De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 59 centavos. O euro está valendo seis reais e 27 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
A campanha de vacinação focada em crianças de 5 a 11 anos, em Israel, começou nesta segunda-feira com o objetivo de evitar uma nova onda de coronavírus no país. O imunizante é o da Pfizer BioNTech, mas com dose menor do que a recebida por jovens e adultos a partir dos 12 anos. O carregamento da vacina chegou a Israel no domingo e o primeiro-ministro NAFTALI BENNETT, juntamente com as autoridades médicas israelenses, decidiu que a imunização deveria "começar imediatamente". A vacinação é gratuita. O Ministério da Saúde também cogita vacinar as crianças nas escolas ou em postos móveis, próximos a atrações infantis.
As eleições regionais na Venezuela ocorreram com melhores condições do que as anteriores, mas ainda houve "situações arbitrárias" e o país deve fortalecer sua autoridade eleitoral. A afirmação é da chefe da missão de observadores da União Europeia, ISABEL SANTOS. Apesar de apontar que "houve situações arbitrárias", a chefe da missão europeia pediu que o relatório final dos observadores internacionais, que será publicado em janeiro ou fevereiro, não seja utilizado como instrumento político. Um dia antes, o secretário de Estado americano, ANTONY BLINKEN, afirmou que as eleições do domingo "não refletem a vontade do povo venezuelano".
Por ampla maioria, a Câmara dos Deputados do Chile aprovou nesta terça-feira um texto que legaliza e regulamenta o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. O projeto ainda deve tramitar no Senado, onde há a expectativa de que tenha a maioria para passar. A proposta teve apoio de 101 deputados contra apenas 30. Dois parlamentares se abstiveram. A legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo já tinha passado pela câmara e senado em uma primeira votação em julho, quando o presidente SEBASTIÁN PIÑERA pediu urgência com o tema.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira um projeto que aumenta as penas de crimes cometidos contra mulheres em situação de violência doméstica. A proposta segue para o Senado. O texto altera a Lei Maria da Penha, o Código Penal e o de Processo Penal. Além disso, dobra as penas de crimes contra a honra praticados contra mulheres em situação de violência familiar, como calúnia, difamação e injúria. O projeto também propõe que o criminoso que praticar esses tipos de crimes, ainda que se retrate antes da condenação, não ficará isento da pena. Atualmente, o Código Penal permite este benefício ao autor do crime.
A ministra da Agricultura, TEREZA CRISTINA, comentou nesta terça-feira a liberação parcial da China para a entrada da carne brasileira. A ministra disse que agora o objetivo da pasta é conseguir a liberação total. A liberação da China é para lotes de carne bovina certificados antes do embargo do dia 4 de setembro. Os embarques para o país asiático, maior comprador do Brasil, foram interrompidos no começo de setembro, após dois casos atípicos de vaca louca notificados em Minas Gerais e Mato Grosso. A Organização Mundial de Saúde Animal informou que as ocorrências não representam risco para a cadeia de produção bovina brasileira.
Apesar da reforma que completou dois anos neste mês, o saldo negativo da Previdência teve um crescimento de 18 vírgula seis por cento com o impacto da pandemia de coronavírus. O resultado entre a arrecadação e o total de benefícios ficou negativo em 259 bilhões de reais no ano passado. Nos primeiros nove meses do ano, o déficit é de 225 bilhões. O saldo negativo já acumula 484 bilhões entre 2020 e 2021 e supera, em termos nominais, o total do prejuízo nos dois anos anteriores à reforma. As informações se referem ao Regime Geral de Previdência Social, sistema voltado para os trabalhadores do setor privado, e constam do Boletim Estatístico da Previdência Social.
Sete a cada 10 cidades catarinenses poderiam liberar o uso de máscaras ao ar livre caso a medida fosse implantada em Santa Catarina. O plano da Secretaria de Estado da Saúde é permitir a flexibilização nas cidades que tenham atingido 65 por cento da população totalmente imunizada contra a Covid-19. Porém, o governo ainda esbarra com o impedimento da lei federal, que não tem data para ser alterada. Na última semana, o governador CARLOS MOISÉS DA SILVA confirmou que o decreto para a dispensa do equipamento de proteção ao ar livre já está pronto e pode ser editado assim que houver a liberação por parte da lei federal.
O governador CARLOS MOISÉS anunciou, nesta terça-feira, o projeto de lei que garante recurso financeiro anual de dois milhões de reais para Rede Feminina de Combate ao Câncer. O objetivo é auxiliar e fomentar a assistência prestada pela entidade em Santa Catarina. O projeto será encaminhado para aprovação da Assembleia nos próximos dias. O anúncio ocorreu durante o Encontro Estadual 2021 da Rede, em São José. No estado, mais de quatro mil voluntárias das redes atuam nos municípios, trabalhando no acolhimento ao paciente, coordenando e realizados ações de combate e prevenção ao câncer, especialmente de colo de útero.
