-COMISSÃO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS APROVA PEC DA REFORMA ADMINISTRATIVA
-NOVO DECRETO DE SC LIBERA EVENTOS COM 60% DA CAPACIDADE EM OUTUBRO
-ITAPIRANGA RECEBE MAIS 850 MIL REAIS PARA INFRAESTRUTURA
-AUMENTO NOS CASOS DE BRUCELOSE E TUBERCULOSE PREOCUPA NA SAÚDE EM SJO
-PM DE ITAPIRANGA MONITORA MAIS DE 50 PESSOAS COM PRISÃO DOMICILIAR
-GOVERNO ESTADUAL CONFIRMA INVESTIMENTO NA SC 163
-HOMEM SOFRE FRATURA EM QUEDA DE CARROCERIA DE CAMINHÃO
-MOTORISTA FICA FERIDO EM ACIDENTE ENTRE DOIS CAMINHÕES
O Tempo em Itapiranga apresenta-se parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de tempo encoberto, melhorando no decorrer do dia. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 25 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 34 centavos. O euro está valendo seis reais e 26 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
A diretora-geral da Organização Mundial do Comércio, NGOZI OKONJO-IWEALA, afirmou que a recuperação econômica e comercial sustentável só pode ser alcançada com uma política que garanta o rápido acesso global às vacinas. Segundo ela, não é aceitável que 58 por cento das pessoas de países desenvolvidos estejam totalmente vacinadas, enquanto que em países de baixa renda esse percentual seja de apenas um por cento. Na avaliação da diretora, uma recuperação econômica e comercial sustentável só é possível quando a política de vacinas for acertada. De acordo com o FMI, as economias avançadas crescerão cinco vírgula seis por cento neste ano, ante três vírgula nove para os países em desenvolvimento de baixa renda.
Um homem abriu fogo nesta quinta-feira em um supermercado próximo a Memphis, nos Estados Unidos, matando uma pessoa e ferindo 12 antes de se suicidar. Uma das vítimas morreu enquanto o atirador "se autoinfligiu um ferimento a bala", disse o chefe da polícia local. Várias pessoas sofreram "ferimentos graves" e o número de mortos pode aumentar. Múltiplas equipes de policiais convergiram para a área do supermercado para controlar a região. A Polícia qualificou de "horrível" a cena do crime.
O vice-diretor da Administração de Alimentos e Medicamentos, DORAN FINK, disse que não há dados suficientes para apoiar que a dose de reforço da vacina fabricada pela Pfizer, em parceria com a BioNTech, contra a Covid-19 seja aplicada em pessoas que receberam imunizantes de outras fabricantes, como Moderna ou Johnson & Johnson. A afirmação foi feita durante uma reunião do Comitê Consultivo em Práticas de Imunização, que assessora o Centro de Controle e Prevenção de Doenças. A expectativa é que o FDA autorize em breve as doses de reforço da Pfizer-BioNTech para pessoas que receberam duas doses desse imunizante.
O auxílio emergencial deixou de ser pago a três milhões e 800 mil pessoas que passaram a não cumprir mais os requisitos exigidos. A rodada deste ano do benefício começou em abril com a previsão de pagar 39 milhões e 300 brasileiros, mas após a quinta parcela, encerrada na última segunda-feira, havia 35 milhões e 500 mil beneficiários, sendo 26 milhões e cem mil inscritos pelo CadÚnico e aplicativo da Caixa e nove milhões e 400 mil do Bolsa Família. Segundo o Ministério da Cidadania, o programa passa por revisão mensal sobre os critérios de elegibilidade e o benefício pode ser bloqueado ou cancelado. Só no mês de junho, foram registrados 660 mil auxílios suspensos por suspeita de irregularidades.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15, que é uma prévia da inflação oficial do país, acelerou de zero vírgula 89 por cento em agosto para um vírgula 14 por cento em setembro, apontam os dados divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. De acordo com o IBGE, "trata-se do maior resultado para o mês de setembro desde o início do Plano Real, em 1994, quando ficou em um vírgula 63 por cento, além de ser a maior taxa da série histórica do indicador desde fevereiro de 2016. No ano, o índice acumulou alta de sete virgula zero dois por cento. Já no acumulado em 12 meses, o indicador superou os dois dígitos, ficando em 10 virgula zero cinco por cento.
