-SENADO APROVA PEC QUE TRANSFERE ELEIÇÕES PARA 15 E 29 DE NOVEMBRO
-EMPRESÁRIO NEGA CITAÇÕES QUE ENVOLVERAM MOISÉS NO CASO DOS RESPIRADORES
-APRISCO FAZ CAMPANHA PARA GANHAR SISTEMA DE ENERGIA SOLAR
-INTERESSADOS PARA DE FUMAR TERÃO ACOMPANHAMENTO INDIVIDUAL
-ENTIDADES AVALIAM AVANÇO DO CORONAVÍRUS EM AGROINDÚSTRIAS
-MUNICÍPIO TRABALHA PARA LIBERAÇÃO DE OITO LOTES EM ÁREA INDUSTRIAL
-PALMA SOLA LICITA 500 MIL EM OBRAS DE INFRAESTRUTURA URBANA
-PRAÇA DO CENTRO GANHARÁ QUIOSQUE COM BANHEIROS
-VEREADOR QUESTIONA FALTA DE ATENDIMENTOS DE SAÚDE NO INTERIOR
-COLISÃO TRASEIRA DEIXA MOTOCICLISTA FERIDO EM SJCEDRO
-PROFESSORA MORRE TRÊS DIAS APÓS SOFRER QUEDA DE ESCADA
O tempo é está ensolarado. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro ... graus. Umidade relativa do ar ...por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 17 centavos. O euro está valendo cinco reais e 83 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
A União Europeia estuda restringir a entrada de viajantes provenientes do Brasil, dos Estados Unidos e da Rússia, informou reportagem do jornal norte-americano "The New York Times" desta terça-feira. Com a chegada do verão, o bloco europeu pretende iniciar a reabertura das fronteiras externas a partir de primeiro de julho, começando por países que têm controlado melhor a pandemia de Covid-19. Oficialmente, ainda não houve anúncio formal sobre quais estados estarão incluídos no banimento. Na segunda-feira, o mundo registrava mais de nove milhões de diagnósticos confirmados da virose.
Um grupo matou 15 moradores de uma aldeia indígena no sul do México, que foi alvo de disputas locais. De acordo com autoridades locais, foi um dos ataques mais brutais a abalar o interior do país nos últimos anos. Os agressores torturaram e queimaram vivas várias vítimas, de acordo com o governo municipal. governo municipal de San Mateo del Mar informou em comunicado que o ataque foi orquestrado por pelo menos seis pessoas armadas, com o apoio de um suposto chefe do crime local.
Um forte terremoto de magnitude sete vírgula quatro graus atingiu a costa sul do México nesta terça-feira, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos. O número de mortos pelo terremoto que atingiu a região sul de Oaxaca no México aumentou para quatro, informou a defesa civil mexicana. O abalo foi sentido no centro da capital, a Cidade do México, que está a centenas de quilômetros de distância do epicentro. O tremor chegou a fazer soar os alertas de autoridades para a possibilidade de tsunami na costa do Pacífico, mas os alarmes foram retirados.
O governo prorrogou a permanência da Força Nacional por mais 180 dias em cinco estados que recebem o programa "Em Frente, Brasil", lançado pelo ex-ministro da Justiça SERGIO MORO em agosto do ano passado, com o objetivo de reduzir a violência em locais considerados estratégicos. As ações ocorrem em Goiás, Pará, Espírito Santo, Pernambuco e Paraná. Quando o programa foi lançado, o governo explicou que a primeira fase ocorreria em um estado de cada região do país. O trabalho se concentra na repressão aos homicídios dolosos, mas o governo espera reduzir índices de outros crimes considerados violentos, como: feminicídios, estupros, extorsão mediante sequestro, latrocínio, roubo à mão armada.
O Senado Federal deve votar nesta quarta-feira o projeto de lei do novo marco legal do saneamento básico. O projeto muda as regras para a prestação de serviços de saneamento, facilitando a entrada de empresas privadas no mercado. A iniciativa foi apresentada pelo governo federal, que vê no marco regulatório uma possibilidade de universalizar a cobertura de água e esgoto até 2033, prazo determinado pelo projeto. A expectativa é que a alteração possa movimentar 700 bilhões de investimentos nesse período. O novo marco legal tem como um dos pilares a possibilidade de que os titulares de serviço de saneamento abram licitações para contratar as empresas prestadoras, ou seja, é dada a opção aos Estados para a terceirização dos serviços. Atualmente a maioria das cidades acaba fechando parcerias com as empresas estatais.
