ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 24/07/21

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 17 centavos. O euro está valendo seis reais e oito centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

O governo americano encomendou 200 milhões de doses extras da vacina anticovid-19 da Pfizer-BioNTech, além de manter aberta a opção de compra para novas versões do imunizante que sejam eficazes contra as variantes do coronavírus. Com essas doses complementares, o pedido total dos Estados Unidos até o momento chega a 500 milhões de doses, segundo comunicado da empresa que fabrica as vacinas. Do total de doses da nova ordem de compra, 110 milhões serão entregues até 31 de dezembro deste ano e as 90 milhões restantes, até 30 de abril de 2022.

O governo de Cuba classificou as sanções anunciadas na quinta-feira por Washington contra seu ministro da Defesa como caluniosas. O regime também negou que tenha havido na ilha "um ato de repressão contra o povo" durante os protestos do último dia 11. Os Estados Unidos impuseram sanções ao ministro cubano ÁLVARO LÓPEZ Miera e a uma unidade policial contra motins pela repressão às manifestações populares recentes na ilha. O país vive uma crise econômica e também enfrenta o aumento de infecções e mortes por Covid-19.

O governo da Argentina decidiu reconhecer a dedicação das mães para efeito de aposentadoria. O cuidado com os filhos vai contar como tempo de serviço na hora em que a mulher pedir para se aposentar. A medida vai beneficiar de forma imediata cerca de 155 mil mulheres mães com idades entre 60 e 64 anos, mas que não têm os 30 anos de contribuição exigidos por lei. Na hora de calcular o tempo, o governo vai incluir um ano de contribuição para cada filho, dois anos de contribuição para cada filho adotado e três anos de contribuição para cada filho com deficiência. As regras entram em vigor no mês que vem.

A Anvisa decidiu suspender os testes clínicos da vacina Covaxin no Brasil. De acordo com a agência reguladora, a decisão foi motivada pelo comunicado do laboratório indiano Bharat Biotech, fabricante da Covaxin, sobre o rompimento do acordo que havia sido firmado com a Precisa Medicamentos. A Precisa é uma empresa brasileira que atuava na intermediação do contrato da Covaxin com o Ministério da Saúde. A CPI da Covid investiga uma série de supostas irregularidades nessa triangulação. Para a Anvisa, o fim desse memorando de entendimento entre a Precisa e a Bharat Biotech "inviabiliza a realização do estudo".

O secretário do Tesouro Nacional, JEFERSON BITTENCOURT, afirmou nesta sexta-feira que a dívida pública federal deve se aproximar de 82 por cento do PIB brasileiro até o final de 2021. A projeção é menor que a última estimativa oficial divulgada pelo ministro da Economia, PAULO GUEDES, no mês passado que foi de 84 vírgula sete por cento. O próximo relatório de projeções da dívida pública, divulgado semestralmente pelo Tesouro Nacional, deve ser publicado em 27 de outubro. Com a pandemia, a dívida pública federal ultrapassou a casa dos cinco trilhões pela primeira vez na história no fim de 2020.

Mais de 470 mil pessoas esperavam na fila pela perícia do INSS em junho. O número representa uma queda de 26 por cento em comparação a março deste ano, quando a perícia presencial ainda começava a ser retomada. Na época, eram 635 mil 780 pessoas na fila. Os dados são do Siube, o Sistema Único de Informações de Benefícios. Das 470 mil 140 pessoas na fila, atualmente, 76 por cento aguarda análise do benefício de incapacidade temporária ou permanente. Outros 23 por cento aguardam o Benefício de Prestação Continuada, concedido à pessoa com deficiência. A retomada da perícia presencial, que aconteceu entre março e abril deste ano, foi um dos fatores que colaborou com a redução da fila.

Santa Catarina teve uma redução de área de zero vírgula 79 por cento no cultivo de arroz na safra 202021, mas a produção se manteve praticamente a mesma da safra passada: um milhão 250 mil toneladas. Segundo a EpagriCepa, isso se deve ao aumento do rendimento no Sul catarinense, que hoje concentra 67 por cento da produção estadual do grão. Santa Catarina permanece na segunda posição entre os estados produtores de arroz, contribuindo nesta safra com aproximadamente 11 por cento da produção nacional. No estado, os preços médios pagos ao produtor no mês de junho recuaram quase 10 por cento em relação a maio, fechando o mês em 79 reais a saca de 50 quilos.

Santa Catarina teve uma das três maiores taxas de incidência de casos de Covid-19 nas duas primeiras semanas de julho. Os dados são do Boletim Observatório Covid-19, publicado na quinta-feira pela Fundação Oswaldo Cruz. Segundo o estudo, Santa Catarina teve taxa de 30 vírgula seis e ficou atrás apenas de Roraima e Mato Grosso entre os Estados com maior incidência de casos. Na taxa de óbitos, Santa Catarina aparece atrás de outras oito unidades da federação. Apesar do indicador, o estado teve queda ou estabilidade na taxa de incidência de casos.

