ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 24/08/21

Quase 16 mil pessoas foram retiradas do Afeganistão pelo aeroporto de Cabul nas últimas 24 horas. O anúncio foi feito pelo Pentágono no dia de ontem. O prazo de saída dos americanos do país, fixado pelo presidente JOE BIDEN vence em 31 de agosto, o que provoca a intensificação das operações. As últimas retiradas elevam a 42 mil o número de pessoas que saíram do Afeganistão desde julho, 37 mil após a intensificação das operações aéreas em 14 de agosto, véspera da tomada de Cabul pelos talibãs. Durante todo o domingo e madrugada de segunda-feira, 61 aviões militares e civis de diversos países decolaram do aeroporto da capital afegã.

Um líder talibã responsabilizou os Estados Unidos pelo caos no aeroporto da capital do Afeganistão, Cabul, onde milhares de afegãos tentam pegar um avião e fugir do país. Ele afirmou que os Estados Unidos, com todo seu poder e seus meios, fracassaram ao tentar impor ordem no aeroporto. O líder talibã declarou ainda que reina a paz e a ordem em todo o país, mas há caos somente no aeroporto de Cabul. O ministério da Defesa britânico informou neste domingo a morte de sete pessoas em meio ao caos do aeroporto, sem dar detalhes sobre como essas mortes aconteceram.

O Peru prolongou por um mês o estado de emergência em vigor há um ano e meio devido à ameaça de uma terceira onda da pandemia de coronavírus. A decisão permite ao governo manter o toque de recolher noturno e outras medidas restritivas. O anúnciou foi feito pelo governo nesta segunda-feira. A norma publicada no Diário Oficial estabelece que o estado de emergência em vigor, que termina em 31 de agosto, se estenderá por todo o mês de setembro. O governo mencionou “as graves circunstâncias que afetam a vida das pessoas como consequência da Covid-19” para manter as restrições.

Governadores de 24 estados se reuniram nesta segunda-feira e decidiram solicitar uma audiência com o presidente JAIR BOLSONARO na tentativa de diminuir a tensão entre poderes. A informação é do coordenador do fórum de governadores e governador do Piauí, WELLINGTON DIAS. Os gestores também informaram que preparam uma carta para os chefes dos Poderes, como da Câmara dos Deputados, do Senado e do STF, para que possam ser marcados encontros com o objetivo de diminuir a instabilidade política, além de avançar em pautas de interesse dos estados. DIAS afirmou que os governadores defenderam uma posição única na defesa da democracia, do respeito à Constituição e à lei. Com isso, a ideia é evitar que os investidores deixem o país.

O presidente JAIR BOLSONARO voltou a falar sobre o fim do uso obrigatório de máscaras no Brasil durante entrevista na manhã desta segunda-feira a uma emissora de rádio. O motivo é por conta do estágio de vacinação contra o vírus e a quantidade de pessoas que já se contaminaram, e que, segundo ele, "estão imunizadas". Em junho, BOLSONARO já havia dito que faria um parecer desobrigando o uso de máscaras por pessoas que já tiveram a doença ou foram vacinadas. O presidente informou que pediu um estudo ao Ministério da Saúde e que deve tomar uma decisão nas próximas semanas. O Ministério da Saúde confirmou que o estudo deve sair até o mês de outubro.

O ministro do Supremo Tribunal Federal, DIAS TOFFOLI negou na noite de segunda-feira o seguimento a uma ação movida por cinco membros do Conselho Superior do Ministério Público Federal contra o procurador-geral da República, AUGUSTO ARAS, que será ouvido nesta terça-feira para mais um mandato à frente da PGR. Nessa ação, o grupo de procuradores acusa ARAS de se omitir de investigar atos do presidente JAIR BOLSONARO. Também nesta segunda, o ministro ALEXANDRE DE MORAES arquivou um pedido feito pelos senadores ALESSANDRO VIEIRA e FABIANO CONTARATO para investigar ARAS também por suposta omissão em relação a atos de BOLSONARO.

