-MORO PEDE DEMISSÃO APÓS EXONERAÇAO DE DIRETOR DA POLÍCIA FEDERAL
-SANTA CATARINA TEM PELO MENOS 566 PACIENTES CURADOS DA COVID-19
-CASAN ANUNCIA RODÍZIO PARA ABASTECIMENTO DE ÁGUA NA CIDADE
-HOSPITAL CONFIRMA COMPRA DE EQUIPAMENTOS COM RECURSOS DO JUDICIÁRIO
-PREFEITOS PEDEM ISENÇÃO DE CONTRIBUIÇÃO POR SERVIÇOS DE ÓRGÃOS ESTADUAIS
-PM FECHA BAR POR AGLOMERAÇÃO DE PESSOAS E DESCUMPRIMENTO DE REGRAS
-VEREADOR MORRE ESMAGADO EM EQUIPAMENTO AGRÍCOLA NO INTERIOR
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 13 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 25 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 50 centavos para a compra e seis reais para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.
Pela primeira vez desde o início da pandemia de Covid-19, o número de pessoas consideradas curadas em um período de 24 horas na Itália foi maior do que a quantidade de novos casos registrados. O número de pessoas recuperadas aumentou de 54 mil 543 para 57 mil 576 entre quarta e quinta-feira. Foram três mil e 33 curados e dois 646 novos casos no mesmo intervalo. A quantidade de novos casos também foi menor do que nas 24 horas anteriores. Além disso, caiu pelo quarto dia seguido o número de portadores de Covid-19 no país. Nesta quinta-feira, 106 mil 848 pessoas foram registradas como ainda doentes, enquanto na quarta eram 107 mil 699.
A China anunciou nesta quinta-feira que contribuirá com 30 milhões de dólares adicionais à Organização Mundial da Saúde, alguns dias depois que os Estados Unidos decidiram suspender sua contribuição para a instituição, informou a agência France Presse. Os Estados Unidos suspenderam seu financiamento da OMS na semana passada, acusando-a de ser complacente demais com a China. O presidente americano, DONALD TRUMP, também denunciou a OMS, com sede em Genebra, por sua gestão da pandemia ligada ao novo coronavírus.
A Câmara de Representantes dos Estados Unidos aprovou nesta quinta-feira um plano de financiamento de 484 bilhões de dólares a pequenas empresas e hospitais, elevando a resposta total dos gastos à crise do coronavírus a um total sem precedentes de quase três trilhões de dólares. A medida passou na Câmara liderada pelos democratas por um placar de 388 a cinco. Os deputados estavam reunidos pela primeira vez em semanas por causa da pandemia de coronavírus. O Senado, controlado pelos republicanos, aprovou a legislação em votação oral na terça-feira.
O presidente do Senado, DAVI ALCOLUMBRE propôs adotar um critério misto de rateio do socorro financeiro a Estados e municípios na crise do coronavírus. Por outro lado, o parlamentar quer exigir uma contrapartida de governadores e prefeitos: congelar salários por dois anos em troca da ajuda federal. Ele resolveu ficar com a relatoria da proposta após a Câmara aprovar um texto sem consenso com o governo. O parecer do Senado ainda não ficou pronto e só deve ter as linhas gerais conhecidas na semana que vem, quando vai à votação. O texto da Câmara estabeleceu a ajuda compensando a perda de arrecadação do ICMS para os Estados e do ISS para os municípios por seis meses.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feirao texto-base de um projeto de lei que suspende por dois meses, prorrogáveis por dois meses, a obrigação por parte dos estudantes de pagarem as parcelas do Fundo de Financiamento Estudantil em razão da pandemia de coronavírus. Para concluir a votação, os parlamentares ainda precisam analisar sugestões que propõem modificar pontos da proposta – o que só deve acontecer na próxima terça . Em seguida, o texto irá para o Senado. O programa do governo federal é destinado a financiar a graduação de estudantes matriculados em faculdades particulares. Pela proposta, estudantes adimplentes ou com atrasos de no máximo 6 meses são beneficiados.
