-SENADO APROVA MP QUE DESOBRIGA ESCOLAS DE CUMPRIR MÍNIMO DE DIAS LETIVOS
-COLOMBO É ABSOLVIDO DA ACUSAÇÃO DE TER RECEBIDO PROPINA DA ODEBRECHT
-CAMARA APROVA NOVO FINANCIAMENTO PARA PAGAR EMPRÉSTIMO DE 15 MILHÕES
-GICA DIZ QUE PARTIDO PROGRESSISTA FOI ENXOTADO DO GOVERNO PELO PREFEITO
-TREVISAN EMITE NOTA E REPUDIA ATAQUES PESSOAIS E BRIGAS POLÍTICAS
-PRF APREENDE CERCA DE 70 QUILOS DE CRACK E COCAÍNA NA BR 163
-ACUSADO DE MATAR MULHER COM 11 FACADAS VAI Á JURI POPULAR
O tempo na região Extremo Oeste é bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A mínima das últimas horas foi de 13 graus e a máxima deve ser de 31 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 22 centavos. O euro está valendo seis reais e seis centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
O governo chinês ordenou, nesta sexta-feira, o fechamento do consulado dos Estados Unidos na cidade de Chengdu, três dias depois que Washington decidiu fechar o consulado da China em Houston, sob acusação de espionagem. Segundo o Ministério chinês das Relações Exteriores em um comunicado, essa decisão constitui "uma resposta legítima e necessária às medidas irracionais dos Estados Unidos". O secretário de Estado americano, MIKE POMPEO, disse nessa quinta-feira que o consulado chinês em Houston era um centro de espionagem chinesa e de roubo de propriedade intelectual.
As eleições gerais da Bolívia estão adiadas para 18 de outubro, decidiu nesta quinta-feira o Tribunal Superior Eleitoral do país. Caso haja segundo turno, a votação ocorrerá em 29 de novembro. É a segunda vez que as eleições que escolherão o novo presidente da Bolívia são adiadas por causa do novo coronavírus. O pleito deveria ocorrer no primeiro semestre deste ano, mas as autoridades eleitorais haviam postergado para setembro com o avanço da Covid-19. O presidente do TSE, SALVADOR ROMERO, disse que tomou a decisão com base na piora da epidemia do novo coronavírus na Bolívia.
O presidente do Paraguai, MARIO ABDO BENÍTEZ, disse nesta quinta-feira que o país vai manter suas fronteiras com o Brasil fechadas até que a curva de contágio do coronavírus no país seja "achatada", ou seja, que os números de novos casos de Covid-19 parem de aumentar. O presidente paraguaio acrescentou ainda que, mesmo com o fechamento, "uma das cidades com mais casos" de Covid-19 no país é Ciudad del Este, que faz fronteira com Foz de Iguaçu, no Paraná. O Paraguai, que registrou 4 mil infecções e 36 mortes até o momento, fechou suas fronteiras com o Brasil e a Argentina em 24 de março.
O Tribunal Superior Eleitoral anunciou nesta quinta-feira a compra de até 180 mil novas urnas eletrônicas. Conforme o tribunal, os equipamentos deverão ser utilizados a partir das eleições de 2022. Ainda segundo o TSE, o objetivo é substituir os equipamentos fabricados entre 2006 e 2008. O valor da proposta vencedora da licitação é de 799 milhões e 900 mil reais. A licitação começou no ano passado e foi homologada pelos ministros LUÍS ROBERTO BARROSO, EDSON FACHIN e ALEXANDRE MORAES. O TSE utilizará nas eleições municipais deste ano as urnas já existentes. Sãocerca de 470 mil aparelhos. Segundo o tribunal, o número é suficiente para a realização do pleito.
O Senado aprovou nesta quinta-feira a medida provisória que desobriga creches, escolas e instituições de ensino superior a cumprirem, em 2020, o mínimo de dias letivos previsto em lei. O texto, editado pelo governo em razão da pandemia do novo coronavírus, já havia sido aprovado pela Câmara com mudanças. Com a aprovação no Senado, por 73 votos a zero, a medida retorna ao presidente JAIR BOLSONARO, que pode sancionar ou vetar as alterações. A regra geral, estabelecida pelo Ministério da Educação, prevê o mínimo de 200 dias letivos para todo a educação básicae para as instituições de ensino superior. A medida provisória estabelece que, apenas em 2020, essa regra poderá ser flexibilizada.
