ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco sábado 24 04 2021

-SEM RECURSOS NO ORÇAMENTO, GOVERNO ADIA CENSO DEMOGRÁFICO DESTE ANO

-SC REDUZ RESTRIÇÕES EM PRAIAS E PRAÇAS E AMPLIA HORÁRIO DE BARES E RESTAURANTES

-PREFEITO DIZ QUE SETOR DA SAÚDE FOI O DESTAQUE DOS CEM PRIMEIROS DIAS DE GOVERNO

-MUNICÍPIO JÁ APLICOU QUASE 11 MIL DOSES DA VACINA CONTRA A COVID

-EXTREMO-OESTE TEM CINCO CIDADES EM SITUAÇÃO CRÍTICA PARA A ESTIAGEM

-POLÍCIA PRENDE QUATRO SUSPEITOS DE PARTICIPAÇÃO EM HOMICÍDIO NA BR 163

-PEDESTRE E MOTOCICLISTA FICAM FERIDOS EM ATROPELAMENTO NA WILLY BARTH

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A temperatura pode chegar a 24 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 50 centavos. O euro está valendo seis reais e 63 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

Mais de 100 palestinos e cerca de 20 policiais israelenses ficaram feridos na madrugada desta sexta-feira em confrontos em Jerusalém que envolveram judeus de ortodoxos de extrema direita, palestinos e a polícia de Israel. A polícia israelense disse que contabilizou 20 feridos entre seus agentes e que deteve 44 pessoas durante os distúrbios. O Crescente Vermelho palestino informou que houve ao menos 105 feridos, dos quais cerca de 20 tiveram que ser hospitalizados. Os confrontos ocorrem em meio ao Ramadã, o mês muçulmano de jejum e oração.

Puxado pela escalada da segunda onda de Covid-19 na Índia, o mundo registrou um novo recorde de infectados nas últimas 24 horas: 899 mil novos casos, segundo o projeto "Our World in Data". O número superou o recorde de 889 mil infectados de quarta-feira e os 880 mil registrados em sete de janeiro, quando os Estados Unidos passavam pelo seu pior momento da pandemia. Na Índia, O sistema de saúde entrou em colapso no país, com falta de leitos, remédios e oxigênio nos hospitais. Nesta sexta-feira, um incêndio em um hospital nos arredores de Mumbai matou 13 pacientes com Covid-19.

A pena do ex-policial DEREK CHAUVIN, condenado nos Estados Unidos na terça-feira pelo assassinato de GEORGE FLOYD, será anunciada no dia 16 de maio. A informação está em um documento do tribunal distrital de Mineápolis, onde ocorreu o julgamento. O ex-policial foi considerado culpado em todas as três acusações de homicídio contra o ex-segurança negro: causar a morte, sem intenção, por meio de um ato perigoso, sem consideração pela vida humana; negligência ao assumir o risco consciente de causar a morte de FLOYD e homicídio culposo. A pena pode chegar a 40 anos de prisão.

O ministro do Supremo Tribunal Federal, ALEXANDRE DE MORAES, prorrogou nesta sexta-feira, por mais 90 dias, o inquérito que apura se o presidente JAIR BOLSONARO tentou interferir politicamente na Polícia Federal. Segundo o ministro, a extensão do prazo é necessária porque as investigações deverão continuar após o STF definir o modelo do depoimento de BOLSONARO à Polícia Federal. Ainda não há data para que o plenário do Supremo volte a analisar se o presidente deve falar à Justiça presencialmente, ou se pode apresentar sua versão por escrito. A indefinição sobre o depoimento de BOLSONARO se estende desde o ano passado.

O secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, WALDERY RODRIGUES, informou nesta sexta-feira que o Orçamento de 2021 não traz recursos para a realização do Censo Demográfico e que, portanto, a pesquisa será adiada. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, responsável pela pesquisa, já havia informado, em nota divulgada em março, que o corte já previsto no projeto do Orçamento inviabilizava a realização do Censo em 2021. Por conta disso, o IBGE suspendeu, no começo de abril, a realização das provas dos concursos para contratação de recenseadores.

