ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco - 24/11/22

-TSE NEGA PEDIDO DO PL PARA ANULAR PARTE DOS VOTOS

-EQUIPE DE TRANSIÇÃO PEDE SUSPENSÃO DE NOVAS LICITAÇÕES

-POLÍCIA FEDERAL SUSPENDE EMISSÃO DE NOVOS PASSAPORTES

-EM FLORIANÓPOLIS, PREFEITO BUSCA RECURSOS PARA 2023

-SECRETARIA MANTÉM OBRAS MESMO COM EQUIPE REDUZIDA

-DNIT LANÇA CAMPANHA DE PROTEÇÃO À FAUNA NA BR-163

-EMPRESA EFETUA REPAROS NA REDE DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA

-COLÉGIOS ESTADUAIS RECEBEM MELHORIAS ANTES DO FINAL DE ANO

-POLÍCIA CUMPRE TRÊS MANDADOS E DUAS PESSOAS SÃO DETIDAS

-PM PRENDE SUSPEITO DE FURTO MINUTOS DEPOIS DO CRIME

O tempo na região extremo-oeste é de sol. A previsão é de condições ensolaradas por todo o dia. A mínima desta manhã foi de 13 graus e a máxima para hoje deve ser de 29 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 32 centavos. O euro está valendo cinco reais e 54 centavos. Já o peso argentino está cotado em três centavos.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos disse que a situação no Irã é “crítica”, descrevendo um endurecimento da resposta das autoridades aos protestos que resultaram em mais de 300 mortes, incluindo 50 crianças, nos últimos dois meses. De acordo com o órgão, as autoridades deveriam atender as demandas das pessoas em vez de usar força desnecessária ou desproporcional para suprimir os protestos. A República islâmica tem sido tomada por protestos em todo o país desde a morte da curda MAHSA AMINI, de 22 anos, sob custódia da polícia de moralidade em 16 de setembro, depois que ela foi presa por usar roupas consideradas “inadequadas”.

O presidente ucraniano, VOLODYMYR ZELENSKI, apelou ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, na quarta-feira, para tomar medidas para impedir os ataques aéreos russos contra infraestruturas vitais que mais uma vez mergulharam as cidades ucranianas na escuridão e no frio com o início do inverno. A Rússia lançou uma barragem de mísseis na Ucrânia no início do dia, forçando o fechamento de usinas nucleares e matando civis em Kiev. ZELENSKI disse que a Ucrânia está esperando para ver “uma reação muito firme” do mundo aos ataques aéreos de quarta-feira, acrescentou.

Em um ato simbólico nesta quarta-feira, os legisladores do Parlamento Europeu reconheceram a Rússia “como um estado patrocinador do terrorismo e como um estado que usa meios de terrorismo”, pedindo à União Europeia “que isole ainda mais a Rússia internacionalmente”. O Parlamento tomou a decisão à luz dos “ataques deliberados e atrocidades cometidas pelas forças russas e seus representantes contra civis na Ucrânia que “se somam a atos de terror e constituem crimes de guerra”, de acordo com um comunicado de imprensa. A resolução não vinculativa foi aprovada com 494 votos a favor, 58 contra e 44 abstenções.

A Agência Nacional de Energia Elétrica estima que a tarifa de energia elétrica vai subir cinco vírgula seis por cento, em média, em 2023. O dado foi informado pela agência nesta quarta-feira ao grupo de Minas e Energia do governo de transição. Foi a primeira reunião entre os diretores da Aneel e a equipe de transição do governo eleito. O impacto, no entanto, vai variar conforme cada distribuidora de energia. Segundo as estimativas da Aneel, diferença de percentuais entre zero e 10 por cento se dá devido aos custos de compra, transmissão e distribuição de energia, que variam conforme cada distribuidora.

