-DEPUTADOS DE OPOSIÇÃO PEDEM SUSPENSÃO DE DECRETO COM RESTRIÇÕES ÀS ARMAS
-ARRECADAÇÃO DA UNIÃO EM SC EM 2022 CHEGOU A 103 BILHÕES DE REAIS
-FESTA DO COLONO E MOTORISTA É CELEBRADA COM BENÇÃO DE VEÍCULOS NO MUNICÍPIO
-FACISC PROMOVE PLENÁRIA REGIONAL NESTA TERÇA PARA DISCUTIR SITUAÇÃO DE SCs
-FAISMO 2024 VAI MANTER FORMATO COM SHOWS REGIONAIS
-COLISÃO ENTRE VEÍCULOS DEIXA DUAS PESSOAS FERIDAS NA SC 157
-PM EMITE NOTA SOBRE OCORRÊNCIA DE MENOR BALEADO POR POLICIAL DE FOLGA
O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol. A mínima das últimas horas foi de 14 graus e a máxima para hoje deve ser de 25 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 75 centavos. O euro está valendo cinco reais e 31 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula nove centavos.
O presidente da Ucrânia, VOLODYMYR ZELENSKY, prometeu "retaliações" a um novo ataque russo, em que "19 mísseis" foram disparados em Odessa, matando duas pessoas e destruindo uma catedral histórica, segundo informações da RFI. Por sua vez, VLADIMIR PUTIN, que se reuniu neste domingo com o presidente bielorrusso, afirmou que a contraofensiva ucraniana lançada no início de junho "falhou". Regularmente alvo de ataques russos, Odessa, no Mar Negro, foi classificada no início deste ano pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. A cidade voltou a sofrer bombardeios durante a madrugada, que mataram dois civis e feriram outras 22 pessoas, incluindo pelo menos quatro crianças, segundo as autoridades ucranianas.
Centenas de equipes de resgate recuperaram 27 corpos enquanto avançavam no quarto dia de buscas por dezenas de pessoas ainda desaparecidas depois que fortes chuvas de monção provocaram um grande deslizamento de terra em uma vila no oeste da Índia, disse uma autoridade neste domingo. Desde que o deslizamento de terra atingiu uma Vila na noite de quarta-feira, a cerca de 80 quilômetros de Mumbai, 78 pessoas ainda estão desaparecidas. Entre os mortos estão quatro crianças. 75 pessoas foram resgatadas. Quatro pessoas estão hospitalizadas.
O conservador Partido Popular venceu neste domingo as eleições que aconteceram na Espanha. O partido obteve 136 assentos, sendo 47 a mais do que os alcançados em 2019. Já o Partido Socialista aparece como a segunda força política, com 122 assentos, dois a mais do que nas eleições anteriores, embora o resultado complique o processo de formação de governo. Isso porque nenhum dos blocos de direita e esquerda tem representantes suficientes a princípio para chegar à maioria absoluta no primeiro turno de uma votação de posse ou sequer maioria simples em um segundo no qual precisaria de mais votos a favor do que contra.
O Conselho Nacional de Justiça retoma, a partir desta segunda-feira, os mutirões carcerários no país. Nesta primeira etapa, serão cinco dias de trabalhos em cinco capitais brasileiras, no Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do país. As cidades que vão receber os mutirões são Cuiabá, Natal, Salvador, Belo Horizonte e São Paulo. A retomada dos mutirões já tinha sido anunciada no fim de junho pelo conselho. A ação pode ajudar a diminuir a lotação das prisões, ao garantir que a Justiça assegure a devida aplicação da lei nos processos que envolvem a restrição de liberdade. A ideia é que o mutirão carcerário se estenda até setembro.
O governo federal encaminhou para o Congresso um projeto de lei que aumenta penas para quem cometer crimes em ambientes escolares. A medida é fruto das discussões que o governo fez após uma série de ataques a escolas neste ano, que mataram e feriram crianças. De acordo com o Ministério da Justiça, a proposta acrescenta na relação de homicídios qualificados, no Código de Processo Penal, o homicídio cometido no interior de instituições de ensino. A pena prevista é de prisão de 12 a 30 anos, que poderá ser aumentada entre um terço e a metade, se a vítima for pessoa com deficiência ou com doença que implique o aumento de sua vulnerabilidade. O projeto também altera a lei para considerar homicídio e violência no interior de instituições de ensino como crimes hediondos, quando não há direito a fiança e nem previsão de indulto, anistia e liberdade provisória.
