-INSEGURANÇA ALIMENTAR CAI, MAS AINDA AFETA 37 MILHÕES DE PESSOAS NO BRASIL
-TRÊS CIDADES DE SC ESTÃO ENTRE AS 50 DO PAÍS COM MAIOR TAXA DE ESTUPRO
-AMEOSC VAI ATUALIZAR PROJETO E REFORÇAR PEDIDO POR CAMPUS DA UNIVERSIDADE FEDERAL
-PROJETO ELEIÇÕES 2024 DA REDE PEPERI TERÁ 27 DEBATES À PREFEITO NA REGIÃO
-PRIMEIRO PROGRAMA COM CANDIDATOS DE SÃO MIGUEL SERÁ NO DIA 24 DE AGOSTO
-INCÊNDIO DESTRÓI RESIDENCIA EM COMUNIDADE RURAL
-POLÍCIA MILITAR PRENDE MULHER POR TRÁFICO DE DROGAS NO VILA NOVA DOIS
O tempo é de sol com algumas nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol. A mínima nas últimas horas foi de 11 graus. A máxima pode chegar a 26 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 63 centavos. O euro está valendo seis reais e 11 centavos. O peso está cotado em 0,0060 centavos.
Um avião caiu e pegou fogo logo após tentar decolar do aeroporto de Katmandu, a capital do Nepal, matando 18 pessoas nesta quarta-feira. O comandante teria sido resgatado com vida, mas o estado de saúde não foi informado. Todos os ocupantes eram funcionários de uma companhia aérea. A aeronave transportava dois tripulantes e 17 técnicos para a cidade de Pokhara, para reparar outro avião. Imagens mostraram bombeiros tentando apagar o incêndio e uma espessa fumaça preta no local do acidente. As imagens também mostraram o avião voando um pouco acima da pista e inclinando-se antes de cair.
Uma explosão em uma fábrica de tequila deixou cinco pessoas mortas e várias vítimas feridas, no México, na terça-feira. O incidente aconteceu em uma unidade da Jose Cuervo na cidade de Tequila, no noroeste do país. A Defesa Civil informou que um tanque da fábrica com capacidade para 500 mil litros explodiu. A unidade contava ainda com outros três tanques, sendo que dois desmoronaram. A explosão foi seguida de um incêndio, que foi controlado por trabalhadores da fábrica. As autoridades não souberam informar quantas pessoas estavam no local no momento do incidente e as causas da explosão estão sendo investigadas.
A oposição venezuelana afirmou que está enfrentando "obstáculos graves" para credenciar fiscais que irão trabalhar na eleição presidencial de domingo. Segundo a coalizão montada para enfrentar o presidente NICOLÁS MADURO, o site da autoridade eleitoral apresenta "problemas técnicos". A Plataforma Unitária Democrática afirmou que registrou mais de 90 mil fiscais para acompanhar as eleições. No entanto, a oposição diz que o site da autoridade eleitoral não está permitindo a impressão das credenciais de acesso ao centro de votação. No poder desde 2012, MADURO tenta a reeleição para um terceiro mandato consecutivo.
O governo federal vai lançar nesta quarta-feira o programa Voa Brasil, que deverá proporcionar passagens aéreas de até 200 reais. A primeira fase deverá ser focada somente em aposentados. Cerca de 23 milhões podem ser beneficiadas. A medida, segundo o governo, visa "permitir que mais brasileiros, especialmente novos usuários, tenham acesso ao mercado aéreo do Brasil". Inicialmente, o governo previa que o público do programa seria mais amplo e também incluiria alunos do Programa Universidade Para Todos de bolsas universitárias para alunos de baixa renda. Porém, o governo federal quer, primeiro, avaliar o resultado da oferta de passagens. No primeiro ano, devem ser colocados à venda 3 milhões de bilhetes.
