-COMISSÃO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS APROVA PEC DA REFORMA ADMINISTRATIVA
-NOVO DECRETO DE SC LIBERA EVENTOS COM 60% DA CAPACIDADE EM OUTUBRO
-IPORÃ DO OESTE VAI APLICAR SEGUNDA DOSE DE VACINAS DE TRÊS LABORATÓRIOS NO SÁBADO
-GOVERNADOR CONFIRMA INVESTIMENTO DE QUASE NOVE MILHÕES NA SC 163
-PARÓQUIA CELEBRA DIA DA PADROEIRA NOSSA SENHORA DAS MERCÊS COM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
-ESTUDANTES ADOLESCENTES DEMONSTRAM CARINHO E ADMIRAÇÃO PELO RÁDIO
-CARRETA CARREGADA DE LEITE TOMBA À MARGEM DA PISTA DE DESVIO NA BR 163
-HOMEM SOFRE FRATURA AO CAIR DA CARROCERIA DE CAMINHÃO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de encoberto, melhorando no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 24 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 34centavos. O euro está valendo seis reais e 26centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
A diretora-geral da Organização Mundial do Comércio, NGOZI OKONJO-IWEALA, afirmou que a recuperação econômica e comercial sustentável só pode ser alcançada com uma política que garanta o rápido acesso global às vacinas. Segundo ela, não é aceitável que 58 por cento das pessoas de países desenvolvidos estejam totalmente vacinadas, enquanto que em países de baixa renda esse percentual seja de apenas um por cento. Na avaliação da diretora, uma recuperação econômica e comercial sustentável só é possível quando a política de vacinas for acertada. De acordo com o FMI, as economias avançadas crescerão cinco vírgula seis por cento neste ano, ante três vírgula nove para os países em desenvolvimento de baixa renda.
Um homem abriu fogo nesta quinta-feira em um supermercado próximo a Memphis, nos Estados Unidos, matando uma pessoa e ferindo 12 antes de se suicidar. Uma das vítimas morreu enquanto o atirador "se autoinfligiu um ferimento a bala", disse o chefe da polícia local. Várias pessoas sofreram "ferimentos graves" e o número de mortos pode aumentar. Múltiplas equipes de policiais convergiram para a área do supermercado para controlar a região. A Polícia qualificou de "horrível" a cena do crime.
O vice-diretor da Administração de Alimentos e Medicamentos, DORAN FINK, disse que não há dados suficientes para apoiar que a dose de reforço da vacina fabricada pela Pfizer, em parceria com a BioNTech, contra a Covid-19 seja aplicada em pessoas que receberam imunizantes de outras fabricantes, como Moderna ou Johnson & Johnson. A afirmação foi feita durante uma reunião do Comitê Consultivo em Práticas de Imunização, que assessora o Centro de Controle e Prevenção de Doenças. A expectativa é que o FDA autorize em breve as doses de reforço da Pfizer-BioNTech para pessoas que receberam duas doses desse imunizante.
O auxílio emergencial deixou de ser pago a três milhões e 800 mil pessoas que passaram a não cumprir mais os requisitos exigidos. A rodada deste ano do benefício começou em abril com a previsão de pagar 39 milhões e 300 brasileiros, mas após a quinta parcela, encerrada na última segunda-feira, havia 35milhões e 500 mil beneficiários, sendo 26 milhões e cem mil inscritos pelo CadÚnico e aplicativo da Caixa e nove milhões e 400 mil do Bolsa Família. Segundo o Ministério da Cidadania, o programa passa por revisão mensal sobre os critérios de elegibilidade e o benefício pode ser bloqueado ou cancelado. Só no mês de junho, foram registrados 660 mil auxílios suspensos por suspeita de irregularidades.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15, que é uma prévia da inflação oficial do país, acelerou de zero vírgula 89 por cento em agosto para um vírgula 14 por cento em setembro, apontam os dados divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. De acordo com o IBGE, "trata-se do maior resultado para o mês de setembro desde o início do Plano Real, em 1994, quando ficou em um vírgula 63 por cento, além de ser a maior taxa da série histórica do indicador desde fevereiro de 2016. No ano, o índice acumulou alta de sete virgula zero dois por cento. Já no acumulado em 12 meses, o indicador superou os dois dígitos, ficando em 10 virgula zero cinco por cento.