A criação de um imposto seletivo sobre cigarros e bebidas alcoólicas será uma das próximas etapas da reforma tributária que o governo pretende enviar ao Congresso. A informação é da assessora especial do Ministério da Economia, VANESSA CANADO. Nesta semana, o governo enviou a primeira etapa: o projeto de lei que prevê a unificação do PIS e do Cofins, nos moldes de um imposto sobre valor agregado, chamado de Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços, com alíquota de 12 por cento. Apelidado pelo ministro PAULO GUEDES de imposto sobre o "pecado", o tributo sobre cigarros e bebidas deverá funcionar, na proposta do governo, como uma taxação excedente sobre esses produtos, que apresentam as chamada "externalidades negativas", ou seja, causam efeitos colaterais sobre os consumidores e, consequentemente, oneram o serviço público de saúde.
A juíza eleitoral de Florianópolis, MARGANI DE MELLO, rejeitou a denúncia do Ministério Público contra o ex-governador de Santa Catarina RAIMUNDO COLOMBO e o absolveu no caso da delação da Odebrecht. O caso chegou a tramitar no Superior Tribunal de Justiça, mas foi enviado para a primeira instância por conta da saída de Colombo do cargo, em fevereiro de 2018. A denúncia aponta que ele teria recebido doações de nove milhões de reais entre 2010 e 2014 da construtora em caixa dois durante campanhas eleitorais. A decisão foi publicada nesta quinta-feira. No entendimento da juíza eleitoral, "por mais que existam fortes indícios do envolvimento em expedientes escusos ligados ao Grupo Odebrecht nos períodos referidos na denúncia, não há como rebaixar o padrão probatório mínimo e condenar o acusado com base em assunções e suposições”.
Santa Catarina ultrapassou a marca de 800 mortes por coronavírus desde o início da pandemia. A cidade com mais óbitos é Joinville, no Norte, com 103. Os dados foram divulgados na noite desta quinta-feira em boletim do governo do estado. O território catarinense tem nove regiões consideradas em situação gravíssima por causa da Covid-19. Santa Catarina tem mil 376 leitos de Unidade de Terapia Intensivana rede pública. Desse total, mil e 92 estão ocupados, sendo 475 por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19. taxa de ocupação de leitos de UTI na rede pública é de 79 vírgula quatro por cento.
Mais de 110 mil oportunidades de trabalho foram ofertadas aos catarinenses por intermédio do Sistema Nacional do Emprego de Santa Catarina nos últimos 12 meses. O órgão, coordenado no Governo do Estado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, promove um impacto direto na qualidade de vida de muitas famílias e na economia das regiões. Além da intermediação das vagas, o Sine também orienta profissionalmente o trabalhador que está com dificuldades de inserção no mercado de trabalho, além de encaminhar à qualificação social e profissional e de realizar a habilitação ao seguro-desemprego. Só nesta semana, o Sine conta com mais de duas mil e 500 oportunidades de trabalho abertas.
O Peperi Debates deste sábado vai discutir a importância da reforma tributária para o país. O programa deste final de semana vai analisar que tipo de reforma seria mais interessante para o desenvolvimento do país e para os três segmentos diretamente envolvidos com o tema: o poder público, o segmento produtivo e os contribuintes. Nesta semana, o governo federal mandou a primeira parta da reforma para o congresso unificando PIS e Cofins. O programa de amanhã vai receber o vice-presidente técnico do Conselho Regional de Contabilidade, ROBERTO MERLO, a vice-presidente do comércio da Acismo, DIOVANA SCHACKER e do advogado ALESSANDRO TIESCA. O Peperi Debates, ao vivo, começa as oito horas.
