ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco segunda-feira 24 08 2020

-GOVERNO SINALIZA QUE ENVIARÁ REFORMA ADMINISTRATIVA ATÉ OUTUBRO

-PM ESTUDA CONTRATAÇÃO DE AGENTES TEMPORÁRIOS EM SANTA CATARINA

-GREVE DOS TRABALHADORES DO CORREIO COMPLETA UMA SEMANA NO MUNICÍPIO

-SINTE DEFENDE RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS SOMENTE NO ANO QUE VEM

-AGOSTO LARANJA REFORÇA CUIDADOS PARA PREVENIR AS DEFICIÊNCIAS

-CICLISTA SOFRE FERIMENTOS GRAVES EM COLISÃO CONTRA CARRO NA SC 163

-PM FLAGRA PONTO DE VENDA E CONSUMO DE DROGA NO BAIRRO AGOSTINI

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de dois grau.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 58 centavos. O euro está valendo seis reais e 61 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

Uma pesquisa publicada neste domingo aponta que alguns remédios para hipertensão podem ter um efeito benéfico em pacientes que já usam os medicamentos e são infectados pela Covid-19. Pessoas com pressão alta estão entre os grupos que correm mais risco de morrer se forem infectadas pelo novo coronavírus. Cientistas de uma universidade no Reino Unido, concluíram que pacientes hipertensos que já usavam remédios que eram do tipo inibidor tiveram menos chances de ser internados na UTI, precisar de suporte de oxigênio com ou sem ventilação mecânica e de morrer. Os cientistas fizeram uma revisão sistemática e uma análise de 19 estudos já existentes sobre a relação entre o uso deles e a infecção por Covid-19, com informações de mais de 28 mil pessoas.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, anunciou neste domingo que a FDA liberou o uso emergencial de plasma de convalescentes no tratamento de pacientes com Covid-19 no país. Embora anunciada com alarde pelo presidente, a liberação deve ampliar o alcance do tratamento, amplamente defendido por TRUMP, que já foi usado em cerca de 70 mil pessoas nos Estados Unidos. Ele consiste em transfusões de material retirado do sangue de pessoas que já se curaram da doença e têm anticorpos. Isso reduziria a mortalidade em cerca de 35 por cento, segundo estudos iniciais, desde que a aplicação seja realizada precocemente.

A Venezuela recebeu neste sábado 73 toneladas de ajuda humanitária doadas por Espanha e Portugal para fazer frente à pandemia Covid-19. A informação foi divulgada por representantes do governo socialista, da Organização das Nações Unidas e da União Europeia. A ajuda inclui algumas vacinas para várias patologias, equipamentos de proteção, equipamentos para saneamento de água e diversos medicamentos. Os suprimentos serão destinados aos grupos mais vulneráveis devido à pandemia e à situação econômica que o país enfrenta.

Cinco meses após o início dos efeitos do coronavírus na economia, o setor aéreo brasileiro começa a ensaiar uma retomada, mas o número de rotas disponíveis dentro do país até julho ainda era pouco mais da metade do oferecido antes da pandemia, apontam dados da Agência Nacional de Aviação Civil. Segundo a Anac, em abril, no auge dos efeitos recessivos da pandemia, o Brasil contava com 125 rotas domésticas ativas, ou seja, ligações entre dois aeroportos dentro do país com oferta de ao menos um voo regular. Esse número equivale a menos de um terço do registrado em abril de 2019, quando eram 431 ligações ativas.

O crescimento dos gastos obrigatórios, principalmente os previdenciários, continuará comprimindo as despesas livres do governo, chamadas de "discricionárias", e ameaça comprometer parte dos serviços públicos em 2021. A avaliação é da Instituição Fiscal Independente, órgão ligado ao Senado Federal. Isso porque a regra do teto de gastos, criada em 2016, limita o aumento das despesas do governo à inflação do ano anterior. De acordo com a IFI, a despesa não obrigatória mínima necessária, no próximo ano, para o funcionamento da máquina pública, é de 89 bilhões e 900 milhões de reais. Entretanto, com o forte aumento das despesas obrigatórias no ano que vem, os recursos que sobrarão para o governo realizar esses gastos "discricionários" serão menores do que isso: 72 bilhões e 300 milhões de reais.