A comissão especial da Câmara dos Deputados destinada a discutir a proposta de emenda à Constituição da reforma administrativa aprovou nesta quinta-feira o parecer do relator ARTHUR MAIA do DEM da Bahia, favorável à matéria. A reforma administrativa foi enviada pelo governo ao Congresso em setembro de 2020. A proposta tem como objetivo alterar as regras para os futuros servidores dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário da União, estados e municípios. Agora, a proposta irá ao plenário da Casa, onde precisa ser aprovada por, pelo menos, 308 votos em dois turnos. Ainda não há data marcada. Entre outros pontos, o texto reduz benefícios na administração pública, como a progressão automática por tempo de serviço e férias superiores a 30 dias.
Apesar de os números da vacinação estarem avançando, quase 350 mil pessoas não retornaram para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em Santa Catarina. Os números foram divulgados pela Secretaria estadual de saúde. Entre os que não retornaram para tomar a segunda dose estão 149 mil 150 pessoas que receberam a primeira dose da Astrazeneca, 96 mil 242 da Coronavac e 96 mil 162 da Pfizer. Além disso, aproximadamente 100 mil adultos, com 18 anos ou mais, em todo o Estado, não tomaram nenhuma dose do imunizante. Segundo levantamento da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, 136 municípios catarinenses ainda têm adultos não vacinados.
Desde primeiro de setembro, os municípios catarinenses foram autorizados a ampliar a vacinação para o público dos 12 aos 17 anos. Nesta quinta-feira, o Estado ultrapassou a marca de 140 mil adolescentes que receberam a primeira dose do imunizante contra a Covid-19. Os dados são do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações. Dados do IBGE apontam que há em Santa Catarina 549 mil adolescentes, nesta faixa etária, aptos a receber a vacina. A Secretaria de Estado da Saúde distribuiu novas remessas aos municípios nesta quarta-feira e deverá seguir encaminhando lotes às Unidades Descentralizadas de Vigilância Epidemiológica. Há previsão de chegada nos próximos dias de mais 177 mil 840 mil doses a Santa Catarina, das quais 60 mil são para adolescentes.
O governo de Santa Catarina decidiu autorizar a realização de eventos com 60 por cento da capacidade do local a partir de outubro. Em novembro, a flexibilização passa para 70 por cento da capacidade e em dezembro, para 80 por cento. A medida vale para eventos sociais, corporativos, feiras de negócios, shows e outras atividades de entretenimento. As novas regras estão definidas em decreto estadual desta quinta-feira que também prorroga o estado de calamidade pública até o fim do ano por causa da pandemia. Para eventos com mais de 500 participantes é obrigatório o cumprimento do protocolo denominado “Evento Seguro”. Entre as regras estão a exigência de que todos os participantes estejam imunizados com esquema vacinal completo com duas doses ou dose única da vacina contra a Covid-19 ou pessoas que apresentem exame RT-qPCR feito nas últimas 72 horas ou Pesquisa de Antígeno de SARS-Cov-2 realizado nas últimas 48 horas com resultado “negativo, não reagente ou não detectado.
-IPORÃ DO OESTE VAI APLICAR SEGUNDA DOSE DE VACINAS DE TRÊS LABORATÓRIOS NO SÁBADO
-GOVERNADOR CONFIRMA INVESTIMENTO DE QUASE NOVE MILHÕES NA SC 163
-PARÓQUIA CELEBRA DIA DA PADROEIRA NOSSA SENHORA DAS MERCÊS COM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
-ESTUDANTES ADOLESCENTES DEMONSTRAM CARINHO E ADMIRAÇÃO PELO RÁDIO
A abertura da fronteira entre Brasil e Argentina sofre um impasse, mesmo após o anúncio feito pelo governo argentino. O delegado da Receita Federal em Dionísio Cerqueira, MARK TOLLEMACHE, relatou que o impasse se deve aos governos municipais e estaduais que fazem fronteira com o município de Dionísio Cerqueira. Ele explicou que o governo de Misiones, responsável pela abertura, ainda não solicitou o pedido de autorização para a retomada do trânsito pela fronteira. Ou seja, não houve um comunicado oficial sobre a liberação do trânsito entre os países por estas autoridades. TOLLEMACHE solicitou calma por parte da população regional. Na próxima semana, a Receita e Polícia Federal do Brasil vão se reunir com o chefe da Gendarmeria para debater oficialmente sobre a abertura. Segundo anunciado pela Ministra da Saúde argentina, a retomada poderá ocorrer entre primeiro de outubro e primeiro de novembro, de forma gradual.
