ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sábado 24 10 2020

-EX-PRESIDENTE LULA VIRA RÉU PELA QUARTA VEZ NA OPERAÇÃO LAVA JATO

-CARLOS MOISÉS É AFASTADO E VICE ASSUME COMANDO NA PRÓXIMA SEMANA

-REGIÃO EXTREMO OESTE REGISTRA AUMENTO NOS CASOS DE COVID-19

-PEPERI VAI INICIAR ENTREVISTAS COM CANDIDATOS A VICE-PREFEITO DE SMOESTE

-CANDIDATOS A PREFEITO DE BANDEIRANTE DEBATEM NA PEPERI

-POLÍCIA CUMPRE MANDADOS DE BUSCA E APREENSÃO EM MUNICÍPIO DA REGIÃO

-HOMEM SUSPEITO DE ESTUPRAR ENTEADA É PRESO EM SMOESTE


O tempo é bom em São Miguel do Oeste, com céu parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 61 centavos. O euro está valendo seis reais e 65 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

A porta-voz da Organização Mundial da Saúde, MARGARET HARRIS, afirmou nesta sexta-feira que a entidade escolhe as vacinas que apoia com base em critérios científicos, e não pela nacionalidade da empresa que as desenvolvem. Em entrevista, a vice-diretora-geral da OMS, MARIÂNGELA SIMÃO, disse que das 10 vacinas em estados avançados de pesquisa, quatro são chinesas, uma é russa e cinco outras são de multinacionais. Ela disse que a ONU escolheu a ciência e os países devem escolher a vacina mais segura.

Israel e Sudão concordaram nesta sexta-feira em adotar medidas para normalizar as relações, em um acordo mediado com a ajuda dos Estados Unidos que faz do país africano o terceiro governo árabe a descartar as hostilidades com Israel nos últimos dois meses.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, que buscará a reeleição em três de novembro, selou o acordo em um telefonema com o primeiro-ministro israelense, BENJAMIN NETANYAHU, o premiê sudanês, ABDALLA HAMDOK, e o chefe do Conselho de Transição, ABDEL FATTAH AL-BURHAN.

A França superou nesta sexta-feira a marca de um milhão de casos de Covid-19 desde o início da pandemia. A situação piorou ainda mais quando o país registrou mais de 40 mil novos contágios da doença em apenas 24 horas. No total, 42 mil e 32 novos casos foram registrados nesta sexta-feira, 310 a mais do que na véspera. O número de mortos também foi alto, com 298 novos óbitos registrados em 24 horas. Desde o início da pandemia, são ao menos 34 mil 508 mortos. A França é o segundo da União Europeia a contabilizar mais de um milhão de casos.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária liberou nesta sexta-feira a importação de seis milhões de doses da CoronaVac, vacina chinesa que deverá ser produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo. A decisão não trata do pedido feito pelo governo paulista para que também seja permitida a importação dos insumos necessários para a produção de outras 40 milhões de doses no Brasil.

A CoronaVac está atualmente na terceira fase de testes. A Sinovac, farmacêutica chinesa responsável pela vacina, ainda não obteve o registro para aplicação do imunizante, que não pode ser utilizado na população.

O ministro do Supremo Tribunal Federal RICARDO LEWANDOWSKI decidiu nesta sexta-feira, que vai levar diretamente ao plenário três ações que discutem a realização compulsória de vacinação e outras medidas profiláticas no combate à pandemia de Covid-19. O ministro aplicou o chamado rito abreviado, que permite o exame do caso diretamente pelo colegiado da Corte. Com isso, ele abriu mão de emitir uma decisão individual a respeito do tema. O STF reúne atualmente quatro ações que tratam do tema, três favoráveis à vacinação mais ampla eou obrigatória, e uma que pede a proibição da vacinação compulsória. A decisão de LEWANDOWSKI, nesta sexta, só faz referência às três primeiras.

O ex-presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, o ex-ministro da Fazenda, ANTÔNIO PALOCCI e o presidente do Instituto LULA, PAULO OKAMOTTO, viraram réus nesta sexta-feira pelo crime de lavagem de dinheiro em um processo da Operação Lava Jato. Conforme o Ministério Público Federal, o crime envolveu doações da Odebrecht ao Instituto LULA para disfarçar repasses no total de quatro milhões, entre dezembro de 2013 e março de 2014. Dois ex-executivos da Odebrecht também tiveram a denúncia aceita pelo juiz federal LUIZ ANTÔNIO BONAT, da décima terceira Vara da Justiça Federal de Curitiba, no fim da tarde desta sexta. Eles se tornaram réus pelo mesmo crime. A defesa de LULA afirmou que a decisão é um ato de perseguição e que a ação penal é descabida.

