ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 24/11/2021

-APÓS DOIS ANOS DA REFORMA, DÉFICIT PREVIDENCIÁRIO CRESCE COM A PANDEMIA

-MENSALIDADES ESCOLARES PODEM SUBIR ATÉ 12 POR CENTO NO ESTADO EM 2022

-PROFESSORES PASSAM POR CAPACITAÇÃO SOBRE O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

-UNIDADE HOSPITALAR REGISTRA AUMENTO NOS ATENDIMENTOS EM 2021

-ESTADO ASSINA ORDEM DE AQUISIÇÃO DOS EQUIPAMENTOS PARA USINA DE ASFALTO

-SOBRA DE R$ 100 MIL DO LEGISLATIVO DEVE SER REPASSADA PARA HOSPITAL

-VALOR DO NOVO BOLSA FAMÍLIA AINDA É BAIXO PARA AS FAMÍLIAS BENEFICIADAS

-COMERCIALIZAÇÃO INTERNA DE CARNES É MAIS IMPORTANTE QUE EXPORTAÇÃO

-PAI DE ESTUDANTE TENTA AGREDIR MÃE DE ALUNO EM REUNIÃO ESCOLAR

-HOMEM FICA FERIDO APÓS CAIR DE GALPÃO ENQUANTO TRABALHAVA

O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol e sem possibilidade de chuva. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 59 centavos. O euro está valendo seis reais e 27 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

A campanha de vacinação focada em crianças de 5 a 11 anos, em Israel, começou nesta segunda-feira com o objetivo de evitar uma nova onda de coronavírus no país. O imunizante é o da Pfizer BioNTech, mas com dose menor do que a recebida por jovens e adultos a partir dos 12 anos. O carregamento da vacina chegou a Israel no domingo e o primeiro-ministro NAFTALI BENNETT, juntamente com as autoridades médicas israelenses, decidiu que a imunização deveria "começar imediatamente". A vacinação é gratuita. O Ministério da Saúde também cogita vacinar as crianças nas escolas ou em postos móveis, próximos a atrações infantis.

As eleições regionais na Venezuela ocorreram com melhores condições do que as anteriores, mas ainda houve "situações arbitrárias" e o país deve fortalecer sua autoridade eleitoral. A afirmação é da chefe da missão de observadores da União Europeia, ISABEL SANTOS. Apesar de apontar que "houve situações arbitrárias", a chefe da missão europeia pediu que o relatório final dos observadores internacionais, que será publicado em janeiro ou fevereiro, não seja utilizado como instrumento político. Um dia antes, o secretário de Estado americano, ANTONY BLINKEN, afirmou que as eleições do domingo "não refletem a vontade do povo venezuelano".

Por ampla maioria, a Câmara dos Deputados do Chile aprovou nesta terça-feira um texto que legaliza e regulamenta o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. O projeto ainda deve tramitar no Senado, onde há a expectativa de que tenha a maioria para passar. A proposta teve apoio de 101 deputados contra apenas 30. Dois parlamentares se abstiveram. A legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo já tinha passado pela câmara e senado em uma primeira votação em julho, quando o presidente SEBASTIÁN PIÑERA pediu urgência com o tema.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira um projeto que aumenta as penas de crimes cometidos contra mulheres em situação de violência doméstica. A proposta segue para o Senado. O texto altera a Lei Maria da Penha, o Código Penal e o de Processo Penal. Além disso, dobra as penas de crimes contra a honra praticados contra mulheres em situação de violência familiar, como calúnia, difamação e injúria. O projeto também propõe que o criminoso que praticar esses tipos de crimes, ainda que se retrate antes da condenação, não ficará isento da pena. Atualmente, o Código Penal permite este benefício ao autor do crime.

A ministra da Agricultura, TEREZA CRISTINA, comentou nesta terça-feira a liberação parcial da China para a entrada da carne brasileira. A ministra disse que agora o objetivo da pasta é conseguir a liberação total. A liberação da China é para lotes de carne bovina certificados antes do embargo do dia 4 de setembro. Os embarques para o país asiático, maior comprador do Brasil, foram interrompidos no começo de setembro, após dois casos atípicos de vaca louca notificados em Minas Gerais e Mato Grosso. A Organização Mundial de Saúde Animal informou que as ocorrências não representam risco para a cadeia de produção bovina brasileira.

