-BOLSONARO SANCIONA COM VETOS PROJETO QUE LIMITA ICMS SOBRE COMBUSTÍVEIS
-SC TEM 250 PEDIDOS DE MEDIDA PROTETIVA ONLINE EM MENOS DE DOIS MESES
-MUNICÍPIO CONTABILIZA CERCA MIL E 500 CASOS DE DENGUE NESTE ANO
-DEFESA CIVIL APONTA QUE CHUVAS VOLUMOSAS DEVEM CONTINUAR EM JULHO
-DNIT ALTERA TRÂNSITO DA 163 EM GUARUJÁ DO SUL A PARTIR DE HOJE
-PREFEITURA LICITA MAIS DE UM MILHÃO E 600 MIL REAIS EM OBRAS
-COLÉGIO PROMOVE AMANHÃ A TRADICIONAL FESTA DE SÃO JOÃO
-COLEGIADO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO
-PM FLAGRA VENDA DE DIESEL CONTRABANDEADO DA ARGENTINA
-DOIS HOMENS ABORDADOS PELA POLÍCIA MILITAR TEM DROGA APREENDIDA
O tempo é de sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com possibilidade de chuva a qualquer hora. A temperatura pode chegar a 24 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 22 centavos. O euro está valendo cinco reais e 49 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
A Organização Mundial da Saúde pediu nesta quinta-feira vigilância e transparência frente ao incomum surto de varíola do macaco, que já provocou mais de três mil e 200 casos. Diante desta situação, a OMS reuniu nesta quinta especialistas internacionais, para determinar se a situação constitui ou não uma "emergência de saúde pública de alcance internacional", como ocorre com a pandemia de Covid-19. Desde maio, houve um recrudescimento incomum nos casos de varíola do macaco fora dos países da África central e do oeste da África, onde o vírus costuma circular. A Europa está no centro da propagação do vírus.
Os países da União Europeia acordaram nesta quinta-feira conceder à Ucrânia e Moldávia o estatuto de candidatos à adesão ao bloco. O anúncio foi feito pelo presidente do Conselho Europeu, CHARLES MICHEL, que assegurou que se trata de um "dia histórico". A decisão, adotada no primeiro dia de uma cúpula europeia em Bruxelas, ocorre quatro meses depois do início de uma guerra da Rússia contra a Ucrânia. O processo completo de adesão, no entanto, pode levar anos para ser efetivo. A cúpula também decidiu que a Geórgia, outra antiga república soviética que também pretende entrar na União Europeia, deverá avançar em suas reformas para alcançar o estatuto de país candidato.
Quatro policiais e oito suspeitos morreram em um confronto armado nos arredores da cidade mexicana de Guadalajara. Inicialmente, o Ministério Público informou que o número de mortos era dez, mas o governador do estado de Jalisco, ENRIQUE ALFARO, disse que outros dois agressores morreram e três ficaram gravemente feridos. De acordo com dados oficiais, até agora, neste ano, dez policiais foram assassinados em Jalisco, um dos seis estados que concentram 48 por cento dos homicídios no país, a maioria deles ligados ao crime organizado.
O Conselho Monetário Nacional definiu nesta quinta-feira que a meta de inflação para 2025 será de três por cento. A inflação oficial do país é medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. A meta deve ser perseguida pelo Banco Central, que aumenta ou diminui a taxa básica de juros da economia, a Selic. Atualmente, o juro básico está em 13 vírgula 25 por cento ao ano, o maior patamar desde 2016. A tolerância para a meta ser considerada formalmente cumprida é de um e meio ponto percentual para mais ou para menos. Com isso, a meta será considerada cumprida em 2025 se ficar entre um e meio e quatro vírgula cinco por cento.
