ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 24-08-2022 Quarta-Feira

-CONSULTA AO QUARTO LOTE DE RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA É LIBERADA

-SANTA CATARINA TEM QUASE NOVE MIL VAGAS DE TRABALHO ABERTAS

-ESPETÁCULO CIRCENSE ESTÁ OCORRENDO HOJE EM IPORÃ DO OESTE

-MAIS DE 160 CRIANÇAS AINDA PRECISAM SE VACINAR CONTRA A PÓLIO NO MUNICÍPIO

-SANTA HELENA REGISTRA BONS RESULTADOS EM CAMPANHA DE VACINAÇÃO

-TUNÁPOLIS TERÁ EVENTO ALUSIVO AO AGOSTO LILÁS NO FIM DO MÊS

-POLÍCIA FECHA ACESSOS CLANDESTINOS PARA A ARGENTINA NA FRONTEIRA

-INCÊNDIO EM VEÍCULO MOBILIZA GUARNIÇÃO DO CORPO DE BOMBEIROS


O tempo na região Extremo Oeste apresenta-se com predomínio do sol. A previsão para as próximas horas é de que o tempo permaneça dessa forma. A mínima das últimas horas foi de 12 graus e a máxima para hoje deve ser de 25 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar começou a quarta-feira cotado em cinco reais e 11 centavos. O euro está valendo cinco reais e sete centavos. Já o peso argentino está cotado em quatro centavos.

Os angolanos estão comparecendo às urnas nesta quarta-feira para eleger o novo líder do país, nas eleições mais disputadas da história da ex-colônia portuguesa. O principal embate ocorre entre o atual presidente que governa a nação desde a independência em 1975, e um opositor que promete lutar contra a pobreza e a corrupção. As eleições são legislativas, mas, na Angola, o partido vencedor é o que escolhe o presidente do país. De acordo com as pesquisas mais recentes, o governante do Movimento Popular para a Libertação de Angola deve triunfar novamente. O país tem 14 milhões de eleitores registrados que devem escolher entre oito partidos políticos.

O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, ordenou nesta terça-feira diversos ataques aéreos contra grupos apoiados pelo Irã na Síria. A ordem ocorreu pouco mais de uma semana depois que vários mísseis caíram perto de uma base militar norte-americana no nordeste do país. Os ataques aéreos tiveram como alvo instalações de infraestrutura usadas por grupos afiliados à Guarda Revolucionária Islâmica do Irã.

Com grandes consequências militares e econômicas para muitos países e sem perspectivas de cessar-fogo, a guerra na Ucrânia completa seis meses nesta quarta-feira, data em que também é celebrado o trigésimo primeiro aniversário de independência do país em relação à União Soviética. O presidente ucraniano VOLODMIR ZELENSKI afirmou nesta semana que, enquanto o conflito avança, a Rússia poderia tentar "algo particularmente feio” no período próximo à data, alertando sobre o risco de ataques mais severos.


O Brasil tem um recorde de candidaturas femininas neste ano, mas a participação de mulheres na política ainda segue bem abaixo da presença delas na população. Entre os eleitores, as mulheres são maiorias, com 53 por cento. Já entre os candidatos são 33 por cento. Neste ano, nove vírgula seis mil mulheres concorrem à eleição. O número é recorde, mas o crescimento de candidaturas femininas desacelerou em relação aos pleitos anteriores. Neste ano, das mais de nove mil candidatas, 45 por cento se autodeclaram brancas e 34 por cento pardas. As pretas são 18 por cento, seguidas por indígenas e amarelas que juntas somam um vírgula 35 por cento.

O Supremo Tribunal Federal derrubou uma ação ajuizada pelo PSL, atual União Brasil, que pedia a inconstitucionalidade da criação do Fundo Eleitoral e questionava o valor das dotações orçamentárias destinadas ao fundo. A criação do fundo especial foi questionada pela legenda em 2017, onde a sigla alegou que a Constituição impõe o Fundo Partidário como única fonte de recursos públicos dos partidos políticos e que qualquer outra fonte só teria validade após uma emenda constitucional. No despacho, a ministra ROSA WEBER explicou que não existe na Constituição nenhuma norma que estabeleça a exclusividade do Fundo Partidário e impeça a criação de novos fundos para financiamento de partidos e campanhas eleitorais ou que vincule essa temática a emendas à Constituição.