O presidente JAIR BOLSONARO e integrantes da equipe econômica sinalizaram, em conversas recentes com a cúpula do Congresso Nacional e lideranças de partidos do Centrão, que o governo enviará a reforma administrativa em até 60 dias, ou seja, até outubro. Segundo apurou a CNN Brasil, a proposta não deve mexer em direitos adquiridos dos servidores públicos, exigência de parte dos parlamentares e até do próprio BOLSONARO. Também há uma discussão sobre bonificação por meritocracia para os atuais servidores. O ministro da Economia, PAULO GUEDES tem ressaltado que a proposta do governo já está pronta desde novembro de 2019. A reforma aguardava apenas aval do presidente da República.

O presidente da FIESC, MARIO CEZAR DE AGUIAR, se reuniu na última semana com a vice-governadora do estado DANIELA REINEHR para detalhar as demandas de infraestrutura prioritárias no âmbito federal até o final do ano, segundo análise da Federação. Acompanhada do secretário de estado da Infraestrutura, THIAGO VIEIRA, ela definiu os pontos de atenção para tratar em audiência agendada para esta semana com o ministro TARCÍSIO DE FREITAS. O valor mínimo das principais obras rodoviárias e aquaviárias apontadas pela FIESC soma cerca de 730 milhões de reais a ser investido pelo governo federal. AGUIAR defendeu concessões, com regras claras em aspectos como sistemas de pedágio e contratos, para solucionar diversos desafios na área de infraestrutura.

O Governo do Estado oferecerá novas bolsas de estudo e pesquisa, ainda em 2020, para os estudantes de ensino superior no Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina, o Uniedu. A próxima etapa de concessões começará no dia oito de setembro e os estudantes podem fazer ajustes no cadastro ou inscrever-se no programa no período entre os dias 27 de agosto e sete de setembro. A liberação de 60 milhões pelo Governo do Estado vai possibilitar a oferta de novas bolsas previstas no artigo 170 da Constituição Estadual. A legislação prevê bolsas de estudo e de pesquisa aos alunos do ensino superior, além de financiar o Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional, que destina bolsas de estudo para cursos de licenciaturas e desenvolvimento regional.

A Polícia Militar de Santa Catarina está realizando um estudo para a contratação de agentes temporários no Estado. Os profissionais trabalhariam em setores administrativos dentro da corporação. Segundo o comandante-geral da PM, coronel DIONEI TONET, a possível contratação ainda está em fase de estudos. Os agentes atuariam, de forma temporária, nas funções de médicos, dentistas, administradores e contadores, por exemplo. Atualmente, essas vagas são ocupadas por profissionais de carreira. A proposta é de que os agentes temporários ocupem os cargos durante oitos anos, sem possibilidade de recontratação ao término do contrato. O estudo, no momento, prevê a contratação de profissionais com nível técnico e superior.

O Núcleo dos Corretores de Imóveis da Acismo vai promover nesta terça-feira uma live para os profissionais do setor. O bate-papo on-line a partir das sete e meia da noite será com LEANDRO LORENZON. O tema da live será “O que faz um corretor perder o cliente?” Para participar basta apontar a câmera do celular ou tablet para o QR Code da Imagem. O evento é gratuito e visa dar diretrizes para que os corretores aperfeiçoem as táticas de venda e fidelizem os clientes. De acordo com o coordenador do núcleo, MAURICIO GIUSTI é uma oportunidade para o corretor ampliar seus conhecimentos e traçar metas e métodos de trabalho.

