idade em que as pessoas são consideradas imputáveis.
O comércio de grãos da Argentina está em grande parte "paralisado". O momento ocorre por dois fatores, sendo primeiramente pela falta de soja devido à seca e pela insegurança dos agricultores que estão segurando a produção por receio de uma desvalorização do peso durante o governo do presidente eleito JAVIER MILEI. As declarações foram feitas pelo chefe da principal câmara de exportação e os comentários foram os primeiros do órgão desde a eleição de MILEI no domingo. Ele assume o cargo em 10 de dezembro. A Argentina é normalmente o maior exportador mundial de soja processada e está entre os três maiores exportadores de milho, sendo também um importante fornecedor de trigo e carne bovina.
A Argentina aumentou nesta quinta-feira os impostos sobre compras de dólares destinados a poupança ou feitas com cartões bancários para proteger as reservas limitadas do Banco Central. A ação ocorre semanas antes do presidente eleito JAVIER MILEI assumir o cargo, em 10 de dezembro. A medida foi anunciada no Diário Oficial da Argentina e determinou que o pagamento antecipado do imposto de renda aumente de 45 por cento, para 100 por cento. A mudança significa que os argentinos que usam cartões de crédito em dólar ou compram moeda estrangeira para poupar pagarão taxas mais próximas das praticadas em mercados alternativos. A decisão foi orientada por considerações de gestão tributária e justiça, segundo o comunicado.
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro LUÍS ROBERTO BARROSO, comentou na abertura da sessão desta quinta-feira a aprovação, pelo Senado, de uma proposta para limitar as decisões individuais dos ministros da Corte. O ministro GILMAR MENDES, mais antigo da Casa, afirmou que a PEC é uma "ameaça" ao Judiciário. O ministro do STF e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ALEXANDRE DE MORAES, também criticou o texto que proíbe decisões individuais de ministros que suspendam a eficácia de leis ou atos dos presidentes da República, da Câmara, do Senado e do Congresso. A PEC é vista no meio político como uma resposta do Congresso aos julgamentos recentes do STF, onde segundo deputados e senadores, muitos dos temas discutidos pela corte cabem, na verdade, ao parlamento.
Ministros do Supremo Tribunal Federal já avaliam considerar inconstitucional a PEC que limita decisões individuais dos integrantes da Corte. A PEC foi aprovada pelo Senado na noite da última quarta-feira e segundo os ministros, caso alguém apresente um mandado de segurança contestando a PEC, a Corte deverá decidir rapidamente, pois o STF só age quando é provocado. Os ministros esperam agora que a Câmara dos Deputados segure a análise em plenário, haja visto que para virar lei, a PEC precisa passar pela Câmara. Para integrantes do STF, o Senado está fazendo um movimento político devido às decisões tomadas pela Corte durante o governo de JAIR BOLSONARO.
O presidente do Senado, RODRIGO PACHECO do PSD de Minas Gerais afirmou nesta quinta-feira que não permite "agressões" gratuitas de membros do Supremo Tribunal Federal. Para ele, as instituições não são intocáveis. Ele disse ainda que não vai inaugurar uma crise institucional. PACHECO defendeu a proposta que reduz poderes dos ministros da Corte ao proibir decisões individuais que suspendam leis. Para o parlamentar, determinação individual de ministro do STF não se "sobrepõe" ao Congresso, ao presidente da República ou ao colegiado do tribunal. A declaração de PACHECO foi uma resposta às críticas do presidente do Supremo Tribunal Federal, LUÍS ROBERTO BARROSO, e dos ministros da Corte ALEXANDRE DE MORAES e GILMAR MENDES ao projeto aprovado no Senado.
O ministro dos Transportes, RENAN FILHO, gravou um vídeo em que responde o governador JORGINHO MELLO sobre a cobrança dos 465 milhões de reais que o Estado injetou nas obras das rodovias federais entre 2021 e 2022, no governo de CARLOS MOISÉS. JORGINHO disse nesta semana que era hora do governo devolver esse valor para ser aplicado na reconstrução dos municípios atingidos pelas enchentes. Já RENAN FILHO respondeu afirmando que o governo federal aplicou neste ano cinco vezes mais do que o recurso liberado no ano passado e que o governador deveria lembrar dos poucos recursos liberados na gestão passada para o Estado catarinense.
