ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 24/09/2020

GLOBO EM FOCO – 24/09/20

-SENADORES PROTOCOLAM PEDIDO PARA CPI DA CRISE AMBIENTAL

-COMISSÃO MISTA QUE VAI JULGAR GOVERNADOR DEFINE RELATOR NESTA SEXTA-FEIRA

-SINDICATO ALERTA PARA IMPOSTOS AOS PROPRIETÁRIOS DE TERRA

-PARÓQUIA RETOMA CELEBRAÇÕES COM VISITAS MENSAIS AS COMUNIDADES

-REGIONAL DE EDUCAÇÃO DEBATE RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS

-DEPUTADO QUER REDUZIR VALOR DE TAXAS AMBIENTAIS

-PM PRENDE HOMEM POR POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO

-POLÍCIA ALERTA PARA NOVO GOLPE COM ALVO EM MÉDICOS E DENTISTAS

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 27 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 59 centavos. O euro está valendo seis reais e 61 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

A Comissão Europeia apresentou nesta quarta-feira um novo pacto para tentar atenuar a crise migratória na região. Uma das medidas anunciadas é o reforço do controle nas fronteiras do bloco. A iniciativa foi criticada pelas ONGs de direitos humanos antes mesmo da divulgação oficial do texto. Cinco anos após o início da crise migratória de 2015, os 27 países do bloco lançaram um novo “Pacto Europeu sobre Migração e Asilo”. Um dos elementos centrais do texto é a repartição da responsabilidade sobre os refugiados entre os membros do grupo.


O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, recusou-se nesta quarta-feira a se comprometer com uma transferência pacífica de poder em caso de derrota nas eleições de três de novembro. Durante uma entrevista coletiva na Casa Branca, um repórter perguntou se o presidente firmaria naquele momento esse compromisso, mas TRUMP afirmou que é preciso ver o que vai acontecer em novembro. JOE BIDEN reagiu de maneira imediata aos comentários do republicano e disse que isso “é uma piada”.


A Justiça do Equador ordenou nesta quarta-feira a captura de RAFAEL CORREA, que vive na Bélgica, após confirmar a condenação do ex-presidente equatoriano a oito anos de prisão por corrupção. A resolução judicial determina a execução da decisão, confirmada em última instância há duas semanas, que inclui a perda dos direitos políticos e a desqualificação vitalícia de CORREA para desempenhar cargos de eleição popular. O ex-presidente deseja participar das eleições de fevereiro. CORREA, que governou entre 2007 e 2017, foi condenado por suborno.



A Advocacia Geral da União recorreu nesta quarta-feira da decisão da Justiça Federal que suspendeu o retorno de médicos peritos do INSS ao trabalho presencial e também suspendeu o corte de ponto de quem não retornar. A decisão foi tomada pelo pelo juiz federal MÁRCIO DE FRANÇA DE MOREIRA, do Distrito Federal, que analisou uma ação movida pela Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social. A entidade argumenta que as agências do INSS, reabertas depois do fechamento em razão da pandemia do novo coronavírus, ainda não cumprem as especificações de segurança sanitária. No último dia 18, o governo determinou a volta dos peritos ao trabalho presencial, mas a ANMP, não quer retomar as atividades.


Senadores protocolaram nesta quarta-feira o pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito da Crise Ambiental. A instalação da CPI depende agora da autorização do presidente do Senado, DAVI ALCOLUMBRE. O recolhimento das assinaturas foi capitaneado pela senadora ELIZIANE GAMA do Cidadania do Maranhão, coordenadora da Frente Ambientalista no Senado. Segundo ELIZIANE, o objetivo é investigar o "desmonte da governança ambiental" no Poder Executivo, além das queimadas na Amazônia e no Pantanal. O número de 27 assinaturas do documento corresponde a um terço dos 81 senadores com mandato, mínimo necessário para a abertura de uma CPI.