Os senadores LASIER MARTINS do Podemos, LUIS CARLOS HEINZE do PP e EDUARDO GIRÃO do Podemos entraram, na tarde desta quarta-feira, com pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal, LUÍS ROBERTO BARROSO. As justificativas que constam no pedido são atividade política partidária, a falta de alegação de suspeição em dois episódios e um encontro do ministro com o advogado do presidente eleito, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA. Segundo GIRÃO, BARROSO "quebrou a harmonia" entre os poderes quando esteve no Congresso, nas vésperas da votação da PEC do voto auditável. O pedido de impeachment é protocolado e depende de validação do presidente do Senado para tramitar.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ALEXANDRE DE MORAES, negou o pedido de verificação extraordinária do resultado do segundo turno das eleições. O pedido foi apresentado na terça-feira pelo PL, partido do presidente JAIR BOLSONARO. MORAES considerou que a ação do partido não apresenta qualquer indício ou prova de fraude que justifique a reavaliação de parte dos votos registrados pelas urnas. O ministro ainda condenou a coligação da campanha à reeleição de BOLSONARO a pagar uma multa de quase 23 milhões por litigância de má-fé e determinou ainda o bloqueio e a suspensão dos repasses do fundo partidário às siglas até que a multa seja quitada.

A Epagri abriu um concurso público com 100 oportunidades disponíveis e para formar cadastro de reserva. As vagas oferecem salários de até 14 mil e pelo menos três e 700 reais. As inscrições estão abertas no site oficial do órgão até 21 de dezembro. As funções disponíveis são nas áreas administrativa, técnica, operacional, tecnologia da informação e comunicação, pesquisa, extensão rural, extensão social e apoio à pesquisa e extensão rural. A atuação dos novos concursados irá abranger diferentes regiões, em alguns casos pode ser para municípios específicos ou para demandas estaduais. As vagas são destinadas a profissionais com diferentes níveis de escolaridade. Há oportunidade para quem possui ensino médio, ensino técnico, nível superior, especialização, mestrado e doutorado.

As candidaturas eleitorais de Santa Catarina em 2022 gastaram 48 por cento a mais do que nas eleições gerais anteriores. Os concorrentes no Estado aos cargos de governador, senador e deputado contrataram juntos cerca de 196 milhões e 800 mil reais em despesas neste ano. Em 2018, o valor gasto havia ficado em 105 milhões 527 mil reais. Com a correção da inflação, o valor seria de 133 milhões. Só a disputa para o cargo de governador, vencida por JORGINHO MELLO do PL ficou 68 por cento mais cara. O aumento dos gastos acompanhou a ampliação do número de candidaturas em Santa Catarina: na disputa anterior, foram 718 deferidas; no pleito de 2022, isso chegou a 901, volume 25 por cento maior.

A equipe de transição do governo de Santa Catarina encaminhou na terça-feira um ofício para a atual gestão recomendando que todas as licitações e ações financeiras que gerem obrigações para o próximo ano sejam suspensas. Coordenada por MOISES DIERSMANN, ex-prefeito de Luzerna, a equipe reafirma a ilegalidade da prática de criar despesas para o próximo ano. A atual Constituição Estadual impõe, a partir do artigo 17, que é vedado contratar ou licitar obras nos últimos 120 dias de governo. A Lei de Responsabilidade Fiscal, no artigo 42, também proíbe a contratação de despesas que não possam ser pagas até o fim do mandato. O documento cita ainda que o pedido é feito "diante das reiteradas notícias do lançamento de novos processos licitatórios, de alto valor, no apagar das luzes".

A regional de Saúde de São Miguel do Oeste recebeu ao menos 480 doses da vacina contra a Covid-19 para dar início a imunização de bebês e crianças de até 2 anos de idade. A informação é da enfermeira de Vigilância Epidemiológica ALINI BALBINOT. Boa parte das secretarias Municipais de Saúde fizeram a retirada dos frascos. Devem receber as doses os bebês e crianças que tiverem comorbidades. Para isso, segundo ela, os pais devem procurar atendimento no posto de saúde de sua cidade para saber quais são os grupos de comorbidades contemplados com as doses. A enfermeira explicou que a vacina foi fabricada exclusivamente para os menores, sendo aplicado em três doses com intervalo de 4 semanas entre a primeira e segunda injeção. Já a terceira dose deve ser aplicada após 8 semanas da segunda injeção. ALINI afirmou que a criança ficará imunizada depois que tomar as 3 doses.

