ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo Em Foco Itapiranga - 24/04/2021

GLOBO EM FOCO – 24/04/21

-SEM RECURSOS NO ORÇAMENTO, GOVERNO ADIA CENSO DEMOGRÁFICO DESTE ANO

-SC REDUZ RESTRIÇÕES EM PRAIAS E PRAÇAS E AMPLIA HORÁRIO DE BARES E RESTAURANTES

-CRECHES SEGUEM COM ATIVIDADES PRESENCIAIS RESTRITAS

-DEPUTADO RELATA URGENCIA DA REFORMA ADMINISTRATIVA

-APRESENTAÇÕES EM MISSAS AJUDAM CORAIS MANTEREM ATIVIDADES

-EMPRESÁRIOS ANUNCIAM INSTALAÇÃO DE LATICÍNEIOS EM ITAPIRANGA

-MOTOCICLISTA SOFRE FRATURAS AO COLIDIR EM CARRO

-QUATRO PESSOAS SÃO PRESAS SUSPEITAS DE MATAR JOVEM

O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado e instável. A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 31 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 50 centavos. O euro está valendo seis reais e 63 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.


Mais de 100 palestinos e cerca de 20 policiais israelenses ficaram feridos na madrugada desta sexta-feira em confrontos em Jerusalém que envolveram judeus de ortodoxos de extrema direita, palestinos e a polícia de Israel. A polícia israelense disse que contabilizou 20 feridos entre seus agentes e que deteve 44 pessoas durante os distúrbios. O Crescente Vermelho palestino informou que houve ao menos 105 feridos, dos quais cerca de 20 tiveram que ser hospitalizados. Os confrontos ocorrem em meio ao Ramadã, o mês muçulmano de jejum e oração.


Puxado pela escalada da segunda onda de Covid-19 na Índia, o mundo registrou um novo recorde de infectados nas últimas 24 horas: 899 mil novos casos, segundo o projeto "Our World in Data". O número superou o recorde de 889 mil infectados de quarta-feira e os 880 mil registrados em sete de janeiro, quando os Estados Unidos passavam pelo seu pior momento da pandemia. Na Índia, O sistema de saúde entrou em colapso no país, com falta de leitos, remédios e oxigênio nos hospitais. Nesta sexta-feira, um incêndio em um hospital nos arredores de Mumbai matou 13 pacientes com Covid-19.


A pena do ex-policial DEREK CHAUVIN, condenado nos Estados Unidos na terça-feira pelo assassinato de GEORGE FLOYD, será anunciada no dia 16 de maio. A informação está em um documento do tribunal distrital de Mineápolis, onde ocorreu o julgamento. O ex-policial foi considerado culpado em todas as três acusações de homicídio contra o ex-segurança negro: causar a morte, sem intenção, por meio de um ato perigoso, sem consideração pela vida humana; negligência ao assumir o risco consciente de causar a morte de FLOYD e homicídio culposo. A pena pode chegar a 40 anos de prisão.


O ministro do Supremo Tribunal Federal, ALEXANDRE DE MORAES, prorrogou nesta sexta-feira, por mais 90 dias, o inquérito que apura se o presidente JAIR BOLSONARO tentou interferir politicamente na Polícia Federal. Segundo o ministro, a extensão do prazo é necessária porque as investigações deverão continuar após o STF definir o modelo do depoimento de BOLSONARO à Polícia Federal. Ainda não há data para que o plenário do Supremo volte a analisar se o presidente deve falar à Justiça presencialmente, ou se pode apresentar sua versão por escrito. A indefinição sobre o depoimento de BOLSONARO se estende desde o ano passado.


O secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, WALDERY RODRIGUES, informou nesta sexta-feira que o Orçamento de 2021 não traz recursos para a realização do Censo Demográfico e que, portanto, a pesquisa será adiada. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, responsável pela pesquisa, já havia informado, em nota divulgada em março, que o corte já previsto no projeto do Orçamento inviabilizava a realização do Censo em 2021. Por conta disso, o IBGE suspendeu, no começo de abril, a realização das provas dos concursos para contratação de recenseadores.