O ministro da Cidadania, ONYX LORENZONI, afirmou nesta quarta-feira que o calendário de pagamento do Auxílio Emergencial para as pessoas que não fazem parte do Bolsa Família deverá ser divulgado até o início da próxima semana. O anúncio ocorreu durante uma reunião em Palmas, onde foram liberados recursos para o Programa de Aquisição de Alimentos do estado do Tocantins. O anúncio de que o Auxilio Emergencial seria prorrogado para mais quatro parcelas de 300 reais ocorreu ainda no início de agosto, mas até então não havia sido divulgada uma previsão de quando os pagamentos começariam. Nesta segunda-feira, a primeira parcela de 300 reais começou a ser para um milhão e 600 mil beneficiários do programa.



Pelo terceiro mês consecutivo, Santa Catarina continua com índices acima da média nacional em relação ao emprego. O estado registrou a menor taxa de desocupação do país com oito vírgula dois por cento em agosto, enquanto o Brasil registrou 13 vírgula seis por cento. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios pelo IBGE. Em relação a pessoas ocupadas na informalidade, Santa Catarina também sustenta o menor percentual entre os estados: 20 por cento. Quando se trata da população fora da força de trabalho, Santa Catarina teve o menor percentual entre todos os estados e o único abaixo de 10 por cento. O Estado registrou nove por cento.


O governo de Santa Catarina anunciou na tarde desta quarta-feira a chamada imediata de 35 oficiais para a Polícia Militar e de mais 500 praças para a PM, além de 104 agentes e 68 escrivães para a Polícia Civil. Os praças, agentes e escrivães serão convocados em dezembro, conforme o governo, com início da formação previsto para janeiro de 2021. Todos os chamados foram aprovados por concursos públicos realizados em anos anteriores. O governador do estado, CARLOS MOISÉS disse que o número de novos policiais foi determinado pelos limites fiscal e legal. O comandante-geral da Polícia Militar, coronel DIONEI TONET, disse que os novos quadros representam uma recomposição do efetivo da corporação.


Os 10 integrantes do tribunal misto que vai analisar o processo de impeachment do governador CARLOS MOISÉS e da vice-governadora DANIELA REINEHR foram definidos na tarde desta quarta-feira. Uma reunião às dez da manhã de amanhã deve escolher o relator e definir o roteiro do julgamento. Foram escolhidos nesta quarta-feira cinco desembargadores e cinco deputados estaduais para compor o tribunal misto. No TJ, foram sorteados os nomes dos desembargadores CLÁUDIA LAMBERT, RUBENS SCHULZ, SÉRGIO RIZELO, CARLOS ALBERTO CIVINSKI e LUIZ FELIPE SCHUCH. Na Alesc, a escolha foi por votação de KENNEDY NUNES do PSD, LAÉRCIO SCHUSTER do PSB, LUIZ FERNANDO VAMPIRO do MDB, MAURÍCIO ESKUDLARK do PL e SARGENTO LIMA do PSL.

Sindicato dos Produtores Rurais alerta para impostos aos proprietários de terra. Vence no dia 30 de setembro o prazo para declaração de imposto rural. 90 por cento dos proprietários de áreas rurais da região são isentos. O Sindicato dos Produtores Rurais de Itapiranga registra grande procura pela regularização. Conforme PAULO BECKENKAMP, que presta este serviço há vários anos, o recadastramento de terra é uma exigência para vários encaminhamentos. Destaca que o trabalho iniciou em 17 de agosto, período mais prolongado que o normal em uma medida para evitar aglomeração de pessoas. Proprietários de áreas rurais anteciparam a declaração com quitação de impostos. Segundo BECKENKAMP o proprietário precisa declarar para a receita federal que é dono de um imóvel rural, podendo estar sujeito a pagar imposto ou ser isento.

Como a região tem por característica minifúndios, pequenas áreas que são livres de impostos. Ele lembra que abaixo de 30 hectares, necessita fazer a declaração, porém sem obrigação do pagamento de imposto. Nesta condição estão mais de 90 por cento dos proprietários de terra. O pagamento ocorre quando a pessoa possui mais de um imóvel ou área maior. PAULO BECKENKAMP observa que mesmo nestas condições o valor de imposto é a partir de 10 reais de acordo com o valor atribuído ao imóvel. O ITR está relacionado a receita federal, já o Incra é outro cadastro que também necessita da emissão de guia para pagamento de imposto e neste caso o prazo foi prorrogado até final de outubro. O atraso na declaração gera multa no valor de 50 reais.

