-APÓS DOIS ANOS DA REFORMA, DÉFICIT PREVIDENCIÁRIO CRESCE COM A PANDEMIA
-MENSALIDADES ESCOLARES PODEM SUBIR ATÉ 12 POR CENTO NO ESTADO EM 2022
-MONDAÍ INVESTE EM ILUMINAÇÃO PÚBLICA COM LÂMPADAS DE LED
-MUNICÍPIO CONCLUI VACINAÇÃO CONTRA CORONAVÍRUS EM ESCOLAS
-IPORÃ DO OESTE FINALIZA PREPARATIVOS PARA NATAL SHOW
-EX-SECRETÁRIA DE SAÚDE DESTACA TRABALHOS DO SETOR EM ANO MARCADO PELA PANDEMIA
-MULHER QUE ESTAVA DESAPARECIDA É ENCONTRADA E PASSA BEM
-PREFEITO RECEBE ALTA HOSPITALAR APÓS ESFAQUEAMENTO QUE OCORREU DENTRO DE PREFEITURA
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva à tarde. A temperatura pode chegar a 34graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus.Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 59 centavos. O euro está valendo seis reais e 27centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
A campanha de vacinação focada em crianças de 5 a 11 anos, em Israel, começou nesta segunda-feira com o objetivo de evitar uma nova onda de coronavírus no país. O imunizante é o da Pfizer BioNTech, mas com dose menor do que a recebida por jovens e adultos a partir dos 12 anos. O carregamento da vacina chegou a Israel no domingo e o primeiro-ministro NAFTALI BENNETT, juntamente com as autoridades médicas israelenses, decidiu que a imunização deveria "começar imediatamente". A vacinação é gratuita. O Ministério da Saúde também cogita vacinar as crianças nas escolas ou em postos móveis, próximos a atrações infantis.
As eleições regionais na Venezuela ocorreram com melhores condições do que as anteriores, mas ainda houve "situações arbitrárias" e o país deve fortalecer sua autoridade eleitoral. A afirmação é da chefe da missão de observadores da União Europeia, ISABEL SANTOS. Apesar de apontar que "houve situações arbitrárias", a chefe da missão europeia pediu que o relatório final dos observadores internacionais, que será publicado em janeiro ou fevereiro, não seja utilizado como instrumento político. Um dia antes, o secretário de Estado americano, ANTONY BLINKEN, afirmou que as eleições do domingo "não refletem a vontade do povo venezuelano".
Por ampla maioria, a Câmara dos Deputados do Chile aprovou nesta terça-feira um texto que legaliza e regulamenta o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. O projeto ainda deve tramitar no Senado, onde há a expectativa de que tenha a maioria para passar. A proposta teve apoio de 101 deputados contra apenas 30. Dois parlamentares se abstiveram. A legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo já tinha passado pela câmara e senado em uma primeira votação em julho, quando o presidente SEBASTIÁN PIÑERA pediu urgência com o tema.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira um projeto que aumenta as penas de crimes cometidos contra mulheres em situação de violência doméstica. A proposta segue para o Senado. O texto altera a Lei Maria da Penha, o Código Penal e o de Processo Penal. Além disso, dobra as penas de crimes contra a honra praticados contra mulheres em situação de violência familiar, como calúnia, difamação e injúria. O projeto também propõe que o criminoso que praticar esses tipos de crimes, ainda que se retrate antes da condenação, não ficará isento da pena. Atualmente, o Código Penal permite este benefício ao autor do crime.
A ministra da Agricultura, TEREZA CRISTINA, comentou nesta terça-feira a liberação parcial da China para a entrada da carne brasileira. A ministra disse que agora o objetivo da pasta é conseguir a liberação total. A liberação da China é para lotes de carne bovina certificados antes do embargo do dia 4 de setembro. Os embarques para o país asiático, maior comprador do Brasil, foram interrompidos no começo de setembro, após dois casos atípicos de vaca louca notificados em Minas Gerais e Mato Grosso. A Organização Mundial de Saúde Animal informou que as ocorrências não representam risco para a cadeia de produção bovina brasileira.
