-SUS TERÁ TRATAMENTO CONTRA AME TIPO UM A PARTIR DESTA SEGUNDA-FEIRA
-SANTA CATARINA REGISTRA QUINTO MAIOR CUSTO MÉDIO COM PRESOS EM 2024
-EPAGRI INICIA LEVANTAMENTO DE PERDAS COM A ESTIAGEM NA REGIÃO
-NÚCLEO AGROPECUÁRIO DA ASSEMIT FOCA EM CAPACITAÇÕES AOS ASSOCIADOS
-ESTADO QUER ALTERAR LEGISLAÇÃO PARA CONCESSÃO DE IMÓVEIS
-CONCURSOS PÚBLICOS ATRAEM CANDIDATOS DE OUTRAS REGIÕES
-INCÊNDIO DESTRÓI GALPÃO MÁQUINAS AGRÍCOLAS
-DOIS HOMENS SÃO PRESOS SUSPEITOS DE FURTO DURANTE RODEIO
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom A previsão para as próximas horas é de tempo. A mínima das últimas horas foi de graus. A máxima pode chegar a 34 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou a semana cotado em cinco reais e 75 centavos. O euro está valendo seis reais e 23 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0053 centavos.
Autoridades do governo de DONALD TRUMP defenderam neste domingo o uso de "poderes extraordinários de guerra" para deportar dezenas de imigrantes venezuelanos. A ação ocorreu mesmo após um juiz ter bloqueado a medida de deportação e a Venezuela ter negado que os deportados eram membros de gangues. Mesmo assim, o governo americano usou uma lei de 1798, para deportar os imigrantes alegando que eles estavam cometendo crimes violentos e enviando dinheiro para a Venezuela. Ao todo, 137 imigrantes venezuelanos foram deportados para El Salvador neste final de semana.
Um terremoto de magnitude cinco vírgula três foi registrado nesta segunda-feira no Chile. A informação foi divulgada pelo Centro Sismológico Nacional do país. Segundo o serviço geológico dos Estados Unidos o tremor ocorreu por volta da uma hora e 35 minutos da madrugada na região norte da comuna La Serena, a quase 85 quilômetros de profundidade. A magnitude de um terremoto é a medida da intensidade do tremor no local onde ocorreu. No Chile, o tremor de maior magnitude já registrado foi de nove vírgula cinco em 1960.
Após quase 40 dias internado, o Papa FRANCISCO de 88 anos recebeu alta neste domingo do hospital Gemelli em Roma. Ele estava internado na unidade desde o dia 14 de fevereiro para tratar de problemas respiratórios. Antes de sair do hospital, o pontífice apareceu na sacada e acenou para os fiéis e logo após deixou o local no banco da frente do carro em direção ao Vaticano. Após voltar para casa, o papa terá que manter alguns cuidados e ficar em repouso por dois meses. Ele também terá de ser submetido a tratamentos de fisioterapia respiratória e exercícios de fala para recuperar a voz após o uso de oxigênio de alto fluxo. A internação do Papa FRANCISCO foi a mais longa da história do Vaticano.
Mais de 40 milhões de trabalhadores fizeram a simulação do novo crédito consignado para empregados da iniciativa privada entre sexta-feira e ontem. Ao todo, foram apresentadas nesse período mais de quatro milhões e meio de propostas, sendo que, desse total, pouco mais de 11 mil contratos fechados por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. A medida abrange empregados da iniciativa privada com carteira assinada, incluindo empregados domésticos, trabalhadores rurais e contratados por microempreendedores individuais, os MEIs. A nova modalidade permite que o trabalhador autorize o compartilhamento de dados do eSocial para contratar crédito com desconto em folha. Com o novo programa, mais de 80 bancos e instituições financeiras poderão ter acesso ao perfil de trabalhadores com carteira assinada por meio do eSocial.