O deputado federal PEDRO UCZAI destinou recursos de 300 mil reais para Iporã do Oeste, que o município poderá aplicar conforme as necessidades locais. Segundo o deputado, as lideranças vão dialogar para indicar o melhor lugar. Ele aponta várias demandas em Iporã do Oeste, como no hospital e saúde em geral, infra-estrutura, e nas comunidades. UCZAI cita ainda que já destinou recursos para construir Centro de Comercialização da Agricultura Familiar no município, e também para a nova Câmara de Vereadores. Entre as pautas que vem sendo discutidas no congresso, PEDRO UCZAI menciona a necessidade de derrubar o veto do presidente sobre a lei 823, da autoria do próprio deputado, que apoia a agricultura familiar. UCZAI pontua que se há menos alimentos nos supermercados, é porque existe menos oferta e é preciso apoiar a produção para o povo brasileiro, não apenas para exportação. O deputado federal adianta que na segunda-feira haverá reunião no congresso e o objetivo é fazer mobilização para derrubar outro veto, que é a PEC 32. Segundo UCZAI, ela retira direitos de servidores públicos do país, eliminando o concurso, atividade fundamental para a educação, saúde e assistência pública.
A licitação para a nova sede da Polícia Militar de Iporã do Oeste, que será instalada em um terreno de quase 400 metros quadrados, ao lado da Ramos Brindes, já está em andamento. A informação é do secretário de Administração e Finanças, ERVINO HENKEL. Segundo ele, ainda antes disso a PM vai ocupar o espaço da antiga Casa de Música, ao lado do Corpo de Bombeiros, cedido pelo município por meio do termo de cessão de uso. HENKEL frisa que a construção da nova sede da Polícia Militar deve iniciar logo após o término do processo licitatório, pois o estado está com pressa. Conforme o secretário de Administração de Iporã do Oeste, a licitação da nova sede da PM, em paralelo à finalização da adaptação do espaço cedido ao lado dos bombeiros, é uma coincidência de fatos.
O município assumiu o compromisso com a polícia para ceder o espaço da antiga Casa de Música, houve investimento para deixar a obra mais adequada e agora ela está em fase final, com a parte de construção civil terminando. Após a pintura, a PM já poderá se instalar no local. ERVINO HENKEL explica que a administração já havia iniciado a obra quando o estado possibilitou a construção da nova sede. De acordo com o secretário de Administração, a sala que a PM vai ocupar temporariamente será utilizada por outros segmentos depois. Ele ressalta que o município sempre precisa de espaço, com muitas repartições a serem alçadas e o município vai identificar a melhor forma de usar cada uma.
Iporã do Oeste vai aplicar a segunda dose de vacinas de três laboratórios neste sábado. Conforme a responsável da sala de vacinas, KARIN BLATT, esses imunizantes serão destinados pela Butantan, Pfizer e Fiocruz. A vacinação contra o Coronavírus será no local tradicional do município, o Centro Público de Convivência, das 7h às 10h. No caso da Butantan, a aplicação é para quem fez a primeira dose no dia 28 de agosto ou quatro de setembro. Do laboratório Fiocruz, para quem fez a primeira dose no dia 17 de julho, e da Pfizer em três de julho. Ainda haverá repescagem dos faltosos, ou seja, todos aqueles que deveriam ter tomado a segunda dose e não compareceram no dia marcado. KARIN reitera que o município não está enfrentando problema quanto ao recebimento de doses, pois tudo é agendado, com nota técnica.
