-GOVERNO LIBERA CONSULTA AO PRIMERO LOTE DE RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA
-VACINAÇÃO DE PESSOAS COM COMORBIDADES CHEGA 32,5% DO GRUPO EM SC
-APLICAÇÃO DA VACINA CONTRA COVID EM IDOSOS COM MAIS DE 50 ANOS OCORRE HOJE
-REPRESENTANTES DE ASSOCIAÇÃO SOLICITAM CONSTRUÇÃO DE CASA DE ACOLHIMENTO
-OBRIGATORIEDADE DA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE CAPTAÇÃO DA ÁGUA DA CHUVA É POLÊMICA
-PROCESSO DE AMPLIAÇÃO DO PERÍMETRO URBANO LEVERÁ DOIS MESES PARA SER CONCLUÍDO
-PREFEITURA E SECRETARIA DE PLANEJAMENTO REALIZAM ELABORAÇÃO DO PPA
-AGENTES FISCAIS ENCONTRAM DIVERGÊNCIAS EM DADOS DE ALVARÁS
-DESENTENDIMENTO TERMINA COM MORTE DE UM HOMEM DE 23 ANOS
-PM FLAGRA FESTA CLANDESTINA COM CERCA DE 20 PESSOAS, ENTRE ELES MENORES DE IDADE
O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 17 graus. A mínima das últimas horas foi de cinco graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 32 centavos. O euro está valendo seis reais e 50 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
Israel encerrará restrições locais para conter a Covid-19 após um programa de vacinação ter quase eliminado novas infecções. A informação é do Ministério da Saúde do país. Com a maioria da população tendo recebido a vacina Pfizer-BioNTech, e cerca de 92 por cento daqueles com 50 anos ou mais tendo sido inoculados ou se recuperado, Israel tem gradualmente reaberto sua economia após três bloqueios. O país relatou apenas 12 novos casos do vírus no sábado, abaixo de um pico diário de mais de 10 mil em janeiro.
O Conselho de Segurança das Nações Unidas pediu no sábado "a adesão total" a um cessar-fogo entre Israel e militantes palestinos liderados pelo Hamas na Faixa de Gaza e enfatizou a necessidade imediata de ajuda humanitária para os civis palestinos. O conselho de 15 membros emitiu uma declaração, que teve de ser acordada por consenso, após não poder falar durante o conflito de 11 dias devido à oposição dos Estados Unidos. A missão francesa nas Nações Unidas disse que suspendeu seu esforço por uma resolução sobre o assunto. Mais de 240 pessoas morreram em dez dias de conflito, a maioria palestinos.
O novo presidente do Equador, GUILLERMO LASSO, toma posse nesta segunda-feira em Quito. De centro-direita, o ex-banqueiro se elegeu em abril após derrotar ANDRÉS ARAUZ, figura próxima ao ex-presidente RAFAEL CORREA, no segundo turno das eleições. O mandato terminará em 2025. LASSO assume o poder com o desafio de acelerar a vacinação contra a Covid-19 no Equador. Pouco mais de 2% da população foi vacinada com as duas doses até agora. Ao mesmo tempo, diante de uma economia destruída pelo vírus, o novo presidente terá como desafio reaquecer o dinamismo econômico.
O Ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, disse neste sábado que ainda não há sinal de transmissão comunitária da variante indiana da Covid-19 no Brasil. O ministro também anunciou a implantação de barreiras sanitárias no país para conter o avanço da variante, identificada em um paciente internado no Maranhão. O indiano de 54 anos identificado com a variante está internado desde o dia 14 de maio, quando o navio do qual era tripulante chegou ao litoral maranhense vindo da Malásia. O ministério anunciou a criação nos estados de barreiras sanitárias em locais de grande circulação de pessoas, como rodoviárias e aeroportos, para intensificar a testagem e identificação de doentes com a Covid.
O programa que permite a suspensão de contratos de trabalho e a redução de jornadas e salários, reeditado pelo governo federal no final de abril, tem uma procura 46 por cento menor em relação ao lançamento da ação no ano passado. A iniciativa produziu dois milhões 930 mil 994 acordos entre patrões e funcionários em seus primeiros 11 dias em abril de 2020. Já em 2021, nos 11 primeiros dias, produziram-se foram um milhão 584 mil 701 acordos. O programa foi uma das principais iniciativas de socorro à economia no ano passado, sendo responsável por mais de 20 milhões de acordos e por evitar demissões, especialmente no primeiro semestre, quanto o comércio e serviços ficaram fechados por alguns meses em diversos estados do país.