O Peperi Rádio Repórter deste sábado vai receber o coordenador do comitê de combate ao coronavírus, MAURICIO PIACENTINI. O assunto é a situação do município com quatro meses de pandemia, cerca de 200 casos confirmados e um alto índice de recuperados. Ele também vai falar sobre os trabalhos e ações do comitê. O Peperi Rádio Repórter começa as 11 horas com a análise das notícias da semana. A entrevista com o médico MAURICIO PIACENTINI inicia as 11 e meia.
O município de Romelândia recebeu nesta semana a segunda parcela do FUNASA. A informação é do prefeito de Romelândia, VALDIR BUGS. Conforme ele, a confirmação da liberação do recurso veio na última quarta-feira através da assessoria do deputado federal CELSO MALDANER do MDB. Segundo o prefeito, ao todo, 121 mil reais já estão nos cofres da prefeitura. De acordo com ele, o montante recebido através da FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE será utilizado para a execução e conclusão da segunda etapa da rede de água das Linhas Bom Princípio e Água Azul.
A obra que vai beneficiar as comunidades de Bom Princípio e Água Azul estava parada há aproximadamente três meses. A afirmação é do prefeito de Romelândia, VALDIR BUGS. Ele destacou que a paralização ocorreu devido a demora na liberação do recurso por parte da FUNASA. Ele salientou que agora com o recurso em caixa a empresa deve retomar a obra nos próximos dias. BUGS revelou que a expectativa é que o término dos trabalhos ocorra no prazo máximo de 30 dias. O prefeito lembrou que a Caixa e o poço já existem, faltando apenas as valas e a redistribuição do encanamento.VALDIR BUGS comentou ainda que todos os moradores que realizaram o cadastro serão beneficiados com essa nova obra.
A Secretaria de Educação de São Miguel do Oeste e o Sistema Educacional Família e Escola vão realizar na próxima segunda-feira um encontro virtual com familiares da rede municipal de ensino. A atividade está marcada para as sete horas da noite. Todos os familiares, professores, diretores e coordenadores pedagógicos da educação infantil e do ensino fundamental, da rede pública municipal estarão envolvidos e participando da palestra online. O tema a ser abordado é “Educar para a Autonomia: família e escola pensando juntas no futuro das crianças e dos adolescentes”.Para acompanhar o encontro, a Secretaria estará enviando o link por wathsapp a todas as famílias da rede municipal.
Mais 12 casos de Covid-19 foram confirmados nesta quinta-feira em São Miguel do Oeste. Ao todo, 71 pessoas foram testadas para a nova doença e 59 tiveram resultado negativo. Os 12 casos positivos foram confirmados em sete mulheres e cinco homens. Até o momento, foram testadas mil 651 pessoas no município, das quais mil 454 tiveram resultado negativo e 197 positivo. Destas, 161 já estão recuperadas e 36 permanecem em isolamento domiciliar. O município segue sem nenhum morador internado em Hospital por causa da nova doença provocada pelo coronavírus.
O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste confirmou, nesta quinta-feira, o quarto óbito causado pela doença respiratória na unidade. De acordo com o Hospital, trata-se de uma mulher, 81 anos, de Modelo. A idosa estava internada desde o dia 15 de junho na UTI do Hospital. A unidade também informou que foi registrada alta hospitalar de um paciente, 52 anos, do município de Dionísio Cerqueira. A ocupação desta quarta-feira é de dois pacientes confirmados e um suspeito na UTI, o que dá uma taxa de 15 por cento. Na Enfermaria são seis positivos e dois suspeitos, o que representa uma taxa de ocupação de 50 por cento.
A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste aprovou por maioria, nesta quinta-feira, o Projeto de que autoriza o Executivo a contratar operação de crédito com a Caixa Econômica Federal até o valor de 15 milhões de reais. Conforme o projeto, o programa consiste em transferência de capital para amortização de dívidas contraídas pelo município junto à própria Caixa. A autorização aprovada pelos vereadores ontem a noite não obriga a contratação desse novo empréstimo. A matéria permite que o chefe do Executivo faça a análise da conveniência e oportunidade de uma nova contratação. O projeto recebeu oito votos favoráveis e quatro abstenções. A proposta ainda precisa passar pela segunda votação antes de ser enviada para sanção do prefeito WILSON TREVISAN.