Apesar da reforma que completou dois anos neste mês, o saldo negativo da Previdência teve um crescimento de 18 vírgula seis por cento com o impacto da pandemia de coronavírus. O resultado entre a arrecadação e o total de benefícios ficou negativo em 259 bilhões de reais no ano passado. Nos primeiros nove meses do ano, o déficit é de 225 bilhões. O saldo negativo já acumula 484 bilhões entre 2020 e 2021 e supera, em termos nominais, o total do prejuízo nos dois anos anteriores à reforma. As informações se referem ao Regime Geral de Previdência Social, sistema voltado para os trabalhadores do setor privado, e constam do Boletim Estatístico da Previdência Social.

Sete a cada 10 cidades catarinenses poderiam liberar o uso de máscaras ao ar livre caso a medida fosse implantada em Santa Catarina. O plano da Secretaria de Estado da Saúde é permitir a flexibilização nas cidades que tenham atingido 65 por cento da população totalmente imunizada contra a Covid-19. Porém, o governo ainda esbarra com o impedimento da lei federal, que não tem data para ser alterada. Na última semana, o governador CARLOS MOISÉS DA SILVA confirmou que o decreto para a dispensa do equipamento de proteção ao ar livre já está pronto e pode ser editado assim que houver a liberação por parte da lei federal.

O governador CARLOS MOISÉS anunciou, nesta terça-feira, o projeto de lei que garante recurso financeiro anual de dois milhões de reais para Rede Feminina de Combate ao Câncer. O objetivo é auxiliar e fomentar a assistência prestada pela entidade em Santa Catarina. O projeto será encaminhado para aprovação da Assembleia nos próximos dias. O anúncio ocorreu durante o Encontro Estadual 2021 da Rede, em São José. No estado, mais de quatro mil voluntárias das redes atuam nos municípios, trabalhando no acolhimento ao paciente, coordenando e realizados ações de combate e prevenção ao câncer, especialmente de colo de útero.

A mensalidade nas escolas particulares de Santa Catarina devem ter um aumento de até 12 por cento durante o ano letivo de 2022. De acordo com o Sinepe, Sindicato das Escolas Particulares do Estado de Santa Catarina, a média do reajuste para o próximo ano deve ficar entre 10 e 12 por cento nas unidades de ensino do Estado. Ano passado não houve reajuste. Segundo o sindicato, um dos principais fatores para a previsão de correção das mensalidades em até 12 por cento é a atual inflação. De acordo com a previsão do mercado financeiro para o IPCA, o crescimento passou para 10 por cento só neste ano.

Após processo licitatório realizado durante o mês de outubro, Guarujá do Sul recebeu o equipamento que contribuirá na prestação de serviços para os agricultores. A aquisição da escavadeira hidráulica teve um investimento de 563 mil e 300 reais, onde 100 mil são oriundos de emenda parlamentar e o restante do valor de recursos próprios. O vice-prefeito NOÉ BENETI comemorou a conquista que proporcionará um atendimento diferenciado aos agricultores, já que a aquisição do equipamento permitirá que o município reorganize a distribuição da frota. Portanto, os agricultores serão assistidos de forma mais próxima, já que uma das escavadeiras hidráulicas do município estará disponível para atender exclusivamente as demandas de serviços internos nas propriedades rurais.

Os bombeiros do quartel de São José do Cedro passam por capacitação de aprimoramento de salvamento das vítimas de acidentes de trânsito. A informação é do sargento, CARLOS GANZER. A capacitação ocorreu na última semana em Chapecó. Ele disse que foram dois tipos de aprimoramentos, o resgate de vítimas em acidentes sem gravidade e de alta gravidade. O sargento destacou que este encontro teve envolvimento dos bombeiros de todo o país, inclusive com a participação de dois instrutores da Alemanha. GANZER explicou que esta capacitação visa novas técnicas no atendimento de acidentes. Ele relatou que apesar de não haver tantas ocorrências graves na região, é necessário aprimorar técnicas para possíveis casos. Na avaliação do sargento a capacitação foi positiva, tendo em vista que isso irá auxiliar os serviços de socorro. Alguns quartéis pelo estado já possuem equipamentos elétricos, o que facilita nos atendimentos. Já no município os equipamentos são hidráulicos e num futuro próximo também poderá receber este investimento.