A ministra do Planejamento e Orçamento, SIMONE TEBET, assegurou que a distribuição dos cortes nos gastos públicos, que somam 15 bilhões de reais, será informada em decreto presidencial, no próximo dia 30, após o relatório bimestral que avalia o comportamento de receitas e despesas. TEBET disse que, com o detalhamento, alguns gastos não terão retorno e alguns outros, “a depender da receita ou da revisão de gastos ainda neste ano”, poderão ser descontingenciados. Após a divisão de bloqueio e contingenciamento por ministério, as pastas definirão programas e obras afetados. A ministra enfatizou que é preciso fechar a Lei Orçamentária Anual de 2024 com meta zero.
O número de brasileiros em situação de insegurança alimentar severa caiu 85 por cento em 2023. No entanto, a fome ainda afeta dois milhões e pessoas, o que significa que um vírgula dois por cento da população brasileira passa um dia inteiro ou mais sem comer. Em números absolutos, 14 milhões e 700 mil deixaram de passar fome no país em um ano. Os dados são da edição de 2024 do Relatório das Nações Unidas sobre o Estado da Insegurança Alimentar Mundial, conhecido como “Mapa da Fome”, divulgado nesta quarta-feira. Em 2023, a subnutrição no Brasil também caiu, de quatro vírgula dois para dois vírgula oito por cento em comparação com a média dos anos de 2020 a 2022. a população em insegurança alimentar no Brasil ainda atinge 37 milhões de brasileiros.
Três cidades de Santa Catarina estão entre os municípios com as maiores taxas de estupro em todo o país. Chapecó tem o maior número do Estado e registrou cerca de 82 vírgula oito ocorrências a cada 100 mil habitantes é o décimo segundo com maior índice no ranking nacional. Camboriú com 78 vírgula seis e Itajaí com 70 vírgula um também entraram na lista. Os dados são do Anuário de Segurança Pública e são referentes a 2023. Em 2022, Santa Catarina registrou quatro mil 701 casos de estupro, já em 2023, foram quatro mil 779. Os números ainda mostram que, no ano passado, 663 pessoas foram vítimas de tentativa de estupro no Estado. Além disso, somados, foram registrados dois mil 916 casos de assédio e importunação sexual em 2023.
A Polícia Federal tem atualmente dois mil e 23 inquéritos em andamento de fatos investigados em Santa Catarina, cerca de 10 por cento deles relacionados ao crime de estelionato contra entidades de direito público, a exemplo da União, estados, municípios, autarquias, entre outras instituições. O total de inquéritos do estado equivale a quatro por cento de todos os que estão em andamento no país. Os dados foram disponibilizados pela PF em um painel atualizado diariamente. A Superintendência Regional tinha o maior número de inquéritos abertos, seguido pela Delegacia de Itajaí. Na PF de Dionísio Cerqueira estão em andamento 102 inquéritos.
O número de ocorrências de incêndio com fogões à lenha, lareira e aquecedores aumentam 150 por cento no inverno em Santa Catarina. Os dados são da Divisão de Investigação de Incêndio do Corpo de Bombeiros Militar que investigou incêndios ocorridos no período de 2018 a 2023. Os incidentes ocorrem com maior frequência nos meses de maio, junho, julho e agosto. Durante esses quatro meses, registram-se entre 12 a 15 ocorrências mensais, totalizando 60 incêndios atribuídos a esses equipamentos térmicos. De acordo com a corporação é crucial reforçar os cuidados e recomendações da corporação para conscientizar a população sobre o uso seguro desses equipamentos térmicos, evitando assim vítimas e incêndios associados a eles.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes alertou os motoristas sobre operações de PARE e SIGA e trânsito em meia pista na BR-282, entre Pinhalzinho e Maravilha. As intervenções ocorrem devido a serviços de conservação e manutenção. As operações, que impactam o trânsito, são realizadas durante o dia, das sete da manhã as cinco da tarde e devem continuar nas próximas semanas, dependendo das condições climáticas. Motoristas que transitam pelo trecho devem estar atentos à sinalização provisória e às orientações dos trabalhadores. As equipes do DNIT estão empenhadas em diversas frentes de trabalho, incluindo limpeza de equipamentos de drenagem, instalação de drenos profundos, poda de árvores, tapa-buracos e aplicação de nova camada asfáltica.