O Supremo Tribunal Federal vai ampliar a segurança da Corte com reforço da Polícia Militar no entorno do prédio e vai fazer um plano para evitar ataques cibernéticos nesta terça e quarta-feira. Nesses dias, haverá o julgamento da denúncia contra o ex-presidente JAIR BOLSONARO. Desde que o tribunal marcou o julgamento diversas ameaças foram recebidas por meio de telefone e e-mails. Em nota, o Tribunal informou que a segurança foi planejada com base em análise de risco e no cenário atual. O julgamento vai acontecer na Primeira Turma do STF em três sessões, sendo duas amanhã e uma na quarta-feira. Caso a denúncia seja aceita pelo STF, os denunciados se tornam réus e passam a responder penalmente pelas ações na corte.
O Sistema Único de Saúde anunciou que a partir desta segunda-feira vai disponibilizar tratamentos para crianças com atrofia muscular espinhal, doença que é popularmente conhecida como AME. O tratamento consiste em terapia genética com o medicamento Zolgensma que custa na rede particular cerca de sete milhões de reais. Conforme o SUS, a medicação será para crianças com o tipo um da doença e a indicação desse tipo de terapia será para pacientes de até seis meses de idade que não estejam com a ventilação mecânica invasiva acima de 16 horas por dia. De acordo com o Ministério da Saúde, com a incorporação do Zolgensma, o SUS passará a ofertar para AME tipo um todas as terapias modificadoras desta doença.
A Secretaria da Educação de Santa Catarina divulgou neste final de semana os prazos para estudantes que desejam renovar ou se inscrever para as bolsas de estudo do Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior. Trata-se de um programa estadual de assistência financeira para o custeio parcial ou integral do valor das mensalidades. O prazo para renovação vai até as sete horas da noite de amanhã. Já as novas inscrições podem ser feitas até o dia 23 de abril. Os prazos valem para o primeiro semestre de 2025. O Fumdesc é destinado a estudantes matriculados em instituições de ensino superior particulares de Santa Catarina e passou a vigorar no segundo semestre de 2023.
O Programa “Leite Bom SC”, lançado em abril do ano passado pelo Governo do Estado já destinou mais de 57 milhões de reais por meio do “Financia Leite SC” para melhorar o sistema produtivo leiteiro no estado catarinense. Ao todo, mil, 650 famílias já foram atendidas por esse programa. Neste ano, a estimativa é que sejam destinados mais 56 milhões de reais para investimentos no “Financia Leite SC”. Já o limite de empréstimo foi ampliado de 40 mil para 50 mil reais por produtor. Para acessar esses programas, os agricultores devem procurar os escritórios da Epagri para elaborar o projeto. O “Financia Leite SC” atende os produtores que se enquadram no Pronaf, oferecendo empréstimo de até 50 mil reais por produtor, sem juros e com subvenção de 30 por cento, o que significa um abatimento de até 15 mil reais no empréstimo. Já o prazo de pagamento é de cinco anos.
Santa Catarina é o estado do Brasil que teve o quinto maior custo médio com presos em 2024. Ao todo, foram em média, três mil, 393 reais com 69 centavos por mês destinados a manutenção de cada presidiário. No ano passado foram gastos quase 298 milhões de reais no estado de acordo com os dados do painel Custo do Preso da Secretaria Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Dessa forma, Santa Catarina ficou atrás apenas da Bahia, Amazonas, Tocantins e Minas Gerais. Já da região Sul, foi o estado que mais teve custo médio mensal com presos. Os estados que menos gastaram com presos foram Paraná, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Epagri inicia levantamento de perdas com a estiagem no Extremo Oeste. A estiagem tem causado impactos severos na produção agrícola e pecuária na região. Diante da situação crítica, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina inicia nesta segunda-feira, um levantamento detalhado dos prejuízos. Segundo o gerente regional da Epagri, SIDNEI SIMON, o objetivo é reunir dados precisos para embasar possíveis decretos de emergência nos municípios afetados. Ele destaca que as principais perdas estão na produção de milho, soja e leite, além da escassez de água para consumo humano e animal. A expectativa é concluir o levantamento até quinta-feira.