Atraso no plantio das lavouras pode comprometer a segunda safra. O agrônomo da Epagri, JONAS RAMON, afirma que a falta de chuva no período de plantio entre o final de agosto e setembro interferiu no plantio de várias culturas, principalmente do milho. Ele percebe que se houver muito atraso não será possível fazer duas safras como é comum em pequenas propriedades que precisam da silagem. O agrônomo revela que equipe já tem percebido a campo os problemas na germinação do milho que foi plantado em agosto. Ele afirma que a água é essencial porque também serve para nutrir a planta com potássio, fósforo, nitrogênio e outros minerais. Para as áreas onde é feito um manejo correto do solo, com cobertura e palhada,ainda existe umidade e o desenvolvimento das lavouras é satisfatório. O maior problema, conforme RAMON está na perda de qualidade e de produtividade. Ele estima que lavouras onde havia previsão de colher de 180 a 200 sacas de milho haja uma queda acentuada. Ele aponta o fumo como outra cultura prejudicada.

Apesar da instabilidade climática a orientação é que produtores sigam o zoneamento de risco climático. O agrônomo JONAS RAMON revela que dentro da região existe variação, e em alguns municípios o período para o plantio começa em 20 de agosto, enquanto outros no dia primeiro de setembro. Ele esclarece que o estudo é eficiente para amenizar as perdas e também para garantir o seguro no caso de prejuízos com as intempéries. Acontece que nem todos respeitam e acabam tendo problemas. Citou aqueles que já fizeram o cultivo mês passado quando houve geada. Ele comenta que em algumas lavouras há necessidade de replantio. O engenheiro agrônomo orienta também que o produtor faça o escalonamento, que trata do cultivo em diferentes épocas ou investir em cultivares com diferentes ciclos. A estratégia pode reduzir problemas com adversidades do clima e garantir o produto em diferentes épocas. JONAS enfatiza que é por isso que a sugestão da Epagri é investir em pastagens que demandam de menos chuva ou então uma pequena área irrigada.

Defesa Civil lança operação Primavera 2020. De acordo com o coordenador regional, SIDNEI DEZORDI agora começa agora o período de maior risco de eventos climáticos adversos, como temporais e tornados, inclusive, na região. Ele explicou que a ação prevê uma série de atividades voltadas para a prevenção como: palestras virtuais, simulados e capacitações. Ele destaca que a iniciativa busca integrar as estruturas de Governo estadual e demais instituições competentes, por meio de ações conjuntas preventivas e de resposta em apoio aos municípios no caso da ocorrência de desastres. DEZORDI comenta que a região tem um histórico de ocorrências climáticas adversas, com o tornado que atingiu Guaraciaba há alguns anos em setembro e mais recentemente, em Descanso e Belmonte em junho deste ano. Ele disse que um elemento novo pode aumentar o risco de eventos climáticos mais intensos neste ano. O La Niña, com passagens de frentes frias na primavera e verão, vem preocupando a defesa civil.

Defesa Civil está trabalhando para preparar os municípios e a população para enfrentar e superar as dificuldades impostas pelos eventos climáticos adversos. A afirmação é do coordenador regional da Defesa Civil, SIDNEI DEZORDI. Ele destaca que o órgão já investiu mais de cem milhões de reais em tecnologias e estruturas de monitoramento. O coordenador destacou que a maioria dos municípios já tem os planos de contingencia, mas ainda precisam avançar na estruturação da Defesa Civil local para enfrentar os fenômenos da natureza.

Comportamento no trânsito só muda em alguns casos quando o usuário é vítima de acidente. A afirmação é do especialista em trânsito, EVANDRO SEHN. O profissional aponta essa questão em função da Semana Nacional do Trânsito, lembrada anualmente de 18 a 23 de setembro, e que teve como tema em 2020 “perceba o risco, e proteja a vida”. De acordo com o especialista, a temática chama atenção para atitudes que as pessoas têm no trânsito, mas sabem que são erradas e podem gerar consequências, como dirigir sem cinto, não usar a cadeirinha para as crianças, falar ao celular enquanto dirige, exceder o limite de velocidade e passar o sinal vermelho. SEHN diz que o comportamento só muda na maioria das vezes quando ocorre o acidente ou a percepção do risco. Ele considera que o ideal é que as campanhas educativas fizessem efeito e evitassem feridos e mortes no trânsito.

