ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em Foco Itapiranga - 24/10/2023

-SENADO COMEÇA A DISCUTIR NESTA TERÇA PEC QUE LIMITA PODERES DO STF

-GOVERNO DE SC ANUNCIA PACOTE DE 650 MILHÕES PARA ATINGIDOS POR ENCHENTES

-NÚCLEO DA MULHER PROMOVE EVENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER

-CULTURA DEBATE MAIS INVESTIMENTOS DOS GOVERNOS ESTADUAL E FEDERAL

-ITAPIRANGA DEFINE PRIORIDADES PARA A EDUCAÇÃO

-PREFEITO APONTA ATRASOS EM OBRAS CAUSADOS PELA CHUVA

-POLÍCIA INDICIA MULHER QUE MENTIU EM OCORRÊNCIA CONTRA O EX-COMPANHEIRO

-CONDUTOR ENVOLVIDO EM ACIDENTE ADMITE TER INGERIDO BEBIDA ALCOÓLICA

O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado e instável. A previsão para as próximas é de sol entre nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 18 graus e a máxima pode chegar a 23 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e dois centavos. O euro está valendo cinco reais e 33 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.

A ONG Save the Children, “Salve as Crianças”, em português, disse que ao menos duas mil crianças foram mortas em Gaza desde o início do conflito entre Israel e o grupo radical islâmico Hamas, no sábado. A entidade pede um cessar-fogo imediato na região. De acordo com o Ministério da Saúde, o número de mortos por ataques israelenses no território sitiado passou de cinco mil e 87, o que inclui duas mil e 55 crianças e mil 119 mulheres. A Save the Children acrescentou que mais de um milhão de crianças estão “presas” em Gaza, sem ter um local seguro para se abrigar. A organização humanitária alertou para os impactos devastadores da ausência de medicamentos e eletricidade para alimentar as infraestruturas de saúde no território, que é densamente povoado.

A Assembleia Geral da ONU confirmou para quinta-feira, às 11 horas, horário de Brasília, uma reunião extraordinária para retomar o debate sobre o conflito no Oriente Médio. A convocação ocorre por pressão de diversos países, incluindo o Brasil, após impasse no Conselho de Segurança. Rússia e Brasil tiveram suas propostas de resolução para o conflito vetadas no colegiado. Agora, os Estados Unidos também devem submeter uma nova proposta ao Conselho de Segurança, com foco no direito de autodefesa de Israel pelos ataques terroristas cometidos em 7 de outubro.

O partido A Liberdade Avança, do candidato JAVIER MILEI, elegeu 35 deputados e oito senadores nas eleições da Argentina neste domingo. O partido, fundado em 2021, foi o que mais cresceu no Legislativo. Na legislação atual, eles têm apenas três deputados, um deles é o próprio MILEI e nenhum senador. Agora, passa a ser a terceira maior bancada no Congresso, com 38 deputados e oito senadores. No domingo, os argentinos votaram no primeiro turno das eleições presidenciais e também para renovar 130 cadeiras das 257 na Câmara dos Deputados, e 24 cadeiras das 72 no Senado.

O relator da reforma tributária no Senado, EDUARDO BRAGA, informou nesta segunda-feira que os profissionais liberais, como advogados, engenheiros e contadores, por exemplo, deverão contar com uma alíquota diferenciada, menor do que a tributação geral de todos os setores. Segundo o senador, se esses profissionais fossem obrigados a pagar a alíquota geral, estimada em 25 por cento pelo governo e que pode chegar a 27 por cento, eles poderiam ser obrigados a desmontar a chamada "pejotização" existente atualmente. Isso, na visão dele, seria um "retrocesso". O relator não informou, porém, qual será a tributação desses profissionais liberais que ainda está em negociação.

A bancada ruralista pressiona para incluir a derrubada de vetos ao marco temporal das terras indígenas já na sessão do Congresso desta quinta-feira. O tema não está na pauta da reunião e o presidente RODRIGO PACHECO sinalizou que vai mantê-lo fora. Ainda assim, os parlamentares do grupo discutem esta possibilidade e já se posicionaram pela reversão da decisão do Planalto. Na prática, LULA vetou o principal artigo do projeto, que diz que uma terra só poderia ser demarcada se fosse comprovado que os indígenas estavam nela ou disputando a posse dela na data da promulgação da Constituição Federal vigente – 5 de outubro de 1988. Pela tese, quem estivesse fora da área na data ou chegasse depois não teria direito a pedir a demarcação.