SÉRGIO MORO não é mais o ministro da Justiça e da Segurança Pública. Ele anunciou que pediu demissão do cargo em pronunciamento realizado agora à pouco em Brasília. MORO disse que desde o final do ano passado, o presidente JAIR BOLSONARO vinha tentando promover a troca do comando da Polícia Federal por motivos políticos e não técnicos. Segundo MORO, a exoneração do diretor-geral da Polícia Federal, MAURÍCIO LEITE VALEIXO, não tem causa e se constitui em uma interferência política na PF. O agora ex-ministro, disse que o próprio BOLSONARO afirmou que queria alguém no cargo que ele pudesse ter um contato pessoal. Para MORO, isso abala o crédito do governo no compromisso maior de dar autonomia para a PF e para o combate a corrupção. VALEIXO foi exonerado durante a madrugada de hoje e MORO afirmou que não assinou esse decreto. Ele disse que não pode aceitar essa situação e, por isso, está fora do governo de JAIR BOLSONARO.
O governador CARLOS MOISÉS sancionou o projeto de lei que permite que 90 por cento dos recursos do Fundo Estadual de Apoio aos Hospitais Filantrópicos, ao Hemosc, ao Cepon e aos Hospitais Municipais sejam destinados para aquisição de equipamentos médicos e hospitalares. MOISÉS disse que todas as unidades hospitalares precisam estar bem equipadas para o enfrentamento ao coronavírus em Santa Catarina, especialmente com aparelhos fundamentais para salvar vidas, como os respiradores. Dessa maneira, as entidades poderão contar com aproximadamente 10 milhões por mês além do que estava pactuado para compra de insumos e contratação de profissionais. A medida, de acordo com o governador, tem por objetivo fortalecer o caixa das unidades filantrópicas para o enfrentamento à Covid-19.
Mesmo com as lojas reabertas desde a semana passada, o comércio de rua de Santa Catarina, prevê que entre abril e junho terá perda de receita da ordem de 40 por cento. Foi isso que apontou pesquisa da Federação das CDLs de Santa Catarina, realizada entre 14 e 17 de abril com dois mil 179 lojistas de diversas regiões do Estado. Segundo o presidente da federação, IVAN TAUFFER, a retomada das atividades permitiu um pequeno recuo nas perdas de volume de vendas e a reaproximação com os clientes indica o início da recuperação, especialmente das lojas que vendem com prestações em carnês. O levantamento apurou também que entre os entrevistados, 40 por cento revelaram perdas financeiras superiores a 50 por cento e 31 por cento tiveram recuos de 21 a 50 por cento.
Santa Catarina tem pelo menos 566 pacientes infectados pelo novo coronavírus já considerados curados pelos municípios. Os dados fazem parte do levantamento feito pela reportagem da NSC Total com as Secretarias Municipais de Saúde para identificar o total de recuperados desde o início do surto, em 12 de março. O governo do Estado ainda não divulga esse dado. A reportagem analisou boletins epidemiológicos de 92 cidades. Pelo menos 60 delas já divulgam informações referentes a curados. Segundo definição do Ministério da Saúde, são considerados curados os pacientes que tiveram a confirmação de infecção pelo coronavírus, que passaram por mais de 14 dias de isolamento e não apresentam mais sintomas. No país, o Ministério afirma que há pelo menos 23 mil recuperados.
O primeiro remate de gado geral online da história da Associação de Criadores de Bovinos de Corte do Extremo Oeste de Santa Catarina movimentou mais de meio milhão de reais. A informação é do prefeito de Barra Bonita e também presidente da Associação, MOACIR PIROCA. Conforme ele, o remate ocorreu na tarde do último sábado no Parque de Exposições Rineu Gransotto. De acordo com ele, essa foi uma ferramenta nova que a associação utilizou. PIROCA admitiu que por ser uma novidade, a entidade estava apreensiva, porém os resultados acabaram sendo satisfatórios.