O Programa Catarinense de Recuperação Fiscal – Prefis - de 2021 termina na próxima terça-feira. Lançada há um mês, a medida oferece descontos sobre multas e juros de até 90 por cento. Pelo programa, é possível colocar em dia débitos do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias, ICMS, Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos, além do IPVA. Os débitos também podem ser parcelados em até 60 vezes. Segundo o governo, o objetivo do Prefis é minimizar os efeitos da pandemia do coronavírus para as empresas.

Os secretários municipais e o secretário de Estado da Saúde vão definir o começo oficial da vacinação dos adolescentes em Santa Catarina nesta terça-feira. Uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite está marcada para hoje à tarde. Nela, haverá a definição dos procedimentos para que a aplicação dos imunizantes seja iniciada no Estado. Na última sexta-feira, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica já emitiu uma portaria para permitir que as sobras da vacina da Pfizer sejam usados nos adolescentes com comorbidades. Sobre a aplicação de uma terceira dose em Santa Catarina no grupo de idosos, o secretário ANDRE MOTTA RIBEIRO disse que é "provável" que isso venha a acontecer, mas a decisão depende do Ministério da Saúde.

Santa Catarina alcançou, nesta segunda-feira a marca de 80 por cento da população adulta acima dos 18 anos vacinada com a primeira dose contra a Covid-19. Quatro milhões 468 mil 848 pessoas receberam a primeira dose, um milhão 741 mil e 31 pessoas foram vacinadas com a dose dois e 238 mil e cem com dose única. O objetivo do governo catarinense é vacinar todos os adultos com a primeira dose até 31 de agosto. Nos grupos prioritários, 70 por cento das pessoas já receberam as duas doses do imunizante. Somente em agosto, o estado recebeu e repassou aos municípios 21 lotes de vacinas, somando um milhão e 500 mil doses.

Secretaria de Assistência Social de Campo Erê muda de endereço. A pedido da prefeita do município e buscando melhorar o atendimento com um espaço mais amplo, em pouco tempo o departamento social vai funcionar na antiga casa do ex-prefeito NORMÉLIO DANELUZ, em memória. De acordo com o responsável pela pasta - VILSON CECCHETTI, o local está passando por reformas para que não somente sua Secretaria vá para aquele local. Comenta que por causa do tamanho da casa, o local vai abrigar também o conselho tutelar. Nos próximos dias deve ocorrer a transferência de endereço

Professoras do CEI Anjo da Guarda desenvolvem projeto Conhecendo Cores e Sabores. A educadora ELIANDRA DO CAMPO, conta que junto com a professora PAMELA, planejaram a atividade pensando em envolver as crianças desde cedo com as comidas e objetos. Elas desejavam levar entendimento cada vez melhor sobre as cores, associando as formas e sabores. Ela fala que ficou encantada com a empolgação dos alunos, querendo ver, pegar e provar o que era dado a eles. Na visão dela, criar esse interesse pelo conhecimento faz muita diferença para o futuro da criança

Teoria e prática juntas fazem muita diferença no aprendizado da criança. De acordo com a professora ELIANDRA DO CAMPO, o envolvimento delas com o projeto Conhecendo Cores e Sabores é muito importante, pois mostra o interesse em aprender. Comenta que ensinar falando é possível, mas com demonstrações e atividades, as informações são gravadas com mais facilidade. A professora nota que os pais estão bastante satisfeitos com o trabalho, e que na próxima atividade deve ser trabalhada a cor verde. Ela planeja levar os estudantes a uma área de vegetação, com frutas e legumes verdes.