A consulta ao quarto e penúltimo lote do Imposto de Renda 2022 foi liberada nesta quarta-feira. Segundo a Receita Federal, o lote terá correção baseada na taxa básica de juros Selic de três vírgula zero cinco por cento. O pagamento será realizado no dia 31 de agosto para mais de quatro milhões de contribuintes. O valor total de distribuição nesse lote é de seis bilhões de reais, montante este, que será depositado na conta bancária ou por meio de Pix, como indicado na declaração. Quem não aparecer na rodada atual ainda poderá ser beneficiado em setembro no último lote. Aqueles que não foram contemplados em nenhum dos lotes provavelmente caíram na malha fina e terão de acertar as contas com o Leão. Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição".


Os casos confirmados de varíola dos macacos em Santa Catarina subiram para 61 e estão distribuídos em 16 cidades catarinenses. Os dados foram divulgados na tarde de ontem pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica e apontam que dois pacientes foram diagnosticados com a doença nas últimas 24 horas. Outras 224 pessoas estão sob análise das equipes de saúde e são consideradas como casos suspeitos. Três são avaliados como casos prováveis, com investigação laboratorial não realizada ou inconclusiva. Das 416 notificações de Monkeypox, 128 foram descartados. A Dive informou ainda que não possui dados relativos ao número de pessoas consideradas curadas da varíola e quantas ainda estão em período de transmissão da doença.

Santa Catarina chegou ao menor número de casos ativos de Covid-19 em quatro meses. No começo desta semana eram quatro mil, 115 pacientes em tratamento. O índice é o mais baixo registrado no estado desde 25 de abril, quando eram três mil, 751 casos. Em relação ao início do mês, a queda no número de casos ativos é de 52 vírgula cinco por cento. Em primeiro de agosto eram oito mil, 660 pacientes em tratamento contra o coronavírus, número que despencou consideravelmente em três semanas. Dos 195 municípios catarinenses, ao menos 57 não tinham pacientes em tratamento contra a Covid no começo da semana. Esse índice representa quase 20 por cento de todo o estado.

Santa Catarina tem mais de oito vírgula sete mil vagas de empregos disponíveis nesta semana. Os cargos estão distribuídos para diferentes setores em 71 cidades catarinenses, conforme relatório do Sistema Nacional de Emprego divulgado no começo desta semana. Ao todo são oito mil 758 vagas para o público em geral e 158 destinadas a pessoas com deficiência. Concórdia segue como sendo o município com o maior número de vagas abertas, com um vírgula quatro mil. Em seguida aparece São Miguel do Oeste com mil e 88 vagas e Tijucas com 414 vagas. Entre as vagas PCD, o município de Seara oferece a maior parte das oportunidades, com 51 vagas. Os interessados precisam comparecer a uma agência do SINE munidos dos documentos pessoais e carteira de trabalho.


Vereadores de Tunápolis aprovam Projetos que definem nomenclaturas de centros esportivos do município. De acordo com o vereador e líder do governo na Câmara, FERNANDO WEISS, a votação ocorreu na sessão ordinária realizada na noite desta segunda-feira. Ele destaca que o Projeto de Lei número 352022 altera uma Lei de 1997, que dispõe sobre a denominação do Centro Esportivo Municipal, situado no centro da cidade de Tunápolis. Com a aprovação por unanimidade, esse local passa a ser chamado de Centro Poliesportivo Bertilo Wieggers, em homenagem ao primeiro prefeito eleito após a emancipação e responsável pela construção desse Centro Esportivo durante seu mandato.

Já o Projeto de Lei 362022 denomina o novo Estádio Municipal que está em construção como Estádio Municipal Nilo Spies, em homenagem ao integrante da comissão que lutou pela emancipação de Tunápolis, pela instalação de energia elétrica na área rural e para a fundação da Associação Hospitalar do município. Ambos os Projetos são de autoria do Poder Legislativo. FERNANDO WEISS destaca que o objetivo dos vereadores com a aprovação das propostas é de homenagear duas pessoas importantes que contribuíram ativamente para o progresso de Tunápolis.

A Secretaria de Saúde e Bem Estar Social de Tunápolis vai promover um evento alusivo à Campanha Agosto Lilás. A roda de conversa com o policial da reserva, MARCELO DE WALLAU DA SILVA, acontecerá no dia 30 de agosto a partir das 19h, no Lar dos Idosos. O objetivo é de orientar e informar a população sobre os tipos de violência doméstica. De acordo com a secretária de saúde, ROSELI BONAVIGO, além das agressões físicas também existem as violências psicológicas como gritos e xingamentos e a violência patrimonial, com a subtração ou destruição de objetos pessoais da vítima. ROSELI enfatiza que essas ações violentas acabam refletindo na saúde emocional ou física das vítimas e por isso o tema deve receber a devida atenção. A secretária considera importante a participação tanto de homens e mulheres, quanto de adolescentes ou idosos, para que ocorra a troca de opiniões e debates do tema de grande importância na atualidade.

