ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco - 24.09.21

-COMISSÃO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS APROVA PEC DA REFORMA ADMINISTRATIVA

-NOVO DECRETO DE SC LIBERA EVENTOS COM 60% DA CAPACIDADE EM OUTUBRO

-ABERTURA DA FRONTEIRA COM ARGENTINA NÃO FOI SOLICITADA OFICIALMENTE

-SINDICATO PEDE DERRUBADA DE VETO AO AUXÍLIO DE AGRICULTORES

-DEMANDA POR INSTALAÇÃO DE PLACAS SOLARES SURPREENDE EPAGRI

-SAÚDE REALIZA CAMPANHA DO PREVENTIDO NESTE SÁBADO

-AMEOSC ORIENTA CAUTELA SOBRE RETOMADA DE EVENTOS

-SAFRA DO TABACO DEVE SER ANTECIPADA NESTE ANO

-CAMINHÃO DE LEITE TOMBA À MARGEM DA PISTA DE DESVIO NA 163

-HOMEM COM MANDADO DE PRISÃO EM ABERTO SE ENTREGA A PM

O tempo está parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de encoberto, melhorando no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 24 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 34 centavos. O euro está valendo seis reais e 26 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

A diretora-geral da Organização Mundial do Comércio, NGOZI OKONJO-IWEALA, afirmou que a recuperação econômica e comercial sustentável só pode ser alcançada com uma política que garanta o rápido acesso global às vacinas. Segundo ela, não é aceitável que 58 por cento das pessoas de países desenvolvidos estejam totalmente vacinadas, enquanto que em países de baixa renda esse percentual seja de apenas um por cento. Na avaliação da diretora, uma recuperação econômica e comercial sustentável só é possível quando a política de vacinas for acertada. De acordo com o FMI, as economias avançadas crescerão cinco vírgula seis por cento neste ano, ante três vírgula nove para os países em desenvolvimento de baixa renda.

Um homem abriu fogo nesta quinta-feira em um supermercado próximo a Memphis, nos Estados Unidos, matando uma pessoa e ferindo 12 antes de se suicidar. Uma das vítimas morreu enquanto o atirador "se autoinfligiu um ferimento a bala", disse o chefe da polícia local. Várias pessoas sofreram "ferimentos graves" e o número de mortos pode aumentar. Múltiplas equipes de policiais convergiram para a área do supermercado para controlar a região. A Polícia qualificou de "horrível" a cena do crime.

O vice-diretor da Administração de Alimentos e Medicamentos, DORAN FINK, disse que não há dados suficientes para apoiar que a dose de reforço da vacina fabricada pela Pfizer, em parceria com a BioNTech, contra a Covid-19 seja aplicada em pessoas que receberam imunizantes de outras fabricantes, como Moderna ou Johnson & Johnson. A afirmação foi feita durante uma reunião do Comitê Consultivo em Práticas de Imunização, que assessora o Centro de Controle e Prevenção de Doenças. A expectativa é que o FDA autorize em breve as doses de reforço da Pfizer-BioNTech para pessoas que receberam duas doses desse imunizante.

O auxílio emergencial deixou de ser pago a três milhões e 800 mil pessoas que passaram a não cumprir mais os requisitos exigidos. A rodada deste ano do benefício começou em abril com a previsão de pagar 39 milhões e 300 brasileiros, mas após a quinta parcela, encerrada na última segunda-feira, havia 35 milhões e 500 mil beneficiários, sendo 26 milhões e cem mil inscritos pelo CadÚnico e aplicativo da Caixa e nove milhões e 400 mil do Bolsa Família. Segundo o Ministério da Cidadania, o programa passa por revisão mensal sobre os critérios de elegibilidade e o benefício pode ser bloqueado ou cancelado. Só no mês de junho, foram registrados 660 mil auxílios suspensos por suspeita de irregularidades.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15, que é uma prévia da inflação oficial do país, acelerou de zero vírgula 89 por cento em agosto para um vírgula 14 por cento em setembro, apontam os dados divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. De acordo com o IBGE, "trata-se do maior resultado para o mês de setembro desde o início do Plano Real, em 1994, quando ficou em um vírgula 63 por cento, além de ser a maior taxa da série histórica do indicador desde fevereiro de 2016. No ano, o índice acumulou alta de sete virgula zero dois por cento. Já no acumulado em 12 meses, o indicador superou os dois dígitos, ficando em 10 virgula zero cinco por cento.