Santa Catarina chegou a 243 mil 116 casos confirmados de Covid-19 nesta sexta-feira. Desse total, 230 mil 522 são considerados recuperados e nove mil 579 estão em acompanhamento. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, também foram registrados três mil e 15 óbitos pela doença desde o início da pandemia. A taxa de letalidade atual é de um vírgula 24%. De acordo com o levantamento, o município com maior quantidade de pessoas que já contraíram Covid-19 é Joinville com 23 mil 902 casos, seguido por Florianópolis, Blumenau, São José, Itajaí, Criciúma, Balneário Camboriú, Palhoça, Chapecó e Brusque.

O Tribunal de Julgamento aceitou na madrugada deste sábado a denúncia contra o governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS DA SILVA, no caso do aumento salarial dado aos procuradores do estado em 2019. Com isso, ele será afastado do cargo a partir de terça-feira por até 180 dias. A denúncia contra a vice-governadora, DANIELA REINEHR foi rejeitada pelo tribunal. Por essa razão, ela assume interinamente o cargo de MOISÉS quando ele for afastado. No caso do governador, foram seis votos a favor do recebimento da denúncia e quatro contra. Porém, houve empate no caso da vice-governadora. Por essa razão, o presidente do tribunal de julgamento, desembargador RICARDO ROESLER, precisou fazer o voto de minerva arquivando a denúncia contra DANIELA.

A vice-governadora DANIELA REINEHR atualmente sem partido será a nova governadora em exercício de Santa Catarina. DANIELA foi a primeira mulher eleita vice-governadora no estado catarinense e agora será a primeira a assumir o governo do Estado, ainda que de forma temporária. Ela já havia governado por 10 dias em janeiro, durante férias de CARLOS MOISÉS. DANIELA deve receber posse oficialmente como governadora em exercício após o agora governador afastado ser notificado da decisão do tribunal de julgamento. Ela segue no cargo pelo menos até que o tribunal misto faça o julgamento do processo de impeachment de MOISÉS, em um prazo máximo de 180 dias. Depois disso, ela volta a ser vice caso a denúncia contra o até então chefe do Executivo seja arquivada ou permanece como governadora em definitivo se o impedimento de MOISÉS for confirmado.

O governo do estado de Santa Catarina confirmou nesta semana a ligação asfáltica entre os municípios de Barra Bonita e Romelândia. A informação é do prefeito de Barra Bonita, MOACIR PIROCA. Ele esteve na Peperi na última quinta-feira e comemorou a conquista. Conforme ele, o anúncio veio após um encontro com o secretário de Infraestrutura do estado, THIAGO VIEIRA. De acordo com ele, a reunião foi positiva e a obra vai interligar ao menos três municípios, sendo Barra Bonita, Romelândia e Flor do Sertão.

O estado garantiu o asfaltamento, porém cobrou do município a construção de uma ponte sobre o Rio das Antas. A afirmação é do prefeito de Barra Bonita, MOACIR PIROCA. Segundo ele, a prefeitura já tem esse projeto e por isso o asfaltamento está acertado. Ele lembrou que participou de várias audiências em Florianópolis para acertar os detalhes dessa obra. MOACIR PIROCA ressaltou que o DEINFRA vai fazer o convênio de autorização para a construção da ponte. Ele salientou que ao todo a obra terá 16 quilômetros de extensão, sendo entre cinco e seis quilômetros pertencentes à Barra Bonita e o restante à Romelândia.

A construção da ponte sobre o Rio das Antas deve custar mais de dois milhões e meio de reais. O comentário é do prefeito de Barra Bonita, MOACIR PIROCA. Ele disse que ao todo, a obra vai custar dois milhões e 600 mil reais. Ele revelou que todo o montante é de recursos próprios conseguidos através de economias feitas ao longo dos últimos quatro anos. O prefeito classificou essa obra como sendo extremamente importante para os três municípios beneficiados. PIROCA lembrou que o asfaltamento também vai beneficiar ao menos duas comunidades do interior de Barra Bonita, sendo as linhas Pomba Branca e Progresso.

A prefeitura de Barra Bonita lançou na última quinta-feira o edital para licitação da ponte sobre o Rio das Antas. O lembrete é do prefeito MOACIR PIROCA. A modalidade é pelo menor preço e o vencedor será conhecido no próximo dia 10 de novembro. O ganhador terá que elaborar um projeto em conformidade com o projeto básico, além de realizar a construção da ponte de concreto. O prazo de execução da obra será de no máximo 12 meses contados da emissão da Ordem de Serviço. A expectativa é que a construção inicie de fato em 2021. O edital completo pode ser conferido no site da prefeitura de Barra Bonita. O endereço eletrônico é o

O Comitê de Crises, formado por integrantes dos municípios da Ameosc e parte dos municípios da Amerios, realizou mais uma reunião em videoconferência na tarde de quinta-feira para analisar a situação da pandemia do coronavírus no extremo-oeste. O encontro foi coordenado pela secretária de Saúde de Palma Sola e coordenadora do colegiados de secretários de saúde da Ameosc, DÉBORA PREVEDELLO. Um dos principais assuntos da pauta foram os novos critérios adotados pelo estado para a classificação de risco das regiões. A nova forma de avaliar o risco de contágio da doença foi explicada por ANA MARIA CRISTINA e EDSON MEDEIROS, dois membros do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina. Nesta semana, a atualização da avaliação epidemiológica mostra seis regiões de Santa Catarina no nível Grave de risco para Covid-19, entre elas o Extremo Oeste.