O Senado começa a discutir, nesta terça-feira, a Proposta de Emenda à Constituição que limita poderes do Supremo Tribunal Federal. A discussão vai ocorrer em cinco sessões antes de ser votado em plenário, o que deve ocorrer em 8 de novembro. A PEC limita decisões monocráticas e pedidos de vista nos tribunais superiores. O texto foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado no dia 4 de outubro, em votação relâmpago. A proposta do senador ORIOVISTO GUIMARÃES do Podemos propõe que magistrados do STF não poderão, por exemplo, por meio de decisão individual, cassar atos dos presidentes da República, do Senado ou da Câmara. Para uma emenda à Constituição ser aprovada, é necessária votação em dois turnos e contar com, no mínimo, o apoio de 49 senadores em cada um deles. Depois, a matéria vai para a câmara dos deputados.

Uma emenda tentará incluir a manutenção dos incentivos fiscais da cesta básica no projeto de lei que institui as mudanças tributárias previstas no Plano de Ajuste Fiscal do governo. Se não forem estendidos, os benefícios, que reduzem o preço das mercadorias, deixarão de valer a partir dia 31 de dezembro. A inclusão no texto foi proposta pelo deputado NAPOLEÃO BERNARDES do PSD e assinada pelos deputados FABIANO DA LUZ do PT e LUCAS NEVES do Podemos. O incentivo fiscal atinge produtos básicos da alimentação como arroz, feijão, carne, pão, óleo e café, entre outros. O assunto será discutido nesta terça-feira na Comissão de Finanças e Tributação da Alesc. O presidente, deputado MARCOS VIEIRA do PSDB convocou uma sessão extraordinária para analisar o Projeto de Lei pela manhã.

O Governo do Estado de Santa Catarina lançou um pacote de medidas para ajudar famílias e empreendedores catarinenses que sofreram prejuízos decorrentes das chuvas neste mês de outubro. As ações do Programa Recupera Santa Catarina iniciam imediatamente ou no curto prazo e estão divididas em dois pilares: um pacote com 10 iniciativas de caráter social e outro com oito medidas na área econômica. Serão investidos cerca de 650 milhões de reais no atendimento à população. Os detalhes do programa foram anunciados pelo governador JORGINHO MELLO nesta segunda-feira. Entre outras providências, será garantido o auxílio de 20 mil reais para todas as cidades que tiveram até 49 pessoas em abrigos em parcela única.

Entre as medidas econômicas anunciadas pelo governo do Estado na tarde desta segunda-feira para enfrentar os impactos das chuvas em Santa Catarina estão 300 milhões em nova linha de crédito subsidiado para empresas. Segundo o governador JORGINHO MELLO do PL, esses recursos serão o Pronampe Emergencial, sendo 150 milhões pelo Badesc, agência de fomento do estado, e 150 milhões pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, o Badesc. Além disso, serão postergados 150 milhões em crédito já contratado por empresas. De acordo com o secretário de Estado da Fazenda, CLEVERSON SIEWERT, em cerca de 10 dias a linha de crédito já deverá estar disponível nas instituições para serem contratadas.

Itapiranga possui pauta de reivindicações para a cultura. Prioridades são estabelecidas em debates no município e região. Segundo a Diretora de Cultura de Itapiranga, FERNANDA STHAL, nesta semana ocorre a Conferência Intermunicipal da Cultura com envolvimento dos 19 municípios da Ameosc. Ela destaca que o assunto foi debatido em reunião do Conselho Municipal de Cultura. O município já selecionou as demandas locais com envolvimento de diversas entidades culturais e representantes do poder publico. FERNANDA comenta que foi definido pela realização de uma conferência regional, para debater questões comuns aos municípios do Extremo Oeste.

Debate regional une demandas do turismo e facilita a elaboração de projetos. Com este sistema não será preciso cada município realizar sua conferência. Conforme a Diretora de Cultura de Itapiranga, FERNANDA STHAL, a prioridade nas reivindicações é de políticas públicas e estabelecimento de um orçamento anual para a cultura, a partir de um por cento do orçamento do município. FERNANDA STHAL destaca ainda a dificuldade em ter acesso a recursos dos governos estadual e nacional. Ela considera que é preciso maior volume de repasse para viabilizar importantes projetos. A luta é para ter mais direito a recursos públicos para investimentos em diferentes setores culturais.

O Núcleo da Mulher Empresária de Itapiranga promoveu na noite desta segunda-feira, um evento alusivo à campanha Outubro Rosa, com o lema: Previna-se, cuide-se e celebre a vida. De casa cheia e com muita emoção, o Painel Rosa, organizado pelo Núcleo da Mulher Empresária da ASSEMIT de Itapiranga, contou com a participação de ADRIANE SCHMITT, SUSI SIQUEIRA e VALICIR TREBIEN, que enfrentaram o câncer. O evento, que reuniu histórias de luta e superação, ocorreu no Clube Imigrantes. A programação tem objetivo de alertar sobre a importância dos cuidados com a saúde da mulher e possibilitar informações sobre as doenças, causas, efeitos e possibilidades de vida normal após tratamentos quimioterápicos, além de alertar sobre a importância da prevenção e aceitação de um diagnóstico positivo para o câncer. As mulheres ainda foram abrilhantadas com apresentação do Coral Feminino do Conservatório de Itapiranga e distribuição de brindes.