A comissão especial da Câmara dos Deputados destinada a discutir a proposta de emenda à Constituição da reforma administrativa aprovou nesta quinta-feira o parecer do relator ARTHUR MAIA do DEM da Bahia, favorável à matéria. A reforma administrativa foi enviada pelo governo ao Congresso em setembro de 2020. A proposta tem como objetivo alterar as regras para os futuros servidores dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário da União, estados e municípios. Agora, a proposta irá ao plenário da Casa, onde precisa ser aprovada por, pelo menos, 308 votos em dois turnos. Ainda não há data marcada. Entre outros pontos, o texto reduz benefícios na administração pública, como a progressão automática por tempo de serviço e férias superiores a 30 dias.

Apesar de os números da vacinação estarem avançando, quase 350 mil pessoas não retornaram para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em Santa Catarina. Os números foram divulgados pela Secretaria estadual de saúde. Entre os que não retornaram para tomar a segunda dose estão 149 mil 150 pessoas que receberam a primeira dose da Astrazeneca, 96 mil 242 da Coronavac e 96 mil 162 da Pfizer. Além disso, aproximadamente 100 mil adultos, com 18 anos ou mais, em todo o Estado, não tomaram nenhuma dose do imunizante. Segundo levantamento da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, 136 municípios catarinenses ainda têm adultos não vacinados.

Desde de primeiro de setembro, os municípios catarinenses foram autorizados a ampliar a vacinação para o público dos 12 aos 17 anos. Nesta quinta-feira, o Estado ultrapassou a marca de 140 mil adolescentes que receberam a primeira dose do imunizante contra a Covid-19. Os dados são do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações. Dados do IBGE apontam que há em Santa Catarina 549 mil adolescentes, nesta faixa etária, aptos a receber a vacina. A Secretaria de Estado da Saúde distribuiu novas remessas aos municípios nesta quarta-feira e deverá seguir encaminhando lotes às Unidades Descentralizadas de Vigilância Epidemiológica. Há previsão de chegada nos próximos dias de mais 177 mil 840 mil doses a Santa Catarina, das quais 60 mil são para adolescentes.

O governo de Santa Catarina decidiu autorizar a realização de eventos com 60 por cento da capacidade do local a partir de outubro. Em novembro, a flexibilização passa para 70 por cento da capacidade e em dezembro, para 80 por cento. A medida vale para eventos sociais, corporativos, feiras de negócios, shows e outras atividades de entretenimento. As novas regras estão definidas em decreto estadual desta quinta-feira que também prorroga o estado de calamidade pública até o fim do ano por causa da pandemia. Para eventos com mais de 500 participantes é obrigatório o cumprimento do protocolo denominado “Evento Seguro”. Entre as regras estão a exigência de que todos os participantes estejam imunizados com esquema vacinal completo com duas doses ou dose única da vacina contra a Covid-19 ou pessoas que apresentem exame RT-qPCR feito nas últimas 72 horas ou Pesquisa de Antígeno de SARS-Cov-2 realizado nas últimas 48 horas com resultado “negativo, não reagente ou não detectado.

A abertura da fronteira entre Brasil e Argentina sofre um impasse mesmo após o anúncio feito pelo governo argentino. O delegado da Receita Federal em Dionísio Cerqueira, MARK TOLLEMACHE, relatou que o impasse se deve aos governos municipais e estaduais que fazem fronteira com o município de Dionísio. Ele explicou que o governo de Misiones, responsável pela abertura, ainda não solicitou o pedido de autorização para a retomada do trânsito pela fronteira. Ou seja, não houve um comunicado oficial sobre a liberação do trânsito entre os países por estas autoridades. TOLLEMACHE solicitou calma por parte da população regional. Na próxima semana, a Receita e Polícia Federal do Brasil estarão se reunindo com o chefe da Gendarmeria para debater oficialmente sobre a abertura. Segundo anunciado pela Argentina, a retomada poderá ocorrer entre primeiro de outubro e primeiro de novembro de forma gradual.

O município de Guarujá do Sul realizará, no dia cinco de outubro, vendas de imóveis através de licitação de concorrência pública. São quatro imóveis que serão comercializados, com diversas condições de pagamento. Podem participar tanto as pessoas físicas como jurídicas. A abertura do processo inicia às 13 e 30, na sala de reuniões, localizada na Avenida João Pessoa Para participar, os interessados devem apresentar os documentos detalhados no edital, proposta de preço e prestar a caução equivalente a cinco por cento do valor mínimo, a qual deverá ser prestada mediante depósito bancário na Caixa Econômico Federal. No caso do licitante prestador da caução ser o vencedor, o valor será abatido no valor da proposta integral, ou do primeiro pagamento quando parcelado. Para o participante selecionado, o pagamento poderá ser feito em duas condições sendo à vista, na assinatura do contrato de compromisso de compra e venda ou em duas vezes com 50 por cento à vista e os outros 50 por cento em até 60 dias, com acréscimo de um por cento sobre o saldo pendente.

