O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus.Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 92 centavos. O euro está valendo cinco reais e 89 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
O ministro responsável pela campanha de vacinação no Reino Unido disse nesta quarta-feira que 82 por cento dos adultos do país já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Ele também comemorou a marca de 60 por cento dos britânicos com a vacinação completa, ou seja, já receberam as duas doses dos imunizantes disponíveis. O Reino Unido foi o primeiro país do ocidente a iniciar uma campanha de vacinação em massa, ainda em dezembro do ano passado, logo após a aprovação do imunizante da PfizerBioNTech.
O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, disse que vai dar novos passos para combater a violência armada no país nesta quarta-feira, incluindo medidas que visam conter a circulação de armas de fogo usadas em crimes, depois de prometer pressionar por mudanças abrangentes nas leis de armas de fogo. As ações serão acréscimos a decretos presidenciais assinados em abril, quando Biden pediu ao Departamento de Justiça que reprima as "armas fantasmas" montadas por usuários, disseram autoridades de alto escalão do governo. BIDEN também planeja novas ações para responsabilizar vendedores de armas ilegais por violarem leis federais.
Os Estados Unidos irão doar diretamente três milhões de doses de vacina da Janssen contra a Covid-19 ao Brasil, fora do mecanismo Covax. Elas serão enviadas na quinta-feira do aeroporto de Fort Lauderdale, na Flórida, e chegarão ao aeroporto de Viracopos, em Campinas. Este é o maior número de vacinas doadas pelos Estados Unidos para qualquer país até agora. O imunizante da Janssen, do grupo Johnson & Johnson, é aplicado em dose única. Na terça-feira, um primeiro lote, com um milhão e 500 mil vacinas do tipo, compradas pelo governo brasileiro, chegaram ao país.
O Instituto Nacional do Seguro Social começa a pagar nesta quinta-feira a segunda parcela do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas. O pagamento foi antecipado novamente neste ano por conta da pandemia de coronavírus. Nesta quinta, o pagamento da segunda parcela será feito para quem recebe até um salário mínimo, e tem número do benefício encerrado em 1. O pagamento da segunda parcela segue até sete de julho para os demais beneficiários. A antecipação será creditada junto com os benefícios de junho. Segurados com renda mensal acima do salário mínimo terão seus pagamentos creditados entre primeiro e oito de julho.
A conta de luz deve ficar ainda mais cara em julho. Com a revisão para cima do valor da bandeira vermelha dois, ainda a ser definida pela Agência Nacional de Energia Elétrica, a tarifa como um todo deve subir entre cinco e seis por cento a partir de julho. O cálculo é de ANDRÉ BRAZ, coordenador de índices de preços da FGV, e leva em consideração um avanço de 15 a 20 por cento na bandeira vermelha dois. Atualmente, o custo extra da bandeira vermelha patamar dois é de seis reais e 24 centavos pelo consumo de 100 quilowatts hora.
O presidente JAIR BOLSONARO exonerou o ministro do Meio Ambiente, RICARDO SALLES. A exoneração foi publicada nesta quarta-feira em edição extra do "Diário Oficial da União" e informa que a demissão foi a pedido de SALLES. No mesmo decreto, BOLSONARO nomeou JOAQUIM ALVARO PEREIRA LEITE como novo ministro do Meio Ambiente. Até então, LEITE ocupava o cargo de secretário da Amazônia e Serviços Ambientais do ministério. A gestão de Ricardo Salles no Ministério do Meio Ambiente foi marcada por uma série de polêmicas. Ele também é alvo de inquérito por supostamente ter atrapalhado investigações sobre apreensão de madeira. Segundo a Polícia Federal, há "fortes indícios" de que SALLES participa de um esquema de contrabando ilegal. O ex-ministro nega ter cometido irregularidades.