Prefeituras da região já estão adotando medidas emergenciais para amenizar os efeitos da seca. Em São João do Oeste foi aprovada uma lei para venda de água bruta, com valor bem acessível. A produção agrícola já sente os reflexos da falta de chuvas. Nas lavouras onde a colheita está em andamento, a redução na produtividade de milho e soja varia entre 15 por cento e 20 por cento. Já nas plantações que ainda estão em fase de crescimento, as perdas podem ser ainda mais expressivas. Na pecuária leiteira, a estiagem combinada com as altas temperaturas aumenta o estresse térmico dos animais, reduzindo a produção de leite e comprometendo a qualidade das pastagens.
Grande parte das queimadas são geradas por ações humanas. Corpo de Bombeiros alerta sobre focos de incêndio em vegetação. Já são cinco ocorrências neste início de ano, gerando alerta na população. O calor elevado e a falta de chuvas, proporciona condições propícias ao fogo. Conforme o Subtenente, ANDRÉ RAUBER, em comparação, com recorte de cinco anos, apenas 2022 teve mais incêndios do que este ano. Ele comenta que um levantamento pelo Corpo de Bombeiros demonstrou que, em 2022, foram 19 casos, algo muito fora da média, devido à estiagem. Este ano, são cinco incêndios grandes. RAUBER menciona que queimadas de entulhos e para limpar partes de lavouras saem do controle e geram os problemas. Além disso, os níveis de chuva abaixo do normal não favorecem a situação.
Foco do núcleo agropecuário da ASSEMIT será capacitações para associados. Itapiranga é uma potência na agricultura do Extremo Oeste. Com foco em bovinocultura, suinocultura, aves e leite, o município é um destaque. A Associação Empresarial de Itapiranga identificou que faltava um apoio mais técnico, com benefícios para os agricultores. Com o problema resolvido, o Núcleo foi criado. Conforme o Coordenador, NILO BOUSCHEID, ainda está em processo de formação, mas com número relevante de interessados. Ele aponta que mesmo com poucas terras, os agricultores de Itapiranga conseguem produzir muito e obter ótimos resultados. BOUSCHEID avalia que a Associação oferece diversos benefícios para os produtores, com visitas em outras propriedades e eventos de formação. Com o apoio da FACISC, o foco do núcleo será de capacitar ainda mais os agricultores do município.
Experiência como vice-prefeito auxilia na formação do núcleo da agricultura. A informação é do Coordenador do Núcleo de Agropecuária da Associação Empresarial de Itapiranga, NILO BOUSCHEID. Segundo ele, os quatro anos como vice-prefeito e atuando na Secretaria de Agricultura auxiliam na interação com as pessoas. Ele comenta que o período trouxe grande aprendizado, fazendo com que conheça toda a região e as famílias. BOUSCHEID avalia que este contato com as pessoas o faz saber como buscar os associados. O Coordenador fala em evoluir o patamar do agronegócio da região, gerando possibilidades de maiores rendas para os produtores. Uma das apostas serão as palestras com profissionais de outras localidades, para que os agricultores analisem as visões diferentes para o segmento regional.
Está em pauta na Câmara de Vereadores de Tunápolis, a aquisição de uma nova área industrial para o desenvolvimento econômico da cidade. A proposta foi apresentada pelo Vereador, FERNANDO WEISS. Ele explicou que a necessidade dessa nova área surge devido à ocupação total das atuais zonas industriais do município. Segundo ele, o município conta atualmente com quatro áreas industriais, todas ocupadas, sendo que muitas empresas locais têm expandido suas operações. FERNANDO WEISS destaca que a proposta de aquisição de uma nova área industrial não é nova. O vereador já havia feito esse pedido, junto à ex-vereadora ELISABETH SCHERER, mas sem sucesso até o momento. Ele explicou que o processo burocrático necessário para legalizar novas áreas é moroso e, por isso, o município corre o risco de perder investimentos de empresas que buscam se instalar na região.