A administração de Palma Sola buscou a destinação de aproximadamente dois milhões de reais para o município. Parte deste montante deve ser destinado apenas no próximo ano. Segundo o prefeito, CLEOMAR MANTELLI, a viagem foi bastante produtiva com o pedido de destinação de recursos. Para este ano, a administração aguarda receber cerca de 300 mil reais que será utilizada na saúde do município. Foram solicitados aproximadamente 900 mil reais para a aquisição de uma patrola. MANTELLI destacou ainda que os recursos para investimentos em pavimentação asfáltica, passeios públicos e ciclovia devem ser destinados em 2022.

O Sintraf de SJCedro e Princesa espera que os deputados de Santa Catarina cobrem a derrubada do veto presidencial ao auxílio emergencial para as famílias do campo. O comentário é do presidente do sindicato, ARNÉLIO NADIN. Bolsonaro alegou que o veto foi necessário para o cumprimento das normas orçamentárias e financeiras. O sindicalista destacou que a agricultura familiar produz cerca de 70 por cento dos alimentos que estão na mesa dos brasileiros. Ele explicou que o auxílio viria do chamado fundo perdido no montante de dois mil e 500 reais. Além de outros três mil e 500 reais que seriam para ajudar no armazenamento de água e proteção de fontes. NADIN comentou que os valores investidos pelo governo federal voltaria para a União através dos impostos gerados com a compra e venda de produtos do campo. Para o presidente do sindicato local, grande parte dos parlamentares catarinenses devem propor a derrubada do veto. Ainda não há data para que o Congresso Nacional analise o veto para derrubá-lo ou não.

Para o presidente do Sintraf, ARNÉLIO NADIN, há diferentes formas para derrubar o veto do presidente da república. Ele lembrou ainda que o projeto previa ações emergenciais de amparo à agricultura familiar em razão dos efeitos econômicos da pandemia do coronavírus. A proposta previa o suporte à agricultura familiar até o próximo ano, com renegociação de dívidas dos produtores e flexibilização no crédito rural. Outras entidades ruralistas de SJCedro também se manifestaram sobre o veto. Para a integrante do Movimento das Mulheres Camponesas, ZELINDA PECIN, este veto foi um duro golpe dado aos trabalhadores do campo e espera que esse veto seja derrubado.

A colheita do tabaco neste ano deve ser antecipada em algumas propriedades. O motivo se deve à plantação ocorrida em agosto ao invés de outubro como normalmente vinha sendo realizado. O produtor de tabaco em Princesa, NEIMAR SPECHT comentou que o clima proporcionado nos últimos dias tem auxiliado consideravelmente no desenvolvimento do fumo. Já que a planta não necessita de volume significativo de chuva. O produtor destacou que a partir de meados de dezembro a previsão já é de começar a colheita. Contudo, SPECHT comentou que alguns pés de tabaco acabaram sofrendo ataque de lagartas e matando a raiz do fumo. Devido a isso é necessário realizar a retirada da planta e fazer o plantio de uma nova muda para atender a demanda mínima solicitada pela empresa que o tabaco é vendido. Mas o replantio não é recomendável depois de quinze dias do transplante do canteiro para a lavoura. Na propriedade de NEIMAR foram plantadas cerca de 45 mil pés, uma redução de quinze mil se comparado com anos anteriores.

A Associação Hospitalar Cedro recebeu ontem a entrega dos quatro televisores resultado da primeira promoção do Lions Clube. De acordo com a diretora da unidade, MÔNICA DE TOLEDO, também foi entregue pelo Lions o montante de dois mil 325 reais restantes dos sete mil reais arrecadados na promoção. Ela explicou que os televisores serão instalados na nova ala do hospital como em salas de gestantes, uma enfermaria masculina e outra feminina. MÔNICA disse que a disponibilização auxiliará no lazer do paciente durante o período de internação. A instalação dos aparelhos deve ocorrer nos próximos dias.