Um levantamento divulgado nesta sexta-feira pelo Ministério da Saúde, com base em dados do Data Sus, revelou que pode passar de 16 mil e 500 o número de pessoas no país que receberam vacinas de fabricantes diferentes entre a primeira e a segunda dose da imunização contra a Covid-19. Na maioria dos casos, os pacientes receberam inicialmente a vacina AstrazenecaOxford e, depois, a Coronavac. Porém, a determinação da pasta é que o paciente receba as duas doses do mesmo fabricante, pois a troca é considerada por médicos como um erro de imunização. No entanto, ainda não há estudos que apontem as consequências nas pessoas que tomam uma dose de cada imunizante.

A secretária de Estado da Saúde, CARMEN ZANOTTO, disse que Santa Catarina ainda não tem data para dar início à vacinação dos professores. Nesta quinta-feira, o secretário de Educação, LUIZ FERNANDO VAMPIRO, falou sobre a expectativa de dar início à imunização dos profissionais de educação na primeira quinzena de maio. VAMPIRO disse acreditar que a maior remessa de doses pelo Ministério da Saúde possibilitaria o início de aplicação das doses, que deve começar pelos profissionais da educação infantil e especial. Segundo CARMEM ZANOTTO, no entanto, o Estado está focado em finalizar a vacinação das pessoas com mais de 60 anos, para então entrar nos casos de comorbidades e neste momento, portanto, não se fala em previsão para os profissionais da educação.

Santa Catarina tem quatro entre as 100 primeiras instituições de ensino superior do país com notas mais altas no Índice Geral de Cursos do Ministério da Educação. O IGC avalia anualmente a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação oferecidos em universidades, centros universitários, faculdades e institutos tecnológicos das redes pública e privada. A Universidade Federal de Santa Catarina é a única do Estado a apresentar o conceito máximo. As demais três instituições de ensino superior de Santa Catarina que estão entre as 100 com maior IGC contínuo são todas privadas: o Centro Universitário Sociesc de Blumenau, a Faculdade Sociesc de Florianópolis e o Centro Universitário Facvest de Lages.

O governo de Santa Catarina publicou no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira a terceira prorrogação do decreto vigente para tentar frear o contágio da Covid-19. Porém, houve algumas alterações. Uma delas é que fica permitida a permanência de pessoas em praias, parques e praças. O decreto prorrogado, com essas alterações, vale de segunda até a próxima sexta. Para o fim de semana, continuam as regras que já estavam em vigor. Outra mudança é o horário de restaurantes, bares, pizzarias e afins que podem funcionar das seis das manhã as dez da noite. Antes, podiam abrir das 10 da manhã as dez da noite. O comércio atacadista de produtos têxteis também foi incluído na lista de atividades essenciais.

O Peperi Debates deste sábado fez uma discussão sobre as possíveis consequências pedagógicas, sociais e econômicas desse novo momento vivido pela educação em razão da pandemia do coronavírus. Um estudo recente do Fundo Monetário Mundial, por exemplo, aponta que esse período vai atrasar o desenvolvimento dos alunos reduzindo, inclusive, a renda deles no futuro. O programa contou com a presença da coordenadora do curso de Pedagogia da Unoesc, professora JANES KÖHNLEIN, a Integradora de Ensino da Coordenadoria Regional de Educação, ELIANE DAL BERTO e a representantes do Movimento Pais pela Educação, JOCIELI SCARIOT. O áudio e as fotos do debate estão no portal da Peperi na internet.

