A diretora-geral da Organização Mundial do Comércio, NGOZI OKONJO-IWEALA, afirmou que a recuperação econômica e comercial sustentável só pode ser alcançada com uma política que garanta o rápido acesso global às vacinas. Segundo ela, não é aceitável que 58 por cento das pessoas de países desenvolvidos estejam totalmente vacinadas, enquanto que em países de baixa renda esse percentual seja de apenas um por cento. Na avaliação da diretora, uma recuperação econômica e comercial sustentável só é possível quando a política de vacinas for acertada. De acordo com o FMI, as economias avançadas crescerão cinco vírgula seis por cento neste ano, ante três vírgula nove para os países em desenvolvimento de baixa renda.
Um homem abriu fogo nesta quinta-feira em um supermercado próximo a Memphis, nos Estados Unidos, matando uma pessoa e ferindo 12 antes de se suicidar. Uma das vítimas morreu enquanto o atirador "se autoinfligiu um ferimento a bala", disse o chefe da polícia local. Várias pessoas sofreram "ferimentos graves" e o número de mortos pode aumentar. Múltiplas equipes de policiais convergiram para a área do supermercado para controlar a região. A Polícia qualificou de "horrível" a cena do crime.
O vice-diretor da Administração de Alimentos e Medicamentos, DORAN FINK, disse que não há dados suficientes para apoiar que a dose de reforço da vacina fabricada pela Pfizer, em parceria com a BioNTech, contra a Covid-19 seja aplicada em pessoas que receberam imunizantes de outras fabricantes, como Moderna ou Johnson & Johnson. A afirmação foi feita durante uma reunião do Comitê Consultivo em Práticas de Imunização, que assessora o Centro de Controle e Prevenção de Doenças. A expectativa é que o FDA autorize em breve as doses de reforço da Pfizer-BioNTech para pessoas que receberam duas doses desse imunizante.
O auxílio emergencial deixou de ser pago a três milhões e 800 mil pessoas que passaram a não cumprir mais os requisitos exigidos. A rodada deste ano do benefício começou em abril com a previsão de pagar 39 milhões e 300 brasileiros, mas após a quinta parcela, encerrada na última segunda-feira, havia 35 milhões e 500 mil beneficiários, sendo 26 milhões e cem mil inscritos pelo CadÚnico e aplicativo da Caixa e nove milhões e 400 mil do Bolsa Família. Segundo o Ministério da Cidadania, o programa passa por revisão mensal sobre os critérios de elegibilidade e o benefício pode ser bloqueado ou cancelado. Só no mês de junho, foram registrados 660 mil auxílios suspensos por suspeita de irregularidades.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15, que é uma prévia da inflação oficial do país, acelerou de zero vírgula 89 por cento em agosto para um vírgula 14 por cento em setembro, apontam os dados divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. De acordo com o IBGE, "trata-se do maior resultado para o mês de setembro desde o início do Plano Real, em 1994, quando ficou em um vírgula 63 por cento, além de ser a maior taxa da série histórica do indicador desde fevereiro de 2016. No ano, o índice acumulou alta de sete virgula zero dois por cento. Já no acumulado em 12 meses, o indicador superou os dois dígitos, ficando em 10 virgula zero cinco por cento.
A comissão especial da Câmara dos Deputados destinada a discutir a proposta de emenda à Constituição da reforma administrativa aprovou nesta quinta-feira o parecer do relator ARTHUR MAIA do DEM da Bahia, favorável à matéria. A reforma administrativa foi enviada pelo governo ao Congresso em setembro de 2020. A proposta tem como objetivo alterar as regras para os futuros servidores dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário da União, estados e municípios. Agora, a proposta irá ao plenário da Casa, onde precisa ser aprovada por, pelo menos, 308 votos em dois turnos. Ainda não há data marcada. Entre outros pontos, o texto reduz benefícios na administração pública, como a progressão automática por tempo de serviço e férias superiores a 30 dias.
Apesar de os números da vacinação estarem avançando, quase 350 mil pessoas não retornaram para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em Santa Catarina. Os números foram divulgados pela Secretaria estadual de saúde. Entre os que não retornaram para tomar a segunda dose estão 149 mil 150 pessoas que receberam a primeira dose da Astrazeneca, 96 mil 242 da Coronavac e 96 mil 162 da Pfizer. Além disso, aproximadamente 100 mil adultos, com 18 anos ou mais, em todo o Estado, não tomaram nenhuma dose do imunizante. Segundo levantamento da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, 136 municípios catarinenses ainda têm adultos não vacinados.
