-GOVERNO LIBERA CONSULTA AO PRIMERO LOTE DE RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA
-VACINAÇÃO DE PESSOAS COM COMORBIDADES CHEGA 32,5% DO GRUPO EM SC
-FRIO INTENSO PODE TRAZER PREJUÍZOS AOS PISCICULTORES DA REGIÃO
-SAÚDE INTENSIFICA MOBILIZAÇÃO EM CAMPANHAS DE VACINA
-PESCADOR RELATA MUDANÇAS NO RIO URUGUAI EM MAIS DE 40 ANOS
-REFORÇO ESCOLAR VISA REDUZIR DEFASAGEM NA ALFABETIZAÇÃO
-HOMEM MORRE EM CAPOTAMENTO DE CARRO NA SC-283
-SUSPEITO DE HOMICÍDIO EM ITAPIRANGA AINDA NÃO FOI LOCALIZADO
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 20 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 32 centavos. O euro está valendo seis reais e 50 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
Israel encerrará restrições locais para conter a Covid-19 após um programa de vacinação ter quase eliminado novas infecções. A informação é do Ministério da Saúde do país. Com a maioria da população tendo recebido a vacina Pfizer-BioNTech, e cerca de 92 por cento daqueles com 50 anos ou mais tendo sido inoculados ou se recuperado, Israel tem gradualmente reaberto sua economia após três bloqueios. O país relatou apenas 12 novos casos do vírus no sábado, abaixo de um pico diário de mais de 10 mil em janeiro.
O Conselho de Segurança das Nações Unidas pediu no sábado "a adesão total" a um cessar-fogo entre Israel e militantes palestinos liderados pelo Hamas na Faixa de Gaza e enfatizou a necessidade imediata de ajuda humanitária para os civis palestinos. O conselho de 15 membros emitiu uma declaração, que teve de ser acordada por consenso, após não poder falar durante o conflito de 11 dias devido à oposição dos Estados Unidos. A missão francesa nas Nações Unidas disse que suspendeu seu esforço por uma resolução sobre o assunto. Mais de 240 pessoas morreram em dez dias de conflito, a maioria palestinos.
O novo presidente do Equador, GUILLERMO LASSO, toma posse nesta segunda-feira em Quito. De centro-direita, o ex-banqueiro se elegeu em abril após derrotar ANDRÉS ARAUZ, figura próxima ao ex-presidente RAFAEL CORREA, no segundo turno das eleições. O mandato terminará em 2025. LASSO assume o poder com o desafio de acelerar a vacinação contra a Covid-19 no Equador. Pouco mais de 2% da população foi vacinada com as duas doses até agora. Ao mesmo tempo, diante de uma economia destruída pelo vírus, o novo presidente terá como desafio reaquecer o dinamismo econômico.
O Ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, disse neste sábado que ainda não há sinal de transmissão comunitária da variante indiana da Covid-19 no Brasil. O ministro também anunciou a implantação de barreiras sanitárias no país para conter o avanço da variante, identificada em um paciente internado no Maranhão. O indiano de 54 anos identificado com a variante está internado desde o dia 14 de maio, quando o navio do qual era tripulante chegou ao litoral maranhense vindo da Malásia. O ministério anunciou a criação nos estados de barreiras sanitárias em locais de grande circulação de pessoas, como rodoviárias e aeroportos, para intensificar a testagem e identificação de doentes com a Covid.
O programa que permite a suspensão de contratos de trabalho e a redução de jornadas e salários, reeditado pelo governo federal no final de abril, tem uma procura 46 por cento menor em relação ao lançamento da ação no ano passado. A iniciativa produziu dois milhões 930 mil 994 acordos entre patrões e funcionários em seus primeiros 11 dias em abril de 2020. Já em 2021, nos 11 primeiros dias, produziram-se foram um milhão 584 mil 701 acordos. O programa foi uma das principais iniciativas de socorro à economia no ano passado, sendo responsável por mais de 20 milhões de acordos e por evitar demissões, especialmente no primeiro semestre, quanto o comércio e serviços ficaram fechados por alguns meses em diversos estados do país.