O Senado aprovou nesta terça-feira a proposta de emenda à Constituição que adia as eleições municipais deste ano em razão da pandemia do novo coronavírus. O texto, votado em sessão remota, foi aprovado por 67 votos a oito no primeiro turno e por 64 votos a sete no segundo turno. Agora, a PEC segue para a Câmara dos Deputados. Pelo calendário eleitoral, o primeiro turno está marcado para quatro de outubro, e o segundo, para 25 de outubro. A PEC aprovada pelo Senado adia o primeiro turno para 15 de novembro, e o segundo, para 29 de novembro. Além de transferir as eleições de outubro para novembro, a PEC permite ao plenário do TSE definir novas datas para o pleito em cidades que não tiverem condições sanitárias para votação em novembro.
A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina informou nesta terça-feira que tem acompanhado a questão da nuvem de gafanhotos que está na Argentina e pode chegar ao Brasil. A Cidasc pediu aos produtores, especialmente na região da fronteira, que avisem o órgão caso percebam algo nesse sentido. Já a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado diz que, tecnicamente, não há chance de os insetos virem para o território catarinense. O Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina informou ao Ministério da Agricultura que, se as atuais condições climáticas continuarem, a nuvem deve ir para o Uruguai. No entanto, por causa da proximidade com o Sul do país, é necessário que os órgãos estaduais e os agricultores fiquem atentos para "eventuais medidas de controle da praga caso esta nuvem ingresse em território brasileiro".
O governo de Santa Catarina investirá quatro milhões e 500 mil reais no apoio a projetos de sistemas de captação, armazenagem e uso da água para atividades em propriedades rurais. Segundo a Secretaria de Estado da Agricultura, a proposta irá contribuir para a construção de aproximadamente 200 poços artesianos, cisternas e projetos de irrigação. São três programas e um deles é oÁgua para Todos que conta com recursos para financiamentos para construção de poços, estruturas de armazenagem e distribuição de água. Os financiamentos serão de até 25 mil reais por produtor ou até 50 mil para projetos coletivos, que poderão ser pagos em até 36 meses, com seis meses de carência e sem juros.
As mensagens citando o governador CARLOS MOISÉS na negociação dos 200 respiradores comprados pelo Estado por 33 milhões foram negadas nesta terça-feira pelo empresário SAMUEL RODOVALHO. Ele prestou depoimento na CPI dos respiradores na Alesc e chamou de “suposição errada” a menção ao governador na troca de mensagens. Uma perícia nas conversas de WhatsApp de SAMUEL feita a força-tarefa da Operação Oxigênio encontrou três menções ao governador, sempre em encaminhamentos de mensagens que o empresário recebia de CÉSAR BRAGA, diretor jurídico da Veigamed que está preso. As conversas embasaram a mudança do caso para o Superior Tribunal de Justiça em função do foro do governador. Em uma das mensagens, SAMUEL diz a outro empresário que “está na linha com o governador”. Ontem, ele afirmou que fez uma suposição errada que eles estavam falando com o governador.
Cozinheiras da Aprisco participam de capacitação e reformulam o cardápios do lar. A coordenadora, NÊMORA SPILMANN afirma que as duas profissionais que atuam no preparo das refeições participaram do curso junto com a nutricionista da prefeitura AMANDA CADONÁ. O objetivo foi aproveitar bem os itens disponíveis e fazer pratos que tenham nutrientes e vitaminas que atendam a necessidade das crianças. Ela lembra que o local funciona como uma casa e há café, almoço, janta e lanche aos acolhidos, monitoras e demais servidores que fazem os plantões. A coordenadora afirma que a pandemia gerou mudança nas rotinas, mas, os processos continuam tramitando e houve ingressos e também desacolhimentos. Neste mês a entidade está buscando apoio em uma campanha da empresa Renovigi, para ganhar placas de energia solar, a exemplo do que ocorreu com a Apae. O pedido é que os moradores entrem na página da empresa e na imagem da promoção escrevam o nome Lar Aprisco, já que os mais citados serão contemplados.
