-GOVERNO LIBERA CONSULTA AO PRIMERO LOTE DE RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA
-VACINAÇÃO DE PESSOAS COM COMORBIDADES CHEGA 32,5% DO GRUPO EM SC
-ROMELÂNDIA PROMOVE PEDÁGIO DE COMBATE AO ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS
-GICA QUESTIONA EXECUÇÃO DO VALE MERENDA E DIZ QUE NÚMEROS NÃO FECHAM
-SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO DIZ QUE AFIRMAÇÕES DO VEREADOR SÃO INVERÍDICAS
-POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMEM SUSPEITO DE FURTO EM EMPRESA DA REGIÃO
-MOTORISTA DE 47 ANOS MORRE EM ACIDENTE DE TRANSITO NA SC 283
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 17 graus. A mínima das últimas horas foi de cinco graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 32 centavos. O euro está valendo seis reais e 50 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
Israel encerrará restrições locais para conter a Covid-19 após um programa de vacinação ter quase eliminado novas infecções. A informação é do Ministério da Saúde do país. Com a maioria da população tendo recebido a vacina Pfizer-BioNTech, e cerca de 92 por cento daqueles com 50 anos ou mais tendo sido inoculados ou se recuperado, Israel tem gradualmente reaberto sua economia após três bloqueios. O país relatou apenas 12 novos casos do vírus no sábado, abaixo de um pico diário de mais de 10 mil em janeiro.
O Conselho de Segurança das Nações Unidas pediu no sábado "a adesão total" a um cessar-fogo entre Israel e militantes palestinos liderados pelo Hamas na Faixa de Gaza e enfatizou a necessidade imediata de ajuda humanitária para os civis palestinos. O conselho de 15 membros emitiu uma declaração, que teve de ser acordada por consenso, após não poder falar durante o conflito de 11 dias devido à oposição dos Estados Unidos. A missão francesa nas Nações Unidas disse que suspendeu seu esforço por uma resolução sobre o assunto. Mais de 240 pessoas morreram em dez dias de conflito, a maioria palestinos.
O novo presidente do Equador, GUILLERMO LASSO, toma posse nesta segunda-feira em Quito. De centro-direita, o ex-banqueiro se elegeu em abril após derrotar ANDRÉS ARAUZ, figura próxima ao ex-presidente RAFAEL CORREA, no segundo turno das eleições. O mandato terminará em 2025. LASSO assume o poder com o desafio de acelerar a vacinação contra a Covid-19 no Equador. Pouco mais de 2% da população foi vacinada com as duas doses até agora. Ao mesmo tempo, diante de uma economia destruída pelo vírus, o novo presidente terá como desafio reaquecer o dinamismo econômico.
O Ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, disse neste sábado que ainda não há sinal de transmissão comunitária da variante indiana da Covid-19 no Brasil. O ministro também anunciou a implantação de barreiras sanitárias no país para conter o avanço da variante, identificada em um paciente internado no Maranhão. O indiano de 54 anos identificado com a variante está internado desde o dia 14 de maio, quando o navio do qual era tripulante chegou ao litoral maranhense vindo da Malásia. O ministério anunciou a criação nos estados de barreiras sanitárias em locais de grande circulação de pessoas, como rodoviárias e aeroportos, para intensificar a testagem e identificação de doentes com a Covid.
O programa que permite a suspensão de contratos de trabalho e a redução de jornadas e salários, reeditado pelo governo federal no final de abril, tem uma procura 46 por cento menor em relação ao lançamento da ação no ano passado. A iniciativa produziu dois milhões 930 mil 994 acordos entre patrões e funcionários em seus primeiros 11 dias em abril de 2020. Já em 2021, nos 11 primeiros dias, produziram-se foram um milhão 584 mil 701 acordos. O programa foi uma das principais iniciativas de socorro à economia no ano passado, sendo responsável por mais de 20 milhões de acordos e por evitar demissões, especialmente no primeiro semestre, quanto o comércio e serviços ficaram fechados por alguns meses em diversos estados do país.
A Receita Federal vai liberar a consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda de Pessoas Físicas 2021 nesta segunda-feira, às 10 horas. Com o pagamento programado para 31 de maio, este será o maior lote já liberado pelo Fisco, com um valor total de seis bilhões a serem depositados nas contas de três milhões e 400 milcontribuintes. Neste primeiro lote, serão contemplados contribuintes com prioridade legal, como idosos; portadores de deficiência física ou mental ou moléstia grave; e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Também receberão primeiro aqueles não prioritários que entregaram as suas declarações até o dia 28 de fevereiro. Para saber se teve a declaração liberada é preciso acessar a página da Receita na internet ou por meio do aplicativo "Meu Imposto de Renda".