Projeto das profissões da Escola de Educação Básica Cristo Rei tem sequencia neste ano de forma online. A diretora temporária do educandário, DEISE GRANDI, destaca que o terceiro ano do ensino médio está desenvolvendo o projeto das profissões, em que profissionais de várias áreas ministram palestras e promovem conversas para auxiliar os estudantes na escolha da profissão que desejam seguir. Ela lembra que esse projeto sempre ocorria de forma presencial, com a vinda dos profissionais até a escola, mas este ano, devido à pandemia, tudo está ocorrendo por meio de lives, em que os alunos acompanham as dicas de casa. DEISE enfatiza que quando estão no terceiro ano os estudantes tem muita dúvida quanto à profissão que vão seguir, e o projeto tem contribuído nesta escolha.

Os boletins do primeiro semestre letivo estão disponíveis no sistema “estudante online”. Conforme a diretora temporária da escola de Cristo Rei, alunos e familiares também podem acompanhar as notas no link “professor online”. DEISE GRANDI comenta que para os estudantes que recebem o material impresso, a entrega será do boletim físico, o que é feito no momento da retirada das apostilas. Nos casos necessários alunos com maiores dificuldades estão sendo chamados para virem com seus responsáveis até a escola para conversar sobre seu desempenho. A diretora lembra que a escola obteve bons resultados com o IDEB 2019. As séries finais do ensino fundamental alcançaram o índice de 6,6, considerando que a nota anterior era de 6,1. O ensino médio pela primeira vez obteve nota no IDEB, que ficou em 5,4, sendo o segundo melhor índice na regional de Itapiranga.

Hospital de Iporã do Oeste realiza novo mutirão de cirurgias de oftalmologia. Os procedimentos iniciaram no dia 21 e se estendem até dia 30 de setembro. De acordo com o diretor do hospital, RENATO CELANTE, neste período serão realizadas cerca de mil cirurgias, atendendo pacientes de 36 municípios da região. Ele cita que a duração do mutirão foi estendida de uma para duas semanas, para que sejam atendidas menos pessoas por dia, evitando aglomerações. CELANTE comenta que o mutirão também é uma forma do hospital aumentar a sua arrecadação, e obter recursos devido à produção que obteve. O diretor lembra que neste mês a instituição já teve dias específicos para realização de procedimentos pelo SUS de otorino, ortopedia, ginecologia, cirurgias gerais e ainda serão realizados procedimentos vasculares.

Paróquia São João Berchmans retoma celebrações com visitas mensais as comunidades. Segundo o pároco de São João do Oeste, HUGO MENTGES, além da matriz, são atendidas ainda 15 comunidades do município. O padre destaca que com a pandemia, celebrações e catequeses foram suspensas, e a partir de setembro as comunidades voltaram a serem visitadas uma vez ao mês. No primeiro sábado do mês pela parte da tarde são visitadas as comunidades de Santa Isabel e Vale Pio. No segundo sábado Palmeiras e Medianeira, no terceiro sábado Itacuruçu e Alto Macuco, no quarto sábado Chapéu e Macuco. Fortaleza e Jabuticaba são atendidas nos sábados à noite. Já Cristo Rei é atendida no primeiro domingo do mês, Beato Roque no segundo, e no terceiro domingo de manhã Ervalzinho. Na matriz, o padre HUGO cita que na quinta-feira a noite ocorre à missa da saúde, com celebrações também no sábado à noite e domingos de manhã.