A mensalidade nas escolas particulares de Santa Catarina devem ter um aumento de até 12 por cento durante o ano letivo de 2022. De acordo com o Sinepe, Sindicato das Escolas Particulares do Estado de Santa Catarina, a média do reajuste para o próximo ano deve ficar entre 10 e 12 por cento nas unidades de ensino do Estado. Ano passado não houve reajuste. Segundo o sindicato, um dos principais fatores para a previsão de correção das mensalidades em até 12 por cento é a atual inflação. De acordo com a previsão do mercado financeiro para o IPCA, o crescimento passou para 10 por cento só neste ano.
Campo Erê organiza concurso natalino de casa mais enfeitada. O Festival de Luzes de 2021 é a segunda edição da competição, mas esse ano terá algumas mudanças e mais premiados. A informação é de SUZIANI TESKE – faz parte da comissão organizadora do festival. De acordo com ela, foi buscar referências na primeira edição, que aconteceu em 2015 quando era diretora da cultura. Segundo ela, a competição já havia sido um sucesso, mas para deixar ainda mais atrativa a população foram feitos ajustes no regulamento e orçamento para a segunda edição.
Festival das Luzes 2021 vai distribuir mais de três mil reais em prêmios. A competição de casa mais decorada de Campo Erê vai premiar com 600 reais o primeiro lugar, 350 para o segundo e 150 o terceiro colocado. Uma das organizadoras – SUZIANI TESKE, explica que são três modalidades: casa na cidade, interior e entidades e comércios. Em todas as categorias será avaliado conjunto, criatividade e aproveitamento de materiais recicláveis. A premiação será junto com a grande festa de fim de ano, no dia 22 de dezembro.
São Bernardino inicia preparativos para o natal. GIOVANNI ALVES, do departamento de cultura do município, é o presidente da comissão central organizadora para o evento, que esse ano será chamado de Natal Luz 2021. De acordo com ele, a cidade está sendo preparada com ornamentações natalinas para a abertura das comemorações que vai acontecer no dia três de dezembro. A partir das 19 horas serão acesas as luzes de natal e começa o evento que vai contar com shows, apresentações, queima de fogos, tudo gratuito na praça municipal.
São Bernardino prepara Natal Luz 2021 com várias atrações. Conforme o presidente da comissão central organizadora - GIOVANNI ALVES, a programação começa com show de ALEX DIAS e ANDERSON, e fecha com a banda Nave Som. Segundo ele, no dia vão acontecer também apresentações da população de São Bernardino, através das oficinas de balé, caratê, acordeom e do coral municipal. GIOVANNI informa que haverá ônibus para quem mora no interior poder participar, saindo às 18 horas e fazendo o trajeto escolar. O transporte vai passar por todas as comunidades de São Bernardino, retornando ao final do evento.
Pró Menor organiza mais uma edição da feira de roupa usada. A coordenadora da entidade em Campo Erê IZABEL DOS PASSOS, informa que a feira acontece no próximo sábado a partir das 13 horas e 30 minutos, como de costume na sede da entidade. A irmã lembra que a feira já estava sendo realizada toda terça e quarta-feira, a sala era aberta a comunidade. Mas atendendo a um pedido de várias pessoas que trabalham e não conseguir ir durante a semana 13 horas e 30 minutos. Ela pede que todos usem máscaras e levem sacolas para carregar as compras. Estarão disponíveis na feira, roupas femininas e masculinas, além de roupas e calçados infantis, além de colchas, cobertores e artigos de enfeite de natal confeccionados pelas crianças que frequentam o Pró Menor.
Secretaria reforma as escolas de Campo Erê. A responsável pela pasta ROSÂNGELA MOCELINI, informa que já foi dada a ordem de serviço párea reformar o Centro de Educação Infantil Anjo da Guarda, no valor de quase 300 mil reais. As obras vão se estender para o primeiro semestre do ano que vem. O CEI Turma da Mônica, do Bairro Melo, já está em obras. A escola vai receber 3 novas salas de aula e um berçário, que será inédito. Já, a Escola Maria Nély recebeu uma cozinha para atender o CEI e o Ensino Fundamental. Nos próximos dias será inaugurada a quadra da Escola da Doze de Novembro.
Ano que vem o Centro de Educação Infantil Odila Marcolina será reformado também. A secretária ROSÂNGELA MOCELINI estima que serão necessários pelo menos 600 mil reais. O CEI Nilci Sander está com processo de licitação encaminhado para ampliação das salas de aula e banheiros. As obras vão custar 120 mil reais. Por sua vez, a Escola João Telles terá continuidade de melhorias essa semana. Na Irma Florêncio, as reformas já começaram e terá cobertura da quadra. O investimento vai alcançar 130 mil. De acordo com a secretária, a construção de uma nova creche, no Bairro Sander, vai levar mais de 2 milhões de reais para ficar pronta. É para acomodar crianças de 4 meses a 2 anos de idade.
