-MINISTÉRIO DAS MINAS E ENERGIA ANUNCIA TROCA NA PRESIDENCIA DA PETROBRAS
-SC FARÁ NOVO CONCURSO PARA POLÍCIA MILITAR, CIVIL E CORPO DE BOMBEIROS
-EMPRESA RECOLHE 12 MIL QUILOS DE PNEUS DO ECOPONTO DA WILLY BARTH
-HEMOSC DEVE IMPLANTAR POSTO DE COLETA DE SANGUE NO SÃO SEBASTIÃO
-MUNICÍPIOS DA AMEOSC VÃO RECEBER CERCA DE DOIS MILHÕES E MEIO DO PRÉ-SAL
-HOMEM É PRESO DEPOIS DE FURTAR CAMINHÃO DE LEITE NA REGIÃO
-POLÍCIA MILITAR PRENDE SUSPEITO DE TRÁFICO DE DROGAS NO SÃO GOTARDO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de 10 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 79. O euro está valendo cinco reais e 13 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
Depois de Mariupol, no sudeste, e Kherson, no sul, a Ucrânia pode perder localidades do leste, mas continua resistindo. A guerra completa três meses nesta terça-feira, com poucas esperanças de que as tropas ucranianas consigam manter a região do Donbass. As forças da Ucrânia enfrentam dificuldades no leste, especialmente na região de Lugansk, onde a Rússia afirma que está no ponto de ter o controle total. Moscou passou de uma tentativa de invasão completa da Ucrânia, no início da guerra, a um objetivo de conquista parcial do território.
O presidente da Ucrânia, VOLODYMYR ZELENSKY, APELOU ao mundo que crie novas ferramentas para prevenir novas guerras. ZELENSKy falou ao público do Fórum Econômico Mundial, que começou nesta segunda-feira e acontece ao longo desta semana em Davos, na Suíça. Muito aplaudido pela plateia do fórum, que este ano baniu a participação da Rússia, ZELENSKY propôs que o mundo crie um protocolo de atuação preventiva quando um país ameace atacar outro, aplicando sanções já nesse momento. Um dos principais pontos de debate em Davos será o preço para a reconstrução da Ucrânia, já estimado em trilhões de euros por autoridades da União Europeia, e formas de financiá-lo.
A Organização Mundial da Saúde disse que espera identificar mais casos de varíola dos macacos à medida que expande a vigilância em países onde a doença normalmente não é encontrada. Enquanto a Bélgica se tornou o primeiro país a introduzir uma quarentena obrigatória de 21 dias para pacientes com a doença. Até sábado, 94 casos haviam sido confirmados e 28 casos suspeitos de varíola foram relatados em 15 países que não são endêmicos para o vírus, disse a agência da ONU. A organização acrescenta que vai fornecer mais orientações e recomendações nos próximos dias sobre como diminuir a propagação da doença e descartou, por enquanto, a vacinação em massa contra a doença.
O Ministério da Economia anunciou nesta segunda-feira um novo corte de 10 por cento no imposto de importação cobrado sobre bens como feijão, carne, massas, biscoitos, arroz e materiais de construção. Em novembro do ano passado, o governo havia feito uma redução da mesma magnitude no imposto. Segundo o Ministério da Economia, as duas reduções somadas afetam mais de 87 por cento dos produtos sujeitos a essa tributação. Nesse conjunto de bens, de acordo com a pasta, as alíquotas foram reduzidas a zero ou sofreram um corte total de 20 por cento. Assim como no ano passado, ficaram de fora do corte produtos de setores como têxteis, calçados, brinquedos, laticínios e produtos do setor automotivo que já tinham tarifa superior a 14 por cento.