Cedup Campo Erê ainda não pode ministrar todas as aulas cem por cento presenciais. A diretora CLECI FINARDI explica que as salas tem condições de comportar os alunos com até um metro de distância. O problema é que nos alojamentos dos internos, a distância sobe para um metro e meio, de acordo com decreto do governo, e isso não está sendo possível de cumprir. Porém, ainda em junho, os segundos anos já voltaram cem por cento presencial. O primeiro e o terceiro ano é que ainda não podem, permanecendo em aulas remotas, O que se estuda agora é a volta dos estudantes sem comorbidades do ensino médio, que fazem atividades na escola polo de São Lourenço do Oeste.

Por não poder ter todos os alunos dentro das salas de aula fica um sentimento de frustração. Quem lamenta é a diretora CLECI FINARDI. Ela diz que o Cedup Campo Erê aproveita esse tempo para fazer algumas reformas e pinturas. A pandemia trouxe muitos prejuízos para a escola. A diretora salienta que em mais de 30 anos, nunca o estabelecimento havia fechado um único dia. Agora, o Cedup ficou praticamente um ano sem estudante no seu interior. Nesse mês, é que foram retomadas algumas atividades, como o abate de frango. Os servidores procuraram manter pelo menos o mínimo necessário. A escola tem 50 funcionários para atender a 149 alunos. 90 são do regime de internato.

Antes da pandemia o Cedup Campo Erê acomodava até 12 alunos nos alojamentos. Agora, não pode passar de 7 pessoas. A prioridade da produção de alimentos da escola é de abastecimento interno. Entretanto, acerca de um mês e meio começou a abrir a venda para a comunidade, especialmente no setor de suíno. A produção de frango ainda permanece restrita. Já, o setor de hortifrutigranjeiros tem a venda normal. A diretora CLECI FINARDI destaca que o quadro de professores está completo. O Cedup Campo Erê já se prepara para 2022. As inscrições para o ano que vem abrem dia 8 de setembro.

Campo Erê abre hoje mais uma etapa de vacinação para Covid-19. Daqui a pouquinho ás 13 horas abre vacinação para o público em geral maior de 20 anos, e também trabalhadores da indústria maiores de 18 anos. SAMARA RONCHI – Coordenadora da vigilância em saúde do município lembra que para os que trabalham na indústria é necessário levar declaração da empresa de que trabalha na área e também um comprovante de residência. A vacinação que começa ás 13 horas segue até as 17 ou enquanto tiver doses.

Cerca de quatrocentas pessoas fazem parte do público entre 19 e 20 anos. Conforme chegam as doses é aberto mais uma fase da vacinação. Segundo a enfermeira SAMARA, por orientação do estado a saúde pública dos municípios não devem deixar nenhuma dose na geladeira, para não correr o risco de acontecer algum problema técnico e acabar perdendo o imunizante. Por isso, sempre que chegam novas doses, no dia seguinte já é feita a aplicação. Para hoje, cerca de 210 doses estão disponíveis para o público alvo.

A procura pela vacina da Covid-19 não tem sido muito boa por parte da população. A observação é da coordenadora da vigilância em saúde de Campo Erê. De acordo com ela, esse público mais jovem não está comparecendo como deveria para se vacinar. Dados dos últimos meses, apontam que são pessoas mais novas que estão contraindo o coronavírus. Pessoas mais velhas que já receberam pelo menos a primeira dose da vacina, não estão positivando com tanta frequência. Diante disso, a saúde pública de Campo Erê, pede para que essas pessoas compareçam na Unidade Sede, para se vacinar e poder trabalhar e fazer suas atividades com mais tranquilidade estando imunizado.

População vacinada em Campo Erê passa de seis mil com primeira dose. De segunda dose, o público passa de duas mil pessoas vacinadas. A enfermeira SAMARA, contou que é um número bom, mas poderia melhorar se o público mais jovem aderissem a vacinação com mais vontade. A profissional acrescenta que ainda não há nenhuma orientação oficial com relação as doses que devem ser aplicadas aos menores de 18 anos. No entanto, assim que o município encerrar essa etapa, certamente será anunciado como fica a imunização para as pessoas de 17 a 12 anos.