O Dia Nacional do Plantio Direto foi comemorado nesta segunda-feira, 23 de outubro. Conforme o Engenheiro Agrônomo e Extensionista Rural da Epagri, ZOLMIR FRIZZO, a data possui grande importância e conta com ações em todo o país para valorizar a tecnologia de plantio. Ele observou que desde a implantação da agricultura no Brasil eram predominantes os conhecimentos europeus de fazer o revolvimento do solo. No entanto, com o passar do tempo, notou-se que essa metodologia é altamente prejudicial para um país com clima tropical e subtropical, onde são registrados altos volumes de chuva com mais de dois mil milímetros por ano. FRIZZO salientou que nas últimas semanas ficaram ainda mais evidentes os prejuízos causados pelas chuvas torrenciais nas lavouras que não usam o sistema de plantio direto. São áreas que tiveram grandes perdas de solo e fertilidade, resultando em diversos prejuízos aos proprietários.

O Sistema de Plantio Direto envolve um conjunto de técnicas para serem aplicadas nas lavouras. Dentre elas, o Agrônomo e Extensionista da Epagri, ZOLMIR FRIZZO, destacou a descompactação e a correção do solo, terraceamento, o plantio em nível, a rotação de culturas, boa palhada no sistema permanente e principalmente, fazer o menor revolvimento possível do solo. Ele citou que atualmente existe grande tecnologia de máquinas e equipamentos disponíveis, que permitem avanços significativos na adoção dos conceitos da agricultura regenerativa e conservacionista. FRIZZO projetou que em breve grande parte das propriedades estarão fazendo o cultivo no verde, com plantio sobre a palhada verde, a qual pode ser mantida por mais tempo no sistema solo. Segundo ele, isso também vai refletir na diminuição do uso de agroquímicos, principalmente dos dessecantes nas lavouras.

O Sistema de Plantio Direto proporciona um conjunto de benefícios aos agricultores. A afirmação é do Engenheiro Agrônomo e Extensionista Rural da Epagri, ZOLMIR FRIZZO. Ele citou como exemplos o aumento da produtividade e a diminuição das despesas, que resultam numa maior receita líquida ao agricultor no final da safra. Porém, o agrônomo observou que existem algumas dificuldades a serem superadas para a implantação dessa metodologia. Dentre elas, citou as inúmeras safras feitas num único ano, com safra e safrinha. No sistema de plantio direto, a ideia é fazer apenas uma safra por ano, mas de forma bem feita e com expectativa de alta produtividade. FRIZZO mencionou que os agricultores estão se programando e buscando conhecimentos sobre o plantio direto, sendo possível observar um novo aspecto nas lavouras da região, com maior cuidado do solo e da água nos últimos anos.

Itapiranga realiza nesta terça-feira a fase municipal da Conferência Nacional de Educação. O evento ocorre diretamente nas escolas durante o período da manhã. De acordo com a Secretária Municipal de Educação, ELAINE MUELLER, este sistema distribuído nas escolas tem como meta dar oportunidade para toda a comunidade participar do debate e projetar as discussões da CONAE Nacional. O documento final será o novo Plano Nacional da Educação até 2034. O tema deste ano é Política de Estado para garantia da Educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável.

ELAINE MUELLER chama atenção que nesta terça-feira não terá aula no turno matutino para possibilitar a discussão de ideias nos educandários públicos e privados. A Secretária desta que Itapiranga tem entre os destaques da sua proposta, as escolas de atividades em tempo integral na cidade e interior. Uma das metas do Plano Nacional da Educação 1014-2024, muitos municípios não conseguiram dar conta desta meta. Itapiranga já possui educação em tempo integral desde 1995 e com avanços a cada ano. ELAINE MUELLER destaca que é preciso o repasse de recursos para os municípios cumprir suas metas. Itapiranga há muitos anos usa recursos próprios para desenvolver ações na educação e antecipar a implantação de programas que são estabelecidos como metas.

A Conae 2024 pretende contribuir para a apresentação do novo Plano Nacional de Educação 2024-2034, colocando em debate, ainda, a avaliação do Plano vigente. A explicação é da Secretária da Educação de Itapiranga, ELAINE MUELLER. De acordo com ela, além de avaliar o plano decenal que está sendo concluído, os educadores estão diagnosticando a situação educacional e, a partir delas, apontando as diretrizes, metas e estratégias para a próxima década. ELAINE explica ainda que na etapa de hoje foram definidos os representantes por eixo temático, vão levar as propostas de Itapiranga para a etapa regional da Conae marcada para a quinta, dia 26, na Unoesc, em São Miguel do Oeste.

