ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sexta-feira 24 06 2022

-BOLSONARO SANCIONA COM VETOS PROJETO QUE LIMITA ICMS SOBRE COMBUSTÍVEIS

-SC TEM 250 PEDIDOS DE MEDIDA PROTETIVA ONLINE EM MENOS DE DOIS MESES

-ONCO MAIS VIDA RETOMA ENCONTROS PRESENCIAIS NO HOSPITAL REGIONAL

-ACCS DIZ QUE QUEDA NOS PREÇOS PROVOCA CRISE NA SUINOCULTURA

-GICELE DOS SANTOS É A NOVA COORDENADORA REGIONAL DO SINTE

-POLÍCIA MILITAR FLAGRA HOMEM COM MACONHA EM GUARACIABA

-OPERAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL RESULTA EM PRISÃO POR TRÁFICO DE DROGAS NA REGIÃO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto. A temperatura pode chegar a 21 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 22 centavos. O euro está valendo cinco reais e 49 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

A Organização Mundial da Saúde pediu nesta quinta-feira vigilância e transparência frente ao incomum surto de varíola do macaco, que já provocou mais de três mil e 200 casos. Diante desta situação, a OMS reuniu nesta quinta especialistas internacionais, para determinar se a situação constitui ou não uma "emergência de saúde pública de alcance internacional", como ocorre com a pandemia de Covid-19. Desde maio, houve um recrudescimento incomum nos casos de varíola do macaco fora dos países da África central e do oeste da África, onde o vírus costuma circular. A Europa está no centro da propagação do vírus.

Os países da União Europeia acordaram nesta quinta-feira conceder à Ucrânia e Moldávia o estatuto de candidatos à adesão ao bloco. O anúncio foi feito pelo presidente do Conselho Europeu, CHARLES MICHEL, que assegurou que se trata de um "dia histórico". A decisão, adotada no primeiro dia de uma cúpula europeia em Bruxelas, ocorre quatro meses depois do início de uma guerra da Rússia contra a Ucrânia. O processo completo de adesão, no entanto, pode levar anos para ser efetivo. A cúpula também decidiu que a Geórgia, outra antiga república soviética que também pretende entrar na União Europeia, deverá avançar em suas reformas para alcançar o estatuto de país candidato.

Quatro policiais e oito suspeitos morreram em um confronto armado nos arredores da cidade mexicana de Guadalajara. Inicialmente, o Ministério Público informou que o número de mortos era dez, mas o governador do estado de Jalisco, ENRIQUE ALFARO, disse que outros dois agressores morreram e três ficaram gravemente feridos. De acordo com dados oficiais, até agora, neste ano, dez policiais foram assassinados em Jalisco, um dos seis estados que concentram 48 por cento dos homicídios no país, a maioria deles ligados ao crime organizado.

O Conselho Monetário Nacional definiu nesta quinta-feira que a meta de inflação para 2025 será de três por cento. A inflação oficial do país é medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. A meta deve ser perseguida pelo Banco Central, que aumenta ou diminui a taxa básica de juros da economia, a Selic. Atualmente, o juro básico está em 13 vírgula 25 por cento ao ano, o maior patamar desde 2016. A tolerância para a meta ser considerada formalmente cumprida é de um e meio ponto percentual para mais ou para menos. Com isso, a meta será considerada cumprida em 2025 se ficar entre um e meio e quatro vírgula cinco por cento.

O ex-ministro da Educação MILTON RIBEIRO deixou a carceragem da Polícia Federal na capital paulista na tarde desta quinta-feira. Ele foi solto por volta das três da tarde, após o desembargador NEY BELLO, do Tribunal Regional Federal da primeira Região, cassar a prisão preventiva. Na decisão, o desembargador argumentou que MILTON RIBEIRO não integra mais o governo e que os fatos investigados não são atuais, portanto, não se justifica a prisão. Ele é investigado por corrupção passiva, prevaricação, advocacia administrativa e tráfico de influência por suposto envolvimento em um esquema para liberação de verbas do Ministério da Educação. O pastor ARILTON MOURA CORREIA também foi solto na noite desta quinta-feira, em Belém. Além dele, também tiveram a soltura decretada GILMAR SANTOS, HELDER DIEGO DA SILVA BARTOLOMEU e LUCIANO DE FREITAS MUSSE. Eles foram presos por suspeita de participação no mesmo esquema.