Um levantamento divulgado nesta sexta-feira pelo Ministério da Saúde, com base em dados do Data Sus, revelou que pode passar de 16 mil e 500 o número de pessoas no país que receberam vacinas de fabricantes diferentes entre a primeira e a segunda dose da imunização contra a Covid-19. Na maioria dos casos, os pacientes receberam inicialmente a vacina Astrazeneca/Oxford e, depois, a Coronavac. Porém, a determinação da pasta é que o paciente receba as duas doses do mesmo fabricante, pois a troca é considerada por médicos como um erro de imunização. No entanto, ainda não há estudos que apontem as consequências nas pessoas que tomam uma dose de cada imunizante.


A secretária de Estado da Saúde, CARMEN ZANOTTO, disse que Santa Catarina ainda não tem data para dar início à vacinação dos professores. Nesta quinta-feira, o secretário de Educação, LUIZ FERNANDO VAMPIRO, falou sobre a expectativa de dar início à imunização dos profissionais de educação na primeira quinzena de maio. VAMPIRO disse acreditar que a maior remessa de doses pelo Ministério da Saúde possibilitaria o início de aplicação das doses, que deve começar pelos profissionais da educação infantil e especial. Segundo CARMEM ZANOTTO, no entanto, o Estado está focado em finalizar a vacinação das pessoas com mais de 60 anos, para então entrar nos casos de comorbidades e neste momento, portanto, não se fala em previsão para os profissionais da educação.

Santa Catarina tem quatro entre as 100 primeiras instituições de ensino superior do país com notas mais altas no Índice Geral de Cursos do Ministério da Educação. O IGC avalia anualmente a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação oferecidos em universidades, centros universitários, faculdades e institutos tecnológicos das redes pública e privada. A Universidade Federal de Santa Catarina é a única do Estado a apresentar o conceito máximo. As demais três instituições de ensino superior de Santa Catarina que estão entre as 100 com maior IGC contínuo são todas privadas: o Centro Universitário Sociesc de Blumenau, a Faculdade Sociesc de Florianópolis e o Centro Universitário Facvest de Lages.


O governo de Santa Catarina publicou no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira a terceira prorrogação do decreto vigente para tentar frear o contágio da Covid-19. Porém, houve algumas alterações. Uma delas é que fica permitida a permanência de pessoas em praias, parques e praças. O decreto prorrogado, com essas alterações, vale de segunda até a próxima sexta. Para o fim de semana, continuam as regras que já estavam em vigor. Outra mudança é o horário de restaurantes, bares, pizzarias e afins que podem funcionar das seis das manhã as dez da noite. Antes, podiam abrir das 10 da manhã as dez da noite. O comércio atacadista de produtos têxteis também foi incluído na lista de atividades essenciais.

Creche mantém atividades restritas para seguir protocolo de prevenção a Covid. Datas comemorativas e atividades pedagógicas estão com limitações em creche de Itapiranga. As crianças participam de ações diferenciadas, porém sem a presença de familiares. A diretora da Creche Esperança, no Bairro Santa Tereza Alto, CARLISE DILL destaca que é preciso seguir o Plano de Contingência e todos os critérios estabelecidos. O atendimento é feito com apenas 50 por cento da capacidade em um total de 70 crianças. A diretora reforça ainda que as aulas seguem com normalidade, sem nenhum imprevisto com as crianças que frequentam a creche de forma gradual. CARLISE cita como exemplo as comemorações do dia das mães que merece atenção especial e que envolve as crianças.

Um momento pedagógico especial que é realizado internamente ao contrário da tradição de apresentações que emocionavam as mães. CARLISE DILL relata que as famílias estão mais seguras para encaminhar as crianças para as creches, gerando grande demanda e necessidade de remanejamento para reduzir a fila de espera. A equipe está completa com professores e estagiários que atuam nos diferentes turnos da Creche Esperança. CARLISE também chama atenção para a estrutura de pátio interno oferecendo segurança e tranquilidade para as crianças brincarem e desenvolverem criatividade de acordo com a faixa etária.

