O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.
O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 25 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 50 centavos para a compra e seis reais para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.
Pela primeira vez desde o início da pandemia de Covid-19, o número de pessoas consideradas curadas em um período de 24 horas na Itália foi maior do que a quantidade de novos casos registrados. O número de pessoas recuperadas aumentou de 54 mil 543 para 57 mil 576 entre quarta e quinta-feira. Foram três mil e 33 curados e dois 646 novos casos no mesmo intervalo. A quantidade de novos casos também foi menor do que nas 24 horas anteriores. Além disso, caiu pelo quarto dia seguido o número de portadores de Covid-19 no país. Nesta quinta-feira, 106 mil 848 pessoas foram registradas como ainda doentes, enquanto na quarta eram 107 mil 699.
A China anunciou nesta quinta-feira que contribuirá com 30 milhões de dólares adicionais à Organização Mundial da Saúde, alguns dias depois que os Estados Unidos decidiram suspender sua contribuição para a instituição, informou a agência France Presse. Os Estados Unidos suspenderam seu financiamento da OMS na semana passada, acusando-a de ser complacente demais com a China. O presidente americano, DONALD TRUMP, também denunciou a OMS, com sede em Genebra, por sua gestão da pandemia ligada ao novo coronavírus.
A Câmara de Representantes dos Estados Unidos aprovou nesta quinta-feira um plano de financiamento de 484 bilhões de dólares a pequenas empresas e hospitais, elevando a resposta total dos gastos à crise do coronavírus a um total sem precedentes de quase três trilhões de dólares. A medida passou na Câmara liderada pelos democratas por um placar de 388 a cinco. Os deputados estavam reunidos pela primeira vez em semanas por causa da pandemia de coronavírus. O Senado, controlado pelos republicanos, aprovou a legislação em votação oral na terça-feira.
O presidente do Senado, DAVI ALCOLUMBRE propôs adotar um critério misto de rateio do socorro financeiro a Estados e municípios na crise do coronavírus. Por outro lado, o parlamentar quer exigir uma contrapartida de governadores e prefeitos: congelar salários por dois anos em troca da ajuda federal. Ele resolveu ficar com a relatoria da proposta após a Câmara aprovar um texto sem consenso com o governo. O parecer do Senado ainda não ficou pronto e só deve ter as linhas gerais conhecidas na semana que vem, quando vai à votação. O texto da Câmara estabeleceu a ajuda compensando a perda de arrecadação do ICMS para os Estados e do ISS para os municípios por seis meses.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira o texto-base de um projeto de lei que suspende por dois meses, prorrogáveis por dois meses, a obrigação por parte dos estudantes de pagarem as parcelas do Fundo de Financiamento Estudantil em razão da pandemia de coronavírus. Para concluir a votação, os parlamentares ainda precisam analisar sugestões que propõem modificar pontos da proposta – o que só deve acontecer na próxima terça . Em seguida, o texto irá para o Senado. O programa do governo federal é destinado a financiar a graduação de estudantes matriculados em faculdades particulares. Pela proposta, estudantes adimplentes ou com atrasos de no máximo 6 meses são beneficiados.
MORO não é mais o ministro da Justiça e da Segurança Pública. Ele anunciou que pediu demissão do cargo em pronunciamento realizado agora à pouco em Brasília. MORO disse que desde o final do ano passado, o presidente JAIR BOLSONARO vinha tentando promover a troca do comando da Polícia Federal por motivos políticos e não técnicos. Segundo MORO, a exoneração do diretor-geral da Polícia Federal, MAURÍCIO LEITE VALEIXO, não tem causa e se constitui em uma interferência política na PF. O agora ex-ministro, disse que o próprio BOLSONARO afirmou que queria alguém no cargo que ele pudesse ter um contato pessoal. Para MORO, isso abala o crédito do governo no compromisso maior de dar autonomia para a PF e para o combate a corrupção. VALEIXO foi exonerado durante a madrugada de hoje e MORO afirmou que não assinou esse decreto. Ele disse que não pode aceitar essa situação e, por isso, está fora do governo de JAIR BOLSONARO.
O governador CARLOS MOISÉS sancionou o projeto de lei que permite que 90 por cento dos recursos do Fundo Estadual de Apoio aos Hospitais Filantrópicos, ao Hemosc, ao Cepon e aos Hospitais Municipais sejam destinados para aquisição de equipamentos médicos e hospitalares. MOISÉS disse que todas as unidades hospitalares precisam estar bem equipadas para o enfrentamento ao coronavírus em Santa Catarina, especialmente com aparelhos fundamentais para salvar vidas, como os respiradores. Dessa maneira, as entidades poderão contar com aproximadamente 10 milhões por mês além do que estava pactuado para compra de insumos e contratação de profissionais. A medida, de acordo com o governador, tem por objetivo fortalecer o caixa das unidades filantrópicas para o enfrentamento à Covid-19.