Santa Catarina recebeu nesta quinta-feira, mais um reforço para o avanço da vacinação contra a Covid-19. Três lotes, totalizando 265 mil 400 doses de imunizantes foram encaminhados pelo Ministério da Saúde. São 126 mil e 200 doses da Coronavac que chegaram na manhã de hoje. No começo da tarde, o Estado recebe mais 86 mil 850 da Pfizer. Chegam também nesta quinta, de acordo com informação do Ministério da Saúde, 52 mil 350 doses da vacina Janssen, fabricada pela Johnson & Johnson. Esse será o primeiro lote do imunizante para o estado. As vacinas serão aplicadas em dose única, o que permitirá acelerar a imunização. As doses serão encaminhadas entre hoje e amanhã para as 17 gerencias regionais de saúde do estado.
Por maioria de votos, a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa aprovou, no início da noite desta quarta-feira, o parecer pela rejeição do Projeto de Lei Complementar que regulamenta o ensino domiciliar em Santa Catarina, conhecido como “homeschooling”. A proposta segue, agora, para análise da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. A deputada LUCIANE CARMINATTI, presidente da Comissão e relatora do projeto, apresentou o parecer contrário à matéria argumentando 11 de 14 entidades ligadas ao setor educacional se posicionaram contra a aprovação da proposta. Citou também que a proposta era inconstitucional e ilegal, além de abordar questões pedagógicas contra a aprovação da matéria em Santa Catarina.
O Grupo de Trabalho que discute a retomada de eventos no estado reuniu-se nesta quarta-feira para dar seguimento às tratativas sobre os eventos testes. O grupo é formado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina, Secretaria de Estado da Saúde e representantes do segmento. Conforme deliberação do GT, o primeiro de cinco eventos teste deve ser realizado no mês de julho, em Florianópolis, e servirá como referencial para os demais, que serão promovidos com intervalo de duas semanas. Os detalhes sobre a implementação dos protocolos previstos para o primeiro evento teste serão tratados na próxima sexta-feira, por um grupo técnico. Os cinco eventos que deverão ser testados são um cultural, um congresso, uma feira, um jantar e um esportivo.
O município também definiu soluções específicas para atender as demandas locais. O secretário destacou que neste ciclo o programa tem direcionamento para as vocações locais. "Já melhoramos vários processos na Administração Municipal e agora daremos continuidade para avançarmos no desenvolvimento territorial", adiantou, CALEGARRI. Ele também ressaltou a contribuição do JEPP, pois os estudantes se tornam multiplicadores dos conhecimentos com os familiares. Os alunos aprendem sobre controle financeiro, que não pode misturar dinheiro da empresa com o pessoal, por isso crescem dando valor ao trabalho e desenvolvem a proatividade.
Outras prioridades serão as compras públicas. Além de melhoramentos nos processos de gestão. Porém, diz o secretário RODRIGO, a administração quer projeção de futuro, por isso é preciso ter políticas públicas consolidadas para tirar do papel o parque industrial. Segundo ele, a administração tem buscado facilitar as compras dos pequenos negócios locais, porém, para determinados itens o Governo Federal exige a realização do pregão eletrônico. Os indicadores de compras da agricultura familiar para a merenda escolar são de aproximadamente 70%, bem superior ao recomendado e o que comprova nosso comprometimento em favorecer os empresários do município.
Programa Cidade Empreendedora tem uma atuação em cada eixo. A Sala do Empreendedor, por exemplo, é um espaço permanente para o atendimento das demandas do setor empresarial, com auxílio para formalização, alteração ou baixa de empresas, informações atualizadas, auxílio nos processos burocráticos, capacitações e consultorias. Já nas compras públicas, RODRIGO, explica que estão previstas capacitação dos fornecedores com orientações sobre os procedimentos legais e incentivando-os a participar dos processos licitatórios. Nos municípios menores o maior comprador é o Poder Público e por isso é importante ter fornecedores locais. Assim os recursos permanecem no município e podem ser reinvestidos em melhorias para a população.