O presidente JAIR BOLSONARO sancionou nesta quinta-feira, o teto de 17 por cento para o ICMS sobre combustíveis, energia elétrica, telecomunicações e transporte coletivo, aprovado na semana passada pelo Congresso, mas vetou trechos incluídos pelo Senado que beneficiariam os Estados na compensação pela perda de receita com o tributo. A sanção da lei, com os vetos, consta de edição extra do Diário Oficial da União. Foi vetado, por exemplo, a compensação da perda de receitas para os cinco Estados sem dívida com a União, que seria feita em 2023, com recursos da Compensação Financeira pela Exploração Mineral e com a priorização na contratação de empréstimos da União. Dessa forma, a compensação será feita apenas para Estados que estão endividados com a União.

Santa Catarina registrou 250 pedidos de medida protetiva online em menos de dois meses, segundo a Polícia Civil. O serviço pela internet começou a funcionar no dia 28 de abril e, desde lá, aproximadamente cinco solicitações foram feitas diariamente pelo sistema. Os dados foram contabilizados até o dia 20 de junho. Apenas na última semana, de acordo com o órgão, 27 pedidos foram solicitados. A Capital foi a cidade que registrou o maior número de medidas protetivas de urgência ao contabilizar 29 solicitações dentro do período - abril a junho. Atrás estão Joinville, com 24 pedidos, e Itajaí, com 17. O processo é feito pela Delegacia Virtual, no site da Polícia Civil de Santa Catarina.

O Governo do Estado, por meio do Instituto do Meio Ambiente, realizou na noite desta quarta-feira, a audiência pública referente à concessão de serviços turísticos no Parque Estadual da Serra Furada. Esta é a segunda audiência realizada pelo Programa de Concessão dos Parques Estaduais de Santa Catarina. O projeto referente ao Parque Estadual da Serra Furada prevê, através de parcerias público-privadas, a construção e a implementação de centro de visitantes, restaurante, melhorias nas trilhas existentes, mirantes, orquidário, arvorismo, tirolesa, entre outros. O valor do contrato, para um período de 30 anos, é de 123 milhões e inclui os investimentos obrigatórios do concessionário em estruturas e os custos na operação dos serviços turísticos durante todo o período.

O Ministério Público Federal informou, no começo da tarde desta quinta-feira, que o procedimento de interrupção de gestação foi realizado na menina de 11 anos impedida de fazer aborto após estupro em Santa Catarina. De acordo com a assessoria de imprensa, o aborto foi realizado na quarta-feira. O hospital havia recebido recomendação do MPF para realizar o procedimento nos casos autorizados por lei, independentemente de autorização judicial, idade gestacional ou tamanho do feto. A criança descobriu a gestação quando tinha 22 semanas, foi impedida de realizar o procedimento e levada a um abrigo. O caso ganhou repercussão nacional.

O Peperi Rádio Repórter deste sábado vai receber o novo presidente do Rotary Clube São Miguel, MARCELO DE WALLAU. Ele foi empossado nesta semana e vai presidir a entidade no mandato 2022-2023. Policial militar da reserva, WALLAU assume o clube com o objetivo de colocar em funcionamento a casa de apoio do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. Ele vai falar no programa sobre esse e outros projetos da entidade para os próximos 12 meses. O Peperi Rádio Repórter, ao vivo, começa às 11 horas com a análise das notícias da semana. A entrevista com o presidente do Rotary, MARCELO DE WALLAU, começa às 11 e meia da manhã.