Secretaria de saúde de Itapiranga amplia a vacinação contra a covid-19. A secretaria de Saúde está aplicando a segunda dose da vacina contra o coronavírus, em idosos acima de 69 anos. A aplicação das doses da vacina CoronaVac foi realizada na tarde desta sexta-feira, na Unidade Básica de Saúde Fronteira. A previsão é imunizar mais de 120 pessoas nesta etapa. A secretária de Saúde, CLAIR HEINEN, comenta que o município registra queda nos casos de Covid e alerta para as pessoas seguirem com medidas rígidas de prevenção. Ontem foram confirmados cinco casos e mais seis pessoas foram liberadas do isolamento. No momento são 16 casos ativos do novo Coronavírus.

O deputado estadual DARCI DE MATOS é relator da reforma administrativa na Comissão de Constituição e Justiça, da Câmara Federal. Ela visa mudar o regime jurídico dos novos servidores nos âmbitos municipal, estadual e federal. Em roteiro na região, que passou inclusive em Iporã do Oeste, onde visitou o prefeito ADÉLIO MARX, o deputado teve ainda reunião com o setor produtivo em SMO, principalmente os supermercadistas, com os quais também tratou da reforma administrativa. DARCI DE MATOS defende que esta reforma é fundamental, pois vai trazer economia de 300 bilhões de reais em dez anos aos cofres públicos. Com a aprovação da reforma, o deputado explica que a partir do ano que vem haverá novo modelo de serviço público no Brasil. Apenas servidores concursados com carreira de estado terão direito à estabilidade, sejam de prefeitura, do estado ou da União.

A carreira de estado, ou de polícia, como também é conhecida, no caso de Iporã do Oeste, segundo MATOS, incluiria o prefeito, fiscal de tributos, de obras e ambiental. Os demais servidores serão concursados num sistema de vínculo de prazo indeterminado. Ou seja, se a reforma for aprovada, a partir do ano que vem o novo servidor concursado vai trabalhar 44 horas semanais, e não mais 40. Ele não terá direito a benefícios como triênio, licença prêmio, progressão automática, nem estabilidade. Com o corte destes privilégios, conforme o deputado, o servidor terá condição parecida a do trabalhador da indústria, do comércio ou da agricultura. Do jeito que o sistema público brasileiro está, na avaliação de DARCI DE MATOS, não vai sobrar dinheiro para pagar as contas. Reitera que o RS já está parcelando salários e há municípios brasileiros que já não conseguem mais pagar servidores.

De acordo com o deputado, as contas do Brasil chegam a quase um trilhão de déficit, ocasionado pelo pagamento do auxílio emergencial e recursos para municípios e estados enfrentarem a pandemia. A situação, segundo MATOS, requer ações como enxugar a máquina pública e medidas que estimulem a recuperação da economia. O deputado diz que o serviço público é muito caro, lento e ainda corrupto, o que precisa ser resolvido com a reforma. Reitera que a iniciativa não infringe os direitos adquiridos pelos atuais servidores, mas será aplicada aos novos concursados. O processo de aprovação da reforma administrativa iniciou na segunda-feira e prossegue até o dia 14 de maio. Ao final destas audiências será apresentado relatório e em seguida ela vai para comissão especial. A expectativa de DARCI DE MATOS é de que a reforma será votada em plenário ainda no primeiro semestre do ano. Reforça que o processo precisa ser concluído neste ano, pois em 2022, com as eleições, torna-se mais difícil instaurar qualquer reforma.

Rio Grande do Sul avança para a certificação de estado livre de febre aftosa. A informação é do presidente da Cidasc, PLÍNIO DE CASTRO. Conforme ele, esta certificação não deixou o estado catarinense preocupado, sendo que Santa Catarina possui a certificação há mais de vinte anos, além de nos últimos oito anos exportar para os países mais exigentes do Mundo. O Paraná também está buscando a certificação de estado livre de febre aftosa. O presidente comentou que é importante os três estados do Sul conseguirem o selo, se tornando um bloco referência para o Brasil e Mundo. CASTRO salientou que as barreiras sanitárias na divisa com os estados serão mantidas mesmo com a certificação. Contudo, o presidente destacou que nos próximos dias deverá ser elaborada uma nova regulamentação.

