O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 59 centavos. O euro está valendo seis reais e 61 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
A Comissão Europeia apresentou nesta quarta-feira um novo pacto para tentar atenuar a crise migratória na região. Uma das medidas anunciadas é o reforço do controle nas fronteiras do bloco. A iniciativa foi criticada pelas ONGs de direitos humanos antes mesmo da divulgação oficial do texto. Cinco anos após o início da crise migratória de 2015, os 27 países do bloco lançaram um novo “Pacto Europeu sobre Migração e Asilo”. Um dos elementos centrais do texto é a repartição da responsabilidade sobre os refugiados entre os membros do grupo.
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, recusou-se nesta quarta-feira a se comprometer com uma transferência pacífica de poder em caso de derrota nas eleições de três de novembro. Durante uma entrevista coletiva na Casa Branca, um repórter perguntou se o presidente firmaria naquele momento esse compromisso, mas TRUMP afirmou que é preciso ver o que vai acontecer em novembro. JOE BIDEN reagiu de maneira imediata aos comentários do republicano e disse que isso “é uma piada”.
A Justiça do Equador ordenou nesta quarta-feira a captura de RAFAEL CORREA, que vive na Bélgica, após confirmar a condenação do ex-presidente equatoriano a oito anos de prisão por corrupção. A resolução judicial determina a execução da decisão, confirmada em última instância há duas semanas, que inclui a perda dos direitos políticos e a desqualificação vitalícia de CORREA para desempenhar cargos de eleição popular. O ex-presidente deseja participar das eleições de fevereiro. CORREA, que governou entre 2007 e 2017, foi condenado por suborno.
A Advocacia Geral da União recorreu nesta quarta-feira da decisão da Justiça Federal que suspendeu o retorno de médicos peritos do INSS ao trabalho presencial e também suspendeu o corte de ponto de quem não retornar. A decisão foi tomada pelo pelo juiz federal MÁRCIO DE FRANÇA DE MOREIRA, do Distrito Federal, que analisou uma ação movida pela Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social. A entidade argumenta que as agências do INSS, reabertas depois do fechamento em razão da pandemia do novo coronavírus, ainda não cumprem as especificações de segurança sanitária. No último dia 18, o governo determinou a volta dos peritos ao trabalho presencial, mas a ANMP, não quer retomar as atividades.
Senadores protocolaram nesta quarta-feira o pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito da Crise Ambiental. A instalação da CPI depende agora da autorização do presidente do Senado, DAVI ALCOLUMBRE. O recolhimento das assinaturas foi capitaneado pela senadora ELIZIANE GAMA do Cidadania do Maranhão, coordenadora da Frente Ambientalista no Senado. Segundo ELIZIANE, o objetivo é investigar o "desmonte da governança ambiental" no Poder Executivo, além das queimadas na Amazônia e no Pantanal. O número de 27 assinaturas do documento corresponde a um terço dos 81 senadores com mandato, mínimo necessário para a abertura de uma CPI.
O ministro da Cidadania, ONYX LORENZONI, afirmou nesta quarta-feira que o calendário de pagamento do Auxílio Emergencial para as pessoas que não fazem parte do Bolsa Família deverá ser divulgado até o início da próxima semana. O anúncio ocorreu durante uma reunião em Palmas, onde foram liberados recursos para o Programa de Aquisição de Alimentos do estado do Tocantins. O anúncio de que o Auxilio Emergencial seria prorrogado para mais quatro parcelas de 300 reais ocorreu ainda no início de agosto, mas até então não havia sido divulgada uma previsão de quando os pagamentos começariam. Nesta segunda-feira, a primeira parcela de 300 reais começou a ser para um milhão e 600 mil beneficiários do programa.
Pelo terceiro mês consecutivo, Santa Catarina continua com índices acima da média nacional em relação ao emprego. O estado registrou a menor taxa de desocupação do país com oito vírgula dois por cento em agosto, enquanto o Brasil registrou 13 vírgula seis por cento. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios pelo IBGE. Em relação a pessoas ocupadas na informalidade, Santa Catarina também sustenta o menor percentual entre os estados: 20 por cento. Quando se trata da população fora da força de trabalho, Santa Catarina teve o menor percentual entre todos os estados e o único abaixo de 10 por cento. O Estado registrou nove por cento.