Mesmo com as lojas reabertas desde a semana passada, o comércio de rua de Santa Catarina, prevê que entre abril e junho terá perda de receita da ordem de 40 por cento. Foi isso que apontou pesquisa da Federação das CDLs de Santa Catarina, realizada entre 14 e 17 de abril com dois mil 179 lojistas de diversas regiões do Estado. Segundo o presidente da federação, IVAN TAUFFER, a retomada das atividades permitiu um pequeno recuo nas perdas de volume de vendas e a reaproximação com os clientes indica o início da recuperação, especialmente das lojas que vendem com prestações em carnês. O levantamento apurou também que entre os entrevistados, 40 por cento revelaram perdas financeiras superiores a 50 por cento e 31 por cento tiveram recuos de 21 a 50 por cento.
Santa Catarina tem pelo menos 566 pacientes infectados pelo novo coronavírus já considerados curados pelos municípios. Os dados fazem parte do levantamento feito pela reportagem da NSC Total com as Secretarias Municipais de Saúde para identificar o total de recuperados desde o início do surto, em 12 de março. O governo do Estado ainda não divulga esse dado. A reportagem analisou boletins epidemiológicos de 92 cidades. Pelo menos 60 delas já divulgam informações referentes a curados. Segundo definição do Ministério da Saúde, são considerados curados os pacientes que tiveram a confirmação de infecção pelo coronavírus, que passaram por mais de 14 dias de isolamento e não apresentam mais sintomas. No país, o Ministério afirma que há pelo menos 23 mil recuperados.
Igrejas estão liberadas para receber fieis, com restrição; É uma das mais novas medidas do Governador CARLOS MOISÉS; Vamos saber a partir de agora o que pensam os religiosos e como recebem essa decisão do Governo do Estado. Igreja católica não vai abrir para celebrações. Mesmo com o decreto do governador autorizando, mas com restrições a volta dos encontros religiosos, a Diocese de Chapecó vai continuar com o isolamento realizando as celebrações a portas fechadas sem público. Conforme o PADRE CILDO ROCHEMBACH – Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Campo Erê as 80 paróquias devem seguir a orientação da Diocese.
Devido às restrições, Diocese entende que é melhor não abrir igreja para celebrações. O Padre CILDO frisa que são inúmeras as regras a serem seguidas e entende a preocupação que levou às restrições contidas na Portaria do governo. Entretanto, tendo em vista as diferentes realidades, é preciso de tempo para se adaptar a algumas regras que protegem a vida. Cita como exemplo, a norma de não participar das celebrações pessoas pertencentes ao grupo de risco, inclui muitos padres, impossibilitando-os até de presidir as celebrações.
Outra determinação também é para a comunhão eucarística, que as hóstias somente poderão ser distribuídas se estiverem pré-embaladas para uso pessoal. Além de outras regras que interferem na liturgia e, até o momento, soluções não foram encontradas. Deste modo, afirma padre CILDO, fica como estava celebrações realizadas apenas a portas fechadas.
Paraná não liberou retorno das igrejas. A informação é do pároco da paróquia Santa Rita de Cassia de Marmeleiro, ADENILSON BARBON. Segundo ele, além da proibição do governo do estado, decreto municipal também não permite o retorno. Frisa que as celebrações, mesmo suspensas ao público, vem acontecendo de portas fechadas, e transmitidas pelos canais de comunicação. Dessa maneira os fieis ainda podem ter missas enquanto cuidam de sua saúde.
Povo está precisando de fé nesse momento de luta e dificuldade. Assim fala ROMEUZITO SERAFINI, pastor da igreja do Evangelho Quadrangular de Campo Erê sobre a volta dos cultos. Ele diz estar feliz com o retorno, e vai seguir todas as orientações, como limitar a 30 por cento a capacidade da igreja, cobrar o uso de máscaras e restringir a participação dos idosos. Para estes o pastor informa que se necessário atendem em suas casas.
Culto da Igreja Quadrangular acontece hoje. ROMEUZITO informa que estão retornando as atividades, com a celebração sendo realizada hoje às oito da noite, bem como domingo no mesmo horário. Salienta que todos ainda devem manter a cautela, mas que já estão retornando com atendimento as pessoas. Sobre os prejuízos o pastor diz que foram grandes, a igreja vive de doações e dízimos e tem gastos para se manter.
