Israel encerrará restrições locais para conter a Covid-19 após um programa de vacinação ter quase eliminado novas infecções. A informação é do Ministério da Saúde do país. Com a maioria da população tendo recebido a vacina Pfizer-BioNTech, e cerca de 92 por cento daqueles com 50 anos ou mais tendo sido inoculados ou se recuperado, Israel tem gradualmente reaberto sua economia após três bloqueios. O país relatou apenas 12 novos casos do vírus no sábado, abaixo de um pico diário de mais de 10 mil em janeiro.
O Conselho de Segurança das Nações Unidas pediu no sábado "a adesão total" a um cessar-fogo entre Israel e militantes palestinos liderados pelo Hamas na Faixa de Gaza e enfatizou a necessidade imediata de ajuda humanitária para os civis palestinos. O conselho de 15 membros emitiu uma declaração, que teve de ser acordada por consenso, após não poder falar durante o conflito de 11 dias devido à oposição dos Estados Unidos. A missão francesa nas Nações Unidas disse que suspendeu seu esforço por uma resolução sobre o assunto. Mais de 240 pessoas morreram em dez dias de conflito, a maioria palestinos.
O novo presidente do Equador, GUILLERMO LASSO, toma posse nesta segunda-feira em Quito. De centro-direita, o ex-banqueiro se elegeu em abril após derrotar ANDRÉS ARAUZ, figura próxima ao ex-presidente RAFAEL CORREA, no segundo turno das eleições. O mandato terminará em 2025. LASSO assume o poder com o desafio de acelerar a vacinação contra a Covid-19 no Equador. Pouco mais de 2% da população foi vacinada com as duas doses até agora. Ao mesmo tempo, diante de uma economia destruída pelo vírus, o novo presidente terá como desafio reaquecer o dinamismo econômico.
O Ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, disse neste sábado que ainda não há sinal de transmissão comunitária da variante indiana da Covid-19 no Brasil. O ministro também anunciou a implantação de barreiras sanitárias no país para conter o avanço da variante, identificada em um paciente internado no Maranhão. O indiano de 54 anos identificado com a variante está internado desde o dia 14 de maio, quando o navio do qual era tripulante chegou ao litoral maranhense vindo da Malásia. O ministério anunciou a criação nos estados de barreiras sanitárias em locais de grande circulação de pessoas, como rodoviárias e aeroportos, para intensificar a testagem e identificação de doentes com a Covid.
O programa que permite a suspensão de contratos de trabalho e a redução de jornadas e salários, reeditado pelo governo federal no final de abril, tem uma procura 46 por cento menor em relação ao lançamento da ação no ano passado. A iniciativa produziu dois milhões 930 mil 994 acordos entre patrões e funcionários em seus primeiros 11 dias em abril de 2020. Já em 2021, nos 11 primeiros dias, produziram-se foram um milhão 584 mil 701 acordos. O programa foi uma das principais iniciativas de socorro à economia no ano passado, sendo responsável por mais de 20 milhões de acordos e por evitar demissões, especialmente no primeiro semestre, quanto o comércio e serviços ficaram fechados por alguns meses em diversos estados do país.
A Receita Federal vai liberar a consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda de Pessoas Físicas 2021 nesta segunda-feira, às 10 horas. Com o pagamento programado para 31 de maio, este será o maior lote já liberado pelo Fisco, com um valor total de seis bilhões a serem depositados nas contas de três milhões e 400 milcontribuintes. Neste primeiro lote, serão contemplados contribuintes com prioridade legal, como idosos; portadores de deficiência física ou mental ou moléstia grave; e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Também receberão primeiro aqueles não prioritários que entregaram as suas declarações até o dia 28 de fevereiro. Para saber se teve a declaração liberada é preciso acessar a página da Receita na internet ou por meio do aplicativo "Meu Imposto de Renda".