O governo de Santa Catarina anunciou na tarde desta quarta-feira a chamada imediata de 35 oficiais para a Polícia Militar e de mais 500 praças para a PM, além de 104 agentes e 68 escrivães para a Polícia Civil. Os praças, agentes e escrivães serão convocados em dezembro, conforme o governo, com início da formação previsto para janeiro de 2021. Todos os chamados foram aprovados por concursos públicos realizados em anos anteriores. O governador do estado, CARLOS MOISÉS disse que o número de novos policiais foi determinado pelos limites fiscal e legal. O comandante-geral da Polícia Militar, coronel DIONEI TONET, disse que os novos quadros representam uma recomposição do efetivo da corporação.
Os 10 integrantes do tribunal misto que vai analisar o processo de impeachment do governador CARLOS MOISÉS e da vice-governadora DANIELA REINEHR foram definidos na tarde desta quarta-feira. Uma reunião às dez da manhã de amanhã deve escolher o relator e definir o roteiro do julgamento. Foram escolhidos nesta quarta-feira cinco desembargadores e cinco deputados estaduais para compor o tribunal misto. No TJ, foram sorteados os nomes dos desembargadores CLÁUDIA LAMBERT, RUBENS SCHULZ, SÉRGIO RIZELO, CARLOS ALBERTO CIVINSKI e LUIZ FELIPE SCHUCH. Na Alesc, a escolha foi por votação de KENNEDY NUNES do PSD, LAÉRCIO SCHUSTER do PSB, LUIZ FERNANDO VAMPIRO do MDB, MAURÍCIO ESKUDLARK do PL e SARGENTO LIMA do PSL.
Escolas estaduais realizam conselho de classe. Quem conta é MÁRCIA BUFFON – diretora da Escola de Educação Básica Raul Pompéia de Campo Erê. Ela informa que a reunião no seu educandário reuniu todos os professores de cada turma. Na visão dela o momento foi muito importante para avaliar o desempenho do estudante desde o início do ano, detectando os avanços e também as fragilidades do ensino a distância. Destaca que a reunião foi totalmente via internet. Nesse método a reunião é toda gravada, substituindo a antiga ata.
Reuniões individualizadas são disponibilizadas para alunos com dificuldade em aprender via internet. Segundo MÁRCIA BUFFON, com menos alunos na sala online, o conteúdo é explicado quase individualmente, ajudando no aprendizado dos estudantes. Salienta que esse foi o modo encontrado para auxiliar aqueles que, por não assimilar bem os conteúdos na explicação a distância, não atingiram a média mínima necessária para avançarem para a próxima série. Lamenta que existem casos em que ainda é necessária ajuda para que os estudantes com dificuldade alcancem a nota necessária para passar.
Conselho de classe foi de muito trabalho, troca de informações e preocupação com alunos. Assim define ELAINE ECKER - diretora da Escola de Educação Básica Soror Angélica de São Lourenço do Oeste. Conforme a chefe da maior escola de educação básica do Noroeste Catarinense, foi analisada individualmente a situação de cada aluno das 29 turmas do educandário. Ela anuncia que a grande maioria dos alunos faz todas as questões propostas ou a maior parte delas. Na Soror Angélica somente quatro por cento dos estudantes não estão realizando as atividades.
Alunos que não participam das aulas online são procurados pela direção da escola. ELAINE ECKER observa que a maioria dos estudantes procurados por esse motivo mudou de cidade e ainda não fez transferência da matricula. Comenta, porém, que já foi necessário solicitar apoio do Conselho Tutelar para localizar alunos que não tem mais contato com a escola de São Lourenço. Explica que a busca feita antes de repassar os nomes para o conselho foi tão grande, que na maioria dos casos o Conselho também não foi capaz de localizar o estudante.
Alunos se comprometem com atividades. A diretora da Soror Angélica informa que, durante a semana de conselho, entrou em contato com os alunos que não atingiram a média. Comemora o resultado desse trabalho, em que muitos deles foram à escola retirar o conteúdo, se comprometendo a voltar com as atividades. Caso não consiga localizar o estudante, repassa o nome para o Conselho Tutelar e para a Coordenadoria Regional de Educação. Com essa informação, o Estado decide que medida tomar. Parte dos alunos está tendo dificuldade, porém, com ajuda dos professores, acredita que o conhecimento chega com qualidade a todos.