Começou oficialmente na última terça-feira o inverno brasileiro. A estação segue até o dia 22 de setembro e é fundamental para a agricultura, desde as culturas, até o controle de pragas. De acordo com o gerente regional da Epagri, SIDINEI SIMON, o período é fundamental principalmente para as lavouras de trigo que neste ano terão uma importância ainda maior visto a guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Conforme ele, ambos países são grandes produtores do cereal e destinam boa parte para a exportação, situação totalmente contrária neste ano. Segundo SIMON, os impactos já podem ser percebidos pelos consumidores brasileiros em relação ao preço do pão francês e demais produtos que constam o trigo como ingrediente.

O trigo é a cultura que mais se beneficia com o frio, além de algumas espécies de mudas frutíferas. A afirmação é do gerente regional da Epagri, SIDINEI SIMON. Ele destacou que em relação ao cereal, a expectativa é de uma boa safra na região Extremo Oeste, o que é extremamente positivo e faz com que o estado catarinense dependa menos da importação desse produto. Ele salientou que outro ponto animador é que a tendência para os próximos meses é de temperaturas normais para a época do ano, ou seja, com dias de frio intenso e que são de extrema importância para a agricultura. SIMON frisou que as baixas temperaturas também diminuem os problemas de pragas e doenças nas lavouras de primavera e verão, fazendo com que os produtores usem menos defensivos e cultivem produtos mais saudáveis.

Apesar dos benefícios, as temperaturas negativas e formações de geadas podem causar prejuízos para as lavouras de trigo no Extremo Oeste. O alerta é do gerente regional da Epagri, SIDINEI SIMON. Ele pontuou que em alguns casos pode até ocorrer a perda da safra e por isso é recomendável que os agricultores tenham seguro e acionem o mesmo em caso de necessidade. Ele comentou que as baixas temperaturas também dificultam o trabalho com o gado leiteiro e por isso a orientação é que as famílias trabalhem nesse período com pastagens perenes, amenizando um pouco os transtornos causados pela estação do inverno na região.

O décimo primeiro Batalhão de Polícia Militar de Fronteira e o recém ativado Batalhão de Polícia Militar de Fronteira que tem sede em Dionísio Cerqueira, receberam cinco viaturas do modelo S10 do programa VIGIA, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O investimento é de aproximadamente um milhão e meio de reais, entre o valor dos veículos e o custo das adaptações necessárias para a Polícia Militar. Em nota, a PM informou que as novas viaturas serão usadas, principalmente, para na Operação Hórus, que já possibilitou uma série de prisões e apreensões no extremo-oeste. Além disso, a operação resulta em prejuízo para organizações criminosas, em especial as envolvidas com crimes de contrabando, descaminho e tráfico internacional de drogas.

Depois de dois anos, os encontros do Grupo de Apoio “Onco Mais Vida” do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso voltaram a acontecer de forma presencial. Os encontros estavam suspensos por causa da pandemia da Covid. O tema do encontro foi exercício físico. A fisioterapeuta TAYNÁ ZAPPANI falou sobre a importância de se movimentar e ensinou alguns exercícios para que os pacientes e acompanhantes possam fazer em casa. Ela explicou que exercício é bom para o corpo e ajuda também a melhorar a saúde mental dos pacientes. A enfermeira do setor oncologia, MÔNICA JOHNER, lembrou que o grupo foi criado para trocar conhecimento e ajudar os pacientes a enfrentar os desafios do tratamento do câncer.

Na sessão ordinária de quinta-feira da Câmara Municipal de São Miguel do Oeste, os vereadores apresentaram uma série de pedidos de obras e serviços públicos. As proposições tratam sobre implantação de parque turístico e ecológico, de quadra de areia na praça central, iluminação pública, abrigo de passageiros e sinalização de trânsito. O pedido apresentado pela vereadora CRIS ZANATTA é para que a administração construa uma quadra de vôlei de areia na Praça Walnir Bottaro Daniel. Ela sugere que a estrutura seja instalada ao lado do jogo de xadrez gigante, próximo ao parque infantil. A vereadora aponta que a prática do vôlei de areia tem despertado interesse de inúmeras pessoas do nosso município e que o espaço "será um atrativo e incentivo à prática de esportes, especialmente para os jovens que não tem muitas oportunidades de lazer".