Tunápolis possui alternativas para ensaios, apresentações e sequencia das atividades dos corais. Grupos enfrentam várias dificuldades para manter uma cultura bastante comum na região. Os corais enfrentam um grande desafio há mais de um ano devido as restrições para ensaios e apresentações. Teve um período que os grupos passaram sem qualquer atividade, causando prejuízo para a sequencia dos trabalhos. O regente de corais de Tunápolis, PEDRO HECK, destaca que a Paróquia Santíssima Trindade passou a chamar os corais para cantarem a missa aos domingos e isso contribuiu de maneira significativa para a motivação dos integrantes. Outra alternativa de apresentação surgiu em celebrações de sepultamento em que a Associação Coral realizada um ensaio rápido.

O regente também destaca que os coralistas possuem liberdade para decidirem pela opção de participarem ou não dos ensaios e apresentações em virtude de grande maioria ser de grupo de risco. O encontro anual também era uma oportunidade de integração e que não está sendo possível ser realizado. Atualmente Tunápolis possui seis corais ativos com envolvimento de aproximadamente 125 integrantes. A Associação Coral Santa Cecília de Tunápolis vai realizar Live neste domingo para cumprir exigências por ter recebido recursos da Lei Aldir Blanc. PEDRO HECK destaca que será na véspera do feriado municipal, às 18 horas e 30 minutos. O regente explica que terá um pequeno resgate histórico e a homenagem aos 32 anos de emancipação político-administrativa de Tunápolis. O aniversário será comemorado na segunda-feira.

Laticínios Itapiranga inicia atividades em 2022. Um grupo de seis investidores vai destinar quatro milhões e 200 mil reais para a implantação de um laticínios em Itapiranga. São empresários de Itapiranga e São João do Oeste dispostos a industrializar leite produzido no município. Conforme o sócio proprietário, AMILKAR GASSEN, o Laticínios Itapiranga terá inicialmente investimento na aquisição de máquinas, equipamentos, prédio e mão-de-obra. A empresa deverá iniciar as obras em até três meses após a emissão da licença ambiental de instalação. O processo burocrático ainda causa incertezas sobre o início do empreendimento. O prazo para conclusão final das obras de instalação da unidade no município é de 18 meses.

A indústria será instalada próximo a rodovia SC-163, no acesso a comunidade de Cotovelo, interior de Itapiranga. Os empresários já possuem o terreno em loteamento que está sendo implantado no local. O sócio proprietário, AMILKAR GASSEN, relata que o Laticínios Itapiranga vai priorizar os produtores de leite do município. A projeção inicial da capacidade de industrialização é de 15 mil litros de leite por dia, volume que será ampliado para 50 mil litros do segundo ao quinto ano, e para 100 mil litros a partir do quinto ano. GASSEN observa que ainda não possui contato para compra de produção e nem tem definido dos os produtos derivados de leite que serão industrializados.

Laticínios Itapiranga tem grande projeção de empregos e arrecadação para o município. O sócio proprietário, AMILKAR GASSEN informa que serão gerados em torno de 55 empregos diretos. A geração de impostos deve proporcionar arrecadação anual de aproximadamente um milhão de reais. GASSEN ressalta que o projeto é recente e foi pensado em um grupo de seis investidores de Itapiranga e São João do Oeste. Cita ainda que o município vai conceder incentivos e proporcionar condições para a instalação e o desenvolvimento do laticínios. De acordo com AMILKAR GASSEN os empresários projetam uma agro veterinária para dar apoio ao produtor e ampliação da estrutura industrial para o processamento do soro.