A transmissão do vírus é muito alta na região e esse indicador é o que mais contribui para a manutenção do extremo-oeste na bandeira laranja. A explicação é da secretária de Saúde de Palma Sola e coordenadora do colegiados de secretários de saúde da Ameosc, DÉBORA PREVEDELLO. Ela comentou que as pessoas estão circulando mais e reduzindo o distanciamento social e isso está resultando no aumento de novos casos de Covid-19. DEBORA comentou que a população está cansada de ficar em casa e passou a ter sensação de que a doença está controlada. Ela ressaltou a importância manter a conscientização para os cuidados preventivos a fim de evitar o contágio.

Depois de um longo período de muitos meses de estabilização e com número reduzido de casos, houve um considerável aumento considerável de registros de Covid-19 nos últimos dias. A informação é da secretária de Saúde de Palma Sola e coordenadora do colegiados de secretários de saúde da Ameosc, DÉBORA PREVEDELLO. Ela citou que, além disso, a não renovação da habilitação dos leitos de UTI nos hospitais de Xanxerê e de Chapecó pode trazer mais pacientes de outras regiões para o extremo-oeste, ampliando a taxa de ocupação dos leitos no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. DÉBORA disse que os municípios já cogitam a adoção ampliar as medidas restritivas, mas por enquanto, isso é apenas um alerta para os moradores.

A Peperi vai entrevistar, na próxima semana, os candidatos a vice-prefeito de São Miguel do Oeste. As entrevistas serão realizadas nas edições do programa Peperi Entrevista de segunda, terça e quarta-feira. Um sorteio, feito ontem pela manhã na sede da emissora, definiu a ordem de veiculação das entrevistas. O candidato a vice-prefeito da coligação São Miguel Acima de Tudo, EVERALDO DI BERTI, vai ser o entrevistado de segunda-feira. Na terça-feira, a entrevista será com o candidato a vice da coligação Prá Frente São Miguel, EDENILSON ZANARDI. O roteiro termina na quarta-feira com o candidato a vice-prefeito do PT, OSMAR VON DENTZ.

A série de entrevistas da próxima semana com os três candidatos a vice-prefeito tem o objetivo de ouvir os integrantes das chapas majoritárias que disputam o comando da prefeitura da cidade. Ficou definido com os três candidatos que as entrevistas serão gravadas e terão cinco perguntas. Os questionamentos serão os mesmos para todos e o tempo de resposta é de dois minutos para cada pergunta. Depois da veiculação no Peperi Entrevistas, os conteúdos das conversas serão repercutidos no Globo em Foco do mesmo dia e a entrevista ficará disponível no portal da Peperi na internet.

A Peperi realizou hoje o debate eleitoral com os candidatos a prefeito de Bandeirante. O programa colocou frente a frente o candidato da coligação Unidos por Bandeirante ainda melhor, composta por PT-PL, CELSO BIEGELMEIER; o candidato da coligação Renova Bandeirante, formada por Cidadania-MDB, VALDECIR FAGUNDES, o CARECA e a candidata do PP, JULIANA ANCHAU. O debate, ao vivo, teve quatro blocos. O primeiro foi marcado pelas perguntas da produção e sorteio de temas entre os candidatos. O segundo, terceiro e quarto blocos teve perguntas diretas entre os candidatos com tema livre. O áudio e as fotos do debate eleitoral de Bandeirante estão disponíveis no portal da Peperi na internet.

O candidato à reeleição, CELSO BIEGELMEIER quer continuar sendo prefeito de Bandeirante porque sempre gostou de ajudar as pessoas. Ele disse no debate da manhã de hoje que ser prefeito é uma função nobre e requer responsabilidade. Ele comentou que estar no cargo é ter a oportunidade de participar da vida do município e das pessoas. BIEGELMEIER lembrou que tem experiência e conta com o apoio da coligação, da família e de parte da população. Ele declarou que acredita ter feito um bom trabalho dentro da realidade vivida por Bandeirante e sempre atendeu bem as pessoas. Ele ressaltou ainda que implantou vários programas em seu governo.