O remate de gado na forma online foi o primeiro da história da associação e um dos primeiros do estado de Santa Catarina. A afirmação é do prefeito de Barra Bonita e também presidente da Associação de Criadores de Bovinos de Corte do Extremo Oeste de Santa Catarina, MOACIR PIROCA. Segundo ele, ao todo, foram comercializados 387 animais. Ele destacou que o número de vendas só não foi maior visto a insegurança de alguns produtores em expor seus animais. Ele ressaltou que o preço comercializado foi médio, ficando abaixo do esperado. PIROCA disse que o preço dos machos foi de seis reais e 81 centavos por quilo, enquanto as fêmeas foram vendidas a seis reais e 42 centavos.
O preço praticado no primeiro remate online de gado geral ficou dentro do esperado. O comentário é do prefeito de Barra Bonita e também presidente da Associação de Criadores de Bovinos de Corte do Extremo Oeste de Santa Catarina, MOACIR PIROCA. Ele disse que pela época e pelos custos os preços poderiam ter sido melhores. Ele admitiu, porém, que analisando o momento de pandemia vivido pelo novo Coronavírus o montante movimentado na ação do último sábado não foi negativo. PIROCA revelou que ao todo, o remate rendeu entre 630 a 650 mil reais. O presidente lembrou que o próximo remate no formato online será realizado no dia 16 de maio no parque de Exposições Rineu Gransotto.
Depois de um mês sem edições em razão da pandemia do coronavírus, o Peperi Debates está de volta à programa da rádio Peperi. Amanhã, o tradicional espaço de debates da Peperi vai discutir os impactos do coronavírus para a educação: quais são os caminhos para evitar um prejuízo pedagógico no processo de ensino-aprendizagem. O debate vai contar com a participação da secretaria de Educação, JAQUELINE GABOARDI, da gerente regional de educação do estado, ELIANE GALIAZZI e do diretor do Senai, IVANOR FINATTO. O Peperi Debates, ao vivo, começa as oito horas da manhã.
A Casan vai começar nesta sexta-feira o rodízio no abastecimento de água da cidade. A informação é do chefe da agencia local da empresa, EDNILSON MELLO. Ele disse que a decisão de racionamento se deve à falta de chuvas no município. De acordo com ele, a cidade será dividida em duas regiões e o abastecimento será alternado nessas duas partes. Entre a meia-noite e o meio dia, a Casan vai liberar água para os bairros São Sebastião, Estrela, Andreatta, São Gotardo, Progresso, São Jorge, Santa Rita e Linha Cruzinhas. Entre meio-dia e meia-noite o abastecimento será para os bairros Agostini, Salete, Centro, Sagrado Coração de Jesus, Morada do Sol, Cohab, São Luiz e Jardim Peperi.
O chefe da Agencia Local da Casan é o convidado especial deste sábado do programa Peperi Rádio Repórter. EDNILSON MELLO vai falar sobre a decisão da empresa de adotar o sistema de rodízio no abastecimento da cidade a partir da meia noite de hoje. Ele vai explicar os motivos que levaram a empresa a adotar a medida, quais são as dificuldades de abastecimento, os investimentos e outros assuntos que envolvem a Casan. O Peperi Rádio Repórter começa as 11 horas com a análise das notícias da semana. A entrevista com o chefe da Casan, EDNILSON MELLO, inicia as 11 e meia.
Durante sessão ordinária realizada por videoconferência na noite desta quinta-feira, os vereadores de São Miguel do Oeste apresentaram diversas proposições. Uma das indicações aprovadas no plenário virtual foi apresentada pela vereadora MARIA TEREZA CAPRA. Ela solicitou ao Executivo que crie um programa de confecção de equipamentos de proteção individual, com máscaras de tecido e TNT, para distribuição gratuita à população. A vereadora lembrou que esta é uma das medidas de prevenção ao contágio do novo coronavírus, e que é obrigatório o uso de máscaras para entrar em estabelecimentos públicos, privados ou filantrópicos. O pedido, aprovado por unanimidade, será enviado ao prefeito.