A comissão especial da Câmara dos Deputados destinada a discutir a proposta de emenda à Constituição da reforma administrativa aprovou nesta quinta-feira o parecer do relator ARTHUR MAIA do DEM da Bahia, favorável à matéria. A reforma administrativa foi enviada pelo governo ao Congresso em setembro de 2020. A proposta tem como objetivo alterar as regras para os futuros servidores dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário da União, estados e municípios. Agora, a proposta irá ao plenário da Casa, onde precisa ser aprovada por, pelo menos, 308 votos em dois turnos. Ainda não há data marcada. Entre outros pontos, o texto reduz benefícios na administração pública, como a progressão automática por tempo de serviço e férias superiores a 30 dias.
Apesar de os números da vacinação estarem avançando, quase 350 mil pessoas não retornaram para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em Santa Catarina. Os números foram divulgados pela Secretaria estadual de saúde. Entre os que não retornaram para tomar a segunda dose estão 149 mil 150 pessoas que receberam a primeira dose da Astrazeneca, 96 mil 242 da Coronavac e 96 mil 162 da Pfizer. Além disso, aproximadamente 100 mil adultos, com 18 anos ou mais, em todo o Estado, não tomaram nenhuma dose do imunizante. Segundo levantamento da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, 136 municípios catarinenses ainda têm adultos não vacinados.
Desde de primeiro de setembro, os municípios catarinenses foram autorizados a ampliar a vacinação para o público dos 12 aos 17 anos. Nesta quinta-feira, o Estado ultrapassou a marca de 140 mil adolescentes que receberam a primeira dose do imunizante contra a Covid-19. Os dados são do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações. Dados do IBGE apontam que há em Santa Catarina 549 mil adolescentes, nesta faixa etária, aptos a receber a vacina. A Secretaria de Estado da Saúde distribuiu novas remessas aos municípios nesta quarta-feira e deverá seguir encaminhando lotes às Unidades Descentralizadas de Vigilância Epidemiológica. Há previsão de chegada nos próximos dias de mais 177 mil 840 mil doses a Santa Catarina, das quais 60 mil são para adolescentes.
O governo de Santa Catarina decidiu autorizar a realização de eventos com 60 por cento da capacidade do local a partir de outubro. Em novembro, a flexibilização passa para 70 por cento da capacidade e em dezembro, para 80 por cento. A medida vale para eventos sociais, corporativos, feiras de negócios, shows e outras atividades de entretenimento. As novas regras estão definidas em decreto estadual desta quinta-feira que também prorroga o estado de calamidade pública até o fim do ano por causa da pandemia. Para eventos com mais de 500 participantes é obrigatório o cumprimento do protocolo denominado “Evento Seguro”. Entre as regras estão a exigência de que todos os participantes estejam imunizados com esquema vacinal completo com duas doses ou dose única da vacina contra a Covid-19 ou pessoas que apresentem exame RT-qPCR feito nas últimas 72 horas ou Pesquisa de Antígeno de SARS-Cov-2 realizado nas últimas 48 horas com resultado “negativo, não reagente ou não detectado.
Itapiranga promove hoje o Festival da Canção Estudantil. Programação ocorre no Pavilhão B do Complexo Oktober, com presença de público. Conforme a secretária da Educação, ELAINE MUELLER, o Festival da Canção Estudantil de Itapiranga terá apresentações divididas em quatro categorias, sendo três do ensino fundamental e uma do ensino médio. Serão 31 calouros que já passaram pela eliminatória nas escolas. A secretária destaca a importância da comunidade escolar prestigiar este momento especial para os alunos em um evento cultural.