O ex-ministro da Educação MILTON RIBEIRO deixou a carceragem da Polícia Federal na capital paulista na tarde desta quinta-feira. Ele foi solto por volta das três da tarde, após o desembargador NEY BELLO, do Tribunal Regional Federal da primeira Região, cassar a prisão preventiva. Na decisão, o desembargador argumentou que MILTON RIBEIRO não integra mais o governo e que os fatos investigados não são atuais, portanto, não se justifica a prisão. Ele é investigado por corrupção passiva, prevaricação, advocacia administrativa e tráfico de influência por suposto envolvimento em um esquema para liberação de verbas do Ministério da Educação. O pastor ARILTON MOURA CORREIA também foi solto na noite desta quinta-feira, em Belém. Além dele, também tiveram a soltura decretada GILMAR SANTOS, HELDER DIEGO DA SILVA BARTOLOMEU e LUCIANO DE FREITAS MUSSE. Eles foram presos por suspeita de participação no mesmo esquema.
O presidente JAIR BOLSONARO sancionou nesta quinta-feira, o teto de 17 por cento para o ICMS sobre combustíveis, energia elétrica, telecomunicações e transporte coletivo, aprovado na semana passada pelo Congresso, mas vetou trechos incluídos pelo Senado que beneficiariam os Estados na compensação pela perda de receita com o tributo. A sanção da lei, com os vetos, consta de edição extra do Diário Oficial da União. Foi vetado, por exemplo, a compensação da perda de receitas para os cinco Estados sem dívida com a União, que seria feita em 2023, com recursos da Compensação Financeira pela Exploração Mineral e com a priorização na contratação de empréstimos da União. Dessa forma, a compensação será feita apenas para Estados que estão endividados com a União.
Santa Catarina registrou 250 pedidos de medida protetiva online em menos de dois meses, segundo a Polícia Civil. O serviço pela internet começou a funcionar no dia 28 de abril e, desde lá, aproximadamente cinco solicitações foram feitas diariamente pelo sistema. Os dados foram contabilizados até o dia 20 de junho. Apenas na última semana, de acordo com o órgão, 27 pedidos foram solicitados. A Capital foi a cidade que registrou o maior número de medidas protetivas de urgência ao contabilizar 29 solicitações dentro do período - abril a junho. Atrás estão Joinville, com 24 pedidos, e Itajaí, com 17. O processo é feito pela Delegacia Virtual, no site da Polícia Civil de Santa Catarina.
O Governo do Estado, por meio do Instituto do Meio Ambiente, realizou na noite desta quarta-feira, a audiência pública referente à concessão de serviços turísticos no Parque Estadual da Serra Furada. Esta é a segunda audiência realizada pelo Programa de Concessão dos Parques Estaduais de Santa Catarina. O projeto referente ao Parque Estadual da Serra Furada prevê, através de parcerias público-privadas, a construção e a implementação de centro de visitantes, restaurante, melhorias nas trilhas existentes, mirantes, orquidário, arvorismo, tirolesa, entre outros. O valor do contrato, para um período de 30 anos, é de 123 milhões e inclui os investimentos obrigatórios do concessionário em estruturas e os custos na operação dos serviços turísticos durante todo o período.
O Ministério Público Federal informou, no começo da tarde desta quinta-feira, que o procedimento de interrupção de gestação foi realizado na menina de 11 anos impedida de fazer aborto após estupro em Santa Catarina. De acordo com a assessoria de imprensa, o aborto foi realizado na quarta-feira. O hospital havia recebido recomendação do MPF para realizar o procedimento nos casos autorizados por lei, independentemente de autorização judicial, idade gestacional ou tamanho do feto. A criança descobriu a gestação quando tinha 22 semanas, foi impedida de realizar o procedimento e levada a um abrigo. O caso ganhou repercussão nacional.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informa que a partir de hoje, o trânsito da BR-163 sofrerá alterações entre os km 110 e 111,25, em Guarujá do Sul. Neste segmento, a pista principal será interditada e o tráfego será desviado para as vias marginais. Sentido norte: acesso à direita, em frente ao antigo Boteco do Marcão, para via marginal até a rotatória de Guarujá do Sul. Sentido sul (Guarujá - Cedro) acesso à direita na rotatória de Guarujá, para via marginal até o antigo Boteco do Marcão. Essa nova alteração se dá em razão da continuação dos serviços de preparação da pista principal para posterior aplicação do pavimento rígido. O DNIT destaca ainda, que o desvio entre os km 100,95 (Posto BR163) e 105,45 continua em operação, com o fluxo também sendo direcionado pelas vias marginais. Respeite a sinalização e as orientações dos trabalhadores. Fique atento e evite acidentes.