A Câmara de Vereadores aprovou por maioria, nesta sexta-feira, o Projeto de Lei que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária do município para o exercício financeiro de 2023. O projeto esteve em discussão única e recebeu apenas o voto contrário de MARIA TEREZA CAPRA, e votos favoráveis dos demais vereadores. A matéria foi aprovada sem emendas e segue para sanção do prefeito. Uma das previsões do projeto diz respeito à reposição salarial. O artigo 60 prevê que "se houver disponibilidade orçamentária e financeira suficiente poderá ser concedido reajustes eou reposições em até 12 por cento nas remunerações dos agentes políticos e servidores". A receita e a despesa previstos para 2023 são de 255 milhões de reais.

Mais três reuniões do programa “O Povo Fala” foram realizadas esta semana em São Miguel do Oeste. Na segunda-feira, o encontro foi com moradores do bairro São Gotardo; na terça com o São Jorge e na quarta-feira com as famílias do São Luiz e Vila Nova. A população dos bairros contemplados teve a oportunidade de debater e apontar quais são as cinco prioridades para os próximos dois anos. Na próxima semana, acontecerão as duas últimas reuniões programadas para os bairros. Na segunda-feira o encontro será no bairro São Sebastião e na terça-feira no Agostini. Na semana seguinte, a partir do dia quatro de julho, começa o cronograma do interior.

O Abrigo Institucional Cantinho Acolhedor mantém, em média, 10 crianças e adolescentes que são afastadas das famílias originais por ordem judicial. A informação é da coordenadora do Serviço de Família Acolhedora, CARLINE MOCELIN. Ela explicou que os casos atendidos pelo Abrigo são de crianças e adolescentes que tiveram direitos violados. Para proteger esses menores, de modo provisório, o juiz determina o encaminhamento para o abrigo. CARLINE explicou que o tempo de permanência no local varia de acordo com o caso. Ela também destacou que o Abrigo tem capacidade para atender cerca de 20 crianças e a estrutura é adequada para a demanda atual do município.

Além do Abrigo Institucional, o município trabalha com outra modalidade de acolhimento de crianças e adolescentes afastados temporariamente do convívio com os pais. O Serviço de família acolhedora, como o nome diz, prevê o encaminhamento dos menores para uma família da comunidade até que o problema ou a violação do direito do menor seja resolvido. De acordo com a coordenadora do Serviço de Família Acolhedora, CARLINE MOCELIN. Atualmente, o município tem três famílias acolhedoras habilidade para receber as crianças e outra em processo de capacitação. Neste mês, a secretaria de Assistência Social está intensificando a divulgação para que mais pessoas se envolvam com esse processo. Segundo CARLINE, o número de famílias inscritas no serviço, apesar de ser pequeno, é suficiente para atender a demanda.

Outro programa voltado para o atendimento de crianças e adolescentes retirados do convívio familiar é o apadrinhamento afetivo. De acordo com a coordenadora do Serviço de Família Acolhedora, CARLINE MOCELIN, essa modalidade prevê que as pessoas da comunidade assumam o papel de padrinhos, ofertando suporte material e afetivo para quem está nessa condição. O objetivo é aumentar a convivência comunitária e familiar das crianças e adolescentes em situação de acolhimento. O município conta com três padrinhos. O programa também atinge idosos e pessoas com deficiência. Para CARLINE, o número de padrinhos poderia ser maior.

A confirmação da abertura do mercado canadense para a carne suína de Santa Catarina é uma grande notícia para os suinocultores. A avaliação é do presidente da Associação Catarinense dos Criadores de Suínos,LOSIVANIO DE LORENZI. Ele ressaltou, no entanto, que os negócios com o Canadá devem se efetivar apenas no último trimestre deste ano, portanto, os efeitos na cadeia produtiva não serão imediatos. Neste mês, as autoridades sanitárias do governo do Canadá habilitaram mais cinco plantas de carne suína de Santa Catarina para exportações ao país, duas delas ficam no extremo-oeste. Os frigoríficos da Seara Alimentos de Itapiranga e São Miguel do Oeste podem vender a produção para o país da américa do norte.