A Receita Federal vai liberar a consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda de Pessoas Físicas 2021 nesta segunda-feira, às 10 horas. Com o pagamento programado para 31 de maio, este será o maior lote já liberado pelo Fisco, com um valor total de seis bilhões a serem depositados nas contas de três milhões e 400 mil contribuintes. Neste primeiro lote, serão contemplados contribuintes com prioridade legal, como idosos; portadores de deficiência física ou mental ou moléstia grave; e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Também receberão primeiro aqueles não prioritários que entregaram as suas declarações até o dia 28 de fevereiro. Para saber se teve a declaração liberada é preciso acessar a página da Receita na internet ou por meio do aplicativo "Meu Imposto de Renda".
A secretaria de Estado da Saúde está pedindo que os municípios acelerem a vacinação do grupo prioritário de comorbidades. De acordo com os dados da SES, até agora foram aplicadas a primeira dose em 32 e meio por cento das pessoas com comorbidades. Há regiões que preocupam mais, com o índice abaixo dos 25 por cento. Segundo a secretaria, o governo catarinense distribuiu 549 mil 764 doses para todos os municípios para serem aplicadas no grupo das pessoas portadoras de comorbidades e deficiência permanente. Até a última sexta-feira, foram aplicadas 174 mil 840 doses, o que equivale aos 32 e meio por cento.
A Matriz de Risco Potencial divulgada neste sábado pela Secretaria de Estado da Saúde aponta que apenas uma região de Santa Catarina foi classificada no patamar Grave, cor laranja, e outras 15 na situação Gravíssima, cor vermelha para a transmissão da Covid-19. Apenas a região da Grande Florianópolis se manteve no nível laranja. As regiões Médio Vale do Itajaí e Nordeste foram reclassificadas para a situação gravíssima. Todas as regiões do Estado foram avaliadas com risco máximo com nota quatro, ou seja, em nível gravíssimo no quesito capacidade de atenção, que é o que avalia a taxa de ocupação de UTIs. Na semana anterior, a única região avaliada com risco máximo em todos os quesitos foi a do Alto Vale do Rio do Peixe.
As aulas na creche de Saudades, onde cinco pessoas foram mortas em um ataque no dia quatro de maio, foram retomadas nesta segunda-feira. O local passou por reforma com a ajuda dos moradores e reabriu o portão às seis e 50. De acordo com a secretária GISELA HERMANN, é esperado o retorno de 23 crianças entre os turnos da manhã e tarde. As aulas presenciais haviam sido suspensas na cidade após um homem de 18 anos entrar no local com um facão e matar três crianças e duas mulheres. Uma quarta criança ficou ferida, foi hospitalizada, mas recebeu alta no início do mês. Na sexta-feira, o Ministério Público de Santa Catarina denunciou o autor do ataque por cinco homicídios e 14 tentativas de homicídio.
A Câmara de Vereadores de SJCedro comunicou nesta manhã que a sessão ordinária, que acontece semanalmente nas segundas-feiras, foi transferida para essa quinta-feira às 18 horas. Segundo o comunicado, essa alteração se deve ao falecimento do pai do vereador, JULIO RUBIN, NELSON RUBIN ocorrido ontem. O legislativo está enlutado e presta toda a solidariedade ao colega vereador. Além disso, as sessões da Câmara serão suspensas a participação do público até o dia 31 de maio, como medida de proteção contra o contágio da Covid-19.
As baixas temperaturas, que já foram registradas nas últimas semanas na região Extrema Oeste de Santa Catarina, devem se intensificar ainda mais com a proximidade do inverno. Dessa forma, os piscicultores devem ficar atentos para que prejuízos não ocorram em suas propriedades. De acordo com o coordenador do programa de piscicultura da Epagri, ELIAS KOVALSKI, é de extrema importância que as famílias que tenham essa cultura como fonte de renda tomem medidas e monitorem as condições climáticas, visando evitar perdas significativas. Os piscicultores da região também devem ter atenção em relação aos níveis de água nos reservatórios nessa época do ano. Conforme o coordenador, além do frio, essa questão da água também é fundamental. Ele comentou que atualmente os reservatórios estão com níveis baixos devido à estiagem que atinge a região há quase dois anos. KOVALSKI disse que essa questão faz com que a água esfrie mais rápido, podendo ocasionar a mortandade dos peixes.