O padre da paróquia São João Berchmans recorda que a colonização alemã do município está presente desde a sua origem. O pároco HUGO MENTGES explica que quando as terras gaúchas se tornaram escassas, uma associação sediada em Porto Alegre trouxe grupos de agricultores para a antiga Porto Novo, hoje formada por Itapiranga, Tunápolis, São João do Oeste e parte de Iporã do Oeste. Conforme o padre, recebiam lotes de terra as famílias que sabiam se comunicar no alemão, e que eram católicas. Já as demais, eram encaminhadas para Porto Feliz, hoje Mondaí. O padre esclarece que a cultura alemã foi conservada em São João do Oeste porque o município não disponibilizava de industrias e não vinha mão de obra de fora. Ainda em relação a pandemia, padre HUGO considera que toda esta situação serviu para que as pessoas valorizassem mais a vida, bem como, uns aos outros como irmãos e filhos de Deus.

Regional de Educação debate retorno das aulas presenciais. Está em andamento o curso de formação de professores do Ensino - Processos Pedagógicose Reorganização Curricular. O Plano de Contingência Educacional COVID - 19 em Santa Catarina visa estabelecer critérios claros para a volta dos alunos a sala de aula. De acordo com o Integrador Educacional, INÁCIO ROHDEN, essa discussão referente ao retorno das aulas é fundamental neste momento. Ele ressalta que os municípios terão autonomia, porém quem deseja voltar ou não as aulas presenciais, precisa do Plano de Contingência. ROHDEN responde pelas redes estadual e municipal de Itapiranga, Tunápolis, São João do Oeste, Santa Helena e Iporã do Oeste no debate sobre as medidas que estão sendo adotadas. Ele ressalta que tudo é feito com base na Portaria 612 que suspendeu as aulas em 19 de março e tem previsão de retorno em 12 de outubro.

Grupo de debate envolve profissionais da educação, Defesa Civil, profissionais da área da saúde, conselhos municipais de educação e gestores educacionais. O Integrador Educacional, INÁCIO ROHDEN, destaca que as reuniões ocorrem de forma online. Autoridades da saúde possuem avaliação técnica e estabelecem os critérios para o plano de retorno para que seja de forma segura diante da pandemia provocada pelo novo Coronavírus. ROHDEN reforça a importância da autonomia dos municípios, pois algumas secretarias municipais de educação já manifestaram interesse em manter aulas a distancia.De qualquer forma precisa de plano de contingencia estabelecendo a forma que vai acontecer o retorno . INÁCIO ROHDEN lembra que a Secretaria de Estado pretende voltar com os alunos do terceiro ano do ensino médio e priorizando os estudantes com maior dificuldade de acesso a tecnologias e que não conseguem acompanhar os conteúdos. Eles vão receber reforço pedagógico. O retorno gradativo será até o sétimo ano do ensino fundamental.

Deputado quer reduzir valor de taxas ambientais. MAURO DE NADAL comemora avanços como aprovação do Código Ambiental retirando a exigência de cisternas. Projeto ainda precisa ser sancionado pelo governo do estado para transformar em lei. Produtores rurais aguardam a confirmação para implantarem novos projetos, já sem obrigatoriedade de cisternas. A Assembleia aprovou por unanimidade projeto de lei do deputado MAURO DE NADAL, que altera o Código Ambiental, dispensando a construção de cisterna para empreendimentos que comprovarem formas de abastecimento. O parlamentar ressalta que a preocupação com o abastecimento de água continua e o empreendimento deve ter garantia em épocas de estiagem. DE NADAL reconhece que o Código Estadual do Meio Ambiente foi aprovado com equivoco e por isso precisava ser alterado retirando a obrigatoriedade das cisternas.

Conforme o parlamentar, alguns itens aumentaram a burocracia para os projetos do agronegócio prejudicando os empreendimentos. MAURO DE NADAL diz que essa é a intenção, fazer com que os produtores que dispõe de formas diversas de abastecimento, como açudes ou poços artesianos, não necessitem construir uma cisterna. Para a dispensa da construção de cisterna, o empreendedor também deverá apresentar declaração da prefeitura que atesta que a atividade não necessitou, nos últimos três anos, de abastecimento emergencial de água do município em épocas de estiagem. MAURO DE NADAL destaca ainda a preocupação com o alto valor das taxas de licenças ambientais. Ele considera que é preciso modificar situações que envolvem edificações em áreas urbanas. Neste caso o projeto precisa ser de iniciativa do governo para mudar valores de taxas cobradas pelo estado, pois os parlamentares não possuem esta incumbência.