O município de Itapiranga vai sediar nesta final de semana o vigésimo segundo seminário da suinocultura. O evento vai ocorrer no próximo sábado nos pavilhões do Complexo Oktober, com ampla programação sobre a importância da suinocultura e inovações na produção. Conforme o Secretário do Núcleo dos Suinocultores, BOLIVAR WOLFART, o evento terá participação de diversas autoridades e suinocultores da região. O seminário organizado pelo Núcleo Regional dos Criados de Suínos do Extremo Oeste Catarinense inicia às oito da manhã com um café da manhã. Na sequência será realizada a abertura com pronunciamentos de diversas autoridades presentes. A partir das nove e meia começam as palestras sobre crédito de carbono, uma das novidades para a produção e as oportunidades do agronegócio atualmente.
O prazo de inscrições para a eleição suplementar do Conselho Tutelar da Criança e adolescente de Belmonte termina nesta sexta-feira, dia 26. De acordo com a Assistente Social CLÁUDIA TEIXEIRA, o processo se dá em virtude do município ter ficado sem suplentes desde o início do ano e pelo afastamento de duas conselheiras tutelares por questões pessoais. Na eleição terá cinco vagas para o Conselho Tutelar, duas delas para preenchimento imediato. Ela explicou que os suplentes poderão ser chamados posteriormente conforme a vagância de alguma vaga ou para substituir o titular durante o período de férias ou licença. As inscrições podem ser feitas até sexta no Centro Administrativo em horário comercial.
Por se tratar de um edital suplementar, a eleição do Conselho Tutelar de Belmonete será indireta, ou seja, com participação apenas dos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, titulares e suplentes. A informação é da Assistente Social, CLAÚDIA TEIXEIRA. Os eleitos serão chamados em agosto para assumir as vagas. A Assistente Social de Belmonte lembra que são necessários anexar alguns documentos na ficha de inscrição, como certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência dos últimos três meses, certidão de quitação eleitoral, antecedentes criminais, negativas da justiça eleitoral e federal, certidão da justiça militar, certificado de conclusão do ensino médio, bem como certificados de cursos na área da criança e adolescente ou tempo de trabalho com experiência comprovada na área.
A CDL de São Miguel do Oeste está recebendo inscrições para as capacitações programadas para o segundo semestre do ano. A informação é do diretorde capacitação empresarial da entidade, IVANDRO SPENGLER. Ele disse que a maioria dos cursos é formada pelas indicações e pedidos dos associados. IVANDRO comentou que alguns cursos são sem custo e outros são subsidiados pela CDL. Ao todo, serão seis cursos: Instagram para negócios Contabilidade para não contador, Colaborador 360, Impulsionando meu negócio no Google, Imersão para líderes de alta performance e Vitrine na prática. Quem tiver interesse pode fazer contato com a CDL para obter informações sobre datas, custos e forma de inscrição.
A Secretaria de Agricultura de São Miguel do Oeste está recebendo as inscrições para a terceira edição do Programa Bônus Agrícola. O prazo vai até o dia 31 de agosto. Para ter acesso ao benefício, os interessados devem protocolar o pedido na Prefeitura ou por meio do site oficial do Município, saomiguel.sc.gov.br, direcionando para Bônus Fiscal Agrícola. Esta será a terceira edição do programa e os valores do Bônus serão pagos de acordo com o Movimento Econômico das notas emitidas no ano de 2022. A secretaria de Agricultura ressaltou que é importante que todos os produtores que emitiram notas eletrônicas neste período, apresentem o relatório da movimentação até o mês de agosto. Ele também orientou as pessoas a não deixarem a inscrição para os últimos dias.