A secretaria estadual de saúde emitiu uma nota técnica nesta sexta-feira com orientações para grávidas e puérperas em relação à vacina contra a Covid-19. De acordo com o documento, pessoas que tomaram a primeira dose da AstraZeneca e estejam grávidas ou no período de até 45 dias após o parto na hora de receber a segunda dose, devem, preferencialmente, ser imunizadas com a vacina da Pfizer. Caso isso não seja possível, devem ser vacinadas com a CoronaVac. Se já houver passado o período de 45 dias após o parto, a segunda dose deve ser feita com a AstraZeneca. Para as grávidas e puérperas que ainda não foram imunizadas, a orientação da Dive é que recebam apenas vacinas da CoronaVac ou Pfizer.

Acislo e Assistência Social discutem chegada de imigrantes no município. Atenta ao movimento migratório, especialmente de venezuelanos e a preocupação da sociedade, a Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste, realizou, uma reunião com representantes do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e da Secretaria de Assistência Social do município. A conversa serviu para que a entidade entendesse a situação e, em conjunto com os órgãos de governo, construísse estratégias para mitigar eventuais problemas sociais. DENI BOITO - presidente da associação, adianta que a Acislo não é contra a chegada de famílias de outros países, até mesmo por que o município foi colonizado por imigrantes, mas explica que existe uma preocupação em relação a questões sociais como moradia, documentação e ocupação desse público.

Objetivo é auxiliar e encaminhar esse público ao mercado de trabalho. BOITO, disse que a informação é que há em torno de 55 famílias de venezuelanos em São Lourenço do Oeste. Destas, 40 foram visitadas e em todas pelo menos um membro da família já está trabalhando. Nas outras 15 ainda falta o contato. Pelo relato, a maior dificuldade é nos casos em que essas pessoas chegam sem nenhum documento. Com as informações, ficou acordado que a Acislo irá disponibilizará o link de acesso ao banco de currículos para que a Assistência Social, no momento da triagem, já faça o cadastro dessas pessoas. A ideia é que os empresários, associados à entidade, tenham acesso e possam fazer as contratações de acordo com as demandas.

Para a Acislo é uma forma de colaborar e garantir igualdade de condições com os munícipes que também buscam oportunidades no mercado de trabalho. O presidente disse que paralelo a essa parceria com a Assistência Social, a Acislo também trabalha em conjunto com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) para que sejam oferecidos cursos na área de idiomas. A ideia é que os imigrantes consigam se inserir e entender a cultura do município. BOITO acredita que essa interação vai garantir bons resultados. Ele defende a manutenção desse relacionamento e sugere o esforço conjunto para que sejam identificados, caso existam, os intermediadores desses imigrantes.

Cedup Campo Erê retorna com mais atividades. A diretora do colégio agrícola - CLECI FINARDI, cita o estágio interno, que está sendo retomado esse ano. Explica que durante o período de aprendizado, os estudantes fazem as atividades no padrão de um estágio, mas dentro da escola. Conforme ela, para que o aluno possa se formar, é exigido que tenha feito 80 horas de estágio interno na primeira e segunda série. Segundo CLECI, nessa semana foi feito o planejamento. Ontem ainda teve conselho de classe e começou o período de estágio.

Estágio interno é parte da formação do técnico em agropecuária. A diretora do Cedup Campo Erê - CLECI FINARDI, comenta que o estudante pode fazer o período no recesso de julho, ou durante as férias de fim de ano. Ela classifica a atividade como uma preparação para o estágio de conclusão, e mercado de trabalho. Os estudantes são divididos em grupos de aproximadamente 12 alunos, acompanhados de dois professores da área técnica. Após esse período, as aulas no Cedup voltam no segundo dia de agosto. Em relação a reabertura do mercado público de Campo Erê, a diretora comenta que o Cedup optou por não expor seus produtos.

Desde o retorno das aulas presenciais, nenhum estudante do Cedup quis mudar para o modelo online. De acordo com CLECI FINARDI – diretora do colégio agrícola de Campo Erê, aqueles que iniciaram o ano com ensino remoto continuaram, mas não houve nenhuma solicitação de mudança por quem está cursando o presencial. Estudantes que desejarem mudar de modalidade precisam preencher um formulário da Secretária de Educação, solicitando a alteração. Quem quiser entrar em contato com o colégio agrícola pode ligar no telefone 3355-1268, ou ir até a escola em horário de aula.

São Bernardino trabalha forte em melhorias na cidade e interior. DARCI SBERSE – diretor da Infraestrutura e DMER do município, garante que os trabalhos sendo feitos com muita qualidade. Em relação às estradas, explica que o serviço começou na linha Salete, fez a região do Bugio, e agora está na comunidade de São José. Segundo ele, onde a equipe do departamento passa, deixa completo, com cascalhamento, patrolamento e serviço de rolo compactador. Segundo SBERSE, sua pasta tem maquinário suficiente, e felizmente está apresentando poucos problemas, o que ele atribui ao cuidado que os funcionários têm.