São João do Oeste realizou na tarde de ontem o lançamento e apresentação oficial do projeto” Plantando Água”. O evento ocorreu no Auditório da Câmara Municipal de Vereadores. Conforme o Coordenador do Colegiado de Secretários da Agricultura e Meio Ambiente da AMEOSC, ROGÉRIO RECH, o objetivo principal do projeto “Plantando Água” é mobilizar os mais diversos atores sociais, econômicos e ambientais da região da AMEOSC, com o intuito de desenvolver a cidadania ambiental nos 19 municípios de abrangência. ROGÉRIO RECH chama atenção para ações municipais e intermunicipais para a sensibilização e mobilização da sociedade, além da criação de condições para que nos municípios da AMEOSC sejam plantadas pelo menos 1 milhão de mudas de árvores de espécies nativas ao longo das margens de mananciais hídricos e outros espaços definidos por cada município ou instituição participante.

Projeto Plantando Água possui meta de apoio estadual. O Coordenador do Colegiado de Secretários da Agricultura e Meio Ambiente da AMEOSC, ROGÉRIO RECH, participou de diversas audiências em Florianópolis. A iniciativa da Ameosc conta com apoio da Epagri e Instituto Federal de Santa Catarina, além das Prefeituras que são as grandes parceiras deste projeto. A visita a diversas instituições estaduais teve o objetivo de conquistar apoio financeiro, técnico e institucional. O Coordenador do Colegiado de Secretários da Agricultura e Meio Ambiente acredita que é possível superar um milhão de árvores plantadas. A coordenação do projeto acompanha a implantação do Projeto Plantando Água nos 19 municípios da região.

ROGÉRIO RECH lembra que a meta para os próximos seis anos é desenvolver várias ações, incluindo o plantio de um milhão de arvores como forma de recuperação de mata ciliar e cobertura de solo. Ele chama atenção para a necessidade de reforçar a estrutura de viveiros municipais, além de buscar apoio de viveiros particulares com espécies nativas para recompor matas. O Secretário da Agricultura e Meio Ambiente de São João do Oeste também menciona diversas iniciativas que serão implantadas visando sistema de decantação e infiltração de água para reduzir o volume de terra que acaba nos rios durante processos de erosão. A proteção do solo e conservação da água Inclui ainda mudanças em sistemas de plantios de lavouras.

CRAS de Mondaí desenvolve Projeto em parceria com o Conselho Tutelar. Objetivo é de conscientizar os alunos a não praticarem bullying. Conforme a psicóloga do CRAS, RENATA CRISTIANA PARCIANELLO, as escolas entraram em contato solicitando o desenvolvimento das ações sobre o tema. Ela destaca que o trabalho do CRAS e do Conselho Tutelar começa com explicações sobre o que caracteriza o bullying, que consiste em ações praticadas por uma ou mais pessoas em detrimento de outras. A psicóloga informa que estão inclusas as violências físicas e psicológicas intencionais e repetitivas contra pessoas que não se enquadram nos padrões sociais tidos como normais. As principais vítimas são as pessoas com excesso de peso, magras demais, sem os padrões de beleza ditados pela sociedade, com algum comportamento diferente dos demais, pessoas homossexuais ou transexuais, bem como com condições socioeconômicas inferiores.

RENATA PARCIANELLO observa que nas escolas geralmente quem comete o bullying são os líderes das turmas ou os alunos mais populares, que não respeitam as diferenças alheias e acabam colocando apelidos depreciativos nas vítimas, causando fragilidades nessas pessoas. A psicóloga ressalta que vários fatores podem ser observados para identificar um aluno vítima de bullying. Cita como exemplos a falta de vontade ou mal estar perto do horário de ir para a escola, pedidos constantes para mudar de educandário, baixo rendimento escolar e até mesmo roupas ou materiais rasgados ao voltar das aulas. RENATA enfatiza que as consequências da prática do bullying são o desenvolvimento de depressão, agressividade, práticas de auto destruição, baixa autoestima, ansiedade e sentimento de vingança.