Desde de primeiro de setembro, os municípios catarinenses foram autorizados a ampliar a vacinação para o público dos 12 aos 17 anos. Nesta quinta-feira, o Estado ultrapassou a marca de 140 mil adolescentes que receberam a primeira dose do imunizante contra a Covid-19. Os dados são do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações. Dados do IBGE apontam que há em Santa Catarina 549 mil adolescentes, nesta faixa etária, aptos a receber a vacina. A Secretaria de Estado da Saúde distribuiu novas remessas aos municípios nesta quarta-feira e deverá seguir encaminhando lotes às Unidades Descentralizadas de Vigilância Epidemiológica. Há previsão de chegada nos próximos dias de mais 177 mil 840 mil doses a Santa Catarina, das quais 60 mil são para adolescentes.
O governo de Santa Catarina decidiu autorizar a realização de eventos com 60 por cento da capacidade do local a partir de outubro. Em novembro, a flexibilização passa para 70 por cento da capacidade e em dezembro, para 80 por cento. A medida vale para eventos sociais, corporativos, feiras de negócios, shows e outras atividades de entretenimento. As novas regras estão definidas em decreto estadual desta quinta-feira que também prorroga o estado de calamidade pública até o fim do ano por causa da pandemia. Para eventos com mais de 500 participantes é obrigatório o cumprimento do protocolo denominado “Evento Seguro”. Entre as regras estão a exigência de que todos os participantes estejam imunizados com esquema vacinal completo com duas doses ou dose única da vacina contra a Covid-19 ou pessoas que apresentem exame RT-qPCR feito nas últimas 72 horas ou Pesquisa de Antígeno de SARS-Cov-2 realizado nas últimas 48 horas com resultado “negativo, não reagente ou não detectado.
Rádio Atalaia trabalha Semana do Rádio com alunos da Rede Estadual de Campo Erê. A Semana do Rádio é trabalhada por todas as emissoras de rádio da Rede Peperi de Comunicação. Em Campo Erê, na Rádio Atalaia não é diferente e a equipe esteve recebendo alunos e também visitando as escolas durante essa semana. O trabalho foi realizado na Escola Emílio Garrastazu Médici e também na Escola Raul Pompéia. Além do bate papo, esclarecimento de dúvidas e curiosidades sobre o Rádio, os alunos também receberam alguns brindes que foram sorteados.
Em ambas as escolas foi abordado sobre a importância do rádio na sociedade. O público alvo, de acordo com uma campanha da ACAERT – Associação Catarinense de Rádio e Televisão são os jovens. Segundo a Assessoria de Imprensa da ACAERT, a Semana Estadual do Rádio está sendo celebrada de 20 a 25 de setembro. Ela entrou para o calendário oficial de Santa Catarina, pela aprovação de lei na Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador CARLOS MOISÉS. Entre as duas escolas mais de 300 alunos foram atingidos com a proposta.
Como uma semana é pouco tempo, a Rádio Atalaia vai estender as atividades da Semana Estadual do Rádio. Segundo o gerente da emissora em Campo Erê ESTÊNIO ALDO, na próxima semana serão feitos os contatos e a ideia é dar sequência a essa campanha com alunos da rede municipal e também levar a proposta aos municípios que compõe a comarca de Campo Erê: Saltinho, São Bernardino e Santa Terezinha do Progresso.
O país comemora no dia 25 de setembro o Dia do Rádio, em homenagem ao nascimento de Roquette-Pinto, considerado o “Pai do Rádio Brasileiro”. Em Santa Catarina, a lei que institui a Semana Estadual do Rádio foi aprovada pela Assembleia Legislativa em sessão ordinária do dia 15 de dezembro de 2020. O projeto de lei, apresentado pelo deputado Kennedy Nunes, contou com apoio da ACAERT. A sanção da lei pelo governador foi no dia 20 de janeiro deste ano. Oficialmente convertida em lei, a Semana Estadual do Rádio terá diversos eventos voltados ao meio, como seminários, palestras, cursos, entre outras ações.
Prêmio Empreendedor do Ano da Acislo ganha duas novas categorias. O Prêmio Empreendedor do Ano, tradicionalmente realizado pela Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo) anualmente, agora tem duas novas categorias. Os Prêmios Mulher Empreendedora Ida Fantin e Mulher Empreendedora Pioneira chegam para reconhecer as mulheres. A diretoria da associação explica que os prêmios para mulheres é um desejo antigo. A diferença entre os prêmios é que o Mulher Empreendedora Ida Fantin reconhece a empreendedora destaque do ano (2020). Já a Mulher Empreendedora Pioneira, é julgado a trajetória já construída dentro do empreendedorismo e a contribuição com o desenvolvimento do município.