Desde 2020, a educação está vivendo um momento muito atípico. A afirmação é da coordenadora do curso de Pedagogia da Unoesc, JANES KÖHNLEIN. Ela disse que o impacto no processos de ensino aprendizagem é uma realidade que se agrava por uma série de condições, entre elas, as diferentes situações estruturais das escolas e das famílias. Ela citou que, apesar dos esforços, ainda há muito o que fazer para garantir o acesso efetivo de todos os estudantes nesse novo normal. JANES citou ainda que existe um prejuízo provocado pela redução dos momentos presenciais em sala de aula. Ela ressaltou que o aprendizado não se dá apenas no repasse do conhecimento, mas na mediação que se estabelece entre professores e alunos. JANES comentou que a defasagem pedagógica é menor no ensino superior e maior em outros níveis de ensino.

Os prejuízos pedagógicos em razão da pandemia estão ocorrendo e o desafio da coordenadoria de educação é reduzir esse impacto. O comentário é da integradora de ensino da rede estadual, ELIANE DAL BERTO. Ela citou que as escolas adotaram uma série de medidas e ações para chegar até os estudantes e manter o processo de ensino aprendizagem. ELIANE disse que o modelo atual é o do ensino híbrido, mas o número de alunos em sistema cem por cento remoto ainda é muito grande. Ela comentou que os pais precisam confiar na segurança dos planos sanitários das unidades de ensino e entender que a aula presencial é muito importante nesse momento. Segundo a integradora, os professores fazem avaliações constantes para recuperar conteúdos e reduzir o déficit de aprendizagem nas escolas.

O movimento Pais pela Educação alerta para a importância do retorno das aulas presenciais desde o ano passado. Segundo a integrante do movimento, JOCIELE SCARIOT, os pais entendem que escola fechada é ignorância preservada. De acordo com ela, existe uma clara defasagem pedagógica por conta da pandemia do coronavírus e se percebe uma nítida distinção, apesar do esforço da escolas, entre o ensino público e privado. JOCIELE ressaltou que os impactos vão repercutir durante muito tempo. Ela comentou ainda que os prejuízos pedagógicos estão estritamente vinculados as perdas econômicas. JOCIELE destacou que esse momento gera um impacto no desenvolvimento dos estudantes e isso terá consequências futuras, por exemplo, no mercado de trabalho. Outro ponto que ela observou é que a redução das aulas presenciais também tem consequências para a saúde mental de crianças e adolescentes.

O prefeito do município de Barra Bonita avaliou de forma positiva os primeiros 100 dias no comando da prefeitura. AGNALDO DERESZ disse que nesse período trabalhou de forma intensa com o vice, ROBERTO GIONGO, junto as secretarias buscando organização e melhoramento dos trabalhos prestados por cada setor. Conforme ele, foram vários os avanços e conquistas nesses quase cinco meses de gestão. Segundo ele, o foco principal nesse período foi no setor da Saúde, no combate à Covid-19. De acordo com AGNALDO, as medidas tomadas foram fundamentais para a redução dos casos no município.

Outro desafio nesses primeiros meses de gestão, foi a elaboração de um plano para a retomada das aulas presenciais em Barra Bonita. A declaração é do prefeito, AGNALDO DERESZ. Ele destacou que o projeto foi elaborado com o auxílio da comunidade escolar e surtiu os resultados esperados. Ele salientou que boa parte dos alunos já retornaram às salas de aulas, não gerando um aumento dos novos de Covid no município. Além da Educação e Saúde, a secretaria de Assistência Social também registrou avanços nesses primeiros meses.

A Administração de Barra Bonita também focou em melhorias e obras nesses primeiros meses de 2021. O comentário é do prefeito, AGNALDO DERESZ. Ele disse que no momento, estão sendo instaladas três torres de internet no interior. As linhas beneficiadas são, Arapongas, Cruz e Souza e 13 de Maio, atendendo também as comunidades de 25 de Maio e Arvoredo. Ele lembrou que nesse trabalho estão sendo investidos 140 mil reais. AGNALDO DERESZ pontuou que outra ação importante foi a conclusão das melhorias em todas as estradas do interior, restando agora o atendimento aos agricultores em melhorias em cada propriedade.