A secretaria de Estado da Saúde está pedindo que os municípios acelerem a vacinação do grupo prioritário de comorbidades. De acordo com os dados da SES, até agora foram aplicadas a primeira dose em 32 e meio por cento das pessoas com comorbidades. Há regiões que preocupam mais, com o índice abaixo dos 25 por cento. Segundo a secretaria, o governo catarinense distribuiu 549 mil 764 doses para todos os municípios para serem aplicadas no grupo das pessoas portadoras de comorbidades e deficiência permanente. Até a última sexta-feira, foram aplicadas 174 mil 840 doses, o que equivale aos 32 e meio por cento.
A Matriz de Risco Potencial divulgada neste sábado pela Secretaria de Estado da Saúde aponta que apenas uma região de Santa Catarina foi classificada no patamar Grave, cor laranja, e outras 15 na situação Gravíssima, cor vermelha para a transmissão da Covid-19. Apenas a região da Grande Florianópolis se manteve no nível laranja. As regiões Médio Vale do Itajaí e Nordeste foram reclassificadas para a situação gravíssima. Todas as regiões do Estado foram avaliadas com risco máximo com nota quatro, ou seja, em nível gravíssimo no quesito capacidade de atenção, que é o que avalia a taxa de ocupação de UTIs. Na semana anterior, a única região avaliada com risco máximo em todos os quesitos foi a do Alto Vale do Rio do Peixe.
As aulas na creche de Saudades, onde cinco pessoas foram mortas em um ataque no dia quatro de maio, foram retomadas nesta segunda-feira. O local passou por reforma com a ajuda dos moradores e reabriu o portão às seis e 50. De acordo com a secretária GISELA HERMANN, é esperado o retorno de 23 crianças entre os turnos da manhã e tarde. As aulas presenciais haviam sido suspensas na cidade após um homem de 18 anos entrar no local com um facão e matar três crianças e duas mulheres. Uma quarta criança ficou ferida, foi hospitalizada, mas recebeu alta no início do mês. Na sexta-feira, o Ministério Público de Santa Catarina denunciou o autor do ataque por cinco homicídios e 14 tentativas de homicídio.
Cerca de 500 animais foram comercializados neste final de semana no leilão organizado pela Associação de Criadores de Bovinos do Extremo Oeste de Santa Catarina em parceria com o sistema FaescSenar e Sindicato dos Produtores Rurais de São Miguel do Oeste. Essa foi a terceira edição do leilão seleção de qualidade dos produtores do programa ATEG. O evento foi realizado no parque de Exposições Rineu Gransotto de São Miguel do Oeste. Uma das novidades desta edição foi a reabertura presencial para o público no parque da Faismo. Segundo ele, o local foi ocupado com 30 por cento da capacidade total.
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Romelândia, em parceria com a Secretaria de Saúde, Educação, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar e APAE, realizaram um pedágio na última semana com a entrega de folders com orientação e conscientização sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes. O trabalho foi realizado em três pontos da cidade. Durante a semana, o município também realizou palestras sobre o tema com entrega de material educativo nas escolas Estaduais João Romário Moreira de Sede Rosário, Escola Anita Garibaldi de Linha Primeirinha e na Escola Especial Professor Silvestre Mazon, a Apae. As palestras serão retomadas nesta semana na Escola Municipal Milena Schäfer e entrega de material Educativo na escola Escola Professor Hermínio Heusi da Silva.
O CRAS de Romelândia iniciou a emissão da Carteira do Idoso. Osinteressados poderão se dirigir até o CRAS munidos de documentos pessoais, como CPF e carteira de Identidade. Tem direito ao documento os idosos inscritos no Cadastro Único, com mais de 60 anos de idade e que possuem renda igual ou inferior a dois salários mínimos. Com a carteira, a pessoa idosa tem acesso a passagens interestaduais gratuitas ou com desconto mínimo de 50 por cento. A Carteira do Idoso serve também para garantir acesso a vagas gratuitas de estacionamento. Idosos interessados em obter a Carteira do Idoso e que não estão inscritos no Cadastro Único e se enquadram nos critérios de renda, poderão se dirigir até a Secretaria de Assistência Social munidos de todos os documentos pessoais da família e comprovante de residência para a inscrição no Cadastro Único.
A Secretaria de Educação de São Miguel do Oeste vai realizar um processo seletivo simplificado para a contratação de professor de Língua Portuguesa para atuar junto à rede municipal de ensino. De acordo com a presidente da comissão, MARIALICE BRASSIANI, não existem candidatos classificados em seletivos anteriores para o cargo e por isso a necessidade do processo que está em andamento. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia primeiro de junho no setor de Atendimento da Prefeitura. O edital, na íntegra, pode ser acessado no site da Prefeitur no endereço saomiguel.sc.gov.br, no link Concursos e Editais.