A Ameosc orientou prefeitos a adotarem cautela na retomada de competições esportivas e grupos de idosos. A informação é do secretário Executivo, AIRTON FONTANA. Ele comentou que no encontro da última sexta-feira foi abordado questões de diversas áreas. Dentre elas, está o cenário pandêmico e o avanço da vacinação contra a Covid-19. Outro assunto de destaque foi sobre a retomada de eventos esportivos nos municípios da Associação. Depois de análise e debate entre os prefeitos, ficou acordado a volta gradativa de eventos com grande público conforme a vacinação avance e haja a queda de casos ativos da Covid. O secretário comentou ainda que a cautela na tomada destas decisões devem ser levadas em consideração pelas administrações. Tendo em vista que nem todos os adultos optaram em se vacinar contra o coronavírus.

A secretaria de Saúde de Guaraciaba está realizando de maneira descentralizada as Campanhas de Coleta de Preventivo. A informação é da secretária de Saúde, DAIANE DORIGON. Até o momento, mais de 200 mulheres já realizaram o exame. Segundo ela, as Campanhas estão sendo divididas por microáreas através dos agentes comunitários de saúde, para que não ocorram aglomerações. As Campanhas seguem amanhã, para as mulheres que são atendidas no ESF 5. Os atendimentos serão das 8 às 16 horas, sem fechar ao meio dia, junto ao Posto de Saúde da Rua Primeiro de Maio. Já no sábado, dia nove de outubro, a Coleta do Preventivo acontece das oito horas às 16 horas, sem fechar ao meio dia, junto ao Posto de Saúde da Rua Primeiro de Maio. Em Linha Ouro Verde a data da Campanha também será no mês de outubro. Para realizar o preventivo as mulheres precisam apresentar os documentos de Identidade, CPF e também o Cartão do SUS.

A secretaria de Saúde de SJCedro iniciou as ações voltadas à saúde da mulher. O Outubro Rosa é um evento dedicado à prevenção do câncer de mama. Com o objetivo de conscientizar a população e incentivar a realização dos exames preventivos o mais precocemente possível, a secretaria estará realizando no sábado, dia dois, o Outubro Rosa, com oferta de várias atividades como coleta de preventivos de câncer de colo de útero, encaminhamentos para mamografias, consultas médicas na saúde da mulher, consulta odontológica, dispensação de medicamentos e multivacinação. Devido aos protocolos obrigatórios exigidos pela pandemia, exceto a multivacinação, todas as atividades deverão ser agendadas com antecedência. No dia dois de outubro as ações acontecem no Centro municipal de Saúde das sete e 30 às 15 horas e 30 minutos. Já na UBS do Bairro São Cristóvão as atividades ocorre das sete horas ao meio-dia.

Procura por recursos para a implantação de placas de energia solar surpreende Epagri de SJCedro. A afirmação é do extensionista, CLEITON FURLANETTO. Segundo ele, o programa vinha sendo procurado, mas nos últimos meses houve uma alta na demanda por recursos para esta finalidade. O extensionista explicou que o governo estadual possui um programa de melhoria da cadeia produtiva chamado de Investe Agro SC. Por meio deste programa o estado subsidia parte dos juros do financiamento adquirido pelo agricultor. A taxa de juros para o financiamento fica em torno de três por cento. FURLANETTO destacou que os projetos subsidiados precisam ser realizados diretamente na Epagri e para solicitar recursos para o projetos de placas solares, é preciso estar com a Declaração de Aptidão ao PRONAF em dia. CLEITON comentou que neste ano foram 34 projetos voltados a instalação de placas fotovoltaicas. Isso representa cerca de dois milhões e 500 mil reais subsidiados pelo governo estadual.

O extensionista da Epagri, CLEITON FULANETTO comentou que em 60 dias foram analisados grande quantidade de projetos. Sendo que nem durante o ano de 2020 foi apresentado tamanho número de agricultores em busca dos financiamentos. Ele também explicou que a implantação na propriedade do trabalhador rural deve ser analisada pela empresa que fará a instalação. Mas conforme ele, alguns produtores acabam solicitando a colocação das placas de energia no coberto dos galpões presente na área rural. Para isso, dependerá de como o pavilhão está edificado devido a necessidade da maior quantidade possível de raios solares para que as placas possam absorver e transformar em energia. Caso contrário, a implantação deve ser feita no solo. Contudo, antes de realizar a instalação, o agricultor deve buscar a liberação dos IMA.