Foi nomeada pela secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico como comissão para a ExpoCedro 2023. O anúncio é da secretária KELLY FIGUEIRÓ, presidente da Comissão Organizadora. Segundo ela, a comissão organizadora da ExpoCedro terá como responsabilidade preparar o parque de exposições Balduíno Schneider e a programação da feira de São José do Cedro para o ano que vem. A comissão é presidida pela secretária e o vice-presidente é ELMAR HENTZ. Além da Comissão Central Organizadora, haverá 12 subcomissões para a organização da ExpoCedro 2023, envolvendo em torno de 40 pessoas. A data para a Expo Cedro ainda não está definida. Mas segundo a secretária deve acontecer nas proximidades do aniversário do município, comemorado em 27 de julho.
A prefeitura de Princesa vai repassar 12 mil reais para a Casa Familiar Rural de São José do Cedro. O projeto de lei que prevê este repasse foi aprovado na Câmara de Vereadores em segunda votação, e seguiu para a sanção do prefeito. A secretária de Educação ANGELICA NÓS, explicou que o objetivo do repasse é promover ações de interesse público e recíproco em regime de mútua cooperação entre o Município e a entidade. Ela garantiu que a Casa Familiar Rural receberá de Princesa 12 mil reais em termo de fomento, em quatro parcelas de três mil, conforme o Plano de Trabalho devidamente aprovado pela secretaria de Educação. Ela enalteceu o trabalho prestado pela Casa Familiar, pois permite aos jovens aperfeiçoar os conhecimentos técnicos, econômicos, sociais e ambientais. Sendo fundamental para gerar oportunidades e garantir aos jovens a busca por novos conhecimentos e alternativas no campo, formando profissionais no meio rural. Atualmente a entidade atende quatro alunos do município de Princesa.
510 estudantes do sexto ao nono ano da rede municipal de Guaraciaba participaram de duas palestras alusivas ao Dia Internacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, data a ser celebrada domingo, 26. O evento foi promovido em parceria com a secretaria de Assistência Social, Conselho Tutelar e com o Cras. De acordo com a secretária ANA PAULA REICHERT, as palestras foram ministradas pelo delegado SANDRO ZANCANARO, da comarca de São José do Cedro. E aconteceram no Múltiplo Uso Professor Alfredo Ames, onde por mais de uma hora os alunos puderam interagir com o delegado. Estiveram envolvidos alunos dos colégios Padre Alfredo Kasper e Sara Castelhano Kleinkauf da cidade. E da escola Julio Vicente de Pelegrin, da Linha Guataparema; da Ouro Verde e Nereu Ramos da comunidade Sede Flores. O setor público de Guaraciaba procura trabalhar em conjunto para prestar apoio.
A dependência de drogas lícitas ou ilícitas é um vício que precisam ser tratados como tal em setores que prestam apoio às famílias que possuem dependentes. A secretária ANA PAULA REICHERT, comentou que a unidade básica de saúde de Guaraciaba está capacitada para atender e encaminhar essas pessoas aos profissionais especializados. A secretária destacou que todo o processo de ajuda é sigiloso. O tema foi abordado com este grupo devido a idade que provoca uma curiosidade em conhecer as coisas, mas muitas vezes acabam tomando a decisão errada. Também foi tratado sobre os malefícios à saúde que as drogas e bebidas trazem. A secretária salientou que as crianças ficaram bastantes surpresas com as abordagens do palestrante.