A semana começa com 31 pacientes internados com Covid-19 no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. Na UTI, são 25 casos confirmados e taxa de ocupação de cem por cento. Na enfermaria, seis leitos estão ocupados e dois liberados. Em São Miguel do Oeste, apenas um caso foi confirmado neste final de semana. 16 pessoas entraram para a lista de recuperados. O município começa a semana com 184 casos ativos da doença. Desde o começo da pandemia foram registrados quatro mil 717 casos com quatro mil 481 recuperados.
Os recursos anunciados pelo governo do estado na última semana para enfrentar as consequência da estiagem ainda são insuficientes para resolver o problema, mas é um pontapé importante. A análise é do deputado estadual do PT, PADRE PEDRO BALDISSERA. Ele disse que o estado enfrenta o problema da falta de chuva todos os anos e o governo do estado tem demonstrando interesse em auxiliar os agricultores. PADRE PEDRO comentou que o governo vai liberar cem milhões de reais para ações emergenciais nos municípios e mais um bilhão e 700 milhões de reais para medidas de médio e longo prazo. O parlamentar comentou que o caminho é esse mesmo: ações pontuais para socorrer os municípios e pensar programas estruturantes para evitar o agravamento futuro desse quadro.
O deputado estadual do PT, PADRE PEDRO BALDISSERA disse ainda que a proteção dos recursos hídricos e as ações para enfrentar os períodos de pouca chuva é responsabilidade de todos, inclusive da sociedade. O parlamentar citou que o governo deve desenvolver políticas públicas para aumentar a capacidade dos agricultores de atravessar períodos de estiagem, mas muitas questões podem e devem ser feitas a partir da iniciativa das pessoas. PADRE PEDRO comentou que não dá apenas para ficar esperando as ações do governo. Ele reforçou que essa é uma questão coletiva, que exige o envolvimento de todos, mas ressaltou que o Estado tem que ser o incentivador e subsidiar políticas e ações para que todos tenham agua de qualidade.
O gesto do governador CARLOS MOISES em anunciar recursos emergenciais para enfrentar os efeitos da estiagem é extremamente interessante, mas ainda é pouco para resolver o tamanho desse problema, principalmente no oeste e extremo-oeste. A avaliação é do presidente da Fetaesc, VALTER DRESCH. Ele disse que reconhece o esforço do governo, mas Santa Catarina precisa de uma política de Estado permanente para resolver o problema e não apenas questões pontuais toda vez que falta chuva. DRESCH citou que os agricultores está bem intencionado e preocupado com a proteção dos recursos hídricos, mas é preciso investir mais em políticas públicas de proteção de rios, nascentes e barragens.
O vereador do PP, GILMAR BALDISSERA, questionou as informações prestadas pelo município sobre o programa Vale Merenda. No mês passado, a câmara aprovou um requerimento de informações sobre a ação e o pedido foi respondido no dia 12 deste mês. De acordo com GICA, o documento veio incompleto e a maioria dos pontos levantados pelos vereadores ficou sem resposta. O programa Vale Merenda foi criado para atender estudantes da Rede Municipal de Ensino, beneficiários do programa Bolsa-Família. 398 alunos foram beneficiados e receberam seis parcelas mensais de cem reais para a compra de alimentos. Ao todo, o valor chegou a cerca de 240 mil reais. O vale merenda foi credito em um cartão magnético entregue para as famílias. A emissão do cartão foi feita pela Acismo, vencedora de licitação para esta finalidade.
De acordo com o vereador GILMAR BALDISSERA, os números apresentados pelo município a respeito do programa Vale Merenda não batem. Durante o Peperi Entrevista de sexta, ele disse que o contrato é de 246 mil reais, valor que deveria ser integralmente usado para a carga dos cartões entregues para as famílias. GICA citou que a Acismo emitiu três recibos no valor de cerca de 30 mil reais cobrados da prefeitura. O vereador questionou esses valores e disse que os números geram muitas dúvidas.
Os documentos e informações sobre o programa Vale Merenda devem ser encaminhados para análise do Ministério Público. A afirmação é do vereador GILMAR BALDISSERA. Ele disse que vai consultar o vereador NINI SCHARNOSKI, que também é autor do requerimento de informações, e deve encaminhar o material para a promotoria. O vereador também citou outro problema da administração: a compra de um “drogômetro” que não teria autorização para entrar no Brasil. Ele disse que o equipamento foi comprado com recursos públicos e não pode ser usado. GICA citou que o papel do vereador é fiscalizar e isso o que a câmara de vereadores está fazendo em relação aos trabalhos da administração.