A Receita Federal vai liberar a consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda de Pessoas Físicas 2021 nesta segunda-feira, às 10 horas. Com o pagamento programado para 31 de maio, este será o maior lote já liberado pelo Fisco, com um valor total de seis bilhões a serem depositados nas contas de três milhões e 400 milcontribuintes. Neste primeiro lote, serão contemplados contribuintes com prioridade legal, como idosos; portadores de deficiência física ou mental ou moléstia grave; e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Também receberão primeiro aqueles não prioritários que entregaram as suas declarações até o dia 28 de fevereiro. Para saber se teve a declaração liberada é preciso acessar a página da Receita na internet ou por meio do aplicativo "Meu Imposto de Renda".
A secretaria de Estado da Saúde está pedindo que os municípios acelerem a vacinação do grupo prioritário de comorbidades. De acordo com os dados da SES, até agora foram aplicadas a primeira dose em 32 e meio por cento das pessoas com comorbidades. Há regiões que preocupam mais, com o índice abaixo dos 25 por cento. Segundo a secretaria, o governo catarinense distribuiu 549 mil 764 doses para todos os municípios para serem aplicadas no grupo das pessoas portadoras de comorbidades e deficiência permanente. Até a última sexta-feira, foram aplicadas 174 mil 840 doses, o que equivale aos 32 e meio por cento.
A Matriz de Risco Potencial divulgada neste sábado pela Secretaria de Estado da Saúde aponta que apenas uma região de Santa Catarina foi classificada no patamar Grave, cor laranja, e outras 15 na situação Gravíssima, cor vermelha para a transmissão da Covid-19. Apenas a região da Grande Florianópolis se manteve no nível laranja. As regiões Médio Vale do Itajaí e Nordeste foram reclassificadas para a situação gravíssima. Todas as regiões do Estado foram avaliadas com risco máximo com nota quatro, ou seja, em nível gravíssimo no quesito capacidade de atenção, que é o que avalia a taxa de ocupação de UTIs. Na semana anterior, a única região avaliada com risco máximo em todos os quesitos foi a do Alto Vale do Rio do Peixe.
As aulas na creche de Saudades, onde cinco pessoas foram mortas em um ataque no dia quatro de maio, foram retomadas nesta segunda-feira. O local passou por reforma com a ajuda dos moradores e reabriu o portão às seis e 50. De acordo com a secretária GISELA HERMANN, é esperado o retorno de 23 crianças entre os turnos da manhã e tarde. As aulas presenciais haviam sido suspensas na cidade após um homem de 18 anos entrar no local com um facão e matar três crianças e duas mulheres. Uma quarta criança ficou ferida, foi hospitalizada, mas recebeu alta no início do mês. Na sexta-feira, o Ministério Público de Santa Catarina denunciou o autor do ataque por cinco homicídios e 14 tentativas de homicídio.
Frio intenso pode trazer prejuízos aos piscicultores da região. As baixas temperaturas que já foram registradas nas últimas semanas na região Extremo Oeste de Santa Catarina devem se intensificar ainda mais com a proximidade do inverno. Dessa forma, os piscicultores devem ficar atentos para que prejuízos não ocorram em suas propriedades. De acordo com o coordenador do programa de piscicultura da Epagri, ELIAS KOVALSKI, é de extrema importância que as famílias que tenham essa cultura como fonte de renda tomem medidas e monitorem as condições climáticas, visando evitar perdas significativas.
Os piscicultores da região Extremo Oeste de Santa Catarina também devem ter atenção em relação aos níveis de água nos reservatórios nessa época do ano. A informação é do coordenador do programa de piscicultura da Epagri, ELIAS KOVALSKI. Conforme ele, além do frio, essa questão da água também é fundamental. Ele comentou que atualmente os reservatórios estão com níveis baixos devido à estiagem que atinge a região há quase dois anos. KOVALSKI disse que essa questão faz com que a água esfrie mais rápido, podendo ocasionar a mortandade dos peixes.
Os peixes tropicais vindos das bacias do Norte e a tilápia são as espécies mais afetadas com o frio rigoroso. A afirmação é do coordenador do programa de piscicultura da Epagri, ELIAS KOVALSKI. Segundo ele, esses peixes são sensíveis a temperaturas abaixo dos 13 graus. Ele citou que a situação piora quando esse quadro permanece por mais de três dias consecutivos. O profissional recomendou que ações como não renovar a água do viveiro, não manejar animais e evitar o povoamento ou transferência de locais são essenciais. KOVALSKI alertou que em casos de perdas nas propriedades, a Epagri não possui um programa específico para auxílio. Já na implantação da cultura nas propriedades, o coordenador lembrou que existem apoio por parte do governo do Estado, ficando a critério de cada família buscar por esses programas.