A operação de crédito autorizada pela câmara de vereadores visa amortizar dívidas contraídas junto à Caixa, porém com juros mais amenos. A informação está na justificativa do projeto de autoria do poder executivo. Na exposição de motivos, o prefeito WILSON TREVISAN cita que o atual financiamento vai custar 21 milhões e 200 mil reais já com os juros incluídos. Com o novo empréstimo, a prestação total da operação será em torno de 18 milhões e 200 mil reais. Assim, a prefeitura vai quitar o financiamento atual contraído para o asfaltamento de ruas e vai pagar três milhões a menos de juros. Uma emenda da Comissão de Finanças e Orçamento obriga o Executivo a utilizar os valores decorrentes da lei, bem como a sobra de valores do financiamento, na amortização de dívidas contraídas junto à Caixa. A emenda foi aprovada por maioria, com dois votos contra e uma abstenção.
O Partido Progressista está sendo “enxotado” do governo municipal pelo prefeito WILSON TREVISAN. A declaração foi dada pelo presidente do partido, GILMAR BALDISSERA. Ele participou do Peperi Entrevista de ontem e afirmou que o desde os primeiros dias do mandato o prefeito vem tomando decisões que não foram acordadas na campanha e na coligação. GICA disse que não é o PP que está rompendo com o PSD. Ele explicou que o prefeito vem sistematicamente excluindo o Partido Progressista das decisões e a relação entre as siglas vem de deteriorando com o passar do tempo. GICA afirmou que o prefeito está descontente porque o PP não está sendo submisso e TREVISAN está respondendo como é acostumado a fazer: de forma imperativa e ditatorial.
Servidores indicados pelo Partido Progressista estão sendo exonerados por telefone à mando do prefeito WILSON TREVISAN. A afirmação é do presidente do PP, GILMAR BALDISSERA. Ele classificou o ato como uma barbárie política e como uma represália ao partido depois que o ex-prefeito lançou o nome como pré-candidato a prefeito. GICA disse, em tom irônico, que agora só falta o atual prefeito exonerar o vice-prefeito ALFREDO SPIER, que é do PP. O presidente dos progressistas disse que TREVISAN tratava SPIER de uma forma no discurso e de outra na prática. GICA afirmou que o vice-prefeito, no dia-a-dia, é tratado como um adversário pelo prefeito. Ele declarou que os servidores do partido começaram a ser demitidos nesta semana. Os três secretários filiados ao PP permanecem nos cargos.
O PP vai deixar os filiados à vontade para permanecer no governo ou pedir exoneração. De acordo com o presidente do partido, GILMAR BALDISSERA, a sigla não vai impor nada aos filiados. Ele citou que o acordo firmado para o atual mandato será cumprido pelo partido progressista. O PP, além de outros cargos comissionados de chefia e direção, comanda três pastas no governo atual: GENI GIRELLI na saúde, JEFERSON DIAS no Urbanismo e ANDREIA REBELATTO na Assistência Social. GICA disse que o partido vai continuar trabalhando para atender a população para cumprir o que foi prometido durante a campanha. Ele reforçou que os servidores ligados ao PP estão liberados para ficar ou sair do governo de WILSON TREVISAN.
O PP abriu as portas, fez campanha, ajudou a eleger o prefeito WILSON TREVISAN e agora recebeu uma carta pedindo se o partido vai ficar ou não na coligação. O presidente do partido, GILMAR BALDISSERA disse que o documento enviado pelo PSD aos progressistas é um insulto e uma aberração. A carta que ele fala é um oficio do PSD solicitando ao PP que se manifeste sobre a permanência ou não na coligação para a eleição deste ano. Ele afirmou que a aliança não vai se repetir em razão dessa série de posturas adotadas pelo prefeito.