Prefeitura tem novo decreto com medidas de enfrentamento à epidemia de Covid-19. Foi publicado ontem, o novo decreto municipal com medidas de enfrentamento à pandemia. Segundo o gerente da vigilância sanitário, FILIPE MARTINS, o governo municipal de São Lourenço do Oeste leva em conta o nível da Avaliação de Risco Potencial do Estado de Santa Catarina para região de Xanxerê, que permanece em nível gravíssimo e a nova situação de colapso vivenciada na rede de saúde pública e privada de todo o estado de Santa Catarina.
Conforme a mensagem do novo decreto houve nos últimos dias 34 transferências de pacientes com Covid-19 para unidades hospitalares estabelecidas fora do município e cinco óbitos em menos de 20 dias. Ainda, o aumento significativo de atendimentos na Unidade Sentinela, passando de 41 para 110 pacientes ao dia. Esta semana começou também uma força-tarefa com a Secretaria de Saúde, por meio das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, e o Ministério Público. O objetivo é verificar o cumprimento do isolamento obrigatório de pacientes positivos para a Covid-19.
Novo decreto já está em vigor e pode ser acessado por completo no site covid.saolourenco.sc.gov.br. FILIPE, diz que com base nesse novo documento, o desrespeito das normas de prevenção ao contágio da Covid-19, dentro do recinto comercial, industrial, prestador de serviço, em especial a não utilização de máscara, implicará em multa no valor de 100 reais para o empregado ou colaborador e 500 para o proprietário do estabelecimento. As pessoas positivadas com a doença serão supervisionadas e fiscalizadas, por servidores públicos municipais, em parceria com a Polícia Civil e Polícia Militar. Na hipótese de pessoas portadoras da Covid-19 estarem trabalhando, será aplicada multa de 500 reais ao trabalhador e ummil ao empregador.
Até 7 de julho estabelecimentos identificados como pubs, boates, whiskerias, casas de show, bailões e outros locais destinados a atividades semelhantes, somente poderão atender até às 21 horas. estabelecimentos identificados como restaurantes, pizzarias, lanchonetes e food trucks, poderão exercer suas atividades até às 22; academias, estúdios de treinamento funcional, de pilates e assemelhados, poderão exercer suas atividades também até às 22 horas. Fica vedada a prática, recreativa ou por meio de competições ou torneios, independentemente do número de participantes, de atividades físicas ou esportivas coletivas, em quadras, campos ou ginásios de esportes, abertos ou fechados, públicos ou privados e proibida a utilização de praças e espaços públicos, inclusive para caminhadas e corridas individuais. Fica também proibido o exercício do comércio ambulante no âmbito do município.
Saúde pública ainda não consegue controlar coronavírus em Palma Sola. A mutação do vírus e a fácil transmissão dificulta tudo. Por isso ninguém pode facilitar com os cuidados de prevenção. DÉBORA PREVEDELLO – Secretária da Saúde do município, diz que as recomendações são aquelas que todo mundo conhece. Qualquer pessoa que apresentar sintoma suspeito de Covid 19, deve ir ao posto o quanto antes. O município já perdeu 16 vidas para a doença. Entre as vítimas, estavam jovens. 15 pessoas estão positivadas e outras 40 sob acompanhamento dos agentes. Conforme DÉBORA a situação já esteve bem pior. A primeira referência para tratamento de infectados é São Miguel, que está com os leitos de hospital comprometidos.
Mais de 3 mil e quinhentas pessoas já receberam vacina contra Covid em Palma Sola. O imunizante já chegou para quem está na faixa dos 48 anos de idade e o interesse da população é grande. Os decretos municipais de restrição se baseiam aos do Governo do Estado. As agentes vão seguir nesse trabalho até atingir pessoas com 24 anos de idade. A secretária DÉBORA PREVEDELLO calcula que esse público deverá ser atendido em setembro. Ela acredita que a maioria da população está se cuidando como deve. A preocupação é para aqueles que se aglomeram e se colocam em situação de risco.