O ex-governador de São Paulo JOÃO DORIA do PSDB anunciou a desistência de sua pré-candidatura à Presidência no início da tarde desta segunda-feira, na capital paulista. Ele enfrentava resistências internas no PSDB e de partidos da terceira via, e fez o anúncio em pronunciamento na Zona Sul de São Paulo. A decisão do tucano foi anunciada um dia antes de a executiva do PSDB se reunir para definir como o partido se posicionará na disputa presidencial de outubro. Em seu pronunciamento, o ex-governador afirmou que o Brasil "precisa de uma alternativa para oferecer aos eleitores que não querem os extremos". Ele afirmou que sai da disputa com o coração partido, mas de alma leve.
O Ministério de Minas e Energia anunciou em nota oficial na noite desta segunda-feira a demissão de mais um presidente da Petrobras. Após 40 dias no cargo, JOSÉ MAURO FERREIRA COELHO foi dispensado. Ele foi o terceiro presidente da estatal no governo JAIR BOLSONARO. Para o lugar de JOSÉ MAURO COELHO, o governo decidiu indicar CAIO MÁRIO PAES DE ANDRADE, auxiliar do ministro PAULO GUEDES no Ministério da Economia, onde ocupava o cargo de secretário de Desburocratização. A indicação precisa ser aprovada pelo Conselho de Administração da Petrobras, no qual o governo tem maioria por ser o acionista majoritário da empresa.
O governador CARLOS MOISÉS sancionou a lei que cria Política Estadual de Incentivo ao Terceiro Setor em Santa Catarina. Com ela, Santa Catarina contará com uma política pública permanente para estimular e fortalecer as organizações da sociedade civil em atuação no estado. A Casa Civil orientará e coordenará as ações e os projetos a serem realizados por órgãos e entidades da administração estadual para a realização dos objetivos da nova política de incentivo. Poderão ser atendidas as entidades privadas sem fins lucrativos, as cooperativas sociais e organizações religiosas que se dediquem a atividades de cunho social.
Santa Catarina conta desde abril de 2020 com a Rede Laço. O programa é hoje responsável pela integração entre o poder público estadual e as entidades do terceiro setor, com foco no incentivo e promoção do voluntariado.
Doze órgãos de Santa Catarina terão concursos públicos abertos para preencher um total de duas mil 297 vagas. O maior número de oportunidades será para praças e oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar. Além dos novos concursos públicos, o Estado autorizou nesta segunda-feira a nomeação de 796 servidores já aprovados em outros concursos. Eles devem ingressar no corpo de servidores até o dia 30 de junho. Segundo a Secretaria de Estado da Comunicação, os editais, datas das provas e procedimento de nomeação dos novos servidores serão divulgados nas próximas semanas. As vagas são para a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Científica, Udesc, Controladoria-Geral do Estado, Procuradoria-Geral do Estado, Iprev, Polícia Civil, Secretaria da Saúde, Secretaria de Agricultura e Epagri.
O secretário adjunto de Estado da Saúde, ALEXANDRE LENCINA FAGUNDES, reafirmou, nesta segunda-feira, o compromisso do Governo de Santa Catarina em auxiliar a gestão municipal a manter o Hospital Regional do Oeste cem por cento ativo, construindo uma solução financeira para reequilibrar as contas da maior unidade hospitalar da região. O Estado vai participar de todo o processo para não deixar profissionais e catarinenses desassistidos. A ideia é entender os gastos e as dificuldades reportadas ao município pela Associação Leonir Vargas Ferreira, que alega um deficit mensal de cerca de quatro milhões de reais. A equipe técnica que auxiliará a auditoria operacional do Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, chegou ao município nesta segunda-feira e já começou os trabalhos.
A Administração Municipal de Belmonte e o Fundo Municipal da Saúde realizam, na próxima segunda-feira a Audiência Pública de prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2022. O evento será no auditório da câmara de vereadores. O objetivo do evento é apresentar para a comunidade o Plano de Gestão e avaliação do cumprimento das metas fiscais da Saúde. De acordo com a administração, a audiência pública é uma exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal. Todos os municípios da região estão definindo as datas para as audiências públicas das atividades realizadas entre janeiro e abril deste ano.