A greve dos trabalhadores do Correio completa hoje uma semana no município. De acordo com o dirigente do sindicato dos trabalhadores na empresa de Correios, Telégrafos e Similares em Santa Catarina, CEDENIR DONADA, o movimento continua forte e com grande adesão. Ele explicou que apenas uma carteiro da agencia de distribuição não está em greve. DONADA comentou que as entregas nas ruas foram suspensas. Apenas o serviço de retirada de mercadorias no balcão da agencia que fica nas proximidades do Clube Comercial está mantido. Na agencia central, os servidores estão em greve e a unidade está atendendo apenas algumas postagens urgentes. Ele disse que a adesão à greve ainda deve aumentar nesta semana.

O objetivo da greve dos trabalhadores do Correio é evitar a retirada de cláusulas do acordo coletivo fechado em 2019 com a empresa. A explicação é do dirigente do sindicato dos trabalhadores na empresa de Correios, Telégrafos e Similares em Santa Catarina, CEDENIR DONADA. Ele disse que o acordo foi firmado em 2019 e, neste ano, a empresa comunicou a categoria que o documento não seria aplicado. Segundo DONADA, os trabalhadores perderiam cerca de 70 cláusulas previstas no acordo e uma série de conquistas, como o vale alimentação, vale creche e adicional de risco dos carteiros. Além disso, os trabalhadores também querem mais segurança diante do avanço do coronavírus e a manutenção da empresa pública. DONADA disse que por enquanto não há previsão de encerrar o movimento grevista.

O Peperi Rádio Repórter deste sábado falou sobre o Agosto Laranja e o mês da prevenção às deficiências. O programa abordou as ações da Apae previstas para este mês e os cuidados que podem ser adotados pela população para reduzir os casos de deficiência. O Peperi Rádio Repórter recebeu a psicóloga DELCIANA BIANCHI e a terapeuta ocupacional GRAZIELE DURÃO. Eles explicaram que o Agosto Laranja terá algumas alterações por conta da pandemia do coronavírus, mas que a meta da iniciativa é a mesma dos anos anteriores: informar e conscientizar a população sobre os cuidados e a importância da prevenção para evitar as deficiências.

O Agosto Laranja está ocorrendo basicamente por meio das redes sociais e dos veículos de comunicação, como a rádio Peperi. A afirmação é da psicóloga DELCIANA BIANCHI. Ela explicou que a pandemia do coronavírus impediu a realização de palestras, seminários e pedágios como acontecia até o ano passado. Neste ano, as informações sobre a prevenção ocorre de modo virtual, especialmente nas redes sociais e em entrevistas de rádio. DELCIANA citou que as pessoas devem ter essa preocupação em mente e pensar na prevenção das deficiências antes mesmo de engravidar. Ela disse que os cuidados durante a gestação são fundamentais para evitar problemas com a formação do bebê. A psicóloga lembrou que a Apae está prestando atendimento e orientações à população mesmo com a escola fechada em razão da pandemia do coronavírus.

Um percentual muito alto de deficiências poderia ser evitada com algumas medidas preventivas. A observação é da psicóloga DELCIANA BIANCHI. Ela citou que a preocupação deve começar antes da gestação com a realização de exames nos pais. Depois disso, o acompanhamento pré-natal e os cuidados com a alimentação e a restrição ao consumo de determinados produtos por parte da mãe são questões centrais. DELCIANA disse que esses cuidados podem evitar o nascimento de bebes com deficiências.

O diagnóstico precoce das deficiências é tão importante quanto a prevenção. O comentário é da terapeuta ocupacional GRAZIELE DURÃO. Ela citou que a rápida identificação de eventuais deficiências é fundamental para o início da reabilitação e estimulação. GRAZIELE comentou que essa atenção vai melhorar o desenvolvimento da criança e impedir a formação de outros problemas. Ela citou que essa preocupação envolve pais e profissionais de outros setores públicos, como a saúde e a assistência social. A terapeuta destacou que o acompanhamento deve ocorrer durante a gestação da mulher e, caso se confirme alguma deficiência, a criança dever ser estimulada o mais cedo possível.