Ao menos 53 deputados federais da oposição protocolaram uma proposta para suspender o decreto editado na sexta-feira pelo governo federal. A proposta faz uma ampla restrição na circulação e acesso a armas no país. O pedido foi registrado no sistema eletrônico da Câmara neste sábado. Os parlamentares reclamam especificamente do dispositivo que repassa do Exército para a Polícia Federal a fiscalização do armamento e munição dos artefatos. Integrantes da bancada da Segurança Pública, em conjunto da bancada Ruralista, argumentam que a decisão pode acarretar implicações operacionais e administrativas à PF porque, segundo eles, o órgão não possuiria estrutura para lidar com o registro e controle desse tipo de armamento. As medidas representam uma reversão da política de ampliação do acesso a armas colocada em prática pelo ex-presidente JAIR BOLSONARO.
O setor de serviços em Santa Catarina teve expansão de um vírgula um por cento em maio relação abril. Os dados foram divulgados pela Universidade Federal de Santa Catarina a partir da divulgação da pesquisa do IBGE. Santa Catarina teve crescimento acima da média nacional, cujo registro foi expansivo em zero vírgula nove por cento. Segundo a UFSC, todas as atividades apresentaram expansões, com destaque para transportes, serviços auxiliares aos transportes e correios com alta de 14 por cento, seguido por serviços de informação e comunicação que tiveram crescimento de 12 vírgula sete por cento. A área de serviços prestados às famílias aumentaram cinco por cento.
Em Santa Catarina, 77 vírgula seis por cento das famílias estão endividadas, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência, acima da média nacional. Os dados são referentes a junho de 2023 e apresentaram a quarta alta mensal seguida. De acordo com dados do Núcleo de Pesquisas da Fecomércio, na passagem de maio para junho, este índice aumentou cinco vírgula sete por cento, a maior variação mensal desde novembro de 2021. Para solucionar a situação de famílias nessa condição, a Secretaria Nacional do Consumidor inicia hoje o mutirão para limpar nome, iniciativa semelhante ao Desenrola, lançado na semana passada. Agora será possível renegociar dívidas com instituições financeiras, empresas de telefonia, água, energia elétrica, entre outras.
A arrecadação da União em Santa Catarina em 2022 foi da ordem de 106 bilhões e 300 milhões de reais. Desse total, nove bilhões e 200 milhões retornaram ao estado por meio dos Fundos de Participação dos Estados, dos Municípios e de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização os Profissionais da Educação, o Fundeb. A informação foi prestada durante a reunião de diretoria da Federação das Indústrias de Santa Catarina pela superintendente da Receita Federal no Sul do Brasil, CLÁUDIA REGINA THOMAZ. Conforme a superintendente, os recursos que foram transferidos automaticamente para o estado foram de um bilhão e 700 milhões do FPE, cinco vírgula sete bilhões do FPM e um bilhão e 800 milhões do Fundeb. A Receita Federal é responsável pela arrecadação de 90 por cento dos recursos da União.
O filme Barbie é a estreia de maior bilheteria até hoje no Cine Peperi. De quinta a domingo foram exibida 14 sessões e todas tiveram lotação máxima. O público que passou pelo cinema nos últimos quatro dias foi superior a duas mil e duzentas pessoas. Em nível nacional, a estreia de Barbie só reuniu menos público do que o filme Vingadores: Ultimato. Barbie continua em cartaz nesta quarta-feira no Cine Peperi com três sessões as 16h30, 19h e 21h30.
A comunidade do Bairro São Gotardo promoveu, neste domingo, a tradicional Festa do Colono e Motorista. A carreata para benção dos veículos começou por volta das oito horas e durou quase três horas. Centenas de carros, caminhões, motocicletas e tratores passaram pelas ruas do centro e receberam a benção na frente do salão da comunidade. Neste ano, a comunidade católica ficou responsável pelo evento. A programação contou ainda com missa transmitida pela rádio Peperi, almoço comunitário, sorteio da ação entre amigos e matinê na parte da tarde. As fotos do evento estão no portal da Peperi na internet.
A campanha de coleta de resíduos sólidos no meio rural foi prorrogada para esta semana. A iniciativa deveria ter sido concluída na semana passada, mas os profissionais da Acomar não puderam acompanhar o roteiro do caminhão na sexta-feira por problemas de saúde. Por isso, a coleta dos resíduos nas comunidades de 26 de Outubro e Dois Irmãos vai acontecer amanhã. A informação foi confirmada na manhã desta segunda-feira pelo secretário de Agricultura ANTONIO ORSO. A última etapa da campanha está confirmada para o mês de novembro, seguindo o mesmo formato e roteiro das fases na anteriores.
Até agora, a campanha de coleta de resíduos no interior retirou 13 cargas de materiais das propriedades rurais. O dado é do secretário de Agricultura, ANTONIO ORSO. Ele explicou que o volume é um pouco menor do que outras etapas por duas razões. A primeira é que a data desse coleta foi antecipada em cerca de um mês. A outra razão é que muitos agricultores acabam levando os materiais diretamente para a Acomar no decorrer do ano. ORSO ressaltou que a campanha está atingindo os objetivos graça ao envolvimento dos agricultores, das entidades e da Associação dos Coletores de Materiais Recicláveis.