Nasf desenvolve trabalho individual para pessoas que queiram parar de fumar em Guarujá do Sul. Conforme a fisioterapeuta do setor, JOICE FINGER, até ano passado havia grupos de combate ao tabagismo que realizavam os encontros e acompanhamento com profissionais de saúde durante um período. Ela revela que a ideia da equipe foi buscar alternativa para atender estas pessoas que querem largar o vício e precisam do suporte. Para isso, o fumante poderá procurar a unidade de saúde para uma entrevista e avaliação inicial com médico que poderá indicar medicação. Uma vez por semana os profissionais vão até a casa do paciente para dar dicas para controle de ansiedade, a questão psicológica, a mudança de hábitos, melhora na respiração, entre outras alterações que podem ocorrer devido à dependência. JOICE destaca que as agentes de saúde fizeram o convite e a adesão está grande.
Consad habilita três novas empresas para venda de produtos de origem animal em todo país. Conforme a veterinária e coordenadora do Suasa, CARLA SANDRI, as três unidades que entraram ontem no site do MAPA para comercialização nacional são todas do Paraná, uma de Cruzeiro do Iguaçu, outra de Chopinzinho e ainda uma de Salgado Filho. São na área de produção de ovos, embutidos de carne suína e um abatedouro de bovinos. Ela destaca o consórcio está sediado no Extremo Oeste de SC, mas atende os três estado do Sul visando desenvolver estas empresas. A veterinária citou o empenho dos municípios através do sistema de inspeção de cada um deles.Ela afirma que são várias etapas na busca de documentos, contratação de veterinários e outras adequações, por isso o tempo varia. CARLA salienta que entre as cobranças estão dos documentos de adesão, baseados na Lei local. Também readequações estruturais em algumas vezes. O Consad possui 26 empresas habilitadas e outras buscando o selo para ampliar o mercado de vendas.
ACCS avalia que medidas de prevenção evitaram contaminação em massa de funcionários em frigoríficos do estado. Segundo o presidente da Associação Catarinense dos Criadores de Suínos, LOSIVANIO DE LORENZI, a preocupação com a transmissão do vírus entre funcionários existe, considerando que em alguns estados a promotoria pública fechou frigoríficos devido ao número de contaminados. Ele cita que o Sindicato das Indústrias de Carne, Sindicarne, a Cidasc, o Ministério da Agricultura e a Associação Brasileira de Proteína Animal orientam a atuação dos frigoríficos, e nenhum problema foi registrado em Santa Catarina. Ele revela que algumas empresas também fizeram testes em todos os funcionários, e os poucos que testaram positivo foram isolados, assim como as pessoas do grupo de risco. Estes afastamentos geraram a abertura de novas vagas. O presidente destaca ainda que o transporte dos funcionários reduziu pela metade para evitar aglomerações.
Polícia Militar Ambiental chama atenção para casos frequentes de descarte irregular de lixo na região. A denúncias são recorrentes em SJCedro, com destaque para descartes no lajeado Cedro que “corta” a cidade. Segundo o comandante da Polícia Militar Ambiental, capitão EVERTON RONCÁGLIO, apesar de toda divulgação, o fato volta a se repetir com denúncias frequentes de descarte irregular de lixo como material de construção, móveis e outros rejeitos. Segundo RONCLÁGLIO, a legislação define que o descarte de lixo deve ser feito de acordo com as recolhas que são disponibilizadas pelas prefeituras geralmente por empresas licitadas e regularizadas para este serviço. O que não é coletado na recolha seletiva de lixo, deve ser destinado por meio de campanhas específicas, a exemplo dos eletrônicos, novéis, vidros e lâmpadas.
