ÁUDIOS
Show de Bola - Atalaia AM

Show de Bola Atalaia 24/04/2020

Produção do Departamento de Esportes da Rádio Atalaia, apresentação: Nilson Risso.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio, adiados para julho e agosto de 2021 devido à pandemia do novo coronavírus, não poderão ser adiados novamente, alertou nesta quinta-feira Yoshiro Mori, presidente do comitê organizador do evento. O presidente explicou que a questão de um adiamento de dois anos havia sido inicialmente cogitada pelo primeiro-ministro do Japão, mas que o mandatário decidiu que a via a seguir era do adiamento por um ano. No início da semana, Kentaro Iwata, professor do departamento de doenças infecciosas da Universidade de Kobe, criticou a maneira como o Japão vem lidando com a pandemia, afirmando estar pessimista em relação à organização dos Jogos em 2021. A realização dos Jogos precisaria que não só o Japão, mas também que o mundo todo consiga controlar a pandemia até meses antes da data de abertura do evento.

Em condições normais, a janela de transferência do verão europeu é a que tem a maior movimentação de negócios. E mesmo com a pandemia de coronavírus, o Grêmio crê que será nela que deverá vender um ou mais jogadores. A comercialização é fundamental para manter as contas do clube equilibradas. A projeção dos responsáveis pela área financeira é de obter cerca de 88 milhões para fechar o planejamento para 2020. Porém, com os meses de paralisação, o Tricolor acredita que terá um prejuízo de 25 milhões. Isso se o futebol retornar em três meses. O Grêmio acredita que o jogador bola da vez é Everton. Como o atleta interessa ao técnico Carlo Ancelotti do Everton da Inglaterra, o Tricolor acredita que pode lucrar cerca de 150 milhões.

Uma reunião por videoconferência, marcada para a tarde desta sexta-feira, deve ser definitiva sobre o futuro do acordo entre a Turner e um grupo de sete clubes do futebol brasileiro, entre os quais o Internacional. A emissora, que adquiriu os direitos de televisionamento do Campeonato Brasileiro, ameaça abandonar o acordo. Se isso ocorrer, o caso fatalmente acabará na Justiça. O Inter entende que tem a receber 30 milhões somente por 2020. A situação dos outros clubes é ainda pior, já que venderam os direitos de transmissão para TV fechada até 2024. Athletico Paranaense, Coritiba, Palmeiras, Santos, Bahia, Ceará e Fortaleza integram esse grupo. A empresa, por isso, notificou os clubes há cerca de duas semanas dizendo que eles permitiram a transmissão para TV aberta de um número extra de jogos. Os 30 milhões a que o Inter teria direito, conforme o contrato original com a empresa, são fundamentais para a manutenção da saúde financeira do clube.

A direção do Grêmio tem trabalhado diferentes cenários sob influência da pandemia do novo coronavírus. E o que acontece fora do país também terá impacto direto no clube, principalmente quando o assunto é o mercado do futebol. Uma nova realidade vai se impor nos próximos meses. Mas os dirigentes garantem que o clube não vai vender jogador impulsivamente, pensando apenas no lado financeiro. O clube não abrirá mão de fazer bons negócios. A política de contratações também sofrerá mudanças. O Grêmio, que já tem por costume nos últimos anos não fazer loucuras para trazer reforços, terá de baixar ainda mais os investimentos em aquisições de jogadores. A reapresentação do grupo segue agendada para o próximo dia 2 de maio.

Mesmo com a parada pelo coronavírus, a repercussão do trabalho de Eduardo Coudet, à frente do Inter á poucos meses, segue repercutindo no grupo. Desta vez, foi Marcelo Lomba quem rasgou elogios ao comandante, no canal Fox Sports. Lomba destacou que o técnico tem colocado coisas novas, e que o Inter não é igual aos anos anteriores. O trabalho do Coudet é diferente e é preciso estar atentos aos treinamentos. Ele exige muita intensidade, afirmou o goleiro. Lomba também relembrou outros momentos da carreira. Ex-goleiro de Bahia, Flamengo e Ponte Preta, afirmou viver o melhor momento da carreira no Inter.

Ontem a Caixa Econômica Federal realizou o sorteio da Quina concurso 5.252. As dezenas sorteadas foram: 04 – 21 – 30 – 49 e 68. Não houve acerto e o premio acumulou em: 1 milhão e 700 mil reais. E 29 apostas fizeram a quadra, cada uma recebe: 10 mil e 210 reais.

A Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina aguarda até hoje a resposta do governo de Santa Catarina, para que os times possam se organizar e cumprir os itens previstos no protocolo enviado para que o Campeonato Catarinense retorne no dia 16 de maio, com portões fechados. A Federação Catarinense de Futebol protocolou na semana passada o ofício para pedir a retomada dos jogos. A expectativa de uma sinalização positiva é vista como a esperança para que os prejuízos não se acentuem nos clubes estaduais. O governo de Santa Catarina afirmou que a documentação ainda está em análise.O Catarinense está paralisado desde o dia 15 de março, quando foram definidos os confrontos das quartas de final. A associação aguarda a resposta do governo para dar seguimento ao pedido.