O candidato VALDECIR FAGUNDES, o CARECA, disse que quer ser prefeito pois enxerga a necessidade de renovação em Bandeirante. Ele comentou que nunca pensou em entrar na política, porém, atendeu um chamado da comunidade e por isso é vereador e candidato a prefeito. Ele declarou no debate da manhã de hoje que o município precisa de um prefeito do povo e que atenda a necessidade da população. CARECA ressaltou que quer ser um prefeito diferente e que ouve a população com igualdade. O candidato do Cidadania destacou que quer pensar o melhor para a cidade e contribuir com a geração de emprego e renda.

JULIANA ANSCHAU do Partido Progressista quer ser prefeita pois sente a necessidade de crescimento e desenvolvimento de Bandeirante. Ela disse na manhã de hoje que o município precisa de um novo modelo de gestão mais moderno. Ela comentou que é triste ouvir que Bandeirante é um bairro esquecido de São Miguel do Oeste, sem calçadas, calçamentos e iluminação de qualidade. JULIANA declarou que quer ser prefeita para deixar a cidade mais bonita. Ela garantiu que caso eleita vai construir o Centro do Idoso, além de criar programas visando o crescimento de Bandeirante, tanto na cidade, quanto no interior.

O primeiro tema sorteado pelo candidato CELSO BIEGELMEIER foi a Assistência Social. Ele destacou que esse setor é de extrema importância e merece atenção em Bandeirante. Ele lembrou que durante seu mandato concluiu o Cras, onde pode ofertar para a população um melhor atendimento. BIEGELMEIER disse que sempre esteve preocupado em auxiliar as pessoas através dos programas sociais voltados aos mais necessitados. Ele comentou que sempre buscou dar uma atenção especial aos idosos e pessoas enfermas. O candidato a reeleição aproveitou o espaço para citar os programas habitacionais e os incentivos na geração de emprego e renda.

O candidato do Cidadania, VALDECIR FAGUNDES, o CARECA, sorteou o tema Cultura e disse que quer promover um resgate cultural em Bandeirante. Ele comentou que caso eleito vai criar uma rota turística no município, visto o potencial existente em Bandeirante. Ele declarou que vai criar a escola do artesanato, valorizando dessa forma os trabalhos manuais feitos pelos moradores. CARECA ressaltou ainda que seu governo terá um compromisso firmado com o tradicionalismo. Ele reforçou que vai valorizar as festas típicas e tradicionais das várias etnias presentes em Bandeirante. Ele garantiu que quer voltar com os eventos tradicionais.

A candidata do Progressistas, JULIANA ANSCHAU sorteou o tema gestão pública e afirmou que Bandeirante nunca foi administrada por um gestor, um conhecedor da causa. Ela declarou que possui experiência e por isso vai gerir a prefeitura assim como administra sua empresa. Ela ressaltou que fará uma gestão voltada ao cuidado, visando aumentar a receita do município sem aumentar impostos. JULIANA disse que vai cuidar da população, além de realizar compras e investimentos com o cuidado que o dinheiro público merece. A candidata do PP lembrou ainda que vai buscar recursos a nível estadual e federal para aplicar em Bandeirante.

O próximo debate eleitoral na Peperi está marcado para o sábado que vem, dia 31. O programa vai reunir os dois candidatos ao cargo de prefeito de Paraíso. Ambos foram convidados e já receberam a dinâmica e as regras do debate. Estarão no estúdio, MARLENE GIACOMINI da coligação Democracia, Participação e Renovação composta por MDB, PSD, PSL, PL e Progressistas e o candidato à reeleição, VALDECIR CASAGRANDE da coligação Por Um Paraíso Cada Vez Melhor composta por PT, PDT e PSDB. O debate está marcado para as oito horas da manhã. O roteiro é o mesmo usado nos demais debates já realizados. Ao todo, serão quatro blocos com perguntas da produção, sorteio de temas e perguntas diretas entre os candidatos.

A Polícia Civil de Cunha Porã com apoio da Polícia Militar cumpriu na tarde de ontem a dois mandados de busca e apreensão em residências de suspeitos da prática do crime de tráfico de drogas. Nos locais, os policiais localizaram porções de droga e munições, corroborando com os elementos já coletados durante a investigação. O responsável pela droga e munição não estava na residência, mas vai responder pelo cometimento dos crimes de tráfico de drogas e posse de munição.

Na tarde desta sexta-feira, 23, a Delegacia de Proteção prendeu um homem que está sendo investigado pela prática do crime de estupro de vulnerável contra sua enteada adolescente. Segundo a Polícia Civil, em razão das suspeitas, que foram confirmadas durante a investigação, a justiça emitiu um mandado de prisão preventiva contra o suspeito. Ele foi preso ontem e encaminhado à Unidade Prisional Avançada. O crime pelo qual o suspeito está sendo investigado prevê pena de até 15 anos de reclusão, agravado pelo fato de se tratar de prática criminosa de padrasto contra enteada.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.