Os peixes tropicais vindos das bacias do Norte e a tilápia são as espécies mais afetadas com o frio rigoroso. A afirmação é do coordenador do programa de piscicultura da Epagri, ELIAS KOVALSKI. Segundo ele, esses peixes são sensíveis a temperaturas abaixo dos 13 graus. Ele citou que a situação piora quando esse quadro permanece por mais de três dias consecutivos. O profissional recomendou que ações como não renovassem a água do viveiro, não manejar animais e evitar o povoamento ou transferência de locais são essenciais. KOVALSKI alertou que em casos de perdas nas propriedades, a Epagri não possui um programa específico para auxílio. Já na implantação da cultura nas propriedades, o coordenador lembrou que existe apoio por parte do governo do Estado, ficando a critério de cada família buscar por esses programas.
A prefeitura de SJCedro, através do setor de tributos, está realizando vistorias nos estabelecimentos para fiscalizar a regularização do alvará. A informação é da fiscal, JÉSSICA SCHOMMER. Conforme ela, os trabalhos foram iniciados na semana passada pelo interior do município onde esteve vistoriando associações, estabelecimentos, clubes de mães e idosos. A fiscal destacou que um dos objetivos foi verificar se os espaços estavam em funcionamento, sendo que já houveram muitos casos em que as atividades estavam encerradas. Mas a vistoria foi realizada para saber se estes espaços irão funcionar após a liberação. JESSICA salientou ainda que em casos de irregularidades, a prefeitura registra o estabelecimento ou associação como inativo, sendo que para encerrar as atividades permanentemente é necessário o responsável solicitar. Foram aproximadamente 170 estabelecimentos e associações vistoriadas no interior de SJCedro.
Nesta semana, o setor estará realizando vistorias das empresas localizadas ao longo da rodovia e também nos bairros da cidade. A informação é fiscal de tributos de SJCedro, JESSICA SCHOMMER. Segundo ela, as visitas são feitas pela manhã e não demandam de muito tempo, sendo que o objetivo é avaliar se o estabelecimento está em conformidade com a lei. A fiscal destacou que nas fiscalizações são encontradas divergências como, por exemplo, o endereço da empresa não é o mesmo constatado no alvará. Ou o estabelecimento exerce uma atividade, mas no documento está registrada outra. JESSICA destacou que são mais de mil e 400 alvarás para serem vistoriados, o que demandará de cinco meses para concluir os trabalhos na cidade.
As secretarias de saúde de todo o estado receberam a informação para ampliar a vacinação de pacientes hipertensos. A recomendação é o Estado de Santa Catarina, e considerando a Nota Técnica Conjunta, publicada na última semana. Devido a isso, a Secretária de Saúde de Guaraciaba, DANIANE DORIGON, explicou com essa nova Nota Técnica, houve a alteração sobre a necessidade das comprovações das comorbidades. A partir de hoje, poderão ser vacinadas as pessoas de 50 a 59 anos que tomam pelo menos um tipo de medicação em virtude da hipertensão. É imprescindível estar de posse da sua receita médica atualizada do medicamento na hora da vacinação. Poderão ser vacinados neste momento também pacientes com Lúpus Eritematoso, Doença de Crohn e Esclerose Múltipla, sendo esses pacientes de qualquer faixa etária. A vacinação ocorre junto ao Centro de Convivência dos Idosos, ao lado do Posto de Saúde Central entre as 14 e 17 horas.
O projeto de lei que ampara agricultura familiar tem a finalidade maior de fortalecer a produção de alimento. O comentário é do deputado PEDRO UCZAI. Os objetivos são destinar dois mil e 500 reais para fomentar a produção de alimentos, e renegociar as dívidas dos agricultores para garantir o Pronaf no Plano Safra. Outro benefício seria garantir um financiamento de até dez mil reais para o homem do campo, e destinar entre seis e sete mil reais para a compra, direto para os produtores, fortalecendo os programas sociais das prefeituras. De imediato, o parlamentar disse que o projeto de lei iria reduzir a inflação dos alimentos. Agricultura familiar produz 70 por cento dos alimentos do povo brasileiro. PEDRO disse que essa semana, a Câmara dos Deputados deve votar o projeto de lei que ampara a agricultura familiar. Depois, a proposta será enviada para o Senado e, enfim, ao presidente BOLSONARO para aprovação final.