Amanhã ocorrerá a festa de São João promovida pelo colégio Renascer no salão da comunidade em Princesa. O início está marcado para às 13 horas com término programado para às 17 horas. A programação contará com a escolha do casal caipira e com algumas apresentações. Os detalhes são da diretora DANIELE CEMIN. Conforme ela, além de trazer um momento diferenciado, a ideia é captar recursos para serem investidos na escola. Para concorrer ao casal caipira, cinco pares se inscreveram para buscar os votos. O desfile, que ocorre durante a festa, será feita a escolha do casal com jurados avaliando as apresentações e atribuindo notas que no final são somados para saber quem venceu. Já os pratos típicos, na sua grande maioria, são confeccionados pelos próprios pais de alunos como a pipoca, pé de moleque, pinhão, crepe, pão com bife, quentão sem álcool e outros. Todo o lucro será revertido em reformas e manutenções, além da compra de materiais didáticos.
Ontem foi promovido o Arraial da Apae Viviane de São José do Cedro depois de dois anos sem a festa junina. O evento aconteceu com a participação das escolas especiais de Palma Sola, Anchieta e Guarujá do Sul. A festa ocorreu durante todo o dia. De acordo com a diretora EDIANE SIEBENEICHLER. O momento também serviu para conversas entre os profissionais que não se reuniam a mais de dois anos. Durante toda a manhã houve diversas brincadeiras, desfile do casal caipira da Apae e ao meio dia teve almoço com galinhada de cardápio. Cerca de 150 pessoas participaram. Na parte da tarde continuou a festa com um baile e encerramento com um lanche para os envolvidos. A diretora salientou que esta foi uma parceria entre as Apaes visando atender as demandas como lanche e decoração.
Na semana que vem acontecerá em Maravilha um encontro entre os secretários de Assistência Social da região da Ameosc e da Amerios. Esse encontro faz parte do Plano de Apoio Técnico aos Municípios coordenado pela secretaria de Desenvolvimento Social de Santa Catarina. A informação é da coordenadora do colegiado da Ameosc FERNANDA SEGALIN, também secretário de Assistência Social de Anchieta. De acordo com ela, este planejamento foi elaborado para acontecer em oito grandes macrorregiões catarinenses. Por isso, a Amoesc participará em Maravilha, cidade que pertence a Amerios. O primeiro encontro ocorre nos dias 28 e 29 de julho e são convidados para participarem os servidores que trabalham no setor social e presidentes de Conselhos de Assistência Social de cada município. O objetivo é debater sobre a gestão do setor. O segundo encontro ocorrerá nos dias seis e sete de julho também em Maravilha, mas envolverá os profissionais que atuam na proteção sociais básicas e especial de cada município.
O colegiado de Assistência Social da Ameosc já encaminhou os formulários e cada município pode indicar até quatro profissionais do setor. O prazo final da inscrição é hoje. A informação é da coordenadora FERNANDA SEGALIN. Serão quatro vagas para as capacitações nos dias 28 e 29 de junho e seis e sete de julho. Um deles vai trabalhar a gestão da secretaria de Assistência Social e a outra sobre as proteções sociais e benefícios eventuais. A coordenadora salientou que o encontro vai atender as expectativas quanto às informações necessárias que serão prestadas em ambas as capacitações. Também haverá a troca de informações entre as associações que estarão presentes.
Nos próximos dias os moradores de Palma Sola poderão notar novas obras saindo do papel em diversos pontos da área urbana e também rural. Foram licitados recentemente cerca de um milhão e 637 mil reais para pavimentação de várias ruas. A declaração é do prefeito CLEOMAR MANTELLI. De acordo com ele, algumas delas receberão pedras irregulares como pavimento e outras serão asfaltamento. No interior, o Distrito de Cerro Azul receberá melhorias com calçamento em uma rua. Pouco mais de 200 mil reais são de recursos próprios. Além deste montante, o prefeito relatou que outras verbas serão destinadas agora neste mês antes do prazo eleitoral. Já outros recursos ficarão para mais tarde, depois que as eleições de outubro passarem e também serão investidos em infraestrutura. Entre elas, a ampliação de sala de aula no colégio Libório Kuhn. Um investimento de pouco mais de 800 mil reais com contrapartida da administração. Está em processo de finalização a construção de um mini ginásio no Menino Deus em Palma Sola. São 400 mil.