Na manhã de ontem os professores da rede municipal de ensino de São José do Cedro tiveram uma palestra de capacitação sobre o espectro autista. Segundo a palestrante, SODRYANE DE JESUS, a apresentação foi de modo amplo com aprofundamento do que é a educação especial. Os profissionais já haviam solicitado esta capacitação para a secretaria de Educação. A capacitação continuada teve o envolvimento de professores das turmas de alunos acima de quatros anos de idade. Com isso, a palestra teve como objetivo sanar as dúvidas em comum entre os professores sobre as principais características, angústias e anseios. Para a palestra, é necessário abordar o assunto passo a passo, tendo em vista que ainda é preciso amadurecer e ampliar o debate sobre o autismo. SODRYANE ainda comentou que a própria ciência está ampliando e aprofundando sobre o assunto. A palestrante destacou que nos dias atuais, as crianças com autismo têm ingressado mais cedo nas unidades escolares, desta forma possibilitando uma capacitação especial.

Durante a palestra, a principal dúvida dos professores foi sobre tratar o assunto depois que a escola identificou um aluno com possível transtorno de espectro autista. A palestrante, SODRYANE DE JESUS relatou que os profissionais não tinham um conhecimento para abordar isso com os pais. Por isso, a capacitação continuada abordou sobre as formas e métodos para estes momentos. Ela destacou que o número de diagnósticos tem aumentado nos últimos anos nos espaços escolares. Além disso, ela destacou que as turmas também têm aumentado chegando a 30 alunos e trabalhar com o autista pode elevar o grau de dificuldade dos educadores. Para SODRYANE, todo tema desconhecido pelos profissionais podem causar desconforto e preocupar a unidade, mas com aprofundamento no assunto as soluções ficam menos difíceis de serem encontradas.

O valor do novo Bolsa Família ainda é baixo para as famílias em São José do Cedro. A constatação é do secretário de Assistência Social, IRONI FEDRIZZI. Ele relatou que o novo valor de 400 reais ainda é insuficiente para ajudar as famílias mais vulneráveis do município. O secretário ainda lembrou do alto custo de vida atualmente na região e com este novo benefício ainda é insuficiente. Ele informou que São José do Cedro possui cerca de 280 famílias cadastradas no Bolsa Família, nome que foi alterado para Auxílio Brasil. FEDRIZZI também destacou que o novo benefício será pago por um ano, tendo início em 2022 e término em dezembro do mesmo ano. O secretário comentou que as famílias beneficiadas podem buscar o setor para sanar as dúvidas referente ao novo programa. IRONI ainda lembrou que durante o pagamento do auxílio emergencial muitas famílias migraram para o recebimento do benefício temporário devido ao maior valor pago. Mas com o encerramento do programa, todos os beneficiados retornaram ao programa Bolsa Família.

A Câmara de Vereadores de São José do Cedro deve repassar para o hospital do município cerca de 100 mil reais, parte destas sobras são do duodécimo. A informação é do vereador, ISIDERIO DALLO. Ele relatou que este montante poderá auxiliar a unidade hospitalar no pagamento de despesas como décimo terceiro salário ou férias dos servidores. Ele relatou que este projeto de remanejamento foi enviado ao legislativo nesta semana. DALLO também comentou sobre as obras no trecho da BR 163 em São José do Cedro. Ele disse que a prefeitura esteve conversando com a empreiteira que garantiu o término do trevo de acesso a cidade e vias periféricas ao longo da rodovia.