Itapiranga terá mais 350 mil reais para investimentos. O anuncio foi feito pelo secretário de Estado da Agricultura, ALTAIR SILVA. Ele visitou o município e confirmou duas emendas, sendo 200 mil reais para pavimentação rural e 150 mil para a compra de um caminhão caçamba. A Administração Municipal, juntamente com os vereadores da bancada do PP, solicitaram recursos para a APAE de Itapiranga. Uma moção, para inclusão da obra do asfalto da fronteira no orçamento do Estado, também foi entregue à comitiva. As lideranças municipais ainda solicitaram a recuperação urgente da SC-163, entre Itapiranga e Iporã do Oeste.
A Casa Familiar Rural Esperança, de Iporã do Oeste, tem entre seus componentes curriculares o estágio, que compreende as turmas do primeiro, segundo e terceiro ano da escola. De acordo com a engenheira agrônoma CARINE BABICK, responsável pela disciplina de estágio curricular, no primeiro ano são 60 horas, no segundo são 120 horas e no terceiro 180 horas de estágio, o que totaliza 360 horas de estágio curricular exigidas na grade do curso técnico em agricultura. No primeiro ano a professora SILVANA SOSTER é a orientadora do estágio, enquanto no segundo e terceiro CARINE também auxilia neste trabalho. A engenheira agrônoma destaca a importância desta disciplina, já que os alunos têm a oportunidade de aplicar os estudos na prática. Este processo estimula a sucessão familiar nas propriedades, que é o principal objetivo da escola.
CARINE BABICK frisa que os estudantes dos três níveis de ensino da Casa Familiar Rural estão definindo os locais de estágio. O segundo ano preconiza estagiar em outras propriedades agrícolas da região, com supervisão técnica ou dos proprietários. Já o terceiro ano foca em estágios em propriedades que trabalham em níveis de autenticação técnica da produção, ou empresas da região e até de outros estados. No momento é trabalhado nas aulas a questão da cultura ética e conceitos de estágios. Paralelo a isso ocorre a elaboração do projeto que deverá ser defendido em bancas ainda no mês de junho. Conforme a engenheira agrônoma, o estágio curricular mostra ao aluno uma forma diferente de se trabalhar numa mesma atividade, seja com suínos, aves, leite, bovinos de corte, cultura de grãos ou horticultura, além de outras possibilidades de gerir propriedades ou negócios agrícolas.
Saúde de São João do Oeste intensifica mobilização em campanhas de vacina. Conforme a enfermeira MORGANA GRADE, o município registra baixo índice de contaminação pelo Coronavírus e no momento possui apenas quatro pessoas com o vírus ativos. A situação é considerável estável nas últimas semanas. Ela ressalta que seguem todas as medidas de prevenção e elogia a população que tem contribuído para evitar o agravamento da pandemia. De acordo com a enfermeira, a imunização segue cronograma de grupos prioritários. No momento já são duas mil 776 pessoas vacinadas, incluindo profissionais da saúde, idosos e portadores de comorbidades, além de gestantes.
São João do Oeste registra boa adesão a vacinas contra a Covid o por isso conta com grande cobertura vacinal. A enfermeira MORGANA GRADE informa que os professores devem ser vacinados a partir do dia 31 de maio. Ela ressalta que o volume de doses tem por base a população contabilizada pelo IBGE, sendo que a porcentagem é definida pelo Ministério da Saúde, passando pela Secretaria de Estado e Regional da Saúde até chegar ao município. MORGANA GRADE destaca a vacinação contra a Gripe. Neste caso os idosos são vacinados com o cuidado para não coincidir com a segunda dose no combate a Covid. 649 já foram imunizadas contra a Influenza, com prioridade para gestantes, crianças, profissionais da saúde e idosos. A enfermeira diz que é normal algumas reações as vacinas e isso já é esperado. Ocorrendo qualquer problema a pessoa deve procurar uma unidade de saúde.