A secretaria de Cultura vai promover, nesta segunda-feira, uma capacitação para elaboração de projetos no contexto da lei Paulo Gustavo. O evento vai acontecer as seis e meia da tarde no Centro Cultural. O objetivo da capacitação é preparar as pessoas que trabalham com a cultura para elaborar os projetos para buscar recursos da Lei Pulo Gustavo. São Miguel do Oeste tem 365 mil reais, mas os fazedores de cultura precisam elaborar uma proposta técnica para acessar os valores. O curso de hoje é gratuito e aberto a todos os segmentos da arte e cultura do município.
A vereadora ISLONA MEDEIROS, do União Brasil, tomou posse nesta quinta-feira e disse que o fato é histórico para a política do município. No discurso feito durante a sessão do legislativo, ela afirmou que é a primeira mulher negra vereadora em São Miguel do Oeste. Segundo ISLONA, isso demonstra que o município respeita a diversidade cultural, as crenças e as tradições. Ela ressaltou que durante o mandato, vai levantar a bandeira da cultura. ISLONA ainda lembrou suas raízes nordestinas e agradeceu aos eleitores que votaram nela. Ela assumiu a vaga do vereador VAGNER PASSOS que renunciou ao mandato há cerca de duas semanas.
A Facisc vai realizar nesta terça-feira mais uma plenária regional da entidade no município de Descanso. O encontro está marcado o final da tarde no camping Maziero e será dividido em dois momentos. As cinco horas da tarde está previsto um painel sobre mobilidade urbana na região, já que algumas cidades enfrentam dificuldades com o fluxo de veículos, como São Miguel do Oeste e Itapiranga. As sete da noite começa a plenária com os presidentes de associações para discutir a infraestrutura das SCs. O evento deve contar com a participação do secretário estadual de infraestrura, JERRY COMPER.
Uma das preocupações da Facisc neste momento é com a federalização da SC 163. A afirmação é do vice-presidente regional da federação, MAIKEL FREY. Ele disse que o projeto da ponte deve ficar pronto até o final do ano e existe uma projeção de que obra possa começar em 2024. MAYKEL destacou que, ao mesmo tempo, é preciso fazer a adequação da rodovia entre São Miguel do Oeste. Ele citou que a Facisc está acompanhando essa questão e cobrando o governo estadual a finalizar o processo de transferência da rodovia para o controle federal. MAIKEL comentou que a empresa que está fazendo o projeto da ponte também vai fazer os estudos de adequação da rodovia.
A Facisc está em contato com as bancadas gaúcha e catarinense na câmara dos deputados para tentar garantir os recursos para o início da construção da ponte sobre o rio Uruguai em Itapiranga. A informação é do vice-presidente regional da entidade, MAIKEL FREY. Ele explicou que esse trabalho está sendo coordenado pelo prefeito de Barra do Guarita e presidente do Movimento Pró ponte, RODRIGO LOCATELLI. MAIKEL comentou que o objetivo é garantir, via emenda, 40 milhões com cada uma das duas bancadas. Com isso, seriam assegurados 80 milhões de reais no orçamento da União para a obra da ponte já no ano que vem. Ele ressaltou a importância do projeto para o desenvolvimento econômico do extremo-oeste, já que a ponte vai criar um novo corredor de veículos e mercadorias entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A Faismo de 2024 será realizada em uma data diferente do habitual, mas com a manutenção da proposta que agradou os expositores em 2022. No ano que vem, a feira vai acontecer entre os dias 14 e 18 de fevereiro e fará parte da programação do aniversário de emancipação de São Miguel do Oeste. Normalmente, a exposição ocorre a cada dois anos no mês de novembro. De acordo com o coordenador geral da Faismo, CLEOMAR ZACHI, a Comissão Central Organizadora alterou a data, mas decidiu manter a programação com base em shows regionais, estaduais e nacionais de menor envergadura como foi no ano passado.
O coordenador geral da Faismo esteve no Peperi Rádio Repórter deste sábado e explicou que a Feira, com uma grade de shows todos os dias em um palco montado na frente da praça de alimentação foi aprovada pelos expositores e visitantes. A ideia é repetir a receita em 2024, mas, segundo CLEOMAR ZACHI, um show nacional de grande porte não está totalmente descartado. Ele disse que a CCO vai tentar buscar recursos via Programa de Incentivo a Cultura do governo do estado e o valor pode ser usado para incrementar as atrações artísticas da festa. Além disso, a programação do dia 15 de fevereiro ficará a cargo da Administração Municipal que pode promover um show com vez neste com a Família Lima.