Em São Miguel do Oeste, a Administração municipal vai realizar a Audiência Pública para Prestação de Contas do primeiro quadrimestre de 2022 nesta semana. O evento está programado para a próxima quinta-feira, as duas horas da tarde. A apresentação dos dados envolvendo despesas e receitas do município nos quatro primeiros meses do ano será realizada de forma presencial no salão nobre do Centro Administrativo. O encontro também será transmitido ao vivo pelo Facebook da Prefeitura de São Miguel do Oeste. Durante a audiência, serão apresentados os dados gerais do exercício financeiro do Município, incluindo a prestação de contas do Fundo Municipal de Saúde, referente aos meses de janeiro, fevereiro, março e abril de 2022.
A Associação dos criadores de bovinos vai promover dois leilões de gado no mês que vem. A informação é do presidente da entidade, CLOVIS BOFF. O primeiro será na sexta-feira, dia 24 de junho. Nesse dia vai ocorrer o leilão de reprodutores com a venda de cerca de 70 animais de genética diferenciada. Além disso, também serão comercializadas fêmeas P.O., puro de origem. BOFF explicou que esse evento acontece uma vez por ano e tem o objetivo de melhorar a genética do rebanho bovino no extremo-oeste. Ele disse que os animais tem valores mais elevados e são um investimento para aumentar a qualidade dos rebanhos e, consequentemente, da carne vendida para os frigoríficos.
Além do leilão de reprodutores no dia 24 de junho, a Associação dos criadores de bovinos vai promover mais um remate de gado geral no mês que vem. O leilão para a venda de animais para recria, engorda e terminação está marcado para o sábado, dia 25 de junho, no parque de exposições Rineu Gransotto. De acordo com o presidente da entidade, CLOVIS BOFF, entre 350 e 400 animais devem ser levados para a pista de remate. Ele explicou que normalmente os lotes são de qualidade e, via de regra, todos são vendidos. BOFF comentou que o mercado do boi gordo está aquecido e a expectativa é de um bom leilão no mês que vem.
O Departamento Municipal de Trânsito de São Miguel do Oeste está realizando uma campanha em alusão do Maio Amarelo, mês dedicado à conscientização para um trânsito mais seguro. De acordo com o órgão, foram instalados outdoors e placas em pontos estratégicos da cidade, orientando sobre os cuidados ao trafegar. O tema também é trabalhado nas redes sociais, salas de aula e imprensa local. Segundo Demutran, cerca de 90 por cento dos acidentes registrados no perímetro urbano de São Miguel do Oeste poderiam ser evitados se os condutores respeitassem a sinalização e as leis de trânsito. O diretor do órgão, JEFERSON DIAS disse quealém da campanha deste mês, o município tem projeto de mobilidade urbana, que já serve de referência para outras cidades.
O roteiro para coleta e trituração de galhos e entulhos vegetais está, nesta semana, no bairro São Luiz. A informação é do secretário de Urbanismo, JEFERSON DIAS. Ele explicou que os moradores devem fazer a limpeza e poda das árvores até quinta-feira e deixar o material na frente das residências. As equipes da prefeitura farão a coleta e destinação dos materiais para trituração. Na sexta e no sábado, a coleta será no centro da cidade. DIAS explicou que na semana que vem haverá nos bairros que estão atrasados, ou seja, serão atendidos os locais que ainda tem galhos que não foram recolhidos em razão das últimas chuvas. Ele pediu para os moradores ficarem atentos ao cronograma da secretaria de Urbanismo.
O sistema de coleta de galhos e entulhos vegetais foi bem absorvido pela população. A avaliação é do secretário de Urbanismo, JEFERSON DIAS. Ele explicou que as pessoas entenderam que é importante fazer a poda das arvores nos quintais nos dias em que a equipe passa pelo bairro a fim de evitar que os materiais fiquem muito tempo na rua. DIAS comentou que os galhos e outros entulhos vegetais são triturados e o resultado desse trabalho é um composto que é repassado a moradores e comunidades. O resíduo é usado como adubo em hortas ou plantações espalhadas pela cidade e pelo interior.