Exposição é resultado do concurso amador de fotografias que foi lançado em maio pelo Departamento de Cultura de Itapiranga. São fotos cadastradas e expostas no museu de Itapiranga. Foram selecionadas 100 fotografias para exposição com identificação do local, autoria e significado. Conforme a diretora de Cultura, FERNANDA STHAL, o concurso teve boa participação e tem expectativa de crescer, pois despertou interesse já na primeira edição. São registros feitos pela população que circula pelo interior e cidade. FERNANDA destaca que as pessoas foram cadastradas para participar do concurso e da exposição e estão dando contribuição ao turismo. A o evento ficará aberto o final de outubro no Museu Municipal Almiro Theobaldo Muller.
Profissionais da fotografia vão avaliar e escolher os melhores registros para ocuparem local de destaque. FERNANDA STHAL projeta visitação de escolas com atendimento de grupos em horários especiais. Lembra que o museu foi reformado nos últimos dias, com adequações dos espaços e nova pintura. O ambiente está ainda mais agradável para os visitantes. A diretora de Cultura também chama atenção para a parceria com a programação do Dia D com eventos especiais no comércio da cidade na próxima semana.
Comandante da Polícia Militar de Itapiranga destaca ações em sete meses de comando do Grupamento da PM. Em fevereiro o Pelotão foi desativado e o município passou a ter Grupamento com o comando do sargento FLÁVIO PAULUS. Ele afirma que não teve dificuldades na nova função, pois já trabalhava no administrativo e tinha conhecimento das ações da PM. Ele também ressalta que a Polícia Militar depende ainda do trabalho da Polícia Civil, Ministério Público e Judiciário. PAULUS afirma que durante o auge da pandemia teve redução das ocorrências, porém com a retomada de eventos e circulação das pessoas aumentou o número de crimes e ocorrências.
FLÁVIO PAULUS demonstra preocupação com o tráfico de drogas nas proximidades de escolas e também locais de eventos e aglomeração de pessoas. As guarnições estão intensificando as ações nas ruas, incluindo operações de trânsito. O comandante observa que a Polícia Militar não tem objetivo de punir ninguém, apenas cumprir a lei e exigir que todos sigam a legislação. PAULUS afirma que de modo geral a população contribui bastante para a segurança coletiva. Cita ainda que a cidade é calma e composta por pessoas trabalhadoras e a polícia procura fazer seu trabalho preventivo buscando a segurança de todos.
PoliciaMilitar de Itapiranga realiza monitoramento de mais de 50 pessoas. São condenados da justiça que ganham direito de cumprir a pena domiciliar. Caso a pessoa não é encontrada ocorre a comunicação ao judiciário com possibilidade de regressão de regime e o condenado por voltar a cumprir pena em unidade prisional. Conforme o comandante, sargento FLÁVIO PAULUS, são 42 pessoas que cumprem pena domiciliar incluindo uso de tornozeleiras, nove pessoas cumprem medidas cautelares que exigem permanência em casa à noite, fins de semana e feriados. O sargento destaca que é um trabalho silencioso e que exige atenção continua da PM.
Rede Catarina possui excelente resultado em Itapiranga. Deste a implantação do programa no município já foram 69 medidas protetivas recebidas do judiciário. Atualmente 50 mulheres ainda integram o programa que recebem acompanhamento por aplicativo e também visitas da guarnição especial do programa Rede Catarina. Conforme o cabo da Polícia Militar de Itapiranga, DANIEL UTZIG, algumas mulheres já acionaram o botão do pânico usado em momento em que a mulher estiver em situação de risco. É um programa que visa facilitar o acionamento da PM sem a necessidade de ligação para o telefone de emergência. DANIEL UTZIG integra a guarnição especial, junto com a soldadoGRACIELA EIDT no atendimento a mulheres vítimas de violência.