Povo pedia a volta dos cultos. DANIEL DOS SANTOS da igreja Assembleia de Deus de Campo Erê, diz estar feliz com a liberação. Frisa que embora não de forma total, ficar de portas abertas facilita o atendimento, ponto em que tiveram mais prejuízo, por diminuir a união entre os fieis. Cultos em sua igreja serão realizados todas as sextas e domingos à noite, com distanciamento de um metro e meio e uso de máscaras, além dos transmitidos online.
São muitas as restrições impostas pelo governador. Segundo GUILHERME ANSCHAU - pastor da Igreja Pentecostal Deus é Amor de Palma Sola, as necessidades da igreja não são atendidas. Cita como principal ponto os idosos, que são impossibilitados de participar dos cultos. Informa que com a igreja de portas fechadas os prejuízos foram grandes, tendo dificuldade também em manter as despesas. A partir de agora as celebrações retornam todas as sextas, sábados, domingos e também terças, cumprindo todas as medidas exigidas pelo governo do estado.
Toda prevenção é necessária. Assim define ALVINO SERAFINI, pastor da igreja Pentecostal Luz do Evangelho de Chapecó. Segundo ele, precisamos nos amar e se cuidar nesse período, evitando riscos e seguindo as orientações de segurança divulgadas pela saúde. Informa que retornam com os cultos, mas tomando cuidados como o uso de álcool em gel e máscaras. ALVINO pede ainda que as pessoas respeitem e mantenham a distância recomendada umas das outras.
Povo estava ansioso para retorno das celebrações. O pastor da igreja Só o Senhor é Deus renovada de Campo Erê, NARCISO DOS SANTOS, conta que ficou feliz com a liberação dos cultos. Salienta que vão cumprir as determinações do governo com a distância mínima de um metro e meio entre as cadeiras, disponibilização de álcool em gel, limitação no número de fieis dentro da igreja e obrigação no uso de máscaras.
Igreja já começa acolher novamente os fieis. Embora não em ritmo normal, NARCISO fala que já voltam a realizar os cultos. Na igreja sede localizada no Bairro Chalito que pertence ao Paraná, ele informa que ainda não foram liberadas as celebrações, mas que em Campo ErêSanta Catarina respeitando as determinações voltam a acontecer. Cita como o maior prejuízo no período em que esteve fechada a igreja, à falta de reunião do povo na igreja, com louvores, orações e cânticos.
Decreto autoriza igrejas voltarem com celebrações. O Pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil de Campo Erê, LEANDRO KONFLANZ, vê a nova decisão com alegria, mas muita apreensão. Segundo ele, embora possam retornar com os cultos, cuidados continuam necessários para que o vírus não se espalhe através das celebrações. Afirma que ao retomar as atividades, vai seguir todas as recomendações dadas pelo governo do estado.
Decreto para volta dos encontros religiosos também impõe restrições ás igrejas. O pastor LEANDRO informa que vai disponibilizar álcool em gel e cobrar das pessoas que usem máscara dentro da Igreja, além de restringir para 30 por cento a capacidade de pessoas. Para isso, vai fazer o mesmo que algumas igrejas luteranas do Rio Grande do Sul, aumentar a quantidade de cultos, dividindo os fieis em horários marcados por eles com antecedência. Segundo ele, ainda não é possível calcular os prejuízos da paralização, mas o principal é que ninguém de sua paróquia tenha sido contaminado. Pessoas em grupos de risco ainda não podem participar das celebrações.
Prefeitura de Marmeleiro desativa barreiras sanitárias. Segundo assessoria de comunicação da prefeitura, as duas barreiras, instaladas em pontos estratégicos de acesso ao município, não funcionam mais. Apesar de ser importantes no enfrentamento da covid-19, a decisão se deve as dificuldades de garantir segurança aos servidores e voluntários que tem trabalhado incansavelmente nesta ação. O movimento na rodovia tem aumentado muito, porque cidades vizinhas não estão em isolamento social. Caso haja mudança, as barreiras sanitárias em Marmeleiro poderão ser retomadas.
Assistência social doa máscaras para população. ALISSON ALBERTON - secretário da pasta em Campo Erê, informa que as máscaras são reutilizáveis e produzidas pelos funcionários que normalmente atendem o projeto Semear. Elas estão sendo disponibilizadas uma por pessoa, entregues na secretaria. Ao retirar, a pessoa assina um termo utilizado para controle de quem já pegou e contagem de quantas máscaras foram doadas. A partir da próxima semana o social entrega nas residências, orientando sobre importância da utilização e reutilização.