População de São Bernardino recebe novos pontos de ônibus. Os abrigos construídos no município foram principalmente no interior, com exceção de um, localizado no bairro Scheid. O diretor da Infraestrutura e DMER de São Bernardino - DARCI SBERSE, comenta que as construções são para que a população possa esperar ônibus livre do sol forte e da chuva. Ele pede que os munícipes cuidem, pois é um investimento público, feito para o bem de todos. Na cidade, o diretor informa que está em andamento o corte de grama, poda das árvores e pintura de faixas, como meio fio e pedestres.

Administração de Campo Erê busca solução para a falta de água na Linha Bicudo. O problema foi discutido ontem numa reunião organizada com os moradores da comunidade, vereadoras, secretário de agricultura e a prefeita ROZANE MOREIRA. No encontro, a chefe do executivo conversou com as pessoas que residem na Bicudo, sobre os meios que podem ser adotados para solucionar o problema, que existe a muitos anos. ROZANE visitou uma residência, onde a moradora contou que em muitos dias não há água nem para cozinhar ou tomar banho. A prefeita classifica a situação como muito grave e promete se empenhar em resolver o problema.

Solução mais viável para a falta de água na linha Bicudo é encanamento da Casan. Para que o abastecimento seja possível, a prefeita de Campo Erê - ROZANE MOREIRA garantiu a abertura das valas por onde vão passar os canos, e já adquiriu dois reservatórios de 20 mil litros para armazenar a água e então levar para as casas. Conforme ROZANE, isso é um pedido também de médicos de Campo Erê, pois além da alimentação e higiene, a falta de abastecimento tratado é um problema para a saúde, já que sem tratamento, a água pode causar vários problemas. A prefeita reconhece como mais um compromisso da administração, e pretende em no máximo 90 dias iniciar as obras que vão levar água para a Bicudo.

Prefeitura de Campo Erê encaminha solução para problema de falta de água na linha Belo Horizonte. A dificuldade no abastecimento de água está sendo um dos focos da administração municipal. ROZANE MOREIRA anuncia que na comunidade, uma saída para o problema já está sendo encaminhada. Belo Horizonte recebeu dois reservatórios de água, e agora fará o tratamento das fontes que vão fornecer abastecimento para os moradores. A prefeita está satisfeita com o desempenho da Secretaria de Agricultura pelo comprometimento com o trabalho, ao diretor da Defesa Civil ANDRÉ HITCH que fez o levantamento das comunidades com problemas no abastecimento e captação dos reservatórios e às vereadoras que fizeram a indicação do projeto.

Foragido da Justiça é preso em flagrante tentando furtar motocicleta em Marmeleiro. No início da madrugada de hoje, a Polícia Militar de Marmeleiro foi acionada na Rua Padre Theodoro Rusch, bairro Copahamar, onde estaria ocorrendo um furto. Quando a equipe chegou ao local, flagrou o autor que já estava em cima de uma motocicleta Honda CBR 600 com uma mochila nas costas tentando fugir. Ele foi preso, identificado, 26 anos, já possuía mandado de prisão por furto, roubo e receptação com validade até 2029. Na tarde de sexta-feira, ele já havia fugido de uma abordagem dos policiais e entrado numa mata, rompeu a tornozeleira eletrônica, que segundo ele, jogou num rio. Ele informou que estava furtando a motocicleta e os objetos para poder fugi da região, mas foi preso em flagrante e encaminhado para a delegacia da Polícia Civil junto com a motocicleta e objetos recuperados.

Criança de dois anos encontra munições de revólver em casa recém alugada. Uma criança de dois anos encontrou munições de revólver enquanto brincava na casa recém alugada pela família. O fato foi registrado pela Polícia Militar na quinta-feira, em Quilombo. Uma mulher de 21 anos, irmã da criança, foi quem acionou a PM. Ela contou que a mudança foi feita na quarta-feira. Foram encontradas 15 munições de revólver calibre 22 não deflagradas. A mulher não soube informar quem eram os moradores antigos, pois a casa foi alugada por meio de imobiliária. A PM recolheu as munições e passou o caso para a Polícia Civil.

Sargento é morto durante discussão com policial rodoviário. Os fatos aconteceram na Avenida Atílio Fontana, bairro Pinheirinho em Francisco Beltrão, onde o sargento aposentado do Corpo de Bombeiros José Carlos Prado, 48 anos, entrou em uma discussão com um policial rodoviário, que não teve seu nome divulgado oficialmente, e logo em seguida ao sair do estabelecimento, sargento foi baleado e morreu no local. O autor fugiu antes da chegada da Polícia Militar que foi a primeira a ser acionada. O Corpo de Bombeiros e SAMU também foram acionados, porém Prado já estava em óbito.

Duas mulheres que estavam no local uma de 35 anos e outra de 25, acabaram sofrendo ferimentos possivelmente em decorrência da briga e foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros. A Polícia Civil e a Criminalística fizeram levantamento no local do crime e posteriormente o corpo foi removido ao IML de Francisco Beltrão. A Polícia Civil dará continuidade as investigações.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.