PM prende homem por posse ilegal de arma de fogo em São Miguel do Oeste. Nesta quarta-feira, por volta das 21 horas e 30 minutos, a Polícia Militar atendeu uma ocorrência de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, na Rua Marechal Rondon, Bairro São Gotardo em São Miguel do Oeste. A guarnição abordou um GOLF e em busca veicular, foi encontrado em cima do banco do carona, embaixo de uma camiseta, um revólver calibre 22, com cinco munições, das quais duas deflagradas e três intactas. O proprietário do veículo assumiu a propriedade da arma e relatou ter comprado este ano no Rio Grande do Sul e que mesma não tinha registro. A Polícia Militar prendeu o homem e apreendeu a arma.

Polícia Civil alerta para novo golpe tendo como alvo médicos e dentistas. A Polícia Civil de Maravilha verificou uma nova modalidade de golpe pelo Whatsapp o qual tem como alvos familiares e amigos próximos de médicos e dentistas e os próprios profissionais. A fraude tem ocorrido no Extremo Oeste, mais especificamente, nas cidades de Maravilha e São Miguel do Oeste. Os criminosos visitam as redes sociais dos profissionais, extraem informações pessoais e, com esses dados, criam perfis fakes no WhatsApp, por meio dos quais pedem dinheiro para seus pacientes, amigos e familiares. O perfil fake do Whatsapp está com um número novo, geralmente coincidindo com o DDD da área de cobertura do profissional da saúde e, inclusive, com a foto do perfil atual da pessoa por quem o criminoso se passa, dando a entender que seria um número novo.

Os criminosos pedem para a pessoa anotar o suposto número novo e, a partir daí, começam a puxar conversa. Dessa forma, estabelecida a confiança, os criminosos começam a pedir dinheiro com inúmeros argumentos que coincidem com as informações expostas nas redes sociais o que levou algumas vítimas a depositarem importantes quantias em dinheiro, sem perceber que se tratava de um golpe. A Polícia Civil de Maravilha alerta para as informações, expostas em rede social de caráter aberto, as quais podem servir de informação sensível a fim de persuadir familiares, amigos e clientes.

PM constata despejo irregular de esgoto sanitário em residência. Na terça-feira, por volta das 15 horas e 20 minutos, a Polícia Militar atendeu uma ocorrência de poluição por resíduos sólidos, líquidos, gasosos, detritos em desacordo com as exigências estabelecidas, na Rua Duque de Caxias, no Bairro São Jorge em SMOeste. No local a guarnição constatou que uma mangueira estava em frente a residência e que havia lodo no local. Pelo odor e pela cor escura do líquido despejado foi possível identificar que era esgoto sanitário. Segundo relato do inquilino, o proprietário da casa teria colocado a mangueira no local. Ainda, vizinhos das proximidades informaram que o fato ocorre há mais de cinco anos. A Polícia Militar Ambiental foi acionada, confeccionou o boletim de ocorrência e os encaminhamentos cabíveis.

Homem perde quatro mil reais em golpe do perfil falso do Facebook. A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar na noite na última terça-feira, no bairro Sagrado Coração de Jesus em SMOeste. O homem relatou à guarnição que no domingo recebeu uma solicitação de amizade de uma mulher no facebook, e que ela pediu um contato de WhatsApp para conversarem. Os dois trocaram fotos íntimas. Na segunda-feira, um homem ligou para a vítima dizendo ser tio da menina, que teria 16 anos. O homem disse que familiares do adolescente leram as conversas, viram as fotos no WhatsApp e que por isso a jovem teria quebrado os móveis da casa. O homem pediu a vítima 10 mil e 800 reais para pagar os estragos. A vítima disse que não tinha esse valor, e negociaram então o depósito de quatro mil reais, que foi feitona segunda-feira. Na terça-feira o homem ligou pedindo mais três mil reais, mas a vítima disse que não iria depositar, bloqueou o contato e acionou a PM.