Conforme a Acislo, a premiação leva em conta a votação feita pelas
integrantes do Núcleo da Mulher Empresária e o julgamento de uma comissão mista, formada por membros da diretoria e do núcleo. Com a pandemia de Covid-19, a participação do público será limitada e haverá protocolos sanitários específicos. O evento está agendado para o dia 22 de outubro, no Clube Recreativo Araucária (CRA). Os ingressos dão acesso ao jantar e já estão sendo vendidos ao valor de 50 reais cada.
São Lourenço do Oeste trabalha forte Campanha da Semana do Trânsito. Futuros motoristas já estão sendo orientados para um trânsito mais seguro. Durante todo esse mês, várias ações estão acontecendo para trabalhar a conscientização de motoristas, pedestres e cliclistas no trânsito. O subtenente FABIANO ANDRÉ DOS SANTOS, é presidente do Conselho Municipal de Trânsito, e diz que é fundamental trabalhar essa questão com toda a população.
Essa é uma ação do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) que desenvolve a “Escolinha de Trânsito”, uma ação da campanha “Lourenciano de respeito, respeita o trânsito”. Para o subtenente, a educação é o fator primordial para a mudança na situação atual, não só em São Lourenço, mas no mundo todo. Amanhã novas ações acontecem.
As ações envolvem alunos do quarto ano e dos níveis 1 e 2 (4 e 5 anos) da rede municipal e particular de ensino estão recebendo aulas teóricas de trânsito e noções de primeiros socorros. Depois, partem para a prática, numa pista desenhada, junto ao Centro de Eventos. Placas de sinalização, faixa de pedestres e rotatórias são alguns dos elementos na pista que simulam um ambiente real. Depois, todos os alunos recebem sua primeira “carteira de motorista”.
Segundo o subtenente, os índices de acidentes são grandes e muitos deles levam a óbitos ou grandes sequelas. “Pensamos em fazer um trabalho educativo com os pequenos, que são os futuros condutores. Mas, ainda neste mês, vamos atingir também o ensino médio, ou seja, vamos pegar a base, que são os futuros condutores, e ainda aqueles que em pouco tempo estarão conduzindo veículos”, explica. Toda essa atividade conta com apoio da Secretaria de Educação, Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Centros de Formação de Condutores (CFC).
Região recebe vários recursos na vinda do governador. CARLOS MOISÉS esteve em Campo Erê na manhã de hoje, quando assinou convênios destinando recursos não só para o município, mas também para Palma Sola e São Bernardino. Além das administrações, o governador de Santa Catarina assinou o envio de recursos também para a APAE – a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. A entidade vai receber o montante de 400 mil reais, que serão usados na reforma e ampliação da escola especial.
Recursos destinados à região ultrapassam os dez milhões de reais. A soma anunciada pelo governador CARLOS MOISÉS em sua visita ao município é dividida entre Campo Erê, São Bernardino e Palma Sola, porém, a cidade sede foi a que mais recebeu o maior montante. Para a administração da prefeita ROZANE MOREIRA foram destinados mais de seis milhões de reais. São Bernardino e Palma Sola recebem mais de dois milhões cada. O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS, está neste momento no município de Saltinho.
Carga de madeira ilegal é apreendida. A Polícia Militar Ambiental apreendeu 28 toras de araucária sendo transportada ilegalmente para uma madeireira em São Lourenço do Oeste. A carga era transportada sem o devido Documento de Origem Florestal do Ministério do Meio Ambiente. As toras e o caminhão foram apreendidos e o responsável foi autuado pelo transporte sem a devida licença. O responsável pelo corte das árvores, que foi identificado, também será autuado.
Homem acerta tiro acidental em esposa. Por volta das 20 horas e 50 minutos de ontem, a Polícia Militar de Pato Branco foi acionada na Rua Natália Vicente Ferreira, bairro Cristo Rei, onde uma mulher foi atingida por um disparo de arma de fogo. Foi constatado que um homem estava mexendo num revólver dentro de sua casa, quando acidentalmente a arma disparou e atingiu a perna de sua esposa. A mulher foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada para atendimento médico. O homem e a arma apreendida foram encaminhados para a quinta Subdivisão de Polícia por disparo de arma de fogo e lesão corporal.
Rapaz é baleado nas costas pelo próprio primo. Uma tentativa de homicídio foi registrada na noite de ontem, na Rua Tucano, bairro Padre Ulrico, em Francisco Beltrão. A própria vítima informou que estava em frente de casa quando viu seu primo, com o qual já possui desavenças, se aproximando com um revólver na mão. Ele disse aos policiais que tentou fugir para dentro da casa, mas o primo efetuou três disparos em sua direção, atingindo suas costas. A vítima foi socorrida pelo SAMU e encaminhada a UPA. As equipes policiais fizeram buscas, mas o autor dos disparos não foi localizado. A PM fez o Boletim de Ocorrência Unificado para a sequência das investigações pela Polícia Civil.