Em função das chuvas que causaram uma série de destruições no estado catarinense, a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina encaminhou sugestões ao governo do Estado para medidas de apoio a empresas atingidas pelas águas. Uma das sugestões é a isenção de ICMS para doações de produtos a entidades governamentais ou de utilidade pública para doação a atingidos pelas enchentes e isenção de ICMS a produtos de linha branca para reposição de estoques que foram perdidos nas últimas semanas. A entidade também solicitou isenção nas tarifas de água e luz do último trimestre a empresas afetadas e aporte de recursos do orçamento para trabalhos da Secretaria de Assistência Social para apoiar famílias em situação de vulnerabilidade em função das chuvas.
Seis vacinas estão com o estoque abaixo da média mensal e outras três estão com abastecimento zerado em Santa Catarina. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde estão em falta os imunizantes de tetra viral, que previne doenças como sarampo, caxumba, rubéola e varicela, meningocócica C, contra a meningite, e a tríplice bacteriana, que previne difteria, tétano e coqueluche. Já as com estoque em baixa são a hepatite A pediátrica, varicela, tríplice viral, dTpa adulto, Haemophilus Influenza e B, que previne meningite e pneumonia e HPV. Para evitar que a população fique sem as vacinas, a secretaria fez duas substituições. A vacina tríplice bacteriana está sendo substituída pela vacina pentavalente, enquanto a meningocócica C foi trocada pela vacina meningocócica ACWY.
A edição deste sábado do Retrato Falado vai prestar uma homenagem a ACHILES FAVERO. O programa de amanhã vai reapresentar a entrevista concedida por ele em outubro de 2017. ACHILES FAVERO faleceu na madrugada da última segunda-feira, aos 88 anos, vítima de complicações cardíacas. Ele foi vereador de São Miguel do Oeste entre 1988 a 1992 e de Barra Bonita por dois mandatos, entre 1997 a 2004, sendo uma importante liderança na emancipação política de Barra Bonita. A reprodução da entrevista com ACHILES FAVERO vai ao ar amanhã próximo das 10 horas da manhã aqui na Rádio Peperi.
Além de analisar as principais notícias da semana divulgadas aqui no Globo em Foco, a edição de amanhã do Peperi Rádio Repórter vai receber o presidente da Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste, PAULO DRUMM. Nesta semana os vereadores aprovaram em primeira votação o projeto que institui o programa Antonieta de Barros no legislativo de São Miguel do Oeste e no programa de amanhã ele vai explicar todos os pontos desse projeto. DRUMM também vai falar sobre as emendas impositivas e demais questões da Câmara de Vereadores. O Peperi Rádio Repórter começa às 11 horas da manhã e a entrevista com PAULO DRUMM começa às 11 e meia da manhã.
A secretaria de Cultura de São Miguel do Oeste realizou no último final de semana mais uma edição do encontro “São Miguel do Oeste tem capoeira sim senhor”. A ação foi realizada no ginásio municipal e serviu como um momento de integração entre alunos, familiares e comunidade em geral. A ação também teve como objetivo propor reflexões sobre o mês da consciência negra. O momento contou ainda com a presença de pessoas do Rio de Janeiro, Paraná e também do Japão. Ao todo, 60 alunos da oficina de capoeira foram graduados no evento do último final de semana.
A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste sediou nesta quinta-feira uma reunião com diversas entidades visando debater sobre as emendas impositivas. A ação buscou esclarecer pontos da legislação que prevê a destinação de um por cento do orçamento do município para ser indicado pelos vereadores, com execução obrigatória pelo Poder Executivo. A norma também prevê que meio por cento seja destinado obrigatoriamente para o setor da Saúde. De acordo com o presidente do legislativo, PAULO DRUMM, a indicação de recursos para as mais diversas entidades de São Miguel do Oeste visa beneficiar aquelas que nem sempre conseguem valores significativos para desenvolver seus trabalhos ao longo do ano. Conforme ele, a única contrapartida das entidades é a aplicação transparente, bem como a prestação de contas.
Os vereadores de São Miguel do Oeste rejeitaram nesta quinta-feira o veto do prefeito WILSON TREVISAN ao Projeto de Lei Complementar que trata do recuo frontal em residências em alvenaria. Nas razões do veto, TREVISAN afirmou que segundo o Departamento Técnico de Engenharia, a alteração ocorreu em desrespeito a qualquer estudo técnico, audiência pública e participação dos Conselhos, o que descaracteriza o município como organização social e econômica, de estruturação urbana, qualificação ambiental, critérios urbanísticos e ordenamento territorial. Conforme TREVISAN, a norma alterada está sendo objeto de estudo e revisão e sua alteração vai causar um conflito aparente de normas.