Associação Vida e Justiça irá buscar apoio e reparação às vítimas da Covid 19. A iniciativa é do deputado PEDRO UCZAI. Ele explicou que muitas pessoas que sobreviveram ao vírus estão com sequelas. O parlamentar quer solidariedade e articulação assistencial, jurídica, psicológica e social. Conforme ele, o país tem hoje 50 mil crianças órfãs pelo coronavírus. UCZAI quer reunir uma ação nacional de advogados, psicólogos e assistentes sociais para defender a vida e fazer justiça.
Depois de debates, análises da legislação e definições, a prefeitura de Anchieta agiliza o processo de ampliação do perímetro urbano. O objetivo é tornar a Linha Café Filho em vila, tornando assim em uma área pertencente a cidade. A informação é do prefeito, IVAN CANCI. Conforme o chefe do executivo, este pedido foi feito pelos moradores da comunidade, sendo que o município já está passando pela regularização fundiária. O prefeito explicou que a área será de aproximadamente 12 hectares, mas os levantamentos topográficos ainda estão sendo feitos o que poderá alterar essa metragem. Após os estudos com o conselho municipal de desenvolvimento, a prefeitura deverá elaborar um projeto de lei e submeter a análise do legislativo de Anchieta. CANCI destacou que serão cerca de dois meses de análises, levantamentos e regularização para tornar a comunidade em perímetro urbano.
A urbanização da Linha Café Filho facilitará investimentos e irá desburocratizar ampliações por parte dos proprietários. Quem garante isso é o prefeito de Anchieta, IVAN CANCI. Ele comentou que grande parte das propriedades pertencentes a linha poderão ser divididas em vários lotes ampliando desta forma investimentos. O prefeito explicou que essa possibilidade de regularização também trará facilidade na implantação de rede elétrica e de distribuição de água, além de pavimentação. Mas para isso, CANCI destacou que precisará da aprovação do legislativo de Anchieta.
A secretaria de planejamento está na fase final da elaboração do Plano Plurianual, o PPA, adaptando todas as ações e metas do executivo de Palma Sola. A informação é da Secretária da pasta, ELIZETE VISSOTTO. Ela salientou que a elaboração deste plano exige avaliações cautelosas e minuciosas para evitar erros ou de não incluir todas as metas da administração. A Secretária explicou que todo este trabalho de desenvolvimento envolve todas as secretarias que compõem o município. Ou seja, cada pasta realiza o planejamento das metas do setor. Após isso é encaminhado para o setor contábil da prefeitura onde todos os trabalhos traçados são incluídos em projetos de lei que posteriormente é levado para análise da câmara de vereadores. ELIZETE destacou ainda que além de minucioso e cauteloso, a elaboração do Plano Plurianual é burocrático. Sendo que se trata do setor público e envolve investimentos com dinheiro arrecadados de impostos e de emendas parlamentares, o que significa recursos públicos.
Emenda parlamentar no valor de 150 mil reais para o Centro dos Idosos deve ser destinada até agosto para Palma Sola. O comentário é da Secretária de Planejamento do município, ELIZETE VISSOTTO. Conforme ela foi essa a confirmação que recebeu por parte da deputada, ANA CAMPAGNOLO. A Secretária destacou que o valor já está incluso no orçamento do estado. O montante será utilizado para fazer reformas na estrutura, sendo que o setor de engenharia segue analisando os principais pontos para serem melhorados. ELIZETE salientou que são aproximadamente 350 idosos da cidade atendidos pelo centro e uma reforma deixará o grupo contente. Ela lembrou que, no ano passado juntamente com o vice-prefeito da época, esteve visitando o gabinete da deputada solicitando esses recursos.
No Enfoque Legislativo, programa da Câmara de Vereadores de Guarujá do Sul, a Rádio Cedro conversou com o presidente da Casa, CLEBER WESCHENFELDER. Ele comentou que o legislativo não teve em discussão nenhum projeto de lei, porém, a palavra livre foi extensa onde foram discutidos diversos assuntos. Segundo o presidente, antes da sessão, os vereadores estavam reunidos com os representantes da Associação Casa Lar São Francisco. Nesta reunião foi debatido sobre a edificação de uma estrutura para abrigar idosos que, por alguma necessidade, necessitam de acolhimento. CLÉBER salientou que este é um processo bastante burocrático, mas solicitado pela população. Esta solicitação deverá ser debatida pelos vereadores.