Motociclista sofre ferimentos em acidente na cidade de São João do Oeste. A ocorrência foi registrada por volta das 23 horas e 30 minutos de ontem, na Rua Antônio Spies. A guarnição da Polícia Militar realizava rondas e avistou um homem caído ao lado da motocicleta. Os policiais prestaram ajuda a vítima e acionaram o Corpo de Bombeiros de Itapiranga. O homem relatou fortes dores nas pernas e apresentava diversas escoriações. Ele declarou que a queda foi provocada em virtude de pedras soltas na rua. Em virtude das lesões foi conduzido ao Hospital Santa Casa Rural de São João do Oeste.

Vítima de estelionato perde cinco mil reais ao tentar comprar moto pela internet. A Polícia Militar registrou a ocorrência por volta das 16h desta sexta-feira, em São Miguel do Oeste. A vítima relatou ter encontrado motocicleta em um site muito conhecido pela venda de veículos. Relata que a motocicleta estava na cidade de São José, município vizinho da capital Florianópolis. Em conversa com um suposto vendedor, pediu para um amigo olhar a motocicleta. Depois fez documentação para transferência e depósito de cinco mil reais. A conta repassada, no entanto, estava em nome de outra pessoa. Questionado, o homem informou que a conta era da esposa dele, porém o mesmo saiu do local com a moto e a vítima não conseguiu mais contato, confirmando-se assim o estelionato. A Polícia Militar já orientou diversas vezes a respeito deste golpe. Em alguns casos, os estelionatários duplicam anúncios ou então usam da boa-fé de compradores para praticar o crime. Se o valor do produto estiver abaixo do preço de mercado, desconfie, que pode ser golpe.

Motociclista sofre fraturas ao colidir em carro. Um motociclista teve pelo menos duas fraturas ao bater num carro na BR-282, próximo à cidade de Paraíso. Duas viaturas do Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste atenderam o acidente, por volta das seis da tarde de ontem. O condutor da moto, de 34 anos, estava deitado ao lado da pista, consciente e confuso. Ele apresentava fratura fechada no fêmur e num dos dedos da mão, além de suspeita no joelho, no punho e escoriações generalizadas pelo corpo. Após curativo e imobilização, o motociclista foi conduzido ao Hospital Regional.

Quatro pessoas são presas suspeitas de matar jovem. A Polícia Civil prendeu no início da noite desta sexta-feira, quatro pessoas suspeitas de participarem do assassinato de VICTOR LOPES, de 18 anos, ocorrido na noite de sábado, dia 20 de março. O fato ocorreu por volta das 22 horas, mas o Corpo de Bombeiros e PRF foram acionados no início da madrugada de domingo. LOPES foi morto por quatro tiros disparados por arma de fogo, possivelmente por uma espingarda. O delegado da DIC de São Miguel do Oeste, JOÃO WESTPHAL, explicou que horas antes do homicídio houve um disparo de arma de fogo no interior, comunidade conhecida como Casarão, entre São José do Cedro e Guarujá do Sul. Após o disparo ser efetuado, algumas pessoas foram atrás dos possíveis autores. Segundo o delegado, este disparo possivelmente pode ter sido o motivo do homicídio.

De acordo com JOÃO WESTPHAL, o veículo Astra, utilizado pelos autores, saiu da comunidade e perseguiu VICTOR LOPES pela BR 163, quando em um determinado momento os autores realizaram os disparos contra o jovem. Conforme o delegado, os investigados atiraram sem saber quem eram os autores do disparo na comunidade. Depois de atirarem diversas vezes, os suspeitos fugiram em direção a Princesa. Pelas imagens de videomonitoramento, foi possível localizar para onde os autores tinham se deslocado. Segundo as informações repassadas pelo delegado responsável pelo caso, no veículo Astra haviam duas pessoas, sendo o motorista e um caroneiro. JOÃO WESTPHAL, os investigados praticaram o crime duplamente qualificado. Se comprovado a autoria do crime, a pena pode chegar a 30 anos. Eles foram encaminhados para a UPA de São José do Cedro e permanecem à disposição da justiça. Os autores irão a júri popular.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.