A responsável da sala de vacinas de Iporã do Oeste complementa que em breve vão chegar mais 18 doses contra Covid-19, estas para adolescentes de 16 e 17 anos, que estudam fora do município. KARIN BLATT salienta que a Secretaria de Saúde já fez uma lista nominal e as agentes vão entrar em contato com os adolescentes. Ela informa que os alunos da APAE, que se enquadram nessa faixa etária, já foram todos vacinados, pois têm prioridade em função da sua condição. Adolescentes da Casa Familiar Rural, um total de 37 alunos, também já foram contemplados. Para concluir a vacinação dos alunos de 16 anos, que seriam em torno de 40, segundo KARIN, ainda não vieram doses suficientes.
Governador confirma investimento na SC 163. Trecho de 32 quilômetros de Itapiranga a Iporã do Oeste terá oito milhões e 800 mil reais para recuperação do asfalto. A informação foi confirmada na noite de ontem, pelo governador CARLOS MOISÉS, em visita a Pinhalzinho. Foi lançado o edital de licitação para recomposição funcional da rodovia no trecho de Iporã do Oeste a Itapiranga. Conforme o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, THIAGO VIEIRA, é mais um compromisso honrado. Serão oito milhões e 800 mil reais de investimentos para recapeamento do trecho. Além disso, o governo do estado vai contratar o projeto para uma nova rodovia, com pavimento de concreto e as faixas ampliadas.
O Dia da Padroeira Nossa Senhora das Mercês é comemorado nesta sexta-feira, dia 24. Para lembrar a data, a paróquia de Iporã do Oeste, que leva o nome da padroeira, desenvolve novena diária desde a quinta-feira passada, sempre às 20h. A cada noite foi designado um ministro para puxar a oração do terço. Conforme o padre OSNI DE SOUZA, a programação em honra à Nossa Senhora das Mercês vai encerrar com a celebração nesta sexta. O padre detalha que Mercês significa favor, benefício, perdão, graça ou indulto. Frisa que Nossa Senhora das Mercês veio para libertar as pessoas da escravidão, que na época era a dos muçulmanos. Hoje, segundo o padre, existem tem vários tipos de escravidão, de nível social ou moral. Observa que muitos estão ficando presos a vícios e pecados que escravizam.
Assim como Cristo, o padre OSNI DE SOUZA reitera que a Nossa Senhora das Mercês também representa a luta pela libertação de toda escravidão, para que sejamos homens e seres humanos livres. O padre observa ainda que existe a corrente de Nossa Senhora das Mercês, na mão, que também fala pela libertação de toda e qualquer tipo de escravidão. OSNI lembra que no térreo da igreja em Iporã do Oeste existe a capela da misericórdia, que foi inaugurada no dia 24 de setembro de 2010 e está relacionada à Nossa Senhora das Mercês. Segundo o padre da paróquia de Iporã do Oeste, essa capela representa fraternidade, acolhimento, de tomar as pessoas nos braços e também libertar. OSNI DE SOUZA estende o convite para a celebração festiva nesta sexta-feira, às 19h30, também para as 21 comunidades da matriz.
Alusivo aos 100 anos do Rádio que se completam em abril de 2022, a ACAERT - Associação Catarinense de Rádio e TV, está promovendo a Semana do Rádio na Escola. Assim como as demais emissoras afiliadas à Rede Peperi, a equipe da Rádio Oeste também está no projeto, e durante esta quinta-feira esteve nas principais Escolas da Sede, CIEF - Centro Integrado de Ensino Fundamental e na Estadual Padre Vendelino Seidel de Iporã do Oeste. No CIEF um grupo de estudantes adolescentes com idade entre 13 e 14 anos do oitavo ano nos recebeu durante aula de informática. A diretora RAQUEL WANDSCHER e a professora MICHELE MIQUELOTTO foram unânimes em manifestar apreço à ideia levada aos estudantes, ou seja, o Rádio, além do modelo tradicional, acessado nas modernas ferramentas digitais. A diretora reconheceu a importância do rádio para a comunidade estudantil.