A coleta do lixo orgânico no bairro São Gotardo está sendo efetuada somente nos contêineres a partir desta semana. A informação é da secretaria de Urbanismo de São Miguel do Oeste. Desde ontem, apenas o material reciclável está sendo coletado nas tradicionais cestas de lixo, a exemplo do que já acontece na região central e outros bairros da cidade. O programa está sendo implementado de forma escalonada, e chegará a todo o perímetro urbano. A Secretaria solicita a colaboração da população, para que acondicione o lixo orgânico em sacos bem fechados e deposite no contêiner mais próximo de sua residência.
O Movimento Pró universidade federal no extremo-oeste vai ajustar o projeto elaborado há cerca de 10 anos para reapresentar o pedido ao Ministério da Educação. A informação é do presidente da Ameosc, WILSON TREVISAN. Ele esteve no Peperi Entrevista de ontem e disse que esse trabalho deve ser feito em cerca de 15 dias. De acordo com TREVISAN, os dados serão atualizados e encaminhados para o MEC no mês de agosto. Na segunda-feira, os prefeitos da Ameosc que fazem parte do Movimento estiveram em uma audiência na unidade da Universidade Federal da Fronteira Sul em Chapecó para discutir a implantação de um campus na região. Durante a audiência, foi debatida a criação imediata do novo campus em São Miguel do Oeste já com o curso de Medicina, com vagas liberadas pelo Ministério da Educação. Além disso, também se discutiu a inclusão de outros cursos na área da saúde.
Chegou a vez da região extremo-oeste receber um campus da Universidade Federal. A afirmação é do presidente da Ameosc, WILSON TREVISAN. De acordo com ele, o movimento pelo ensino superior federal na região começou antes mesmo da mobilização em Chapecó, mas o campus acabou indo para o maior município do oeste. Ele destacou que agora chegou o momento do extremo-oeste ser contemplado. Na visão de TREVISAN a instalação do campus é na região também é uma questão politica e, por isso, o extremo-oeste precisa reunir todas as lideranças para alcançar esse objetivo. Ele comentou que outro ponto a favor do pedido é o dado de que esta é uma das regiões com menor oferta de vagas de ensino superior em instituições públicas do estado.
O presidente da Ameosc, WILSON TREVISAN, destacou ainda que a reunião de segunda-feira na reitoria da Universidade Federal de Chapecó foi importante para manter o processo de mobilização da região em torno desse objetivo. De acordo com ele, o projeto que será atualizado terá a indicação de um espaço para abrigar o campus e os cursos que devem ser solicitados pela região. TREVISAN comentou que nos próximos dias a Ameosc deve discutir esses detalhes e escolher uma forma que seja mais viável para contar com a universidade federal no extremo-oeste.
A maior fatia do eleitorado de São Miguel do Oeste tem apenas o ensino médio completo. De acordo com dados da Justiça Eleitoral, oito mil 105 eleitores tem essa escolaridade, o que representa 25 por cento do total. Outros sete mil 353 tem o ensino fundamental, o que equivale a 22 por cento. Do total de eleitores da cidade, apenas 14 por cento o ensino superior, ou seja, quatro mil 685 eleitores. Para o pleito deste ano, 32 mil e um eleitores estão aptos a votar e escolher o novo prefeito e a nova composição da câmara de vereadores na eleição de seis de outubro.
O Novo de São Miguel do Oeste realizou a convenção partidária na noite desta terça-feira. A reunião ocorreu na Câmara de Vereadores e o partido confirmou três nomes para disputar a eleição para o legislativo. Durante a convenção, o partido decidiu não fazer nenhuma coligação para a disputa da prefeitura. A sigla não vai disputar a eleição majoritária e também não vai apoiar nenhum dos candidatos a prefeito. De acordo com o presidente, JÚLIO BOLFE, essa é a primeira vez que o Novo vai disputar uma eleição em São Miguel do Oeste. De acordo com ele, cerca de 70 por cento dos filiados participaram do encontro.