A secretaria de Estado da Saúde está pedindo que os municípios acelerem a vacinação do grupo prioritário de comorbidades. De acordo com os dados da SES, até agora foram aplicadas a primeira dose em 32 e meio por cento das pessoas com comorbidades. Há regiões que preocupam mais, com o índice abaixo dos 25 por cento. Segundo a secretaria, o governo catarinense distribuiu 549 mil 764 doses para todos os municípios para serem aplicadas no grupo das pessoas portadoras de comorbidades e deficiência permanente. Até a última sexta-feira, foram aplicadas 174 mil 840 doses, o que equivale aos 32 e meio por cento.
A Matriz de Risco Potencial divulgada neste sábado pela Secretaria de Estado da Saúde aponta que apenas uma região de Santa Catarina foi classificada no patamar Grave, cor laranja, e outras 15 na situação Gravíssima, cor vermelha para a transmissão da Covid-19. Apenas a região da Grande Florianópolis se manteve no nível laranja. As regiões Médio Vale do Itajaí e Nordeste foram reclassificadas para a situação gravíssima. Todas as regiões do Estado foram avaliadas com risco máximo com nota quatro, ou seja, em nível gravíssimo no quesito capacidade de atenção, que é o que avalia a taxa de ocupação de UTIs. Na semana anterior, a única região avaliada com risco máximo em todos os quesitos foi a do Alto Vale do Rio do Peixe.
As aulas na creche de Saudades, onde cinco pessoas foram mortas em um ataque no dia quatro de maio, foram retomadas nesta segunda-feira. O local passou por reforma com a ajuda dos moradores e reabriu o portão às seis e 50. De acordo com a secretária GISELA HERMANN, é esperado o retorno de 23 crianças entre os turnos da manhã e tarde. As aulas presenciais haviam sido suspensas na cidade após um homem de 18 anos entrar no local com um facão e matar três crianças e duas mulheres. Uma quarta criança ficou ferida, foi hospitalizada, mas recebeu alta no início do mês. Na sexta-feira, o Ministério Público de Santa Catarina denunciou o autor do ataque por cinco homicídios e 14 tentativas de homicídio.
Secretária de Educação comemora vacina da Covid para professores. ROZÂNGELA MOCELINI, de Campo Erê, informa que há princípio, todos os servidores da educação, seja na rede municipal, estadual ou na particular, devem receber o imunizante na primeira semana de junho. Todas as diretrizes já foram definidas para saber a ordem dos grupos para serem atendidos. Os primeiros profissionais que serão vacinados são os que atuam no ensino especial. Depois vem os professores da educação infantil. O último grupo será aquele que trabalha no ensino remoto. Ao todo, são 13 grupos definidos. As autoridades sanitárias também recomendam a vacina influenza, que previne a gripe.
Secretária de Educação de Campo Erê garante que na Rede Municipal não teve, até aqui, nenhum professor e aluno com coronavírus. ROZÂNGELA MOCELINI diz que caso alguém apresentar sintomas, automaticamente será afastado por até 14 dias. Quando um membro da família der positivado, por garantia, o professor ou o aluno também ficam em casa se recuperando, pelo tempo que for necessário. Na sua opinião, todos estarão mais tranquilos quando 60 por cento da população estiver vacinada. Hoje, no país, o índice não passa de 10 por cento. ROZÂNGELA recomenda manter os cuidados, mesmo quem já foi imunizado. Permanece funcionando o sistema de alternância. Enquanto 50 por cento estuda na escola, a outra metade trabalha em casa.
Educandário que atende crianças entre quatro e cinco anos volta atender 100 por cento dos alunos em Palma Sola. A informação é da Secretária de Educação do município, ROSA LARA. Conforme ela, isso só foi possível devido a duas salas que estavam vagas e puderam ser aproveitadas para receber as crianças. Cada turma possui entre dez e 12 crianças. O Jardim de Infância Menino Deus voltou com o atendimento em sua totalidade nos últimos dias. A Secretária destacou que, com o início da vacinação dos professores, a educação poderá começar a planejar o retorno das aulas 100 por cento presenciais com alunos.