Pescador relata mudanças na rotina de pesca no Rio Uruguai, em Itapiranga. Uma trajetória de mais de 40 anos de vida as margens do Rio Uruguai. Neste período a pesca passou por grandes transformações. ADÃO DA ROSA CHAVES, o Adãozinho, um dos mais antigos pescadores ainda em atividade no município conta algumas mudanças que ocorreram com redução de peixes e aumento da poluição. Ele teve o primeiro contato com o rio e a pesca aos 13 anos de idade, sempre incentivado pelo pai. Há 43 anos Adãozinho vive da pesca no Rio Uruguai. Ele relata que em mais de quatro décadas passou por diferentes situações em busca do sustento tirado das águas. Um fato que chama atenção é do início da trajetória com grande quantidade de peixe e poucos compradores. Atualmente a procura é grande, porém a quantidade de peixe é pequena.
O pescador reclama do efeito das barragens e do aumento significativo da poluição que compromete os equipamentos que são deixados na água. O inicio da fase de pescador ocorreu com uso de rede e espera, atualmente é bastante comum utilização de espinhel e tarrafa. CHAVES destaca que possui muito respeito ao Rio Uruguai e aconselha aos mais jovens e lutarem pela preservação do rio e dos peixes. ADÃO DA ROSA CHAVES, aponta como principais peixes que pescou, Dourado de 12 quilos, Pintado Surubim de 29 quilos. O velho pescador indica que atualmente os peixes de maior quantidade no Rio Uruguai são Cascudo e Grumatã.
Educação vive momentos de desafio e busca soluções para diferentes temas. Segundo DAIANA PASCOALI, do apoio pedagógico da Secretaria da Educação de Itapiranga, 2020 foi um ano diferente e difícil. Ela ressalta que a aprendizagem deve ser vista como processo de desafio muito grande e falar sobre avaliação é complexo. Cita que não é um processo e não uma classificação de alunos. Para DAIANA, a lacuna causada pela pandemia vai estar na pauta por anos na educação sendo preciso apoio e reforço. Ela reconhece que a grande maioria não atingiu objetivos satisfatório na aprendizagem. Observa que é preciso avaliar para perceber o que pode ser feito, com organização do trabalho do professor e da escola para dar apoio no desenvolvimento das habilidades e competências em cada faixa etária.
Educação de Itapiranga realiza hoje Conselho de Classe. Conforme MICHELE WELTER, do apoio pedagógico da Secretaria da Educação, a parada nas aulas da Rede Municipal de Ensino é preciso para estabelecer contato com a comunidade escolar. Observa que os alunos passaram por experiências negativas com turma dividida, contato limitado dos professores com os alunos. Neste momento a equipe busca um olhar minucioso para cada aluno visando definir a forma de trabalho com envolvimento dos pais, professores e alunos num conjunto de ações. MICHELA reforça que neste trimestre não terá entrega de boletins, pois é difícil avaliar os alunos diante das diferentes situações de ensino.
Ao fim do primeiro trimestre a equipe da secretaria da Educação de Itapiranga faz avaliação da retomada das aulas presenciais. Desafio é compensar parte das perdas registradas no aprendizado em 2020 que teve aulas no sistema remoto. Uma ação inovadora visa contribuir no aprendizado dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Segundo a coordenadora pedagógica da Secretaria da Educação, CINTIA KLEIN, a necessidade de reforço vem de um diagnóstico feito no retorno dos alunos a sala de aula e também de avaliação do desempenho. Foi preciso estabelecer uma estratégia de ensino aprendizagem para viabilizar ações uteis aos estudantes. Em maio a secretaria iniciou o Projeto Alfabetizar, Juntos Pela Educação, voltado para alunos do primeiro ao quinto ano, especialmente para estudantes do segundo ano que estão em defasagem de alfabetização.
Município reforçou a equipe de profissionais da educação. Foram contratados oito professores com um total de 210 aulas mensais. A coordenador pedagógica, CINTIA KLEIN esclarece que foram organizados os atendimentos em pequenos grupos no período do tempo casa. O professor atua de maneira mais individualizada, focando na deficiência apresentada pelo aluno, com aulas extras duas vezes por semana. Professores e escolas possuem liberdade para estabelecer critérios conforme a necessidade de cada educandário. Um novo projeto com objetivo de colher resultados e já possui avaliação positiva diante do desenvolvimento dos alunos em diferentes conteúdo. A estratégia adotada é uma forma de minimizar os impactos provocados pela pandemia.