A psicóloga do CRAS de Mondaí avalia que a melhor forma de auxiliar as vítimas é orientando as famílias, incentivando o diálogo com algum professor e até mesmo para que seja buscado um profissional de psicologia para o atendimento e acompanhamento de cada caso. De acordo com RENATA PARCIANELLO, a punição para os alunos que cometem bullying geralmente são baseadas no regimento interno das escolas, pois apesar de não caracterizarem contravenção penal, comprometem a convivência e a ordem educacional. Nos casos em que a direção julgar necessário, a família da vítima pode ser orientada a registrar um Boletim de Ocorrência para que se tenha um ato infracional e desta forma, encaminhar o autor do bullying para cumprir medidas socioeducativas, a fim de que reveja e mude suas atitudes.

Projeto do REURB está em fase final de regularização. A informação é do vice-prefeito de São João do Oeste, RUDI RASCH. De acordo com ele as questões burocráticas atrapalharam muito o projeto do município. A intensão era resolver logo as pendências e auxiliar os proprietários de lotes sem escritura. No momento a equipe de trabalho está na fase de notificação dos proprietários sobre a inclusão no perímetro urbano. O vice-prefeito observa que o passo seguinte será a aprovação do projeto na Câmara de Vereadores para a correta inclusão dos lotes no perímetro urbano. RASCH cita que a prefeitura prepara a entrega de certidão de escritura de 35 terrenos que estão em processo de conclusão dos tramites de legalização. Com a certidão em mãos os proprietários podem registrar em cartório a propriedade das áreas.

O vice-prefeito salienta que a habitação é uma das prioridades do governo de São João do Oeste. Segundo RUDI RASCH, a regularização dos lotes é um foco na cidade e também nos centros comunitários de Beato Roque e Cristo Rei. A meta é atingir até 100 regularizações até o fim do ano. De acordo com o vice-prefeito outro projeto de habitação com atenção especial será para reforma e ampliações de residências. RASCH diz que será uma maneira de contribuir com as pessoas mais carentes por meio de um programa social visando melhor qualidade de vida da população local.

A sala de vacinas da Unidade de Saúde de Iporã do Oeste está realizando a Campanha Nacional de Multivacinação e vacinação contra a poliomielite. De acordo com a técnica em enfermagem e responsável pela sala de vacinas, KARIN BLATT, até o momento foram imunizadas 310 crianças contra a pólio no município. No último sábado foi realizado o “Dia D” da campanha, com horário diferenciado de atendimento. Mesmo assim, 166 crianças de um ano a menores de cinco anos ainda precisam receber a gotinha. A campanha nacional segue até o dia 09 de setembro. KARIN destaca que os pais ou responsáveis podem procurar a sala de vacinas em horário normal de atendimento da Unidade de Saúde, de segunda à quinta-feira. Nas sextas-feiras seguem sendo aplicadas somente as vacinas contra a Covid-19.

A Secretaria Municipal de Educação de Iporã do Oeste promove nesta quarta-feira, um espetáculo circense com um grupo teatral vindo de Igrejinha-RS. O evento é destinado aos estudantes do município durante o dia e para demais pessoas interessadas à noite. Conforme a secretária de educação, NEUSA HAHN BEILKE, além de proporcionar um momento de humor e descontração, a meta também é de disponibilizar uma oportunidade de contato com esse tipo de cultura pouco presente na região. Ela destaca que serão agregados conhecimentos de uma forma diferenciada, com abordagem de temas importantes na atualidade.

O espetáculo circense intitulado “Astorfo, alegria que contagia” acontecerá no pavilhão católico de Iporã do Oeste em três turnos nesta quarta-feira. Segundo a secretária de educação, NEUSA BEILKE, duas apresentações ocorreram na manhã de hoje. Na parte da tarde serão feitas mais duas apresentações, sendo a primeira às 14h para alunos da educação infantil e anos iniciais e a segunda às 15h20 para alunos do ensino fundamental e médio. Já na parte da noite, o espetáculo será a partir das 19h e é aberto a todo o público interessado. O ingresso se dará mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, em ação beneficente ao Hospital Nossa Senhora das Mercês.

O Dia D de multivacinação e de vacinação contra a poliomielite foi proveitoso no município de Santa Helena. A avaliação é da secretária de saúde interina, SUZANA MARIA FRIZON. Ela destaca que no último sábado foi registrada uma presença expressiva de crianças com idades de um ano a menores de cinco anos para imunização com a gotinha da pólio. Na oportunidade também ocorreu a verificação e atualização das cadernetas de crianças e adolescentes de até 15 anos. A secretária interina observa que as verificações feitas até agora apontaram que poucas crianças possuíam vacinas em atraso no município de Santa Helena. SUZANA ressalta que os pais que ainda não conseguiram levar os filhos até a Unidade de Saúde, poderão levá-los até a data limite da campanha, no dia 09 de setembro.