Secretária acredita que em até três meses, as escolas poderão estar retornando a normalidade. ROSA disse ainda que apenas dois profissionais da educação estão afastados por pertencerem ao grupo de risco para Covid-19. Acrescenta que a imunização para o pessoal da educação está prevista para iniciar no próximo dia 31 no estado e os profissionais serão divididos em 13 grupos.
Palma Sola combate estiagem de várias maneiras. De acordo com o secretário de agricultura do município - JULIANO ZANDONÁ, a situação crítica no abastecimento de água fez ser necessário decretar emergência e focar os trabalhos em resolver o problema hídrico. A prefeitura, junto com o setor agrícola e a defesa civil, adota ações para diminuir o desabastecimento das famílias, incentivando construção de cisternas e proteção de fontes. Uma notícia boa, segundo o secretário, é que a estação de tratamento da linha Brasil está concluída, fornecendo água de qualidade para várias famílias de Palma Sola.
Palma Sola investe em várias frentes para tentar combater a falta de água. O prefeito do município - CLEOMAR MANTELLI, o KIKO, define a estação de tratamento da linha Brasil como um grande avanço no enfrentamento da seca. Com um investimento de mais de 600 mil reais, a obra que começou ainda no ano passado, ver agora encerrada e em funcionamento traz grande alegria ao prefeito. Ele que é agricultor, diz que sabe o quanto a falta de água afeta os trabalhos do homem do campo, principalmente para quem trabalha com gado de corte, leite ou produz frango, e precisa de muita água armazenada para não correr o risco de perder animais.
Primeira fase da construção do poço artesiano da linha Gaúcha está encerrada. O prefeito de Palma sola – KIKO MANTELLI, anuncia com grande alegria que já está na etapa de encanamento da obra. Salienta que a construção do poço artesiano é muito aguardada pelos munícipes, e quando concluído deve fornecer água para cerca de oito famílias do interior. CLEOMAR MANTELLI informa que o planejamento para esse ano inclui a instalação de mais dois poços. As obras devem iniciar nos próximos meses, combatendo a falta de água nas linhas Triques e São Paulo.
Investimento em cisternas é uma aposta para o futuro. CLEOMAR MANTELLI – chefe do executivo de Palma Sola, destaca que a prefeitura está dando as horas máquina para que esses reservatórios sejam construídos. Informa que até o momento tem oito prontas e mais seis sendo feitas. KIKO define como um grande investimento, mas necessário, e informa que o município já consegue armazenar mais de oito milhões de litros de água em cisternas. Segundo ele, esse é um grande passo para que o município consiga se livrar da falta de água que todos os anos prejudica os cidadãos de Palma Sola.
Essa semana começa a pintura da sinalização das ruas de Campo Erê. O Secretário da Cidade ROQUE MELO informa que a providência será tomada principalmente nas vias que foram recapeadas. O município já recebeu o rolo compactador que estava em reforma. Ele reafirma que as ruas de todos os bairros receberão melhorias, iniciando pelo Primavera. Para essa semana estão programadas obras nas imediações do Tênis Clube.
Prefeita retornou muito contente da capital do Estado. ROZANE MOREIRA esteve em Florianópolis, acompanhada das vereadoras SUZIANI TESKE e LAURA TREVISAN para encaminhar importantes projetos para a cidade e interior. Com apoio dos deputados FABIANO DA LUZ e LUCIANE CARMINATI, ela visitou várias secretarias do governo. Um dos encaminhamentos foi o pedido de dois milhões de reais para conclusão do ginásio do bairro São Francisco, que fica entre o Lions Clube e a Polícia Militar. Se trata de uma obra iniciada e logo paralisada a mais de oito anos, por problemas na construção. Na Secretaria da Casa Civil a prefeita de Campo Erê garantiu a verba.