O colegiado dos secretários de Educação da Ameosc concorda com a decisão do estado de prorrogar para 13 de outubro o possível retorno das aulas presenciais em Santa Catarina. De acordo com a secretária de Mondaí e coordenadora do Colegiado, SANDRA CALAI, todas as regiões do estado tem risco grave ou gravíssimo de contágio do coronavírus e por isso o adiamento da reabertura das escolas é uma decisão prudente e acertada. Ela entende que ainda não é hora de encaminhar o fim do ano letivo a distância e deixar o retorno para 2021. SANDRA destacou que o momento gera insegurança, mas é preciso pensar na situação dos professores que estão se reinventando para dar continuidade às aulas e é preciso pensar na situação dos profissionais temporários que dependem desse trabalho. Ela ressaltou que a Ameosc está atenta e analisando com muito cuidado o possível retorno das aulas presenciais.

O sindicato dos trabalhadores em educação defende a volta das aulas presenciais somente no ano que vem em Santa Catarina. A declaração é do coordenador estadual do Sinte, LUIZ CARLOS VIEIRA. Ele participou do programa Boa Tarde Peperi e disse que a saúde deve ser colocada em primeiro lugar e ainda não existe nenhuma garantia de um retorno seguro para alunos e professores. VIEIRA comentou que houve aumento de contaminação nos países que tentaram voltar com as aulas presenciais. Ele disse que a melhor decisão é encerrar o ano letivo à distância e deixar a retomada presencial somente no ano que vem.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste registrou um alta hospitalar de paciente com Covid-19 neste domingo. A pessoa que deixou o hospital e foi para casa é de Mondaí. A ocupação dos leitos de UTI é 17 pacientes, 16 deles confirmados e um suspeito. A Unidade de Tratamento Intensivo aberta exclusivamente para os casos de coronavírus tem um leito disponível. Na enfermaria, apenas um caso suspeito está internado com taxa de ocupação de seis por cento.

A secretaria de saúde de São Miguel do Oeste adotou, desde a última semana, um novo tipo de teste para a Covid-19. De acordo com o enfermeiro da Vigilância Sanitária, MARCOS BORTOLANZA, trata-se de um teste imunocromatográfico para detecção de antígeno. Ele explicou que o exame é feito a partir da secreção nasal e identifica a presença de partículas virais no organismo. BORTALANZA disse que o procedimento leva uma hora entre a coleta e a leitura do resultado. O objetivo é dar mais agilidade ao processo, tanto para o diagnóstico e início do tratamento quanto para a liberação do paciente em caso de resultado negativo.

O número de casos confirmados de coronavírus vem aumentando no município. De acordo com o enfermeiro da Vigilância Sanitária, MARCOS BORTOLANZA, a secretária de Saúde confirmou 61 casos no mês de maio. Em junho foram 64 resultados positivos. No mês de julho, o número de diagnósticos positivos saltou para 134. Nas primeiras três semanas de agosto, a cidade teve 195 novos casos de Covid-19. BORTALANZA ressaltou que a testagem da população também vem aumentando e é um aspecto importante no trabalho de enfrentamento a pandemia do coronavírus. Desde o mês de maio, foram realizados mais de dois mil e 300 testes de Covid-19. O total de recuperados é de 395, o que representa 85 por cento do total de casos confirmados na cidade.

A Polícia Militar flagrou duas festas particulares neste final de semana. As atividades configuram o descumprimento das medidas de prevenção ao coronavírus previstas em decretos do estado e dos municípios. No começo da madrugada de ontem, uma guarnição da PM flagrou 21 pessoas em uma festa na Linha Bela Vista no interior de Descanso. Vários veículos estavam no local de difícil acesso. Em Guaraciaba, por volta das quatro horas da tarde, a polícia constatou uma aglomeração de 13 pessoas na na Linha Olímpio, interior do município. Nos dois casos, os policiais confeccionaram termos circunstanciados e as pessoas que estavam nesses dois locais terão que comparecer em uma audiência judicial para explicar a situação.