Os vereadores aprovaram, em segunda votação na noite de ontem, o projeto que altera a Lei Complementar que trata do Estatuto dos Servidores Municipais. O projeto autoriza o município a conceder férias de forma antecipada, em situações de emergência, calamidade pública ou outras consideradas excepcionais, ainda que o servidor não tenha completado o período aquisitivo. O mesmo vale para licença prêmio, que pode ser concedida de forma antecipada, ainda que o servidor não tenha completado o período para ter direito ao benefício. O projeto também prevê que caso o servidor agraciado com as férias antecipadas for exonerado ou demitido, ele deve restituir o erário público de forma proporcional. A matéria segue agora para a sanção do prefeito WILSON TREVISAN.
Muitas empresas da cidade estão suspendendo os contratos de trabalho dos funcionários por dois meses com base na Medida Provisória do governo federal que prevê essa possibilidade diante da pandemia do coronavírus. De acordo com o contador RUDINEI ALMEIDA DOS SANTOS, esse tipo de medida vem aumentando. Ele destacou que a classe empresarial tem uma preocupação muito grande com a manutenção dos empregos. O contador disse que os empresários tem uma resistência muito grande em demitir os funcionários e que a suspensão dos contratos surge como alternativa nesse momento de dificuldade que atinge a economia. Ele explicou que o acordo por escrito entre o empregador e o trabalhadores deve ser encaminhado ao setor contábil que faz a comunicação eletrônica ao Ministério da Economia.
A suspensão dos contratos de trabalho é uma medida importante para os empresários porque cria uma condição alternativa para evitar as demissões. O comentário é do vice-presidente da Fecomércio, FRANCISCO CRESTANI. Ele disse ao programa Boa Tarde Peperi de ontem que muitas empresas buscaram informações no Sindicomércio e na Federação sobre a suspensão dos contratos. CRESTANI disse que além da suspensão dos contratos, as empresas também tem outras opções para enfrentar as dificuldades impostas pela pandemia e manter os empregos, como por exemplo, a redução da jornada e salários e o parcelamentos dos impostos com o governo. Ele reforçou que a demissão é a última opção considerada pelos empresários.
A MP do governo que permite a suspensão dos contratos de trabalho vai auxiliar os empresários e os trabalhadores neste momento de crise. A avaliação é da presidente do sindicato dos empregados no comércio do extremo-oeste, EDRIANE SLAVIERO. Ela disse que a maioria das empresas tem feito o procedimento de forma correta, mas existem denúncias de empresários que fazem a suspensão, mas que mantém os empregados trabalhando na informalidade. EDRIANE disse que essa ferramenta é muito impositiva para todos, mas que deve ser usada de forma correta. A presidente também comentou que a principal preocupação é com o que virá depois que a pandemia passar.
O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste divulgou, nesta quinta-feira, onde foram aplicados os recursos recebidos do poder judiciário. A comarcar repassou cerca de 185 mil reais para a unidade. O valor foi usado para a compra de cinco mil e 49 máscaras e 25 testes rápidos que serão utilizados pelos profissionais de saúde. O hospital também comprou um respirador pulmonar seminovo que será instalado na nova UTI, de uso exclusivo para pacientes com a Covid-19. O recurso foi repassado na primeira semana de abril, após decisão assinada pelo juiz da Vara Criminal da comarca de São Miguel do Oeste, MÁRCIO LUIZ CRISTOFOLI. O recurso é o acumulado de pagamentos de penas restritivas de direitos, prestação pecuniária, transação penal e suspensão condicional do processo desde outubro do ano passado.
O apoio de entidades e de poderes como o Judiciário são muito importantes para melhorar a estrutura do Hospital Regional, especialmente neste momento de pandemia do coronavírus. A declaração é do diretor de apoio do Hospital, RODRIGO LOPES. Ele agradeceu o auxílio que o Hospital tem recebido da comunidade como um todo. Além do recurso passado pelo judiciário, a unidade recebeu outras doações de alimentos e materiais, como mascaras e luvas. Além disso, a Acismo comprou dois aparelhos respiradores que devem chegar ainda neste mês. RODRIGO lembrou dasdificuldades enfrentadas para a aquisição dos materiais e equipamentos. Ele citou que o mercado está muito instável e os insumos estão mais caros e difíceis de conseguir.