Uma empresa do Rio Grande do Sul que trabalha com soluções ambientais recolheu, nesta segunda-feira, uma carga de 12 mil e 500 quilos de pneus do Ecoponto Regional da Ameosc em São Miguel do Oeste. Foram recolhidos pelo menos 900 pneus inservíveis, oriundos dos 19 municípios de abrangência da Associação. De acordo com o secretário executivo da Ameosc, AIRTON FONTANA, depois de recolhidos pela empresa responsável, os pneus são separados em pedaços de borracha que são comercializados a outras empresas. O material é usado na produção de outros subprodutos como cimento e grama sintética. Ele citou que esse trabalho é importante para preservar o meio ambiente e evitar que os pneus fiquem jogados em locais impróprios.
A coleta de pneus inservíveis tem uma importância ainda maior diante da epidemia de dengue que atinge vários municípios da região. O comentário é do secretário executivo da Ameosc, AIRTON FONTANA. De acordo com ele, os pneus descartados incorretamente podem acumular água e se tornarem locais para a formação de novos focos do mosquito Aedes Aegypti. O Ecoponto Regional está localizado na Rua Willy Barth, Bairro Progresso, em São Miguel do Oeste, e funciona de segunda a sexta-feira em horário comercial, facilitando o recebimento dos pneus inservíveis enviados pelos 19 municípios associados e população em geral. Além dos pneus, lixo eletrônico como televisores, geladeiras, micro-ondas e computadores em desuso, por exemplo, também podem ser levados até o local.
O Hemosc pretende implantar um centro de coleta de sangue em São Miguel do Oeste. A pretensão do órgão está em um oficio encaminhado para a Associação Empresarial do município. De acordo com o presidente da Acismo, DANIEL DE SOUZA, o banco de sangue respondeu ao pedido feito pela entidade para a implantação de uma estrutura do Hemosc no município. Ele lembrou que a reivindicação dos empresários reforçou os pedidos que também foram enviados pela administração e pela câmara de vereadores. SOUZA destacou que o Hemosc frisou no ofício que não será possível trazer um hemocentro completo para São Miguel do Oeste em virtude dos altos custos necessários para manter a estrutura. Por isso, a opção deve ser por instalar um posto de coleta de sangue no município.
Os detalhes para a implantação de um centro de coleta de sangue em São Miguel do Oeste devem ser acertados a partir de julho quando ocorre a renovação do convênio entre o Hemosc e o governo do estado. A prefeitura garantiu que vai ceder o espaço do antigo posto de saúde do bairro São Sebastião para abrigar a estrutura do hemocentro. O prefeito WILSON TREVISAN que, se for necessário, o município fará as adequações para receber o posto de coleta de sangue. O presidente da Acismo, DANIEL DE SOUZA, disse que a instalação de um local para a coleta de sangue na cidade vai beneficiar os moradores da região que atualmente precisam se deslocar até Chapecó para fazer as doações. Ele frisou que a prefeitura de São Miguel do Oeste, a Câmara de Vereadores e o Conselho de Entidades Empresariais vão continuar atuando em conjunto para que o município receba o Hemosc.
Dos mais de 93 milhões de reais que Santa Catarina vai receber do leilão do Pré-Sal, quase 440 mil serão destinados para São Miguel do Oeste. O município é um dos 199 do estado catarinense que vai receber recursos.
Na região Extremo Oeste são 11 municípios contemplados com os montantes em dinheiro, sendo 10 deles, da região da Ameosc. São Miguel do Oeste vai receber o maior valor, sendo ao todo, 439 mil, 923 reais com 60 centavos. Em seguida, aparece o município de Itapiranga com 333 mil, 823 reais com 62 centavos e São José do Cedro com o valor de 239 mil, 234 reais com 67 centavos.