Responsabilização pelo descarte irregular de lixo é tanto para quem destina o lixo, como para o proprietário da área. O comandante da Polícia Ambiental EVERTON RONCÁGLIO explica que a pessoa que faz o descarte irregular responde pelo ato e também o proprietário, por ser o responsável pela área, devendo o terreno ser isolado para evitar o acesso ou a identificação com placas. O capitão esclarece que caso o descarte irregular seja flagrado ou comprovado o autor, o responsável será multado, e o valor pode chegar a até cinco mil reais. Ele explica que a multa ambiental se aplica porque o descarte é considerado uma poluição ambiental. Além disso, o autor do crime ambiental também responde a processo criminal, e terá que recolher o material para destinação adequada.
Municípios da Ameosc finalizam projetos de esgotamento sanitário. Os projetos são coordenados pela ARIS, em parceria com as associações de municípios, e o acompanhamento do Ministério Público. O engenheiro sanitarista e ambiental da prefeitura de São João do Oeste, e engenheiro da ARIS, responsável técnico pelo processo de esgotamento sanitário dos municípios por meio do projeto Tratasan, WILLIAM ARENHARDT, explica que em função da pandemia os trabalhos foram paralisados por um período, e este mês foram retomados com a entrega dos projetos aos municípios. No dia 19 foi entregue o projeto a Palma Sola, concluindo os trabalhos em todos os municípios da Ameosc. A projeção é que até final de julho os diagnósticos também sejam entregues aos demais municípios da região da Amerios. O engenheiro destaca que o objetivo é inicialmente identificar a situação do sistema de esgotamento sanitário, e a partir disso buscar soluções.
Cerca de 65 por cento dos sistemas de esgotamento sanitário da Ameosc estão irregulares. O percentual representa mais de 10 mil edificações. O engenheiro sanitarista WILLIAM ARENHARDT cita que em alguns municípios foram identificadas soluções alternativas de esgotamento sanitário, que irão facilitar os investimentos como é o caso de Princesa. O prefeito EDILSON VOLKWEIS esteve na Rádio Cedro neste mês explicando a sugestão. O engenheiro comenta que a maioria dos municípios já adota a exigência do sistema individual nas edificações novas. Além da regularização WILLIAM chama atenção para manutenção. Segundo o engenheiro a limpeza das fossas deve ocorrer anualmente. Ele diz que isso precisa ser institucionalizado pelos municípios, e a sugestão é que a limpeza das fossas seja feita pelo serviço público. ARENHARDT comenta que para isso será necessário implantar uma taxa de esgoto. Para buscar a redução de custos há tratativas entre Casan, Funasa e ARIS.
Palma Sola licita 500 mil reais em obras de infraestrutura urbana. A secretária de planejamento, ELIZETE VISSOTTO afirma que uma única empresa participou do processo e após analisados os documentos foi declarada como vencedora a Pavimar Construtora de Obras. Ela informa que são 528 mil reais aplicados para asfaltar sete pontos do município sendo 289 mil de recursos próprios e 238 mil, de emenda do deputado CELSO MALDANER. A secretária afirma que o objetivo é melhorar a segurança, o aspecto do local e valorizar os imóveis. As ruas que serão beneficiadas são: rua Padre Adelino Benetti, rua Santa Catarina no bairro Palmares, Dona Cecilia, Renê Damo, prolongamento da avenida Catharina Seger e pátio do Corpo de Bombeiros. Além disso, serão realizadas faixas elevadas em frente a empresa Indiccatto, entre a Casa da Cidadania e colégio Libório Kuhn e em frente a escola Claudino Crestani, além de um quebra mola na Rua Juarez Paludo.
Praça do centro de SJCedro terá quiosque com banheiros. A informação é do prefeito PLINIO DE CASTRO. Segundo ele, nesta segunda-feira o município teve depositado em suas contas, um recurso no valor de150 mil reais. O valor é proveniente de emenda parlamentar do Deputado ALTAIR SILVA e é destinado a construção de um quiosque com banheiro público junto a Praça Antônio Foppa. De acordo com o prefeito, no orçamento inicial, a contrapartida do município será em torno de cem mil para obra. Ele esclareceu que os valores poderão diminuir, dependendo do resultado da licitação que abre na próxima, sexta-feira. Se houve empresa interessada a intenção é iniciar a construção já nos próximos dias. CASTRO enfatiza que esta é uma obra muito aguardada e reivindicada pela comunidade cedrense para melhorar ainda mais o espaço que serve para lazer e prática de esportes.