O prefeito WILSON TREVISAN emitiu uma nota, na manhã de hoje, sobre as declarações do presidente do Partido Progressista. O prefeito citou que “com a proximidade do período eleitoral, não surpreende que algumas pessoas passem a utilizar discursos mal intencionados para cometer ataques pessoais”. TREVISAN disse que repudia essa questão de forma veemente porque ela não faz parte da vida pessoal e política dele. O prefeito afirmou ainda que é grato aos partidos da coligação pela parceria que foi mantida até aqui e que todos têm completa liberdade para fazer suas escolhas. A nota cita ainda que ele não concorda com brigas políticas por cargos em um momento tão difícil como o atual e que essas brigas nada constroem.
Em nota distribuída na manha de hoje, WILSON TREVISAN afirmou que está sempre aberto ao debate, mas desde que sejam discutidas ideias e não questões pessoais. O prefeito afirmou ainda que siglas políticas são importantes, mas quem faz, realmente, a diferença são pessoas que têm coragem de promover mudanças, deixando de lado os interesses particulares. TREVISAN ressaltou que tudo o que foi feito neste mandato é resultado de ações muito bem planejadas, sempre ouvindo a população e respeitando as pessoas. Ele encerra o documento afirmando que segue firme e forte neste caminho que vem dando ótimos resultados.
O Pelotão da Polícia Militar Ambiental de São Miguel do Oeste realizou uma operação contra a prática da caça nesta quarta-feira para comemorar o aniversário de 30 anos da instituição em Santa Catarina. Conforme o comandante, capitão EVERTON RONCÁGLIO, foram realizadas patrulhas de fiscalização com abordagens de pessoas, veículos e acampamentos em diversos pontos na área de fronteira. Nenhuma irregularidade ambiental foi constatada. A Polícia Militar Ambiental orienta que a prática da caça, captura, cativeiro ou comércio de qualquer tipo de animal silvestre configura infração ambiental, incorrendo em responsabilização administrativa e criminal.
O Poder Judiciário de Itapiranga confirmou a realização de um júri popular para o homem acusado de assassinar a namorada com 11 facadas no município. O crime ocorreu em novembro do ano passado. A vítima foi surpreendida pelo acusado enquanto descansava no sofá de casa. Na mesma tarde, ela havia registrado boletim de ocorrência contra o homem, que a ameaçava há algum tempo por não aceitar o fim do relacionamento. A mulher não aceitou retirar a queixa e foi atingida por 11 golpes de faca. O agressor foi preso no mesmo dia no interior de Palmitinho, no Rio Grande do Sul. A vítima tinha 37 anos de idade e o réu 32 anos. Em virtude da pandemia, a justiça ainda não definiu a data para a realização do julgamento. Ainda cabe recurso da decisão ao Tribunal de Justiça.
Pai e filha de Itapiranga foram presos por tráfico de drogas nesta quinta-feira no Rio Grande do Sul. As prisões ocorreram no início da noite de ontem, na BR 386, em Sarandi. A Polícia Rodoviária Federal apreendeu dois quilos de cocaína e 140 gramas de maconha que estavam sendo transportadas em um Gol. No carro estavam o motorista, de 49 anos, e a filha de 27, ambos naturais de Itapiranga e atualmente residindo em Redentora no Rio Grande do Sul. Durante a revista minuciosa, os agentes encontraram dois tabletes de cocaína e um tablete de maconha escondidos dentro da forração de uma das portas traseiras. O homem admitiu que levaria a droga de Novo Hamburgo para Redentora, onde repassaria para outra pessoa. Eles foram presos em flagrante por tráfico de drogas.
Policiais rodoviários federais aprenderam, no final da tarde desta quinta-feira, 51 quilos de crack e 21 quilos de cocaína no fundo falso de uma carretinha. Durante fiscalização de rotina a um Fiesta de Foz do Iguaçu, os policiais identificaram um fundo falso no semirreboque que ele tracionava. Depois de desmontar o assoalho do veículo, eles localizaram os tabletes das drogas. O motorista disse que buscou a droga em Foz do Iguaçu e a levaria até Porto Alegre. Ele foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia de São Miguel do Oeste. Esta quantidade de entorpecentes totaliza cerca de um milhão e 300 mil reais que deixaram de cair nas mãos do crime organizado. O homem foi preso em flagrante e levado para a delegacia de policia de São Miguel do Oeste.