A secretaria de Agricultura também teve avanços nesses primeiros meses de 2021. A afirmação é do prefeito de Barra Bonita, AGNALDO DERESZ. Ele frisou que todos os agricultores foram atendidos quanto aos pedidos de silagem, além de terem recebido sacas de semente de pastagens. Ele citou que nesse setor os prejuízos foram expressivos visto a estiagem que atingiu a região, porém, a secretaria já está trabalhando no aumento de reservatórios nas comunidades de 13 de Maio, Três Irmãos, Cruz e Souza e Alto Caçador. Novos poços também devem ser perfurados nas Linhas 13 de Maio e São Judas Tadeu. AGNALDO frisou que outro ponto trabalhado pelo governo é com relação a busca de novas industrias. O objetivo é que esse setor tenha destaque em Barra Bonita ao longo dos próximos anos.

O prefeito de Barra Bonita aproveitou o momento para cobrar do governo Estadual e Federal maior auxílio aos pequenos municípios. AGNALDO DERESZ disse que os governos precisam ter sensibilidade e disponibilizar ajuda aos agricultores atingidos pela estiagem e também agilizar a vacinação contra a Covid-19. Ele lembrou que o município já apresentou intenção de comprar as vacinas, porém, o passo maior tem que ser dado pelo governo Estadual e principalmente Federal. DERESZ espera que medidas sejam tomadas e em breve a população possa estar totalmente imunizada contra o coronavirus.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste registrou, nas últimas 24 horas, um óbito relacionado ao coronavírus. O caso é de um idoso de 75 anos de Paraíso. A ocupação de hoje é de 23 pacientes confirmados na UTI, com dois leitos disponíveis. Na enfermaria, são 12 confirmados. O setor tem quatro leitos não ocupados. Desde a semana passada, o Hospital não fila de espera por leitos de UTI. Em São Miguel do Oeste, 14 pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta sexta-feira. Outras 13 pessoas entraram para a lista de recuperados. 91 moradores estão com o vírus ativo.

O município de São Miguel do Oeste já recebeu 11 mil 127 doses de vacina contra a covid-19. Desse total, já foram aplicadas 10 mil 914 e apenas um frasco foi danificado durante o processo logístico de transporte e manuseio. De acordo com a secretária de saúde foram encaminhadas sete mil 622 doses da CoronavacButantan e três mil 505 da OxfordAstrazeneca ao município. Até agora, foram vacinados oito mil 303 idosos e dois mil 611 profissionais da saúde. Qualquer irregularidade pode ser denunciada à Ouvidoria do Município, pelo telefone 3631-2025.

Santa Catarina tem atualmente 11 cidades em situação crítica para a estiagem. Desse total, cinco estão no extremo-oeste: Anchieta, Descanso, Dionísio Cerqueira, Guaraciaba e São Miguel do Oeste. Segundo o Boletim Hidrometeorológico Integrado do Estado, divulgado nesta sexta-feira, com o volume de chuva baixo no mês de abril, a seca piorou na região. Além disso, mas 10 cidades do estado estão em situação de alerta e outros 93 municípios estão em situação de atenção para a falta de chuva. Somente no Litoral do Estado a precipitação foi dentro da média nas últimas semanas. Na região, algumas cidades já decretaram situação de emergência, como é o caso de São João do Oeste.

Os primeiros 20 dias de abril foram de chuva muito abaixo da média no extremo-oeste. Os acumulados não chegaram aos 50 milímetros na região. Para efeito de comparação, no Litoral os acumulados ficaram acima de 70 milimetros, com regiões pontuais somando 150. Segundo o boletim, cidades do Extremo Oeste acumularam de 16 a 21 dias sem chuva. Os efeitos desse quadro são observados na falta de água nas cidades e nas propriedades rurais, além de consequências para a pastagem e produção de milho. Em São Miguel do Oeste, a prefeitura está levando cerca de 90 mil litros de água todos os dias para cerca de 50 famílias com problemas de abastecimento no interior e arredores da cidade.