O anúncio da Faismo 2024 entre os dias 14 e 18 de fevereiro ocorreu em coletiva de imprensa na tarde de sexta. A CCO também confirmou que não haverá cobrança de ingressos e a intenção é manter, pela segunda edição consecutiva, a isenção da taxa de estacionamento. Hoje começa a venda de estande para expositores. O coordenador da comissão de comercialização, IRTON LAMB, que também esteve no Peperi Rádio Repórter deste sábado, explicou que a venda começa pelas empresas que participaram da última edição e para os associados da Acismo e CDL. Ele comentou que o layout do parque deve sofrer algumas alterações, ampliando para 300 o número de estandes da feira.
Um homem suspeito de furto de um veículo foi preso pela Polícia Militar na madrugada de sábado. De acordo com a PM, um homem furtou uma caminhonete Mercedes Benz 608 no bairro Perpétuo Socorro, em São Lourenço do Oeste, por volta das cinco e meia da madrugada. A vítima contou à PM que estava em casa quando ouviu ligarem a caminhonete. Ele viu o suspeito saindo com o veículo e acabou pegando outro veículo para persegui-lo. Durante a fuga, o autor do furto o bateu a caminhonete numa árvore e acabou sendo imobilizado pelo dono do carro até a chegada da Polícia Militar. O suspeito foi preso e levado para a delegacia de polícia.
A Policia Militar de Maravilha registrou uma ocorrência de descaminho no trevo da BR 282. Durante rondas pela rodovia, uma guarnição da PM abordou um veículo que estava carregado de mercadorias adquiridas no Paraguai. Nos bancos traseiros do veículo foram encontradas algumas caixas de som e no porta malas estavam 12 Litros de uísque e 132 litros de energético. A mercadoria não tinha documentação fiscal e por isso foi apreendida pela PM. O condutor foi liberado, mas vai responder pelo crime de descaminho.
Duas pessoas ficaram feridas em um acidente de transito na tarde de sábado na SC 157. A colisão aconteceu próximo ao posto da Polícia Rodoviária Estadual em São Lourenço do Oeste e envolveu um Voyage e uma caminhonete Toro. O motorista da Toro, um idoso de 86 anos, ficou preso nas ferragens. Ele sofreu ferimentos no ombro. O condutor do Voyage de 38 anos foi encontrado fora do veículo com escoriações nos braços. As duas vítimas foram encaminhas à Unidade de Pronto Atendimento de São Lourenço do Oeste.
Um homem foi atropelado pelo próprio caminhão na manhã de hoje na Linha Vorá, interior de Descanso. De acordo com o Corpo de Bombeiros, um homem de 46 anos estava embaixo de um caminhão Volkswagen fazendo a manutenção do veículo quando o caminhão se deslocou e passou por cima dele. O homem relatava dores na região cervical, dorsal e lombar. Ele recebeu os primeiros socorros no local e foi levado para o hospital.Depois de atropelar o homem, o caminhão colidiu em um galpão a cerca de 100 metros do ocorrido.
O décimo primeiro Batalhão de Polícia Militar emitiu uma nota à imprensa a respeito da ocorrência envolvendo um adolescente de 17 anos atingido por um disparo de arma de fogo na madrugada deste sábado no centro de São Miguel do Oeste. A PM confirma que o autor do disparo foi um policial militar que estava de folga. Segundo a nota, algumas pessoas que estavam em uma casa noturna entraram em vias de fato. A PM cita que o irmão de um policial militar que estava no local foi agredido e que o disparo atingiu um dos envolvidos na briga. A polícia informou que um procedimento foi instaurado para elucidação dos fatos.
Durante a manhã de sábado, o delegado SANDRO ZANCANARO confirmou que o policial militar que disparou contra um adolescente foi preso logo depois do fato. A arma também foi apreendida. Ele explicou que a Polícia Civil abriu inquérito para investigar as circunstancias do fato. ZANCANARO disse que algumas testemunhas e o policial já prestaram depoimento. O delegado informou que o policial militar disse que os envolvidos tentaram tirar a arma dele e que o disparo foi acidental. Outras pessoas afirmam ao delegado que o policial estava com a arma na mão e efetuou o disparo. ZANCANARO comentou que as imagens do sistema de monitoramento do local já estão com a Policia Civil. Ele citou que o inquérito tem o objetivo de esclarecer a dinâmica e as circunstâncias do fato.
O adolescente baleado por um policial militar de folga no sábado permanece internado no Hospital Regional. De acordo com familiares, o projétil ficou alojado no abdômen do menor. A vítima perdeu um rim, mas o quadro de saúde é estável. O PM que fez o disparo foi detido e levado para o quartel da Polícia Militar. Na tarde de sábado, ele participou da audiência de custódia e foi posto em liberdade pela Justiça com algumas condições. A princípio, ele vai responder ao inquérito policial em liberdade. Na Polícia Civil, o inquérito será conduzido pelo delegado SANDRO ZANCANARO.