Os prefeitos da Ameosc solicitaram ao governo de Santa Catarina a isenção das contribuições municipais aos programas estaduais até o final de 2020. O documento com o pedido foi encaminhado nesta quinta-feira ao governador CARLOS MOISÉS. Os prefeitos querem que o governo libere as prefeituras dos pagamentos das contribuições mensais para a Epagri, Cidasc, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, levando em consideração a crise econômica provocada pela pandemia do Coronavírus. Outros fatores elencados no ofício foram o aumento dos custos com a manutenção dos serviços da saúde, a estagnação da economia que vem ocasionando o aumento da procura dos serviços da assistência social e os investimentos na melhoria dos acessos às propriedades, como forma de dar incentivo à continuidade da atividade agropecuária.
A isenção dos pagamentos dos programas estaduais mantidos nos município seria um grande auxílio financeiro para as prefeituras. A afirmação é do presidente da Ameosc, PLINIO DE CASTRO. Ele disse que a Ameosc reconhece o trabalho fundamental que entidades como Epagri, Cidasc, Policia Militar e Corpo de Bombeiros fazem nos municípios e que solicitação de isenção para as prefeitura não irá comprometer o trabalho. CASTRO explicou quea isenção auxiliaria os municípios a superar as dificuldades financeiras que tem se somado em função da pandemia do Covid-19, além de dar condições para que continuem prestando os serviços essenciais. O ofício salienta ainda as dificuldades que os municípios estão enfrentando em função da estiagem e que esse problema agrava ainda mais as contas municipais.
O Corpo de Bombeiros atendeu um princípio de incêndio na noite de ontem no bairro Industrial. O incêndio começou por volta das oito e 15 em uma tornearia mecânica que fica na ruaBruno Dalmina. As chamas atingiram uma centrifuga e uma caixa de papelão com roupas que estava próxima. Os bombeiros foram chamados e utilizaram cerca de mil litros de agua para extinção e rescaldo, bem como ventilação do ambiente para extração da fumaça e gases da combustão. O fogo foi controlado antes que atingisse proporções maiores.
A Polícia Militar de São Miguel do Oeste interditou um estabelecimento comercial no centro da cidade na noite desta quinta-feira. Uma guarnição atendeu uma ocorrência de fiscalização de ordem pública em um bar da rua Almirante Tamandaré. No local, a Polícia Militar flagrou cerca de 70 pessoas sem o devido uso dos equipamentos de proteção individual como máscara. O bar também não disponibilizou álcool em gel para os clientes. A Polícia Militar expediu o termo de notificação de irregularidade e fechou o estabelecimento.
Um grave acidente foi registrado na rodovia SC-305, em São Lourenço do Oeste, na manhã desta quinta-feira. O local fica próximo do distrito de Presidente Juscelino. Conforme o Corpo de Bombeiros de São Lourenço, um veículo Corsa, placas de São Lourenço, conduzido por um homem, de 23 anos, saiu da pista e colidiu contra uma árvore. O motorista ficou preso às ferragens. Ele foi socorrido pelos bombeiros em estado grave e levado pelo Samu para atendimento médico. A Polícia Militar Rodoviária registrou a ocorrência e controlou o trânsito no local.
O vereador de Iporã do Oeste, LAIRON HAHN, morreu no final da tarde de ontem em um acidente com um equipamento agrícola no interior do município. O vereador, de 48 anos, estava pegando silagem com um desinselador quando caiu dentro da máquina. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o agricultor foi esmagado pelo implemento. Os socorristas precisaram usar o desencarcerador para retirar o corpo da máquina. LAIRTON HAHN será sepultado as quatro horas da tarde no cemitério da comunidade de Monte Maria. Ele era vereador do MDB e estava no segundo mandato. Ele era casado e tem um filho.