Além do projeto da nova área industrial, FERNANDO WEISS também destaca outros projetos importantes em andamento na Câmara de Vereadores. Um deles é a aprovação de um termo de seção de uso do aparelho de Raio-X, adquirido pelo município em 2020, para a Associação Hospitalar do Município. Com a aprovação, o equipamento passará a ser de responsabilidade do hospital, que arcará com todos os custos de operação e manutenção, em troca de atender gratuitamente pacientes encaminhados pela unidade de saúde. WEISS também chama atenção para a atualização da legislação dos incentivos agropecuários. A nova lei, já aprovada engloba todos os programas e incentivos para o setor agropecuário e inclui o programa Fonte Caxumbu, voltado para o incentivo à proteção e coleta de água nas propriedades rurais.
Governo do Estado busca alterar legislação para concessão de uso de imóveis para entidades beneficentes. Equipe técnica identifica pontos de dificuldade para atender os requisitos. Conforme o Secretário de Administração do Estado, VÂNIO BOING, o processo é muito fácil para cessão de uso para área de educação ou saúde, entretanto, entidades beneficentes precisam contar com o certificado de entidades beneficentes de assistência social. Este documento é federal e para adquirir, são necessários documentos que comprovem a finalidade assistencial da entidade. VÂNIO cita o exemplo de Itapiranga, do Grupo de Escoteiros Pedra Vermelha. Segundo ele, é difícil para a entidade comprovar a finalidade de assistência social, reduzindo as possibilidades de conseguir o certificado e, consequentemente, a permissão para utilizar o prédio público.
Mudança pensada pelo Estado passa por desconsiderar a necessidade do CEBAS. Com a dificuldade em entidades beneficentes conseguirem o documento, a proposta da Secretaria de Administração, enviada para a Assembleia Legislativa, é de evitar a apresentação do certificado. Conforme o Secretário de Administração, VÂNIO BOING, este problema seria totalmente resolvido. Ele comenta que não é apenas Itapiranga que sofre com a questão, entidades de grandes cidades como Itajaí, cidades do Litoral Norte e Litoral Sul, também enfrentam as consequências dos requisitos rigorosos. VÂNIO BOING avalia que o Estado não pode e não quer prejudicar as entidades e por isso, pedem a mudança da lei.
Leilões de prédios públicos ajudam a aliviar pressão de mais de seis bilhões por ano. A maior insuficiência financeira identificada nos cofres do estado de Santa Catarina é a previdência. São mais de seis bilhões de reais por ano, gerando grande pressão financeira. O Governo busca alternativas para sair do problema e manter as contas em dia. Conforme o Secretário de Administração, VÂNIO BOING, leiloar os ativos imobiliários, sem finalidade de empreendimento ou uso para a população, é uma alternativa muito importante. Com a aprovação do projeto de lei, no fim de 2023, que autoriza o Estado a vender imóveis com preço abaixo de 20 milhões de reais, sem autorização da Assembleia, tudo ficou mais fácil. VÂNIO BOING comenta que no início deste ano foi realizado um leilão, com objetivo de arrecadar 60 milhões. Segundo ele, conseguiram 50 por cento, com arrecadação próxima de 28 milhões de reais.
Próximo leilão de bens do Governo Estadual terá objetivo de arrecadação 100 milhões de reais. São mais de quatro mil matrículas, mas nem todas podem ser vendidas. Estado conta com mil e 100 escolas e postos de saúde, totalizando mais de dois mil locais. Porém, alívio financeiro de imóveis parados, pode ser muito positivo. O Secretário de Administração, VÂNIO BOING, comenta que também são adotadas novas estratégias para conter os gastos. O Governo está centralizando a operação de processos de leilões e aquisições, com a Secretaria de Administração. BOING comenta que sem utilizar outras entidades, a economia gerada com os processos passando pela Secretaria chega a 600 milhões de reais. Segundo VÂNIO BOING, a central de compras de outras entidades estaduais também será repassada para a pasta da Administração. Ele avalia que seguindo este caminho, os processos ocorrem com mais agilidade e gastando menos, proporcionando sobra de recursos para investimento em outras áreas.