A Semana do Rádio, com o lema “Onde você estiver, o Rádio Está Lá”, tem o objetivo de apresentar aos jovens estudantes um pouco de história desse meio de comunicação que a cada tempo se reinventa e continua forte no cumprimento de seu papel, especialmente de informar. A surpresa positiva ficou por conta do perceptível interesse dos estudantes, em saber mais sobre o Rádio. Ouvir pelo rádio tradicional de mesa, ou no carro, até as mais diversas plataformas digitais, revelou uma geração interessada em saber mais do ambiente da comunicação, do modelo, das técnicas, dos equipamentos, magia que o Rádio carrega ao longo de praticamente um século. Além de perguntas, os estudantes comentaram horários e nomes de programas de sua preferência, e os assuntos que mais lhes interessam ouvir.
Na Escola Estadual Padre Vendelino Seidel, o diretor PEDRO VALDIR GAUER e o professor AUGUSTINHO PETRY receberam nossa equipe no auditório da escola, com um grupo de estudantes do nono e do primeiro ano. Os estudantes estão justamente trabalhando os meios digitais em sala de aula, o que facilitou diálogo sobre essa relação íntima do rádio com novas plataformas. Ao final dos encontros nas duas escolas, os alunos receberam brindes personalizados com a campanha da Semana do Rádio.
-CARRETA CARREGADA DE LEITE TOMBA À MARGEM DA PISTA DE DESVIO NA BR 163
-HOMEM SOFRE FRATURA AO CAIR DA CARROCERIA DE CAMINHÃO
A Polícia Militar apreendeu nesta quinta-feira um adolescente e também prendeu um homem com mandados de apreensão/prisão ativos. O adolescente foi apreendido por volta das 7h30, na Rua Domingos Dal Ri, centro de Anchieta. O adolescente compareceu ao destacamento policial militar, por livre vontade, pois contra o mesmo existia um mandado de apreensão ativo. A Polícia Militar realizou o cumprimento do mandado ativo e o homem foi entregue à Unidade Prisional de São José do Cedro. Outra ocorrência do gênero foi atendida na Linha Alto Guamerim, interior de São Miguel do Oeste, por volta das 20h45. Em atendimento de ocorrência de perda de documentos, a Polícia Militar constatou após consulta que o dono dos documentos tinha mandado de prisão ativo. O homem foi preso e conduzido à Unidade Prisional Avançada.
Uma motociclista de 42 anos ficou ferida após bater em um cachorro no início da noite desta quinta-feira, na Rodovia LEOLINO JOÃO BALDISSERA, no Bairro Morada do Sol, em São Miguel do Oeste. De acordo com populares, a mulher até tentou desviar do animal, mas não conseguiu, e com o impacto acabou caindo na estrada. O cão acabou morrendo. O Corpo de Bombeiros foi acionado e socorreu a mulher, que foi encaminhada ao Hospital Regional. Moradores cobraram a instalação de um redutor de velocidade no local, devido ao excesso empenhado pelos motoristas.
Uma carreta carregada de leite tombou na margem da pista de desvio sobre o Lajeado Cedro, na BR 163, em São José do Cedro, na manhã de hoje. Informações preliminares dão conta que a carreta acabou colidindo contra uma carreta prancha. Segundo o motorista do caminhão tombado, o fato ocorreu devido à pista ser estreita para dois veículos de transporte trafegarem pela pista temporária de desvio. O local está servindo como desvio para os motoristas que pretendem trafegar de São José do Cedro a Guarujá do Sul, devido às obras que estão ocorrendo próximo ao viaduto em São José do Cedro.
O Corpo de Bombeiros de Mondaí atendeu a vítima de uma queda de aproximadamente 2,5 metros de altura enquanto consertava a carroceria de um caminhão. O fato ocorreu por volta das 5h45 desta sexta-feira, no Bairro Industrial, às margens da SC 283, em Mondaí. O homem estava consciente e orientado, apresentava fratura fechada no antebraço esquerdo e contusão na parte frontal do crânio. Após imobilização com colar cervical, maca rígida, tala de papelão e atadura no local da fratura, ele foi conduzido ao Hospital de Mondaí.