O Hospital de São José do Cedro teve um aumento significativo nos atendimentos, principalmente nos finais de semana. A declaração é da administradora, MÔNICA DE TOLEDO. Ele lembrou que a unidade hospitalar é responsável por atendimentos de urgências e emergências, sendo que o serviço básico de saúde é realizado nos postos espalhados pelo município. A administradora relatou que algumas pessoas têm deixado de buscar a unidade básica durante o dia e tem ido a noite ou nos finais de semana para ser atendido. Segundo ela, isso tem acarretado prejuízos para o hospital. Ela ainda lembrou que a unidade serve como plantão para população, tendo em vista que apenas um médico plantonista fica na unidade aos finais de semana. MÔNICA destacou que a média de atendimentos mensais era de 600, mas nos últimos meses saltou para 900 atendimentos. Ela destacou que isso sobrecarrega os profissionais da saúde, e aumentar o efetivo de servidores também elevaria o custo do hospital.

Recolha de lixo eletrônico será realizada pelo Hospital de São José do Cedro neste sábado na praça do ginásio. A informação é da administradora, MÔNICA DE TOLEDO. Ela relatou que uma empresa de São Miguel do Oeste estará fazendo a recolha do material e posteriormente vendendo os produtos. Parte da arrecadação será destinada para a unidade hospitalar e, por isso, a administradora solicitou o auxílio da população para destinação de eletrônicos. Ela disse que o hospital receberá cerca de 50 centavos por quilo de materiais eletrônicos.

Em Florianópolis, o Conder esteve acompanhando o avanço das negociações do convênio para instalação da Usina de Asfalto em São Miguel do Oeste. Os detalhes são do presidente, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER. Ele lembrou que as tratativas com o governador catarinense iniciaram em maio deste ano quando uma comitiva de 15 prefeitos foi atendida pelo chefe de estado. Nesta oportunidade, o estado se comprometeu em assinar um convênio com a região para possibilitar este investimento que atenderá municípios conveniados. O presidente também lembrou que o Consórcio já possui um montante de quatro milhões e meio de reais destinados pela União. Este montante será investido na aquisição de equipamentos, tendo em vista que o processo licitatório já foi lançado pela prefeitura de São Miguel. Com o convênio estadual, o objetivo é adquirir outros equipamentos para atender os futuros serviços da usina. Por isso, WESCHENFELDER destacou que esteve buscando informações sobre o andamento da assinatura do convênio.

Os trâmites para efetiva assinatura do convênio já estão em fase final e dentro de alguns dias o governador deverá assinar o convênio. A afirmação é do presidente do Conder, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER. Ele explicou que os documentos passaram pelo setor jurídico do estado para formalizar a legalidade do convênio. O presidente disse que a secretaria de Estado de Infraestrutura já deu a ordem de licitação dos equipamentos que serão pagos pelo convênio. Com esta previsão, CLAUDIO relatou que comunicou os prefeitos dos municípios associados para encaminhar para o legislativo em janeiro um projeto de lei que autoriza a adesão ao convênio.

Para o cooperativista do ramo de grãos para alimentação de animais bovinos e suínos, a comercialização interna da carne é mais importante do que a exportação. RENATO HUFF comentou que o país possui uma expansão territorial grande que precisa ser aproveitada. Ele disse que o alto custo de produção no país encarece a mercadoria no final para o consumidor, prejudicando também o produtor. O cooperativista acredita que necessita haver um equilíbrio entre o custo de produção e o lucro para possibilitar um bom preço, o que é possível. Por isso, ele ressaltou que a política interna de venda e incentivo devem andar juntos, desta forma expandir a comercialização no Brasil. HUFF lembrou que recentemente o governo federal fechou um acordo com a Rússia, mas destacou que outros países como México e Chile também são mercados importantes para venda. RENATO ainda destacou que este ano está sendo um ano difícil para o setor devido ao alto custo e baixo lucro.

A queda no consumo de carnes também se deve ao salário mínimo pago atualmente. RENATO HUFF comentou que estes consumidores vão às compras e substituam a carne suína ou gado por causa do alto preço. Porém, o valor pago ao produtor também é baixo, o que significa o encarecimento na produção. O cooperativista ainda destacou que os valores começaram a desequilibrar desde 2019, diminuindo o poder de compra da população. Ele citou a carne suína que grande parte da produção fica no Brasil, mas devido ao baixo poder de compra o consumidor opta por outro tipo de carne como frango, por exemplo. Isso tem elevado a este desequilíbrio de preços. Mas com a chegada das festividades de final de ano, RENATO destacou que a expectativa é elevar o consumo de carnes, assim como em outros ramos da economia. Tendo em vista que o poder aquisitivo da população cresce com o pagamento do décimo terceiro salário.