Prefeitura realiza melhorias em duas áreas industriais. A Administração de Guaraciaba iniciou as obras na área Alfredo Rosseti localizada às margens da BR 163, próximo à empresa Gran Mestri e ao novo silo da Cooper Alfa. Segundo o assistente administrativo do setor de Indústria e Comércio, CLAITON NEUMANN, até então a equipe estava concentrada na finalização da infraestrutura da quinta área industrial Antônio Negri que ainda pode ser ocupada. Já no parque Alfredo Rossetti está acontecendo limpeza com a retirada de material para nivelamento. Na próxima etapa será iniciada a abertura de ruas, drenagem e o plantio de árvores na área verde. Com todas essas melhorias finalizadas novas empresas poderão se instalar, gerando empregos e renda. O assistente esclareceu que este parque industrial já é antigo, mas havia entraves que foram resolvidos a partir do licenciamento. Já são duas empresas instaladas, duas em processo de concessão e mais dois galpões, sendo um do Consad e outro livre para interessados.
Área industrial Alfredo Rossetti conta com oito lotes grandes. O assistente admirativo da prefeitura de Guaraciaba, CLAITON NEUMANN informa que são terrenos de mil e dois mil metros quadrados que são cedidos para empreendimentos preferencialmente no ramo de alimentos. Também será dada preferência para atividades com menor potencial de poluição e de ruídos. Ele destaca que cada um das cinco áreas industriais possui critérios que evitam conflitos entre as empresas e também reduzem danos com a degradação ambiental. NEUMANN afirma que existe expectativa de que muitos empresários se interessem pelo incentivo, já que o local é privilegiado. Mas, ele informa que para liberação dos terrenos a prefeitura ainda precisa fazer alguns investimentos como o calçamento das ruas.
Moradores do interior reclamam da falta de atendimento na unidade de saúde. O vereador IVO SCHAEFFER afirma ter sido procurado por famílias que residem no distrito de João Café Filho, em Anchieta, que reclamaram da falta de profissionais para atendimento no local. Ele revela que o posto de saúde do local está fechado por falta de médicos. Conforme o vereador o município possua três profissionais para que dois atuassem na unidade do centro e outro na comunidade. Ele lamentou que neste período de pandemia e chegada de inverno, quando costuma aumentar a procura por consultas, os moradores estejam desamparados. IVO considera que poderia haver uma equipe de enfermeiro e técnico para dar suporte e para fazer a triagem, evitando que eles precisem se deslocar até a cidade, aumentando a demanda e gerando aglomeração. Ele informou que outra cobrança da população é sobre a demora para realização de exames. Conforme o vereador, o legislativo antecipou a devolução de 90 mil reais do orçamento que deverão ser usados para equipar o laboratório municipal para suprir esta necessidade.
PM apreende bicicletas usadas para transportar vinhos na fronteira. No final da tarde desta terça-feira durante mais uma ação da Operação Hórus, as equipes PM de Dionísio Cerqueira apreenderam duas bicicletas e várias garrafas de vinho provenientes da Argentina nas proximidades da Aduana de Cargas. No local as guarnições avistaram dois homens com duas bicicletas em uma área de mata. Ao perceberem a presença policial, os ciclistas abandonaram as bicicletas e fugiram em direção a Argentina. Foi constatado que ambas estavam com caixas de vinhos de origem argentina amarradas nas garupeiras. Com apoio da Guarnição Reforçada de Fronteira foram realizadas buscas no local e encontradas mais seis caixas de vinhos, todos de origem argentina escondidas na mata, totalizando 81 garrafas. As mercadorias foram avaliadas em oito mil reais. Os produtos foram apreendidos por terem ingressado em território nacional sem o devido despacho aduaneiro.
Galho de árvore sobre a pista provoca acidente na SC 496. O acidente ocorreu por volta das 19 horas e 15 minutos desta terça-feira, em Descanso. Conforme a Polícia Militar Rodoviária que atendeu a ocorrência, uma motocicleta Honda CG 160 emplacada no município de Campo Erê, sofreu queda após se chocar em um galho de árvore caído sobre a rodovia. O motociclista, um homem de 27 anos, sofreu ferimentos leves. Os danos na motocicleta foram de pequena monta.