Apesar da reforma que completou dois anos neste mês, o saldo negativo da Previdência teve um crescimento de 18 vírgula seis por cento com o impacto da pandemia de coronavírus. O resultado entre a arrecadação e o total de benefícios ficou negativo em 259 bilhões de reais no ano passado. Nos primeiros nove meses do ano, o déficit é de 225 bilhões. O saldo negativo já acumula 484 bilhões entre 2020 e 2021 e supera, em termos nominais, o total do prejuízo nos dois anos anteriores à reforma. As informações se referem ao Regime Geral de Previdência Social, sistema voltado para os trabalhadores do setor privado, e constam do Boletim Estatístico da Previdência Social.
Sete a cada 10 cidades catarinenses poderiam liberar o uso de máscaras ao ar livre caso a medida fosse implantada em Santa Catarina. O plano da Secretaria de Estado da Saúde é permitir a flexibilização nas cidades que tenham atingido 65 por cento da população totalmente imunizada contra a Covid-19. Porém, o governo ainda esbarra com o impedimento da lei federal, que não tem data para ser alterada. Na última semana, o governador CARLOS MOISÉS DA SILVA confirmou que o decreto para a dispensa do equipamento de proteção ao ar livre já está pronto e pode ser editado assim que houver a liberação por parte da lei federal.
O governador CARLOS MOISÉS anunciou, nesta terça-feira, o projeto de lei que garante recurso financeiro anual de dois milhões de reais para Rede Feminina de Combate ao Câncer. O objetivo é auxiliar e fomentar a assistência prestada pela entidade em Santa Catarina. O projeto será encaminhado para aprovação da Assembleia nos próximos dias. O anúncio ocorreu durante o Encontro Estadual 2021 da Rede, em São José. No estado, mais de quatro mil voluntárias das redes atuam nos municípios, trabalhando no acolhimento ao paciente, coordenando e realizados ações de combate e prevenção ao câncer, especialmente de colo de útero.
A mensalidade nas escolas particulares de Santa Catarina devem ter um aumento de até 12 por cento durante o ano letivo de 2022. De acordo com o Sinepe, Sindicato das Escolas Particulares do Estado de Santa Catarina, a média do reajuste para o próximo ano deve ficar entre 10 e 12 por cento nas unidades de ensino do Estado. Ano passado não houve reajuste. Segundo o sindicato, um dos principais fatores para a previsão de correção das mensalidades em até 12 por cento é a atual inflação. De acordo com a previsão do mercado financeiro para o IPCA, o crescimento passou para 10 por cento só neste ano.
-MONDAÍ INVESTE EM ILUMINAÇÃO PÚBLICA COM LÂMPADAS DE LED
-MUNICÍPIO CONCLUI VACINAÇÃO CONTRA CORONAVÍRUS EM ESCOLAS
-IPORÃ DO OESTE FINALIZA PREPARATIVOS PARA NATAL SHOW
-EX-SECRETÁRIA DE SAÚDE DESTACA TRABALHOS DO SETOR EM ANO MARCADO PELA PANDEMIA
Projeto Pró-ponte segue com apoio político, empresarial e comunitário. O coordenador, prefeito de Barra do Guarita, RODRIGO LOCATTELLI TISOTT, destaca que o Ministro da Infraestrutura, TARCÍSIO GOMES DE FREITAS e o Senador JORGINHO MELLO reconhecem que a ponte ligando Barra do Guarita a Itapiranga é fundamental para o desenvolvimento da região, bem como, ocorrerá a federalização da 163, para a contratação dos projetos a partir do ano que vem. Ele cita que esse avanço é uma conquista do Movimento Pró-ponte RS-SC e só foi possível graças ao empenho de todos os prefeitos das três Associações de Municípios, a Amuceleiro, Amufron e Ameosc, as entidades Facisc, Federasul, Assemit e Cacis, Famurs e Rota do Yucumã. Também a união de Deputados, Senadores e Comunidade em geral.