O município contratou a Acismo para fazer o repasse dos recursos do vale merenda via cartão magnético para garantir a aplicação dos valores exclusivamente na compra de alimentos. A afirmação é do secretário de Administração, ALENCAR BARBIERI. De acordo com ele, o pagamento via depósito diretamente nas contas bancárias dos responsáveis poderia dar a possibilidade de gastar o dinheiro de outra forma. BARBIERI comentou que pagamento via cartão magnético facilita o controle e garante o gasto apenas na aquisição de alimentos para a família. Ele também ressaltou não houve nenhuma cobrança de taxas ou custos de operacionalização dos cartões por parte da Acismo.
O secretário de Administração, ALENCAR BARBIERI, também destacou que todos os valores repassados pela prefeitura para a Acismo foram creditados nos cartões das famílias beneficiadas pelo programa Vale Merenda. Ele explicou que o valor mensal repassado pelo município para a entidade foi de 39 mil e 800 reais Segundo BARBIERI todo o recurso foi creditado para as famílias e a Acismo não ficou com nenhum real. Ele ressaltou que a associação empresarial também forneceu gratuitamente os cartões e não cobrou nada pela manutenção do sistema para operacionalizar o pagamento. BARBIERI disse que o relatório apontou que o valor recebido pelos 398 alunos é exatamente o mesmo repassado pela prefeitura para a Acismo.
A informação do vereador GILMAR BALDISSERA de que a Acismo teria cobrado cerca de 30 mil reais pelo serviço de emissão e gestão dos cartões magnéticos usados no programa Vale Merenda é inverídica. A declaração é do secretário de Administração ALENCAR BARBIERI. Ele participou do Peperi Entrevista de hoje e disse que o vereador deve ter se confundido e analisando apenas uma parte dos recibos emitidos pela Acismo. BARBIERI também destacou que a prefeitura não é associada da entidade, como disse o vereador.
O secretário ALENCAR BARBIERI também se posicionou sobre outros dois questionamentos feitos pelo vereador GILMAR BALDISSERA. Em relação a aquisição de um drogômetro, equipamento que indica se uma pessoa consumiu ou não drogas, BARBIERI citou que a aquisição se deu com recursos do Fundo de Recuperação de Bens Lesados. O aparelho custou cerca de 33 mil reais e foi comprado por indicação de instituições da área de segurança pública. A prefeitura vai pedir autorização da câmara de vereadores para repassar o equipamento a uma dessas entidades. Sobre as sindicâncias instauradas para averiguar a situação de fornecedores de merenda escolar, BARBIERI disse que isso não tem nenhuma relação com o programa Vale Merenda. As sindicâncias vão apurar questões como atraso na entrega, qualidade dos produtos e artigos diferentes do contratado. Os procedimentos servem para apurar os eventuais problemas e aplicação de possíveis penalidades.
Um caminhão saiu da pista e tombou agora à pouco na BR 163. O acidente aconteceu por volta das 11 horas da manhã e envolveu um caminhão furgão. O motorista do veículo, MARCELO BRUTAR disse que seguia em direção a São Miguel do Oeste onde faria entregas em mercados da cidade. Ele contou que caiu em um buraco e estourou a barra de direção do veículo, fazendo com que ele saísse da pista. O motorista disse que a situação da rodovia é péssima e que o acidente foi provocado pelos buracos na pista. A PRF foi acionada, sinalizou o local e fez todos os levantamentos necessários. O motorista saiu ileso. As fotos, vídeos e o depoimento do motorista podem ser conferidos no portal da Peperi na internet.
Um homem ficou ferido em um acidente de transito neste domingo na BR 163. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o condutor de um Uno, emplacado em Dionísio Cerqueira, perdeu o controle da direção, saiu da pista e capotou. A ocorrência foi registrada na Serra da Maria Preta, entre Guarujá do Sul e Dionísio Cerqueira. O motorista sofreu ferimentos leves. Mesmo assim, o condutor foi encaminhado para atendimento médico em Dionísio Cerqueira.
A Polícia Militar prendeu um homem suspeito de furto na madrugada de sábado em Descanso. O crime aconteceu na rua José Bonifácio, centro da cidade. A guarnição foi acionada via central de emergência por volta das três horas da madrugada. A informação repassada era de que um homem havia entrado em uma empresa pela janela dos fundos do prédio. Dois homens foram abordados nas proximidades e um deles estava com cerca de 450 reais em dinheiro, valor que estava no caixa da empresa. Ele também estava usando uma camiseta que possivelmente foi furtada do local. O homem que estava de posse dos materiais foi preso em flagrante.
Um homem morreu em um acidente na manhã deste domingo na SC 283 em Palmitos. A colisão aconteceu por volta das oito e meia e envolveu um Vectra, emplacado em Palmeira das Missões no Rio Grande do Sul conduzido por um homem de 47 anos. O veículo saiu da pista, bateu em algumas árvores e em seguida capotou. O condutor do carro morreu na hora. A Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste atendeu a ocorrência e as causas do acidentes serão investigadas pela Polícia Civil.