O movimento pela Aduana de Dionísio Cerqueira apresentou uma leve queda em outubro, se comparado com setembro, tanto nas importações e exportações, quanto nos totais de cargas e de documentos desembaraçados pela Receita Federal. O movimento, pela Área de Controle Integrado, no mês de outubro deste ano, somou cerca 279 milhões de reais. O total foi um vírgula oito por cento menor que o total de setembro, que somou cerca de 284 milhões de reais. O total da corrente financeira, acumulado nos dez primeiros meses de 2021, é de dois bilhões e 340 milhões de reais. Se manter essa média, ao final de 2021, a corrente financeira ficaria na casa dos dois bilhões e 815 milhões de reais. Já na entrada de veículo em outubro deste ano, a aduana mil e 592 caminhões, sendo um total foi sete vírgula quatro por cento menor que em setembro, que somou mil 719 veículos. Já o total de documentos acumulado nos dez primeiros meses do ano, é de 14 mil 131 documentos liberados. Se manter essa média, ao final de deste ano, seria de 16 mil e 957 documentos liberados.

Um caminhão dos Correios tombou na BR 282 entre São Miguel do Oeste e Maravilha, por volta das 13 horas e 15 minutos de ontem, nas proximidades da comunidade de Santo Expedito. Segundo o motorista do veículo, ele não sabe direito o que aconteceu, mas relatou que saiu da rodovia, colidiu em um barranco e tombou. Junto com ele estava sua mulher. Além disso, o homem também contou que estava indo para Maravilha. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas não houve a necessidade de conduzir ninguém para o hospital, porque não houve feridos, apenas danos materiais.

Durante uma reunião escolar em São Miguel do Oeste, um pai de aluno tentou agredir mãe de outro estudante. O fato ocorreu, após ter acontecido um desentendimento entre os alunos e, por isso, os pais foram chamados para uma reunião com os responsáveis. Segundo a PM, o homem chegou para a reunião já alterado e tentou agredir fisicamente uma mulher. Além disso, ele falava palavras de baixo calão para todos os professores que estavam na reunião. O agressor saiu da escola com um veículo em marcha ré, colidindo em outro carro que estava estacionado em frente à escola. O Conselho Tutelar foi acionado e confeccionado o boletim de ocorrência pela ameaça e os danos no veículo. A Polícia Militar não divulgou o nome da escola.

Um homem de 29 anos de idade ficou ferido depois de sofrer uma queda, em uma obra de construção na Avenida Arnaldo Busatto, em Barracão. O fato foi registrado por volta das 15 horas e dez minutos, de ontem. Os bombeiros foram acionados e atenderam a vítima que havia caído de uma sacada de aproximadamente quatro metros de altura, enquanto trabalhava. Segundo os socorristas, o jovem se queixava de dores na região das costas. Após os procedimentos no local ele foi encaminhado para atendimento médico em Dionísio Cerqueira.

A Polícia Militar de Santa Catarina continua fiscalizando o cumprimento das medidas sanitárias impostas pelo estado devido ao coronavírus, mesmo com a flexibilização e capacidade do comércio. De acordo com o comandante do 11º Batalhão, Tenente-Coronel, JAILSON FRANZEN, os trabalhos de fiscalização acontece em todos os municípios da região, apesar dos números de contaminação por Covid estar em queda. FRANZEN comentou que, com as flexibilizações e com o auxilio da população, respeitando as regras sanitárias, as notificações caíram significante nos últimos meses. O comandante destacou que a população deve manter os cuidados e seguir as orientações de uso de máscara e o distanciamento social, tanto em locais abertos quanto em fechados. Vale lembrar que o estabelecimento comercial ou cidadão que desrespeitar as medidas sanitárias estão sujeitos à multa e responder um Termo Circunstanciado.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.