Mulheres vítimas de agressões solicitam ao judiciárias medidas protetivas de urgência. O cabo da Polícia Militar de Itapiranga, DANIEL UTZIG explica que a Lei Maria da Penha prevê cinco tipos de situações que podem caracterizar violência contra a mulher. Cita que não é apenas situações de agressões praticadas pelo marido contra a esposa e sim envolvendo qualquer pessoa do convívio familiar. Quando a PM é acionada pelo judiciário, ocorre visita a mulher e a instalação do PM SC Cidadão, o botão do pânico que dispara chamado no central de emergência. DANIEL UTZIG informa ainda que, policias de São Miguel do Oeste fazem o acompanhamento em municípios que não tem a guarnição especial da Rede Catarina.
Doenças em rebanhos de gado causam preocupação na saúde pública. O aumento gradativo dos casos de Brucelose e Tuberculose em São João do Oeste exige novas medidas no controle das doenças. Além do problemas com prejuízos a produção agropecuária, existe a preocupação por se tratarem de zoonoses, doenças que são transmitidas para os humanos. O secretário da Agricultura, ROGÉRIO RECH explica que são vários fatores que influenciam na disseminação das doenças e que necessitam de cuidados simples e fundamentais. Ele aponta como um dos problemas o aumento significativo de circulação de animais entre propriedades. Isso muitas vezes ocorre sem realização de exames, principalmente em situações de transporte para o abate. O secretário alerta que a recomendação é realizar exames em qualquer deslocamento do gado.
Segundo ROGÉRIO RECH, a circulação de pessoas nas propriedades em áreas de manejo de animais também é um problema, pois a doença pode ser levada em calçados. Uso compartilhado de ferramentas e utensílios é outro problema para aumento da Brucelose e Tuberculose. O secretário da Agricultura de São João do Oeste, observa que as exigências na sanidade animal estão aumentando e as empresas de coleta de leite já fazem monitoramento . De acordo com ROGÉRIO RECH, é uma questão sanitária e por isso é fundamental ter o máximo de cuidados, principalmente com as zoonoses que são de controle obrigatório. O município se prepara para exames nos animais e nas pessoas, pois a doença pode ser um problema nas famílias que atuam nas atividades de gado de corte e de leite. A mobilização será feita em parceria com a secretaria da Saúde do município.
São João do Oeste já possui cronograma para realização de exames nos próximos dois anos. O secretário da Agricultura explica que o roteiro inicia pelas propriedades localizadas nas comunidades de Beato Roque, Vale Pio, Cristo Rei e Palmeiras. A segunda etapa será em Medianeira, Alto Macuco, Itacuruçu e Macuco. Na última fase de monitoramento serão contempladas as propriedades em Fortaleza, Jaboticaba e Ervalzinho e arredores da cidade. ROGÉRIO RECH cita a necessidade de grandes investimentos na atividade leiteira que possui importância econômica e social. O secretário destaca a concentração de grande quantidade de animais em menor número de propriedades.
Governador confirma investimento na SC 163. Trecho de 32 quilômetros de Itapiranga a Iporã do Oeste terá oito milhões e 800 mil reais para recuperação do asfalto. A informação foi confirmada na noite de ontem, pelo governador CARLOS MOISÉS, em visita a Pinhalzinho. Foi lançado o edital de licitação para recomposição funcional da rodovia no trecho de Iporã do Oeste a Itapiranga. Conforme o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, THIAGO VIEIRA, é mais um compromisso honrado. Serão oito milhões e 800 mil reais de investimentos para recapeamento do trecho. Além disso, o governo do estado vai contratar o projeto para uma nova rodovia com pavimento de concreto e com e faixas ampliadas.
Prefeito ALEXANDRE RIBAS aponta como grande conquista o investimento que será feito na SC 163. O prefeito de Itapiranga prestigiou o evento do governo do estado, na noite de ontem, em Pinhalzinho. Ele destaca que aproximadamente 15 quilômetros terá novo asfalto, priorizando os trechos mais precários de Itapiranga a Iporã do Oeste. Segundo RIBAS, prefeitos da região e deputados reivindicam investimentos devido as péssimas condições da rodovia estadual. A expectativa é dar condições de trafegabilidade até a total recuperação da SC 163, que segue em processo de federalização.