Destinação correta de lixo gera ampla avaliação e diagnóstico sobre problemas constatados. São João do Oeste vem debatendo o assunto há vários meses em busca de ajustes no serviço oferecido à população. O Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos busca maior eficiência na destinação correta de vários materiais. Segundo o Engenheiro Sanitarista e Ambiental, WILLIAM ARENHARDT, a discussão iniciou em março com uma comissão formada para debater o tema. Salienta que se trata de uma exigência legal da Política Nacional de Resíduos e também é determinante para futuras solicitações de recursos. Municípios precisam ter o Plano para receberem investimentos do governo federal. O trabalho ocorre em parceria com o Conder, na contratação de empresa para elaborar diagnóstico sobre a situação e identificar gargalos sobre resíduos.
WILLIAM ARENHARDT diz que São João do Oeste possui um bom trabalho na coleta seletiva de lixo orgânico e reciclado, porém precisa evoluir para maior atenção nos dias destinados para cada tipo de lixo. O engenheiro sanitarista também elogia a limpeza das calçadas, pois não existe equipe específica para fazer este serviço. Os próprios moradores e comerciantes cuidam com eficiência dos passeios públicos. O principal problema identificado até o momento é a falta de um local específico como ponto de entrega voluntária de materiais. ARENHARDT salienta que no Viveiro Municipal existe espaço para depósito de lixo eletrônico. O problema está em local para lâmpadas e outros materiais inservíveis que as pessoas possuem dificuldade para dar o destino correto.
Destino correto para o lodo de fossas gera problema de gestão do esgoto que precisa evoluir para melhor saneamento básico. O engenheiro sanitarista e ambiental de São João do Oeste projeta uma solução até março ou abril de 2022. Segundo WILLIAM ARENHARDT, é preciso oferecer este serviço de maneira eficiente. Ele comenta a importância de parcerias com outros municípios para ações com resíduos sólidos. A população terá oportunidade para participar das decisões em Audiência Pública no dia primeiro de dezembro, às 14 horas, no auditório da prefeitura. ARENHARDT alerta que o Plano de Resíduos Sólidos vai se tornar lei que precisa ser seguida. Ele aponta necessidade de cuidados com o diagnóstico e prognóstico. Também serão adotadas novas tarifas de cobrança à população. A tendência é aumentar a reutilização dos resíduos sólidos para evitar cobrança na recolha.
O presidente da Câmara de Vereadores de Santa Helena, WAGNER GIORDANO, destaca duas indicações recentes no Legislativo. Uma delas trata de projeto de lei para incentivar produtores rurais que queiram fazer terraplanagem e investir na bovinocultura de leite, de corte, aviários, pocilgas ou chiqueiros. Segundo GIORDANO, o objetivo é que o município faça as terraplanagens de forma gratuita, pois vai fazer os produtores investirem mais e esse dinheiro vai retornar de alguma forma aos cofres do município, por meio do estímulo no movimento econômico. O presidente do Legislativo de Santa Helena lembra que os insumos estão muito caros e a terraplanagem seria o pontapé inicial da administração pública para os agricultores poderem investir mais. Salienta que esse projeto foi discutido na Câmara, aprovado por todos os vereadores e será encaminhado ao prefeito. WAGNER GIORDANO reitera que a agricultura representa 69 por cento do movimento econômico de Santa Helena, por isso considera essencial valorizar os agricultores.
Outra indicação do presidente da Casa Legislativa de Santa Helena trata do conserto de calçadas. WAGNER GIORDANO pontua que existem algumas calçadas deterioradas e na última administração foram feitas reformas. Alguns locais, no entanto, não receberam conserto. GIORDANO salienta que o objetivo da indicação é verificar a possibilidade de consertar o restante que não foi reformado, para a cidade ficar mais bonita e com passeios públicos padronizados. Cita como trechos a serem reformados a Avenida Brasília e a Dom Feliciano, que são bem movimentadas. O Legislativo de Santa Helena realiza mais uma sessão na noite de hoje e as últimas três sessões do ano acontecem em dezembro, finalizando com a eleição da mesa diretora para 2022.