Mulher e criança sofrem ferimentos em colisão entre dois carros. Foi por volta das 23 horas e 30 minutos de sábado, nas proximidades da Vila São Pedro e São Paulo em Itapiranga. A guarnição dos bombeiros foi acionada para atender vítimas de uma colisão frontal envolvendo um Vectra de Itapiranga e uma S-10. A caminhonete era conduzida por uma mulher de 45 anos, e como caroneiro um menino de 10 anos. Ambos relataram dores abdominais, foram avaliados e conduzidos ao hospital Sagrada Família. Conforme informações repassadas aos bombeiros, o condutor do veículo Vectra se evadiu do local logo após o acidente. Foi realizada a sinalização da via até a chegada do guincho. A Polícia Militar não foi acionada.
Homem é preso ao tentar furtar dinheiro em loja. A ocorrência foi registrada às três da madrugada de sábado, na Rua José Bonifácio, centro de Descanso. A guarnição da Polícia Militar foi acionada com a informação de que no interior de uma loja havia um homem, que entrou por uma janela dos fundos. Com base nas características, dois homens foram abordados próximo ao local. Um deles escondia 450 reais nas partes íntimas, que fechava com o valor que estava no caixa da empresa. Outro homem vestia camiseta que possivelmente foi furtada do local. O homem que estava de posse do dinheiro foi preso.
Duas pessoas são presas por embriaguez ao volante no fim de semana. O primeiro fato ocorreu às 16 horas de sábado, em Romelândia. A Polícia Militar atendeu acidente de trânsito, com danos materiais. A guarnição chegou ao local e entrou em contato com os envolvidos. Um deles estava com sinais de embriaguez, não possuía CNH. E foi preso. Outra prisão por embriaguez ao volante aconteceu às 23 horas de sábado, no centro de São Miguel do Oeste. A guarnição da PM, em rondas, flagrou um acidente de trânsito. Um dos veículos estava na contramão e causou o acidente. A condutora responsável pela infração fugiu do local e foi encontrada escondida atrás de um muro, com sinais de embriaguez, além de estar alterada. Em consulta ao sistema constatou-se que a mulher estava com suspensão do direito de dirigir. Ela foi presa e o veículo apreendido.
Homem morre em capotamento de carro na SC-283. Acidente fatal ocorreu por volta das oito horas deste domingo, na SC-283, em Palmitos. O automóvel Vectra, emplacado em Palmeira das Missões, no Rio Grande do Sul, conduzido por um homem de 47 anos, saiu da pista, colidiu em árvores e em seguida capotou. O condutor no local. A Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste atendeu a ocorrência.
Autor de homicídio em Itapiranga ainda não foi localizado. Dois irmão foram feridos a facadas. Um morreu no local da briga e o outro foi hospitalizado. O tumulto ocorreu por volta das 23 horas e 40 minutos de sábado, na Vila União, comunidade de Laranjeira, interior de Itapiranga. Segundo relatório da Polícia Militar, os três envolvidos estavam na residência de uma outra pessoas quando iniciaram uma discussão. Os irmãos, dois jovens, teriam questionado o agressor sobre posse de uma faca. Em determinado momento iniciou a briga, sendo que um jovem de 22 anos foi atingido por um golpe de faca no peito e morreu no local. O irmão da vítima, 20 anos, também foi atingido com facadas e conduzido por populares ao hospital. A guarnição dos bombeiros não foi acionada.
Polícia fez várias buscas sem sucesso na captura de autor de facadas em dois jovens no interior de Itapiranga. A guarnição da Polícia Militar de Itapiranga teve reforço de policiais de São João do Oeste e também do policiamento tático de São Miguel do Oeste. As buscas ocorreram na noite de sábado e durante o domingo. O suspeito, um homem de 53 anos, não foi localizado. Conforme o delegado SANDRO ZANCANARO, responsável pela investigação, a briga ocorreu na casa da enteada do suspeito do crime. A família alega legítima defesa, pois os jovens teriam provocado a briga. ZANCANARO informa ainda que as vítimas e o agressor possuem diversas passagens policiais e possuíam desavenças antigas.