Ontem, no Centro de Convivência de Idosos, aconteceu um workshop envolvendo os 500 servidores do poder público de São José do Cedro. O seminário ocorreu pela parte da manhã, tarde e noite atendendo setores públicos da cidade. O palestrante MARCOS KNIESS, em conversa com a Rádio Cedro, comentou que foi trabalhado com o funcionalismo público sobre o tema “Novos Tempos, Mudar é Preciso”. A finalidade do evento foi promover autoestima para gerar um atendimento público saudável através de ações psicológicas. Segundo ele, o servidor precisa sair de casa para ir ao trabalho com a mente protegida visando não absolver situações desagradáveis que possam retirar o bom humor. MARCOS destacou que repassou exercícios básicos para serem feitos em casa visando melhorar a saúde do servidor.

Amanhã à noite está previsto o acendimento das luzes de natal na praça em Guarujá do Sul. O evento vai contar com uma extensa programação. Os detalhes são da secretária de Educação CLAUDETE ROCKENBACH. A abertura acontece às 7 e meia da noite com acendimento das luzes e apresentações de colégios, além do coral. Ela comentou que o momento é bastante importante para a comunidade local e regional, por isso a administração busca aplicar recursos visando o embelezamento da cidade com intuito de chamar atenção do público. O foco de enfeites é a praça, mas também a avenida principal recebe alguns investimentos. CLAUDETE informou que a programação segue até o dia 23 de Dezembro.

Os alunos do segundo ano do colégio Cebem, do Bairro São Cristóvão, acompanhados das professoras e da diretora, estiveram conhecendo a área rural de São José do Cedro. De acordo com a diretora MARCIANE SANTA CATHARINA, a visita teve como foco um aprofundamento de estudo sobre pecuária e agricultura, com intuito de entender na prática como funciona o gerenciamento e processos dentro das propriedades. Numa das propriedades visitadas, os alunos ouviram relatos sobre os trabalhos que são desenvolvidos e ainda puderam conhecer a história da família e da propriedade que iniciou com o patriarca da família. MARCIANE enfatizou que o objetivo foi conhecer na prática todo o processo e perceber a importância da agricultura para a economia.

A coordenadoria regional de Educação de Dionísio Cerqueira está trabalhando com reformas e adequações dos colégios estaduais neste encerramento de ano. Os serviços também são concentrados na implantação da sala maker. Os detalhes são do supervisor FLÁVIO MAZIERO. A empresa contratada pela regional para a instalação do espaço maker está colocando a fiação elétrica e adequando o laboratório de informática. Também está sendo efetuadas melhorias no quadro de preventivo de incêndios. Neste caso, dois técnicos da coordenadoria estão passando nos colégios estaduais para saber destas demandas e verificando quais são as necessidades de cada unidade. O supervisor explicou que nas visitas iniciais já foi possível perceber que é necessário efetuar a troca de alguns equipamentos de prevenção de incêndios, a exemplo, de extintores e placas indicativas em caso de uma evasão de emergência. Outras demandas estão à construção de casinhas para instalação do gás, troca de exaustores na cozinha.

Já as obras estruturais, as empresas executam melhorias nos banheiros e na troca de pisos e de forros nos espaços internos das escolas. Em São José do Cedro, onde fica o maior colégio da regional, o supervisor FLÁVIO MAZIERO, disse que o telhado do ginásio da escola Cedrense deve receber a colocação da manta asfáltica favorecendo o desempenho das atividades esportivas na parte interna. Este ano, segundo ele, a regional recebeu investimentos expressivos nos colégios. Ainda quanto aos espaços maker, 90 por cento dos materiais que comportam esta sala foi entregue aos colégios da regional. Um dos itens faltantes é a cortadora a laser, porém ele afirmou que esse e demais materiais devem ser entregues até o final de dezembro. A empresa tem até março do ano que vem para colocar as salas maker em funcionamento com toda a aparelhagem.