A Secretaria de Saúde de Iporã do Oeste concluiu a vacinação contra o Coronavírus nas escolas. A informação é da responsável da sala de vacinas, KARIN BLATT. Segundo ela, a meta de vacinação contra Covid-19 para jovens e adolescentes até 12 anos, em ordem decrescente de idade, foi concluída com sucesso. Os estudantes vacinados são das escolas nas comunidades de São Lourenço e Esperança, além da Casa Familiar Rural, Padre Vendelino Seidel e CIEF, na cidade. Alunos do CAESP que são menores de idade já haviam sido chamados anteriormente, por se enquadrarem no grupo das comorbidades. Dos cerca de 600 adolescentes que residem no município, 257 já receberam inclusive a segunda dose, que foi aplicada na semana passada. KARIN reitera que alguns adolescentes que não estavam na escola ainda não foram vacinados, mas eles serão chamados ainda nessa semana, por meio do agendamento de horário para receber a aplicação no posto de saúde.
Mais de mil e 700 munícipes de Iporã do Oeste deverão receber a terceira dose até o final do ano. A informação é da responsável da sala de vacinas, KARIN BLATT. Segundo ela, todos os maiores de idade que completarem cinco meses após a segunda aplicação têm direito a mais uma vacina. Nas próximas semanas serão chamadas cerca de 110 pessoas para receber a terceira dose. Já no mês de dezembro, conforme a responsável da sala de vacinas, mil e 600 munícipes deverão receber a chamada dose de reforço. KARIN informa ainda que as pessoas que receberam vacina da Jansen, que a princípio era para ser dose única, serão comunicadas para receber a segunda aplicação, assim que o município for contemplado com os imunizantes. A vacinação será no Centro Público de Convivência de Iporã do Oeste.
Mondaí investe em iluminação pública com lâmpadas de led. A informação é do secretário de Planejamento, Economia e Gestão, SIDNEI RODRIGUES. Segundo ele, a instalação iniciou na última semana e deverá ser concluída até metade de dezembro. RODRIGUES detalha que as convencionais, de vapor de mercúrio, estão sendo substituídas por lâmpadas de led. O investimento é feito com recursos próprios do município, com objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas. O secretário de Planejamento enfatiza que a licitação inclui lâmpadas e braços com três metros de extensão, para haver alcance maior na iluminação. A empresa vencedora fornece o material e também efetua os serviços de troca e manutenção das luminárias. SIDNEI RODRIGUES salienta que nessa etapa serão contempladas 22 ruas em Mondaí, com um total de 273 lâmpadas e investimento de 188 mil e 600 reais.
Município quer 100 por cento da iluminação com lâmpadas de led. O secretário de Planejamento, Economia e Gestão de Mondaí, SIDNEI RODRIGUES, frisa que em anos anteriores foi iniciada a substituição das lâmpadas, agora ocorre mais uma etapa, e para o próximo ano está prevista uma terceira etapa. RODRIGUES explica que esse trabalho precisa ser feito gradativamente, pois as lâmpadas têm custo inicial relativamente alto. De acordo com o secretário de Planejamento, a empresa vencedora da licitação também atende outras cidades e o cronograma de instalação em Mondaí compreende dois a três dias de trabalho por semana. SIDNEI RODRIGUES reitera ainda que a municipalidade providencia destino correto às lâmpadas que são retiradas, para no futuro fazer o descarte.