O vereador PAULO DRUMM, autor do projeto vetado, solicitou aos demais vereadores que rejeitassem o veto, e argumentou que as mudanças votadas não causam conflito de normas, citando cada um dos pontos elencados na mensagem do veto. Ele ainda afirmou que a alteração não obriga a implantação do recuo de um metro, mas deixa livre para o morador escolher a quantidade de recuo que irá deixar. O vereador também lembrou que as edificações comerciais não possuem nenhum recuo. Dessa forma, o veto foi derrubado por nove votos a três, sendo favoráveis ao veto os vereadores, CARLOS AGOSTINI, MARIA TEREZA CAPRA e NINI SCHARNOSKI. Agora, com a rejeição do veto, o projeto será promulgado pelo presidente da Câmara de Vereadores, PAULO DRUMM.
Está tudo pronto para a abertura do “Natal da Gente” que vai acontecer amanhã em São Miguel do Oeste. A informação é da secretaria de Cultura que confirmou a programação para às oito horas da noite na praça central, Walnir Bottaro Daniel. Como de praxe, o evento contará com transmissão da Rádio Peperi a partir das 15 para as oito da noite e com cobertura do Portal Peperi. Segundo o setor da Cultura, toda a programação é em parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Miguel do Oeste e demais entidades parceiras.
A programação de amanhã à noite na praça central contará com a chegada do Papai Noel conduzido pela banda municipal e inauguração da iluminação natalina. Na oportunidade também haverá a entrega das chaves da cidade ao Papai Noel e show com Águas Nativas, bem como a sexta edição do festival do pastel, organizado pelos clubes de serviço do município. Segundo o secretário de Cultura de São Miguel do Oeste, MOACIR TOMMASEL, a ideia é que a partir desse ano o tema do Natal seja sempre o mesmo, bem como, a parceria com a CDL seja mantida para a organização da programação. Já de acordo com a entidade, a programação diversificada serve para agradar todos os públicos e também para atrair o maior número de pessoas para a área central de São Miguel do Oeste.
A programação do “Natal da Gente” vai seguir até o dia 23 de dezembro com programações em todos os finais de semana. Após a abertura de amanhã, as ações seguem no domingo, dia 26, com apresentação de capoeira às quatro horas da tarde, aula de dança livre aberta ao público às cinco horas da tarde e apresentação de corais às cinco e meia da tarde. Já no dia dois de dezembro, ocorre a comemoração em alusão aos 35 anos do Exército entre nove da manhã e quatro horas da tarde. Na oportunidade haverá exposição de viaturas e materiais militares, além da apresentação da fanfarra. No dia dois ainda haverá show de Rock a uma e meia da tarde com a Banda Allost, e apresentação do coral Vozes da Primavera à quatro horas da tarde. Neste dia, também haverá a presença de food trucks e barracas diversas com venda de comida e bebida.
Já no dia nove de dezembro haverá a feira do artesanato e do livro, além da apresentação de danças Ítalo-germânico e oficina de ballet, sendo ambos eventos a partir das quatro e meia da tarde. Mais tarde, às sete e meia haverá a noite gospel com apresentação de louvores e o terceiro festival de doces e salgados promovido pelo Centro de Apoio à Pessoa Idosa.A programação segue no dia 15 com show dos Gigantes da Alegria a partir das sete horas da noite, show com MICHELI FORTES às oito e meia da noite e show com LUÍSA CRITHINA às 10 horas da noite. No dia 16 também haverá uma ampla programação iniciando às três horas da tarde com show do Musical Garotos da Pegada, apresentação da oficina de dança livre a partir das cinco horas da tarde e batalha de Freestyle e roda de break dance às seis e meia da tarde, finalizando com show da Banda Velha Infância às oito e meia da noite.
As apresentações do “Natal da Gente”, seguem no dia 17 de dezembro a partir das quatro horas da tarde com apresentação da oficina de violão e show com Os Forasteiros às cinco horas da tarde. Já às oito horas da noite haverá apresentação da oficina de gaita e acordeon e show com MARCIONEI às nove horas da noite. Toda a programação tem encerramento no sábado que antecede o Natal com encerramento às oito horas da noite com a devolução das chaves da cidade pelo Papai Noel e show com Orquestra de Simão Wolf, sendo que, nesta noite a comercialização de comidas e bebidas ficará a cargo da JCI. A secretaria de Cultura lembra que todas as programações serão realizadas na área coberta da Praça Central Walnir Bottaro Daniel.