A empresa responsável pelos reparos na iluminação pública estará em Princesa realizando manutenções amanhã. A população pode auxiliar informando os pontos com lâmpadas queimadas, fios danificados, transformadores queimados, entre outros. A informação é do responsável pelo trabalho ALEXANDRE COPATTI. Os reparos serão realizados a partir das 8 da manhã. Ele disse que esteve passeando pela cidade ontem à noite verificando os pontos com problemas na iluminação. Com a chegada do final de ano, o poder público trabalha para melhorar o aspecto da cidade, inclusive com a instalação da decoração natalina. COPATTI destacou que no próximo ano a administração vai buscar investir mais na colocação de lâmpadas de LED, que visa maior economia e durabilidade do material.

Em São José do Cedro, a empresa está realizando reparos na iluminação pública. A informação é do diretor de Urbanismo EVANDRO DE VARGAS. No último sábado e ontem a empresa esteve trabalhando no centro e entornos. A mesma empresa atende outros municípios, desta forma houve um acúmulo de pedidos de consertos e manutenções. Contudo, seguem os trabalhos para que toda a população seja atendida. Os moradores podem auxiliar informando os pontos com lâmpadas queimadas ou acesas durante o dia, fios arrebentados, transformadores queimados ou com outros problemas através do portal oficial da prefeitura na internet, no endereço eletrônico: sãojosédocedro.atende.net.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, instalou placas ao longo da BR-163, no extremo-oeste catarinense, para alertar os condutores sobre a preservação da fauna local. Foram escolhidas quatro espécies que habitam a região para compor a campanha: o graxaim-do-mato, quati, veado-mateiro e gato-do-mato-pequeno. As placas foram fixadas próximo a áreas de mata. A iniciativa chama a atenção para a possibilidade de animais na pista e o possível risco de atropelamentos e acidentes. O DNIT dispõe de uma equipe responsável pelo gerenciamento ambiental da obra de adequação de capacidade e restauração que é executada na rodovia. Os profissionais à frente da iniciativa, entre eles biólogos e técnicos de meio ambiente, monitoram constantemente a fauna e a flora para avaliar, mitigar e compensar os impactos ambientais gerados pela obra.

A Epagri está realizando uma série de atividades esta semana na região extremo-oeste de Santa Catarina. O primeiro deles foi à apresentação do panorama climático para a safra que está em andamento e também para o desenvolvimento da safra de grãos 202223. A informação é do gerente SIDINEI SIMON. O panorama climático realizado esta semana também serviu para abordar sobre a expectativa de produção e para nortear os produtores rurais em relação à safra e aos preços que poderão ser praticados ao longo dos próximos meses. De acordo com o gerente, essas atividades são importantes e visam produtos como milho, soja e leite. SIMON destacou que a expectativa de produção para o próximo ano também foi pauta desse panorama visto o Estado catarinense ser dependente do milho e essas projeções serem de extrema importância para os produtores e para toda a cadeia produtiva de Santa Catarina. Sobre os demais eventos, o gerente citou a formatura do curso de jovens realizada ontem e também o evento regional sobre a pecuária de corte.

A Epagri também está realizando esta semana o curso de apicultura no Cetresmo. Na segunda e terça feira, o evento foi voltado aos técnicos dessa área e ontem e hoje para os apicultores de fato. A afirmação é do gerente regional SIDINEI SIMON. Ele salientou que na oportunidade estão sendo repassadas as principais informações da atividade. Sobre o índice de propriedades na regional que possuem a apicultura como principal fonte de renda, ele declarou que praticamente nenhuma família tem essa cultura como única, sendo raras exceções. No entanto, a cada ano cresce o número de pessoas interessadas na apicultura. O mel de Santa Catarina tem qualidade superior ao dos demais Estados e já foi eleito recentemente como o melhor do mundo. Na região, o mel silvestre é o mais coletado, principalmente na área de fronteira e, por isso a Epagri desenvolve um trabalho intenso na qualificação para atuação nesse setor. A criação de abelhas sem ferrão, a exemplo, a Jataí, também vem registrando um crescimento expressivo nos últimos anos.