Homem com quase 40 boletins de ocorrência é preso por tráfico. A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar próximo ao meio dia de ontem, na Rua Marco Domenico Orso em São Miguel do Oeste. Em ações contra o tráfico de drogas um homem foi visualizado com uma embalagem e posteriormente foi abordado, e no chão, ao lado dele, foi localizada uma sacola plástica de cor verde com uma porção de maconha pesando 136 gramas. Foi encontrado ainda com o homem outro pedaço de maconha enrolado em uma meia pesando 82 gramas, totalizando 218 gramas de maconha. O homem, que possuí 37 boletins de ocorrência, foi preso por tráfico e as drogas apreendidas.
Empresário é preso por promoção de migração ilegal de argentinos. A Força Nacional de Segurança flagrou na manhã de ontem um empresário de Dionísio Cerqueira transportando três homens de nacionalidade argentina. O transporte irregular acontecia em um Gol, placas de São José do Cedro. Neste período de pandemia as fronteiras do Brasil e Argentina estão fechadas e o fluxo de pessoas entre os dois países é proibido. Diante da irregularidade constatada os argentinos foram multados e expulsos do país pela Polícia Federal. O empresário foi encaminhado para a delegacia e responderá pelo crime previsto no Artigo 232 da Lei de Migração.
Colisão lateral causa escoriação em motoristas. Um acidente mobilizou as guarnições do Corpo de Bombeiros de Dionísio Cerqueira e de SJCedro por volta das 11 horas da manhã de ontem. A ocorrência foi na Linha Maria Preta, interior de Dionísio Cerqueira. A colisão lateral envolveu um caminhão Mercedes Benz de SMOeste dirigido por um homem de 30 anos, e uma camionete de Dionísio Cerqueira conduzida por um homem de 44 anos. Os dois motoristas foram encontrados fora dos veículos, apresentando escoriações leves. Eles foram avaliados e encaminhados ao hospital. No local do acidente, foi feito a lavagem da pista devido ao derramamento de diesel, também foi feito, com o auxilio de um trator, uma barreira de contenção para que o óleo não fosse para dentro do rio.
Colisão traseira deixa motociclista ferido em SJCedro. O acidente ocorreu por volta das 13h30 desta terça-feira envolvendo uma motocicleta com placa de Anchieta que era conduzida por um homem de 21 anos e um Fox de SJCedro, tendo como motorista um homem de 31 anos.Segundo informações apuradas pela reportagem da Rádio Cedro no local do acidente, ambos os veículos trafegavam na Avenida Rio Grande do Sul sentido centro para o trevo quando ocorreu a batida nas proximidades da agrofértil.Foi apurado que um carro teria parado na pista obrigando o motorista do Fox também a frear bruscamente, momento que o piloto não conseguiu reduzir a velocidade a colidiu na traseira do Fox. Ele sofreu uma queda e teve ferimentos no pulso, braço e nas pernas.Os bombeiros foram acionados e conduziram a vítima ao posto de saúde para receber atendimento médico.A PM esteve no local para realizar os levantamentos do acidente.
Morre diretora de escola em SMOeste que sofreu acidente doméstico. A diretora da escola municipal Valdemar Von Dentz da Linha Canela Gaúcha, JANICE FELDKIRCHER, faleceu nesta terça-feira no hospital regional em SMOeste Ela estava internada desde o final de semana quando sofreu um acidente doméstico na rua Caçanjurê. A professora, de 53 anos, sofreu uma queda em uma escada de três metros de altura. O acidente doméstico ocorreu por volta das 10 horas da manhã de sábado. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a mulher sofreu fratura na região cervical, traumatismo craniano e ferimentos na cabeça. Ela teve parada cardiorrespiratória e foi socorrida pelos bombeiros. JANICE foi levada para o Hospital Regional, mas não resistiu aos ferimentos a morreu as 23 horas de ontem. O prefeito, WILSON TREVISAN, decretou luto oficial de três dias. A servidora atuou por 18 anos em seis escolas locais. O velório acontece até 14 horas na igreja do bairro São Sebastião, com posterior sepultamento no cemitério do bairro.