Duas pessoas ficaram feridas em um acidente de transito neste domingo em Guaraciaba. O acidente aconteceu por volta da uma e meia na rua Antônio Caetano Arpini, centro da cidade. Um Golcaiu de um barranco com altura aproximada de cinco metros. Um dos ocupantes do carro ficou preso entre as ferragens. A caroneira, de 64 anos, sofreu traumatismo craniano e fratura de fêmur. A segunda vítima, de 34 anos era o motorista do carro. Ele foi encontrado fora do veículo e com ferimentos leves. Os dois foram atendimentos no local e encaminhados ao Hospital São Lucas para atendimento médico.

O Corpo de Bombeiros atendeu um acidente de trânsito neste domingo na SC-492 entre São Miguel do Oeste e Bandeirante. O condutor de uma motocicleta perdeu o controle da direção e sofreu uma queda por volta das três e meia da tarde. Além dele, uma moça que estava na carona sofreu ferimentos. Os dois tiveram diversas escoriações. Populares que passavam pelo local auxiliaram os jovens e acionaram o Corpo de Bombeiros. A guarnição de resgate encaminhou os dois para atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento em Saúde 24 horas.

Uma colisão entre um carro e uma bicicleta deixou uma pessoa ferida neste domingo no município de Itapiranga. O acidente aconteceu por volta das três horas da tarde na SC 163, proximidades do pórtico de entrada da cidade. Ao chegar no local, a guarnição dos bombeiros encontrou uma adolescente de 16 anos, com escoriações generalizadas e fratura exposta do fêmur esquerdo. Ela foi atendida e encaminhada ao Hospital Sagrada Família. O condutor do automóvel Celta de Itapiranga e permaneceu no local aguardando a chegada da Polícia Militar. Devido à gravidade da lesão, a ciclista foi encaminhada para São Miguel do Oeste.

Um poste da rede elétrica foi partido ao meio em um acidente no início da noite de ontem em São Miguel do Oeste. A colisão aconteceu por volta das sete e meia na avenida Willy Barth, próximo à área Industrial. Um veículo Focus, ocupado por três pessoas bateu de frente no poste que fica no canteiro central da via. O condutor não soube informar a causa do acidente. O Corpo de Bombeiros atendeu a ocorrência, mas ninguém se feriu. A Celesc foi acionada e trabalhou na substituição do poste. As fotos e vídeos do acidente estão no portal da Peperi na internet.

Um veículo furtado sábado em São Miguel do Oeste foi localizado ontem a noite no interior de Itapiranga. A Polícia Militar atendeu um acidente de transito na comunidade de Sede Capela por volta da nove horas da noite. A guarnição da PM estava realizando rondas pelo interior do município quando constatou um acidente de trânsito com saída de pista. Os policiais consultaram o sistema de dados da segurança pública e confirmaram que o Gol emplacado em Barra Bonita tinha registro de furto em São Miguel do Oeste. O motorista de 31 anos estava alcoolizado e não teve ferimentos. Ele foi preso e conduzido ao plantão da Polícia Civil em Iporã do Oeste.

A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de tráfico e posse de drogas para uso pessoal na neste final de semana no bairro Agostini em São Miguel do Oeste. Uma guarnição da PM, em rondas pela avenida Salgado Filho, realizou uma abordagem em um local suspeito de tráfico de drogas. Com autorização da proprietária, os PMs entraram na casa e encontraram cinco pessoas, sendo duas menores de idade. A polícia aprendeu uma sacola preta contendo 480 gramas de maconha e várias bitucas de cigarro da droga, juntamente com uma faca utilizada para fragmentar o entorpecente. Durante a ocorrência, um homem chegou no local para comprar drogas. Os envolvidos na ocorrência foram presos e o conselho tutelar foi acionado para acompanhar os adolescentes que estavam no local.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.