Segundo a SC Clubes, não há dinheiro em caixa para ajudar os clubes financeiramente, principalmente para a compra dos itens necessários na retomada dos treinamentos, como máscaras, luvas, e demais adaptações nas estruturas. Cláudio Gomes, presidente da entidade, espera o retorno dos jogos para que o dinheiro volte entrar na conta da entidade. Em caso de resposta negativa, Cláudio afirmou que os clubes terão que se reunir novamente para discutir as ações a serem tomadas.A entidade pretende promover uma reunião debate com todos os presidentes. Mesmo dentro da SC Clubes existem opiniões contrarias, pois todos foram pegos de surpresa, essa sensação de incertezas deixa todos os clubes muito ansiosos, não se tem um consenso para o retorno.

O técnico Moisés Egert e a diretoria do Marcílio Dias alinharam a renovação de contrato para a disputa da Série D do Brasileiro, uma vez que o atual vínculo se encerra ao término do Catarinense. Moisés Egert tem 55% de aproveitamento à frente do Marcílio Dias. Nos nove jogos da primeira fase do estadual, o time teve quatro vitórias e três empates, além de sofrer duas derrotas. O Marinheiro terminou na quarta colocação, com 15 pontos, e garantiu o direito de decidir como mandante o mata-mata das quartas de final diante do Criciúma. O Marcílio Dias, assim como os outros 10 times do futebol catarinense, aguarda pela volta do futebol. A decisão, no entanto, depende da liberação do governador Carlos Moisés. Se houver uma resposta positiva, as partidas devem ocorrer com os portões fechados. O elenco do Marinheiro retorna às atividades no próximo dia 1ª de maio. A diretoria acatou uma sugestão da Federação e concedeu mais 10 dias de férias aos jogadores, que inicialmente voltariam aos treinos no feriado de 21 de abril.

A Chapecoense iniciou as tratativas para renovar o contrato do volante Guedes e do goleiro Igor Campos. A dupla, formada nas categorias de base verde e branca, possui contrato até o final do ano, mas o clube se antecipou e deseja evitar a saída. Os novos vínculos devem ir até 2022. O volante de 20 anos foi utilizado por Umberto Louzer e teve bom desempenho com a camisa verde e branca, inclusive com gol marcado em cima do Joinville, na estreia como profissional. Foram apenas dois jogos como titular, mas o suficiente para convencer a comissão técnica. Desde a temporada passada o jovem foi integrado ao elenco profissional, mas sem receber oportunidades até então. Os representantes do atleta encaminharam uma contraproposta ao Verdão do Oeste, com um acréscimo salarial e cláusula de aumento em caso de acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. O Verdão deve responder até o início da próxima semana.

Com a paralisação das competições esportivas por conta da pandemia do coronavírus, muitos atletas têm se virado como podem para manter a forma. Essa também é uma realidade do elenco do Pato Futsal, atual bicampeão da Liga Nacional de Futsal e considerada uma das cinco melhores equipes de futsal do planeta. O elenco do Pato Futsal tem seguido todas as recomendações dos órgãos de saúde, da Prefeitura Municipal de Pato Branco e do Governo do Estado do Paraná, sendo adepto ao isolamento social. A programação de treino prossegue, com cada um seguindo seus cronogramas diários de casa, e devidamente orientados pela comissão técnica, que tem programado atividades individualizadas. Ainda fora de quadra, o Pato Futsal tem crescido gradativamente com ações interativas e informativas nas mídias sociais para os torcedores, patrocinadores e adeptos do futsal.

A escolinha de futsal do Departamento de Esportes de Marmeleiro está com os trabalhos paralisados. Segundo o professor Airton Rama, que há 27 anos trabalha na escolinha e no Departamento de esportes, Já estava tudo organizado, com o calendário de competições e atividades programadas para esse ano. O professor salienta que essa parada necessária compromete os trabalhos do ano, pois os atletas não voltam no mesmo pique. O professor salienta que é importante fazer atividades físicas e, sempre que possível praticar algum esporte mesmo que individualmente para manter a forma.

A Escolinha da Chapecoense de São Lourenço do Oeste também está com as atividades paralisadas. Segundo o professor e coordenador da entidade Valderson Bauermam, nesse ano foi trabalhado até meados de março. Ainda foi possível nesse ano fazer um amistoso avaliativo em Chapecó com quatro categorias. Segundo Bauermam a escolinha é um polo da Chapecoense que existe há três anos, e trabalha na profissionalização de atletas. O polo de São Lourenço do Oeste já encaminhou vários atletas para times profissionais, tendo uma atleta feminina na base da Chape, 12 meninos estão no Atlético Batistense de Brusque, um está no Brasiliense de São Paulo, outro no Guarani de Palhoça, e um está no Juventude de Jaraguá do Sul. Segundo o professor tinha alguns atletas com encaminhamento certo, mas ainda não foram devido à pandemia.

Segundo o professor do Polo da Chapecoense de São Lourenço do Oeste Valderson Bauermam, essa parada é bem prejudicial para o rendimento dos atletas. Ele conta que mesmo de longe os professores tentam instigar a atividade física, mas fica difícil manter o mesmo rendimento por vários fatores. A entidade ainda não tem data para o retorno das atividades.

Termina aqui o Show de bola, Nós voltaremos amanhã, tenham uma

ótima tarde e até lá.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.