A suinocultura catarinense passa por um momento de crise, com aumento da oferta no mercado interno e queda do preço para o produtor. De acordo com o presidente da ACCS, LOSIVANIO DE LORENZI, a atividade passa por uma dificuldade mundial em razão do fechamento do mercado chinês que reduziu a exportação do produto catarinense. Com isso, começou a sobrar carne no Brasil e o preço sofreu uma queda. Ele disse que o momento é bom para o consumidor que está pagando menos pela carne suína, mas muito ruim para os produtores. LOSIVANIO destacou que os suinocultores estão operando no vermelho, já que o custo de produção está em cerca de oito reais e a remuneração está na casa dos seis reais o quilo. Ele comentou que a crise se agravou no primeiro semestre do ano.

As dificuldades que atingem a suinocultura está levando muitos produtores a desistir da atividade. A afirmação é do presidente da Associação Catarinense dos Criadores de Suínos,LOSIVANIO DE LORENZI. Ele explicou que outro efeito da crise no setor foi a redução das matrizes nas propriedades. LOSIVANIO comentou que a projeção da ACCS é de que o quadro comece a mudar a partir de setembro com aumento do preço para os suinocultores.

O Sindicato dos trabalhadores em educação elegeu, nesta semana, as novas coordenações regionais e estadual da entidade. A chapa de situação foi a vencedora do pleito e o grupo que está no poder vai permanecer à frente do Sinte por mais um mandato. No estado, o professor de Chapecó, EVANDRO ACADROLLI recebeu oito mil 717 votos, o equivalente a 67 por cento, e venceu a candidata de oposição, JANETE DA SILVA. A nova coordenadora regional de São Miguel do Oeste será a professora GICELE DOS SANTOS. Ele teve 50 por cento dos votos e superou o professor RUBENS LUVISIN que recebeu 35 por cento dos votos. Os novos mandatos começam no mês de julho.

A Polícia Militar registrou apenas uma ocorrência de destaque nas últimas 24 horas. Por volta das seis horas da tarde de ontem, uma guarnição da PM abordou um homem no bairro Santa Terezinha em Guaraciaba. Durante a revista pessoal, os policiais encontraram uma pequena porção de maconha com ele. O homem alegou ser usuário de drogas e assinou um Termo Circunstanciado. Agora, ele, deve comparecer em audiência no Fórum da comarca de São Miguel do Oeste.

Um operação da Divisão de Investigação Criminal de Maravilha resultou na prisão de uma pessoas suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas na manhã de hoje no município. Durante a ação foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, três em Maravilha e dois em Chapecó. Em ambas as cidades foram apreendidas drogas, materiais usados para o tráfico de drogas, arma de fogo e munições irregulares. O caso teve início em março, quando dois investigados foram presos em flagrante com drogas em Maravilha. A partir de então, foi constatada a existência de um grupo formado por pelo menos seis pessoas associadas para o comércio de drogas ilícitas entre Maravilha e Chapecó. Os criminosos foram investigados e foi possível definir suas diferentes funções no grupo criminoso, desde fornecedores, responsáveis pelo comércio e integrantes que apenas financiaram a aquisição de cocaína e maconha para obter lucro com a revenda.

Além da prisão de mais um suspeito de tráfico em Maravilha na manhã de hoje, a Polícia Civil prendeu outro suspeito de Chapecó e apreendeu uma adolescente de quatorze anos, também envolvida com o grupo. O homem preso em Maravilha possui diversos registros policiais por tráfico de drogas, posse de arma de fogo, ameaça, furto e lesão corporal. Ele foi interrogado e levado para a unidade prisional avançada do município. A ação contou com a partição de policiais civis das DICs de Maravilha e Chapecó e também com o apoio dos Núcleos de Operações com Cães da Polícia Civil de São Lourenço do Oeste e de São Miguel do Oeste. Aproximadamente um quilo de maconha foi encontrado em Maravilha e outro em Chapecó.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.