Iporã do Oeste finaliza preparativos para o Natal Show. De acordo com a diretora de Cultura e Turismo, MARGLEI TREVISAN, o Iporã Natal Show será no mês de dezembro, com início na sexta-feira da próxima semana, dia três, com acendimento das luzes natalinas. A diretora enfatiza que o município respeita a questão religiosa nos preparativos da programação natalina, acompanhando o período do advento. As atrações seguem no dia cinco de dezembro, com apresentações culturais. Esse ano tem como novidade o fato de o evento ocorrer na área coberta na Rua Balduíno Wandscher, próximo ao Indaci e também da praça Reinoldo Ruschel. MARGLEI destaca que agora existe esse apoio e estrutura da cobertura, que sempre foi uma preocupação em casos de chuva. Inclusive já houve momentos em que precisaram ser cancelados os eventos ou adiados, então em virtude do tempo.
MARGLEI TREVISAN enfatiza que no segundo domingo de dezembro, dia 12, haverá show de patinação, juntamente com a apresentação da orquestra municipal e o coral infanto-juvenil. Essa atração acontece no poliesportivo EGON MARX, como já é tradicional no município. A diretora de Cultura de Iporã do Oeste lembra que neste ano a patinação não terá cobrança de ingresso, mas a presença do público será limitada em 500 pessoas, devido à pandemia. Já os demais eventos serão em espaço aberto, portanto sem limitação de pessoas. É o caso do Natal Gaúcho, que ocorre no CTG Herança Pampiana, com contação, declamação, oração, danças e músicas. Essa atração será numa terça-feira, dia 14, às 19h. Já o último evento cultural relativo ao Natal será no dia 19, num domingo, também às 19h, nos arredores da praça central e da rua coberta, com o Concerto Natalino. Ele envolve várias programações culturais e animação de personagens, que é uma das novidades, culminando com a chegada do Papai Noel.
A diretora de Cultura e Turismo de Iporã do Oeste, MARGLEI TREVISAN, ressalta a contribuição dos grupos culturais do município para a organização do Natal Show. Inclusive são os mesmos que vão se apresentar em pelo menos três momentos da programação natalina. MARGLEI lembra que os grupos culturais também vão ajudar na ornamentação que será feita nessa semana e agradece pelo empenho dessas entidades, que segundo ela, são muito bem organizadas.
Já em Tunápolis, as atrações natalinas já iniciam neste domingo. Conforme uma das coordenadoras, JAÍNE FRIEDRICH, a programação do Sétimo Natal em Família foi organizada em conjunto com as entidades do município. Objetivo é oportunizar espaços de integração para as comunidades, propagar o espírito natalino e oferecer espaço para divulgação das atividades culturais, além de promover a magia do Natal. JAÍNE destaca que serão nove dias com apresentações culturais e presença do Papai Noel. Neste domingo, nos pavilhões da Efacitus, acontece a abertura do Sétimo Natal em Família, com benção, cantos, acendimento das luzes e presença do Papai Noel. A programação terá início às 19 horas.
O Natal em Família de Tunápolis terá várias parcerias. No dia primeiro de dezembro haverá apresentações organizadas pela APAE, enquanto no dia quatro de dezembro terá palco livre. JAÍNE FRIEDRICH, uma das coordenadoras do evento, destaca que no dia cinco de dezembro haverá apresentações culturais das oficinas da AFAT, a Associação Folclórica Alemã de Tunápolis. O roteiro ainda inclui apresentações do Coral, da Banda Municipal, Danças Alemãs e da Invernada Artística. JAÍNE informa ainda que todas as apresentações serão nos pavilhões cobertos da Efacitus e terão início às 19 horas. O tradicional Show Natalino acontecerá no dia 18 de dezembro, no ginásio municipal, e para encerrar as programações, no dia 31 de dezembro terá música ao vivo e fogos de artifício.
SIMONE RADKE não é mais secretária de Saúde de Belmonte. Ela deixou o cargo no dia 12 deste mês, com pouco mais de dez meses, a partir do convite do prefeito em janeiro desse ano. SIMONE manifesta gratidão à administração municipal e também à população pela colaboração, e explica que deixou a função por receber outra proposta, e também por conta de problemas de saúde. A ex-secretária salienta que continua à disposição da equipe e para o que for necessário até outra pessoa assumir. A avaliação de SIMONE RADKE no período em que esteve à frente da Saúde de Belmonte é que um grande desafio foi superado, com o início dos trabalhos coincidindo justamente com o período mais grave da pandemia no município.