Volta subir número de casos de Covid em Saltinho. Para o médico ODIRLEI BRANDT, de Pinhalzinho, que atende no posto de Saltinho, a situação assusta porque no momento mais crítico da pandemia, foram 23 casos ativos no município. Nos últimos dias já são 16 pessoas infectadas e por isso o alerta está aceso. O médico observa que Saltinho está com a taxa de vacinação acima da média nacional, mas as pessoas tem relaxado nas medidas preventivas. Conforme ele, a vacina protege mas não impede que a pessoa pegue novamente coronavírus. Quem ainda não se vacinou não deve perder tempo. Quem está no prazo precisa receber a terceira dose.
Chama atenção o fato da Covid atingir vacinados ou não. De acordo com DR. ODIRLEI BRANDT, na maioria das vezes, os imunizados que voltam a adquirir a doença, apresentam sintomas mais brandos. A pessoa sente dor de garganta, tosse seca, febre, dor no corpo, com perdas da capacidade de sentir cheiro e gosto. Tudo depende da intensidade da doença. O problema é que as sequelas podem complicar, como queda de cabelo permanente. Tem pacientes que não voltam mais a sentir cheiro e gosto. Até problemas cardíacos aparecem. Quando há agravamento a pessoa não fica mais a mesma. Os 16 moradores de Saltinho que contraíram Covid nos últimos dias estão em casa, em monitoramento pela saúde pública.
Palma Sola realiza quinta Conferência Municipal de Saúde Mental. De acordo com o responsável pelo departamento de saúde do município – JULIANO ZANDONÁ, o encontro foi voltado a levantar ideias para melhorar o atendimento no setor da saúde mental. Profissionais da área e pessoas da comunidade se reuniram sugerindo melhorias para o tratamento e a prevenção desses problemas, que depois serão levadas a conferência macrorregional, estadual e então federal. O secretário acrescenta que os problemas relacionados à saúde mental atualmente se referem muito a questões de dependência química, ansiedade e depressão.
Pandemia causou um aumento considerável nos casos relacionados à saúde mental. Conforme o secretário da pasta em Palma Sola – JULIANO ZANDONÁ, a tendência é que a procura por atendimento cresça ainda mais no período de fim da pandemia. Atualmente o município tem um psiquiatra e duas psicólogas contratadas para atender quem sofre desse tipo de mal. Porém, salienta que o trabalho relacionado à saúde mental está mudando o foco de tratamento para prevenção, com profissionais de várias áreas, não somente psiquiátrica. Informa que esse foi inclusive o ponto mais discutido durante a quinta conferência municipal.
Palma Sola debate criação de rede multidisciplinar para trabalhar a saúde mental. JULIANO ZANDONÁ – secretário de saúde do município, explica que o objetivo dessa ação com profissionais de várias áreas é afastar um pouco o assunto dos postos de saúde e deixar o tratamento mais eficiente. Ele conta que hoje é necessário que a pessoa que sofre desse mal busque atendimento dentro da unidade de saúde, o que facilita que o tratamento seja abandonado. Com a criação da rede multidisciplinar, os profissionais capacitados vão em busca da pessoa, gerando um melhor resultado no tratamento.
Caminhão tomba na SC-157 em Formosa do Sul. Uma carreta tombou na SC-157, em Formosa do Sul, no início da noite de ontem. O motorista, de 61 anos, estava sentado às margens da via quando os bombeiros chegaram. Ele recusou atendimento médico. Conforme a Polícia Militar Rodoviária, o caminhão Bitrem Volvo FH500 tem placa de PelotasRS e ninguém ficou ferido.
Foragido acusado de estupro de vulnerável é preso em São Lourenço do Oeste. Um homem de 58 anos foi preso, no início da tarde de ontem, na linha Frederico Wastner, em São Lourenço do Oeste. Ele estava foragido do Rio Grande do Sul e é acusado da prática de crime de estupro de vulnerável. De acordo com a Polícia Civil, que realizou a prisão por meio da Delegacia de Polícia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCami), a diligência contou com o apoio de policiais da DPCO-Fron e da DIC-Fron. O homem foi encaminhado para o Presídio Regional de Xanxerê.
Homem morre atropelado na PRC-158. O atropelamento ocorreu na rodovia PRC-158 entre Vitorino e São Lourenço do Oeste, envolvendo um GMCelta de São Lourenço do Oeste, conduzido por um jovem de 20 anos. O pedestre EDSON ECKER, 38 anos morreu no local. Após liberado pela Criminalística o corpo foi encaminhado ao IML de Pato Branco. A vítima morava em Pato Branco e estava indo a pé para São Lourenço do Oeste onde residem seus pais. A Polícia Militar de Vitorino controlou o trânsito no local até a chegada a Polícia Rodoviária Estadual.