Saltinho já vacina jovens acima de 18 anos. De acordo com o vice prefeito NEIMAIR SOSTER, logo vai chegar a segunda dose. Apesar dos avanços na imunização, ele lembra que a pandemia ainda não acabou e por isso todos precisam continuar se cuidando. Quem já tomou o imunizante não quer dizer que não vai pegar o vírus, só não terá efeitos tão devastadores para a saúde. Por outro lado, ele informa que aconteceu uma importante palestra para os servidores da saúde. Dois novos carros, adquiridos com recursos próprios, vão ser destinados ao setor. Um veículo vai para a Vigilância Sanitária e o outro para Assistência Social. Aos poucos a prefeitura vai renovar a frota.

Administração Municipal avança no plano de asfaltamento da cidade. Conforme o vice prefeito de Saltinho, várias ruas já receberam pavimentação e no final do mês, outras começarão a ser asfaltadas. Os valores são dos cofres públicos e de emendas parlamentares. Essa semana vai para a Câmara um projeto de lei orçamentária muito importante. As prefeituras de Saltinho e de Santa Terezinha do Progresso se uniram e cada uma gestionou recursos para asfaltar um trecho que liga os 2 municípios. Os recursos estão garantidos sendo mais de 3 milhões da parte de Saltinho e 4 milhões de reais de Santa Terezinha. Depois, vai faltar uns 9 quilômetros ainda para serem pavimentados, bem no meio do trajeto.

Polícia Ambiental e Departamento de Meio Ambiente resgatam animal em situação de maus tratos. Os agentes receberam uma denúncia de que uma cadela da raça Husky Siberiano, estava em situação de maus tratos, há três dias sem receber água nem comida em Marmeleiro. No local foi encontrado o animal amarrado numa corrente com menos de um metro, sem água, sem comida e em meio a fezes. Quando os policiais chegaram não havia ninguém na residência. O proprietário foi identificado e autuado por infração ambiental de maus tratos a animais e a documentação pertinente foi encaminhada para a delegacia da Polícia Civil, onde ele vai responder por seus atos. A pena prevista para o crime é de dois a cinco anos de prisão. O animal foi resgatado e ficou aos cuidados da Polícia Ambiental, até que possa ser destinado a adoção.

Motoqueiro fica gravemente ferido em acidente. O condutor de uma motocicleta sofreu ferimentos graves numa colisão de trânsito que ocorreu no início da tarde de ontem, em Francisco Beltrão. O acidente ocorreu no cruzamento da Rua Bolívia com a Ponta Grossa, no bairro Luther King. Se envolveram um Celta e Uma motocicleta Suzuki JTA. O condutor da moto, um homem de 39 anos, sofreu ferimentos considerados graves e recebeu os primeiros socorros pelo sargento BIAZUS, da reserva do Corpo de Bombeiros, até a chegada da ambulância que o levou ao Hospital Regional. A Polícia Militar foi chamada e fez o Boletim de Ocorrência.

Presidiário de Pinhalzinho que arrancou coração de companheiro é encontrado morto. O preso foi achado dentro de uma cela na Penitenciária Industrial de Blumenau, no Vale do Itajaí. O caso ocorreu ontem, e as causas da morte não foram divulgadas. O homem foi identificado como CARLOS KELLER, de 25 anos, natural de Pinhalzinho. Ele cumpria pena por homicídio, condenado em 2018 à 34 anos e três meses de prisão pela morte de ELOIR TERNUS, assassinado em agosto de 2015. Além desta condenação, no dia 25 de dezembro de 2017, acompanhado de um comparsa, sequestrou um taxista em Pinhalzinho. No ano passado, já cumprindo pena, ele arrancou o coração de um colega de cela na unidade prisional onde estava. O corpo dele foi velado ontem, em Pinhalzinho.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.