O Conselho Municipal da Defesa Civil esteve reunido nesta quinta-feira, analisando dados referentes à estiagem no município. A indicação de um novo Decreto de Emergência não será feita neste momento, mas deve ser reavaliada conforme a necessidade e evolução do quadro da seca. O coordenador, JEFERSON DIAS, relatou que muitas ações foram desenvolvidas pelo poder público para minimizar os impactos da falta de chuvas em São Miguel do Oeste. Ele ressaltou que a população precisa compreender e evitar o desperdício. O município segue atendendo as famílias que estão sem água, tanto no campo quanto na cidade.

Durante a reunião da Comissão Municipal da Defesa Civil desta sexta-feira, o secretário de Agricultura ANTONIO ORSO apresentou o plano de ação para investimentos para minimizar os efeitos da estiagem. Ele citou que a prefeitura vai aplicar 50 mil repassados pelo Estado no setor. O recurso foi aprovado pelo Conselho e será aplicado na aquisição de uma nova bomba de distribuição de água e contratação de horas-máquina para serviços nas propriedades atingidas. Além disso, a Administração pretende aumentar o limite de financiamento do projeto Juro Zero, que é um dos braços de incentivo econômico do programa Agora é Crescer. Para agricultores, este limite deve subir de 10 mil para 12 mil, com a finalidade de aplicação em ações de enfrentamento à estiagem. Recentemente, o município recebeu mais de 105 mil do Governo do Estado que foram usados na compra de caixas d´água.

Um homem perdeu cinco mil reais no golpe do anuncio da venda de veículos na internet. De acordo com a Polícia Militar, a vítima ficou interessada em uma moto cujo vendedor era da cidade de São José, na grande Florianópolis. Ele conversou com um suposto vendedor e pediu para um amigo olhar a motocicleta. Foi feita a documentação para a transferência e um depósito de cinco mil reais. O que chamou a atenção da vítima foi que a conta repassada estava em nome de outra pessoa. O golpista respondeu que era da esposa, mas a pessoa que estava vendendo a moto não recebeu o depósito. O golpista, que estava intermediando o negócio, ficou com o dinheiro.

Um acidente de transito deixou uma pessoa ferida na tarde de ontem na BR 282 em Paraíso. A colisão aconteceu por volta das seis e envolveu um carro de passeio e uma moto. O condutor da motocicleta, um homem de 34 anos, sofreu fraturas na perna e nas mãos, além de escoriações generalizadas. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado ao Hospital Regional.

Um pedestre e um motociclista ficaram feridos em um acidente no começo da tarde de ontem na avenida Willy Barth. O acidente aconteceu um pouco antes das duas horas no Bairro São Sebastião. De acordo com a Polícia Militar, o pedestre saiu de uma oficina mecânica que fica às margens da avenida e ao atravessar a via foi atingido pela moto. Câmeras de monitoramento de uma empresa flagraram o momento exato do atropelamento. Com o impacto, o motociclista caiu ao lado de um poste de energia elétrica. As duas vítimas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e pelo SAMU e encaminhadas ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.

A Polícia Civil identificou, no início da noite desta sexta-feira, quatro pessoas suspeitas de participarem do assassinato de um rapaz na BR 163. VICTOR LOPES, de 18 anos, foi morto a tiros no dia 20 de março em Guarujá do Sul. De acordo com a polícia, o veículo de um dos suspeitos foi alvejado por um disparo de arma de fogo na comunidade conhecida como Casarão, entre São José do Cedro e Guarujá do Sul. Em seguida, o dono do carro e outras pessoas saíram da comunidade e perseguiram dois rapazes que estavam em uma moto pela BR 163. Em determinado momento, um homem que estava no carro atirou contra os jovens. Segundo a polícias, as pessoas que estavam na moto não tinham qualquer relação com o que aconteceu na Linha Casarão. Quatro pessoas suspeitas de envolvimento com o crime foram detidas. Eles foram encaminhados para a UPA de São José do Cedro. A motivação do homicídio ainda está sendo apurada pela polícia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.