Conselho Municipal da Sanidade Animal é criado em Campo Erê. Chamado de Comusa, o grupo deve se reunir duas vezes por ano, debatendo assuntos relacionados à saúde animal no município. Conforme o secretário de agricultura - PAULINHO DA COSTA, o grupo formado por um representante de cada comunidade é muito importante para a agricultura de Campo Erê. O responsável pelo setor fez ainda um convite para MILTON KASPER – veterinário da Cidasc regional, que atua em Campo Erê, que compareceu na reunião dessa semana, ajudando na formação do conselho.
Conselho da Agricultura de Campo Erê debate planos para o futuro das produções no município. Ontem foi a primeira reunião presencial do grupo, como conta PAULINHO DA COSTA – secretário de agricultura do município. No encontro ele apresentou os trabalhos feitos nesses primeiros seis meses de gestão, além dos planos para o futuro da agricultura de Campo Erê. Conforme PAULINHO, a previsão é que o conselho se reúna duas vezes por ano, e o próximo encontro deve ser próximo ao início de 2022, quando define o orçamento para o ano que vem.
Realizada primeira reunião do Conselho da Agricultura de Campo Erê. MILTON KASPER – veterinário da Cidasc regional, foi convidado pelo secretário de agricultura do município para participar do primeiro encontro presencial da chamada CMDR – Comissão Municipal de Desenvolvimento Rural. De acordo com o veterinário, todos os protocolos de segurança exigidos foram seguidos, nessa que foi também a primeira reunião presencial que participou desde o início da pandemia. Na visão de MILTON KASPER, por fazer divisa com o Paraná, que recentemente mudou seu status sanitário em relação à febre aftosa, Campo Erê tem muito a debater.
Santa Catarina está 21 anos à frente dos demais estados em relação à febre aftosa. O veterinário da Cidasc regional - MILTON KASPER, conta que desde o ano 2000, quando o rebanho do estado foi vacinado pela última vez contra a doença, Santa Catarina tem o importante status livre da febre aftosa sem vacinação. Segundo ele, somente esse ano outros estados brasileiros estão conseguindo o mesmo feito, como Rio Grande do Sul, Paraná, Rondônia, Acre, parte do Mato Grosso e parte do Amazonas. Falando especificamente do estado vizinho, o veterinário acredita que o Paraná vai fazer o necessário para impedir a chegada da doença.
Acidente entre carro e moto deixa jovem ferida. O acidente de trânsito aconteceu na tarde de ontem, na Rua Marilia, bairro Padre Ulrico em Francisco Beltrão. Se envolveram na batida um HB20 e uma moto Yamaha Factor. A jovem de 19 anos que pilotava a moto teve ferimentos e foi levada até o hospital pelo Corpo de Bombeiros. A Polícia Militar foi acionada para registrar a ocorrência.
Atropelamento mata duas pessoas na SC-161, entre Campo Erê e Anchieta. O Corpo de Bombeiros de Anchieta foi chamado para atender a um acidente de trânsito que ocorreu por volta das dez horas da noite de ontem, na linha Café Filho, em Anchieta. Quando os bombeiros chegaram, uma das vitimas, ALTIDOR GUIMARÃES, de 51 anos, estava caído na pista, com cortes nas pernas e rosto, respirando, mas com suspeita de traumatismo crânio encefálico e de hemorragia interna.
O segundo homem, identificado como JOSÉ CLAUDIO DA COSTA, de 38 anos, estava a cerca de quatro metros do local do acidente, caído num barranco, com sinais vitais fracos, com suspeita de hemorragia interna e de trauma de tórax. O Corpo de Bombeiros fez os primeiros procedimentos, imobilizou as vítimas e levou imediatamente para receberem atendimento médico. Os homens não resistiram e morreram no hospital. A guarnição contou com o apoio do Corpo de Bombeiros de Palma Sola e Polícia Militar de Anchieta.