Asfalto na Avenida Uruguai vira realidade. A empresa que realiza o trabalho de revitalização da Avenida Uruguai iniciou ontem a colocação da camada asfáltica. Foram meses de intenso trabalho na base, até garantir condições adequadas para o asfalto. Conforme o prefeito ALEXANDRE RIBAS, é uma grande satisfação acompanhar este momento especial. A empresa vai manter a pavimentação durante o fim de semana, com projeção de concluir as duas pistas até domingo ou no máximo segunda-feira. Esta pavimentação faz parte do primeiro projeto, iniciado no governo de JORGE WELTER, iniciando na Praça dos Pioneiros até a Rua Teodoro Treis. O investimento será superior a sete milhões de reais. O prefeito ALEXANDRE RIBAS lembra que teve financiamento de quatro milhões e 500 mil reais, além de contrapartida de 700 mil reais. Para escavações já foram gastos mais 700 mil reais, além de um milhão e 200 mil reais em pedras para compactar a base das duas ruas.
Itapiranga recebe mais 850 mil reais para investimentos em infraestrutura. O recurso foi confirmado ontem na visita do governador CARLOS MOISÉS, em Pinhalzinho. O prefeito ALEXANDRE RIBAS havia feito várias solicitações para deputados e secretários de Estado para recursos visando infraestrutura no município. RIBAS destaca que ainda precisa ajustar projetos para aplicação de 850 mil reais que o governo estadual liberou para Itapiranga. O prefeito demonstra otimismo com atenção que está recebendo da equipe de CARLOS MOISÉS. O prefeito ALEXANDRE RIBAS afirma que é preciso sensibilizar a equipe do governo estadual para a necessidade de investimentos na região.
O Corpo de Bombeiros de Mondaí atendeu a vítima de uma queda de altura. Um trabalhador sofreu queda de aproximadamente dois metros e meio enquanto consertava a carroceria de um caminhão. Foi por volta das cinco horas e 45 minutos desta sexta-feira, no Bairro Industrial, às margens da SC 283, em Mondaí. O homem estava consciente e orientado, apresentava fratura fechada no antebraço esquerdo e contusão na parte frontal do crânio. Após imobilização com colar cervical, maca rígida, tala de papelão e atadura no local da fratura, ele foi conduzido ao Hospital de Mondaí.
Carreta carregada de leite tomba à margem da pista de desvio na BR 163, em São José do Cedro. A reportagem da Peperi esteve na BR 163 no trecho da rodovia em São José do Cedro onde uma carreta, carregada de leite, acabou tombando na margem da pista de desvio sobre o Lajeado Cedro. O acidente ocorreu por volta das sete horas e 50 minutos desta sexta-feira. Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente envolveu dois caminhões, sendo um caminhão prancha de Passa Fundo e um caminhão leiteiro de Palmitos. O caminhão que transportava leite fazia sentido São José do Cedro a Guarujá do Sul e o caminhão plataforma no sentido oposto. O motorista do caminhão que transportava leite ficou preso nas ferragens. O caminhoneiro relatou dores na perna esquerda, quadril e sangramento nasal. Ele estava inconsciente e foi conduzido ao hospital.
O motorista do caminhão prancha não apresentou ferimentos e recusou atendimento. Ele relatou que o acidente ocorreu devido a pista ser estreita para trafegar dois veículos de transporte de carga. A pista temporária está servindo como desvio para os motoristas que pretendem trafegar de São José do Cedro a Guarujá do Sul devido às obras que estão ocorrendo próximo ao viaduto em São José do Cedro. A Polícia Rodoviária Federal de e Polícia Militar também estiveram no local da ocorrência.