Cedup Campo Erê faz conselho de classe em três dias. Conforme CLECI FINARDI – diretora do Centro de Educação Profissionalizante agrícola, embora a escola tenha poucas turmas, é necessário avaliar individualmente o ensino médio e o técnico. Para isso, foram feitas reuniões online com todos os professores do centro. Os resultados das avaliações foram encaminhados a Secretária de Estado da Educação. Após a reunião, CLECI comemora o bom retorno do que foi proposto pelos professores, que desde o inicio da pandemia se desdobram para trabalhar de forma remota.
Conselho foi mais trabalhoso devido à pandemia do coronavírus. De acordo com a diretora, uma pequena quantidade de aluno está com notas baixas, devido principalmente à atividades pendentes. Destaca que a partir de agora vai tentar visitar os alunos com maiores dificuldades. Entretanto, como a região abrangida pelo Cedup é muito grande, só serão contatados os que residem em municípios próximos. Para esses estudantes, CLECI conta que disponibiliza atividades impressas, que podem ser retiradas nas segundas-feiras no colégio.
Objetivo do conselho de classe é avaliar a evolução de cada aluno. MAURICIO TREVISAN – diretor da Escola de Educação Básica Emílio Garrastazu Médici de Campo Erê, informa que as reuniões duraram três dias, pois os estudantes foram analisados individualmente em cada matéria. Ele comenta sobre a mudança de bimestre para semestre esse ano devido a pandemia do coronavírus. Dessa maneira, o primeiro semestre do ano foi encerrado em agosto. A conclusão do diretor, após o conselho, é de que mesmo com as particularidades de cada estudante, no geral o balanço do período foi positivo.
Diretor da Médici está contente com resposta as aulas online. Segundo TREVISAN, apesar das dificuldades, os professores conseguiram levar o conhecimento aos estudantes. Quanto a previsão de retorno das aulas presenciais em 13 de outubro, MAURICIO acredita que será adiada, porém, se for decisão do Estado, será necessário organizar algumas salas. Outra preocupação do diretor em relação a reforma das parte física, é com as eleições municipais de novembro. Explica que a escola é um dos maiores colégios eleitorais de Campo Erê e será necessário se organizar para que os espaços utilizados na eleição estejam prontos até a data prevista.
Cidade tem 2 novos casos de Covid-19. O médico ODIRLEI BRANDT confirma que Saltinho tem hoje 3 pessoas ativas, num total de 22 pacientes infectados, até aqui. Todos passam bem. Ele observa que em Santa Catarina o pico da doença demorou mais para acontecer. Alerta que a população precisa continuar se cuidando porque não está havendo uma redução como se espera. Mesmo quem já contraiu o vírus deve se proteger porque está comprovado que existe reinfecção. Quem já passou por isso não tem garantias de imunidade permanente.
Pessoas do grupo d risco devem redobrar os cuidados. O médico ODIRLEI BRANDT, que atende em Saltinho, chama atenção de quem tem mais de 60 e portadores de doenças crônicas como hipertensão, diabetes, reumatismo e problemas de coração. Ele nota que muita gente está relaxando o uso da máscara. Com exceção de casa, não se pode compartilhar chimarrão, até tudo isso passar.
Reforço nos quadros de agente da Polícia Rodoviária Estadual possibilita formação de equipe de combate ao crime. Capitão DEIBER HAEFLINGER – comandante da corporação para a grande região, explica que por ser uma área de fronteira, essa equipe especializada precisa ficar atenta. O número de agentes na Polícia Rodoviária ainda não é o ideal, mas o uso de tecnologias como os 5 drones de alta definição e cobertura, enviados pela Receita Federal, suprem essa deficiência.
Uso de smartphone e tablete também auxiliam muito os trabalhos da Polícia Rodoviária Estadual. Capitão DEIBER HAEFLINGER salienta que todas as notificações de trânsito, inclusive no atendimento aos acidentes, gastam um terço do tempo de antigamente e com muita qualidade. Antes, usando papel e prancheta, o policial rodoviário precisava até duas horas para preencher todos os dados.
Embora o voto seja obrigatório no país, eleitor é livre para escolher seu candidato ou até mesmo não optar por nenhum dos nomes apresentados. Caso prefira invalidar seu voto, o eleitor tem duas opções: clicar na urna, branco ou nulo. Voto em branco acontece quando o eleitor não quer votar em nenhum candidato e ao mesmo tempo deseja anular seu voto, clicando na tecla específica para votos em branco na urna eletrônica. Já o voto nulo se dá quando o eleitor digita um número que não pertence a nenhum candidato ou partido político, podendo ser um erro intencional ou não.