A vereadora suplente, CÉLIA TOIGO, propôs uma moção de aplausos às emissoras de rádio local alusiva à Semana Estadual do Rádio. Em entrevista para a Rádio Cedro, CÉLIA TOIGO comentou que a motivação da moção veio junto a programação da ACAERT durante esta semana. A moção foi aceita por todos os vereadores do legislativo cedrense. A vereadora disse ainda que o rádio tem sido importante na informação ao público abrangente. Ela explicou que neste momento pandêmico, o rádio foi fundamental em trazer as informações sobre a pandemia local. CÉLIA destacou que em qualquer lugar, seja no campo ou na cidade o Rádio está lá. Em nota para a Rádio Cedro, a Câmara de Vereadores manifestou o reconhecimento ao trabalho dos colaboradores da emissora e parabenizou o meio de comunicação pela Semana Estadual do Rádio. A equipe da Rádio Cedro FM agradece a moção e pelo reconhecimento de seu trabalho.

Uma motociclista de 42 anos ficou ferida após bater em um cachorro no início da noite de ontem na Rodovia Leolino João Baldissera, no Bairro Morada do Sol, em São Miguel. De acordo com as informações obtidas pela Rede Peperi, a mulher tentou desviar do animal, mas não conseguiu e com o impacto, acabou caindo na via. O cachorro acabou morrendo. O Corpo de Bombeiros foi acionado e socorreu a mulher e logo em seguida a mulher foi encaminhada para atendimento médico. Os moradores do local cobraram a instalação de um redutor de velocidade devido ao excesso de velocidade.

Um homem com mandado de prisão em aberto se entregou à Polícia Militar de Anchieta na manhã de ontem, por volta das 7 horas e 30 minutos. Segundo a PM, o homem compareceu de forma espontânea no quartel da Polícia na Rua Domingos Dal Ri, no centro de Anchieta. A Polícia Militar realizou o cumprimento do mandado ativo e o homem foi entregue na Unidade Prisional em SJCedro.

A Polícia Militar de São Miguel atendeu uma ocorrência de posse de drogas, na Avenida Salgado Filho, por volta da uma da madrugada de ontem. A PM abordou um homem, o qual possui restrição de horário em virtude de ordem Judicial, sendo que o mesmo utilizava tornozeleira eletrônica. Em busca pessoal foi encontrado uma embalagem plástica contendo maconha. Já o segundo caso atendido pela Polícia Militar ocorreu na Waldemar Rangrab, Bairro Santa Rita, em São Miguel. Segundo a PM, foram abordados dois homens e em busca pessoal em um deles, foi localizada no bolso uma porção de maconha, pesando aproximadamente 13 gramas. A droga apreendida estava em posse de um adolescente de 17 anos, sendo conduzido para procedimentos na delegacia de Polícia e acionado o Conselho Tutelar. Nas últimas 24 horas, nos 14 municípios de abrangência da PM de São Miguel, foram atendidas oito acidentes de trânsito e mais cinco ocorrências de abordagens em que condutores estavam dirigindo sem possuir habilitação.

A Rádio Cedro esteve na BR 163 no trecho da rodovia em SJCedro onde uma carreta, carregada de leite, acabou tombando na margem da pista de desvio sobre o Lajeado Cedro. O acidente ocorreu por volta das 7 horas e 50 minutos da manhã de hoje. Segundo o Corpo de Bombeiros, ao chegar no local foi constatado um acidente lateral envolvendo dois caminhões, sendo o caminhão prancha de Passo Fundo e caminhão leiteiro de Palmitos. O caminhão que transportava leite fazia sentido SJCedro-Guarujá do Sul e o caminhão plataforma no sentido oposto. Os socorristas relataram que o fato ocorreu entre o cavalinho, do caminhão leiteiro, na lateral da carreta plataforma. Com a colisão, o caminhão que transportava leite saiu da pista e tombou sobre o lado direito deixando o condutor encarcerado nas ferragens. De imediato os bombeiros iniciaram os procedimentos de retirada do motorista.

Segundo a guarnição, o caminhoneiro do caminhão tombado relatou dores na perna esquerda, quadril e sangramento nasal. Ao ser socorrido o mesmo acabou desmaiando sendo necessário procedimentos de reanimação e uso do oxigênio retomando a consciência. O caminhoneiro do caminhão prancha não apresentou ferimentos e recusou atendimento. O motorista do caminhão tombado relatou que o fato ocorreu devido a pista ser estreita para trafegar dois veículos de transporte pela pista temporária. O local está servindo como desvio para os motoristas que pretendem trafegar de SJCedro-Guarujá do Sul devido às obras que estão ocorrendo próximo ao viaduto. A ocorrência ficou a cargo da PRF de Guaraciaba e Polícia Militar.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.