Santa Helena possui demanda expressiva de consultas e exames nas mais diversas especialidades. A afirmação é da secretária de saúde interina do município, SUZANA MARIA FRIZON. Ela cita que os exames laboratoriais são feitos pela própria Unidade e os demais são encaminhados para especialistas conveniados na região. Além disso, estão em andamento as cirurgias eletivas através do SUS. Neste momento não existe preocupação com casos de dengue em Santa Helena, no entanto, a secretária enfatiza que o agente de endemias segue com o trabalho de monitoramento das armadilhas e de conscientização da população para a adoção de ações preventivas.

Já sobre a Covid-19, SUZANA FRIZON informa que Santa Helena possui três casos ativos e três pacientes isolados em razão da doença. Nas últimas semanas viu-se também muitos casos de síndromes gripais, provocadas principalmente pelas mudanças constantes no clima da região. Na farmácia básica ainda existem dificuldades com a falta de alguns medicamentos, que não estão sendo entregues pelas empresas farmacêuticas, dentre os quais estão antibióticos, bombinhas para pessoas com problemas pulmonares e alguns remédios controlados. A secretária de saúde destaca que a pasta vem buscando solucionar esse impasse.


Entre janeiro de 2020 e maio de 2022, Santa Catarina registrou oito mil 891 medidas protetivas de urgência para meninas e mulheres em situação de violência doméstica. As informações são da Base Nacional de Dados do Poder Judiciário. A análise revelou que nove em cada dez pedidos de medida protetiva são concedidos pela Justiça brasileira. No entanto, 30 por cento dos tribunais só autorizam a ordem judicial de segurança após o período definido pela Lei Maria da Penha, que é de até 48 horas. Em Santa Catarina, apenas oito por cento dos pedidos ultrapassam as 48 horas e mais de 80 por cento dos casos são atendidos pela Justiça em até uma hora do registro do pedido. A norma jurídica que trata da violência contra mulheres foi sancionada em 2006. As medidas protetivas de urgência são importantes ferramentas para garantir a segurança da população feminina, certificando que os agressores não voltarão a se aproximar fisicamente das vítimas.

A Polícia Militar Ambiental realizou nesta segunda-feira, operações nas áreas de fronteira em Dionísio Cerqueira, para coibir a prática de crimes como contrabando e descaminho. Foram empregadas duas guarnições da Polícia Militar Ambiental de São Miguel do Oeste com o apoio da Prefeitura de Dionísio Cerqueira, que disponibilizou uma retroescavadeira e um caminhão caçamba para a destruição de pontes clandestinas e fechamento dos acessos irregulares para a República Argentina. Ao todo foram destruídas quatro pontes e fechados oito locais de acesso ao país vizinho, todos situados no interior de Dionísio Cerqueira. Os referidos locais eram utilizados para burlar o setor de imigração e praticar crimes de contrabando e descaminho. Em alguns locais a passagem era feita a pé e em outros, até rastros de caminhões foram identificados. Os responsáveis pelos danos ao meio ambiente com abertura de estradas em área de preservação permanente foram autuados, somando 15 mil reais em multas, embargo de quatro áreas, além dos procedimentos penais que serão encaminhados ao Ministério Público.

Incêndio em veículo mobiliza bombeiros em Campo Erê. O chamado foi feito na tarde desta terça-feira, por volta das 15h. Segundo o chefe de socorro da guarnição, foi repassado que era um incêndio em residência, mas quando os socorristas chegaram no local, se tratava de uma camionete S10 em chamas. O fogo no veículo estava atingindo a estrutura de um barracão, onde o carro estava estacionado. Foi montada uma linha de combate e iniciado o controle das chamas. O veículo ficou parcialmente destruído, assim como parte do telhado do barracão. Em conversa com o proprietário do local, ele disse aos bombeiros que a camionete estava estacionada a dois dias no mesmo lugar e que o local onde ela estava, não tem energia elétrica., Uma perícia deve ser feita, a fim de apontar as causas do acidente. Ainda segundo os Bombeiros, o proprietário teve um mal súbito devido a ocorrência e precisou ser encaminhado para atendimento médico.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.