SIMONE RADKE destaca a colaboração de toda equipe da Saúde nos trabalhos, e também a compreensão dos munícipes, principalmente nos momentos mais críticos da pandemia, quando a unidade de saúde atendeu de forma restrita. A demanda de pacientes na porta da unidade foi grande e a Secretaria solicitou paciência à população, que atendeu ao pedido. Muitas vezes pacientes precisaram ser transferidos do município de um hospital para outro, com situação mais agravada. SIMONE observa que ocorreram alguns óbitos por Covid em Belmonte e também foi necessário remanejar boa parte da equipe quando alguns profissionais contraíram a doença. A ex-secretária ressalta o lado gratificante de trabalhar no setor, pois as pessoas reconhecem a dedicação dos gestores públicos. Por outro lado, cita que muitos não veem o quanto o secretário trabalha fora do horário e as reclamações que recebe, lembrando que a saúde ainda depende de todo um sistema.
A ex-secretária SIMONE RADKE destaca que a equipe da saúde de Belmonte dispõe de ótimos profissionais e a organização financeira está bem encaminhada. Salienta que no último mês a Secretaria recebeu algumas emendas que vão ajudar no atendimento da atenção básica, pois vai permitir fazer algo a mais para os pacientes e o setor. SIMONE enfatiza ainda que a pessoa que assumir a pasta agora vai encontrar organização tranquila para iniciar os trabalhos. A farmácia básica segue com medicamentos de acordo com a lista de atendimento do SUS, enquanto exames de média e alta complexidade praticamente foram zerados. SIMONE RADKE lembra que algumas filas para essas especialidades ainda existem, porém esses são casos que aguardam vaga estadual e portanto não dependem da Saúde de Belmonte. No caso das ressonâncias, a ex-secretária enaltece que a Secretaria sempre atendeu no mês em que foram encaminhadas. A ex-secretária reforça o agradecimento pelo apoio da população e a família e para essa nova etapa da vida, e pede desculpas caso tenha ocorrido alguma situação que não foi possível ajudar. Ela reitera que o momento de tomar a decisão de deixar o cargo foi difícil, mas que foi necessário.
-MULHER QUE ESTAVA DESAPARECIDA É ENCONTRADA E PASSA BEM
-PREFEITO RECEBE ALTA HOSPITALAR APÓS ESFAQUEAMENTO QUE OCORREU DENTRO DE PREFEITURA
Mesmo com flexibilizações, a Polícia Militar continua fiscalizando o cumprimento das medidas sanitárias impostas pelo Coronavírus. De acordo com o comandante do 11º Batalhão da Fronteira, o tenente-coronel JAILSON FRANZEN, a PM segue com os trabalhos de fiscalização sanitária em todos os municípios da região, ainda que os números de contaminações por Covid-19 estejam em queda. FRANZEN comenta que com as flexibilizações e o auxílio da população, respeitando as regras sanitárias, as notificações caíram significativamente nos últimos meses. O comandante reforça que a população deve manter os cuidados, além de seguir as orientações de uso de máscara e o distanciamento, tanto em locais abertos quanto em estabelecimentos comerciais. JAILSON FRANZEN lembra que o estabelecimento comercial ou cidadão que desrespeitar as medidas sanitárias está sujeito à multa e a responder Termo Circunstanciado.