Ampliar vagas em creche por tempo integral é um compromisso de campanha da prefeita de Campo Erê. ROZANE MOREIRA quer dar mais tranquilidade as mães para poderem trabalhar fora. Em Florianópolis entregou projeto de mais de 2 milhões de reais para construção de uma creche na região da Dass, no Bairro São Cristóvão. Essa semana ainda, o projeto será protocolado nas vias digitais para análise dos técnicos do Estado. ROZANE espera que em 90 dias o dinheiro já esteja liberado. Na Secretaria da Infraestrutura, entregou projeto para asfaltar um trecho na Rua Antônio Mendes, aquela que passa em frente a Apae. São necessários 2 milhões de reais para concluir todo o trajeto. Deputado CELSO MALDANER ficou que conseguir a metade.
Associação Vida e Justiça vai buscar apoio e reparação as vítimas da Covid 19. A iniciativa é do deputado federal PEDRO UCZAI. Ele explica que muitas pessoas que sobreviveram ao vírus estão com sequelas. O parlamentar quer solidariedade e articulação assistencial, jurídica, psicológica e social. Conforme ele, o país tem hoje 50 mil crianças órfãs pelo coronavírus. Os falecidos, em muitos casos, eram quem garantia a renda familiar. UCZAI quer fazer um mutirão nacional de advogados, psicólogos e assistentes sociais para defender a vida e fazer justiça.
Fórum trabalha vários processos de abuso sexual contra criança e adolescente. A juíza PAULA FÁBBRIS PEREIRA, da comarca de Campo Erê, está atendendo mais de 20 casos, antigos e atuais. A legislação brasileira criminaliza várias condutas, com a intenção de proteger menores de 18 anos. Os crimes vão desde estupro, importunação sexual, até atos relacionados a outras formas de exploração sexual, seja por meio de prostituição ou publicação na internet. Quando a vítima é maior de 14 anos e menor de 18, o principal crime previsto é estupro qualificado. Ele se configura quando tem conjunção carnal ou mesmo outro ato sexual, que seja praticado mediante violência ou grave ameaça.
Quando a vítima é menor de 14 anos o crime sexual é de estupro de vulnerável. Conforme a juíza de Campo Erê, a violência ou grave ameaça não precisa ser comprovada porque a lei entende que uma pessoa nessa faixa de idade não tem condição de dar consentimento. Casos de violência sexual contra crianças e adolescentes acontecem em todo lugar e envolvem pessoas de todas as classes sociais. A maioria dos casos acontece dentro de casa mesmo. Todos os quatro municípios da comarca de Campo Erê tem processos de apuração de estupro em andamento, sem contar os casos que já tem condenação e estão em fase de cumprimento da pena.
Motorista colide carro em canteiro e fica ferido. Um homem de 34 anos sofreu ferimentos depois de colidir o carro que conduzia no canteiro central da rua Coronel Bertaso, por volta das 20 horas e 30 minutos de sábado em São Lourenço do Oeste. O Corpo de Bombeiros atendeu a vítima que tinha ferimentos médios. Após os primeiros socorros o homem foi levado para atendimento médico no Hospital da Fundação. As causas do acidente não foram informadas.
Colisão entre motos deixa três feridos. O acidente envolvendo duas motocicletas ocorreu no início da noite de ontem em Francisco Beltrão. Segundo informações, uma das motos seguia pela Rua Brasília e colidiu com a outra que transitava pela Rua Maringá. Duas equipes do SAMU e uma do Corpo de Bombeiros prestaram atendimento às vítimas. O casal que estava numa das motos sofreu ferimentos considerados graves, tinham fraturas pelo corpo. Já o outro condutor teve ferimentos moderados. Todos foram encaminhados para o hospital.
Mulher morre e duas crianças ficam feridas em tombamento de trator. Foi na linha Lageado das Flores em Bom Jesus do Oeste. As idades das vítimas não foram reveladas. Segundo o Corpo de Bombeiros, o veículo tombou sobre a mulher. Quando a equipe chegou para o socorro, encontrou ela morta, presa às ferragens. Duas crianças, que estavam junto na máquina agrícola, também se feriram. Uma menina, teve ferimentos leves, enquanto que o menino, encontrado caído no chão, sofreu um corte profundo em uma das pernas e reclamava de fortes dores nas costas. As crianças foram levadas ao hospital da cidade. A dinâmica do acidente não foi informada.