Concursos públicos de prefeituras atraem grande números de candidatos. São constantes as oportunidades de vagas em concursos públicos. No Extremo Oeste a Ameosc coordena os processos solicitados pelas Prefeituras. A disputa por cargos não é apenas entre moradores da região. Segundo a Diretora do departamento de Concursos Públicos da Ameosc, NARA ZANCHETTIN, as oportunidades atraem candidatos de outras regiões de Santa Catarina e de vários estados. Ela cita como exemplos os concursos na Prefeitura de Iporã do Oeste, com inscrições até 17 de abril. Do CMDCA para membro do Conselho Tutelar de São João do Oeste. Da Ameosc para os cargos de Área administrativa assessor administrativo com cadastro de reserva e assistente administrativo para contratação imediata. Tunápolis também já prepara concurso público.
Segundo NARA ZANCHETTIN a agenda da Ameosc está praticamente lotada com demandas de vários municípios. Conforme a Diretora do departamento de Concursos Públicos da Ameosc, a procura é grande e os cargos possuem salários atraentes. De acordo com NARA ZANCHETTIN, a busca por estabilidade em um emprego público no Extremo Oeste mobiliza pessoas da Bahia, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Esta explica que são promovidos Concursos Públicos e Processos Seletivos, sendo que semanalmente são publicados editais no site da Ameosc.
Um incêndio de grandes proporções atingiu um galpão na madrugada desta segunda-feira, na Linha Moroé, interior de Iraceminha. O local, que armazenava madeira e máquinas, ficou completamente destruído. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as equipes utilizaram cerca de 25 mil litros de água para controlar as chamas e evitar que o fogo se alastrasse para edificações próximas. No interior do galpão, um suíno foi encontrado carbonizado. Após a operação, o local foi isolado para investigação das causas do incêndio. Não houve registro de feridos.
Dois homens são presos suspeitos de furto durante rodeio em Maravilha. Na tarde deste domingo, por volta das 13 horas, a Polícia Militar prendeu dois homens suspeitos de cometer furto durante um evento no CTG Juca Ruivo, em Maravilha. De acordo com a Polícia Militar, a guarnição foi acionada após denúncias de que dois indivíduos estavam tentando trocar facas por outros produtos e teriam sido flagrados furtando objetos no local. Ao abordá-los, os policiais encontraram duas facas com a dupla, que tem 28 e 31 anos. Diante da situação, os suspeitos foram encaminhados à delegacia para os procedimentos cabíveis. A Polícia Civil agora investiga o caso.
Uma colisão frontal entre um Honda Civic e uma carreta deixou uma pessoa ferida por volta das 16 horas e 40 minutos desse domingo, na ponte sobre o Rio Sargento, SC 161, trecho entre Romelândia e Flor do Sertão. A guarnição do Corpo de Bombeiros socorreu o condutor do Civic consciente e orientado, sentado. Após avaliação, foram identificadas escoriações no braço esquerdo e na cabeça. A vítima recebeu os primeiros socorros no local e, posteriormente, foi encaminhada ao hospital de Maravilha. O condutor do caminhão não se feriu. A Polícia Militar prestou apoio na ocorrência.
Motorista foge de local de acidente. Por volta das sete horas desta segunda-feira, o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para atender uma colisão frontal entre dois veículos de passeio na BR-158, área industrial de Cunha Porã. Segundo relatório dos bombeiros, o motorista de um dos veículos envolvidos no acidente, um Peugeot, se evadiu do local antes da chegada da guarnição. Já o condutor do Gol permaneceu na cena, onde foi encontrado deambulando, consciente e orientado. O indivíduo também apresentava dor no tórax, hipertensão e taquicardia, e foi conduzido para a Fundação Hospitalar de Cunha Porã. A Polícia Militar esteve presente prestando apoio junto a ocorrência.