Guarujá do Sul também está encaminhando os serviços para encerramento do exercício de 2022. A secretaria de Obras trabalha focada na recuperação das estradas rurais visando o final de ano, onde o número de visitantes aumenta. A declaração é do secretário ANTÔNIO DE SOUZA. As equipes se encontram na região da Linha Maidana, nas comunidades de Cembrani, Alto Arara, Catani e Arara. O objetivo é recuperar a malha viária danificada pelas fortes chuvas dos últimos meses, assim como as pontes e os pontilhões. Isso gerou excessivos trabalhos por parte dos servidores. O secretário também comentou que a partir do dia primeiro de dezembro alguns trabalhadores entram em férias e, para não atrapalhar os serviços, é seguido um cronograma de férias. O setor conta com dois operadores de patrola e apenas um sai de férias neste período enquanto outro continua executando os pedidos de melhorias. O setor enfrenta problemas com a falta de 3 motoristas de caminhão. Até um chamado foi feito, mas não houve interessados.

A chuva destes dias facilitou em muito o patrolamento, cascalhamento e compactação das estradas rurais em Guarujá do Sul. O secretário de Obras ANTÔNIO DE SOUZA, comentou que na região da Linha Cembrani o trabalho foi mais complexo devido às mudanças de rotas por causa da ponte que foi arrastada pela enxurrada. Neste caso, ainda foi necessário colocar tubulações e puxar cascalho de uma localidade quase 8 quilômetro de distância. ANTÔNIO também comentou sobre os trabalhos executados dentro das propriedades, onde cada produtor com bloco tem direito a 7 horas de serviços. Como suplente de vereador, o secretário comentou que já efetuou pedidos de recursos para o ano que vem. Segundo ele, os pedidos são para asfaltamento rural em um trecho da Linha Pessegueiro no valor de 200 mil reais.

Prefeitos de diversos municípios catarinenses estão reunidos em Florianópolis para se inteirar das novas leis envolvendo licitação pública, sendo que a partir de abril entra em vigor o novo processo. O prefeito de Guaraciaba VANDECIR DORIGON, se encontra na capital com mais duas pessoas de sua equipe onde participam de seminários informativos. Esses serões responsáveis por repassar informações ao restante da equipe técnica, assim implantando gradativamente o novo modelo sem impactar nos serviços do poder público. O prefeito comentou que, com o encerramento do ano ficam um pouco mais limitadas as ações, porém a ideia é não deixar para última hora e causar prejuízos aos trabalhos em andamento na sede administrativa. Até o final de março, as prefeituras catarinenses precisam estar adequadas às novas regras para que, a partir de abril, tudo esteja em pleno funcionamento. Na capital do Estado, DORIGON aproveita para conversar com os parlamentares e secretários estaduais visando contemplar Guaraciaba com mais recursos externos.

Em Florianópolis, o prefeito de São José do Cedro segue buscando recursos externos para viabilizar novos investimentos e melhorias em 2023. Em entrevista para Rádio Cedro o prefeito JOÃO DE ANDRADE, comentou que durante a oportunidade foi assegurado cerca de 300 mil reais para aquisição de veículos e outros valores para compra de tratores aos grupos de agricultores. Também há previsão de recursos externos para aplicar na infraestrutura urbana. Na avaliação dele a conversa com os parlamentares foi bastante produtiva na capital, sendo que os visitados receberam votos dos eleitores cedrenses. Por isso, segundo o chefe do executivo, cada um deles possui comprometimento de empenhar recursos e equipamentos em prol da sociedade. Os valores solicitados serão empenhados no próximo ano, já que não há mais tempo hábil neste fim de mandato. O prefeito deve voltar a Floripa para recebimento de novos equipamentos na semana que vem. ANDRADE espera um relacionamento amigável com o governador eleito JORGINHO MELLO.