Vereadores aprovaram projeto de repasse de valores para hospital de Guarujá do Sul. A informação é do presidente do legislativo, CLEBER WESCHENFELDER. Conforme ele, o município se comprometeu em destinar valores extras para o hospital enquanto perdurar o contrato do estado com a unidade. O presidente lembrou que a instituição possui seis leitos exclusivos para pacientes com covid-19 solicitados pelo governo estadual. Por isso, os repasses extras ocorrerão enquanto estiver em vigência o contrato destes leitos. CLEBER destacou que, antes da aprovação do projeto, os recursos eram utilizados exclusivamente para tratamento de pacientes com coronavírus. Mas após isso, o hospital está autorizado a comprar insumos, como equipamentos de segurança e medicamentos, além dos cilindros de oxigênio que já eram comprados. O presidente destacou ainda que os recursos também poderão ser utilizados para pagamento de médicos. O montante repassado é de 25 mil reais.
Os integrantes da Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Câmara de Vereadores de SJCedro seguem estudando o projeto de lei de origem do executivo que propõe a obrigatoriedade de novas edificações acima de 80 metros quadrados a instalarem cisternas para captação da água da chuva. A comissão esteve reunida na última semana com o diretor do Conder Ambiental, JOSÉ MORA, com objetivo de debater sobre o assunto para aprimorar o projeto que está em discussão. O vereador e presidente da comissão, FERNANDO WILL, comentou que estão sendo feitas várias reuniões e debates para definir de que forma este plano será implantado, e para ele essa proposta do executivo é polêmica. Sendo que após sancionado, se tornará lei a disponibilização de sistema para captação da água da chuva para todas as futuras construções no município. Mas o presidente se manifestou favorável a este projeto, já que beneficiará o meio ambiente por meio de ações de sustentabilidade.
O presidente da comissão, FERNANDO WILL, destacou que o vice, GUILHERME FERRARI e a relatora, MARCIA DEMOSSI, também são favoráveis ao projeto. Mas segundo FERNANDO, é necessário debater ao máximo sobre a criação da nova lei para que na hora da votação, não haja dúvidas do que estará sendo votado. Ele disse ainda que os 80 metros quadrados propostos irão abranger a maioria das edificações depois da aprovação, o que poderá haver rejeição pela população. WILL ressaltou na reunião virtual com o Conder, o diretor ambiental disse que o sistema de captação poderá ser simples, sem necessidade de um grande investimento.
Desentendimento termina com morte de um jovem de 23 anos. Um jovem de 23 anos morreu na noite deste sábado, no interior de Itapiranga, ao ser ferido por arma branca. Conforme as informações, após um desentendimento, um homem desferiu golpes de faca em um jovem de 23 anos, que veio a óbito no local. Os crimes ocorreram por volta das 23 horas 40 minutos, na Vila União, comunidade de Laranjeira, interior de Itapiranga. Além do homem que veio a óbito, o suspeito golpeou ainda outro homem de 21 anos, que foi conduzido por populares ao Hospital de Itapiranga. O suspeito de desferir as facadas está foragido. A PM de Itapiranga, São João do Oeste e São Miguel auxiliaram na ocorrência, além da Polícia Civil.
Saída de pista seguida de capotamento deixa motorista ferido na BR 163. O Corpo de Bombeiros de Dionísio Cerqueira foi acionado no início da madrugada deste domingo, por volta da meia-noite, para atender um acidente na BR 163, em Dionísio. A ocorrência foi registrada na Serra da Maria Preta. O acidente envolveu um Uno emplacado em Dionísio Cerqueira que perdeu o controle, saiu da pista e capotou por algumas vezes. Ao chegar ao local, a guarnição encontrou o motorista com ferimentos leves. Mesmo assim, o condutor foi encaminhado para atendimento médico em Dionísio Cerqueira. Não há detalhes sobre a dinâmica do acidente.
Polícia Militar flagra festa clandestina com cerca de 20 pessoas, entre eles menores de idade. A PM de Guarujá do Sul, Princesa e SJCedro, além da Vigilância Sanitária e Conselho Tutelar interrompem festa clandestina em propriedade particular em Guarujá do Sul. A festa foi registrada na noite de sábado, por volta das 23 horas em propriedade particular localizada na Linha Esperança com a participação de mais de 20 pessoas, entre elas menores de idade, promovendo aglomeração, sem fazer o uso de máscaras e sem manter o distanciamento social. A ação vai resultar em multa ao proprietário pela promoção do evento, por descumprimento das medidas sanitárias impostas para conter a disseminação do coronavírus. Cada participante irá receber multa individual por participar de festa clandestina com aglomeração de pessoas, conforme Decreto Municipal.