PM flagra posse de drogas e recolhe veículo no interior de SMOeste. A Polícia Militar registrou uma ocorrência de posse de drogas e recolheu um veículo na BR 282, Linha Aparecida. Conforme a PM, a guarnição em patrulhamento avistou o automóvel em atitude suspeita. Quando os policiais se aproximaram, perceberam que o passageiro jogou algo para foram do carro. Os policiais realizaram a abordagem e identificação dos suspeitos.Em buscas nas proximidades foi localizada uma embalagem com aproximadamente dez gramas de cocaína. Um dos envolvidos confessou ser dono do entorpecente e relatou que era para consumo próprio. Em consulta ao sistema os policiais constataram que havia várias irregularidades relacionadas ao automóvel em que os suspeitos estavam.O carro foi removido ao pátio conveniado e registrada a ocorrência de posse de drogas.

PM prende suspeito de tráfico de drogas em São Miguel do Oeste. O Pelotão de Patrulhamento Tático, juntamente com o Canil e também outras guarnições, apreenderam na Vila Basso, em São Miguel do Oeste, várias porções de maconha e balança de precisão. Também segundo apurado pela reportagem da Peperi, um homem foi detido pelo tráfico de drogas. A droga e também os pertencer utilizados, foram encontrados com a ajuda do cão de faro da PM do 11º Batalhão da Polícia Militar de Fronteira.

Ação aprende drogas, dinheiro e arma em casa de adolescente. A Polícia Civil cumpriu mandado de busca e apreensão nesta quarta-feira quando localizou no interior da casa e um adolescente cerca de 110 gramas de maconha, dinheiro e um revólver. A Polícia Civil de Dionísio Cerqueira identificou um menor que comercializava drogas em sua casa, razão pela qual foi pedida a expedição da ordem judicial para buscas. Mediante parecer favorável do Ministério Público, a justiça aceitou e expediu o mandado cumprido as 15 horas de ontem. Diante deste fato o adolescente investigado foi conduzido à Delegacia para ser inquirido. Ele responderá pelos atos infracionais análogos aos crimes de posse de arma de fogo e tráfico de drogas.

Homem é preso por tráfico durante Operação Hórus. A Polícia Militar realizou nesta quarta-feira uma série de ações voltadas ao enfrentamento aos crimes transnacionais na área da fronteira. Com a coordenação da nona região de Polícia Militar de Fronteira e apoio da Polícia Militar Ambiental e da Polícia Militar Rodoviária, foram realizadas barreiras policiais fixas e móveis nas rodovias que cortam a região de fronteira e nos acessos aos municípios. Nas barreiras os policiais militares vistoriaram 628 veículos, dos quais 26 foram notificados por irregularidades de trânsito diversas, seis veículos foram retidos e uma Carteira Nacional de Habilitação foi apreendida por irregularidades de trânsito. Foram abordadas e identificadas 830 pessoas. Uma pessoa foi presa em SMOeste por tráfico de drogas, e com ela foi apreendida uma espingarda calibre 22 com cinco munições desse calibre, uma arma de air soft e maconha embalada para a venda.

Três pessoas são presas por tráfico durante operação na manhã de hoje. Na manhã de hoje, a Delegacia de Fronteira de SMOeste deflagrou a operação Zip-lock com o objetivo de prender criminosos responsáveis pelo tráfico de drogas na comunidade Vila Basso, em SMOeste. A operação decorre de investigação iniciada em junho deste ano, em razão de diversas apreensões de droga feitas pela Polícia Militar, em que apenas eram encontrados adolescentes em posse do entorpecente. Após investigação, foram identificados os adultos responsáveis pelo tráfico, e que se utilizavam dos adolescentes para a venda. Após a identificação dos responsáveis pela venda da droga, a Polícia Civil representou pela prisão e foram presos preventivamente três pessoas durante a operação. Também foi apreendida maconha, cocaína, além de dinheiro decorrente da venda de drogas. Prestaram apoio o SAER e CORE da Polícia Civil, os policiais das delegacias da décima terceira região, DIC e o Canil da de São Lourenço do Oeste, e PPT e Canil de SMOeste.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.