Além dos munícipios citados acima, outros oito também vão receber recursos do Pré-Sal. Dionísio Cerqueira será o quarto com o maior valor a ser recebido, sendo 232 mil, 789 reais com 72 centavos. Já Mondaí será beneficiado com 214 mil, 565 reais com 32 centavos e Guaraciaba com 208 mil, 466 reais com 48 centavos. Descanso também aparece na lista para receber recursos no montante de 155 mil, 238 reais com 18 centavos. Palma Sola será contemplado com 152 mil, 623 reais com 50 centavos, Anchieta com 143 mil, 197 reais com 65 centavos e Guarujá do Sul com 142 mil, 284 reais com 90 centavos.
Na região Extremo Oeste, o município de Romelândia será o que vai receber o menor recurso do leilão do Pré-Sal. Ao todo, serão destinados aos cofres da prefeitura a cifra de 140 mil, 764 reais com 37 centavos. Somando todos os valores, os 11 municípios da região vão receber mais de dois vírgula quatro milhões de reais. O valor total é de dois milhões, 402 mil, 912 reais com um centavo. Os recursos recebidos são do leilão que ocorreu em dezembro do ano passado ainda e na época, o governo federal recebeu 11 vírgula um bilhões de reais, sendo que desse montante, sete bilhões são destinados aos estados e municípios brasileiros. O governo Federal informou ainda que os valores poderão ser utilizados para investimentos em Saúde, Educação e Infraestrutura.
A Polícia Militar Rodoviária realizou, nos últimos cinco dias, a operação “Respeitando o Hoje, Vivendo o Amanhã”. As barreiras de fiscalização foram promovidas no trevo de acesso a São Miguel do Oeste com a BR 282 e no trevo de acesso a Descanso na SC 496. Nos dois primeiros dias de ações foram realizadas barreiras e abordagens de usuários da rodovia com objetivo de orientar condutores sobre um trânsito seguro, por meio de boas práticas e respeito às leis de trânsito. Na sexta, sábado e domingo, foram desenvolvidas ações de fiscalização. 290 veículos foram abordados e o motorista de 31 anos de um Fiat Stilo com placas de Três Passos foi detido por estar com sinal identificador do veículo adulterado.
A operação “Respeitando o Hoje, Vivendo o Amanhã” flagrou 39 condutores de veículos cometendo infrações de trânsito. Além disso, 12 condutores se recusaram a se submeter ao teste do bafômetro. A operação tem o objetivo de prevenir os acidentes combatendo as infrações de transito mais graves, como embriaguez ao volante, excesso de velocidade e ultrapassagens irregulares. No ano de 2021, entre São Miguel do Oeste e Descanso, quatro pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito. Neste ano, foram registrados acidentes que resultaram em oito pessoas feridas nesse trecho da SC 163.
A Polícia Militar recuperou nesta segunda-feira um caminhão de leite que foi furtado em Guarujá do Sul. O veículo foi encontrado cerca de três horas após o registro do crime. O caminhão estava no interior do município de Dionísio Cerqueira. Durante o trabalho de buscas do veículo, os policiais militares abordaram um homem de 24 anos que estava conduzindo o caminhão. Ele tentou escapar da abordagem policial, mas acabou detido. Dentro do caminhão foi localizado ainda uma pequena porção de maconha. O homem, que foi preso em flagrante por furto, já possui diversas passagens policiais pelos crimes de furto e posse de drogas.
Duas pessoas foram detidas por tráfico de drogas nesta segunda-feira no bairro São Gotardo em São Miguel do Oeste. Em continuidade a operação Hórus, a guarnição abordou uma mulher e encontrou um torrão de maconha escondido nas roupas da suspeita. Os policiais também abordaram um homem suspeito de ter vendido o entorpecente para ela. Na casa do suspeito foi encontrado mais um torrão de maconha no congelador e outro na mesa ao lado da cama. O homem já possuía informações penais quanto a crimes envolvendo entorpecentes, inclusive está cumprindo pena pelo crime de tráfico de drogas. Ele foi preso e levado para a delegacia de polícia.