Diferença entre branco e nulo é somente na forma de invalidar o voto, porque, na prática, os dois possuem a mesma função. O único reflexo que podem trazer é a diminuição da quantidade de votos que um candidato precisa para ser eleito, pois só os que forem válidos serão somados. A Justiça Eleitoral esclarece que dessa forma, o candidato que obteve o maior número de votos válidos será o vencedor, independente do turno.
Polícia Militar apreende carga de vinho argentino. Por volta das 21 horas e 30 minutos de ontem, durante patrulhamento da Polícia Militar de Marmeleiro pela PR-280, foi abordado um Prisma com placas de São Miguel do Oeste, dirigido por um homem de 28 anos, residente em Guarujá do Sul. No veículo os policiais encontraram aproximadamente 60 caixas de vinho vindo da Argentina. O motorista foi encaminhado ao Pelotão da Polícia Militar em Marmeleiro. Ele foi liberado e responderá pelo crime de descaminho. A carga e o veículo foram entregues na Receita Federal de Dionísio Cerqueira.
Polícia Militar atende ocorrência de ameaça de morte envolvendo menores. A PM de Marmeleiro atendeu a ocorrência na tarde de ontem. Segundo informações, um grupo de menores estaria usando droga numa casa, quando alguns teriam ameaçado outro de morte. Os autores das ameaças teriam saído do local para buscar uma arma de fogo, quando a dona da casa, mãe de um menor de 15 anos com várias passagens e internamentos judiciais, chamou a Polícia Militar.
Os policiais foram até o local, mas quando chegaram todos os envolvidos já haviam fugido. Segundo a PM, o menor que reside na casa tem diversas passagens desde que era criança, já foi internado, e recebeu acompanhamento. A mãe do menor disse que não sabe mais o que fazer para conter o filho, e que perdeu o controle total sobre ele. Em buscas na casa os policiais encontraram porções de maconha.
Bebê encontrada por cachorro em Quilombo recebe alta médica. A recém-nascida encontrada abandonada às margens da SC-157 em Quilombo, já recebeu alta hospitalar e se recupera bem. A informação foi confirmada ontem, pela Polícia Civil que investiga o caso. Um inquérito policial foi instaurado pelo delegado ALEXANDER MEURER, da Delegacia de Polícia Civil de Quilombo para apurar as circunstâncias do abandono e identificar os pais da pequena. Ela foi levada ao Hospital São Bernardo para avaliação médica, ainda na tarde de terça-feira.
Polícia conta com poucas informações sobre o caso. Porém, o delegado detalhou que a menina teria sido abandonada por ocupantes de um caminhão antigo, que parou no local por cerca de 10 minutos, por volta das 9 horas da manhã de terça. Depois, seguiu viagem em direção a Chapecó. Uma moradora de uma propriedade da região disse ter visto o veículo parado no local. Por ser uma rodovia bastante movimentada, a mulher achou aquilo normal, e não deu atenção. No entanto, logo em seguida, um de seus cachorros começou a latir na direção do ponto de ônibus. Como os latidos não cessavam, ela decidiu ir até o local verificar o que estava acontecendo.
Assim que chegou próximo ao ponto de ônibus, a mulher percebeu que a menina estava enrolada a um pano, ainda com a placenta e o cordão umbilical junto ao corpo. Assustada, ela pegou o bebê e levou até sua residência. Assim que chegou em casa percebeu que o bebê era uma menina. Para alimentar a bebê, haja vista que não havia leite em casa, a mulher fez um chá. Na comunidade não há sinal de celular, e por essa razão, segundo seu relato à polícia, ela não pode entrar em contato com a Polícia Militar no momento em que achou a bebê, fazendo isso só na parte da tarde, quando o irmão dela chegou em casa. Segundo os primeiros exames clínicos realizados pela médica plantonista, a bebê é saudável e está em perfeitas condições de saúde.
Bebê já foi liberada da unidade hospitalar. Segundo o delegado ALEXANDER MEURER, da Delegacia de Polícia Civil de Quilombo, essa criança agora vai ficar na responsabilidade da Assistência Social da Infância e Juventude do município e vai para a Casa Lar. Também foi acionado o Conselho Tutelar que acompanha o caso.
O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.