As obras que possuem recursos do governo do Estado precisam começar antes do dia dois, prazo eleitoral, para possibilitar a continuidade durante os meses de política. A afirmação é do prefeito de Palma Sola CLEOMAR MANTELLI. Conforme ele, algumas ruas já foram parcialmente asfaltadas devido a esta prazo. A mesma vencedora dos trabalhos em Palma Sola possui outro municípios em que deve fazer o mesmo, começar um trecho da obra para dar continuidade pelos próximos meses. Nestes locais onde foram começadas as melhorias, a empreiteira já efetuou a colocação da placa, que também garante o seguimento nos meses seguintes. O prefeito salientou que a responsável pelas obras deve retornar para Palma Sola em até 15 dias para continuar as melhorias. Já os recursos para o colégio Libório Kuhn, é aguardado a liberação dos valores. A ideia, segundo ele, é começar logo a ampliação devido a alta demanda por novas salas. Isso se deve ao elevado número de novos alunos.
A Defesa Civil de Palma Sola prevê que os grandes volumes de chuvas devem continuar durante o mês que vem. Para agosto é previsto um aumento gradativo de chuvas na região. O pico de delas, para o entorno de Palma Sola, deve ocorrer em outubro. Com isso, segundo o coordenador DOUGLAS RIBEIRO, é natural que, nos meses que antecedem outubro, haja um aumento de precipitações. Como também de um intervalo menor entre uma chuva e outra, o que ocasiona grandes volumes. O coordenador salientou que isso causará elevação dos níveis de rios que cortam a região podendo causar transtornos. Ele enfatizou que isso é normal para a época, apenas a população que não está mais acostumada com estes volumes devido aos últimos três anos de seca no Extremo-Oeste com baixas precipitações durante o inverno dos anos passados. No mês de junho de 2019, por exemplo, Palma Sola ficou 30 dias sem chuvas. Durante os bons meses a bacia hidrográfica aproveita para se reabastecer visando queda nas precipitações logo a frente.
Nesta mesma época são normais os períodos de chuvas com granizos devido ao início do inverno. Elas são influenciadas por frentes frias, sistemas de baixa pressão alinhada a correntes de jato. O coordenador da Defesa Civil DOUGLAS RIBEIRO, relatou que os ciclones extratropicais também são normais nestes meses. E são eles que trazem ventos fortes e massa de ar frio podendo, em determinados momentos, causar estragos como recentemente registrados em algumas localidades de Santa Catarina. O coordenador ainda afirmou que estes eventos devem voltar acontecer na região Extremo-Oeste com o avanço da baixa pressão no decorrer deste trimestre de chuvas intensas.
A Campanha de Vacinação contra o Sarampo e Gripe alcançou cerca de 93 por cento do público pretendido em São José do Cedro. A Campanha das duas imunizações encerra hoje. De acordo com a enfermeira LEILANE WEISS, do posto de Saúde central, essa porcentagem representa cerca de cinco mil pessoas imunizadas contra as ambas doenças. Ela lembrou das últimas semanas da campanha e quanto a baixa adesão da população estava preocupando a saúde. Mas com solicitações e divulgação por meio da imprensa e canais oficiais, a enfermeira relatou que foi possível chegar a uma boa porcentagem dos grupos vacinados. Para ela, a imunização é de extrema importância para proteger as pessoas dos vírus existentes. A enfermeira também relatou que algumas pessoas, depois de vacinadas contra a Influenza, tiveram sintomas gripais e acabaram criticando o imunizante. Ela acredita que isso foi causado por a gripe deveria estar no início da manifestação e foi impulsionada pela vacinação. Mas pelo imunizante, houve proteção para os imunizados.