A Conferência Nacional de Educação tem sete eixos temáticos neste ano. De acordo com a Secretária da Educação de Itapiranga, ELAINE MUELLER, o texto base para discussão chegou com atraso, mas mesmo assim, a equipe envolvida com a discussão está intensificando o debate para evitar que isso prejudique a análise do tema para definição no novo plano decenal de educação. Entre os assuntos discutidos nos eixos estão a garantia do direito de todas as pessoas à educação de qualidade social; Educação, Direitos Humanos, Inclusão e Diversidade e gestão Democrática e educação de qualidade. Os dois pontos de maior discussão, são a valorização de profissionais da educação e o financiamento público da educação.

Excesso de chuva causa preocupação com atraso de obras de infraestrutura. Empresa tem aproveitado período de sol para trabalhar na pavimentação da Avenida Uruguai e Rua John Kenedy. O prefeito de Itapiranga ALEXANDRE RIBAS demonstra preocupação com prejuízos causados pelas intensas chuvas que grandes obras no município. Ele lamenta que pavimentações asfálticas registram atrasos e perda de etapas já realizadas. O prefeito menciona inclusive consequências negativas para as empresas responsáveis pelos serviços que precisam repetir algumas ações com máquinas e colocação de material.

ALEXANDRE RIBAS cita como exemplo as Avenidas Uruguai e John Kenedy, que tiveram as obras interrompidas e boa parte do material de base levado pelas intensas chuvas. Ressalta ainda que não são apenas as obras de pavimentação na cidade e Asfalto da Fronteira que sofrem com as enxurradas, mas também edificações de educandários e pavimentações menores que também registram pouco avanço em virtude das condições climáticas desfavoráveis. Itapiranga enfrentou sérios problemas na semana passada e vive a expectativa de novamente ter chuva em excesso nos próximos dias. Segundo o Prefeito de Itapiranga é preciso ter compreensão com esta situação, porém o diálogo com as empresas visa agilizar as obras após o período de chuva. ALEXANDRE RIBAS confia em restabelecer um cronograma de serviços para a conclusão de diversas obras de grande importância no município.

Jovem sofre ferimentos em tombamento de veículo no interior de Itapiranga. O acidente ocorreu por volta das oito horas e 50 minutos desta terça-feira, na rodovia municipal ITG 070, em linha Laranjeira, interior de Itapiranga. Um jovem, que conduzia um Fiat Uno, perdeu o controle da direção, saiu da pista e capotou as margens do asfalto em uma propriedade rural. O motorista de 18 anos sofreu leves ferimentos com um corte no pescoço, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros de Itapiranga e conduzido ao Hospital Sagrada Família.

Polícia Civil indicia mulher que mentiu ao registrar boletim de ocorrência contra o ex-companheiro em Maravilha. A Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso de Maravilha, indiciou uma mulher, de 63 anos, que mentiu ao acusar o ex-companheiro de agressão. A suposta vítima procurou a Delegacia relatando que havia sido agredida pelo ex-companheiro durante um evento. Além do relato de agressão, a mulher solicitou medidas protetivas para que o ex-companheiro não mantivesse mais contato.

A Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar a violência doméstica. No entanto, durante o curso das investigações, foi constatado que, na realidade, foi a mulher que agrediu o homem. Como se não bastasse, mesmo tendo solicitado a medida protetiva, a suposta vítima enviava mensagens para o ex-companheiro. Os elementos colhidos no inquérito policial, apontaram que a mulher mentiu durante o registro do boletim de ocorrência. Segundo o Delegado de Polícia JOEL SPECHT, a mulher agiu de forma dolosa em noticiar à autoridade policial fato que tinha conhecimento não ser verdadeiro. Ela provocou uma investigação desnecessária, o que configura o delito Denunciação Caluniosa. O Inquérito Policial, contendo as provas do caso, foi encaminhado ao Ministério Público para o devido processo legal.

Condutor envolvido em acidente admite ter ingerido bebida alcoólica. O acidente de trânsito envolvendo um veículo Celta e uma motocicleta Bros, ambos de Itapiranga, foi registrado por volta das 19 horas 10 minutos desta segunda-feira, na Rua São José, cruzamento com a Maximiliano Leon, no Bairro Jardim Bela. O Corpo de Bombeiros foi acionado e atendeu o motociclista, de 33 anos, que sofreu um corte no supercílio. Ele foi conduzido ao Hospital de Itapiranga. Durante a confecção do boletim de ocorrência, o condutor da motocicleta relatou ter ingerido bebida alcoólica, mas recusou o teste do bafômetro. A Polícia Militar realizou a notificação cabível e os demais procedimentos necessários. O motorista do Celta não se feriu.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.