Um caminhão dos Correios tombou por volta das 13h15 desta terça-feira. O acidente ocorreu na BR-282, entre São Miguel do Oeste e Maravilha, proximidades da comunidade de Santo Expedito. O motorista relatou não saber direito o que aconteceu, mas que saiu da rodovia, colidiu em um barranco e tombou. Além disso, o homem também disse que tinha como destino a cidade de Maravilha e junto com ele estava sua companheira. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas ninguém precisou ser conduzido ao hospital. Houve apenas danos materiais. A Polícia Militar do 11º Batalhão da Fronteira esteve no local e controlou o trânsito até a chegada da PRF, que fez todos os levantamentos necessários e acionou o guincho para remover o caminhão. O trânsito ficou bloqueado por pelo menos uma hora.
A Polícia Militar atendeu ocorrência de ameaça na tarde de ontem, em São Miguel do Oeste. O fato aconteceu em uma reunião entre pais e professores numa escola. O motivo do encontro foi para discutir um desentendimento entre alunos. Depois de um tempo de conversa, um pai chegou ao local, alterado e tentou agredir fisicamente a mãe de outro aluno. O homem também começou a desferir palavras de baixo calão contra os professores. Na hora de sair, entrou em seu veículo e fez a manobra de marcha ré, colidindo em outro veículo que estava estacionado em frente à escola. O conselho tutelar foi acionado e confeccionado o boletim de ocorrência por ameaça e dano de veículo.
A mulher que estava desaparecida no interior de Tunápolis foi encontrada na tarde de ontem. ISOLDE KONRAD KESSLER, de 56 anos, moradora da comunidade de Sete Tombos, foi localizada por um conhecido da família em Linha Escondida, interior de Itapiranga. Segundo informações, a mulher está bem, mas foi levada ao Hospital de Tunápolis para fazer exames. Ela estava desaparecida desde o meio dia desta segunda-feira e havia saído de casa sem levar nenhum pertence. O marido relatou que foi se deitar logo após o meio dia e percebeu o desaparecimento da mulher por volta das 14h45, quando levantou. O Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste foi acionado por volta das 21h30 de segunda-feira e iniciou as buscas às seis horas de ontem. Ao meio dia, o filho da mulher relatou que um conhecido a teria visto em Linha Escondida, interior de Itapiranga. O Corpo de Bombeiros foi até o local, em uma casa supostamente abandonada, e encontrou a vítima com alteração nos sinais vitais e alguns arranhões provocados por galhos, folhas e espinhos no mato. Conforme as informações, a mulher é hipertensa. Auxiliaram também nas buscas, o Canil da PM de São Miguel do Oeste.
O Prefeito de Palmitinho, no Rio Grande do Sul, CAETANO ALBARELLO, recebeu alta nesta terça-feira, do Hospital Santo Antônio, de Tenente Portela. Ele estava internado após ser vítima de uma tentativa de homicídio na segunda-feira./ A assessoria do prefeito informou que pelos próximos dias ele ficará recolhido e na companhia da esposa, filhos e netos. Durante este período, quem assume é o vice-prefeito, ELISANDRO DA SILVA, que juntamente com a equipe de secretários, dará encaminhamento às atividades da prefeitura. A Assessoria ainda informou que o prefeito agradeceu a todas as orações e apoio recebido de toda a comunidade, amigos e de lideranças políticas de inúmeras partes do país. CAETANO ALBARELLO foi atingido por golpes de arma branca desferidos por uma mulher, no corredor do Centro Administrativo. A autora foi presa logo após o crime.
A delegada responsável pelo caso, CRISTIANE VAN RIEL SANTOS, disse em coletiva de imprensa que a mulher que desferiu os golpes de faca mora em um loteamento do município que está passando por procedimentos de regularização. Na manhã do crime, fiscais da prefeitura foram até o local para a medição do imóvel. A mulher, não concordando com a situação, ficou revoltada e imediatamente se dirigiu até a prefeitura portando uma faca. A delegada citou ainda que as câmeras de monitoramento mostram o momento em que o prefeito e a mulher entram em conflito e ela desfere as facadas, atingindo o abdômen. O motivo, segundo a delegada, é considerado torpe e fútil. A mulher já possui antecedentes criminais por tráfico de drogas.