A imunização contra o Sarampo teve como público-alvo as crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias em São José do Cedro. Consequentemente, conforme a enfermeira LEILANE WEISS, o número, se comparado a Gripe, é menor. Isso mostra que o número delas imunizadas se aproxima dos mil e com doses ainda à disposição para este público durante o dia de hoje. Ela lembrou sobre a importância de imunizar as crianças tendo em vista que elas passam a maior parte do tempo dentro de uma sala com outras crianças. O Sarampo é extremamente contagioso. Por isso, a enfermeira pediu para que aqueles pais que ainda não levaram seus filhos se imunizarem levem até o posto durante esta tarde. LEILANE também informou que houve alteração no calendário de vacinação dos demais imunizantes visando otimizar os serviços. A dose contra a Covid para as crianças ficou para as segundas e sextas-feiras. Adultos entre terça e quinta-feira à tarde.
O setor epidemiológico da Dengue contabiliza mais de mil 470 casos confirmados do mosquito neste ano em São José do Cedro. Todo o Estado de Santa Catarina e o município atravessaram pela maior epidemia de Dengue. São 31 focos catalogados em armadilhas. Esta foi a afirmação do agente de Endemias MATHEUS ROMERA. De acordo com ele, nos últimos 30 dias já houve uma queda expressiva de novos casos, mas durante esta semana um caso está em investigação. Mas o município passou por uma grande turbulência de casos nos últimos meses. O agente de Endemias lembrou que a pouco tempo era relatado sobre focos do mosquito e mais tarde começou o registro dos primeiros casos. E hoje chega ao alto número de casos de Dengue se aproximando de mil e 500 casos. Isso não foi um cenário local, mas praticamente de toda a região Extremo-Oeste. ROMERA afirmou que novamente foram encontradas larvas na São Vendelino, onde foi confirmado para a Dengue e um trabalho orientativo foi feito.
A comunidade rural de São Vendelino está caminhando para um cenário similar aquele que ocorreu em Padre Réus e Mariflor. Conforme o agente de Endemias MATHEUS ROMERA, a comunidade deve ser considerada infestada para o mosquito. O agente relatou que a chegada do frio traz uma sensação de tranquilidade quanto ao número de casos, tendo em vista que o período de incidência ocorre nos meses de março e abril. Mas a reprodução do mosquito, segundo ele, começa em dezembro e nos primeiros meses do ano seguinte. E partir daí começa a doença por consequência do grande número de mosquito presentes em São José do Cedro. Ele também lembrou que os municípios encontraram dificuldades para adquirir alguns medicamentos por causa da alta transmissibilidade da doença. MATHEUS salientou que nos próximos meses a Dive deve informar qual tipo de dengue circula na região. Mas são quatro tipos de Dengue, dois de Zika vírus e um de chikungunya.
A Polícia Militar de Barracão, durante serviços de fiscalização, acabou notando a presença de algumas pessoas na Avenida Brasil em atitude suspeita. Por volta das 21 horas e 25 minutos foi tentado se aproximar do grupo de pessoas, momento que todos correram para a Argentina. Ao chegar ao local, os policiais militares viram oito galões de 20 litros contendo óleo diesel. Ao todo foram apreendidos 160 litros de combustível. No local não restou nenhum responsável, sendo os galões apreendidos e entregues na Receita Federal.
Dois homens foram abordados pela Polícia Militar por posse de drogas em São Miguel do Oeste e Guaraciaba. A primeira delas foi em São Miguel, por volta das 13 horas e 30 minutos, na Rua Zenaide Andreatta, esquina com a Terezinha Gaio Basso, Bairro Progresso. O homem quando avistou a Polícia Militar começou a agir de forma suspeita guardando algo no bolso da calça momento que foi abordado pelos policiais. A PM efetuou a busca pessoal e encontrou uma carteira de cigarros contendo maconha dentro. Parte dela já havia sido consumida. Ele relatou aos policiais que é usuário. Já em Guaraciaba, a PM flagrou a posse de drogas no Bairro Santa Terezinha. O homem continha quase duas gramas de maconha escondida no bolso. Ambos os usuários devem comparecer em juízo para esclarecimentos.