A confecção de novos passaportes foi suspensa devido à insuficiência de recursos para tal finalidade, mas os pedidos ainda podem ser feitos na Polícia Federal em Dionísio Cerqueira. Essa suspensão foi efetuada no último dia 19 e não há previsão de voltar ao normal. A informação é do delegado JEAN HELFENSTEIN. Apenas passaportes emergenciais serão emitidos, porém são casos específicos como por motivos de saúde ou trabalho que não podem aguardar o fim da suspensão. Neste caso, o pedido precisa ser feito à PF de Florianópolis. Até a regularização da situação, a pessoa que deseja ter o documento pode, normalmente, acessar o site da Polícia Federal para fazer o agendamento e comparecer presencialmente na PF de Dionísio para coleta das digitais e fotos. Posterior a isso, o pedido é encaminhado para análise, mas mesmo que aprovada, a confecção e entrega do documento não será feita. Aos que fizeram os encaminhamentos antes do dia 18 deste mês receberão o passaporte normalmente. Na PF de Dionísio são recebidos 30 pedidos mensais.

Um menor de idade, com veículo carregado de vinho, tentou fugir da abordagem da Polícia Militar em Barracão, Paraná. Conforme as informações, a ocorrência teve início às 6 e 40 na Avenida Arnaldo Busatto, momento em que uma equipe realizava patrulhamento pelo local. Durante a ação, os policiais avistaram um veículo Gol com a traseira rebaixada aparentando estar carregado. Foi dada ordem de parada, porém o motorista empreendeu fuga. Após percorrer alguns quilômetros, o motorista, um menor de 17 anos, acatou a ordem de parada. Em revista veicular foi constatado que o carro estava carregado com 266 garrafas de vinho de origem Argentina sem os devidos desembaraços aduaneiros. Após os procedimentos o veículo e as mercadorias foram encaminhados à Receita Federal em Dionísio Cerqueira.

Um carro com pelo menos dois ocupantes saiu da pista e em seguida capotou na SC-496, nas proximidades da entrada de um camping, em Descanso, no começo da noite de ontem. Quando os bombeiros chegaram ao local encontraram os dois ocupantes fora do veículo. Ambos relataram dores e foram levados ao Hospital Regional para atendimento. A causa do acidente não foi informada.

Ontem pela manhã, a Polícia Militar foi acionada para se deslocar até a Rua Sargento Clóvis Goulart, no Bairro São Luiz em São Miguel do Oeste, para verificar uma ocorrência de furto em que um homem teria furtado um galão de tinta. Chegando ao local, os policiais conversaram com testemunhas e vizinhos os quais relataram que o homem havia furtado o galão de tinta, fugido e se escondido em um matagal nas proximidades. Os policias entraram na mata e encontraram uma lata de tinta de 18 litros na cor cinza. Minutos depois, o homem foi localizado e preso. Ele relatou que é usuário de drogas e que tinha realmente furtado o galão de tinta. O homem foi algemado e entregue na delegacia de Polícia onde foi preso.

A Polícia Civil de São José do Cedro, Guarujá do Sul e Princesa prenderam no começo da tarde de ontem duas pessoas por posse de silenciador. De acordo com a Polícia, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, apreendendo 4 espingardas, duas pistolas, um revólver, além de grande quantidade de munição. O judiciário expediu os mandados, pois os investigados, supostamente, teriam efetuado disparos de arma de fogo em local não apropriado. Dois suspeitos tinham suas espingardas com silenciadores, o que configura crime previsto no Estatuto do Desarmamento. Por isso, foram presos em flagrante.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.