Está acontecendo nesta sexta-feira em todo o país mais uma edição da Black Friday. A ação já iniciou há alguns dias e ganha força hoje com promoções em praticamente todas as lojas brasileiras. Os preços nessa época do ano atraem diversos consumidores, porém, de acordo com a coordenadora do Procon de São Miguel do Oeste, ANALU VALANDRO é preciso extrema atenção para evitar dores de cabeça no futuro. Conforme ela, é necessário atenção e principalmente evitar compras por impulso, avaliando se existe de fato necessidade em adquirir determinado produto. Segundo ela, a pesquisa de preço e comparação entre lojas é o melhor caminho para aproveitar de fato os descontos ofertados.
Os consumidores precisam pesquisar os itens desejados alguns dias antes da Black Friday para analisar com calma todos os quesitos. A orientação é da coordenadora do Procon de São Miguel do Oeste, ANALU VALANDRO. De acordo com ela, esse período é fundamental para que haja a comparação de preços, condições de pagamento, parcelamento e demais situações. Ela também comentou sobre as compras feitas pela internet e pontuou que os cuidados nesses casos precisam ser redobrados por parte do consumidor.
Os consumidores que comprarem pela internet podem devolver os produtos adquiridos até sete dias após o recebimento, sem precisarem prestar qualquer justificativa. A informação é da coordenadora do Procon de São Miguel do Oeste, ANALU VALANDRO. Ela destacou que a ação está prevista no código de defesa do consumidor e não vale para lojas físicas, sendo que, nesses casos os consumidores precisam ficar atentos antes da finalização da compra desejada. Ela salientou que é obrigatória a emissão de nota fiscal ou de um cupom de venda referente ao produto adquirido.
Na entrevista desta semana, a coordenadora do Procon de São Miguel do Oeste também abordou sobre o trabalho desempenhado ao longo do ano e citou que a maior reclamação atendida na unidade é ainda com relação a telefonia e internet. ANALU VALANDRO lamentou o fato de que anualmente esses dois itens seguem na liderança das reclamações e disse que em seguida aparecem os assuntos financeiros, que são de pagamentos e cobranças indevidas e situações semelhantes. Ela frisou que algumas situações pioram a cada ano, porém, detalhou que o índice de resoluções do Procon catarinense é de 85 por cento, número este, expressivo na sua visão.
A unidade local do Procon atende pessoas que residem em São Miguel do Oeste ou que tenham efetuado compras em estabelecimentos do município. ANALU VALANDRO explicou que dessa forma, as demais pessoas precisam procurar o juizado especial civil do Fórum de sua comarca. Ela também mencionou que o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira em horário de expediente e o contato é o 3631-2093, repetindo, 3631-2093. O Procon de São Miguel do Oeste está instalado na Rua Marquês do Herval, nas proximidades do cartório.
A Polícia Militar apreendeu no final da manhã de ontem em Paraíso uma carga de vinho sem o devido despacho aduaneiro. O fato foi na BR-282 e no local, os policiais realizaram a abordagem de uma Hilux que continha em seu interior 60 garrafas de vinho de 750 ml cada. Segundo o condutor, a carga seria levada para o município catarinense de Witmarsum. Diante dos fatos, um Boletim de Ocorrência foi confeccionado e a mercadoria foi apreendida e entrega na Receita Federal de Dionísio Cerqueira.
Uma ação conjunta da Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar resultou na apreensão de uma grande quantidade de smartphones nesta quinta-feira. O fato foi registrado em Maravilha e no local dois veículos foram abordados na BR-282, sendo encontrados dentro deles, 170 aparelhos celulares. Os objetos estavam sendo transportados de forma irregular e estavam escondidos no painel e dentro da carroceria dos veículos. Os automóveis estavam sendo conduzidos por dois homens de 30 e 45 anos e ambos foram encaminhados para a delegacia de Polícia Federal de Chapecó. Já a mercadoria e os veículos ficaram à disposição da Receita Federal. Estimasse que os 170 smartphones custem quase 230 mil reais.
Mais uma ocorrência de descaminho foi registrada ontem, porém, desta vez em Bom Jesus do Oeste. No local,as guarnições realizavam rondas quando abordaram dois veículos, sendo de pequeno e médio porte. No veículo menor estavam dois homens e com eles foram localizados 35 mil reais em produtos de origem paraguaia, como por exemplo, aparelhos celulares e cigarros eletrônicos. Já o segundo veículo transportava diversas pessoas que estavam retornando de compras no Paraguai e em consulta, os policiais perceberam que as cotas regulamentares de produtos importados havia excedido, sendo que, o total de produtos encontrados foi avaliado em 147 mil reais, divididos entre diversos produtos, como por exemplo, aparelhos celulares, vídeo games, relógios inteligentes e diversos outros produtos. Diante dos fatos, os veículos e as mercadorias foram apreendidas e encaminhadas para a Receita Federal de Dionísio Cerqueira.