A Peperi finalizou o projeto de cobertura das eleições municipais deste ano no extremo-oeste. Assim como em pleitos anteriores, as emissoras da Rede Peperi vão promover debates entre os candidatos a prefeito de 24 cidades da região e fazer uma ampla cobertura de todo o processo eleitoral. Além dos debates, a Peperi vai trazer entrevistas e informações da Justiça Eleitoral com dados, números e orientações para o eleitor. No dia da eleição, em seis de outubro, a Peperi vai acompanhar a votação com informações ao vivo e, a partir das cinco da tarde, todos os detalhes da apuração com o resultado das urnas. A cobertura eleitoral da Peperi vai envolver mais de 50 profissionais da emissoras e do Portal da Peperi.
O objetivo da Projeto Eleições 2024 da Rede Peperi é valorizar a democracia e o debate como espaço para que os candidatos confrontem suas ideias e propostas. A afirmação é do diretor da Rede Peperi de Comunicação, ADILSON BALDISSERA. De acordo com ele, o debate permite que o eleitor possam comparar as propostas, analisar as posições dos candidatos e, com isso, escolher em quem votar. BALDISSERA citou que o projeto Eleições 2024 foi construído com base na lei eleitoral e reforça a tradição das coberturas eleitorais das emissoras afiliadas a Rede Peperi de Comunicação. Ele informou que todas as cotas para patrocínio dos debates e da transmissão da votação e apuração em seis de outubro foram comercializadas.
A Rádio Peperi fará seis debates eleitorais com candidatos a prefeito de cinco municípios da região. O cronograma começa no sábado, dia 24 de agosto, com os candidatos a prefeito de São Miguel do Oeste. No dia 31, o debate vai reunir os candidatos a prefeito de Romelândia. No dia sete de setembro, o programa vai colocar frente a frente os candidatos a prefeito de Bandeirante. O debate com os postulantes à prefeito de Paraíso será no dia 14 de setembro. No dia 21 de setembro, o programa será com os candidatos a prefeito de Barra Bonita. O cronograma será concluído no dia 28 de setembro com o segundo debate entre os candidatos a prefeito de São Miguel do Oeste.
Os debates da Peperi são esperados pela população e muitos eleitores definem o voto a partir do programa. O comentário é do diretor da Rede Peperi de Comunicação, ADILSON BALDISSERA. De acordo com ele, o debate na Peperi é tradicional e tem um papel importante para a consolidação da democracia. Ele esteve no Peperi Entrevista de hoje e reforçou a importância dos debates para os pleitos municipais.
Uma mulher de 27 anos foi presa por tráfico de drogas na Vila Nova Dois, no Bairro São Luiz, na tarde desta terça-feira. Durante uma operação motivada por denúncias de tráfico de drogas no local, a PM abordou um homem com um pedra de crack. Ele relatou que era usuário e que havia acabado de comprar a droga com uma mulher no local monitorado. Logo em seguida, um outro veículo que foi até a casa da suspeita e os policiais flagraram um dos ocupantes do carro com uma porção de crack. A guarnição foi até a casa da suspeita e encontraram cinco pedras de crack prontas para a venda. No local, com o auxílio do cão de faro, foram encontrados resquícios da droga em vários cômodos. Os policiais apreenderam 500 reais em dinheiro, aparelhos de telefone celular, uma balança de precisão e materiais utilizados para embalar o entorpecente. A mulher foi detida e levada para a delegacia de polícia.
Um incêndio destruiu uma residência no começo da manhã de hoje na linha Alto Macuco, interior de São João do Oeste. Os vizinhos identificaram o fogo e acionaram o Corpo de Bombeiros. Parte da casa foi consumida pelas chamas. O fogo consumiu um dos quartos e se alastrou para sala e cozinha. A proprietária não estava na residência no momento do incêndio. As causas ainda não foram identificadas. A ocorrência foi atendida pelo Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste, com auxílio de Itapiranga. A Polícia Militar também esteve no local.