Prefeito adota medidas para evitar coronavírus. DERLI FURTADO, de Santa Terezinha do Progresso diz que encara tudo com preocupação pela gravidade da situação, mas ao mesmo tempo com tranquilidade. Ele informa que não tem ninguém no seu município com suspeita de ter contraído a doença. As pessoas que estavam sendo observadas foram liberadas. Administração Municipal está seguindo rigorosamente os decretos do Governo do Estado. Prefeito reforço que só deve sair de casa quem realmente precisa.
Prefeitura adquire 5 mil máscaras para distribuir a população. São assessórios de pano e cada cidadão vai receber uma unidade, entregue por agentes de saúde, que batem de porta em porta para garantir a entrega. A organização se dá pelo cadastro de cada família no Sistema Único de Saúde. FURTADO quer que os cidadãos utilizem máscara somente quando for sair de casa. A partir de hoje haverá rigorosa fiscalização. Em Santa Terezinha quem for pego circulando sem a máscara será barrado e poderá receber multa. O prefeito não quer que o vírus esteja no município unicamente por falta de cuidado.
Nenhum município integrante da Amerios tem até agora caso de coronavírus. A informação é do presidente do bloco DERLI FURTADO. Ele mantém diariamente contato com seus colegas prefeitos e recebeu comunicado de que existem pessoas suspeitas, mas ninguém confirmou a doença ainda. O prefeito salienta que além dos prejuízos que o comércio teve com a quarentena, os agricultores sofrem com a estiagem, especialmente quem produz leite.
Bebê nasce com dois dentes e surpreende família em Francisco Beltrão. ANTHONY ORTEGA nasceu ontem no Hospital São Francisco. Na chegada dele, a criança já exibiu aos pais dois dentes e encantou a família. “Todos nós ficamos surpreendidos! Não foi só um, o Anthony nasceu com dois dentinhos”, contou o pai WELLINGTON ORTEGA. De acordo com o pediatra WASHINGTON BITTENCOURT, o caso é incomum e não há nada que comprove cientificamente o motivo da formação dos dentes nos recém-nascidos. “Não é algo comum, uma situação relativamente rara. Um a cada dois mil bebês pode nascer com os dentinhos.”
A avó ELIANE GONÇALVES contou que ficou emocionada ao ver a foto do primeiro neto. A nova família não pode receber visitas no hospital por causa do novo coronavírus, por isso, a primeira videoconferência com os pais e Anthony é muito aguardada. De acordo com ELIANE, além dos dentinhos, o neto também chegou com três quilos e 100 gramas, muita saúde e deu esperança para a família. “Existe uma preocupação pelo momento que estamos vivendo, mas a chegada dele é vida. Nos traz esperança, nos renova.” Segundo o pai, os dentes do filho foram extraídos ainda na tarde de ontem, pois existia o risco de caírem e a criança engolir.
Mercadoria contrabandeada é apreendida. Por volta das 23 horas de ontem em operação conjunto entre Polícia Militar do PR e a Civil de SC, foi abordado em Marmeleiro após acompanhamento tático iniciado em São Lourenço do Oeste , uma Amarok. Dois ocupantes tentaram fuga pelo matagal, mas foram abordados e capturados pelas equipes. Após abordagem e revista nada de ilícito foi encontrado, depois após busca veicular localizaram vários aparelhos eletrônicos e perfumes avaliados no valor aproximado de trinta mil reais, conforme declaração do abordado. A mercadoria, o veículo e osdois foram encaminhados para Receita Federal.
Duas pessoas morrem em acidente na PR-180. Um acidente foi registrado na noite de ontem por volta de 19 horas e 30 minutos na rodovia PR-180, próximo a ponte do Rio Negrinho em Marmeleiro, saída para Campo Erê, envolveu um Celta placas de Abelardo Luz e uma motocicleta placa de Campo Erê. A moto seguia sentido Marmeleiro a Campo Erê e o Celta sentido contrário, quando ocorreu a colisão frontal.
Condutor da moto já estava sem vida quando o socorro chegou. JOSÉ VALADAR BARROS, 56 anos, morador na comunidade de Linha São Sebastião, interior de Marmeleiro morreu no local do acidente. No Celta estavam três ocupantes. O condutor identificado como ANTÔNIO DA SILVA 59 anos, sofreu ferimentos graves foi socorrido pelo Samu e Corpo de Bombeiros, mas não resistiu e morreu a caminho do Hospital. A Polícia Rodoviária Estadual registrou a ocorrência e controlou o trânsito no local.
O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.